You are on page 1of 10

F A C U L D A D E

D E

C I N C I A S

M D I C A S

U N L

2 0 1 0 / 2 0 11 - A n a to mia I - Dr. Lus M a s ca re nha s de Le mo s

CRNIO EM GERAL
I. II. III. GENERALIDADES PONTOS CRNIOMTRICOS CONFIGURAO EXTERNA DO CRNIO A. CALVRIA B. BASE 1. 2. IV. PORO FACIAL PORO TEMPOROOCCIPITAL

CONFIGURAO INTERNA DO CRNIO A. CALVRIA B. BASE 1. 2. 3. FOSSA CRANIANA ANTERIOR FOSSA CRANIANA MDIA FOSSA CRANIANA POSTERIOR

V. VI.

SNTESE DOS FORAMES DO CRNIO DESENVOLVIMENTO DO CRNIO A. FRONTANELAS B. OSSIFICAO

Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos

GENERALIDADES
O Crnio uma caixa ssea com forma ovide, possui um extremo posterior grosso e uma poro inferior aplanada. A sua capacidade de 1.400 a 1.500 cm3. O crnio pode ser dividido em duas pores: I. II. Calvria ou Abbada Craniana Base do Crnio.

A Calvria est formada anteriormente pela escama do osso frontal, lateralmente pelos ossos parietais e as pores escamosas dos temporais e posteriormente pela poro superior do osso occipital. A base compreende todas as outras partes do esqueleto do crnio. ento formada anteriormente pelo etmide e pela poro orbitonasal do osso frontal, medialmente pelo esfenide e posteriormente pelos temporais e occipital. O limite de separao entre a abbada e a base estende-se desde o sulco nasofrontal at protuberncia occipital externa, passa pelo bordo supraorbitrio, arco zigomtico e linha nucal superior.

PONTOS CRNIOMTRICOS
Os pontos crniomtricos so pontos singulares do crnio usados para o estudo das dimenes do mesmo e para a denio de dimetros crnianos. Os pontos crniomtricos esto divididos em dois grupos, segundo so respectivamente pares e laterais ou impares e medianos. Pontos Mdios e Impares: I. II. III. IV. V. VI. Mentoniano/gnation/sinsiario - Ponto mais inferior e anterior da mandbula. Alveolar/Prostion - Ponto mais anterior do bordo alveolar superior. Espinhal/Subnasal - Centro da espinha nasal anterior. Nasion/Nasal - Ponto mdio da sutura naso-frontal. Glabela - Situado na glabela, entre os dois arcos supraciliares. Ofrion - Ponto mdio do dimetro frontal inferior

VII. Bregma - Ponto de convergncia da sutura coronal, sagital e metpica. VIII. Obelion - Entre os dois forames parietais. IX. Lambda - Ponto de convergncia da sutura lambdide com a sutura sagital.

Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 2

X. XI.

Inion - Ponto na base da proturberncia occipital Externa. Opistion - Ponto mdio bordo posterior do forame Magno do Occipital.

XII. Basion - Ponto mdio do bordo anterior do forame Magno do Occipital. Pontos Laterais e Pares: I. II. III. IV. V. Gonion - Lado externo do ngulo da mandbula. Glenoideio - Centro da cavidade glenoideia do temporal. Jugular - Bordo posterior da apse jugular do occipital. Malar - Ponto culminante da face externa do zigomtico. Dacrion - Ponto em que a sutura vertical lacrimo-maxilar encontra a sutura nasofrontal, formando um T. VI. Estefanion - Ponto em que a sutura coronal cruza a linha temporal superior.

VII. Pterior - Regio de encontro do frontal, parietal, esfenide e temporal. VIII. Asterion - Ponto de encontro do occipital, o parietal e a poro mastoideia.

Dimetros Craniomtricos servem para especicar as dimenses do crnio, nomeadamente a sua altura, largura e comprimento. Dimetros Longitudinais: I. II. Antero-Posterior Mximo - Desde a glabela ao ponto mais saliente superior ao forame magno. Antero-Posterior - Desde a glabela ao inion.

Dimetros Transversais: I. II. III. IV. Transversal Mximo - Maior dimetro que se pode encontrar entre as superfcies laterais do crnio. Frontal Mnimo - Dimetro mais curto entre as duas pores temporais do frontal. Frontal Mximo - Maior dimetro horizontal do frontal. Bimastoideu Mximo - Distncia entre os dois pontos da face externa da poro mastoideia do temporal, ao nvel do centro do canal auditivo interno. Dimetros Verticais: I. II. Basilobregmtico - desde o basion ao bregma. Auriculobregmtico - desde o ponto em que a linha ideal que une os bordos superiores dos buracos auditivos corta o plano mdio do crnio at ao bregma.
Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 3

Dimetros Oblquos: I. II. Nasobasilar - desde o basion ao nasion. Alveolobasilar - desde o ponto alveolar at ao basion.

