You are on page 1of 7

Tpicos - Concentraes de actividades empresariais Mtodo de Equivalncia Patrimonial (Introduo ) Consolidao de Contas

NCRF14 Concentraes de actividades empresariais Definies (9) Concentrao de actividades empresariais: a juno de entidades ou actividades empresariais separadas numa nica entidade que relata. Controlo: o poder de gerir as polticas financeiras e operacionais de uma entidade ou de uma actividade econmica a fim de obter benefcios da mesma. Deve presumir-se que uma entidade concentrada obteve o controlo de outra entidade concentrada quando adquire mais de metade dos direitos de voto da outra entidade, Data de aquisio: a data em que a adquirente obtm efectivamente o controlo sobre a adquirida. Data de troca: a data de aquisio quando uma concentrao de actividades empresariais alcanada atravs de uma nica transaco de troca. Quando uma concentrao de actividades empresariais envolve mais de uma transaco de troca, por exemplo, quando alcanada por fases atravs de sucessivas compras de aces, a data de troca a data em que cada investimento individual reconhecido nas demonstraes financeiras da adquirente. Empresa-me: uma entidade que detm uma ou mais subsidirias. Subsidiria: uma entidade (aqui se incluindo entidades no constitudas em forma de sociedade, como, p. ex., as parcerias) que controlada por uma outra entidade (designada por empresa-me). Interesse minoritrio: a parte dos resultados e dos activos lquidos de uma subsidiria atribuvel a interesses de capital prprio que no sejam detidos, directa ou indirectamente atravs de subsidirias, pela empresa-me. Goodwill: corresponde a benefcios econmicos futuros resultantes de activos que no so capazes de ser individualmente identificados e separadamente reconhecidos.

NCRF15 - Investimentos em Subsidirias e Consolidao Definies (4) Grupo: constitudo por uma empresa-me e todas as suas subsidirias. Demonstraes financeiras consolidadas: so as demonstraes financeiras de um grupo apresentadas como as de uma nica entidade econmica.

Mtodo da equivalncia patrimonial um mtodo de contabilizao pelo qual o investimento ou interesse inicialmente reconhecido pelo custo e posteriormente ajustado em funo das alteraes verificadas, aps a aquisio, na quota-parte do investidor ou do empreendedor nos activos lquidos da investida ou da entidade conjuntamente controlada. Os resultados do investidor ou empreendedor incluem a parte que lhe corresponda nos resultados da investida ou da entidade conjuntamente controlada. [Nota: 8 - Nas demonstraes financeiras individuais de uma empresa-me, a valorizao dos investimentos em subsidirias deve ser efectuada de acordo com o mtodo de equivalncia patrimonial, ].

Conceitos adicionais: Percentagem de controlo versus Percentagem de interesse. Permetro de Consolidao. [Nota: 45 NCRF13 - A parte de um grupo numa associada o agregado das partes detidas nessa associada pela empresa-me e suas subsidirias. As partes detidas por associadas ou por empreendimentos conjuntos do grupo so ignoradas para esta finalidade.]

NCRF13 - Interesses em Empreendimentos Conjuntos e Investimentos em Associadas Definies (4) Associada: uma entidade (aqui se incluindo as entidades que no sejam constitudas em forma de sociedade, como, p. ex., as parcerias) sobre a qual o investidor tenha influncia significativa e que no seja nem uma subsidiria nem um interesse num empreendimento conjunto. Influncia significativa: o poder de participar nas decises das polticas financeira e operacional da investida ou de uma actividade econmica mas que no controlo nem controlo conjunto sobre essas polticas. A influncia significativa pode ser obtida por posse de aces, estatuto ou acordo. [Notas: 19 - Se o investidor detiver, directa ou indirectamente (por exemplo, atravs de subsidirias), 20% ou mais do poder de voto na investida, presume-se que tem influncia significativa, 42 - Um investimento numa associada deve ser contabilizado usando o mtodo da equivalncia patrimonial, excepto se existirem restries severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferncia de fundos para a empresa detentora, caso em que deve ser usado o mtodo do custo.]

Controlo conjunto: a partilha de controlo, acordada contratualmente, de uma actividade econmica, e existe apenas quando as decises estratgicas financeiras e operacionais relacionadas com a actividade exigem o consentimento unnime das partes que partilham o controlo (os empreendedores). Consolidao proporcional: um mtodo de contabilizao em que a parte de um empreendedor em cada um dos activos, passivos, rendimentos e ganhos e gastos e perdas de uma entidade conjuntamente controlada combinada linha a linha com itens semelhantes das demonstraes financeiras do empreendedor ou relatada como linhas de itens separadas nas demonstraes financeiras do empreendedor. [Notas: 29 - Um empreendedor pode reconhecer o seu interesse numa entidade conjuntamente controlada usando: (a) Um dos dois formatos de relato para a consolidao proporcional descritos no pargrafo 55, ou (b) A equivalncia patrimonial descrita no pargrafo 57.

