You are on page 1of 4

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Disciplina: Montagem e Manuteno de Computadores Docente: Ramon Santos Costa DICAS E TUTORIAIS

Parafusos de computador: conhea todos os tipos e seus respectivos lugares Qual a utilidade dos inmeros tipos de parafusos encontrados nos computadores? Quem j teve a curiosidade de abrir um gabinete tem uma leve noo da enorme quantidade de parafusos que compem um computador. So tamanhos, comprimentos e roscas diferentes, mas cada parafuso tem o seu lugar garantido dentro da CPU. Mesmo os usurios que esto acostumados a abrir e explorar o mundo dentro dos gabinetes encontra certa dificuldade na hora de colocar os parafusos de volta em seus devidos lugares. Foi pensando nisso que o portal Baixaki preparou este artigo, a fim de esclarecer todas as dvidas a respeito do lugar que cada tipo de parafuso deve ocupar dentro de uma CPU. Antes de comear Para no gerar confuso na hora de separar os parafusos preciso entender como os parafusos so analisados. preciso diferenciar basicamente trs coisas entre eles: comprimento, tipo de rosca e formato da cabea. Os dois primeiros critrios so os mais importantes, uma vez que no adianta querer colocar um parafuso de rosca X em um buraco com padro Y. Alm disso, parafusos mais compridos, se utilizados no lugar errado, podem causar alguns problemas no equipamento.

Para o gabinete: Esses parafusos so, certamente, os mais conhecidos pelo usurio. Isso porque so eles os responsveis por manter o gabinete montado (juntamente

com os rebites, claro). As roscas desse tipo de parafuso so grossas se comparadas s da maioria das peas que compem um computador.

Vale lembrar que o parafuso utilizado para a montagem pode mudar de um gabinete para outro, embora no seja comum isso acontecer. Placa-me e Cooler: Os parafusos para prender a placa-me ao gabinete podem ser de dois tipos:

Rosca grossa e compridos

Rosca mais fina e curtos

No geral os parafusos para fixao da placa-me vm acompanhados de arroelas vermelhas, as quais devem ser utilizadas para isolar os furos no metalizados do componente. Voc tambm pode utilizar grampos com trava como os mostrados na imagem abaixo para fixar melhor a placa-me ao gabinete, e no se esquea de ler o artigo Manuteno de PCs: como instalar placa me. Nele voc aprende todos os passos necessrios para a instalao desse componente to importante no funcionamento do computador.

Alguns coolers ainda utilizam parafusos para se fixarem placa-me. Esses geralmente possuem cabea achata e rosca grossa, do tipo auto atarraxante e so facilmente identificados em meio aos demais parafusos.

Disco rgido e drives de CD/DVD e Disquete: necessrio ter muito cuidado com os parafusos utilizados na fixao dos drives de CD/DVD e Disquete, mas a ateno deve ser redobrada ao prender o disco rgido. Isso porque os parafusos utilizados para esses componentes no podem ser muito compridos, uma vez que podem entrar em contato com a parte mecnica da pea e a danificar. Por padro os parafusos para essa funcionalidade so mais curtos do que os utilizados na montagem do gabinete. O formato da cabea tambm bem diferente, j que os parafusos utilizados em HDs possuem a cabea achatada, como mostrado na figura abaixo.

Agora que voc j conhece os principais tipos de parafusos utilizados em computadores hora de partir para a montagem de PCs.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/manutencao-de-pcs/3725-parafusos-decomputador-conheca-todos-os-tipos-e-seus-respectivoslugares.htm#ixzz2CtsFZkW8

You might also like