CALVRIA
FACE EXTERNA

Convexa e lisa. Apresenta, na linha mdia de anterior a posterior: a glabela, sutura frontal, bregma, sutura sagital, obelin entre os forames parietais, por onde passa uma veia emissria e labda. Lateralmente linha descrita destacam-se as eminncias frontais, sutura coronal, tuberosidade parietal e sutura lambdoideia/petrooccipital. O ponto de unio entre a sutura coronal e a sutura sagital denominado por bregma. Por outro lado, o ponto de unio entre a sutura sagital e sutura lambdoideia d pelo nome de labda. Estes pontos sero novamente abordados mais adiante.
Fossa Temporal

A fossa temporal encontra-se na poro lateral, inferior e mdia da calvria. constituida pela poro escamosa do temporal, poro inferior do parietal, poro temporal da asa maior do esfenide e face temporal do frontal. Est delimitada superiormente pela linha temporal superior do osso parietal, que continua a linha temporal do frontal e a apse zigomtica, anteriormente. Est delimitada inferiormente pelo arco zigomtico, constituido pela apse zigomtica do osso temporal e pelo osso zigomtico propriamente dito. Anteriormente est delimitado pelo bordo posterosuperior do zigomtico, que continua a apse zigomtica do temporal e a linha temporal do frontal. Posteriormente est delimitada pela poro posterior da linha temporal inferior do parietal que se continua inferiormente com a crista supramastoideia, situada na poro escamosa do temporal. A fossa temporal apresenta-se deprimida anteriormente devido elevao formada pelo osso zigomtico. Posteriormente a fossa temporal ligeiramente convexa. O bordo anteroinferior do parietal articula-se com o frontal, esfenide e temporal. Esta sutura d pelo nome de Pterin e apresenta a forma de H ou K.
Inseres Musculares

Msculos Cutneos da Cabea: Occipito-Frontal e Tmporo-parietal. Msculos da Orelha: Auricular Superior, Posterior e Anterior.

Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 4

Msculos Mastigadores: Temporal.


FACE INTERNA

A superfcie endocraniana da calvria cncava. Nela reconhecem-se: sobre a linha mdia, de anterior a posterior, a crista frontal; o sulco do seio sagital superior, que se alonga desde o ponto de bifurcao da crista do frontal at protuberncia occipital interna sendo constitudo, no seu segmento mdio pelo sulco que os dois parietais limitam; a protuberncia occipital interna que limita posteriormente a calvria. Nos lados, antero-posteriormente podemos encontrar a fossa frontal, a sutura coronal, a fossa parietal, a sutura lambdideia e as fossas cerebrais do occipital. Nesta face distinguem-se os seguintes acidentes anatmicos: os forames parietais (que do passagem veia emissria parietal / Santorini); as fovelas granulares de nmero e distribuio variveis, podem aparecer em redor do sulco em que se inicia o seio sagital superior no frontal, escavadas por grnulos de tecido subaracnoideu (corpsculos de Pacchioni), por vezes, so encontradas de apenas um dos lados da sutura, quase sempre o esquerdo, onde so, por norma, mais profundas), e a folha de gueira (constituda pelo conjunto de sulcos escavados pelos ramos da artria menngea mdia e suas veias satlite, sendo que medialmente os sulcos esto em maior nmero e so mais nos).

BASE
FACE EXTERNA

A supercie exocranial da face pode subdividir-se em duas pores: I. II. Poro Facial - Anterior, articulado com o macio facial. Poro Temporooccipital - Posterior, livre.

Poro Facial

constituda principalmente pelo etmide, poro orbitonasal do frontal e pelo esfenide. Na poro mdia, de anterior a posterior: bordo nasal e espinha nasal do frontal, face inferior do etmide, cara anterior do corpo do esfenide e aberturas dos seios esfenidais e cara inferior do corpo do esfenide. Lateralmente poro mdia encontram-se de anterior a posterior: as faces orbitrias do frontal, as faces inferiores das asas menores do esfenide, as faces exocranianas das asas maiores do esfenide (separadas das asas menores pela ssura orbitria superior) e por m, as apses pterigides. A poro medial da asa maior do esfenide apresenta 5 foramens, sendo 2 deles inconstantes. De anterior a posterior: I. II. Forame Redondo - N. maxilar, por vezes a v. emissrias. Forame Venoso/Vesalio - V. emissria.

Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 5

III. IV. V.

Forame Oval - N. mandibular, ramo acessrio da a. menngea mdia, por vezes a v. emissrias. Forame Petroso/Arnold - N. petroso maior, ramo comunicante com o plexo timanico. Forame Espinhoso - A. menngea mdia, ramo meningeo do nervo mandibular.

Poro Temporooccipital

Na linha mdia, de anterior a posterior: poro basilar do occipital onde se encontram o tubrculo farngeo e a foseta navicular, foramen magno e crista occipital externa. As pores laterais dividem-se em duas zonas triangulares: uma anterolateral ou temporal e outra posteromedial ou occipital. A diviso feita atravs de uma linha que vai desde o bordo posterior da lmina medial da apse pterigoide at ao bordo posterior da apse mastoide. Nesta mesma linha passa a ssura petrooccipital e o foramen jugular. O tringulo temporal constituido pela cara inferior do temporal e pelo extremo posterior, anguloso da asa maior do esfenide. A asa maior do esfenide ocupa o ngulo aberto anteriormente, limitado pela poro escamosa e bordo anterior da poro petrosa do temporal. Neste tringulo observam-se lateralmente, de anterior a posterior: o tubrculo articular, a fossa mandibular, a apse mastoide, a incisura mastoideica e a eminncia justamastoideia. Medialmente, apresentam-se as salincias, forames e depresses da cara inferior da poro petrosa do temporal: canal cartico, fossa jugular, apse tubrica, canal musculotubrico, etc. O tringulo posteromedial apresenta anteriormente a poro lateral do occipital com os condilos do occipital, canais hipoglosso e condilar. Posteriormente, apresenta a escama do occipital onde so evidentes as linhas nucais superior e posterior.
FACE INTERNA

A base do crnio mais elevada frente, tornando-se mais profunda medida que se progride para trs. No centro, encontra-se a sela turca para a qual convergem: anteriormente, as duas asas do esfenide; posteriormente, as margens superiores da poro petrosa do temporal. Assim cam limitadas as trs fossas do crnio: a fossa anterior, a fossa mdia e a fossa posterior. A fossa anterior limitada, anteriormente, pela poro vertical do frontal; posteriormente, pelo sulco prquismico e pela margem posterior das asas menores do esfenide. Apresenta, na sua poro mdia, de anterior para posterior, o forame cego, a crista etmoidal do etmide (que completa o forame cego atravs das suas asas), o prolongamento etmoidal do esfenide, o jugo esfenoidal, o limbo esfenoidal, o sulco pr-quiasmtico (que termina de ambos os lados nos canais pticos que se abrem entre as duas razes de cada uma das asas menores do esfenide). Lateralmente, observam-se de cada lado da crista etmoidal os sulcos olfactivos crivados pelos forames da lmina cribriforme, (entre os quais se pode distinguir anteriormente a fenda etmoidal e o forame etmoidal). tambm visvel, o sulco etmoidal, que prolonga o forame etmoidal, posteriormente, unindo-o ao canal etmoidal anterior; e as bossas orbitrias, que tm, na sua superfcie as eminncias mamilares e as impresses
Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 6

digitais (escavadas pelas circunvolues do crebro) e que so atravessadas transversal e posteriormente pela sutura esfno-frontal. A fossa mdia limitada, anteriormente, pelo limite posterior da fossa anterior do crnio e, posteriormente, pela margem superior dorso da sela esfenoidal e pela margem superior da parte petrosa do temporal.!

