You are on page 1of 4

INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR IMPACT ASSESSMENT em cooperao com INSTITUTE OF ENVIRONMENTAL ASSESSMENT, Reino Unido ANTECEDENTES

PRINCPIOS DA MELHOR PRTICA EM AVALIAO DO IMPACTO AMBIENTAL


IAIA..................................................Pierre Sencal Bernice Goldsmith Participantes na sesso de trabalho da IAIA97 Participantes na sesso de trabalho da IAIA98 IEA................. Barry Sadler Karen Brown

Na XVI Conferncia Anual da IAIA - International Association for Impact Assessment (Associao Internacional para a Avaliao de Impactos), realizada em 1996 (IAIA96) no Estoril, Portugal, teve lugar uma sesso especial sobre o Projecto de Diretrizes Globais em Avaliao do Impacto Ambiental (AIA) (The Environmental Impact Assessment (EIA) Global Guidelines Project). Nesta sesso foi discutida a necessidade de especificar princpios e orientaes para a avaliao de impactos como resposta a um interesse emergente em normas internacionais. Os participantes da sesso do Estoril recomendaram que a IAIA desenvolvesse princpios de melhor prtica para a avaliao do impacto ambiental, reconhecendo que um processo similar j tinha sido seguido com sucesso para a avaliao de impactos sociais. Esta iniciativa foi desenvolvida pela IAIA em colaborao com o IEA - Institute of Environmental Assessment do Reino Unido. INTRODUO

A presente traduo em lngua portuguesa foi efetuada no mbito da Rede de Lngua Portuguesa de Avaliao de Impactos (www.redeimpactos.org), um projeto da APAI Associao Portuguesa de Avaliao de Impactes (www.apai.org.pt). Uma primeira traduo deste documento em lngua portuguesa, da responsabilidade de Jlio de Jesus e Maria do Rosrio Partidrio, foi publicada pelo CEPGA em 1999. A atual traduo teve a contribuio de Carlos Nuno e Miguel Coutinho. A verso oficial a publicada em lngua inglesa no site da IAIA. Quaisquer comentrios sobre esta traduo podem ser enviados, a qualquer momento, para: rede@redeimpactos.org.

O presente documento da IAIA, Princpios da Melhor Prtica em AIA, est organizado em duas partes principais: Parte 1 na qual se descrevem os objectivos, as finalidades e a abordagem seguida para desenvolver os Princpios; e Parte 2 onde se apresentam a definio de AIA, os seus objetivos e os Princpios da Melhor Prtica em AIA.

IAIA International Headquarters, 1330 23rd Street South, Suite C. Fargo, ND 58103 USA +1 701.297.7908. Fax +1 701.297.7917. info@iaia.org www.iaia.org O IEA - Institute of Environmental Assessment foi incorporado no IEMA Institute of Environmental Management and Assessment (www.iema.net)

PARTE 1 OBJECTIVO, FINALIDADES E ABORDAGEM

1.1 Objectivo
A IAIA, como principal organizao internacional neste domnio, deve desempenhar um papel pr-ativo e de liderana na melhoria e na disseminao dos conceitos e das prticas da AIA. Os Princpios da Melhor Prtica em AIA tm como objetivo fornecer uma orientao amplamente consensual aos membros da IAIA e a todos os envolvidos na aplicao de processos de AIA.

1.2 Finalidades
Os Princpios da Melhor Prtica em AIA foram concebidos, em primeiro lugar, como referncia para os profissionais envolvidos na avaliao do impacto ambiental. A sua finalidade a de promover uma prtica efetiva da avaliao do impacto ambiental consistente com os sistemas institucionais e processuais em vigor nos diferentes pases. Os Princpios so, portanto, amplos, genricos e no vinculativos, enfatizam a AIA como um processo e devem ser aplicveis a todos os nveis e tipos de propostas, tendo em conta os limites do tempo, da informao e dos recursos disponveis.

1.3 Abordagem
O projeto dos Princpios foi iniciado por Pierre Sencal, Presidente da IAIA em 1996/97; a coordenao e a gesto do projeto foram asseguradas por Bernice Goldsmith (Concordia University, Montreal, QC, Canad), membro da Direo da IAIA durante a realizao do projeto; o relato das sesses de trabalho e o trabalho de redao foi efetuado por Shirley Conover, Secretria da Direo da IAIA. O rascunho dos Princpios foi elaborado por Barry Sadler e Karen Brown, do Institute of Environmental Assessment (IEA), do Reino Unido, que produziu sucessivas verses do documento e as fez circular por um grupo internacional de peritos e pela News listserver da IAIA para comentrio pelos membros da IAIA. Como informao de base, foram utilizados os resultados do Estudo Internacional da Eficcia da Avaliao Ambiental, o documento do Programa das Naes Unidas para o Ambiente Issues, Trends and Practice in EIA, outros guias de orientao das melhores prticas em AIA e o conhecimento e a experincia dos membros da IAIA. Realizaram-se ainda sesses de trabalho do projeto nas conferncias anuais IAIA97 (Nova Orlees, EUA) e IAIA98 (Christchurch, Nova Zelndia); os comentrios dos participantes nas sesses de trabalho foram incorporados neste documento.

