You are on page 1of 5

EXAMES COMPLEMENTARES EM GINECOLOGIA

Alguns so exames usados em rotina, outros no (s especficos para determinadas patologias). Est faltando TC e RNM.

Dosagem hormonal Exame altamente especfico, no usado em rotina na consulta ginecolgica. Usado para avaliar funo ovulatria da mulher, mas no rotina porque a USG seriada v o recrutamento dos folculos (o folculo dominante, o corpo lteo); Na puberdade precoce menarca antes dos 9 anos; Na puberdade tardia menarca aps 16 anos sem caracteres sexuais secundrios ou 14 anos com todos os caracteres e nada; Galactorria aps fazer expresso papilar ou espontaneamente sai leite; Hirsutismo ou hiperandrogenismo. Mulheres com caractersticas masculinas. Pelos finos que engrossaram Hisurtismo. Alopecia, sinais de virilizao, oleosidade Hiperandrogenismo; Amenorria, mulheres com ciclos regulares sem menstruar a trs ciclos, procurar causa endocrinolgica, e se tiver vida sexual ativa dosar BHCG; Climatrio, a partir dos 40-45 anos de idade, processo de envelhecimento, diminuio dos folculos, no necessrio pedir dosagem hormonal; Gonadotrofinas (FSH e LH) so pedidas na puberdade precoce, falncia ovariana, amenorreia, anovulao crnica. Esteroides (estradiol, estrona, estriol) no so exames de rotina e sim especficos, mostram o funcionamento do ovrio e converso perifrica. Pedir estradiol srico em distrbios menstruais, monitorizao do ciclo, fertilizao in vitro. Progestgenos pedir em pacientes com hiperandrogenismo (que no menstruam ou ficam longos perodos sem menstruar), dosar primeiro FSH e LH para ver o eixo hipotlamo-hipfise-ovrio. A progesterona o que se contrape ao estrognio no ciclo menstrual, ela faz um edema no endomtrio (esperando um ovo pra implantar), quando comea a menstruar, os seus nveis abaixam. Andrognios solicitados em hiperandrogenismo. Prolactina pode ser responsvel pela irregularidade menstrual, se alta inibe o eixo hipotlamo-hipfise-ovrio, pois inibe a pulsatilidade do

Henrique Moura Parreira

GnRH, dosar tambm em casos de distrbios na produo do leite. Meninas que usam ACO podem liberar leite sem estar grvida. BHCG pode ser detectado 10 dias aps a fecundao (geralmente mulheres que pedem nessa etapa esto fazendo rastreio para engravidar). Na gravidez o BHCG tem o dobro do valor a cada 48h (sinais de morte ovular se no dobrou), se na USG o tero est vazio e o BHCG positivo, pede-se o BHCG quantitativo para detectar uma gravidez ectpica.

Colposcopia Lente de aumento para visualizar leso no colo uterino, mero orientador de biopsia, no serve para diagnostico, pois atravs dessa lente de aumento associada a algumas substncias pode detectar leso. Por exemplo o cido actico ir promover coagulao de protena, e na carcinognese tem alto ndice de mitose (muito nuclolo, cromatina que uma protena), o colo na presena de cido actico fica branco se houver carcinogenese, normalmente ele rsea. Se fizer o teste de schiller (iodo-iodetado, Lugol), que tem trofismo por clulas com alta produo de glicognio, fica numa colorao cor de cobre, se no houver glicognio (ou pouco), no cora. A colposcopia usada como rastreio e frequentemente associada ao papanicolau. Indicada quando: Preventivo d alterao (NIC neoplasia intracelular) Histria de sinurragia. Leucorria recidivante patolgica. Investigao de cistite de repetio, etc.

OBS: No existe ferida do colo do tero, toda mulher na menacme possvel que tenha epitlio glandular exposto (o que se chama ectopia).

USG Atualmente usado para tudo indiscriminadamente, o prprio paciente j pede. Usada para avaliar pelve, tero, DIP, endometriose, posicionamento do DIU. Dois tipos principais de transdutores: Transdutor longo = USG endovaginal. Transdutor curto = USG plvica

A USG mamria tem indicaes restritas, no d diagnstico, s determina leso slida ou cstica. No usada no rastreamento do Ca de mama. Serve pra complementar a mamografia em algumas circunstncias.

Henrique Moura Parreira

Paciente jovem com mamas densas e ndulo, a USG o primeiro exame, e no a mamografia, j acima dos 35 anos fazer mamografia acompanhada de USG.

