You are on page 1of 2

Presidencialismo e Parlamentarismo O presidencialismo mais democrtico que o parlamentarismo: (De fato, quanto mais direta a democracia, melhor.

. Ora, no presidencialismo, os trabalhadores podem eleger diretamente a chefia de governo que no precisa necessariamente ser de um s homem, podendo ser colegiada. No parlamentarismo, deputados escolhem em nosso lugar. Sabemos bem que nem sempre a democracia, a mais direta, exeqvel. Neste caso, porm, no h dvidas. O parlamentarismo tira a possibilidade dos trabalhadores escolherem diretamente seu governo. O presidencialismo mais descentralizador, ao contrrio do que se costuma alardear nas fileiras parlamentaristas. Na Inglaterra, 70% das leis tm origem no Poder Executivo. verdade que os deputados elegem o chefe do governo. Mas, depois da eleio, este governo tem um peso descomunal, passando praticamente tudo que quer. Salvo um ou outro momento, o Executivo que d as cartas, da termos figurinhas carimbadas na direo dos governos europeus. Enquanto isso, no h, no mundo, Legislativo mais forte que o dos Estados Unidos, que tm regime presidencialista... O presidencialismo quebra a concentrao porque os dois poderes so autnomos, eleitos os dois. A eleio do Judicirio colocaria a situao ideal, o equilbrio entre trs poderes, todos eleitos diretamente pelo voto popular. Os mais ortodoxos lembraro que Marx, analisando a guerra civil na Frana, em 1871, vira na Comuna um exemplo de poder moderno, que seria a um s tempo Legislativo e Executivo. A experincia na URSS no pareceu confirmar as virtudes de tal exemplo. Favoreceu-se uma centralizao acentuada. A concentrao de dois poderes em um s aumenta o autoritarismo e dificulta o controle popular. Sendo o presidencialismo to superior, por que, indagam os parlamentaristas, a Europa parlamentarista e s os Estados Unidos tm regime presidencialista entre os pases desenvolvidos?

A resposta est na prpria histria da Europa. Havia uma monarquia centralizada que comeou a ser questionada pelos senhores de terra e pelas novas classes dominantes. O poder real comeou a ser limitado, sobretudo na sua capacidade fiscal, a partir da formao de parlamentos. A luta poltica teve um ponto decisivo na luta do Parlamento contra o rei. No geral, seu resultado foi um compromisso. Os reis foram perdendo poder efetivo e o Poder Executivo sendo designado pelo prprio Parlamento, atravs da nomeao de um primeiroministro.

Os cidados elegem os polticos do Poder Legislativo (Congresso Nacional e Cmara dos Deputados), assim como o presidente da repblica, que, ao assumir o Poder

Executivo, possui amplos poderes, tanto na escolha do ministrio como no veto s leis provenientes do Legislativo. O presidencialismo foi um sistema de governo criado aps a Independncia das Treze Colnias (EUA 1776) e influenciou praticamentetodos os demais governos posteriores em toda a Amrica. Os poucos sistemas presidencialistas europeus a exemplo da Frana e Finlndia mesclam-se com prticas parlamentaristas originrias daquele continente

You might also like