You are on page 1of 7

ESCOLA SECUNDRIA COM 3 CICLO DO ENSINO BSICO DE MARCO DE CANAVESES

Fsica e Qumica A Atividade laboratorial 2.1. Osciloscpio (1 parte)


11 Ano NOME . .. N ....... Classificao: _____________________________ Professor: ______________________

04 -01 - 2012

Numa empresa de telecomunicaes investigam-se materiais inovadores para a comunicao. O sistema de segurana da empresa bastante rgido. A empresa fez um registo de voz de todos os funcionrios. Todos os funcionrios que acederem ao laboratrio de investigao, tm de passar por um teste de verificao das caratersticas da sua voz. Neste teste de verificao, solicita-se aos empregados que digam o nome da empresa e a forma da onda emitida comparada num registo fazendo-se assim a verificao de cada um dos funcionrios. Este um dos exemplos onde pode haver uma alternativa tradicional impresso digital.

Questo-Problema:
Perante o aumento de criminalidade, tem-se especulado sobre a possibilidade de formas de identificao, alternativas impresso digital. Uma dessas formas poderia ser pela voz. Utilizando um osciloscpio, propor um mtodo que permita concretizar a identificao individual desse modo.

O osciloscpio um aparelho que permite a visualizao grfica de sinais elctricos variveis no tempo. Um feixe eletres filamento aquecido dentro de um tubo sem ar (tubo de raios catdicos) e bate no ecr, produzindo a uma cintilao. O eixo vertical, denomi-nado Y, representa a tenso; enquanto o eixo horizontal, denominado X, representa o tempo. Com o osciloscpio podemos determinar diretamente o perodo e a tenso do sinal; determinar indiretamente a frequncia de um sinal; localizar avarias num circuito; medir a fase entre dois sinais; determinar que parte do sinal rudo e como varia com o tempo. de

emitido por um

Os osciloscpios so dos instrumentos mais versteis que existem e so tanto utilizados por tcnicos de reparao de televisores como por mdicos. Um osciloscpio pode medir um grande nmero de fenmenos. Quando equipado com um conversor (elemento que converte uma magnitude fsica num sinal eltrico) capaz de nos fornecer o valor da presso arterial, o ritmo cardaco, a potncia do som, o nvel de vibraes num carro, etc.

Material e Equipamento Necessrio:


Osciloscpio de feixe duplo Gerador de sinais Microfone Altifalante Diapaso Pontas de prova

Montagem:

I-

Microfone

1. Ligue o microfone ao canal 1 do osciloscpio. 2. Ajuste a amplitude vertical com o boto VOLTS/DIV e a base de tempo com o boto TIME/DIV. 3. Pronuncie uma vogal e observe a figura obtida no ecr. 4. A mesma vogal deve ser pronunciada pelos outros elementos do grupo, observando sempre a figura no ecr.

5. Registe o que observou.

Vogal O- David

Vogal O- Vitor

Vogal O- Patrick

Vogal O- Rui

Vogal O- Tiago

Vogal O- M Joo

6. Repita o procedimento agora com outras vogais e registe

Vogal U- David
II - Diapaso 1. Ligue o microfone ao canal 1 do osciloscpio. 2. Ajuste a amplitude vertical com o boto VOLTS/DIV e a base de tempo com o boto TIME/DIV.

3. Utilizando um diapaso e o martelo, produza um som puro e visualize as caratersticas


do sinal eltrico correspondente no osciloscpio. 4. Registe o que observou.

Diapaso

5. Determine o perodo.
Aps estabilizar o sinal no ecr, podemos medir um intervalo de tempo a partir da escala horizontal e do boto BASE DE TEMPO do osciloscpio - TIME/DIV -, que indica o tempo que o feixe de eletres demora a percorrer a maior diviso da escala horizontal. Para se medir o perodo verifica-se qual o nmero de divises na escala horizontal correspondente a um ciclo completo e faz-se da seguinte forma:
Perodo = n de divises na escala horizontal, correspondente a um ciclo completo x TIME/DIV

1 = 2 ms + 1 trao = 0,4 ms = 2,4 ms T= 2,4 ms = 2,4*10-3s

6. Calcule a frequncia e compare com a frequncia marcada no diapaso.


frequncia marcada no diapaso = 440 Hz fcalculada = 1/ 2,4*10-3 = 416,7 Hz 7. Produza, com o mesmo diapaso, sinais mais ou menos intensos e visualize a sua forma. 8. Registe o que observou.

Diapaso + intenso
III Gerador de sinais

Diapaso - intenso

1. Ligue um gerador de sinais ao osciloscpio. Escolha uma frequncia de cerca de 1kHz.

2. Ajuste a base de tempo e o trigger de modo a visualizar uma figura estvel com um
pequeno nmero de ciclos completos. 3. Determine o perodo e a frequncia da onda. Compare com o valor seleccionado no gerador de sinais. Valorgerador de sinais = 1,0076 KHz = 1007,6 Hz T = 1 ms = 1*10-3s f = 1/1*10-3= 1000Hz

Gerador de sinais (f = 1007,6 Hz)


4. Repita o procedimento para outra frequncia do gerador de sinais.

Gerador de sinais (f = 277,03 Hz)

5. Ligue um altifalante ao gerador de sinais e escolha uma frequncia de cerca de 1 KHz.

6. Faa variar a intensidade do sinal no gerador de sinais (amplitude).

7. O que que acontece onda que se v no osciloscpio? Registe. Aumenta a amplitude.

8. Que relao h com o som mais forte ou mais fraco que ouvido? Registe. Som mais forte maior amplitude Som menos forte menor amplitude 9. Faa variar a altura do sinal no gerador de sinais (frequncia).

f = 1910,0 Hz

f = 400,67 Hz

10. O que que acontece onda que se v no osciloscpio? Registe.


A frequncia no primeiro caso maior que no segundo caso para o mesmo intervalo de tempo.

11. Que relao h com o sinal mais grave e mais agudo que ouvido? Registe. Sinal mais grave menor frequncia Sinal mais agudo maior frequncia IV Resposta questo-problema A partir das concluses que retirou das observaes efectuadas, apresente uma explicao para a resoluo da questo-problema inicialmente formulada. A visualizao grfica das vogais de cada pessoa diferente. Ou seja cada onda sonora caracterstica de um individuo, por isso a identificao do individuo pode ser facilitada utilizando o osciloscpio.

You might also like