30 Quando o empreendedor estiver sujeito elaborao de demonstraes financeiras consolidadas, dever reconhecer nestas demonstraes o seu interesse numa entidade conjuntamente controlada usando o mtodo indicado no pargrafo 29(a) e nas demonstraes financeiras individuais que prepare dever usar o mtodo indicado no pargrafo 29(b).]

Diferena de aquisio e de avaliao Aplicao do mtodo de compra (NCRF14) 18 - A adquirente deve mensurar o custo de uma concentrao de actividades empresariais como o agregado: (a) Dos justos valores, data da troca, dos activos cedidos, dos passivos incorridos ou assumidos, e dos instrumentos de capital prprio emitidos pela adquirente, em troca do controlo sobre a adquirida; mais (b) Quaisquer custos directamente atribuveis concentrao de actividades empresariais.

23 A adquirente deve, data da aquisio, imputar o custo de uma concentrao de actividades empresariais ao reconhecer os activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida Qualquer diferena entre o custo da concentrao de actividades empresariais e o interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis assim reconhecidos deve ser contabilizada de acordo com os pargrafos 32 a 36 (GW e BW).

24 A adquirente deve reconhecer separadamente os activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida data de aquisio Nesta conformidade, qualquer interesse minoritrio na adquirida expresso na proporo da minoria no justo valor lquido desses itens.

32 -

A adquirente deve, data da aquisio: [Nota: Contas Consolidadas]

(a) Reconhecer o goodwill adquirido numa concentrao de actividades empresariais como um activo; e (b) Inicialmente mensurar esse goodwill pelo seu custo, que o excesso do custo da concentrao de actividades empresariais acima do interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis 33 O goodwill adquirido numa concentrao de actividades empresariais representa um pagamento feito pela adquirente em antecipao de benefcios econmicos futuros de activos que no sejam capazes de ser individualmente identificados e separadamente reconhecidos. 34 Aps o reconhecimento inicial, a adquirente deve mensurar o goodwill adquirido numa concentrao de actividades empresariais pelo custo menos qualquer perda por imparidade acumulada. 35 O goodwill adquirido numa concentrao de actividades empresariais no deve ser amortizado. Em vez disso, a adquirente deve test-lo quanto a imparidade anualmente,

Badwill 36 Se o interesse da adquirente no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis reconhecidos exceder o custo da concentrao de actividades empresariais, a adquirente deve: (a) Reavaliar a identificao e a mensurao dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da adquirida e a mensurao do custo da concentrao; e (b) Reconhecer imediatamente nos resultados qualquer excesso remanescente aps a reavaliao.

Aplicao do MEP (NCRF13) Contas Individuais 47 - Um investimento numa associada contabilizado usando o mtodo da equivalncia patrimonial a partir da data em que se torne uma associada. Na aquisio do investimento, qualquer diferena entre o custo do investimento e a parte do investidor no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da associada contabilizada de acordo com a NCRF 14 . Portanto:

(a) O goodwill relacionado com uma associada includo na quantia escriturada do investimento. Contudo, a amortizao desse goodwill no permitida e no portanto includa na determinao da parte do investidor nos resultados da associada; (b) Qualquer excesso da parte do investidor no justo valor lquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificveis da associada acima do custo do investimento excludo da quantia escriturada do investimento e includo como rendimento na determinao da parte do investidor nos resultados da associada do perodo em que o investimento adquirido. Sero feitos ajustamentos apropriados na parte do investidor nos resultados da associada, aps a aquisio, para contabilizar, por exemplo, a depreciao dos activos depreciveis baseada nos seus justos valores data da aquisio. De forma semelhante, sero feitos ajustamentos apropriados na parte do investidor nos resultados da associada, aps a aquisio, para ter em conta perdas por imparidade reconhecidas pela associada em itens tais como o goodwill ou activos fixos tangveis.

45 NCRF13 - Quando uma associada tiver subsidirias, associadas ou empreendimentos conjuntos, os resultados e activos lquidos tidos em considerao na aplicao do mtodo de equivalncia patrimonial so os reconhecidos nas demonstraes financeiras (consolidadas ou individuais, consoante exista, ou no a obrigao de preparar contas consolidadas) da associada (incluindo a parte da associada nos resultados e activos lquidos das suas associadas e empreendimentos conjuntos), depois dos ajustamentos necessrios para garantir a uniformidade das polticas contabilsticas (ver pargrafos 62 e 63).

