You are on page 1of 2

Auto da Barca do Inferno

Cena do Frade

Percurso cnico: cais> barca do Inferno> barca do Anjo, aqui o Anjo mantm-se em silncio sendo acusado pelo Parvo>barca do Inferno e embarque com a moa.

Caracterizao do Frade Caracterizao directa- quando se apresenta ( autocaracterizao) e acusado quer pelo Diabo quer pelo Parvo (heterocaracterizao) vide quadro da argumentao. Caracterizao Indirecta Atravs dos smbolos Moa,; espada, escudo; capacete e hbito O Frade surge acompanhado por uma mulher, Florena, que funciona no s como elemento de prova da sua culpabilidade, mas que, por ter colaborado com ele no pecado, tambm condenada ao Inferno. O Frade surge tambm equipado para a prtica de esgrima e d provas das suas capacidades nesse campo, como se conclui aps a lio que d ao Diabo, facto que no se coaduna com a sua situao de homem de Deus.

Atravs da linguagem - A linguagem que o Frade utiliza tambm um elemento fundamental para a sua caracterizao indirecta, assim: a) usa frequentemente a expresso latina Deo Gratias, tal como seria de esperar de um frade; b) refere-se muitas vezes a Deus; c) utiliza frases de tipo exclamativo, invocando Deus e os santos Para alm disto, verificamos que o Frade entra em cena: despreocupado e alegre, confiante canta frequentemente Revoltado - Juro a Deus que nom tentendo Gosta de discutir - Par Deos! Essa seriela. Convencido - E a minha senhora Florena . Entrar l Resignado - Vamos onde havemos dir ARGUMENTAO: Defesa Acusao - Diabo Acusao Parvo autocaracterizao Deo Gratrias! Som corteso, Essa dama ela vossa? Furtaste o trincho, Por minha la tenho eu,/ e Gentil padre mundanal frade? sempre a tive de meu, Um padre to E este hbito nom me val? namorado Eu hei-de ser condenado? / Devoto padre marido Um padre to namorado, Por ser namorado/ e folgar com padre frei capacete uma mulher/ se h um frade de perder D Vossa Reverncia Nom ficou isso navena com tanto salmo rezado lio de esgrima, que

Auto da Barca do Inferno cousa boa

Cena do Frade

Comentrio final (inteno crtica) Trata-se de um frade corteso, danarino, cantor e esgrimista que surge no cais com a amante pela mo. O Diabo convida-o a entrar na sua barca por viver amancebado mas o Frade no se convence, pois confia na sua condio sacerdotal. Seguidamente para mostrar ao Diabo que bom esgrimista, faz uma demonstrao. Esta das figuras mais divertidas do Auto da

Barca do Inferno. Desde a sua chegada ao cais, a cantar e a danar, at quase ao final da cena,
mostra-se alegre e amigo de se divertir. Comea por se assumir como corteso, frequentador da corte, o que revela imediatamente o seu lado mundano e pouco dado s clausuras prprias da sua condio de frade. Alis, essa caracterstica vastamente confirmada quando afirma saber danar o tordio e esgrimir, atributos dos jovens elegantes e nobres. No pois um frade que tivesse cumprido qualquer voto de pobreza, como tambm no cumpriu o voto de castidade como se comprova pela moa que traz consigo. Note-se que o silncio do Anjo significativo e revelador da gravidade dos pecados cometidos pelo Frade. Como personagem-tipo o frade representa o clero e os seus vcios, representa uma classe que, na poca, no sabia agir de acordo com a sua condio, entregando-se aos prazeres da carne e actividades prprias da vida mundana, caso da esgrima.. A linguagem e o estilo Nveis de Lngua: linguagem corrente em quase toda a cena; Utilizao de termos tcnicos da esgrima Utilizao frequente de expresses latinas Calo, quando o Parvo se dirige ao Frade.

Processos de Cmico

Cmico de carcter didasclia entrada do Frade com os smbolos Cmico de situao a lio de esgrima que frade d em pleno julgamento Cmico de linguagem - uso do calo do Parvo Furtaste o trincho, frade?

You might also like