Apresenta na sua parte mdia a sela turca demarcada pelos processos clinides, processos clinides anteriores, mdios e posteriores que sustentam a tenda etmoidal, onde est alojada a hipse Lateralmente, encontram-se os sulcos dos seios cavernosos (onde vai passar o seio cavernoso, o nervo oculomotor (III), o nervo troclear (IV), o nervo abducente (VI), o nervo oftlmico (ramo do par V), o ramo maxilar (ramo do par V) e a cartida interna), e as fossas laterais mdias. As fossas laterais mdias so constitudas anteriormente pela face endocraniana das asas maiores do esfenide e posteriormente pela parte ntero-superior da poro petrosa. Apresentam, de anterior para posterior: a ssura orbital superior por onde passa o nervo oculomotor (III), o nervo troclear (IV), os nervos lacrimal, frontal e nasociliar do nervo oftlmico (V1), o nervo abducente (VI) e a veia oftlmica superior; o forame redondo por onde passa o nervo maxilar (V2); o forame venoso (Verslio), inconstante, por onde passa uma veia emissria proveniente do seio cavernoso; lateralmente a este, o forame oval por onde passa o nervo mandibular (V3), a artria menngea acessria e ocasionalmente o nervo petroso menor; o forame petroso (Arnold); ainda mais lateralmente, o forame espinhoso por onde passam vasos menngeos mdios e o ramo menngeo do nervo mandibular (nervo menngeo recorrente); posteriormente a asa maior do esfenide e anteriormente ao pice da parte petrosa o forame lacerado que d passagem ao nervo do canal pterigoideu; lateralmente a este, a abertura superior do canal cartico que d passagem artria cartida interna; na face antero-superior da poro petrosa do temporal a impresso trigmea do gnglio trigeminal (Gasser); os hiatos dos nervos petrosos maior e menor (Falpio) e respectivos canais que os prolongam em direco ao pice da poro petrosa e a eminncia arqueada. ! !

A fossa posterior circunscrita anteriormente pelo limite posterior da fossa mdia (margem superior do dorso da sela, pela margem superior da poro petrosa do temporal) e, posteriormente, pela linha que separa a calvria da base craniana. Distinguem-se, na linha mdia, de anterior a posterior, o clivo, o forame occipital, a crista occipital interna e a protuberncia occipital interna (onde se insere a foice do crebro) Lateralmente, encontram-se as pores laterais do occipital (onde se encontra o forame lateral do nervo hipoglosso atravessado pelo nervo hipoglosso - par XII); o forame jugular; a face pstero-superior da poro rochosa do temporal (onde se encontram o meato acstico interno, a fossa subarqueada onde passa um prolongamento da dura-mter enceflica, a abertura externa do aqueduto do vestbulo que d passagem ao canal endolinftico, inferiormente qual se observa a fssula ungueal. Posteriormente, encontramos as fossas cerebelosas do occipital, os sulcos do seio transversal e do seio sigmideu. Por vezes, podemos observar o forame mastoideu posteriormente ao forame jugular ou o canal
Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 7

condilar na zona de transio entre o seio transverso e o sigmideu, sendo que ambos so formaes inconstantes.

FONTANELAS E OSSIFICAO
O desenvolvimento do crnio e da face ssea no ocorre simultaneamente. Num recm-nascido o crnio encontra-se mais desenvolvido que a face, at que, por volta dos 6 anos, a relao entre as porporoes atinge o valor de quatro para um respectivamente, que se mantm no resto da vida do indivduo. Os ossos da base do crnio resultam da ossicao de um esboo cartilagneo, que se estende sobre toda a base do crnio, desinam-se por ossos cartalagneos ou primrios. Os ossos da calvria desenvovem-se directamente do tecido conjuntivo embrionrio, so ossos de menbrana ou ossos secundrios. No desenvolvimento membranar da calvria destacam-se trs fases, por ordem cronolgica: a fase fonticular, a fase steo-sutural e fase senil. Na fase fonticular, a calvria apresenta fontnculos, que so tecidos menbranosos que se encontram no ponto de juno de vrios ossos presentes no recm-nascido. Os fonticulos mais importantes so: O fontculo anterior ou grande fontculo, situado entre o frontal e os parietais O fontculo posterior ou pequeno fontculo, situado entre os parietais e o occipital O fonticulo ntero-lateral situado entre o frontal, asa maior do esfenide, parietal e a poro escamosa do temporal O fonticulo pstero-lateral situado entre o parietal, occipital e a parte mastide do temporal A fase steo-sutural ocorre aps o desaparecimento dos fontculos, esta fase consiste na osteognese nas sinartroses ( articulaes imveis) Por volta dos 50 anos as sinartroses fundem-se, ocorre o desenvolvimento de sinostoses a partir de sinartroses, esta fase corresponde fase senil durante a qual se processa o adelgaamento da calvria.

ARQUITECTURA DO CRNIO
O crnio apesar do seu aspecto slido elstico e derfomvel por traumatismos ou presses contnuas. A base do crnio mais frgil, apresenta constituintes diferentes, uns de tecido sseo esponjoso e outros de tecido sseo compacto, e encontra-se escavada por canais e cavidades irregulares. No entanto, o tecido sseo da calvria mais homogneo e apresenta maior rigidez devido soldadura dos ossos contituintes.

