You are on page 1of 20

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil*

Giseli Giusti Mariano Analista do IRB-Brasil Re, Graduada em Gesto Ambiental pela USP em 2007 ggiusti@irb-brasilre.com.br

Resumo O resseguro de responsabilidade civil no Brasil tem passado por alteraes significativas nos ltimos anos. Tais alteraes podem estar diretamente relacionadas ao aumento no volume de prmio gerado e nos limites de reteno adotados pelas seguradoras. O presente trabalho aborda esse assunto, enfatizando as principais razes das evolues evidenciadas no resseguro de riscos de responsabilidade civil, as tendncias a serem adotadas no novo cenrio de mercado aberto de resseguro e os benefcios que as seguradoras podem obter em contratar resseguro para esses riscos.

Palavras-Chave responsabilidade civil; resseguro; seguro.

Sumrio 1. Introduo. 2. Os seguros de responsabilidade civil 2.1. O que seguro de responsabilidade civil. 2.2. A operao de seguros RCG no mercado brasileiro. 2.3. configurao do mercado brasileiro de seguros de RCG. 3. Evoluo do resseguro de RCG. 3.1. Participao do resseguro nos seguros de RCG. 3.2. Formas de contratao dos resseguros de RCG. 4. A importncia do resseguro para os riscos de RCG. 4.1. Resseguro para aumentar a capacidade subscrio 4.2. Resseguro para melhorar o resultado e diminuir o risco de insolvncia. 4.3. Resseguro para conferir proteo contra acmulo de riscos. 4.4. Resseguro como forma de transferncia de experincia. 5. Consideraes finais. 6. Referncias bibliogrficas.

Texto selecionado entre os Trabalhos de Concluso de Curso (TCCs) apresentados em 2008, durante a realizao da 2 turma do Curso de Resseguro Avanado em So Paulo, promovido pela Escola Nacional de Seguros Funenseg, sob a coordenao do Prof. Walter Polido. * Artigo recebido em 30/4/2009. Aprovado em 13/7/2009.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

Abstract The evolution of the liability reinsurance in Brazil Giseli Giusti Mariano Analyst at the IRB-Brasil Re, Graduated in Environmental Management at USP in 2007 ggiusti@irb-brasilre.com.br

Summary Liability reinsurance in Brazil has gone through significant changes in recent years. Such changes may be directly related to the increase in generated premium volume and the retention limits adopted by insurers. This paper addresses this issue, emphasizing the main reasons for the developments witnessed in the reinsurance of liability risks, the trends to be adopted in the new scenario of the reinsurance open market and the benefits that insurers can have by contracting reinsurance for these risks.

Key Words liability; reinsurance; insurance.

Contents 1. Introduction. 2. Liability insurance 2.1. What is liability insurance?. 2.2. The operation of RCG (General Liability) insurance in the Brazilian market. 2.3. Configuration of the Brazilian market of RCG insurance. 3. Evolution of RCG reinsurance. 3.1. Participation of reinsurance in the RCG insurance. 3.2. Types of RCG reinsurance contracts. 4. The importance of reinsurance for the RCG risks. 4.1. Reinsurance to increase the underwriting capacity 4.2. Reinsurance to improve the outcome and reduce the risk of solvency. 4.3. Reinsurance to provide protection against accumulation of risks. 4.4. Reinsurance as a means of transferring experience. 5. Final considerations. 6. Bibliographical references.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

Giseli Giusti Mariano

Sinopsis La evolucin del reaseguro de responsabilidad civil en Brasil Giseli Giusti Mariano Analista del IRB-Brasil Re, Graduada en Gestin Ambiental por la USP en 2007 ggiusti@irb-brasilre.com.br

Resumen El reaseguro de responsabilidad civil en Brasil ha sufrido cambios significativos en los ltimos aos. Estos cambios pueden estar directamente relacionados con el aumento del volumen de primas generadas y de los lmites de retencin adoptados por las aseguradoras. Este trabajo trata de esta cuestin, enfatizando las principales razones de las evoluciones destacadas en el reaseguro de riesgos de responsabilidad civil, las tendencias que se adoptarn en el nuevo escenario de mercado abierto de reaseguros y los beneficios que las aseguradoras pueden obtener al contratar reaseguro para estos riesgos.

Palabras-Clave responsabilidad civil; reaseguro; seguro.

