You are on page 1of 4

5.1 Defina e explique os conceitos de entidade, atributos e campos-chave.

Entidade uma categoria genrica que representa uma pessoa, um lugar ou uma coisa sobre a qual voc armazena e mantm informaes. Atributos so as caractersticas especficas da entidade. Campos-chave atribuem uma identificao exclusiva a cada registro, permitindo que ele seja recuperado, atualizado e ordenado. .4 O que um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS)? Como ele funciona? Quais benefcios proporcionam? um tipo de software especfico usado para crias, armazenar, organizar e acessar dados a partir de um banco de dados. O DBMS livra o programador ou o usurio final da tarefa de entender onde e como os esto realmente armazenados, separando as vises lgica e fsica dos dados.

5.5 Qual a diferena entre a viso lgica e a viso fsica dos dados? A viso lgica apresenta os dados tais como seriam vistos por usurios ou especialistas da empresa, ao passo que a viso fsica mostra como eles esto realmente organizados e estruturados nos meios de armazenamento fsico, como um disco rgido por exemplo.

5.7 Nomeie e descreva os trs principais recursos de um DBMS . Definio de dados: especifica a estrutura do contedo do banco de dados, pode ser usado para criar tabelas de banco de dados e para definir as caractersticas dos campos em cada tabela; Dicionrio de dados: um arquivo, manual ou automatizado, que armazena as definies dos elementos de dado e suas caractersticas; Linguagem de manipulao de dados: linguagem especializada, usada para acrescentar, alterar, apagar e recuperar os dados do banco de dados, essa linguagem contm comandos que permitem aos usurios finais e especialistas em programao extrair dados para satisfazer requisies de informaes e desenvolver aplicaes.

5.8 O que um banco de dados orientado a objetos? Em que sentido ele difere de um banco de dados relacional? Armazenam dados e procedimentos como se fossem objetos que podem ser automaticamente extrados e compartilhados. Por armazenarem tipos mais complexos de informao do que o DBMS relacionais, os bancos de dados orientado a objetos so relativamente lentos quando se trata de processar grandes quantidades de transaes

5.12 O que data mining? Em que ele difere do OLAP? Que tipos de informao podem ser obtidos a partir do data mining? mais orientado por descoberta. O data mining fornece percepes dos dados corporativos que no podem ser obtidos com o OLAP, descobrindo padres e relacionamentos ocultos em grandes banco de dados e inferindo regras a partir deles para prever comportamentos futuros. Os tipos de informao so: associaes, sequencias, classificaes, aglomeraes e prognstico.

5.13 Como os usurios podem acessar informaes dos bancos de dados internos de uma empresa via web? Como muitos bancos de dados back-end no conseguem interpretar comandos escritos em HTML, o servidor web repassaria essas solicitaes para o software que traduz comandos HTML em SQL, de maneira que elas pudessem ser processadas pelo DBMS que trabalha com o banco de dados. Em um ambiente cliente/servidor, o DBMS muitas vezes reside em um computador dedicado chamado servidor de banco de dados. O DBMS recebe o pedido SQL e fornece os dados requisitados. O middleware transfere ento as informaes do banco de dados interno da organizao de volta para o servidor web, exibindo-as na forma de uma pgina web. 5.14 Quais so os papis da poltica de informao e da administrao de dados no gerenciamento de dados? Especificar as regras para compartilhar, disseminar, adquirir, padronizar, classificar e inventariar a informao. Elabora procedimentos e responsabilidades especficas, determinando quais usurios e unidades organizacionais compartilham a informao, para onde ela pode ser distribuda e quem responsvel por sua atualizao e manuteno. _____________________________________________________________________________ 2- Descreva as principais questes envolvidas na administrao de ativos de hardware e de software Planejamento de capacidade e escalabilidade Custo total de propriedade de recursos tecnolgicos Utilizao de provedores de servios tecnolgicos Outsourcing (terceirizao) Computao sob demanda (on-demand) Provedores de servios aplicativos (ASPs)

3- Por que a escolha de hardware e de software para a organizao uma importante deciso empresarial? Quais questes humanas, organizacionais e tecnolgicas precisam ser consideradas durante essa escolha? Porque na atualidade que o mundo vive na era da informao, exigindo das organizaes uma gesto estratgica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilizao de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informao e sistemas de informao.

2. O que modelo de computao cliente/servidor? Descreva a diferena entre uma arquitetura cliente/servidor de duas e de N-camadas. Cliente-servidor um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. De duas camadas: Nesta estrutura a base de dados foi colocada em uma mquina especfica, separada das mquinas que executavam as aplicaes. Nesta abordagem temos aplicativos instalados em estaes clientes contendo toda a lgica da aplicao (clientes ricos ou gordos). Um grande problema neste modelo o gerenciamento de verses pois para cada alterao os aplicativos precisam ser atualizados em todas as mquinas clientes. No de n-camadas, o aplicativo movido para o Servidor e um navegador Web usado como um cliente magro. O aplicativo executado em servidores Web com os quais o navegador Web se comunica e gera o cdigo HTML para ser exibido no cliente.

4. Qual a diferena entre processamento em lote e on-line? Em lote: suas transaes so acumuladas e armazenadas at o processamento, Ex: carto ponto (semanalmente ou mensalmente). On-line: as transaes so registradas diretamente no computador e processadas imediatamente. Ex: leitura do cdigo de barra do cheque. 5. O que significa sistema operacional de um computador? O que ele faz? uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados aos usurios. um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe ateno do processador, gerenciar memria, criar um sistema de arquivos, etc.), alm de fornecer uma interface entre o computador e o usurio. 6. Descreva os principais sistemas operacionais para PCs. Os Sistemas Operacionais predominantes so Microsoft Windows, Mac OS X e os sistemas baseados em Linux.

7. Por que os softwares de cdigo-fonte aberto e o Linux so importantes hoje? Como eles podem beneficiar as empresas?

Porque so software livres e vem a ser hoje uma ferramenta de acesso fcil e livre para todos os estudantes de escolas pblicas, pois trata-se de uma ferramenta totalmente grtis e de fcil manuseio para todos os que se interessam pelo mesmo.O Linux vem tomando o mercado da microsoft, pois este a cada dia que passa aprimora os seus softwares to bom, quanto melhor aos da microsoft. 8. Nomeie os diferentes meios de transmisso fsica e compare-os em termos de velocidade e custo. R: Pares de Condutores Eltricos: atualmente so agrupados para formar cabos de alta capacidade, conhecidos como cabos multipares Fios: raramente usados hoje em dia, normalmente entre postes para interligar centrais de comutao IU (interurbana). Cabos Coaxiais: so compostos por um conjunto de condutores cilndricos, um macio e outro oco, sendo que o primeiro acomodado no interior do segundo isolado eletricamente. O cabo coaxial formado por um conjunto de tubos, isolados eltrica e magneticamente, agrupados numa estrutura protetora comum 9. O que internet? Como ela funciona? R: A Internet um conglomerado de redes em escala mundial de milhes de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informaes e todo tipo de transferncia de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e servios, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligaes da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrnico e servios como comunicao instantnea e compartilhamento de arquivos.

You might also like