You are on page 1of 9

HIPERCULTURA E MODA: Macrotendncia refletida na sociedade e no indivduo

Beatriz Jorge

Resumo. A moda um preciso elemento de comunicao entre sociedade e indivduo. Este artigo vem para caracterizar a forma de estruturao da sociedade atual, fomentada pelo conceito de hipermodernidade, e observa suas consequncias no sujeito, na cultura e nos processos criativos, visando explicar o caminho que esta tendncia hipercultural trilha at chegar ao consumidor.

Palavras-chave hipermodernidade, moda, hipercultura

A fora dinmica do indivduo pluralizado uma realidade da sociedade atual. A forma livre como o qual se sintetiza, utilizando no mais uma referncia singular para a construo do seu eu, e sim uma gama abrangente de conceitos que o identificam, retificam sua busca por uma sincronia cada vez maior com o meio, e, por consequncia, com os produtos que consome. Nessa sociedade, dita primeiramente como ps-moderna, agora discutida como hipermoderna, encontramos uma srie de questionamentos a respeito de como ela se desenvolve. Os mais intrnsecos so as necessidades que surgem neste cenrio e como ele modifica a cultura, tida tambm como elemento maximizado. E como objetivo, vemos como esse novo conceito de hipercultura vm para recaracterizar os processos criativos, com nfase na moda, que entra como elemento chave do capitalismo representante dessa nova fase social.

A partir do final dos anos 70, a noo de ps-modernidade fez sua entrada no palco intelectual com o fim de qualificar o novo estado cultural das sociedades desenvolvidas., citou Lipovtski em Os Tempos Hipermodernos. Na mesma obra, o autor indica que o termo ps-moderno j no se encaixa na sociedade de hoje, evoluindo para o conceito de hipermodernidade, onde vivemos o moderno consumado, radicalizado e sem limitaes ou contramodelos. O exponente avano da globalizao, somado ao desenvolvimento acelerado das tecnologias de comunicao, moldam uma modernidade regida pelo carter excessivo da atmosfera do novo sculo. A caracterstica hiperblica do cenrio facilmente reconhecida em nossas vidas, e constatada nas mais diversas esferas sociais. So os hipermercados, as hiperclasses, o hiperterrorismo, a hiperexposio, as hiperpotncias, o hiperconsumismo, enfim, o hipercapitalismo. E ainda h mais indicadores dessa situao e seus sintomas, como comportamentos compulsivos, transtornos alimentares, a preocupao com polticas de desenvolvimento sustentvel, as aglomeraes urbanas e megalpoles e principalmente, a velocidade da informao, fomentada pela indiscutvel grandiosidade da internet. O autor ainda afirma que na hipermodernidade no h escolha seno evoluir, acelerar para no ser ultrapassado pela evoluo. E nesse ritmo intenso que no s o indivduo induzido a mudar, mas tambm toda a forma de estruturar a sociedade e a cultura.

Diferente do recm-concebido termo hipermodernidade, o conceito de cultura j foi amplamente discutido, tendo acerca de si uma conceituao bem mais definida. A cultura pode ser entendida como um conjunto constitudo por padres de comportamento, crenas, conhecimentos e costumes, que so transmitidos de gerao a gerao e que distinguem um grupo social, bem como estruturam os indivduos a interagirem com seu ambiente psquico e social (HOUSSAIS, 2001; LUBART, 2007). Sendo a cultura uma conjugao do indivduo pluralizado num grupo, e que este mesmo um indivduo hipermoderno, que interage com o seu meio cultural e social, influenciando e sendo influenciado, podemos concluir que hoje a cultura tambm carrega o carter superlativo, evoluindo para uma hipercultura. Mas como a hipercultura se define? Qual sua diferena da viso tradicional que temos da cultura?

