You are on page 1of 7

Capitulo 1 A Estrutura e a Norma de Gerenciamento de Projetos 1.

. Qual a forma de organizao retm muitas caractersticas de uma organizao funcional e trata o papel do gerente de projetos mais como um coordenador ou facilitador do que como um gerente? a) Projetizada. b) Coordenada. c) Matriz forte. d) Matriz fraca. 2. As principais fontes de falha no projeto so: a) Falta de estrutura matricial forte ou projetizada, definio de escopo deficiente e falta de plano de gerenciamento do projeto. b) Falta de compromisso ou apoio pela alta gerncia, desarmonia na equipe do projeto e falta de liderana pelo gerente do projeto. c)Necessidades do cliente deficientemente identificadas, uma equipe de projetos geograficamente dispersa e pouca comunicao com o cli ente at o projeto ser entregue. d) Necessidade do cliente deficientemente identificadas, requisitos do projeto especificados inadequadamente e planejamento e controle deficiente. 3. O objetivo principal do gerenciamento dos interessados no projeto : a)Identificar todos os usurios potenciais do projeto para assegurar a anlise completa dos envolvidos b) Evitar crticas ao projeto desenvolvendo uma lista de respostas para conhecer as opinies dos envolvidos. c) Ser proativo na reduo das atividades que p odem afetar o projeto adversamente. d) Criar um ambiente de boa vontade para o caso de aumento do prazo e do custo. 4. A principal preocupao do patrocinador do projeto durante as atividades de integrao : a) O custo de integrao. b) A quantidade de trabalho tcnico a ser realizado em cada departamento. c) O nmero de departamentos envolvidos. d) O envolvimento do cliente durante a integrao. 5. Qual dos seguintes pode ser ativamente envolvido durante as atividades de gerenciamento do projeto: a) Gerente do projeto b) Gerente do projeto e departamento de projetos ( Project Office ). c) Gerente do projeto, departamento de projetos ( Project Office ) e equipe funcional. d) Gerente do projeto, departamento de projetos ( Project Office ) e equipe funcional e patrocinador. 6. A principal vantagem da estrutura matricial: a) Fcil comunicao. b) Mais de um gerente a se reportar. c) Melhor controle do gerente de projetos sobre os recursos. d) Possui pessoal administrativo extra. 7. Sadas de fase, pontos de concluso e passagens de estgio so usados para quais propsitos? a) Medir valor realizado. b) Determinar se o projeto deve continuar na prxima fase. c) Comunicar marcos aos interessados.

d) Planejar o prximo estgio do projeto. 8. Qual das seguintes alternativas verdadeira sobre processos essenciais de planejamento? a) Podem interagir uns com os outros, dependendo da natureza do projeto. b) Possuem dependncias claras que requerem que sejam executados essencialmente na mesma ordem. c) Dependncias so dependentes da natureza do projeto. d) So gerenciados pelos mesmos membros da equipe atravs do projeto. 9. No planejamento do projeto pode haver muitas divergncias entre os interessados, mas ser privilegiado o ponto de vista do (a) _______ _____ a) Patrocinador b) Cliente. c) Gerente do projeto. d) Equipe. 10. A maior diferena entre o project coordinator e project expeditor : a) Numa empresa em que existe a figura do project expeditor no existe forte compromisso com os projetos. b) O coordenador do projeto no pode tomar decises. c) O coordenador do projeto se reporta a nveis gerenciais mais altos da empresa. d) O project expeditor atua somente como um intermedirio entre a gerncia e a equipe do projeto. Capitulo 2 Gerenciamento da integrao 1. Uma equipe de projeto est realizando um exerccio de lies aprendidas para um projeto. Qual das seguintes no seria uma recomendao tpica desse exerccio? a) No espere que apenas porque um projeto similar a um projeto anterior ele i r acontecer da mesma forma. b) Deixe vrias atividades com dependncias externa no caminho crtico. c) A equipe do projeto no deve esperar conseguir comprimir o cronograma sem afetar o custo e a funcionalidade. d) Todas as alternativas anteriores poderia m ser recomendaes tpicas. 2. Stakeholderes (interessados) do projeto so indivduos e organizaes ativamente envolvidos com o projeto, ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pelos projetos. Com base nesta definio, qual dos seguintes indivduos ou grupos no um stakeholder do projeto? a) O cliente. b) A comunidade onde o projeto acontece. c) O sponsor (patrocinador). d) Todos os anteriores pode ser stakeholders (interessados) do projeto. 3. O plano de gerenciamento do proj eto utilizado para: a) Aprimorar habilidades de gerenciamento em geral. b) Facilitar a comunicao entre os stakeholders (interessados). c) Fornecer uma medida de progresso varivel. d) Desenvolver aes corretivas. 4. Ao rever seus relatrios de valor do trabalho realizado, voc percebe que seu teste de integrao da aplicao est sendo executado na frente do cronograma.