58 NCRF13 - Pelo mtodo da equivalncia patrimonial, o investimento numa entidade inicialmente reconhecido pelo custo e a quantia escriturada aumentada ou diminuda para reconhecer a parte do investidor nos resultados da investida depois da data da aquisio. A parte do investidor nos resultados da investida reconhecida nos resultados do investidor. As distribuies recebidas de uma investida reduzem a quantia escriturada do investimento. Podem tambm ser necessrios ajustamentos na quantia escriturada, para alteraes no interesse proporcional do investidor na investida resultantes de alteraes no capital prprio da investida que no tenham sido reconhecidas nos resultados da investida. Tais alteraes incluem as resultantes da revalorizao de activos fixos tangveis e das diferenas de transposio de moeda estrangeira. A parte do investidor nessas alteraes reconhecida directamente no seu capital prprio.

49 NCRF13 - Se a parte de um investidor nas perdas de uma associada igualar ou exceder o seu interesse na associada, o investidor descontinua o reconhecimento da sua parte de perdas adicionais. O interesse numa associada a quantia escriturada do investimento na associada de acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial juntamente com quaisquer interesses de longo prazo que, em substncia, faam parte do investimento lquido do investidor na associada. Por exemplo, um item cuja liquidao no esteja planeada nem seja

provvel que ocorra no futuro previsvel , em substncia, uma extenso do investimento da entidade nessa associada. Tais itens podem incluir aces preferenciais e contas a receber ou emprstimos a longo prazo, mas no incluem contas a receber comerciais, contas a pagar comerciais ou quaisquer contas a receber de longo prazo para as quais existam garantias adequadas. As perdas reconhecidas segundo o mtodo da equivalncia patrimonial que excedam o investimento do investidor em aces ordinrias so aplicadas a outros componentes do interesse do investidor numa associada pela ordem inversa da sua antiguidade (i.e. prioridade na liquidao). 50 Depois de o interesse do investidor ser reduzido a zero, as perdas adicionais so tidas em conta mediante o reconhecido de um passivo, s na medida em que o investidor tenha incorrido em obrigaes legais ou construtivas ou tenha feito pagamentos a favor da associada. Se posteriormente a associada relatar lucros, o investidor retoma o reconhecimento da sua parte nesses lucros somente aps a sua parte nos lucros igualar a parte das perdas no reconhecidas.

Notas de Enquadramento s contas

41 - Investimentos financeiros Os investimentos financeiros que representem participaes de capital so mensurados de acordo com os mtodos indicados no quadro seguinte, conforme NCRF 13 - Interesses em empreendimentos conjuntos e investimentos em associadas, NCRF 15 - Investimentos em subsidirias e consolidao e NCRF 27 - Instrumentos financeiros:

(Ver Quadro)

De acordo com o mtodo da equivalncia patrimonial, o custo de aquisio de uma participao ser acrescido ou reduzido: Da quantia correspondente proporo nos resultados lquidos da entidade participada; Da quantia correspondente proporo noutras variaes nos capitais prprios da entidade participada; Da quantia dos lucros distribudos participao; e Da quantia da cobertura de prejuzos que tenha sido deliberada.

5712 - Ajustamentos em activos financeiros - Relacionados com o mtodo da equivalncia patrimonial - Lucros no atribudos Esta conta ser creditada pela diferena entre os lucros imputveis s participaes e os lucros que lhes forem atribudos (dividendos), movimentando-se em contrapartida a conta 56 Resultados transitados. 5713 - Ajustamentos em activos financeiros - Relacionados com o mtodo da equivalncia patrimonial Decorrentes de outras variaes nos capitais prprios Esta conta acolher, por contrapartida das contas 411 a 413 os valores imputveis participante na variao dos capitais prprios das participadas, que no respeitem a resultados.

6852 - Gastos e perdas em subsidirias, associadas e empreendimentos conjuntos Aplicao do mtodo da equivalncia patrimonial Esta conta regista os gastos e perdas relativos s participaes de capital, derivados da aplicao do mtodo da equivalncia patrimonial, sendo considerados para o efeito apenas os resultados dessas entidades.

7851 - Rendimentos e ganhos em subsidirias, associadas e empreendimentos conjuntos Aplicao do mtodo da equivalncia patrimonial Esta conta regista os rendimentos e ganhos relativos s participaes de capital derivados da aplicao do mtodo da equivalncia patrimonial, sendo considerados para o efeito apenas os resultados dessas entidades.

You might also like