You are on page 1of 6

Questes de concursos envolvendo conceitos, tecnologias e produtos da empresa Apple

Ol concurseiro! Tudo bem? Esta matria sobre a Apple. Mas calma, no imagine que eu seja um fan-boy e esteja aqui para defender seus conceitos, tecnologias e produtos. Tenho um Apple iPad 3, um Samsung Galaxy Tab 10.1 e um LG Optimus L5. Sou bastante ecltico. O iPad para servio, o Galaxy para diverso e o LG para telefonia. Qual o melhor? Cada um cumpre o seu papel adequadamente. Esta matria sobre a Apple nos concursos pblicos. No aparece em nenhum edital, mas... aparecem questes sobre ela, alternativas com nomes de seus produtos e tecnologias. Aparecem em questes de cargos de nvel mdio e superior. A dica simples: no precisa ser um expert em tecnologia, e nem um fan-boy, mas precisa estar ligado nas notcias sobre a empresa criada por Steve Jobs, seus produtos, tecnologias e conceitos. Vejamos algumas questes de concursos, devidamente corrigidas e comentadas. Bons estudos. FADESP - 2009 - Prefeitura de So Flix do Xingu - PA - Mdico - Noes de Informtica: Navegador Internet (Browser); O Browser um programa que possibilita a leitura e visualizao de pginas Web. O programa que no representa um Browser o a) Firefox. b) LiveMotion. c) Mozilla. d) Safari. Resposta: Letra B. O aplicativo LiveMotion para edio de vdeo. O Firefox da Fundao Mozilla, o nome Mozilla indica o pacote de aplicativos para Internet (que inclui o Firefox), e Safari o navegador da Apple. FCC 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao - Suporte Tcnico Em termos de sutes de aplicativos para escritrio existem vrios produtos multiplataforma, que podem ser distribudos para Windows, Linux, Unix, Solaris e Mac OS X. correto afirmar que fazem parte desse grupo: a) BrOffice.org, Microsoft Office e OpenOffice.org. b) OpenOffice.org e BrOffice.org. c) Microsoft Office, StarOffice e OpenOffice.org. d) StarOffice, BrOffice.org e Microsoft Office. e) Microsoft Office e StarOffice. Resposta: Letra B. O Microsoft Office no multiplataforma, e atende apenas Windows e Mac OS X.

CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRS Administrador - Administrao Geral: Gesto do Conhecimento; A informao crucial para as organizaes. sabido que a qualidade das decises tomadas no mbito organizacional to boa quanto a informao nas quais so fundamentadas. Segundo Jean-Louis Gassee, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da Apple Computer Inc., "Ser que realmente acreditamos que podemos medir a produtividade na era da informao, como fez Frederick Taylor com a fbrica na era da industrializao, por quilmetro de texto produzido? A informao no deve ser avaliada simplesmente pelo volume. Avaliamos uma refeio pelo nmero de calorias? O sentido dos PCs precisamente realar o contedo assim como a produo. Dessa forma, os PCs se tornam verdadeiras ferramentas de poder intelectual." As empresas vm se preocupando, h algum tempo significativo, com a qualidade de sua informao, refletindo assim uma poca em que, indiscutivelmente, a quantidade de informao muito grande. Considerando o exposto, a) a informao um instrumento para que a empresa possa ganhar vantagem competitiva no mercado, devendo ser utilizada de acordo com as necessidades diferenciadas de cada nvel da organizao. b) a tecnologia da informao tem como funo obrigatria disseminar as informaes da empresa, igualmente em todos os seus nveis, j que todos tm a necessidade de informaes de mesmo tipo e natureza. c) a quantidade de informaes conduzir, necessariamente, melhoria na tomada de decises. d) o sistema de informaes gerenciais, para que seja eficiente, deve ter foco no ambiente externo da organizao. e) para que a informao possa contribuir para a qualidade das decises, ela precisa satisfazer os requisitos de apropriada e precisa, sendo que os requisitos de pontualidade e completude no interferem na qualidade das decises. Resposta: Letra A. A letra B est errada porque o setor de TI atende as demandas de tecnologia e comunicao. A letra C est errada porque a qualidade das informaes conduzir, teoricamente, a uma melhor tomada de decises. A letra D, sobre software gerenciais como o SAP, tem foco no ambiente interno da organizao. A letra E desconsidera o fator tempo, determinante na era da informao digital. FGV 2010 - BADESC Engenheiro - Noes de Informtica: Correio Eletrnico; Microsoft Outlook; Existem, pelo menos, duas maneiras de se gerenciar o acesso s mensagens de correio eletrnico: a primeira, por meio de um servio embutido num site, como por exemplo, o Gmail; e a segunda, por meio do emprego de software especfico direcionado para o gerenciamento de e-mails. So exemplos desse tipo de software: a) o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird. b) o Mozilla Thunderbird e o Google Safari.

