You are on page 1of 16

Disciplinamento e Controle dos Corpos: Produzindo uma Sexualidade til.

SOUZA, Aldo Trindade.

BARBOSA, Iraci Cerilo

CASTELA, Greice.

RESUMO: A partir do conceito foucaultiano de discurso e educao, este artigo pretende elucidar alguns conceitos referente sexualidade humana na atualidade a partir de sua histria, visto que no senso comum, considera-se que todo comportamento causa de uma condio gentica ou biolgica do sujeito. Estudando a histria da sexualidade pode-se perceber que muito do que h no comportamento humano resultado de uma construo histrica realizada pelos discursos que educam os corpos. Para realizarmos esses estudos fizemos o uso de trs autores especificamente: Na primeira parte fazemos uma anlise sobre os processos de normalizao da sexualidade e do corpo, para isso usamos autores como Foucault, Sierra, Marx e Engels. Na ltima parte fazemos algumas consideraes finais sobre o trabalho bem como sobre o tema deste artigo.
1

Estudante do curso de Ps-graduao da Faculdade Unipan Estudante do curso de Ps-graduao da Faculdade Unipan Professora Mestre do curso de Ps-graduao da Faculdade UNIPAN.

Palavras-chave: Comportamento, Educao, discurso, sexualidade.

ABSTRACT: From the concept foucaultiano as of discourse and education , this article he pretends elucidate a few concepts re at the sexuality humana at the atualidade as from your history , seeing that at the common sense , considers - in case that than it is to all of behavior is he causes from a condition genetic from the chap. Studying the story from the sexuality can - in case that perceive than it is to a lot whereof there are at the behavior humane is creature from a construction historic paid-up by the discourses than it is to they educate the bodies. About to accomplish those studies we did the custom as of three authors namely : At the first part we do an analysis on the subject of the processes as of normalization from the sexuality AND body's , about to It we use authors as a Foucault Sierra Marx and Engels. At the ltima he breaks we do a few considerations endings above the i work as well as above the motif of this article. Key words: Behavior , Education , discourse , sexuality.

Ao se falar de sexualidade no se pode fugir de questes como: discurso, moral, comportamento e educao. Em funo da perspectiva terica, da qual realizei este trabalho. Ou seja, uma perspectiva histrica. Tambm em funo de ser elaborado num curso de

educao. Faz-se necessrio estabelecer pontes no sentido de possibilitar o entendimento dos/as leitores/as, bem como aprofundar conhecimentos em educao.

Evidentemente que em virtude dos limites, de tempo e espao ao se realizar um trabalho de concluso de curso na forma de artigo, os riscos de incompletudes se tornam maiores, por isso, este trabalho no pode ser entendido como algo acabado, oficial, completo no que se refere ao tema sexualidade. Para entendermos a relao que a educao possui com a sexualidade se a histria, no somente da sexualidade, mas tambm do corpo.

Iniciaremos com uma descrio sobre a forma como se iniciou o controle sobre os corpos, mais precisamente no que se refere s prticas jurdicas, at chegar sexualidade.

A histria do controle sobre o corpo, segundo Foucault (2004) no algo recente, ou pertencente aos tempos modernos. Em seu livro denominado Vigiar e Punir, Michel Foucault faz uma descrio sobre a forma como as prticas jurdicas adquiriram poder sobre o corpo das pessoas, sempre atendendo a determinados valores implcitos e tambm dentro do jogo de poder, tem-se a punio para os corpos que ousem desobedecer s ordens determinadas pelos governantes ou por aqueles que elaboram e fazem cumprir as normas. Isso tudo, atravs de dispositivos pedaggicos e repressores. Michel Foucault cita o exemplo dos soldados para explicar de que forma um corpo manipulado com fins de torna-lo dcil a um determinado poder; se faz necessrio para isso a aplicao de tcnicas que o manipulam, o esquadrinham, transformam-no, produzem uma nova forma deste corpo se relacionar com os demais corpos:

Segunda metade do sculo XVIII: o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a mquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coao calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponvel, e se prolonga, em silncio, no automatismo dos hbitos; em resumo, foi "expulso o campons" e lhe foi dada a "fisionomia de soldado". Os recrutas so habituados a manter a cabea ereta e alta; a se manter direito sem curvar as costas, a fazer avanar o ventre, a salientar o peito, e encolher o dorso; e a fim de que se habituem essa posio lhes ser lhe dada apoiando-os contra um muro, de maneira que os calcanhares, a batata da perna, os ombros e a cintura encostem-se a ele, assim como as costas das mos, virando os braos para fora, sem afast-los do corpo... Ser-lhes- igualmente ensinado a nunca fixar os olhos na terra, mas a olhar com ousadia aqueles diante de quem eles passam... A ficar imveis esperando o comando, sem mexer a cabea, as mos nem os ps. Enfim a marchar com passo firme, com o joelho e a perna esticados, a ponta baixa e para foram... (FOUCAULT, 2004. p.116)

Esta citao permite que se percebam todas as "correes" que so feitas na postura das pessoas que desejam se tornar soldados. necessrio que esta pessoas se tornem obedientes e busquem produzir em si, uma nova personalidade que faz parte de um modelo. O poder est em toda parte, neste caso, h um poder que faz que com que as pessoas digam sim a determinados modelos de personalidade, tal como a que foi citada em Vigiar e Punir, ou seja, a do soldado. Como afirma Foucault, o desejo de poder que nos leva a nos submetermos a outras formas de poder. Houve, durante a poca clssica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo de poder. Encontraramos facilmente sinais dessa grande ateno dedicada ento ao corpo - ao corpo que se manipula, se modela se treina, que obedece, responde se torna hbil ou cujas foras se multiplicam (FOUCAULT, 2004, p.116). Entretanto como segue Foucault (2004) a utilizao do corpo no um advento da modernidade, sempre o corpo esteve entre jogos de poderes e regras. A modalidade enfim: implica numa coero ininterrupta, constante, que vela sobre os processos da atividade mais que sobre seu resultado e se exerce de acordo com uma codificao que esquadrinha ao mximo o tempo, o espao, os movimentos. Esses mtodos que permitem o controle minucioso das operaes do corpo, que realizam o controle constante de suas foras e lhes

impem uma relao de docilidade-utilidade, so o que podemos chamar as "disciplinas. (FOUCAULT, 2004, p.117). Neste sentido, podemos entender os pontos positivos e negativos que o trabalho de disciplinamento produz nos sujeitos. Segundo este autor o disciplinamento aumenta a capacidade ou a fora produtiva do sujeito em termos econmicos, mas que diminui a mesma fora em termos polticos, isto quer dizer, que torna o sujeito cada vez mais passivo e cada vez mais til disciplina, da qual o mesmo foi submetido, perdendo a vontade exercer atividades nas quais se exijam pesnamento extratgico, planejamento, entre outros, ficando apenas com a vontade de executar, fazer cumprir aquilo que lhes determinam.
A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos "dceis". A disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras (em termos polticos de obedincia). Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma "aptido", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potncia que poderia resultar disso, e faz dela uma relao de sujeito estrita. Se a explorao econmica separa a fora e o produto do trabalho, digamos que a coero disciplinar estabelece no corpo o elo coercitivo entre uma aptido aumentada e uma dominao acentuada. (FOUCAULT, 2004, p.119).

A disciplina utiliza a fora que poderia ser aumentada em termos polticos para transform-la em fora de aptido para a submisso e servido, tirando assim as formas de poder que propiciam independncia, ou seja, o ser se torna produtivo para o poder que o tornou dcil. Pessoas submetidas a este tipo de disciplinamento se tornam fceis de serem manipuladas, nos termos polticos ou intelectuais, pois que se habitua a dizer sim, fazem com que tomem gosto por seguirem regras sem question-las, sem entender suas conseqncias ou suas finalidades. Por este motivo, nas teorias de Foucault, fica explcita a idia de um modelo de educao, na qual possa se promover a independncia dos sujeitos, com a livre iniciativa, com o poder de escolha e deciso de cada um. Neste aspecto, Foucault histrico e concorda com Marx, ao afirmar que o ser humano produzido a partir das relaes sociais. Numa leitura existencialista do marxismo, a essncia do homem no ter essncia; a