Sumario 1. Introduccin. 2. Los seguros de responsabilidad civil 2.1. Qu es el seguro de responsabilidad civil? 2.2. La operacin de seguros de RCG (Responsabilidad Civil General) en el mercado brasileo. 2.3. Configuracin del mercado brasileo de seguros de RCG. 3. Evolucin del reaseguro de RCG. 3.1. Participacin del reaseguro en seguros de RCG. 3.2. Formas de contratacin de los reaseguros de RCG. 4. La importancia del reaseguro para los riesgos de RCG. 4.1. Reaseguro para aumentar la capacidad de suscripcin. 4.2. Reaseguro para mejorar los resultados y reducir el riesgo de solvencia. 4.3. Reaseguro para conferir proteccin contra la acumulacin de riesgos. 4.4. Reaseguros como forma de transferencia de experiencia. 5. Consideraciones finales. 6. Referencias bibliogrficas.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

1. Introduo

Neste trabalho sero abordadas as transformaes que o mercado de resseguro de responsabilidade civil geral RCG tem passado nos ltimos anos e quais fatores tm contribudo para essas mudanas. Veremos primeiramente o que constitui os seguros de RCG e quais as caractersticas do mercado de seguros desses riscos, com respeito sua forma de constituio e maneira de operar. Ser analisada uma srie de dados disponibilizada pela Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP), rgo supervisor de seguros no Brasil, com a finalidade de quantificar o crescimento dos prmios de seguros gerados nos ltimos oito anos e contrast-los com os prmios cedidos em resseguro no mesmo perodo. Em seguida, veremos como a variao nos limites de reteno adotados pelas seguradoras tem contribudo para as alteraes no volume de prmio cedido em resseguro e no percentual de prmios cedidos em relao ao total de prmios gerados pelo mercado. Por ltimo, ser apresentado como as principais funes do resseguro podem ser aplicadas nos resseguros de RCG, de modo a proporcionar benefcios seguradora, tais como: aumentar sua capacidade de subscrio, melhorar o resultado, evitar a insolvncia, proteger contra acmulo de risco e proporcionar transferncia de experincia por parte do ressegurador. O exame mercadolgico aqui apresentado no objetiva apenas retratar a forma de atuao do mercado de resseguros de RCG. Pretende-se, com este trabalho, identificar as principais tendncias a serem adotadas na contratao de resseguro no novo contexto de mercado aberto.

2. Os seguros de responsabilidade civil


2.1. O que seguro de responsabilidade civil Os seguros de responsabilidade civil RC tm por finalidade proteger o patrimnio do segurado quando este efetua pagamento de indenizao para reparar ou compensar danos corporais, morais, materiais e financeiros que tenha causado a terceiros. A obrigao de reparar o dano, acobertada pelos seguros de RC, fundamenta-se no artigo 927 do Cdigo Civil, que dispe: Aquele que, por ato ilcito, causar dano a outrem, obrigado a repar-lo. O referido artigo trata da responsabilidade civil extracontratual, isto , a responsabilidade por danos causados em resultado de uma ao ou atividade do segurado sem haver qualquer contrato preestabelecido entre o causador do dano e o prejudicado. Os danos causados em consequncia de descumprimento de contrato firmado entre as partes no so acobertados pelos seguros de RC. A SUSEP classifica os seguros de RC como seguros de danos. Segundo Polido (2008, p. 88), os seguros de RC so representados por seguros de danos, uma vez que [...] neste segmento a garantia do contrato de seguro visa proteo patrimonial do segurado, diante da obrigao

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

Giseli Giusti Mariano

de indenizar outra pessoa afetada de alguma forma. Desta maneira, se no houvesse o seguro de RC, o patrimnio do segurado deveria ser diretamente atingido e por sua vez diminudo de modo a indenizar o dano por ele provocado a outrem. Ao mesmo tempo, no h dvida de que existe tambm a proteo indireta do patrimnio de outrem, atravs dos seguros de RC. No Brasil, os seguros de danos esto divididos em 12 grupos com 82 diferentes ramos. Os seguros de RC esto distribudos em 14 ramos pertencentes aos grupos automvel, transporte e responsabilidades. O grupo responsabilidades contm trs ramos: RC de diretores e administradores (D&O), RC profissional e responsabilidade civil geral. Os seguros de responsabilidade civil geral RCG cobrem danos causados a terceiros decorrentes de atividades como: operao comercial ou industrial; fabricao, distribuio e comercializao de produtos, realizao de eventos artsticos ou esportivos; obras civis; montagem e instalao de mquinas e equipamento; armazns gerais e guarda de veculos de terceiros. Podem, tambm, no estar diretamente relacionados a uma atividade econmica, como o caso do RC familiar, no qual o segurado constitui pessoa fsica, que possui coberturas por danos que ele prprio, cnjuge, filhos menores e at mesmo animais domsticos em sua posse causem a terceiros.

