You are on page 1of 2

Quais os motivos que levam os portugueses a emigrar?

Devido sobretudo ao regime ditatorial instalado, muitos portugueses viram na emigrao uma soluo para melhorarem as suas condies de vida. Este regime, inicialmente dirigido por Antnio de Oliveira Salazar, era caracterizado pela supresso das liberdades ( polcia poltica, um nico partido, etc) ; defesa intransigente do nacionalismo; enquadramento da juventude e dos adultos ( Mocidade e Legio Portuguesa) ; poder ditatorial e culto do chefe. Desta forma, cerca de um milho de portugueses emigraram para diversos pases em especial na Europa, em busca de melhores condies de vida e de liberdade de expresso.

Quais os principais destinos de emigrao na dcada de 60 do sculo passado? Os principais destinos de emigrao dos portugueses eram Frana, Alemanha e Estados Unidos.

Qual a posio de Salazar perante a questo colonial? Salazar entendia que as possesses portuguesas faziam parte integrante de Portugal, sendo as colnias consideradas, segundo a reviso constitucional de 1951, provncias ultramarinas. Todo o regime considerava Portugal um pas pluricontinental e multirracial que se estendia de Minho a Timor. A poltica colonial portuguesa levou ao isolamento do pas a nvel internacional mas Salazar manteve a sua posio relativamente poltica colonialista.

E Marcello Caetano que lhe sucede no cargo, tem a mesma posio? Marcello Caetano relativamente questo colonial tinha a mesma posio que Salazar e durante o seu mandato nada mudou. As tropas portuguesas continuavam a combater em Angola, Guin e Moambique e o governo portugus recusava qualquer negociao com vista a resolver o problema.

Nas notcias da RTP do dia 25 de abril de 1974, o que destacarias? Nas notcias da RTP do dia 25 de abril de 1974, destacaramos o facto do Movimento das Foras Armadas ter sido indispensvel para libertar o pas da opresso. Em primeiro lugar, estabeleceu o controlo da situao poltica em todo o pas. De seguida, ocupou diversos pontos estratgicos e levou a cabo um programa de salvao do pas e de restituio das liberdades cvicas. At estabilizao do conflito, foi pedido populao que permanecesse em casa e aos estabelecimentos comerciais o encerramento. Foram igualmente requisitados os mdicos e o pessoal de enfermagem nos hospitais, embora o objectivo no fosse derramar sangue.

Qual a inteno dos militares ao cercar o Quartel do Carmo? O objetivo alcanado? A inteno dos militares, ao cercar o Quartel do Carmo, era de encontrar o Presidente do Conselho e outros membros do seu governo, de forma a pr fim ao regime instalado. Este objetivo alcanado por volta das 18 horas a entrada forada no Quartel. Como caracterizarias a ao dos militares? Hesitante, determinada, moderada, violenta? Justifica atravs das imagens. A aco dos militares era: determinada pois procuraram sem hesitaes, derrubar o regime que vigorava em Portugal e moderada, pois apesar do seu objetivo e do armamento no recorreram

violncia fsica.

Parece-te adequado dizer que o golpe militar do 25 de abril rapidamente se tornou um movimento popular? Justifica. Na nossa opinio, parece-nos adequado dizer que o golpe militar do 25 de Abril, rapidamente se tornou num movimento popular, pois a populao estava cansada de um regime de opresso onde as liberdades fundamentais no eram respeitadas. Desta forma, a adeso ao movimento rapidamente se espalhou por todo o pas.

You might also like