essncia do homem algo que ele prprio constri, ou seja, a Histria. "A existncia precede a essncia"; nenhum ser humano nasce pronto, mas o , em sua essncia, produto do meio em que vive que construdo a partir de suas relaes sociais. Assim como o homem produz o seu prprio ambiente, por outro lado, esta produo da condio de existncia no livremente escolhida, mas sim, previamente determinada. O ser pode fazer a sua Histria, mas no pode fazer nas condies por ele escolhidas. O homem historicamente determinado pelas condies, logo responsvel por todos os seus atos, pois ele livre para escolher. Logo todas as teorias de Marx esto fundamentadas naquilo que o ser humano, ou seja, o que a sua existncia. O ser condenado a ser livre, ou de que na qual o livre desenvolvimento de cada membro a condio para o desenvolvimento de todos. No lugar da antiga sociedade burguesa com suas classes e os seus contrastes entre classes, entra uma associao onde o desenvolvimento livre de cada um a condio para o livre desenvolvimento de todos... (MARX e ENGELS, 1984, p.8). Sendo assim, a histria do disciplinamento dos corpos, nos propicia a visualizao da fabricao de muito do que h no comportamento humano. Eis o que a disciplina faz com as foras do indivduo.
Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma "aptido", uma "capacidade" que ela procura aumentar; e inverte por outro lado a energia, a potncia que poderia resultar disso, e faz dela uma relao de sujeito estrita. Se a explorao econmica separa a fora e o produto do trabalho, digamos que a coero disciplinar estabelece no corpo o elo coercitivo entre uma aptido aumentada e uma dominao acentuada. (FOUCAULT, 2004, p.119).

A partir disso, pode-se fazer uma comparao sobre as prticas disciplinares utilizadas na escola, a maioria das escolas trabalham dentro desta perspectiva de domesticao/treinamento dos sujeitos e no dentro de uma concepo educacional, na qual se estaria possibilitando a independncia intelectual dos sujeitos. Isto porque os/as professores a todo o momento precisam estar utilizando seu poder coercitivo para manter os alunos dentro de uma determinada ordem, exigindo que os alunos, obedeam, exeram atividades nas quais no se exige a participao.
Forma-se ento uma poltica das coeres que so um trabalho sobre o corpo, uma manipulao calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos.

O corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompe. Uma "anatomia poltica", que tambm igualmente uma "mecnica do poder", est nascendo; ela define como se pode ter domnio sobre o corpo dos outros, no simplesmente para que faam o que se quer, mas para que operem como se quer, com as tcnicas, segundo a rapidez e a eficcia que se determina . (FOUCAULT, 2004, p.118).

Uma das tcnicas descrita por Foucault (2004) arte de colocar cada indivduo no seu devido lugar cada qual com seu nome ou nmero, deste modo, se faz uma visualizao mais gil e mais rpida dos sujeitos, possibilitando assim a melhoria ou aumentando as possibilidades de controle sobre os mesmos, portanto, quanto mais estticos ficarem eles, mais fcil ser localiz-los. Por isso o gosto de muitos/as professores/as por atividades que no se exija movimento, exeto com as ordens dos mesmos.
Na disciplina, os elementos so intercambiveis, pois cada um se define pelo lugar que ocupa na srie, e pela distncia que o separa dos outros. A unidade no , portanto nem o territrio (unidade de dominao), nem o local (unidade de residncia), mas a posio na fila: o lugar que algum ocupa numa classificao, o ponto em que se cruzam uma linha e uma coluna, o intervalo numa srie de intervalos que se pode percorrer sucessivamente. A disciplina, arte de dispor em fila, e da tcnica para a transformao dos arranjos. Ela individualiza os corpos por uma localizao que no os implanta, mas os distribui e os faz circular numa rede de relaes. (FOUCAULT, 2004. P. 124-125)

Os indivduos se movimentarem, mas sem interagirem entre si, uma vez que a interao permite a unio dos mesmos, e os sujeitos unidos se tornam mais difceis de serem controlados ou manipulados. H tambm outros objetivos desta separao:
Haver em todas as salas de aula lugares determinados para todos os escolares de todas as classes, de maneira que todos os da mesma classe sejam colocados num mesmo lugar e sempre fixo. Os escolares das lies mais adiantadas sero colocados nos bancos mais prximos da parede e em seguida os outros segundo a ordem das lies avanando para o meio da sala... Cada um dos alunos ter o seu lugar marcado e nenhum o deixar nem trocar sem a ordem e o consentimento do inspetor das escolas. [Ser preciso fazer com que] aqueles cujos pais so negligentes e tm piolhos fiquem separados dos que so limpos e no os tm; que um escolar leviano e distrado seja colocado entre dois bem comportados e ajuizados, que o libertino ou fique sozinho ou entre dois piedosos. (FOUCAULT, 2004. P.126)