2.2. A operao de seguros RCG no mercado brasileiro

Embora no Brasil o nmero de contratos de seguros de RCG seja bem menor do que aquele que se pratica nos Estados Unidos, Canad e alguns pases da Europa, pois nesses locais as reclamaes por parte do terceiro prejudicado costumam ocorrer com maior frequncia e com valores de indenizaes pleiteadas maiores em relao s reclamaes aqui efetuadas, nos ltimos anos, o mercado nacional de seguro de RCG tem vivenciado um aumento significativo no volume de prmios gerados. Segundo os dados da SUSEP, em 2001, o prmio total de seguros de RCG foi de R$ 193.146.707,70, sendo que este nmero aumentou para 453.126.242,00, em 2008, o que constitui um aumento de 135% em oito anos. O grfico 1 demonstra a tendncia de crescimento no volume de prmios de seguro de RCG.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

Grfico 1 Aumento no volume de prmios de RCG

Hipoteticamente, dois fatores podem ter influenciado a elevao do prmio total de seguros de RCG gerado pelo mercado: 1. Aumento do valor de prmio dos riscos individuais, resultante de alteraes no critrio de subscrio ou devido a aumento na sinistralidade1; e/ou 2. Aumento na contratao do seguro, em nmero de aplices e/ou elevao das importncias seguradas. A primeira hiptese no pode ser aplicada neste caso, visto que nos ltimos anos no houve alterao nos critrios de subscrio que resultasse em um aumento expressivo dos prmios individuais. Durante o perodo, a maioria das seguradoras adotou como forma de precificao os critrios estabelecidos na Tarifa de RCG do IRB-Brasil Re (ressegurador monopolista at abril de 2007), os quais se mantiveram constantes. Tambm no houve aumento de sinistralidade que justificasse elevao dos prmios. Pelo contrrio, conforme demonstra o grfico 2, medida que houve elevao do volume de prmio nos ltimos oito anos, os valores pagos em sinistros2 se mantiveram estveis.

Sinistralidade constitui a relao sinistro/prmio. Os valores de indenizao apurados em cada ano foram utilizados para indicar a relao sinistro/prmio por ano contbil. Os dados do grfico no indicam o resultado de subscrio, pois em RC alguns danos podem ser percebidos pelo terceiro prejudicado aps um longo perodo de exposio, sendo que, aps a cincia do dano, o reclamante tem um prazo prescricional de trs anos para efetuar sua reclamao. Assim, os valores de sinistros pagos em um ano podem no corresponder a aplices subscritas no mesmo ano, mas aplice de anos anteriores.
1 2

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

Giseli Giusti Mariano

Grfico 2 Valores de prmios e sinistros nos ltimos sete anos

Fica evidente que a segunda hiptese est mais prxima da realidade, isto , o crescimento no volume de prmios de seguros no mercado de RCG indica um constante aumento na contratao desse seguro, seja em nmero de aplices ou em elevao das importncias seguradas. Essa constatao no se d apenas atravs dos dados observados, pois a anlise das alteraes que o pas tem vivenciado nas esferas econmica e jurdica corrobora essa afirmativa. Diversos fatores tm contribudo para o crescimento na contratao de seguros de RCG. Segundo Polido (2008, p. 86), tem contribudo, e muito, no processo de evoluo que o segmento vem sofrendo nos ltimos anos, as grandes e mdias empresas nacionais que cada vez mais contratam os seguros de RC e elevam os limites de sua aplice. De igual sorte, as grandes obras de infraestrutura que so efetivadas pelos governos. A aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor CDC, de 1990, outro fator que colaborou com crescimento na contratao de seguros de RCG, por imputar maior responsabilidade aos empresrios em relao aos servios prestados e aos produtos por eles produzidos ou comercializados. Alm disso, a aplicao do CDC fomentou o aumento no nmero de reclamaes efetuadas por terceiros, por aumentar o crdito das pessoas no sistema de reparao civil, j que, ao verem que outros obtiveram xito na reparao do dano a eles causado, passaram a sentir-se motivadas a requerer reparao do dano, caso isso lhes ocorra.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

Mudanas no conceito das indenizaes por dano moral outro fator diretamente ligado evoluo de seguros de RCG. Por muito tempo, esse tipo de indenizao era encarado como uma forma de enriquecimento ilcito. medida que foram surgindo diplomas legais que reconheciam, de forma explcita, o dano moral como dano passvel de indenizao, como o Cdigo Civil de 2002, por exemplo, o valor monetrio das indenizaes por dano moral passou a ter um peso importante em relao ao valor total da indenizao. Hoje, em algumas sentenas, as indenizaes por danos morais so maiores que as indenizaes por danos fsico-pessoais ou materiais. H, tambm, casos em que a indenizao por danos morais no se refere simples reparao pelo dano sofrido, mas tambm a uma sano punitiva daquele que causou o dano.

