You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE PAULISTA SEPI SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO

SUELLEN SALAZAR FERNANDES DE OLIVEIRA

Projeto Integrado Multidisciplinar DISTRIBUIDORA 3 IRMOS LTDA.

Belm-Pa 2011

SUELLEN SALAZAR FERNANDES DE OLIVEIRA

Projeto Integrado Multidisciplinar DISTRIBUIDORA 3 IRMOS LTDA.

Belm-Pa 2011

RESUMO O principal objetivo deste projeto realizado na Distribuidora 3 Irmos, que uma empresa Paraense do ramo de distribuio de materiais de construo que atende do pequeno ao mdio porte logstico, mostrar como a empresa buscou consolidar-se o mercado de trabalho, visando sempre a oferecer um padro de qualidade em seu produtos dando a seus clientes um atendimento pontual e eficiente. que por ser um emergente na reposio de mercadorias das lojas de forma rpida est dotada de uma equipe de vendedores treinados que buscando sempre o diferencial.

SUMRIO 1.Fundamentos de Administrao...............................................................................4 1.1 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organizao..............................4 1.2 Natureza e Ramo de Atuao.....................................................................4 1.3 Organograma..............................................................................................5 2. Comunicao empresarial.......................................................................................5 3. Tcnicas de Informtica...........................................................................................5 4. Matemtica Aplicada................................................................................................6 5. Economia e Mercado...............................................................................................6 6. Gerenciamento de Pessoas.....................................................................................6 7. Concluso................................................................................................................7 8. Referncias Bibliogrficas........................................................................................8

1. Fundamentos de Administrao 1.1. Dados e fatos relevantes da origem da organizao A distribuidora 3 Irmos est localizada na Rodovia Transcoqueiro n256 no bairro do Coqueiro, na cidade de Ananindeua, registrada com o CNPJ 10698687/0001-34 e Razo social JMP Comrcio Atacadista de Materiais de Construo LTDA. Foi fundada em 2004 por Jomar Rodrigues de Oliveira e hoje se destaca por seu dinamismo e ousadia buscando sempre manter-se no mercado atacadista como referencia e que para isso utiliza uma variada linha de produtos que atendem e satisfazem as necessidades dos clientes. Ao longo dos anos a empresa estabeleceu parcerias com fornecedores a fim de buscar inovaes na rea para elevar o padro de vida da sociedade e superar as expectativas dos clientes. A empresa criou uma filosofia prpria que : ter conscincia e competncia, ser responsvel em tudo que se faz de forma com que os resultados sejam sempre percebidos em aes para o bem comum, gerando assim confiana, e procurando respeitar todas as pessoas de modo geral, honrando os compromissos assumidos com seus clientes, colaboradores e fornecedores. 1.2. Natureza e Ramo de atuao A distribuidora 3 Irmos atua no mercado atacadista, sendo que uma empresa de pequeno porte constituda por 38 colaboradores, divididos em presidente, diretores, gerentes, supervisores e vendedores e ainda no possui filiais. A empresa possui um leque de produtos que vai desde o pequeno parafuso a materiais eltricos e hidrulicos. Tem como principais fornecedores a Golden, Plastilit, Cardinali, Deca, Tigre. Seu pblico alvo a pequena, mdia e grande loja varejista do ramo.

1.3.

Organograma A empresa utiliza o organograma do tipo vertical que se baseia na hierarquia

organizacional, onde existe um Presidente e uma diretoria para cada setor.

PRESIDENTE

DIRETORIA COMERCIAL

DIRETORIA ADMINISTRATIV A

DIRETORIA FINANCEIRA

VENDAS

COBRANA

2. Comunicao empresarial A distribuidora 3 Irmos utiliza como principal meio de comunicao entre seus funcionrios, clientes e fornecedores os recursos de telefonia (fixa e mvel), e-mail, faxes e reunies peridicas, recursos os quais alm de manter o seu quadro funcional bem informado a respeito de tudo que ocorre dentro da empresa, promove a melhoria de sua imagem. 3. Tcnicas de informtica O parque computacional da empresa conta com 7(sete) computadores e um link de banda larga, todos conectados em rede com a topologia cliente servidor, onde na mquina servidora est concentrado todos os arquivos da empresa, impressoras e encontra-se tambm instalado o sistema Comersys, que tem como principais funes o controle de estoque, frente de caixa, cadastro e controle de funcionrios clientes e fornecedores.

4. Matemtica aplicada O programa Comersys utilizado na empresa fornece um controle financeiro dirio no qual contm toda entrada, sada, e saldo do caixa. Existe tambm uma planilha de fundo fixo, utilizado pelo gerente administrativo e financeiro, onde feito os lanamentos contbeis da empresa. A empresa utiliza como acordo com seus clientes, para pagamento de dvidas atrasadas, o seguinte: sempre aps 5 (cinco) dias de atraso a divida protestada, cobrando-se uma taxa de juros de 10% a.m. 5. Economia e mercado A empresa teve como principal dificuldade em seu inicio a captao de recursos financeiros junto as instituies bancrias, pois tratava-se de uma empresa nova em um mercado bastante concorrido. Aps 7 (sete) anos a empresa consolidou-se no mercado e manteve a demanda e oferta dos produtos sob controle e desta forma consegue satisfazer o anseio dos seus clientes de acordo com as exigncias do mercado. 6. Gerenciamento de pessoas Em uma empresa as pessoas em primeiro lugar devem realmente descobrir o seu valor para aquela organizao e perceber a importncia do seu trabalho para o crescimento de um todo, e a partir do momento que ela percebe este valor como ser humano participativo e tambm responsvel por um crescimento do trabalho, o seu existir deixa de ser mecnico e passa a ter um valor humano, com isso o setor RH est possibilitando de maneira mais fcil a descoberta do valor deste funcionrio para a empresa e desta forma que a Distribuidora 3 irmos se preocupa em dispor de diversas ferramentas (treinamentos, palestras, etc) que buscam motivar os seu colaboradores, pois est atenta todos os processos existentes que do nfase ao fator humano.

7. Concluso Com o passar dos anos as empresas de distribuio de materiais de construo tornaram-se cada vez mais competitivas visto que passaram a vender produtos semelhantes com preos reduzidos. Em meio a tantas dificuldades a empresa consegue se manter firme no mercado, graas a fidelidade adquirida junto aos seus clientes, fato que s foi possvel devido ela manter um atendimento diferenciado e um estoque formado por produtos com qualidade e grande aceitao no mercado.

8. Referncias bibliogrficas

Aula do PIM. Material do 1 semestre de Gesto de Recursos Humanos UNIP. Entrevista com o Diretor da empresa o Sr. Andrei de Oliveira.

You might also like