You are on page 1of 5

1) Imagine uma superfcie horizontal ilimitada. Voc lana horizontalmente um corpo e ele se move ao longo dela.

O que ocorre normalmente com o corpo? Por qu? Caso a superfcie seja cada vez mais lisa e se desprezarmos os efeitos da resistncia do ar qual seria a tendncia do corpo? 2) Um corpo preso extremidade de um fio posto a girar pela outra extremidade, num plano horizontal. O que ocorre com o corpo caso o fio arrebente? 3) A bola da figura solta em A (topo de uma rampa). Como se comporta a velocidade da bola no trecho inclinado e no trecho horizontal? Por qu?

4) Um observador v um pndulo preso ao teto de um vago e deslocado da vertical como mostra a figura a seguir.

Sabendo que o vago se desloca em trajetria retilnea, ele pode estar se movendo de a) A para B, com velocidade constante. b) B para A, com velocidade constante. c) A para B, com sua velocidade diminuindo. d) B para A, com sua velocidade aumentando. e) B para A, com sua velocidade diminuindo. 5) s vezes, as pessoas que esto num elevador em movimento sentem uma sensao de desconforto, em geral na regio do estmago. Isso se deve inrcia dos nossos rgos internos localizados nessa regio, e pode ocorrer a) quando o elevador sobe ou desce em movimento uniforme. b) apenas quando o elevador sobe em movimento uniforme. c) apenas quando o elevador desce em movimento uniforme. d) quando o elevador sobe ou desce em movimento variado. e) apenas quando o elevador sobe em movimento variado. 6) A anlise seqencial da tirinha e, especialmente, a do quadro final nos leva imediatamente ao ():

a) Princpio da conservao da Energia Mecnica. b) Propriedade geral da matria denominada Inrcia. c) Princpio da conservao da Quantidade de Movimento. d) Segunda Lei de Newton. e) Princpio da Independncia dos Movimentos. 7) Um pra-quedista salta de um avio e cai em queda livre at sua velocidade de queda se tornar constante. Podemos afirmar que a fora total atuando sobre o pra-quedista aps sua velocidade se tornar constante : a) vertical e para baixo. b) vertical e para cima. c) nula. d) horizontal e para a direita. e) horizontal e para a esquerda.

8) Um homem est puxando uma caixa sobre uma superfcie, com velocidade constante, conforme indicado na figura 1. Escolha, dentre as opes a seguir, os vetores que poderiam representar as resultantes das foras que a superfcie exerce na caixa e no homem.

9) Uma caminhonete sobe uma rampa inclinada com velocidade constante, levando um caixote em sua carroceria, conforme ilustrado na figura a seguir. Sabendo-se que P o peso do caixote, N a fora normal do piso da caminhonete sobre o caixote e f(a) a fora de atrito entre a superfcie inferior do caixote e o piso da caminhonete, o diagrama de corpo livre que melhor representa as foras que atuam sobre o caixote :

10) Durante uma brincadeira, Brbara arremessa uma bola de vlei verticalmente para cima, como mostrado na figura. Assinale a alternativa cujo diagrama MELHOR representa a(s) fora(s) que atua(m) na bola no ponto MAIS alto de sua trajetria.

11) Uma balana na portaria de um prdio indica que o peso de Chiquinho de 600 newtons. A seguir, outra
pesagem feita na mesma balana, no interior de um elevador, que sobe com acelerao de sentido contrrio ao da acelerao da gravidade e mdulo a=g/10, em que g=10m/s2. Nessa nova situao, o ponteiro da balana aponta para o valor que est indicado corretamente na seguinte figura:

12) Considere um avio a jato, com massa total de 100 toneladas (1,0x105 kg), durante a decolagem numa pista
horizontal. Partindo do repouso, o avio necessita de 2000m de pista para atingir a velocidade de 360km/h, a partir da qual ele comea a voar. a) Qual a fora de sustentao, na direo vertical, no momento em que o avio comea a voar? b) Qual a fora mdia horizontal sobre o avio enquanto ele est em contato com o solo durante o processo de acelerao? Adote a acelerao da gravidade g =10m/s2.

13) Adote: acelerao da gravidade: g = 10m/s2


Uma pessoa segura uma esfera A de 1,0kg que est presa numa corda inextensvel C de 200g, a qual, por sua vez, tem presa na outra extremidade uma esfera B de 3,0kg, como se v na figura adiante. A pessoa solta a esfera A. Enquanto o sistema estiver caindo e desprezando-se a resistncia do ar, podemos afirmar que a tenso na corda vale:

a) zero

b) 2 N

c) 10 N

d) 20 N

e) 30 N

14) Considere, na figura a seguir, dois blocos A e B, de massas conhecidas, ambos em repouso: Uma fora F=5,0N aplicada no bloco A, que permanece em repouso. H atrito entre o bloco A e a mesa, e entre os blocos A e B.

a) O que acontece com o bloco B? b) Reproduza a figura na folha de respostas, indicados as foras horizontais (sentido, mdulo e onde esto aplicadas) que atuam sobre os blocos A e B.

15) Os fios so inextensveis e sem massa, os atritos so desprezveis e os blocos possuem a mesma massa. Na
situao 1, da figura, a acelerao do bloco apoiado vale a1. Repete-se a experincia, prendendo um terceiro bloco, primeiro, ao bloco apoiado, e, depois, ao bloco pendurado, como mostram as situaes 2 e 3 da figura. Os mdulos das aceleraes dos blocos, em 2 e 3, valem a2 e a3, respectivamente.

Calcule a2/a1 e a3/a1. 16) Sobre uma partcula P agem quatro foras, representadas na figura abaixo. O mdulo da fora resultante sobre a partcula de:

a) 5N

b) 24N

c) 6N

d) 10N

17) Um corredor de alto desempenho parte do repouso e atinge uma velocidade de 10 m/s em 2,5 s, na fase de acelerao. Suponha que a massa do corredor seja de 70 kg. Calcule o mdulo da fora horizontal mdia que o piso da pista de corridas exerce sobre o corredor nesta fase.

18) Uma caixa de peso 316N, colocada sobre uma superfcie horizontal, fica na iminncia de deslizar quanto
aplicada uma fora F, de intensidade 100N e formando ngulo de 20 com a horizontal, como na figura a seguir.

Dados: sen 20 = 0,34

cos 20 = 0,94

A fora de reao normal de apoio N e o coeficiente de atrito esttico entre o corpo e a superfcie valem, respectivamente, a) 216N e 0,20 b) 282N e 0,33 c) 282N e 0,50 d) 316N e 0,33 e) 316N e 0,50 53) (UFRJ-1998) O desenho representa uma saladeira com a forma de um hemisfrio; em seu interior h um morango em repouso na posio indicada. a) Determine a direo e o sentido da fora exercida pela saladeira sobre o morango e calcule seu mdulo em funo do mdulo do peso do morango. b) Informe em que corpos esto atuando as reaes fora e ao peso .

54) (UFRJ-1998) A figura mostra um bloco A, de 3kg, apoiado sobre um bloco B de 4kg. O bloco B, por sua vez, est apoiado sobre uma superfcie horizontal muito lisa, de modo que o atrito entre eles desprezvel.

O conjunto acelerado para a direita por uma fora horizontal F, de mdulo igual a 14N, aplicada no bloco B. a) Determine a direo e o sentido da fora de atrito (Fat) exercida pelo bloco B sobre o bloco A e calcule seu mdulo. b) Determine a direo e o sentido da reao (Fat), calcule seu mdulo e indique em que corpo est aplicada.

You might also like