Estas tcnicas de classificao, ordenao, tm finalidades de produo de um modelo padronizado de sujeito. a partir destas tcnicas que se excluem os indivduos que no se submetem s prticas normalizadoras, e conseqentemente se aplicam as sanes/punies por no se tornarem dceis a elas. Isto tambm apontado pele mesmo Foucault no livro A histria da Sexualidade, as vrias formas de sexualidade. Do mesmo modo que so produzidos corpos disciplinados para o trabalho, segundo Foucault h tambm uma produo de corpos, no sentido de se produzir um padro de sexualidade, seria, fundamentado a partir de uma perspectiva que faz o sujeito acreditar que, existe uma verdade sobre o sexo e a sexualidade, e esta suposta verdade detida por instituies e sujeitos detentores de saberes, os quais, a populao seria incapaz de absorver e por este motivo em hiptese alguma poderia ser questiona-los Foucault afirma que houve um tempo em que as pessoas no se preocupavam sobre a forma como os outros se relacionavam sexualmente, de modo que no existiam denominaes das prticas sexuais, nem de bissexuais, homossexuais, heterossexuais, etc. Mas, com o advento do cristianismo, houve a criao de uma norma nica para a sexualidade, seria a idealizao de uma sexualidade til, com fins reprodutivos:
Um rpido crepsculo se teria seguido luz meridiana, at as noites montonas da burguesia vitoriana. A sexualidade , ento, cuidadosamente encerrada. Muda-se para dentro de casa. A famlia conjulgal a confisca. E absorve-a, inteiramente, na seriedade da funo de reproduzir, em torno do sexo, se cala. O casal, legtimo e procriador, dita a lei. Impe-se como modelo, faz reinar a norma, detm a verdade, guarda o direito de falar, reservando-se o princpio do segredo. No espao social, como no corao de cada moradia, um nico lugar de sexualidade, mas utilitrio e fecundo: o quarto dos pais, ao que sobra s resta encobrir-se; o decoro das atitudes esconde os corpos, a descncia das palavras limpa os discursos. E se o estril insiste, e se mostra demasiadamente, vira anormal: receber esse status e dever pagar as sanes. (Foucault. I. 2004, p.9-10)

No somente criada uma norma sobre com quem se relacionar sexualmente, mas tambm, onde e por que se relacionar com determinados indivduos, neste caso, como se trata de uma sexualidade com fins reprodutivos, seria apenas concedido o relacionamento

sexual entre um homem e uma mulher, dentro de uma casa, depois que houvesse o consentimento dos deuses, da Igreja e do Estado .
Consideramos a evoluo da pastoral catlica e do sacramento da confisso, depois do Conclio de Trento. Cobre-se, progressivamente, a nudez das questes que os manuais de confisso da Idade Mdia formulavam e grande nmero daquelas que eram correntes no sc. XVII. [...] Poder-se-ia traar uma linha direta da pastoral do sc. XVII ao que veio a ser sua projeo na literatura e na literatura escandalosa. Dizer tudo repete os diretores espirituais: no somente os atos consumados como os toques sensuais, todos os olhares impuros, todas as palavras obscenas..., todos os pensamentos consentidos. Sade relana a injuno em termos que aparecem transcritos dos tratados de direo espiritual: preciso, nas narrativas, o maior e mais extenso detalhamento; s podemos julgar o que a paixo que contais tem de relativo aos costumes e s caractersticas do homem, na medida em que no disfarceis nenhuma circunstncia; as menores circunstncias servem alias, infinitamente, ao que esperamos de vossas narrativas. (FOUCUALT, 2001I, p. 22-24)