c) o Netscape Flash e o Microsoft Outlook. d) o Mac Chrome e o Netscape Flash. e) o Google Safari e o Mac Chrome. Resposta: Letra A. O software sugerido Google Safari no existe. Existe o Google Chrome e o Apple Safari. Os produtos da Apple, como iPhone e iPad, utilizam o navegador padro dela, aceitando a instalao de outras opes. No Macbook e Macbook Air ainda existe outro navegador, o Apple Shiira. VUNESP 2010 - MPE-SP - Analista de Promotoria - Atualidades: Tecnologias; Em meados de julho deste ano, a Apple contabilizava 3 milhes de iPhones 4 vendidos desde o seu lanamento, no dia 24 de junho. O equipamento se tornou o produto que vendeu mais rpido na histria da empresa. Entretanto, problemas de recepo do aparelho causaram preocupante queda de suas aes nas bolsas de valor. Para sanar os problemas de recepo e frear a desvalorizao das aes, Steve Jobs informou que, at o dia 30 de setembro deste ano (2010), a) todos os aparelhos seriam substitudos por outros com novo software. b) as lojas substituiriam a placa-me de todos os aparelhos. c) todas as antenas seriam trocadas porque foi constatado um defeito de fabricao. d) os compradores receberiam um manual atualizado explicando como segurar o aparelho durante a operao. e) os compradores receberiam uma capa protetora de borracha e plstico para envolver o aparelho. Resposta: Letra E. Uma falha tcnica no aparelho iPhone 4 fez a Apple pedir desculpas, e oferecer uma capa protetora. Logo a seguir, o iPhone 4S foi lanado, resolvendo o problema definitivamente. FUNIVERSA 2010 - MPE-GO - Comunicao Social (Bacharelado) - Publicidade e Marketing Em relao ao rdio como mdia, entende-se que ele teve seu potencial ampliado em funo das novas tecnologias. A rdio Web, o download de msica e o PodCast podem ser entendidos como exemplo dessa releitura do rdio. A respeito do PodCast, assinale a alternativa correta. a) Os PodCasts surgiram da fuso de iPod (toca-MP3 da Apple) e broadcast (transmisso via rdio). b) possvel sintonizar um PodCast em um pen drive. c) Os PodCasts funcionam como uma rdio normal, acessam as estaes AM e FM. d) Existe a possibilidade de utilizar um DVD associado um PodCast. e) Apesar de terem sido lanados em 1999, os PodCasts s ficaram conhecidos depois que a Apple lanou o iPhone. Resposta: Letra A. A letra B est errada porque o PodCast via Internet, no acessam rdios AM e FM (letra C), no so armazenados em mdias ticas (letra D), e eram conhecidos antes do lanamento do iPhone (smartphone da Apple, na letra E).

IADES 2011 - PG-DF - Tcnico Jurdico - Apoio Administrativo - Atualidades: Tecnologias; Sensao da maior feira de eletrnicos do mundo, onde foram apresentados mais de 80 novos modelos, os tablets devero movimentar US$ 25 bilhes em 2011.
FERRARI, Bruno. A invaso dos Tablets. Revista poca, n 660, ano 43, p. 60, 10 de janeiro de 2011.