Parte 2 PRINCPIOS DA MELHOR PRTICA EM AVALIAO DO IMPACTO AMBIENTAL

2.1 Definio de Avaliao do Impacto Ambiental (AIA)


A Avaliao do Impacto Ambiental pode ser definida como: O processo de identificao, previso, avaliao e mitigao dos efeitos relevantes - biofsicos, sociais e outros de propostas de desenvolvimento antes de decises fundamentais serem tomadas e de compromissos serem assumidos.

2.2 Objectivos da AIA


Assegurar que o ambiente explicitamente considerado e incorporado no processo de deciso sobre propostas de desenvolvimento; Antecipar e evitar, minimizar ou compensar os efeitos adversos significativos - biofsicos, sociais e outros relevantes - de propostas de desenvolvimento; Proteger a produtividade e a capacidade dos sistemas naturais e dos processos ecolgicos que mantm as suas funes; e Promover um desenvolvimento que seja sustentvel e que otimize o uso dos recursos e as oportunidades de gesto.

2.3 Introduo aos Princpios


Duas sries de Princpios da AIA esto includas neste documento: Princpios Bsicos e Princpios Operacionais. Os Princpios Bsicos aplicam-se a todos os estgios da AIA; aplicam-se tambm Avaliao Ambiental Estratgica (AAE) de polticas, planos e programas. A lista dos Princpios Bsicos deve ser aplicada como um pacote nico, reconhecendo que os princpios includos so interdependentes e que, nalguns casos, podem entrar em conflito (por ex., rigor e eficincia). crtico adotar uma abordagem equilibrada na aplicao dos Princpios, por forma a assegurar que a Avaliao do Impacto Ambiental cumpre os seus objetivos e levada a cabo de acordo com padres internacionalmente aceites. A AIA produz assim quer anlises globais, quer os meios de reconciliar princpios aparentemente contraditrios. Os Princpios Operacionais referem-se aplicao dos Princpios Bsicos aos vrios passos e s atividades especficas do processo de AIA, tais como a seleo das aes, a definio do mbito, a identificao de impactos ou a avaliao de alternativas. Espera-se que subsequentes sries de Princpios possam vir a ser desenvolvidas, por ex. relativamente a atividades especficas, ao estado da arte e prxima gerao de princpios de avaliao de impactos. No entanto, o seu desenvolvimento constituir um esforo autnomo, construdo a partir dos Princpios Bsicos e dos Princpios Operacionais agora apresentados e constituindo uma extenso da sua aplicao.

2.4 Princpios Bsicos


A Avaliao do Impacto Ambiental deve ser: til - o processo deve informar a deciso e resultar em nveis adequados de proteo ambiental e de bem-estar da comunidade. Rigorosa - o processo deve aplicar as melhores metodologias e tcnicas cientficas praticveis e adequadas ao tratamento dos problemas em causa. Prtica - o processo deve produzir informao e resultados que auxiliem a resoluo de problemas e sejam aceitveis e utilizveis pelo proponente. Relevante - o processo deve fornecer informao suficiente, fivel e utilizvel nos processos de desenvolvimento e na deciso. Custo-eficaz - o processo deve atingir os objetivos da AIA dentro dos limites da informao, do tempo, dos recursos e das metodologias disponveis. Eficiente - o processo deve impor um mnimo de custos financeiros e de tempo aos proponentes e aos participantes, compatvel com os objetivos e os requisitos da AIA. Focalizada - o processo deve concentrar-se nos fatoreschave e nos efeitos ambientais significativos; ou seja, nas questes que tm de ser consideradas na deciso. Adaptativa - o processo deve ser ajustado realidade, s questes e s circunstncias das propostas em anlise sem comprometer a integridade do processo, e deve ser iterativo, incorporando as lies aprendidas ao longo do ciclo de vida da proposta. Participativa - o processo deve providenciar oportunidades adequadas para informar e envolver os pblicos interessados e afetados, devendo os seus contributos e as suas preocupaes ser explicitamente considerados na documentao e na deciso. Interdisciplinar - o processo deve assegurar a utilizao das tcnicas e dos peritos adequados nas relevantes disciplinas biofsicas e socioeconmicas, incluindo, quando relevante, a utilizao do saber tradicional. Credvel - o processo deve ser conduzido com profissionalismo, rigor, honestidade, objetividade, imparcialidade e equilbrio, e ser submetido a anlises e verificaes independentes. Integrada - o processo deve considerar as interrelaes entre os aspectos sociais, econmicos e biofsicos. Transparente - o processo deve ter requisitos de contedo claros e de fcil compreenso; deve assegurar o acesso do pblico informao; deve identificar os fatores considerados na deciso; e deve reconhecer as limitaes e dificuldades. Sistemtica - o processo deve resultar na considerao plena de toda a informao relevante sobre o ambiente afetado, das alternativas propostas e dos seus impactos, e das medidas necessrias para monitorar e investigar os efeitos residuais.

