You are on page 1of 8

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes

Introduo
Com o aumento das atividades do homem, surge a necessidade de organizar as informaes de forma prtica .Surge, ento o computador, que ao processar os dados ir mostrar os resultados desejados, de forma rpida e objetiva. Quando fazemos um desenho num papel, e resolvemos pint-lo, estamos alterando um dado ou seja o desenho, o computador ir fazer o mesmo procedimento. A informao na informtica, passa pr trs estgios. Entrada de dados Quando inserimos informaes no computador. Processamento de dados Quando o computador trabalha com as informaes ou dados. Sada de dados Quando sai o resultado das informaes ou dados mostrados pelo computador.

O que Hardware e Software?


Hardware: E toda parte fsica do computador como as placas memrias processador etc. Software: E toda parte lgica do computador como programas e aplicativos etc.

Unidade de medida de informao


No e possvel medir a quantidade de informao armazenada em um computador utilizando as unidades de medida convencionais, para esta finalidade, foram criadas unidades de medida especificas pois o computador no interpreta as caracteres conforme ns interpretamos, para ele existe apenas duas situaes possvel: 0 1 Sim No Certo Errado Ligado Desligado BIT- A menor unidade de medida BYTE E o conjunto de 8 bits que combinados formam um caracter (ou seja uma letra ou numero) Ex.: 00000011=3. Portanto a palavra NET CONTROL tem 11bytes, contando com o espao em branco.

Perifricos, o que isso?


Perifricos: So componentes utilizados pelo computador para se comunicar com meio externo sendo eles divididos em : Perifrico de entrada: So os que mandam informaes (dados) para o computador como teclado mouse etc.
_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 1

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes Perifricos de Sada: So os que demostram o resultado da processamento das informaes como monitor impressora etc.

Instalao eltrica
Falar sobre a Rede de energia Eltrica pode parecer algo fora de um curso de montagem de computadores, mas se a rede em que for ligado o computador no estiver bem preparada, podem ocorrer choques ao usurio ou danos ao equipamento. Nas casas ou escritrios, normalmente as redes de energia apresentam dois fios. Um desses fios denominado FASE e o outro denominado NEUTRO. A tenso normalmente 110 ou 120 Volts, mas em algumas cidades e regies a tenso pode ser de 220 Volts. Qualquer computador pode ser ligado a essas redes, e funcionar sem problemas. Entretanto, existe uma norma para tomadas de alimentao de microcomputadores, ela deve ser usada sempre, afim de evitar inverso de fase entre equipamentos interligados. Vamos supor, uma impressora ligada ao PC, caso ocorra uma pane no micro e o neutro entre em curto com o gabinete, e na impressora a fase que esta em contato com o gabinete, teremos um curto circuito com possveis danos aos dois equipamentos, por isto importante seguir as normas de aterramento.

Aterramento
O fio TERRA um fio ligado a uma haste de metal que dever ser enterrada sob aproximadamente dois metros de solo orgnico. O aterramento protege contra interferncias, choques eltricos e contra a eletrosttica. Para maiores informaes de como fazer um bom aterramento, deve-se consultar a normas NBR 5410 da ABNT. A figura abaixo mostra como deve ser as posies da fase, neutro e terra em uma tomada. Ex.

NEUTRO

FASE

FASE

TERRA 110Volts 220 Volts

Outra maneira de descobri se a tomada onde o computador ira ser ligado de 110 ou 220 Volts ser a utilizao de Multmetro do qual poderemos contar algumas vezes para nos auxiliar em nosso trabalho como Tcnico.

