You are on page 1of 10

Direco-Geral da Aco Social

Ncleo de Documentao Tcnica e Divulgao

Catarina de Jesus Bonfim Sofia Mercs Veiga

Servios de Apoio Domicilirio


(Condies de implantao, localizao, instalao e funcionamento)

Lisboa, Dezembro de 1996

Ficha Tcnica
Autor: Catarina de Jesus Bonfim Sofia Mercs Veiga Editor: Direco-Geral da Aco Social Ncleo de Documentao Tcnica e Divulgao Coleco: Guies Tcnicos, N 7 Plano grfico e capa: David de Carvalho Impresso: Nova Oficina Grfica, Lda Rua do Galvo, 34-A 1400 Lisboa Tiragem: 500 exemplares
Dezembro/96 ISBN 972 - 95777 - 1 - 4 Depsito Legal n

I NDICE
NOTA NOTA PRVIA NORMAS GENRICAS
mbito de Aplicao das Normas Conceito Objectivos 7 7 7 5

INSTALAES ORGANIZAO E INSTALAES


Organizao Instalaes 7 8

FUNCIONAMENTO
Princpios Gerais de Funcionamento Articulao Inter-Servios Regulamento Interno 9 10 10

DIREITOS E DEVERES
Direitos do Utilizador Deveres do Utilizador 10 10

PESSOAL
Pessoal dos Servios de Apoio Domicilirio Indicadores de Pessoal 11 12

NOTA PRVIA PREVIA


Considerando a necessidade de regulamentar a resposta social Servio de Apoio Domicilirio, elaborou-se o presente trabalho com a finalidade de definir linhas orientadoras, tendo como desejvel a uniformizao da sua estrutura, sobretudo, no que se refere s condies de instalao e funcionamento. A forma como estes servios tm vindo a implantar-se - o aumento crescente de estruturas de apoio bem como as activiades desenvolvidas - demonstra claramente a adeso das populaes a esta modalidade de servios como forma de responder a alguns dos seus problemas. Particularmente, no que se refere s pessoas idosas, a prestao destes servios coloca-se hoje como exigncia de vida normal e integrada, possibilitando-lhes por essa via a permanncia no seu meio habitual de vida. Como foi sublinhado, dado o incremento que estes servios tm vindo a ter, este documento pretende ser um documento aberto possibilidade de avaliaes peridicas e/ou propostas de alteraes.

NORMA I mbito de aplicao das normas


As presentes normas visam regulamentar as condies de instalao e funcionamento dos servios de apoio domicilirio.

NORMA II Conceito
O Servio de Apoio Domicilirio (S.A.D.) uma resposta social que consiste na prestao de cuidados individualizados e personalizados no domiclio, a indivduos e famlias quando, por motivo de doena, deficincia ou outro impedimento, no possam assegurar temporria ou permanentemente, a satisfao das suas necessidades bsicas e/ou as actividades da vida diria.

NORMA III Objectivos

Os objectivos gerais do Servio de Apoio Domicilirio so:

a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivduos e famlias; b) Contribuir para retardar ou evitar a institucionalizao.

Os objectivos especficos do servio de apoio domicilirio so, nomeadamente:

a) Assegurar aos indivduos e famlias satisfao de necessidades bsicas; b) Prestar cuidados de ordem fsica e apoio psico-social aos indivduos e famlias, de modo a contribuir para o seu equilbrio e bem estar; c) Colaborar na prestao de cuidados de sade.

NORMA IV Organizao

1 2

O SAD pode ser desenvolvido a partir de uma estrutura criada com essa finalidade ou a partir de uma estrutura j existente - lar, centro de dia ou outra. O servio de apoio domicilirio, deve progressivamente organizar-se no sentido de proporcionar um apoio contnuo nas 24 horas e uma actuao de emergncia, sempre que necessrio.

O SAD deve proporcionar os seguintes servios:

a) Prestao de cuidados de higine e conforto; b) Arrumao e pequenas limpezas no domiclio; c) Confeco, transporte e/ou distribuio de refeies; d) Tratamento de roupas.

O SAD pode ainda assegurar outros servios, nomeadamente:

n Acompanhamento ao exterior; n Aquisio de gneros alimentcios e outros artigos; n Acompanhamento, recreao e convvio; n Pequenas reparaes no domiclio; n Contactos com o exterior;

NORMA V Instalaes

Quando o SAD funcionar em instalaes autnomas, so exigidas as seguintes dependncias:

a) Gabinete para atendimento e apoio logstico; b) Sala de espera; c) Instalaes sanitrias; d) Arrecadao; e) Cozinha/despensa; f)
Lavandaria/rouparia. Quando o SAD fr desenvolvido a partir de uma estrutura j existente ou recorra a servios exteriores (de refeies, lavandaria) so apenas exigidas as instalaes referidas de a) a d) do nmero 1.