2.5 Princpios Operacionais


O processo de AIA deve ser aplicado: To cedo quanto possvel no processo de deciso e ao longo do ciclo de vida da atividade proposta; A todas as propostas de desenvolvimento que possam potencialmente causar efeitos significativos; Considerando os impactos biofsicos e os factores socioeconmicos relevantes, incluindo a sade, a cultura, a igualdade de gnero, o estilo de vida, a idade e os efeitos cumulativos consistentes com o conceito e os princpios do desenvolvimento sustentvel; De modo a promover o envolvimento e a participao activa das comunidades e dos sectores econmicos afetados por uma proposta, bem como do pblico interessado; De acordo com atividades e medidas internacionalmente aceites. Especificamente o processo de AIA deve providenciar: - a seleo das aes - para determinar se uma proposta deve ou no ser submetida a AIA e, caso seja, com que nvel de pormenor; - a definio do mbito - para identificar as possveis questes e os possveis impactos que se revelam mais importantes e para estabelecer os termos de referncia da AIA; - o exame de alternativas - para estabelecer a melhor opo para atingir os objetivos propostos; - a anlise de impactos - para identificar e prever os possveis efeitos da proposta - ambientais, sociais e outros; - a mitigao e a gesto de impactos - para estabelecer as medidas necessrias para evitar, minimizar ou compensar os impactos adversos previstos e, quando adequado, para incorporar estas medidas num plano ou num sistema de gesto ambiental; - a avaliao do significado - para determinar a importncia relativa e a aceitabilidade dos impactos residuais (ou seja, dos impactos que no podem ser mitigados); - a elaborao do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) - para documentar com clareza e imparcialidade os impactos da proposta, as medidas de mitigao propostas, o significado dos efeitos, as preocupaes do pblico interessado e das comunidades afetadas pela proposta; - a reviso do EIA - para determinar se o EIA cumpre os termos de referncia, se constitui uma avaliao satisfatria da(s) proposta(s) e se contm a informao requerida para a deciso; - a deciso - para aprovar ou rejeitar a proposta e estabelecer os termos e as condies da sua concretizao; - o seguimento - para assegurar que os termos e as condies de aprovao so cumpridas; para monitorar os impactos da proposta de desenvolvimento e a eficcia das medidas de mitigao; para fortalecer futuras aplicaes da AIA e das medidas de mitigao; e, quando requerido, para efetuar auditorias ambientais e avaliaes do processo para otimizar a gesto ambiental. *
* desejvel, sempre que possvel, que os indicadores de monitorizao, de auditoria e dos planos de gesto sejam concebidos de modo a contriburem igualmente para a monitorizao - aos nveis local, nacional e global - do estado do ambiente e do desenvolvimento sustentvel.

Referncias
Impact Assessment Interorganisational Committee on Guidelines and Principles. 1994. Guidelines and Principles for Social Impact Assessment, Environmental Impact Assessment ,Volume 12, No. 2, 107-152 Department of Environment, Sport and the Territories, Australia. 1997. Report of the EIA Tripartite Workshop (Australia, Canada and New Zealand). Canberra, Australia. EIA Process Strengthening Workshop Canberra 4-7 April 1995. A Report in Support of the International Study of the Effectiveness of Environmental Assessment. Environment Protection Agency Australia, Canadian Environmental Assessment Agency, and International Association for Impact Assessment. Ridgway, B., M. McCabe, J. Bailey, R. Saunders, B. Sadler. 1996. Environmental Impact Assessment Training Resource Manual. Prepared for the United Nations Environment Programme by the Australian Environment Protection Agency. Nairobi, Kenya. Sadler, B. 1996. Environmental Assessment in a Changing World: Evaluating Practice to Improve Performance, Final Report of the International Study of the Effectiveness of Environmental Assessment. Canadian Environmental Assessment Agency. Ottawa, Canada. Scott Wilson Ltd. 1996. Environmental Impact Assessment: Issues, Trends and Practice. United Nations Environment Programme (Environment and Economics Unit). Nairobi, Kenya.

IAIA\Publications\Principles of IA_pt.doc (April 2009)

You might also like