As prticas sexuais passaram ento a ser vigiadas e controladas, atravs de coero, ameaa e punio, para aqueles que desobedecerem a regra de se relacionar-se sexualmente com o fim de reproduzir. Por este motivo Foucault combate as teorias freudianas, que sustentavam a idia de uma sexualidade reprimida. As crianas desde cedo so induzidas a seguirem a regra da sexualidade para procriao, as escolas ensinam que os rgos reprodutores, cujos prprios nomes j induzem a esta norma, somente servem para esta finalidade. H a partir disto, toda uma mudana no comportamento das pessoas no sentido de colaborarem com esta produo da sexualidade, a famlia passa a vigiar seus filhos, tenta-se corrigir comportamentos que se desviam da moral vigente. Na Idade Mdia a Igreja usava instrumentos para fazerem as pessoas confessarem sobre suas prticas sexuais com o objetivo de corrigir as que no se enquadrassem na norma estabelecida. No entanto, a incitao do discurso sexual, segundo Foucault (2001a), no foi articulada somente pela instituio religiosa. Com o surgimento da cincia. Comea uma nova teorizao sobre os padres de comportamento sexuais. Pela perspectiva da

reproduo, as crianas devem ser interditadas sexualmente, pois ainda no esto prontas para reproduzirem a espcie, logo so seres considerados assexuados. No que se refere aos pedfilos e homossexuais, estes so considerados doentes, nessa concepo impossvel conceber prticas que no possuam fins reprodutivos, no os homossexuais eram levados aos consultrios e seu discurso de sexo era transformado em objeto de anlise dos profissionais especializados. Nesta relao entre o homossexual e o conhecimento do psicanalista podemos perceber uma relao de poder, um conhecimento que produziu desigualdades e valores negativos atribudos homossexualidade.

Daqui em diante, vemos surgir todo um dispositivo da sexualidade armado para flagrar toda a multiplicidade sexual que o sculo XIX e XX comeam a presenciar, bem como amarrar os prazeres, as motivaes, os desejos e, claro, os comportamentos desviantes que seriam, agora, medicalizados ou, nas palavras de Foucault, retificados na tentativa de recuperao do instinto natural perdido como se a sexualidade fosse mesmo uma pulso, algo destitudo de historicidade, fora do alcance dos discursos que ensejam saberes e poderes. Sem falar na tentativa de cura das patologias ligadas aos atos sexuais deslocados da finalidade matrimonial da procriao, portanto, fora do controle das regulamentaes que impunham um controle severo sobre as taxas de natalidade, ndices de doenas, esterilidade, adultrio, descendentes extraconjugais, enfim, sobre a vida e sobre a morte das pessoas (SIERRA, 2004, p. 95)

Por tanto, a partir do sculo XIX observa-se uma transformao no que se refere ao entendimento da sexualidade. Os comportamentos que antes eram considerados pecaminosos agora passam a adquirir uma conotao de patologia, de doena. Nesse perodo os psiquiatras e psiclogos se encarregam de estudar e buscar a cura para as formas desviantes de sexualidade, ou seja, so operadores importantes no processo de construo do conceito de normalidade dentro da sexualidade.

Segundo Foucault (2004) este conceito construdo a partir da teoria freudiana, a qual acusa a represso sexual de ser principal fator para o aparecimento dessas formas desviantes de sexualidade. Michel Foucault combate esta teoria da represso, uma vez que, segundo ele, a represso consiste em no se falar daquilo que se deseja reprimir e nunca se falou tanto sobre sexo, seja nos confessionrio, seja nos divs dos psicanalistas e psiclogos. O prprio conceito sobre o complexo de dipo criticado por Michel Foucault em seu livro A Verdade e as Formas Jurdicas, quando o mesmo diz que qualquer forma de conhecimento construda nas relaes sociais, ou seja, inventado, ou de que possvel estudar o processo de construo de um discurso tido como verdade em determinado tempo.
O conhecimento foi, portanto, inventado. Dizer que ele foi inventado dizer que ele no tem origem. dizer, de maneira mais precisa, por mais paradoxal que seja que o conhecimento no est em absoluto inscrito na natureza humana. O conhecimento no constitui o mais antigo instinto do homem, ou, inversamente, no h no comportamento humano, no apetite humano, no instinto humano, algo como um germe do conhecimento. De fato, diz Nietzsche, o conhecimento tem relao com os instintos, mas no pode estar presente neles, nem mesmo por ser um instinto entre os outros; o conhecimento simplesmente o resultado do jogo, do afrontamento, da juno, da luta e do compromisso entre os instintos. porque os instintos se encontram, se batem e chegam, finalmente, ao trmino de suas batalhas, a um compromisso, que algo se produz. Este algo o conhecimento. (FOUCAULT, 2001 II, p.15)

Deste modo podemos associar esta citao ao que foi dito anteriormente, ou seja, a criao de um conceito sobre a sexualidade humana tido como verdade, ou, de que, a sexualidade somente deve ser praticada com fins reprodutivos. Este conceito tido com verdade para a maioria das pessoas e tido tambm como um conhecimento que foi comprovado, que tem status de veracidade e deve ser seguido a risca, sem questionamentos, sem a possibilidade de reviso desta suposta verdade. E como disse Foucault anteriormente, a idia de que as sexualidades desviantes surgem a partir de uma represso sexual foi construda a partir de uma perspectiva machista, de uma moral machista.

