You are on page 1of 5

1/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 02981/12

Origem: Cmara Municipal de Vieirpolis Natureza: Prestao de Contas Anuais exerccio de 2011 Responsvel: Francisco Emidio de Abrantes Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes PRESTAO DE CONTAS. Cmara Municipal de Vieirpolis. Exerccio de 2011. Atendimento integral da LRF. Ausncia de falhas relevantes. Regularidade das contas. Recomendaes. Informao de que a deciso decorreu do exame dos fatos e provas constantes dos autos, sendo suscetvel de reviso. ACRDO APL TC 00916/12

RELATRIO Cuidam os autos da prestao de contas anual advinda da Mesa Diretora da Cmara Municipal de Vieirpolis, relativa ao exerccio de 2011, de responsabilidade do seu Vereador Presidente, Sr. FRANCISCO EMIDIO DE ABRANTES. A matria foi analisada pelo rgo de Instruo deste Tribunal, lavrando-se o relatrio inicial de fls. 24/30, com as colocaes e observaes a seguir resumidas:

Na gesto geral: 1. 2. A prestao de contas foi encaminhada no prazo legal; A lei oramentria anual estimou as transferncias em R$ 495.223,00 e fixou as despesas em igual valor, sendo efetivamente transferidos R$ 387.363,39; 3. 4. No houve indicao de despesa relevante sem licitao quando necessria; O gasto total do Poder Legislativo foi de 7,% do somatrio da receita tributria e das transferncias do exerccio anterior; A despesa com folha de pagamento de pessoal atingiu o percentual de 65,5% das transferncias recebidas; Normalidade nos balanos e na movimentao extraoramentria;

5.

6.

2/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 02981/12

7.

As remuneraes dos Vereadores se comportaram dentro dos limites impostos pela legislao pertinente;

8. 9.

No houve registro de denncia; Foi realizada diligncia no Municpio para instruo deste processo, no perodo de 05 a 09/11/2012.

Na gesto fiscal (Lei Complementar 101/2000): 10. As despesas com pessoal corresponderam a 3,03% da receita corrente lquida do Municpio; 11. Os relatrios de gesto fiscal foram elaborados, publicados e encaminhados ao Tribunal conforme as normas aplicveis. Por fim, o rgo Tcnico informou ter havido o atendimento integral s disposies da LRF. Quanto aos demais aspectos examinados, no foram evidenciadas falhas. Os autos no tramitaram pelo Ministrio Pblico, sendo agendados para a presente sesso sem as comunicaes de estilo. Na sesso, o Ministrio Pblico opinou pela aprovao da prestao de contas.

VOTO DO RELATOR Dentre os princpios que regem a atividade administrativa estatal ancora-se o do controle, cuja finalidade atrela-se prpria natureza do Estado, que lhe limita a atividade e busca conformar necessariamente o desenvolvimento de suas aes ordem jurdica. Destarte, objetiva o controle, para a defesa da prpria administrao e dos direitos dos administrados, bem como para assegurar a cada ente da federao o pleno exerccio da sua misso constitucionalmente outorgada, uma atuao da Administrao Pblica sintonizada com os princpios constitucionais que a norteiam, a saber: legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficincia. finalidade, pois, do controle avaliar a aplicao de recursos pblicos sob os focos da legalidade (regularidade formal) e da conquista de bons resultados (aplicao com eficincia, eficcia e efetividade - legitimidade).

3/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 02981/12

Na viso do eminente Professor Airton Rocha da Nbrega1, da Escola Brasileira de Administrao Pblica da Fundao Getlio Vargas, eficincia e regularidade podem ser assim avaliadas: Necessrio, principalmente, que se reavaliem os infindveis procedimentos administrativos, as normas sobre normas e que se minimize o hbito do processo como instrumento de demonstrao da regularidade dos atos da administrao. Regulares devero ser tidos os atos que, dentro do contexto da legalidade, tenham sido praticados de modo eficaz e econmico para a Administrao, proporcionando, de modo oportuno, sempre bons resultados para a sociedade. Com efeito, o foco do controle dever estar no resultado auferido e nos meios empregados, jamais, isoladamente, num ou noutro. O foco to somente no ltimo pode levar o controle a se conformar com a adequao dos procedimentos e o insucesso dos resultados alcanados, o que o colocaria na contramo da finalidade da atividade financeira do estado, qual seja a satisfao das necessidades coletivas. Sobre o tema, acentua, com singular propriedade, o Auditor de Contas Pblicas Carlos Vale, desta Corte de Contas: A atuao eficiente da auditoria pblica, tanto no mbito da regularidade dos atos e fatos administrativos, quanto, e principalmente, no aspecto da operacionalidade, permite sociedade obter do poder pblico melhores nveis de educao, sade, segurana, servios urbanos, etc., o que, sem dvida, proporciona melhor qualidade de vida para a comunidade como um todo.2 No caso dos autos, da anlise levada a efeito pela d. Auditoria, concluiu-se no ter havido falhas durante a gesto examinada, sendo atendidos integralmente os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim, VOTO no sentido de que este Tribunal, sobre a prestao de contas advinda da Mesa da Cmara Municipal de Vieirpolis, sob a responsabilidade do Senhor FRANCISCO EMIDIO DE ABRANTES, relativa ao exerccio de 2011: a) JULGUE REGULAR a prestao de conta; b) DECLARE O ATENDIMENTO INTEGRAL s disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal; e c) INFORME supracitada autoridade que a deciso decorreu do exame dos fatos e provas constantes dos autos, sendo suscetvel de reviso se novos acontecimentos ou achados, inclusive mediante diligncias especiais do Tribunal, vierem a interferir, de modo fundamental, nas concluses alcanadas, nos termos do art. 140, pargrafo nico, inciso IX, do Regimento Interno do TCE/PB.

NBREGA, Airton Rocha da. (Advogado e Professor da Escola Brasileira de Administrao Pblica da Fundao Getlio Vargas). O Princpio Constitucional de Eficincia. In http://www.geocities.com. 2 VALE, Carlos. Auditoria Pblica um enfoque conceitual. Joo Pessoa: Universitria, 2000, p. 59.

4/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 02981/12

DECISO DO TRIBUNAL PLENO DO TCE-PB Vistos, relatados e discutidos os presentes autos do Processo TC 02981/12, referentes prestao de contas advinda da Mesa Diretora da Cmara Municipal de Vieirpolis, exerccio de 2011, de responsabilidade do Vereador Presidente, Senhor FRANCISCO EMIDIO DE ABRANTES, ACORDAM os membros do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (TCE/PB), unanimidade, nesta data, conforme voto do Relator, em: I - JULGAR REGULAR a prestao de contas; II DECLARAR O ATENDIMENTO INTEGRAL s disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal; e III - INFORMAR supracitada autoridade que a deciso decorreu do exame dos fatos e provas constantes dos autos, sendo suscetvel de reviso se novos acontecimentos ou achados, inclusive mediante diligncias especiais do Tribunal, vierem a interferir, de modo fundamental, nas concluses alcanadas, nos termos do art. 140, pargrafo nico, inciso IX, do Regimento Interno do TCE/PB. Registre-se e publique-se. Sala das Sesses do TCE-PB. Plenrio Ministro Joo Agripino.

Em 30 de Novembro de 2012

Cons. Fernando Rodrigues Cato PRESIDENTE

Cons. Andr Carlo Torres Pontes RELATOR

Elvira Samara Pereira de Oliveira PROCURADOR(A) GERAL EM EXERCCIO

You might also like