You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAO DE PROFESORES SEMINRIO DE PRTICA DO ENSINO MDIO ALAN ALYSSON ARRUDA JOS

CIEDSTON TOMAZ (COORDENADOR) AS LEIS DO MOVIMENTO (LEIS DE NEWTON)

Quem foi Isaac Newton? Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu at o ano de 1727. Cientista, qumico, fsico, mecnico e matemtico, trabalhou junto com Leibniz na elaborao do clculo infinitesimal. Durante sua trajetria, ele descobriu vrias leis da fsica, entre elas, a lei da gravidade. Este cientista ingls, que foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binmio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a cincia. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, perodo em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da cincia: o teorema binomial, o clculo, a lei da gravitao e a natureza das cores. Dentre muitas de suas realizaes escreveu e publicou obras que contriburam significativamente com a matemtica e com a fsica. Alm disso, escreveu tambm sobre qumica, alquimia, cronologia e teologia. Newton sempre esteve envolvido com questes filosficas, religiosas e teolgicas e tambm com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modstia, no foi fcil convenc-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras cientficas mais importantes do mundo. Newton tinha um temperamento tranqilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava at de se alimentar e tambm de dormir por causa disso. Alm de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que no foram anotadas. Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dvida, contriburam e tambm ampliaram os horizontes da cincia, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu aps uma vida de grandes descobertas e realizaes.

O estudo do movimento ao longo do tempo Ao longo dos sculos o movimento foi sendo estudado por vrios fsicos. Destes trabalhos trs apresentaram grande destaque: 1 - Aristteles na Grcia Antiga, com teses que hoje sabemos erradas mas que ainda assim iniciaram o estudo da Fsica. 2 - Galileu, na Itlia do tempo da Inquisio, que elaborou vrias teses extremamente importantes. 3 - por ltimo, Newton na Inglaterra, um sculo aps Galileu, inspirando-se no trabalho de seus antecessores elaborou a Lei da Gravitao Universal e as 3 Leis de Newton.

Aristteles x Galileu No sculo IV A.C Aristteles formulou uma teoria que foi aceita at a poca do renascimento (sculo XVII), onde acreditava-se que: Um corpo s pode permanecer em movimento se existir uma fora atuando sobre ele. Galileu, muito tempo depois, mostrou que a teoria de Aristteles era falsa, fazendo experimentos mais rigorosos e com maior preciso. Chegou concluso que Aristteles no havia considerado o atrito sofrido pelo corpo, desta forma refez a teoria. Resumidamente, suas idias eram: Se um corpo est em repouso ele ir permanecer neste estado at que uma fora externa seja aplicada neste corpo Se um corpo est em movimento uniforme este permanecer em movimento at que uma fora mude isso.

A obra de Isaac Newton As leis que descrevem os movimentos de um corpo foram concebidas por Isaac Newton entre 1665-66, na fazenda da famlia onde ele se refugiou, fugindo da peste negra. A publicao do trabalho aconteceu em 1687 no livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princpios Matemticos da Filosofia Natural). Hoje em dia so conhecidas como as Leis de Newton e foram baseadas em cuidadosas observaes dos movimentos. Essas leis permitem uma descrio (e previso) extremamente precisa do movimento de todos os corpos, simples ou complexos.

Apenas em 2 limites as Leis de Newton deixam de ser vlidas: na dinmica de partculas muito pequenas (fsica quntica) ou em situaes que envolvam velocidades muito elevadas (relatividade restrita).

Fora e leis de Newton A interao de um corpo com sua vizinhana descrita em termos de uma fora. Assim, uma fora representa a ao de empurrar ou puxar em uma determinada direo Uma fora pode causar diferentes efeitos em um corpo como, por exemplo: a) imprimir movimento b) cessar um movimento c) sustentar um corpo d) deformar outros corpos

Onde esto as foras? As coisas caem porque so atradas pela Terra. a chamada fora gravitacional. Essa fora representa uma interao existente entre a Terra e os objetos que esto sobre ela. Gravidade: Para que as coisas no caiam preciso segur-las. Sustentao: Na figura ao lado, por exemplo, a mesa sustenta um objeto. Em geral essa fora conhecida como fora normal. Na gua: A gua tambm pode sustentar coisas, impedindo que elas afundem. Essa interao da gua com os objetos se d no sentido oposto ao da gravidade e medida atravs de uma fora que chamamos de empuxo hidrosttico. por isso que nos sentimos mais leves quando estamos dentro da gua. O que sustenta bales no ar tambm uma fora de empuxo, igual que observamos na gua. No ar: Para se manter no ar o pssaro bate asas e consegue com que o ar exera uma fora para cima, suficientemente grande para vencer a fora da gravidade. Da mesma forma, o

movimento dos avies e o formato especial de suas asas acaba por criar uma fora de sustentao. Essas foras tambm podem ser chamadas de empuxo. Porm, trata-se de um empuxo dinmico, ou seja, que depende de um movimento para existir. Foras so grandezas vetoriais, possuem mdulo, direo e sentido. So representadas por vetores. A unidade de medida de fora no SI o Newton [N]. Para se ter uma idia, um Newton (1 N) fora necessria para erguer uma xcara de caf (100 ml). 100 N , aproximadamente, a fora necessria para erguer dois pacotes de arroz de 5 Kg cada. Existem dois tipos de fora: foras de contato e foras de campo: Foras de contato so aquelas em que h a necessidade de um contato fsico entre os corpos para que neles atuem essas foras. Foras de campo so aquelas que atuam distncia, sem a necessidade de contato entre os corpos.

As leis do movimento

Primeira lei de Newton Considere um corpo sobre o qual no atua nenhuma fora resultante. Se o corpo estiver em repouso ele permanecer em repouso. Se o corpo estiver em movimento com velocidade constante, ele permanecer com esse movimento. Lembrando que, at o incio do sculo XVII, pensava-se que para se manter um corpo em movimento era necessria uma fora atuando sobre ele. Essa idia foi combatida por Galileu e depois reafirmada por Newton: "Na ausncia de uma fora, um objeto continuar se movendo em linha reta e com velocidade constante. Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inrcia, ou seja, maior sua tendncia de permanecer em repouso... ou em movimento retilneo uniforme.

Segunda lei de Newton Todo corpo necessita da ao de uma fora para iniciar um movimento (sair do repouso) ou para que seu movimento seja alterado (variao da velocidade acelerao); Quanto maior a massa de um objeto, maior a fora necessria para alterar seu estado (tira-lo do repouso ou alterar sua velocidade); Quanto maior a variao de velocidade (acelerao) que se deseja imprimir a um corpo, maior a fora necessria para isso; A acelerao adquirida por um objeto tem sempre a mesma direo e sentido da fora resultante que atua no objeto.

Terceira lei de Newton: Quando um corpo exerce uma fora sobre outro, o segundo corpo exerce uma fora sobre o primeiro. As foras que compem esse par (ao reao) so sempre iguais em intensidade e opostas em sentido. Em outras palavras, a toda ao corresponde uma reao de mesma intensidade e sentido oposto.

Propriedades do par ao reao 1) Esto associadas a uma nica interao, ou seja, correspondem sempre s foras trocadas entre apenas dois corpos; 2) O par de foras sempre apresenta mesma direo, mesma intensidade e sentidos opostos; 3) O par de foras nunca atua no mesmo corpo. Como as foras atuam em corpos diferentes, nunca se anulam. 4) As foras do par tm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo)

You might also like