You are on page 1of 3

Nome:

n AVALIAO DE BIOLOGIA

srie:

1- O que seleo natural? 2- Por que a mutao um dos principais fatores evolutivos? 3- Por que atualmente no podemos aceitar a explicao de Lamarck para o processo evolutivo?
4-

A teoria sinttica da evoluo ou neodarwinismo admite como principais fatores evolutivos: I - mutao II - lei do uso e desuso III - recombinao gnica IV - seleo natural Esto corretas: a) apenas I, II e III. b) apenas I, II e IV. c) apenas I, III IV. d) apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

05- Relacionar as informaes presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos aos contextos em que foram produzidos. Leia o fragmento de texto a seguir, escrito pelo mdico e botnico Jean Baptiste van Helmont (1577-1644). ... colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se gros de trigo e o resultado ser que, em vinte e um dias, surgiro ratos... O fragmento de texto citado d um exemplo da ideia que se tinha sobre a origem dos seres vivos no sculo XVII. Com base no texto, possvel afirmar que, durante este perodo, existia a ideia de que os seres vivos (A) s surgem atravs de mecanismos de reproduo. (B) poderiam surgir a partir da matria sem vida. (C) se modificam ao longo do tempo. (D) so provenientes de outros locais do universo. 06- Identificar a organizao celular como uma caracterstica fundamental das formas vivas.

Muitos cientistas discutem se os vrus so seres vivos ou no. Alguns os classificam como seres vivos por serem capazes de transmitir suas caractersticas para novas geraes, enquanto outros acham que eles no podem ser considerados vivos por no apresentarem uma caracterstica fundamental das formas vivas,ou seja, a presena de (A) patas. (B) pele. (C) protenas. (D) clulas. 7- Reconhecer relaes de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos. A tabela abaixo mostra a diferena de sequncia de aminocidos no citocromo C de algumas espcies em relao ao ser humano. ESPCIE AMINOCIDOS DIFERENTES EM RELAO AO SER HUMANO 0 1 11 13 14 21 31 48

chimpanz gorila cachorro galinha cascavel atum inseto fungo

Essa uma evidncia bioqumica que mostra que (A) existe pouca diferena gentica entre todas as espcies. (B) os rpteis esto mais prximos dos fungos que das aves. (C) o chimpanz o animal geneticamente mais prximo do ser humano. (D) o ser humano descende dos grandes macacos do continente africano. (E) cachorros so mais prximos dos seres humanos do que gorilas. 8- Um indivduo do grupo B casado com uma mulher de grupo sanguneo desconhecido. O casal tem trs filhos: um do grupo O, outro do grupo AB e o terceiro do grupo B. Qual o possvel fentipo da mulher?
9-

Indivduo do grupo AB, casado com mulher do grupo B, cujo pai tinha sangue O, quer saber qual fentipo dos filhos.

10Um homem tipo sanguneo B, sua esposa tipo sanguneo A. O casal tem 4 filhos , todos tipo AB. Dar os gentipos do homem e da sua esposa.

You might also like