2.3. Configurao do mercado brasileiro de seguros de RCG

A distribuio do prmio de Seguro de RCG entre todas as seguradoras que assumiram riscos de RCG entre 2001 e 2008 aponta grande concentrao de prmio entre poucas seguradoras, conforme pode ser visto no grfico 3.

Grfico 3 Percentual de prmio de seguro de RCG por companhia de seguro

Quando analisada a distribuio dos prmios de seguro por grupo segurador3 e seguradoras independentes, a concentrao se torna ainda mais evidente. De 47 grupos seguradores e/ou seguradoras independentes que aceitaram riscos de RCG no perodo, apenas dez foram responsveis por 83,1% do prmio gerado.

Foram utilizados grupos seguradores conforme a classificao da SUSEP.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

Giseli Giusti Mariano

A tendncia de concentrao de prmios tem se mantido estvel nos ltimos oito anos. Apesar disso, a composio das dez empresas com maior market share e a ordem de classificao destas tm sofrido variaes entre um ano e outro. Assim, foi necessrio analisar o total dos prmios de RCG gerados de 2001 a 2008 para obter a concentrao de prmio por grupo segurador e/ou seguradora independente e identificar os lderes do mercado no perodo, conforme pode ser observado no grfico 4.

Grfico 4 Market share do mercado de seguro de RCG no perodo de 2001 a 2008

3. Evoluo do resseguro de RCG 3.1. Participao do resseguro nos seguros de RCG Assim como no seguro, o resseguro de riscos de RCG tambm tem vivenciado aumento no volume de prmios nos ltimos oito anos4. Porm, enquanto houve uma elevao de 135% no prmio de seguro, o aumento no prmio cedido em resseguro foi de 62,5%. possvel verificar, assim, uma diminuio no percentual de prmios ressegurados nesse intervalo de tempo. Conforme pode ser observado no grfico 5, a queda na cesso de prmios em resseguro passou a ocorrer de forma mais acentuado no ano de 2003 e, desde ento, vem se mantendo contnua. Em 2002, 61,5% dos prmios de seguro de RCG eram cedidos em resseguro, e em 2008, esse nmero caiu para 35,7%.

Foi considerado como prmio de resseguro a diferena entre o prmio de seguro e o prmio retido.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

Grfico 5 Percentual de prmios cedidos em resseguro

A mesma tendncia de queda no percentual de cesso de prmio foi observada entre os dez grupos seguradores que mais geraram prmio de 2001 a 2008. Um dos fatores que podem ter contribudo para a queda na cesso de resseguro o aumento do Limite de Retenes das seguradoras no ramo de RCG. O limite de reteno corresponde ao valor mximo que uma seguradora pretende assumir por risco ou valor mximo de sinistro que ela pretende pagar5. Toda a responsabilidade que exceder esse valor deve ser transferida em resseguro ou em cosseguro6. A transferncia de riscos que superam a capacidade de reteno muito mais frequente em resseguro do que em cosseguro. Conforme diz Botti (1995, p. 26), o cosseguro perdeu terreno para o resseguro e atualmente, exceto em situaes especficas, muito pouco usado devido s suas desvantagens operacionais e mercadolgicas para o segurado e para as companhias seguradoras.