_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 2

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes

Energia Esttica
Voc sabia que seu corpo pode reter energia esttica? O nome dessa energia Esttica. Por causa do atrito, nosso corpo pode ficar carregado dessa energia, que pode causar danos aos componentes do computador, quando em contato direto. Materiais como l e os carpetes possibilitam pessoa reter uma carga maior de Esttica. Se voc for montar uma bancada, o ambiente mais apropriado ser o cho revestido de uma cobertura de borracha, e de bancadas tambm com revestimento de borracha, alem da utilizao da pulseira anti - esttica. A pulseira anti esttica composta por um fio de cobre que dever ser ligado ao fio terra da tomada. Porm na maioria das resistncias no h aterramento, tornando assim intil a pulseira antiesttica. Nesse casos uma sada descarregar a esttica do corpo segurando por algum tempo um corpo grande de metal. Quanto maior o corpo, mais esttica ele poder absorver. Note que de nada adiantar segurar um parafuso por exemplo. Outro cuidado importante e verificarmos se o corpo de metal utilizado no est isolado por algum tipo de cobertura ou pintura isolante. Um meio utilizado, apesar de ser pouco recomendvel por ser um corpo relativamente pequeno, o prprio gabinete do computador. Esse meio de descarregar a esttica do corpo s dever ser utilizado quando no houver nenhum meio apropriado no momento.

Sistemas de Proteo
Filtros de Linha: O filtro de linha ir proteger seu equipamento contra piques de energia, e contra rudos na linha. Ele composto por fusvel. Deve-se tomar cuidado com filtros de linha que no possuem os elementos de segurana necessrios, sendo apenas extenses de tomada. O filtro de linha ineficaz contra baixas de energia. Que so to prejudiciais quanto os excessos. A grande vantagem dos filtros de linha e o baixo custo. Estabilizadores de Tenso: Este equipamento protege o seu aparelho contra variaes de energia eltrica e interferncias. Deve-se adquirir um estabilizador que comporte a soma da potncia gasta plos aparelhos que iro ser ligados nele. O estabilizador ineficaz contra a falta de energia.

_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 3

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes No-Break: O no-break ir manter seu equipamento operante mesmo com a fala total de energia eltrica por um determinado espao de tempo. O no-break utilizado normalmente em ambientes de rede. O grande problema o alto custo.

Gabinete
O gabinete a parte do microcomputador, onde so instalados todas placas e perifricos. Os modelos so o AT, ATX e AT com fonte ATX, tendo como diferenciais a fonte de alimentao, furaco geral das peas e seu tamanho, sendo o ATX que o AT. importante observar a pot6encia da fonte de alimentao do gabinete, ela deve dimensionada para suportar todos os perifricos a serem instalados no gabinete. Esta potncia varia de 230W a 300W. Existem muitos modelos de gabinete no mercado, mas todos possuem caractersticas de funcionamento semelhantes. Fonte de alimentao Fornece energia eltrica em diversas tenses para o microcomputador. Painel frontal Onde esto localizados os mostradores de botes. Painel Traseiro Onde esto localizados os conectores das sadas de comunicao e perifricos. Chassi Forma a estrutura que sustenta todos o microcomputador. Tampa Protege os componentes internos do microcomputador.

Fonte de Alimentao
A fonte de alimentao utilizada nos microcomputadores do tipo chaveada. Este tipo de tecnologia aumenta o rendimento e torna a fonte mais compacta. FONTE ATX Cor do Fio Nome do Sinal Laranja +3,3V Azul -12V Preto vermelho Cinza Lils Amarelo Verde Branco Terra +5V Power good +5V (standby) +12V PS-ON -5V FONTE AT Cor do Fio Nome do Sinal Laranja Power good Azul -12V Preto vermelho Amarelo Branco Terra +5V +12V -5V

O Sinal Power Good, fornece s placas uma tenso de 5V atrasada em relao aos 5V dos demais pinos, quando o micro ligado. Esta tenso atrasada, inicializa as placas, ou seja, funciona como um reset.

A seguir temos os conectores de sada.


Um conector com 20 pinos, alimentar a placa me. Um segundo conjunto com quadro fios cada conector, para alimentao dos discos HD, Driver e CD Rom
_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 4

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes ou outro perifrico. E quatro fios mais grossos que, se necessrios, sero ligados chave Lig. / Des. branco, Azul, Preto e Marrom. Algumas fontes possuem um pequeno conector, para fornecer 5 Volts ao mostrador de velocidade (display)

ATX AT

Chave LIG/DESL.
utilizada para ligar e desligar o microcomputador. Nela so ligados quatro fios coloridos que devem ser ligados conforme indicado na tampa da fonte de alimentao. Mas geralmente eles seguem o padro mostrado abaixo:

A figura acima mostra os dois tipos mais comuns de chaves, vistas dos do lado contatos. O ressalte nelas indica a separao entre os plos.