Mamografia Melhor exame para rastreamento de Ca de mama. Na Sociedade Brasileira de Mastologia (e o Marcelo Antnio adota esse tambm) o rastreio comea a partir dos 40 anos de idade em paciente sem historia familiar de Ca de mama e vai at os 50 anos realizando de 2 em 2 anos, e aps os 50 anos anualmente, e em mulheres com historia familiar de primeiro grau (me e irm), comea com 35 anos (a primeira mamografia a mamografia de espelho, ou padro) de 2 em 2 anos e aps os 40 anos anualmente. J o Ministrio da Sade e a Sociedade Americana a partir dos 50 anos de idade, mamografias de 2 em 2 anos, e em mulheres com historia familiar de primeiro grau o mesmo esquema da SBM. OBS: Toda mulher deve ser examinada todo ano clinicamente palpao (a consulta ginecologia anual). Ela v o padro do parnquima mamrio, tem duas incidncias, mediolateral e craniocaudal. V a densidade da mama, a liposubstituio (que j comeou em mulheres que amamentaram, e em mulheres com mais de 35 anos). Presena de leso focal (j detecta ndulos mamrios com menos de 1 cm de dimetro, no palpveis), presena de calcificaes (envelhecimento mamrio, ou patologia microcalcificaes). Quando um Ca torna palpvel ele tem pelo menos oito anos. A microcalcificao patolgica a primeira fase do Ca de mama. usada a classificao bi-rads (que no vem ao caso agora). Sempre avaliar a mamografia comparando mama direita e mama esquerda. Lugares menos radiopacos esto ocorrendo liposubstituio. Olhar arquitetura do parnquima mamrio (observar raios que convergem para a papila, so os ductos mamrios), olhar caracterstica da pele (normalmente no se v a pele), se aparecer a pele inteira a mamografia foi mal feita, se aparecer s uma parte espessada tem edema linftico por invaso carcinomatosa. Na mediolateral traar linha imaginaria da linha inferior do peitoral at a papila para dividir em quadrantes superior e inferior. Na craniocaudal linha imaginaria na papila para dividir quadrante externo e interno.

Videohisteroscopia um exame ginecolgico que permite viso direta cavidade uterina. Sensibilidade maior que a USG pra ver cavidade uterina, pois viso direta, Henrique Moura Parreira

permite achar plipo, espessamento de endomtrio, carcinoma, no d diagnstico, mas um bom indicador de biopsia. Precisa fazer distenso da cavidade uterina, usava o gs O2, hoje usasse soro fisiolgico, glicina, manitol (substncias lquidas). Indicado para: Sangramento uterino anormal com causa anatmica; Espessamento endometrial visto em USG. Na menacme a espessura 16mm na segunda fase do ciclo menstrual, na menopausa 5mm, em tratamento hormonal 8mm, acima desses valores, espessamento endometrial; Localizao de DIU perdido ou corpo estranho; Diagnstico de m formao uterina (biseptado, bicorno) principalmente em pacientes com trs ou mais episdios de abortamento; Controle de cirurgia uterina.

Contra indicado em: Infeco cervical; Gravidez desejada; Sangramento uterino profuso (o sangue tampa a cmera); Processo maligno cervical (aumenta risco de metstase por antiguidade); Carcinoma endometrial; Estenose do canal (tem que ter ao menos 4mm para realizar o procedimento);

Laparoscopia Usa tica para visualizar cavidade abdominal (tica de 10mm) atravs do umbigo. Permite ver dor suprapbica, DIP, esterilidade (faz a cromotubagem: injeta azul de metileno no colo do tero, para ver a permeabilidade das tubas uterinas), padro ouro no diagnstico de endometriose, m formao uterina, avaliao prvia antes de cirurgia (ex: retirada de massa tumoral ovariana), estagiamento do Ca de ovrio, tumores anexiais, TB genital e peritonial, traumas abdominais fechados e abertos.

Densitometria ssea Ver a densidade ssea feminina, importante na fase menopausal (mulheres com risco e/ou presena de osteoporose), avalia coluna lombar e colo do fmur (tem aumento dos espaos trabeculares), pedir em pacientes com tireoidopatia, historia familiar, fumantes, sedentrias, etilistas, doenas reumticas, clculos renais e principalmente para mulheres menopausadas. Henrique Moura Parreira

Citologia papanicolau No usada para estudo da citologia vaginal e sim da endo/ectocervice, para ver Ca de colo do tero, e quando somada a colposcopia aumenta ainda mais a sensibilidade. Usa-se uma esptula de Ayres (coletar material ectocervical) e escovinha (material endocervical). Primeiro a esptula colocada no orifcio externo e rotao de 360, em seguia a escovinha entra na endocervice e realiza rotao de 360, coloca-se tudo em uma lmina (metade para cada etapa realizada).

Estudo urodinmico Avaliar queixas urinrias (perdas urinrias, disfuno em trato urinrio baixo). V a capacidade vesical, capacidade de esvaziamento vesical, capacidade de continncia do contedo vesical, capacidade de enchimento vesical. Fluxometria: O que entra e a capacidade de reserva Cistometria: Capacidade de enchimento da vescula A bexiga revestida pelo detrusor, ele que mostra a capacidade mxima vesical.

FIM

Henrique Moura Parreira

You might also like