5 A Circular SUSEP 136, de 2000, e a Resoluo CNSP 085, de 2002, fixam o limite de 3% do ativo lquido das seguradoras como o valor mximo de reteno por risco. Porm, as seguradoras devem calcular, no primeiro e no terceiro trimestre de cada ano, os seus limites para cada um dos ramos em que atuam, dentro do intervalo entre 0,3 e 3%. 6 O cosseguro e o resseguro so operaes distintas. Na primeira operao, h envolvimento entre o segurado e mais de uma companhia de seguro, que esto assumindo o risco. Na segunda operao, no h qualquer relao entre o ressegurador e o segurado, apenas entre seguradora e ressegurador.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

10

Giseli Giusti Mariano

Assim, partindo do pressuposto de que as seguradoras costumam transferir em resseguro toda a responsabilidade que exceder seu limite de reteno, fica evidente que o aumento no limite de reteno reflete diretamente na queda do percentual de cesso de prmios em resseguro. Para averiguar se, de fato, houve um aumento significativo de reteno que pudesse interferir de forma expressiva na cesso total de prmio de resseguro, foram analisadas as alteraes nos limites de reteno adotados pelos dez maiores grupos seguradores do mercado de RCG no perodo de 2001 a 20087. Todas as mudanas ocorridas nos limites de reteno das seguradoras8 Ace, Ita, Zurich, Porto Seguro e Tokio Marine se deram de forma crescente. As seguradoras Bradesco, RSA e Sul Amrica apresentam uma tendncia de crescimento, cada uma com reduo pontual em 2003, 2005 e 2006, respectivamente. A seguradora Unibanco reduziu seu limite de reteno em 2003 e, desde ento, vem mantendo os valores de reteno estveis, sem variaes significativas. De modo geral, verificou-se uma tendncia de crescimento nos limites de retenes, sendo que, em nove das dez seguradoras os valores mximos se deram em 20089, conforme demonstrado nos grficos a seguir.

7 Como os valores de limite de reteno so renovados a cada trs meses, foi adotado como limite de reteno o valor que cada seguradora apresentou na ltima renovao anual. 8 Para os grupos seguradores que possuem mais de uma seguradora, foi utilizada a soma do limite de reteno do total de seguradoras do grupo com exceo das seguradoras que no geraram prmio de RCG no perodo. 9 Os valores de limite de reteno estabelecidos em agosto de 2009 so maiores ou iguais aos valores apresentados em 2008. Como o objetivo da anlise dos limites de reteno compar-los com as variaes na cesso de resseguro, tal no se aplica em 2009, pois j que o ano no terminou, o valor anual de prmios gerados e retidos encontra-se incompleto.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

11

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

A reteno mdia das dez empresas em 2008 foi de 6.787.051,75, o que representou um aumento de 313,4% em relao reteno mdia verificada em 2001, que era de R$ 1.641.664,66.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

12

Giseli Giusti Mariano

Ao confrontar a queda no percentual de cesso de resseguro com a variao constatada na reteno mdia, fica evidente que a diminuio do percentual de prmios cedidos em resseguro inversamente proporcional ao aumento nos valores mdios de reteno. Nota-se uma relao direta entre esses dois fatores, conforme pode ser observado no grfico 6.

Grfico 6 Relao entre o limite de reteno e a cesso em resseguro

Limites de Reteno Cesso

A adoo de limites de reteno maiores a partir de 2007 provavelmente reflete que, em RCG, o mercado ainda se encontra mais na fase de constituir reservas do que de pagar sinistros. Esse aumento tende a favorecer as seguradoras em suas contrataes de resseguro no ambiente de mercado aberto, pois a adoo de limites pequenos de reteno pode gerar impresses negativas perante novos resseguradores, que se refletem nas condies a serem negociadas em contratos individuais de resseguro.

3.2. Formas de contratao dos resseguros de RCG

A contratao do resseguro em base proporcional, em especial de Excedente de Responsabilidade ER, tem sido a forma de resseguro mais adotada pelo mercado para ressegurar riscos de RCG. Nos resseguros de ER, a seguradora retm um mesmo valor estipulado para todas as aplices da carteira, e cede a responsabilidade restante. A participao do ressegurador e da seguradora no prmio e no pagamento das indenizaes proporcional participao na responsabilidade. Como os valores de importncia segurada so diferentes de uma aplice para outra, evidentemente, os percentuais de participao so variveis.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

13

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

Com a abertura do mercado de resseguros e com o aumento nos valores de limite de reteno espera-se que as seguradoras busquem cada vez mais diversificar os planos de resseguro de acordo com suas necessidades organizacionais. Uma opo de resseguro que j vem sendo adotada por algumas seguradoras nos ltimos anos, mesmo em tempo de monoplio de resseguro, o contrato de Excesso de Danos ED por aplice. Nesse tipo de contrato, a seguradora define o valor mximo de sinistro, chamado de limite de sinistro, de cada aplice. Toda indenizao de montante igual ou inferior ao limite de sinistro ser de responsabilidade da seguradora. Apenas quando o valor a indenizar ultrapassar o limite de sinistro haver recuperao de resseguro. Por limitar o valor mximo de sinistro a ser pago por aplice, os resseguros de ED para os riscos de RCG contribuem para estabilizar os resultados por evitar os grandes picos de indenizaes que so responsveis por flutuaes na relao sinistro/prmio e desestabilizao dos resultados. Planos combinados de resseguro em ED com resseguros proporcionais tambm tm tido maior empregabilidade nos ltimos anos, com bons resultados, tanto para a seguradora como para o ressegurador.