Voc se d conta de que pode fazer o pessoal testar algumas melhorias, aumentando desta forma a qualidade do produto, ainda se manten do dentro do cronograma e do oramento. Isto um exemplo de? a) Relatrio de desempenho. b) Controle integrado de mudanas. c) Controle de mudanas de cronograma. d) Valor do trabalho realizado. 5. Como gerente do projeto voc decidiu estabelecer um comi t de controle de mudanas que ser responsvel por aprovar ou rejeitar mudanas propostas para seu projeto. Quando definiu o comit, voc estabeleceu procedimentos especficos que iro governar sua operao. Os procedimentos requerem que todas as mudanas aprovadas sejam refletidas no(na)? a) Estrutura analtica do projeto. b) Plano de gerenciamento do projeto. c) Plano de garantia da qualidade. d) Linha de base de alterao de escopo. 6. Controle integrado de mudanas requer todas as seguintes alternativ as, exceto: a) Garantia que mudanas no escopo do produto estejam refletidas no escopo do projeto. b) Manter a integridade da linha de base. c) Fazer ajustes de processos como um resultado de deficincias. d) Coordenar mudanas atravs das reas de conheci mento. 7. Para a equipe do projeto, o documento mais importante para integrar as atividades durante a execuo do projeto : a) O plano de gerenciamento do projeto ( Project Plan ). b) A declarao de escopo ( Scope Statement ). c) A linha de base ( baseline ) do escopo. d) Curvas S. 8. Um Change Control Board (CB) : a) Um grupo de s takeholders (interessados), constitudo formalmente, responsvel por assegurar que apenas uma quantidade mnima de mudanas ir ocorrer no projeto. b) Um grupo, formal ou informal, de membros da equipe do projeto responsvel pelas mudanas no projeto. c) Um grupo de stakeholders (interessados), formalmente constituindo, responsvel por aprovar ou rejeitar mudanas nas linhas de base ( baseline ) do projeto. d) O gerente do projeto e a lguns membros-chaves da equipe trabalhando para assegurar o controle de custo e tempo, durante o ciclo de vida do projeto. 9.Gerenciamento da configurao todo e qualquer procedimento documentado utilizado para dar um direcionamento tcnico -administrativo no sentido de: a) Controlar aumento de custo. b) Identificar e corrigir problemas que surjam nas reas funcionais de implementao do projeto. c) Identificar e documentar caractersticas fsicas de um item ou sistema. d) Testar novos sistemas. 10. O gerenciamento da integrao do projeto inclui o seguinte processo: a) Elaborao do plano de gerenciamento do projeto. b) Planejamento do escopo. c) Definio de escopo.