Assinale a alternativa correta em relao ao tema. a) A tecnologia 3-D permite a captura e a exibio de imagens em 3 dimenses, para uso exclusivo em tablets 3-G (3 Gerao). b) Os tablets ou tabelas, em lngua portuguesa, so equipamentos eletrnicos usados para clculos avanados e com grande capacidade de memria matemtica. c) Os tablets so equipamentos com o conceito All-in-One: central de entretenimento com tudo em um nico aparelho: tabelas, notebook, smartphone, 3-D e chat on- line. d) O iPad, o iPhone e o iPod so modelos lderes no mercado mundial de tablets e fabricados pela multinacional americana Apple. e) O dispositivo principal de entrada de dados em um tablet a tela touchscreen, em substituio ao mouse ou teclado regularmente usados nos notebooks. Resposta: Letra E. A sigla 3G refere-se a conexo via telefonia celular, e no a exibio de imagens 3D, portanto a letra A est errada. A letra B prope uma funo para o tablet que nativa da calculadora cientfica especfica. A letra C fala sobre o modelo All-In-One, como o computador desktop iMac e outros similares da HP Compaq, onde a CPU integrada na parte posterior do monitor LCD/LED. A letra D enumera os produtos da Apple, a saber, iPad lder do mercado de tablets, iPhone lder no segmento de smartphones (sendo atualmente ameaado pelo Samsung Galaxy S III), e iPod um reprodutor de msicas e vdeos, com funes de acesso a Internet. E por fim a letra E... A tela sensvel a toque no foi inventada por Steve Jobs, mas ele adquiriu a patente correspondente. As telas sensveis ao toque foram inventadas na dcada de 60 e chegaram ao consumidor nos anos 80. Os Palms tinham o recurso como atrativo nos anos 90. FCC 2012 - Prefeitura de So Paulo - SP - Auditor Fiscal do Municpio - Gesto Tributria - Noes de Informtica: Hardware; Dispositivos de entrada e sada possibilitam introduzir dados externos ao computador para processamento e apresentar dados processados pelo computador. Alguns dispositivos efetuam ambos papis, servindo de dispositivo de entrada e sada. Um exemplo destes dispositivos a) a tela sensvel ao toque. b) o leitor de cdigo de barras. c) o mouse tico. d) o scanner. e) a webcam. Resposta: Letra A. A tela sensvel a toque no foi inventada por Steve Jobs, mas ele adquiriu a patente correspondente. As telas sensveis ao toque foram inventadas na dcada de 60 e chegaram ao consumidor nos anos 80. Os Palms tinham o recurso como atrativo nos anos 90. O iPhone se tornou um marco referencial porque excedeu s expectativas, oferecendo uma tela sensvel ao toque extremamente confivel e precisa.

