You are on page 1of 6

Sociologia 12 Ano Processo de socializao Socializao Corresponde a um processo dinmico atravs do qual os indivduos aprendem os valores, as regras e as praticas

s prprias da sociedade a que pertencem. A socializao um processo que visa a integrao do indivduo nos mltiplos e variados grupos que iro pertencer ao longo da sua vida.

Socializao primria: Na infncia e na adolescncia aprendemos os valores fundamentais e as condutas bsicas que nos permite comunicar com os outros agentes sociais ao mesmo tempo que adquirimos os primeiros conhecimentos do mundo que nos rodeia. Socializao secundaria: As adaptaes e aprendizagens necessrias ao desempenho de novas funes da vida adulta que nos permite integrar num mundo social especfico.

Caractersticas do processo de socializao: Duradouro porque a socializao prolonga-se por toda a vida dos indivduos. Dinmico implica uma permanente adaptao a novas situaes numa sociedade em constante transformao. Global a socializao diz respeito a diversos domnios da vida dos indivduos. Interactivo porque ao mesmo tempo que os indivduos tm para se adaptar sociedade tambm podem vir a influenciar e a transforma-la.

A socializao um processo duradouro, global, dinmico e interactivo do qual adquirimos conhecimentos, adoptamos padres de conhecimento e interiorizamos valores de grupos sociais de que fazemos parte.

Socializao um processo interactivo e multidireccional: pressupe uma transaco entre o socializado e os socializadores, implicando renegociaes permanentes.

Mecanismos de socializao: Actuam em simultneo e ao longo da vida dos indivduos. o Imitao: As crianas imitam os outros que para elas so modelos sociais, reproduzindo os seus comportamentos e atitudes. o Aprendizagem: Os indivduos adquirem reflexos, hbitos, atitudes e interiorizam conhecimentos atravs do processo de aprendizagem. o Identificao: Desde crianas que nos identificamos com modelos de comportamento, este processo de identificao complexo porque pertencemos a vrios grupos e queremos vir a pertencer a outros. Este processo decorre atravs do desejo de ser como os outros, de ser aceites pelo grupo, etc.

Agentes de socializao: Famlia: Desde a nascena os indivduos so integrados numa famlia onde lhe garantido a segurana, subsistncia e o desenvolvimento psicosocial. Deste modo, a criana aprende todos os hbitos, valores, regras e atitudes existentes na sua famlia, moldando a sua personalidade e contribuindo para a sua futura aceitao social. Escola: A escola permite a assimilao de conhecimentos e o desenvolvimento de competncias indispensveis. Os jovens passam muito tempo na escola, deste modo, os grupos exercem um papel fundamental na tomada de decises, na defesa de pontos de vista e na afirmao de personalidade. Meios de comunicao: Protagonizam a vida quotidiana, na medida em que so uma fonte de informao e de entendimento. A televiso um agente de socializao porque fornece todo o tipo de informao e de programas de forma a chegar a todo o pblico.

Integrao social Os indivduos vo sendo moldados pelo sociedade ao longo da vida, de forma que possam ser reconhecidos e aceites por ela.

Cultura Conjunto de elementos que caracterizam uma sociedade considerada. Todas as sociedades vivem uma cultura que lhes prpria e que deriva dos seus diferentes hbitos, valores e modos de vida. A cultura composta por diferentes elementos tais como: Elementos espirituais: crenas, valores, hbitos, costumes, ideias, normas, lngua. Elementos materiais: condies de vida (alimentao, vesturio, habitao, instrumentos de trabalho, meios de locomoo).

A cultura engloba um conjunto de elementos (espirituais e materiais) que caracterizam diferentes modos de vida e que so criados e transmitidos pelos indivduos nas suas relaes com o ambiente que os rodeia. A cultura integra toda a actividade humana quer na sua relao com a natureza quer na organizao de uma sociedade.

Valores (elemento espiritual) Concepes individuais ou de grupo do que correcto e desejvel, que contribuem para a conscincia moral, legitimando as nossas aces e a conduta social.

Os valores no so universais porque variam no tempo e no espao. Os indivduos constroem a sua identidade pessoal mantendo uma certa liberdade e individualidade na adopo de valores

Padres culturais Formas colectivas de comportamento que enquadram e orientam as aces individuais. A cultura transmitida de gerao em gerao (dinmica e cumulativa). A socializao constitui um processo de transmisso cultural.

Etnocentrismo cultural Consiste em julgar as outras culturas tomando como padro os nossos modelos culturais. Quando assumem essa conduta, os indivduos esto a sobrevalorizar a sua cultura, considerando as outras inferiores. Esse comportamento pode levar ao racismo e xenofobia.

Representaes sociais Forma de conhecimento socialmente elaborada e compartilhada com um objectivo pratico, que contribui para a construo de uma realidade comum a um grupo social. Corpo Criana Mulher Juvenil Trabalho Lazer

Interaco social Ocorre sempre num determinado espao e tem uma durao especifica no tempo. Deste modo, os indivduos esto constantemente a agir e a reagir com aqueles que os rodeia. (processo de relacionamento dos indivduos uns com os outros). Formal: sala de aula; trabalho Informal: transportes pblicos; espectculo

Grupos sociais Conjunto de indivduos que estabelecem entre si relaes directas, continuas e duradouras. (famlia, grupo de amigos, escola, partido poltico, empresa)

Agrupamentos sociais Conjunto de indivduos que estabelecem entre si relaes indirectas e rpidas. (filas de autocarro e publico de concertos).

Caractersticas dos grupos sociais Objectivos em comum Identificao Normas e valores Relaes mutuas Estrutura Diferenciao de papeis Durao

Grupos sociais Natureza do relacionamento entre membros do grupo o Grupos primrios Nos grupos primrios h uma interaco prxima entre os indivduos. o Grupos secundrios Nos grupos secundrios a interaco distante, fria e impessoal entre os indivduos e mais condicionada por comportamentos tipificados. (normas, regras, protocolos, etc.) Posio do individuo face ao grupo o Grupos de pertena Grupos que efectivamente

pertencemos. o Grupos de referncia So os grupos que gostaramos de pertencer porque orientam as nossas condutas sociais. Desejamos pertencer a determinados grupos de referncia por desejo de ascenso social, porque nos identificamos com esses grupos (partilhamos gostos, referencias, valores e atitudes) ou ainda por necessidade de provocao. Existem grupos de referncia negativa (aqueles que no queremos

pertencer) e grupos de referncia positiva (aqueles que desejamos pertencer).

Socializao por antecipao Processo de auto socializao em que um actor social interioriza os valores e assume os comportamentos prprios de um grupo social a que ambiciona vir a pertencer. (feito na idade adulta).

Papel social Comportamento que a sociedade espera de um individuo que ocupa determinada funo. Os papis sociais so socialmente definidos. Deste modo, atravs do processo de socializao que os indivduos aprendem os modos de comportamento esperados, associados a uma determinada funo.

Estatuto social Posio social que um individuo ocupa num determinado grupo social. Deste modo, compreende o conjunto de direitos e deveres associados a uma determinada posio social.

Estatuto atribudo A posio social de um indivduo pode ter-lhe sido atribuda, ou seja, alguns direitos e deveres associados ao estatuto do indivduo no dependem da sua vontade, foram-lhe impostos. (sexo, famlia, origem). Estatuto adquirido Posies ocupadas por opo individual. Prevalece nas sociedades modernas (inspiradas na concorrncia e competio) e promove a mobilidade social (ascendente e descendente), atravs do mrito, do trabalho, do empenho, do esforo e da dedicao.

You might also like