d) Verificao de escopo. Capitulo 3 Gerenciamento do Escopo 1. Um gerente de projeto s deve usar _______________ para certificar -se de que a equipe sabe claramente qual o escopo est includo em cada uma de suas tarefas. a) Um escopo do trabalho do projeto. b) Um Termo de Abertura do Projeto. c) Um dicionrio da EAP. d) Uma Declarao de E scopo. 2. Todas as seguintes so necessrias para criar a EAP, exceto...... a) Informao Histrica. b) Termo de Abertura do Projeto. c) Premissas. d) Declarao de escopo. 3. Ir do Nvel 3 para o Nvel 4 na Estrutura Analtica do Projeto pode resultar em: a) Menos acuracidade de estimativa. b) Melhor controle do projeto. c) Menores custos de relatrio de status. d) Uma maior chance de que algo seja negligenciado. 4. Um gerente de projeto a credita que modificando o escopo do projeto pode prover valor adicional ao produto para o cliente. Qual deve ser a primeira atitude do gerente do projeto? a) Mudar a base de referncia de escopo. b) Preparar um relatrio de impacto das mudanas. c) Convocar uma reunio do Comit que aprova as mudanas. d) Adiar a modificao at que o escopo original (base de referncia) do projeto seja completado. 5. Utilizando a estrutura analtica abaixo, um tpico pacote de trabalho seria: 1.0. Desenvolvimento de softw are 1.1. Projeto do sistema 1.1.1. Modelagem funcional 1.1.2. Modelagem de dados 1.2. Implementao a) Desenvolvimento de software. b) Projeto do sistema. c) Implementao. d) Nenhuma das alternativas anteriores. 6. Assinale a assertiva false: a) Gerentes distintos podem gerar EAP diferentes para o mesmo escopo de um projeto. b) O processo de verificao de escopo ocorre no final de cada fase do ciclo de vida do projeto. c) O processo de controle de mudanas de escopo utiliza os procedimentos estabelecidos pelo Plano de Gerenciamento de Escopo. d) O gerente do projeto autoriza ou no as mudanas de escopo aps a avalizao dos impactos das mesmas no projeto. 7. Um gerente de projeto descobre, durante o planejamento, que parte do escopo do trabalho est ind efinida. Ele deve: a) Continuar a planejar o projeto para o escopo que j est pronto.

b) Fazer o que puder para ter o escopo do trabalho definido. c) Esperar at o escopo do trabalho ser definido e efetuar uma mudana no projeto. d) Reclamar com o seu ger ente. 8. No escopo de um projeto esperado ter mudanas se: a) O gerente de projeto fizer estimativas de custos sem ter uma concepo do projeto. b) Houver simplificao (subestimativa) da natureza do trabalho a ser executado. c) Um objetivo claro do pro jeto no for estabelecido. d) Todas as alternativas anteriores so possveis, de acordo com a situao. 9. Como gerente de projetos snior em sua empresa, foi pedido a voc, pela gerncia snior, que estabelecesse um escritrio de gerenciamento de projeto s. A gerncia tambm informou que o PMO acompanhar 25 projetos de TI de uma s vez e eles gostariam que esse sistema fosse um repositrio on -line de todos os dados do programa e coletasse descries de todos os componentes de trabalho dos 25 projetos. Esta informao ser utilizada para ajudar a formular: a) O modelo de estrutura analtica do projeto. b) Os relatrios de gerenciamento do valor do trabalho realizado. c) O plano de contas. d) O dicionrio da estrutura analtica do projeto. 10. O processo de escolher e documentar a melhor abordagem para alcanar os objetivos do projeto parte do processo de: a) Verificao do escopo. b) Controle do escopo. c) Planejamento do escopo. d) Definio do escopo. Capitulo 1 1D 2D 3C 4A 5D 6C 7B 8B 9B 10C Capitulo 2 1B 2D 3B 4B 5B 6C 7A 8C 9C 10A Capitulo 3 1C 2B 3B 4B 5C 6D 7B 8D 9D 10C Capitulo 4 1B 2D 3B 4A 5A 6A 7D 8D 9C 10C

ADMINISTRAO GERAL 51- De uma forma geral, pode -se afirmar que os projetos possuem as seguintes caractersticas, exceto: a) tm objetivos definidos. b) so no-repetitivos, ou seja: inexistem dois ou mais projetos iguais. c) eliminam a incerteza quanto aos resultados. d) ocasionam mudanas na organizao. e) tm um perodo de tempo limitado, com incio e fim bem definidos. 52- Sobre o plane jamento baseado em cenrios, correto afirmar que: a) suas linhas metodolgicas deram origem s escolas de lgica intuitiva, de tendncias probabilsticas e de anlise prospectiva. b) considera eventos como sendo sries mtricas que se modificam gradualme nte ao longo do tempo, apresentando variaes de longo prazo e causando mudanas contnuas no sistema. c) a escola de tendncias probabilsticas despreza o uso da opinio de especialistas.