4. A importncia do resseguro para os riscos de RCG

O resseguro de vital importncia para viabilizar o seguro de diversos ramos, sendo que no ramo de RCG no diferente. Dentre os benefcios que as seguradoras podem obter ao fazer um contrato de resseguro, quatro so de extrema relevncia para o ramo de RCG: Aumento da capacidade de subscrio; Melhora nos resultados; Proteo contra catstrofes; e Transferncia de experincia.

4.1. Resseguro para aumentar a capacidade de subscrio

Apesar do aumento do prmio retido pelas seguradoras e consequente reduo na cesso em resseguro, a dependncia de resseguro para conferir capacidade de aceitao de riscos com altos valores a segurar ainda muito grande. As aplices de RCG de empresas de grande porte e de grandes obras de infraestrutura costumam possuir valores altos de importncia segurada, podendo variar de R$ 10.000.000,00 a R$ 50.000.000,00. A anlise dos limites de reteno adotados em novembro de 2008 aponta valores que evidenciam a imprescindibilidade de transferncia de risco para subscrever tais casos. De 43 grupos seguradores e/ou seguradoras independentes que estavam autorizados a operar seguros de RCG em novembro de 2008, apenas 11 possuam capacidade de reteno superior a R$ 3.500.000,00, sendo que, destes, somente seis tinham um limite de reteno maior que R$ 5.500.000,00, conforme o quadro a seguir:

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

14

Giseli Giusti Mariano

Faixa de Limite de Reteno em R$ 0 a 150.000,00 150.000,00 a 500.000,00 500.000,00 a 1.000.000,00 1.000.000,00 a 2.000.000,00 2.000.000,00 a 3.500.000,00 3.500.000,00 a 5.500.000,00 5.500.000,00 a 7.500.000,00 Acima de 7.500.000,00 Total

Nmero de Seguradoras 11 10 6 5 0 5 4 2 43

Referindo-se ao resseguro como meio de prover capacidade seguradora, Botti (1995, p. 36) diz: Essa uma necessidade existente em praticamente todos os mercados e, mais intensamente, nos mercados menos desenvolvidos como o Brasil, onde o nvel de especializao das seguradoras menor, levando-as a uma competio desmesurada e a atuar em todos os segmentos do mercado, com grande dificuldade de carteira homognea. A utilizao do resseguro para obter capacidade de subscrio auxilia as seguradoras no desenvolvimento de seus negcios. Essa caracterstica do resseguro permite que seguradoras pequenas e mdias tenham condies de competir com as grandes seguradoras.

4.2. Resseguro para melhorar o resultado e diminuir o risco de insolvncia

Nos ltimos anos, a SUSEP instituiu uma srie de normas restritivas em relao s solvncias das seguradoras. Para uma companhia de seguro conseguir e manter autorizao para operar, seu ativo lquido10 deve apresentar valor igual ou superior ao capital mnimo estipulado. Caso o ativo lquido tenha insuficincia de at 30% em relao ao capital mnimo, ela deve apresentar um Plano Corretivo de Solvncia PCS. Caso a insuficincia seja de 30% a 50%, deve ser apresentado um Plano de Recuperao de Solvncia PRS, acompanhado de um novo plano de negcio.

10

Ativo lquido o mesmo que patrimnio lquido ajustado.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