FCC 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Segurana da Informao: Malware; Considere: De acordo com analistas da empresa, mais de 600 mil Macs esto infectados mundo afora, 57% deles nos Estados Unidos e 0,3% no Brasil, com um malware chamado Flashback. O Flashback um programa nocivo que tem como funo roubar dados pessoais. Ele foi encontrado no ano passado, quando comeou a atacar Macs disfarado de plug-in Adobe Flash Player. Algum tempo depois evoluiu para explorar vulnerabilidades do Java nessas mquinas. O Flashback instala-se de maneira simples e em apenas duas etapas. Na primeira, basta visitar qualquer site que esteja infectado com o programa, a partir de uma mquina OS X com Java instalado. Depois, na segunda parte do processo, ele ir solicitar uma senha que, se confirmada, permite que o cdigo chegue at a pasta de aplicaes do Mac. Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mais-de-600-mil-macs-estaoinfectados-em-todo-o-mundo Publicado em 05/04/2012. Em relao a malwares e com base na notcia apresentada, correto afirmar: a) Trata-se de uma notcia alarmista e falsa, pois os computadores Mac so imunes a este tipo de ataque. b) Caso seja fornecida a senha, o usurio perder sua mquina, pois o Flashback ir destruir o disco rgido. c) Certamente empresas especializadas podem oferecer solues para desinfectar as mquinas Mac. d) Dificilmente uma empresa, mesmo especializada, conseguir oferecer solues de desinfeco para mquinas Mac. e) A Apple certamente ir falncia depois de uma notcia como esta. Resposta: Letra C. A infeco, como podemos observar na notcia apresentada, est relacionada a mquina virtual do Java. Assim, a letra A mitolgica, a letra E espalhafatosa, a letra B alarmista e a letra D pessimista. CESPE 2012 - TJ-AL - Cargos de Nvel Superior - Conhecimentos Bsicos: Noes de Informtica: Internet e intranet; Em relao aos conceitos bsicos, ferramentas e aplicativos da Internet, assinale a opo correta a) iCloud um sistema da Apple que permite ao usurio armazenar determinadas informaes que, por sua vez, podero ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet. b) No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca vai restringir os resultados a pginas que se encontram armazenadas fora do pas onde a consulta foi originada. c) O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) uma linguagem de descrio por hipertexto que foi desenvolvida para a criao e o armazenamento de pginas web acessveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usurios interagirem com

pginas web criadas com o HTTP, necessrio que a essas pginas tenham sido associados endereos eletrnicos da Internet (URL ou URI). d) O Twitter uma rede social na qual permitido escrever mensagens de at duzentos caracteres. Essas mensagens podem ser recebidas por pessoas que estejam acessando diferentes redes sociais. e) Por questes de segurana entre as mensagens trocadas, o programa Eudora no permite anexar arquivos executveis s mensagens de email. Resposta: Letra A. O servio Apple iCloud substitui o MobileMe, e permite a sincronizao de dados em diferentes dispositivos da marca, associados a uma nica conta de e-mail usurio@me.com A letra B est errada porque o comando allintext procura no texto da pgina (exceto ttulo, marcas HTML, etc). A letra C est errada porque protocolo no uma linguagem (exatamente). A letra D aumentou o limite de 140 caracteres para 200, errado. Alm de ser apenas para quem est dentro da rede ter autorizao para postar tweets. A letra E lembra o aplicativo cliente de e-mail Eudora, muito famoso na dcada de 90, porm com uma restrio que no existe (e nem existiu nos mais de 40 anos de vida do e-mail). Assinale a opo que cita apenas exemplos de navegadores web. a) Dropbox, Mozilla Thunderbird, Outlook Express e Google. b) Windows Explorer, Mozilla Firefox, Safari e Outlook Express. c) Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox e Dropbox. d) Mozilla Firefox, Safari, Opera e Shiira. e) Shiira, Windows Explorer, Google Chrome e Mozilla Thunderbird. Resposta: Letra D. Dropbox um servio de armazenamento na nuvem (Internet) gratuito (instale em http://t.co/mG9RggEg e conhea outras opes em http://mediugorie.wordpress.com/2012/10/16/armazenamento-on-line-dicas-e-opcoes/ ), Mozilla Thunderbird um cliente de e-mail, Outlook Express o cliente de e-mail do Windows XP, Google a empresa de Internet que oferece servio de buscas (entre muitos outros), Windows Explorer o gerenciador de arquivos e pastas do sistema operacional da Microsoft, Mozilla Firefox o navegador web da fundao Mozilla, Safari o navegador web da Apple, Google Chrome o navegador web da empresa Google, Opera um navegador ideal para portteis, Shiira outro navegador web da Apple para Mac OS X. CESPE 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Engenharia Eltrica O Mac OS, desenvolvido com base no sistema operacional UNIX, foi substitudo pelo OS X, que se baseia em novo paradigma, caracterizando-se pela ausncia de uma linha de comando, isto , trata-se de um sistema operacional unicamente grfico. Certo Errado Resposta: Errado. O Mac OS X foi desenvolvido sobre o ncleo do UNIX BSD, e possui interao via linha de comando, alm do ambiente grfico.

You might also like