Enxergamos at ento trs elementos: indivduo, cultura e sociedade. Estes esto intimamente ligados, e nenhum deles pode modificar-se sem gerar efeitos aos outros dois. Tendo constatado as mudanas que ocorrem no cenrio cultural, e considerando que dentro da sociedade hipermoderna (...) as condutas individuais teriam cada vez mais liberdade para compor e recompor suas orientaes e modos de vida (LIPOVETSKY, 2003), observamos que essa liberdade se estende ao conceito de hipercultura. Indo alm, contemplamos que O homem satisfaz suas necessidades fundamentadas nos significados sociais da sua cultura (MELO,SANTANA E BRITO, 2005), e tendo analisado previamente a sede por evoluo e mudana da sociedade, encontramos um indivduo cultural que bebe desse conhecimento de maneira muito mais abrangente e livre do que antes. A nova forma de entender cultura vem somada a velocidade extraordinria da comunicao e a globalizao num avano sem precedentes.

A hipercultura se define como a mesma conjuno de conhecimentos, valores e prticas, mas hiperbolizada, radicalizada. Ela vem regida pelo aceleramento social, pela pluralidade magnnima do ser e, principalmente, pela liberdade individual maximizada, onde podemos explorar uma ilimitada gama de referncias para a construo do eu. Traduzindo-se numa tendncia que claramente retrata nosso estilo de vida, a cultura do tudo agora e ao mesmo tempo acompanha uma verdadeira revoluo esttica, aonde as influncias vm de mltiplas origens e etnias, mltiplos estilos e cones. Rompendo limitaes de tempo e espao, a nova identidade cultural permite no s que a informao chegue a outro grupo social, mas tambm que este possa apropriar-se do conhecimento, adaptando-o a sua prpria realidade. a revolucionria libertao das amarras da tradio, que ao contrrio de extinguir-se, multiplica-se, gerando milhes de novas possibilidades e explorando as fronteiras da criatividade.

Afirma Alencar (1998) que a criatividade se desenvolve no mbito social e que seu decurso de pensamento tem origem na cultura. A criatividade recebe forte influncia social por meio das normas, tradies, valores, tabus e sistemas de incentivo. Outro autor fomenta os argumentos de Alencar, dizendo que a criatividade dependente do contexto, e que a cultura influencia a definio do seu processo. A insero da hipercultura dentro da sequncia criativa significa que seu formato livre, extenso e mltiplo, agora acrescenta aos artistas, designers, escritores e pensadores uma forte liberdade de criao, onde permitido ligar e combinar conceitos nunca antes imaginados. Temos hoje, a oportunidade de unir referncias de qualquer origem a fim de constituir novos cenrios, novos universos imagticos e tericos, proporcionando a criao de uma macrotendncia e saciando o anseio pela evoluo da sociedade hipermoderna.

O processo criativo vem ento como uma ferramenta auxiliadora na transformao sociocultural, ajudando a definir o conceito do fragmentado como o novo unificado, e oferecendo ao indivduo novas formas de se relacionar com o mundo. Stuart Hall nos acrescenta que o sujeito tem sua essncia, seu eu real, mas este formado e modificado num dilogo contnuo com os mundos culturais exteriores e as identidades que esses mundos oferecem. O autor sugere ainda que o conceito de identidade em si est se tornando fragmentado, composto no de uma nica, mas de vrias identidades. Atravs da gerao livre de ideias, essa macrotendncia exponente pode ser traduzida para o mercado e chegar ao alcance do indivduo. O processo criativo consciente da sociedade hipermoderna, acarreta o consumo no s dos produtos, mas tambm da identidade atrelada a essa formao de ideias. A hipercultura inova o funcionamento do coletivo, estando ligada a novas formas de interao social, sendo a boa insero nela um fator importante para o sucesso interpessoal. Supe-se que esse consumidor seja o perfeito exemplo do ser hipermoderno, que se encaixa na sociedade moda, atrelado ao consumismo, mdia, publicidade e ao tudo descartvel, valores apontados por Lipovetsky no seu livro O imprio do efmero.

Segundo CALDAS (2004), a tendncia compe um conceito que foi construdo ao longo do tempo exatamente a partir das necessidades da sociedade de culto ao novo, mudana e ao futuro, tendo como base da idia de movimento e evoluo, sendo claramente compatvel com a

hipermodernidade. E nenhuma tendncia se no a hipercultura com toda a sua flexibilidade e autonomia poderia completar e permear to bem as condies do nosso contemporneo. A correta compreenso desse universo que engloba a macrotendncia hipercultural a maneira mais significativa de conseguir atingir o consumidor hipermoderno e relacionar com cada vez mais proximidade o produto do pblico-alvo.