15

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

Embora algumas exigncias em relao ao contedo do PCS e do PRC sejam diferentes, ambos devem conter as medidas que sero tomadas para melhorar os resultados e fazer com que a seguradora atinja a faixa de suficincia. Tais medidas so adotadas em funo dos fatores que contriburam para a insuficincia constatada, que devem ser corrigidos ou alterados, como tambm em funo de fatores que no contriburam em si para a insuficincia, mas que podem ajudar a combat-la. Neste contexto, o resseguro pode ser utilizado como uma medida estratgica para melhorar a relao ativo lquido/capital mnimo, pois ele contribui para diminuir o valor do capital mnimo. De acordo com a Resoluo CNSP 155, de 2006, o capital mnimo formado por duas partes: capital-base e capital adicional. A contratao de resseguro indiferente para composio do capital-base que um montante fixo relacionado rea geogrfica de atuao da seguradora. Mas em relao ao capital adicional, que constitui um montante varivel que a seguradora dever manter para garantir os riscos inerentes sua operao, o resseguro pode diminuir o valor exigido, por interferir diretamente em alguns fatores que so utilizados no estabelecimento desse valor. O capital adicional est relacionado ao risco de crdito, de mercado, legal, de subscrio e operacional. Para calcular o capital adicional baseado nos riscos de subscrio, a Resoluo CNSP 355, de 2007, estabelece que o montante de prmios retidos e sinistros retidos nos ltimos 12 meses seja um dos fatores que devem ser considerados, de modo que, quanto maior for o volume de prmios e sinistros retidos, maior ser o capital adicional para esse risco. Um plano de resseguro, com considervel cesso de prmios e responsabilidade por sinistro, resultar em baixos valores de reteno, afetando diretamente o resultado do clculo de capital adicional baseado na subscrio. O resseguro tambm ajuda a melhorar a margem de solvncia. De acordo com a Resoluo CNSP 08, de 1989, alterada pela Resoluo CNSP 55, de 2001, as seguradoras devem, semestralmente, confrontar a margem de solvncia com o valor de seus ativos lquidos para estimar sua solvncia, isto , sua capacidade de honrar os seus compromissos diante dos segurados. Como o clculo da margem de solvncia baseia-se nos sinistros retidos ou prmios retidos 11, o resseguro pode ser utilizado como um instrumento estratgico para melhorar a margem de solvncia das seguradoras, por reduzir o volume de prmios retidos e de sinistros retidos.

11 A margem de solvncia calculada adotando o maior resultado em um dos dois clculos: 1) a multiplicao do valor dos somatrios dos prmios retidos dos ltimos 12 meses por 0,20; ou 2) a multiplicao do somatrio dos sinistros retidos dos ltimos 36 meses por 0,33 e a diviso do resultado por 3.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

16

Giseli Giusti Mariano

4.3. Resseguro para conferir proteo contra acmulo de riscos

O resseguro para riscos de RCG tambm pode ser contratado para dar proteo seguradora quando h acmulo de limites segurados. Com base na condio de poltica de subscrio e gesto de negcios, a seguradora pode determinar que no deseja reter ou assumir responsabilidade alm de um referido limite que ela indica por modalidade. (POLIDO, 2006, p. 46). O limite de responsabilidade por evento pode ser obtido atravs de um tipo de resseguro conhecido como cobertura clash. A cobertura clash se constitui como: Tipo de resseguro de Excesso de Danos ED por ocorrncia, no qual a seguradora adota responsabilidade nica e de valor elevado para a totalidade dos riscos; Forma de garantir proteo seguradora quando mais de uma modalidade (de uma ou vrias aplices) acionada em resultado de um nico evento ou ocorrncia; Cobertura eficaz para prover proteo seguradora em caso de grandes sinistros porque a perda limitada a um valor predeterminado.

Apesar de ser largamente empregada no mercado norte-americano, a utilizao da cobertura clash para seguros de RCG no Brasil ainda no comum. Porm, com a abertura de mercado de resseguro, a tendncia que a contratao de resseguro de RCG siga cada vez mais os modelos de resseguro adotados no mercado internacional. Alm disso, medida que as seguradoras forem aumentando sua responsabilidade por risco, elas iro adquirindo capacidade para se responsabilizar integralmente pelos riscos individuais e fazer um contrato de resseguro de cobertura clash que lhes d proteo em caso de acmulo de limites segurados.

4.4. Resseguro como forma de transferncia de experincia

Por possurem caractersticas peculiares em relao aos demais ramos, a obteno de bons resultados nos seguros de RCG depende de uma subscrio baseada em informaes consistentes, que permitam identificar a exposio aos sinistros e detectar as possveis agravaes, bem como emprego de critrios tcnicos especficos para o ramo. Ao contratar cobertura de resseguro, as seguradoras podem se beneficiar da transferncia de know-how dos resseguradores que, por negociarem com um grande nmero de seguradoras, possuem grande quantidade de informaes sobre a sinistralidade do mercado e seus mtodos de taxao, de subscrio e de negociao das diversas coberturas. (BOTTI, 1995, p. 39). Via de regra, os contratos de resseguro visam a obter parcerias por um longo perodo. No ramo de RCG, em especial, os resultados do contrato somente podero ser aferidos de maneira precisa aps vrios anos. Por isso, os resseguradores tm grande interesse em transferir conhecimento para as seguradoras, para que estas aperfeioem seus mtodos de subscrio, pois a m seleo de risco por parte da seguradora com consequente aumento na incidncia de sinistro compromete tanto o resultado da seguradora como do ressegurador.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