d) considera tendncias como sendo fenmenos categricos que podem ocorrer ou no, em determinado momento no futuro, repentina e inesperadamente, ocasionando impacto importante no comportamento do sistema. e) contribui para diminuir a fl exibilidade do planejamento, uma vez que, estabelecida a viso de futuro, no mais se deve alterar o plano estratgico. 53- Uma adequada compreenso do tema processo decisrio implica ter como corretas as seguintes afirmaes, exceto: a) um problema cuja soluo n o dispe de alternativas j est, por si s, resolvido. b) um nico problema pode ser percebido de formas diferentes por diferentes indivduos. c) o processo racional de tomada de deciso no exclui o uso da subjetividade. d) mesmo a melhor deciso pode a carretar um resultado desastroso. e) a tomada de deciso em equipe prefervel tomada de deciso individual. 54- O trabalho em equipe pressupe que a (o): a) equipe trabalhe, simultaneamente, no mesmo locus. b) lder delegue responsabilidade. c) lder seja sempre democrtico. d) crtica seja evitada. e) diversidade seja respeitada. 55- Ao optar pela liderana situacional, um gestor de pessoas deve: a) conduzir a maturidade de trabalho do liderado, com o cuidado de no interferir em sua maturidade psicolgica. b) adotar um estilo diretivo para quem apresenta maturidade mdia ou alta. c) identificar a maturidade mdia do grupo e, com base nisso, adotar um estilo nico para todos os liderados. d) levar os indivduos ao seu mais elevado nvel de desempenho, mediante a liderana eficaz de um a um. e) saber que competncia a combinao da motivao e da confiana do indivduo em sua capacidade de atingir um objetivo ou de realizar uma tarefa. 56- Sobre o tema comunicao organizacional, correto afirmar que: a) tanto o emissor quanto o receptor so fontes de comunicao. b) redigir com clareza condio suficiente para que a comunicao seja bem sucedida. c) quando operada em fluxo descendente, a comunicao considerada formal. d) a comunicao informal deve ser evitada e desprezada. e) o uso do melhor canal disponvel elimina a ocorrncia de rudos. 57- No mbito da gesto da informao e do conhecimento, correto pressupor que: a) o uso intensivo da tecnologia da informao visa criao de um repositrio de solues prontas, a serem aplicadas pela organizao na resoluo de novos problemas. b) o conhecimento pode ser obtido no ambiente externo da organizao, inclusive junto a organizaes concorrentes.

c) a adoo de uma base tecnolgica d e primeira linha garante uma cultura do conhecimento no seio da organizao. d) o conhecimento tcito diz respeito aos indivduos, no devendo ser alvo de interesse da organizao. e) medida em que o repositrio de conhecimentos ampliado, a experimenta o passa a ser desnecessria. 58- Para uma adequada prtica da funo controle, necessrio saber que: a) todos os possveis objetos devem ser controlados de forma censitria. b) o controle prescinde do estabelecimento de padres. c) controlar , eminen temente, comparar. d) o controle prvio no gera feedback. e) a avaliao quantitativa prefervel avaliao qualitativa. 59- Assinale a afirmativa correta. a) Tudo que efetivo tambm eficiente. b) Tudo que eficaz tambm eficiente. c) Algo no pode ser efetivo se no for eficiente. d) Algo pode ser eficaz e no ser eficiente. e) Algo no pode ser eficaz se no for eficiente. 60- Sobre a incorporao de novas tecnologias de informao, correto afirmar que: a) pouco influencia a estrutura organizacional. b) representa uma fonte de incerteza para as organizaes. c) dificulta o controle, por tornar mais amplo o acesso ao fluxo informacional. d) contribui para a ampliao dos nveis gerenciais. e) seu objetivo maior a reduo de custos oper acionais. 51 C 52A 53E 54E 55D 56 A 57B 58C 59D 60B

You might also like