NORMA VI Princpios gerais de funcionamento

O domiclio do utilizador inviolvel e como tal deve ser considerado, no sendo permitido fazer alteraes nem eliminar bens e objectos sem prvia autorizao. Nos casos em que ao servio tenha sido confiada a chave do domiclio do utilizador, esta deve ser guardada em local seguro ou entregue responsabilidade do trabalhador encarregado da prestao de cuidados.

Para a prossecuo dos objectivos referidos na Norma III compete ao SAD garantir ao utilizador:

n O respeito pela sua individualidade e privacidade; n O respeito pelos seus usos e costumes; n A prestao de todos os cuidados adequados satisfao das suas necessidades, tendo em vista manter ou melhorar a sua autonomia; n A articulao com os servios da comunidade.

A elaborao e avaliao do plano de cuidados deve ser assegurada por pessoal tcnico; a prestao dos mesmos deve ser assegurada por pessoal com formao adequada. O horrio do pessoal prestador de cuidados - estabelecido de acordo com as necessidades dos vrios utilizadores a seu cargo. Nas situaes de dependncia que exijam recurso a ajudas tcnicas, o SAD pode providenciar a sua aquisio ou aluguer. Na ocorrncia de um bito, na presena de um elemento do SAD, este deve informar imediatamente o familiar/responsvel e o servio, devendo ser providenciada a presena de um mdico.

4 5 6

NORMA VII Articulao inter-servios

A operacionalidade do SAD dever resultar de uma rede de servios organizada a partir da parceria estabelecida entre as entidades envolvidas no processo nomeadamente servios locais de sade e autarquia.

NORMA VIII Regulamento interno

O Servio de apoio domicilirio deve ter um regulamento interno donde constem designadamente, os seguintes elementos:

a) Regras de funcionamento do SAD; b) Discriminao dos servios prestados e respectivo prerio; c) Direitos e deveres dos utilizadores; d) Direitos e deveres do pessoal.

O regulamento interno deve ser tambm conhecido de todo o pessoal afecto aoservio.

NORMA IX Direitos do utilizador


So direitos do utilizador:
a) Usufruir do plano de cuidados estabelecido; b) Exigir respeito pela sua maneira de ser e estar; c) Exigir qualidade nos servios prestados.

NORMA X Deveres do utilizador


So deveres do utilizador:
a) Colaborar com a equipa do SAD na medida dos seus interesses e possibilidades, no exigindo a prestao de servios para alm do plano estabelecido; b) Satisfazer os custos da prestao, de acordo com o contrato previamente estabelecido.

10

NORMA XI Pessoal dos servios de apoio domicilirio

O servio de apoio domicilirio dirigido por um director tcnico com formao no mbito das cincias sociais e humanas, a quem compete designadamente:

a) Dirigir o servio, assumindo a responsabilidade pela programao, execuo e avaliao das actividades; b) Garantir o estudo da situao do utilizador e a elaborao do respectivo plano de cuidados; c) Coordenar e supervisar o pessoal do servio; d) Sensibilizar o pessoal face problemtica das pessoas a atender e promover a sua formao.

O pessoal tcnico, ajudantes familiares e outro pessoal devem ser em nmero suficiente para assegurar:

a) O estudo dos processos de admisso e acompanhamento das situaes; b) A elaborao, execuo e avaliao dos planos de prestao de cuidados; c) As restantes actividades relativas ao funcionamento do servio.

3 4 5

Ajudantes familiares no exerccio das suas funes, devem enquadrar-se noD.L. 141/89 de 28 de Abril. O pessoal auxiliar deve ser recrutado com a idade de 18 anos e possuir a escolaridade mnima obrigatria. Os servios devem promover a observao mdica do pessoal, no mnimo uma vez por ano, obtendo dessa informao mdica documento comprovativo do seu estado sanitrio.

11

NORMA XII Indicadores de pessoal

1 2

Na determinao das unidades de pessoal, ter-se-o em conta os indicadores constantes no ponto 2, adaptando-os com a necessria flexibilidade ao funcionamento de cada servio. Para assegurar nveis adequados de qualidade no funcionamento do servio de apoio domicilirio, considera-se necessrio o seguinte pessoal:

a) Um director tcnico; (1) b) Um tcnico de Servio Social para 60 utentes; c) Um ajudante familiar por cada 6 utentes; d) Um cozinheiro; e) Um ajudante de cozinheiro por cada 30 utentes; f ) Um trabalhador auxiliar (Servios gerais) por cada 30 utentes; g) Um motorista; h) Um administrativo. (2)

(1) Pode acumular as funes enunciadas em b) quando tiver formao de tcnico de servio social. (2) Pessoal a ser includo quando se justifique.

12

You might also like