17

A Evoluo do Resseguro de Responsabilidade Civil no Brasil

A subscrio de seguros de RCG caracteriza-se pelo constante surgimento de situaes inusitadas, em decorrncia de aparecimento no s de novas atividades, mas tambm de novas leis, que exigem elaborao de clusulas especficas que permitam atender s necessidades de cobertura do segurado e, ao mesmo tempo, garantir bons resultados seguradora. Nesse contexto, os resseguradores desempenham um importante papel no desenvolvimento de clusulas contratuais (BAUR, 2005, p. 7). Alm de auxiliar na subscrio, os resseguradores tambm podem auxiliar as seguradoras na regulao de sinistros, o que pode contribuir para diminuir e/ou limitar as perdas.

5. Consideraes finais

H uma tendncia de crescimento na contratao de seguro de RCG em decorrncia de mudanas nas esferas econmica e jurdica. Concomitante a esse fato, as seguradoras esto ampliando cada vez mais sua responsabilidade por risco de RCG, por aumentarem assim seu limite de reteno no ramo. Em consequncia dessas alteraes, o resseguro tem vivenciado uma queda no volume de prmios. Porm, ele ainda desempenha e continuar desempenhando um papel importante para o mercado segurador de riscos de RCG, tanto para prover capacidade de subscrio para riscos individuais como para ajudar a melhorar o resultado contbil das seguradoras. O resseguro tambm um meio excelente para que a seguradora adquira experincia e know-how para subscrio de riscos, desenvolvimento de clusulas e regulao de sinistros. Em relao s formas de contratao, o resseguro tem evoludo significativamente e tende a evoluir ainda mais com a abertura do mercado. Os contratos puramente proporcionais esto dando lugar a contratos de ED por aplice ou planos que combinam resseguros proporcionais com resseguro em ED. Com o aumento dos limites de reteno das seguradoras, a responsabilizao integral pelas aplices individuais de RCG com contratao de coberturas que as protejam contra acmulos, como as coberturas clash, poder vir a ser uma forma de resseguro aplicvel ao mercado nacional.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

18

Giseli Giusti Mariano

6. Referncias bibliogrficas
BAUR, Patrizia et al. Entendendo o resseguro. Zurique: Swiss Re, 2005. BOTTI, Paulo Eduardo de Freitas. Introduo ao resseguro. So Paulo: Nobel, 1995. CONANT, Susan. Fundamentos de resseguro. Rio de Janeiro: Funenseg/Loma, 2008. ELLIOT, Michael W. et al. Princpios de resseguro. Traduo de Roberto Luiz Martins de Castro. Rio de Janeiro: Funenseg, 2001. FONTANA, Nelson. Seguros e resseguros cruzando fronteiras. So Paulo: Manuais Tcnicos de Seguros, 1996. HARRISON, Connor M. Princpios e prticas de resseguro. Rio de Janeiro: Funenseg, 2007. LAUNIE, J.J. et al. Principles of property and liability underwriting. Malvern, Pennsylvania: Insurance Institute of America, 1977. LONG, John D. et al. Property and liability insurance handbook. Estados Unidos: Richard D. Long, 1973. POLIDO, Walter Antonio. O seguro de responsabilidade civil geral no Brasil e aspectos internacionais. So Paulo: Manuais Tcnicos de Seguros, 1997. POLIDO, Walter Antonio. Resseguro: clusulas contratuais e particularidades sobre responsabilidade civil. Rio de Janeiro: Funenseg, 2008. SANTOS, Ulderico Pires dos. Teoria e prtica do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor. So Paulo: Paumape, 1992. STRAIN, Robert W. Property: liability insurance accounting. Santa Monica, California: IASA, 1980. SUSEP. Atos normativos e pareceres jurdicos. Disponvel em: <http://www.susep.gov.br/ menubiblioteca/biblioteca.asp>. Acesso em: 17/11/2008. SWISS RE. Resseguros dos ramos elementares. 2 ed. Zurique: Swiss Re, 1997.

R. Bras. Risco e Seg., Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-20, out. 2009/mar. 2010

19

You might also like