Portanto, para Nietzsche, o conhecimento no da mesma natureza que os instintos, no so como que o refinamento dos prprios instintos, O conhecimento tem por fundamento, por base e por ponto de partida os instintos, mas instintos em confronto entre si, de que ele apenas o resultado, em sua superfcie. O conhecimento como um claro, como uma luz que se irradia, mas que produzido por mecanismos ou realidades que so de natureza totalmente diversa. O conhecimento o efeito dos instintos, como um lance de sorte, ou como o resultado de um longo compromisso. Ele ainda, diz, Nietzsche, como uma centelha entre duas espadas, mas que no do mesmo ferro que as duas espadas. Efeito de superfcie, no delineado de antemo na natureza humana, o conhecimento vem atuar diante dos instintos, acima deles, no meio deles; ele os comprime, traduz um certo estado de tenso ou de apaziguamento entre os instintos. Mas no se pode deduzir o conhecimento, de maneira analtica segundo uma espcie de derivao natural. (FOUCAULT,2001 II, p.15)

Com isto Foucault, caracteriza o carter histrico do conhecimento, ou seja, de que o conhecimento algo que deveria estar a servio dos instintos e no propriamente um instinto. Por tanto, no entender de Michel Foucault, a natureza sexual existia de tal forma, mas com os avanos do capitalismo, criou-se a idia de higienizao de produo sexual, de modificar a natureza sexual, de modificar os instintos humanos com intuito de torn-los teis. A inteno era se utilizar dos instintos humanos, at mesmo os sexuais, e torn-los teis para as formas de produo da atualidade.
A idia do sexo reprimido, portanto, no somente objeto de teoria. A afirmao de uma sexualidade que nunca fora dominada com tanto rigor como na poca da hipcrita burguesia negocista e contabilizadora acompanhada pela nfase de um discurso destinado a dizer a verdade sobre o sexo, a modificar sua economia no real, a subverter a lei que o rege, a mudar seu futuro. O enunciado da opresso e a forma de pregao referemse mutuamente; reforam-se reciprocamente. Dizer que o sexo no reprimido, ou melhor, dizer que entre o sexo e o poder a relao no de opresso, corre o risco de ser apenas um paradoxo estril. No seria somente contrariar uma tese bem aceita, seria ir de encontro a toda a economia, a todos os interesses discursivos que a sustentam. (FOUCAULT, 1988, P. 12)

Neste ponto, Michel se coloca contra Freud, ao afirmar que entre o sexo e os discursos que o tentam manipul-lo, no h uma relao de opresso, uma vez que h resistncias, no sentido de que muito se fala dele, mas em lugares determinados, tal

como na igreja e nos consultrios. Por tanto, no h uma represso do sexo, pois muito se fala dele, no entanto com a idia de que o mesmo algo pecaminoso e feio, quando na verdade algo da natureza dos seres.

Consideraes Finais
A sexualidade como um componente da identidade humana representa uma forma de satisfazer as necessidades psicolgicas e fsicas do indivduo a partir de suas vivncias que tem a ver com desejo e a busca do prazer inerente a todo ser humano. Desta forma, discutir sobre a sexualidade tratar de sentimentos, emoes e afetos fundamentais para o desenvolvimento da vida psquica do ser humano. Na verdade, a sexualidade humana reveste-se de alta subjetividade constituindo-se portanto, como possibilidade e caminho para uma construo de nossa identidade. Neste estudo, conclui-se que ampliarmos as discusses em torno da sexualidade, com a finalidade de proporcionar maior envolvimento e fortalecer o conhecimento sob esta temtica. Assim, nosso olhar certamente ser renovado e maior ser a nossa capacidade de consider-la como uma construoscio-histrica. Isso significa situar o escopo da sexualidade da sua multidimensionalidade biolgica, social, poltica e, associ-la vida, sade, ao bem-estar e ao prazer. Este trabalho que por ns foi realizado tem significado bastante importante. Em primeiro lugar porque nos propiciou um grande descentramento na maneira como pensvamos os modos de existncia humana. Permitiu-nos refletir sobre momentos passados por ns e que nos levaram a pensar e perceber a homossexualidade de forma negativa, inclusive me recusvamos a nos enquadrar dentro deste rtulo, justamente por achar indispensvel essa denominao, entretanto isto no significa que ainda percebemos o relacionamento homoafetivo de maneira negativa, pelo contrrio achamos que o fato de se assumir-se gay nos dias atuais um ato de demarcao poltica e relao de poder (neste ponto concordo com Guacira Lopes Louro), necessrio