Mother board, Main board ou Placa Me


a maior placa do PC, onde todos os componentes esto conectados. A placa me funciona como via de acesso dos dados que so compartilhados entre todos os componentes do micro, permitindo assim a troca de informaes entre eles. Outro fator que deve ser observado quando for escolher uma Placa Me e se esta ON-BORD ou OFF-BORD esta diferena entre On-bord e Off-bord e observada tanto no custo como no desempenho de um determinado computador.
_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 5

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes Segue Abaixo uma lista de itens que podem compor uma Placa me. Manual: Sempre que voc for adquirir uma placa me, ou um computador j montado, exija o manual da Placa Me. Slots padro ISA: um slot que surgiu com o XT e evolui. Hoje esta sendo substitudo pelo slot PCI. Possui um barramento mais lento que trabalha com dados a 16 Bits e pode acessar no mximo 16 Mb de memria RAM Slots padro PCI : um slot criado pela INTEL e foi desenvolvido para substituir o ISA . Possui um barramento mais rpido trabalha com dados de 32bits e pode operar com uma freqncia que depende da velocidade da Placa Me. Slots padro AGP: Os Slots PCI no so rpidos o bastante para trabalhar com aplicaes de animaes 3D ou vdeo. O padro AGP permite uma interface de vdeo comunicar-se diretamente com a memria RAM, ao invs de guardar dados complexos na memria de vdeo, como por exemplo o dado responsvel pela profundidade das imagens 3D. Esse tipo de slots opera a uma barramento de 66mhz de velocidade e 32 bits de dados. Conectores IDE : Locais onde conectamos os cabos de dados dos perifricos IDE (HD, CD ROM e ZIP DRIVE etc.) Conector de FDC: onde conectamos o cabo de dados da leitora de disquete. (Driver de Disquete) Conector para Fonte de alimentao : Local onde conectamos cabos de alimentao de energia da fonte, fora para a alimentao da Placa Me Conector DIM: Normalmente os teclados utilizam esse tipo de conector. Banco de instalao de Memria RAM SIMM 30 vias: So em nmeros de 4 onde conectamos os mdulos de memria RAM SIMM de 30 vias. Banco de instalao de Memria RAM SIMM 72 vias: So em nmeros de 4 onde conectamos os mdulos de memria RAM SIMM de 72 vias. Bancos de instalao de Memria RAM DIMM 168 vias: A quantidade desses bancos varia de acordo com a Placa Me p/ Placa Me o local onde conectamos os mdulos de memria RAM DIMM de 168 vias. Conectores das Portas Seriais: Tambm conhecidos como COM1 e COM2 , onde so conectados mouse e modem externo. Conectores da porta paralela: Tambm chamados de LPT1, onde conectamos perifricos como impressora e scanner. Memria ROM (BIOS): Chip onde est gravado o programa de configurao bsica da Placa Me. Bateria: a bateria que ir alimentar a ROM.
_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 6

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes Socket 7: o conector onde iremos colocar o processador do computador. Existem outros tipos de conectores, como o Slot 1 e o Slot A e outros. Memria CACHE : um tipo de memria RAM esttica que tem como principal caracterstica a alta velocidade e alto custo. Slot Coast:: Modulo de cache removvel onde pode ser utilizado para expanso de memria CACHE.

Estrutura de uma Placa Me

_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 7

NET CONTROL Cursos Profissionalizantes

Processadores
O Processador o principal componente responsvel pelo processamento de dados. Todas as informaes que precisam ser processadas pelo computador passam pelo processador, ou seja como se toda a base do computador estivesse apoiada em um nico componente, o microprocessador, por isso ele considerado o componente central do micro, ou o crebro do computador. Os computadores s puderam ser projetados em virtude da criao desse pequeno gigante, e sua evoluo est ligado diretamente a evoluo dos computadores sendo o motivo pelo qual se costuma referenciar o micro pelo nome do processador.

_______________________________________________________________________________ CURSO DE HARDWARE Pgina 8

You might also like