A calvria e base esto reforadas e unidas atravs de engrossamentos designados contrafortes na base, de arcos na calvria e de pilares nos pontos de unio. A base possui um centro de resistnica (Flizet), o corpo do esfenide, no qual se organiza em redor da base do crnio e convergem os contrafortes.

Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 8

Lateralmente ao corpo do esfenide encontram-se trs contrafortes principais pares: dois contrafortes anteriores esfeno-frontal, dois contrafortes petrosos e dois contrafortes occipitais. Os contrafortes anteriores esfeno-frontais percorrem o jugo esfenoidal e as asas menores do esfenide e termina nos processos zigomticos do frontal, o pilar zigomtico. Os contrafortes pretrosos percorrem a poro petrosa do temporal e terminam nos pilares laterais mastoideios. Os contrafortes occipitais percorrem as margens da poro basilar do occipital subdividindo-se depois, uma poro dirigi-se lateralmente seguindo o sulco do seio sigmide terminando no pilar mastoideu e a outra termina no ngulo fronto-occipital da calvria. A calvria encontra-se reforada por trs arcos longitudinais: o arco frontoccipital, mpar e mdio, e os arcos laterais superiores e inferiores que so pares e simtricos. O arco fronto-occipital parte da espinha do frontal (pilar do frontal) e incurva-se superior e posteriormente, desviando-se depois anterior e inferiormente, terminando no pilar occipital. Os arcos laterais descrevem duas curvas concntricas sobre as paredes laterais da calvria. O arco superior parte do pilar zigomtico e termina no processo mastide. O arco inferior parte do tubrculo esfenoidal e termina na da raiz do processo zigomtico. Os arcos laterais so reforados transversalmente pelos arcos semicirculares na regio da nuca e anteriormente pelos arcos supraorbitrios. O crnio reforado ainda por um duplo revestimento: um exterior, a galeia aponeurtica, que uma lamina brosa que recobre a calvria e outro interior, a duramter, que recobre a cavidade craniana. A estrutura ssea do crnio resulta da conjugao de tenses internas e externas que actuam sobre este. A calvria est sujeita a tenses internas causadas pela variao de volume do encfalo resultante da presso sangunea. A base do crnio e parte da calvria esto submetidas a presses provenientes da mastigao. A gravidade, que actua sobre a cabea, e a traco dos msculos motores do crnio causam o desenvolvimento das salincias sseas do processo mastide e das linhas nucais, e tambm da protuberncia occipital externa. Entre os contrafortes da base, encontram-se os pontos fracos, que so: Na fossa craneal anterior e anteriormente ao contraforte anterior, as regiao etmoido-frontal, a lamina cribosa e os tectos das rbitas; Na fossa craneal mdia, entre os contrafortes anterior e petrosos, a fossa esfenoidal constituda pela asa maior do osso do esfenide e o vrtice da poro petrosa do osso temporal; Na fossa craneal posterior, as fossas cerebelosas do occipital;

BIBLIOGRAFIA

NETTER, Frank H. Atlas of Human Anatomy. 5 Edio. Philadelphia: Saunders Elsevier, 2010. PINA, J. A. Esperana. Anatomia Humana da Locomoo. 4 Edio. Lisboa: Lidel, 2010. ROUVIRE, Henry; DELMAS, Andr. Anatoma Humana Descritiva, Topogrca e Funcional. Volume 1. 11 Edio. Espanha: Elsevier Masson, 2005.
Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 9

TESTUT, L.; JACOB, O. Tratado de Anatoma Topogrca com aplicaciones medicoquirrgicas. Volume 1. 8 Edio. Barcelona: Salvat Editores, 1981.
IMAGENS UTILIZADAS

I. II. III. IV. V. VI.

Vista Superior da Face Exocraniana da Calvria - Fig. 56, Pg. 83, ROUVIRE. Vista Lateral da Cabea - Plate 6, NETTER. Vista Inferior da Face Externa da Cabea - Plate 10, NETTER. Vista Inferior da Calvria - Plate 9, NETTER. Vista Superior da Face Endocraniana da Base do Crnio - Plate 11, NETTER. Vista Superior da Face Endocraniana da Base do Crnio - Fig. 60, Pg. 88, ROUVIRE.

VII. Vista Superior da Face Endocraniana da Base do Crnio - Plate 13, NETTER. VIII. Vista Inferior da Face Exocraniana da Base do Crnio - Plate 12, NETTER. IX. X. Vista Lateral do Crnio de Recm-Nascido - Plate 14, NETTER. Vista Superior do Crnio de Recm-Nascido - Plate 14, NETTER.

Eduardo Freire Rodrigues Patrcia Pereira Rui Santos 10

You might also like