assumir-se dentro desta identidade para lutar pelo seu reconhecimento como uma expresso digna da sexualidade. Em segundo lugar pudemos perceber a necessidade que os seres humanos, aps o advento da cincia de maneira mais refinada, tm de racionalizar o sentimento, o tato, o tocar, e esfregar, o beijar, o amar etc. Isto me parece que os corpos falam e sob este olhar racionalista, falam torto e desafinam, sobretudo na maneira homoertica, percebe-se um olhar de doena, uma vez que esto fincados na idia de naturalidade racional, justamente por no ter tido muita visibilidade e sadia, essa maneira ainda no foi naturalizada, ou seja, ainda no foi transportada para olhar normal, um exemplo disso a prpria masturbao que a tempos atrs era considerada doentia pela prpria cincia que transformou a sexualidade em objeto de pesquisa, ou seja, em um problema, j que para a tica naturalista-racional a relao que se faz nesta ao no para a reproduo. como se os racionalistas estivessem tentando educar os genitais, como se fosse possvel, e se fosse creio que seria dispensvel, ou seja, dizendo-lhes como uma me diz ao/a seu filho/a, meu filho voc precisa pensar, voc precisa ter juzo, voc no pode se desviar do bom caminho, neste caso o da reproduo. Com bastante segurana, pode-se dizer que h um desejo de educar os genitais, como se eles tivessem a capacidade racional do crebro, ou seja, ele tratado, no meu ponto de vista como um ser racional que pode aprender a se comportar, no entanto como isto se torna impossvel, a sada para o pensamento racionalista foi justamente domina-lo, controlalo., interdita-lo em algumas situaes. Outra questo que nos chamou bastante a ateno fato de as pessoas defenderem o que falam como se aquilo que falam, fosse criao sua. Entram dentro dos campos discursivos e sentem-se donos/as, por tanto acreditam serem verdadeiros, isto no quer dizer que eu estou fora deste campo. neste ponto que aprendemos a pensar a educao a partir de outra perspectiva, ou seja, a formao educacional a partir das narrativas e discursos e neste campo que nosso trabalho manteve relao estreita com a

educao, sobretudo tambm no que se refere formao das identidades sexuais e de gneros, que dentro de uma perspectiva tradicional, representam um empecilho ao desenvolvimento do processo educacional, visto que, pelo que nos parece escola elabora suas propostas educacionais pensando numa tica heterossexual/racional/crist, portanto uma proposta idealizada baseada em conceitos homogeneizantes, por tanto, pode-se dizer que na escola h o estabelecimento de um centro ocupado pelas pessoas, heterossexuais-crists fundadas no princpio de laos biolgicos, e que impedem o reconhecimento de outras famlias que sejam constitudas por laos afetivos, valores estes que ainda esto em construo dentro das relaes de poder sociais

Referncias Bibliogrficas FOUCAULT, M. (2001). Histria da sexualidade II: o uso dos prazeres (M. Albuquerque, Trad.). Rio de Janeiro: Graal. FOUCAULT, M. (1987). Vigiar e punir: nascimento da priso (L. Vassalo, Trad.). Petrpolis, RJ: Vozes FOUCAULT, M. (1997a). Histria da sexualidade I: a vontade de saber (M. Albuquerque & Albuquerque, Trads.). Rio de Janeiro: Graal. MARX Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alem. So Paulo: Editora Moraes, 1984. SIERRA, Jamil Cabral. Homossexuais, insubmissos e alteridade em transe: representaes da homocultura na mdia e a diferena no jogo dos dispositivos contemporneos de normalidade.Maring: UEM, 2004. Dissertao de mestrado, Universidade Estadual de Maring, 2004.

You might also like