You are on page 1of 10

Colgio Estadual Incio Montanha

Sustentabilidade

Porto Alegre 2012

Sustentabilidade

Porto Alegre 2012

Sumrio

1. Sustentabilidade 1.1 1.2 Sustentabilidade social Sustentabilidade econmica

1.3 Sustentabilidade ambiental 2. Energia renovvel 2.1 Principais fontes renovveis

Introduo
Muitas pessoas no compreendem o que sustentabilidade. Elas apenas associam preservao na natureza. No que esteja errado, mas muito mais que isso. cuidar do planeta para os recursos sejam usados na forma correta, numa forma responsvel e no destruda.

1.1

Sustentabilidade social

A sociedade tem um papel muito importante ao desenvolvimento sustentvel. Os principais benefcios atravs da ao social garante os direitos humanos dos; melhora a qualidade de vida, que no deve ser reduzida ao bem-estar material; e a garante os meios de proteo social fundamentais para os indivduos mais necessitados. Vrias so as aes de carter social sustentvel que so promovidas por governos, empresas e instituies civis (o chamado Terceiro Setor): programas de combate fome, de gerao de emprego e renda e de promoo da sade so exemplos da enorme variedade de manuteno do bem-estar do homem. A essas aes ainda pode ser voltadas questo ambiental. No Estado do Rio, por exemplo, h o Programa de Microbacias Hidrogrficas, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), voltado para as pequenas propriedades de agricultores familiares, que recebem recursos para investir na sua produo, com a contrapartida de promover aes de recuperao de reas degradadas, preservao permanente e a melhoria na quantidade e qualidade das guas. A ideia tambm foi aplicada em outros estados: em So Paulo, 90 mil famlias rurais so atendidas. Sustentabilidade social isso: promover a pessoa humana, principal ferramenta a ser utilizada na garantia da preservao do planeta, com desenvolvimento econmico, ambiental e social.

1.2

Sustentabilidade econmica

J foi provado que possvel um pas lucrar, tendo uma conscincia ambiental. Empresas que aderiram as prticas de sustentabilidade.

Com a finalidade de cuidar a natureza, foram criados programas nacionais, como o Procel e o Conpet. O Selo Procel tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores nveis de eficincia energtica dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na sua conta de energia eltrica. Tambm estimula a fabricao e a comercializao de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnolgico e a preservao do meio ambiente. O Selo Conpet de Eficincia Energtica visa destacar, para o consumidor, aqueles modelos que atingem os graus mximos de eficincia energtica na Etiqueta Nacional de Conservao de Energia do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Concedido anualmente pela Petrobras, o Selo um estmulo fabricao de modelos cada vez mais eficientes.

1.3

Sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade ambiental consiste na manuteno do ecossistema, de modo sustentvel podendo designar-se como a capacidade que o ambiente

natural tem de manter as condies de vida para as espcies e a qualidade de, tendo em conta a beleza do ambiente e a sua funo como fonte de energias renovveis. As Naes Unidas, procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental atravs de quatro objetivos principais: 1. Integrar os princpios do desenvolvimento sustentvel nas polticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais. 2. Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade. 3. Reduzir para metade a proporo de populao sem acesso a gua potvel e saneamento bsico. 4. Alcanar, at 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhes de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.

2. Energia renovvel

A energia renovvel a energia que vem de recursos naturais . Brasil tem um dos maiores programas de energia renovvel no mundo, envolvendo a produo de lcool combustvel a partir da cana de acar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustveis automotivos do pas.

2.1

Principais fontes renovveis

Energia Solar - Pode-se us-la para a produo de eletricidade atravs de painis solares. No Brasil, a quantidade de sol abundante durante quase todo o ano e estimula o uso deste recurso. Energia Elica - Gerada pelo vento, utilizada h anos sob a forma de moinhos de vento, Os especialistas explicam que no Brasil h ventos favorveis para a ampliao dos instrumentos elicos. Energia Hdrica - Utiliza a fora cintica das guas de um rio e a converte em energia eltrica, com a rotao de uma turbina hidrulica.

Concluso

Todos ns devemos fazer algo novo para contribuir com a melhoria de nossa prpria qualidade de vida. Abandonar velhos hbitos e cultivar novos. Dessa forma, podemos abrir caminho para que outras pessoas sejam incentivadas da mesma forma.

You might also like