Desde 1920 a moda vem ganhando espao em diversos mbitos da sociedade e cultura. A forma ininterrupta da moda, que transforma o presente em ultrapassado em questo de meses, traz ao capitalismo uma frmula perfeita. Nesse sentido, conhecer o universo, os significados, e o funcionamento das tendncias da moda tornou-se estratgico para uma ampla gama de empresas, muito alm da indstria txtil e da confeco (CALDAS, 2004). Alm do formato perfeito para lidar com a sociedade hipermoderna, ela o mais consumido resultado de um processo criativo, alavancando a chegada da macrotendncia ao indivduo. A moda vai alm, sendo um instrumento de expresso de identidade precisamente cabvel ao ser hipercultural, que necessita agora de um meio para expor sua nova e explosiva forma de combinar suas referncias multiculturais.

A moda o reflexo do indivduo, da sociedade e da cultura, comunicada em tendncia e consumida em produto. A atual liberdade de expresso em conjunto com a necessidade da formao de uma identidade e da sociedade hiperconsumista, que incentiva a promoo da aparncia, resulta num formato diferente de agregar significados ao eu e, consequentemente, de gerar produtos que agradem a esse novo consumidor. A moda permite a identificao do sujeito com a sociedade dentro de si mesmo. Ela vem, por exemplo, conceder a um jovem num pas oriental emergente a oportunidade de conhecer e apropria-se de uma identidade construda em valores ocidentais. No s isso, oportuniza o resgate de ricas culturas orientais e sua insero dentro de cenrios onde so exploradas tecnologias hologrficas, digitalizando a tradio, tornando-a acessvel. Ela o veculo mais preciso de comunicao entre o sujeito e seu hipermundo.

Encontramos um cenrio positivo a respeito da globalizao e da hipermodernidade. Apesar do carter intenso e acelerado da sociedade hipermoderna, a liberdade de expresso que esta d ao indivduo e ao mercado proporciona a criao de vnculos entre povos e a difuso de diferentes culturas. Vivenciamos a fragmentao do sujeito visto como unificado, promovendo um multiculturalismo no s dentro das esferas sociais, mas tambm nas interpessoais. E, por fim, dentro dos processos criativos, identificamos a moda como ferramenta exata de dilogo contnuo entre o sujeito, a sociedade e a cultura, agora hiperbolizada, que o circunda.

REFERNCIAS

ALENCAR, Eunice M. Lima Soriano de. Promovendo um ambiente favorvel criatividade nas organizaes. Revista de Administrao de Empresas. So Paulo, 1998.

CALDAS, Drio. Observatrio de Sinais. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2004.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Ps-Modernidade. Ed. DP&A. Rio de Janeiro, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles e CHARLES, Sbastien. Os Tempos Hipermodernos. Ed. Barcarolla. So Paulo. 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. Metamorfoses da Cultura Liberal tica/mdia/empresa. Ed. Sulina. Porto Alegre, 2003

LIPOVETSKY, Gilles. O Imprio do Efmero. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LUBART, T. Psychologie de la crativit. Paris: Colin, 2003

LUBART, T. Creativity across cultures. In: Handbook of creativity. Cambridge University Press. Nova Iorque, 1999.

MEIRA, Luciano L., SPINILLO, Alina Galvo (org.) Psicologia Cognitiva: cultura, desenvolvimento e aprendizagem Recife: Ed. Universitria da UFPE, 2006.

MELO, Ana Cristina do Esprito Santo; SANTANA, Cora Maria Bender de; BRITO, Maria Elisabeth Gomes. Imaginrio feminino no consumo de cosmticos: um estudo sobre a significao das marcas de cremes faciais e o uso desses produtos para o pblico feminino. Universidade Federal da Bahia, 2005.

MIRA, Maria Helena Novaes. Psicologia da criatividade. Ed. Vozes. Petrpolis, 1972.

NAVARRI, Pascale. Moda e Inconsciente: olhar de uma psicanalista. SENAC. So Paulo, 2010.

WECHSLER, Solange Mglia. Criatividade: descobrindo e encorajando contribuies tericas e prticas para as mais diversas reas. Campinas, 1998.

You might also like