You are on page 1of 2

Introduo

O Barroco uma manifestao cultural e esttica. A origem etimolgica do termo discutida, pois, enquanto para alguns essencialmente portuguesa, para outros provm do espanhol "barrueco", e outros ainda afirmam que sua origem medieval estaria ligada escolstica. Pode-se afirmar porm que sua origem italiana, tendo nascido em Roma, na igreja de Gesu. O Barroco que associava, poder, religio e riqueza, teve grande desenvolvimento na Europa catlica e protestante, a partir do final do sculo XVII e, principalmente no sculo XVIII, quando atingiu, tambm as reas coloniais. No Brasil, as diversas manifestaes culturais e artsticas surgiram a partir do sculo XVII, sob influncia do barroco ibrico, cujo objetivo era o de demonstrar a fora do Estado e da Igreja Catlica. No Brasil, o barroco do litoral, influenciado intimamente pela Europa, desenvolveu-se principalmente na Bahia, Pernambuco e zona decadente da cana no Rio de Janeiro, caracterizando esse estilo uma grande opulncia dos interiores que contrastavam com a simplicidade das fachadas exteriores. Nas Minas Gerais do sculo XVIII, h uma influncia considervel do Barroco sobre a produo cultural, que, por tomar caractersticas prprias, foi denominado de Barroco Mineiro, destacando-se as obras de Antnio Francisco Lisboa (Aleijadinho), mestre Atade, Mestre Valentim, e Lobo de Mesquita (deve-se considerar que h grande discusso sobre a adequao do termo Barroco msica mineira desse perodo). O Barroco no se restringiu a um estilo artstico, designando, tambm, as formas de pensamento do sculo XVIII; portanto, pode-se dizer da existncia de uma mentalidade barroca.

Contexto Histrico
O panorama europeu do sculo XVII caracteriza-se pela existncia de conflitos de ordem poltica, econmica, social, e principalmente, religiosa. So fatos importantes do perodo :

O trmino do ciclo das grandes navegaes. O aumento da influncia da burguesia, graas ao desenvolvimento mercantilista. A Reforma protestante, liderada por Calvino e Lutero, que se solidifica na Inglaterra e Holanda, fazendo dessa ltima um abrigo de dissidentes do cristianismo. A diviso da Igreja, como conseqncia da Reforma. Essa ciso marcou a cultura europia seiscentista, levando a igreja catlica a se organizar, num movimento denominado ContraReforma, centralizado principalmente em Portugal e na Espanha, redutos do cristianismo medieval.
Caracteriza-se a Contra-Reforma uma reao quela viso antropocntrica de mundo cristalizada no renascimento. A Contra-Reforma, como diz o prprio nome, propunha uma volta ao medievalismo e irrestrita f na autoridade da Igreja e do Rei. Ocorre que o retorno ao medievalismo e a aceitao de seus valores implicaria a perda das conquistas conseguidas pelo homem renascentista (que o homem no deseja perder) e o teocentrismo medieval (que a igreja tenta reimplantar). Buscando uma sntese entre esses valores, o homem da poca tenta conciliar razo e f, espiritualismo e materialismo. Dessa tentativa, resulta um estado de tenso permanente, que se espalha pela maneira de pensar, pelas concepes polticas, sociais, e que, sobretudo, reflete-se na arte produzida no perodo. O novo estilo que expressa tal estado de coisas d-seo nome de Barroco. O nome Barroco tem origem controvertida. Uma parte dos historiadores da arte aceita que tal palavra designava uma prola de formato irregular.

Desenvolvimento

Aps servir para designar uma prola de forma irregular, a palavra "barroco", de origem portuguesa, foi aplicada arte no sculo XVII ou, mais exatamente, arte produzida no Ocidente entre a ltima dcada do sculo XVI e a primeira metade do sculo XVIII. O barroco foi uma reao contra o esprito renascentista, impregnando de clarezas e ordem, e ocorreu logo aps o aparecimento do maneirismo, que de certo modo o anuncia.

You might also like