You are on page 1of 2

A febre ou pirexia, a elevao da temperatura do corpo humano para cima

dos limites considerados normais (36 a 37,4 C) faixa que compreende 95% da populao sadia. A regulao da temperatura realizada pelo hipotlamo. Pode ser causada por uma srie de fatores que incluem: infeco, seqelas de leso tecidual, inflamao, rejeio de enxerto, processo maligno ou outros fatores. A febre no uma doena e geralmente no necessita de rpida interveno, um sintoma que possui papel de defesa orgnica. Seu controle estrito no previne convulses (somente em 4% de uma populao de crianas sadias ocorre convulso febril), mas esta pode ser fator desencadeante em pacientes suscetveis, mesmo com uma pequena elevao de temperatura.

Funes
uma Reao Organica primitiva com mltiplas aplicaes contra um mal comum, interpretada pelo meio Medico como um simples sinal. A reao descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para nveis at 37,5 C chama-se estado febril; ao passar dessa temperatura, j pode ser caracterizado como febre e um mecanismo adaptativo prprio dos seres vivos. A febre uma reao do corpo contra Patageneo; a sensao ruim que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando tambm atravs do maior trabalho realizado pelos lifocitos e Macrofags. Apesar da maior parte das febres ser causada por infeces, nem sempre febre indicador de infeco. Mede-se tradicionalmente a temperatura corporal atravs da testa e pescoo (com a mo), da boca, da axila, da membrana timpnica ou do nus (utilizando um Termometro, que pode ser eletrnico ou no).As crianas so mais afetadas pela febre porque, para o organismo delas, praticamente todos os vrus e bactrias so desconhecidos. Ento, quando esse microorganismos invadem o corpo, ele logo produz a Prostaglandia. Tipos A febre pode ser classificada como de baixa intensidade (37,5 a 38 C), moderada (38 a 39 C) ou alta (mais de 39 C), dependendo de quanto a temperatura corprea subiu.A febre pode ser benfica, e parte da resposta do corpo a uma doena; no entanto, se a febre for acima de 41,7 C, ento pode causar danos significativos aos neurnios, com risco de afetar a meninge e essa fase chamada de hipertermia maligna. A alta temperatura causa a desnaturao de protenas e enzimas, o que agrava o estado do paciente.A temperatura normalmente flutua ao longo do dia, e o mesmo se aplica febre. Se esse padro caracterstico estiver ausente, a temperatura aumentada do corpo pode ser por causa de insolao, uma disfuno mais sria. A insolao causada pelo excesso de exposio ao sol e desidratao. Tratamento Existe certa fobia da febre cercada de mitos tanto para profissionais de sade quanto para a populao em geral de que a febre seja algo que implique rpida ao com algum medicamento, principalmente quando ela envolve crianas. No entanto, existem medidas que podem reduzir a febre de forma natural como banhos e resfriamento do ambiente.

Embora a febre seja uma resposta imunolgica prpria do organismo contra algum mal, a medicina moderna chegou a desenvolver algumas drogas chamadas de antipirticos que podem reduzir a febre a nveis tolerados. O antipirticos mais usados so o paracetamol, a dipirona, o ibuprofeno, cetoprofeno e cido acetilsaliclico. Variao de Temperatura

Temperatura axilar: 35,5 a 37 C, com mdia de 36 a 36,5 C. Temperatura bucal: 36 a 37,4 C. Temperatura rectal: 36 a 37,5 C, isto , 0,5 C maior que a axilar. A temperatura rectal maior que a axilar em valores acima de 1 C, pode ser indicativo de processo inflamatrio abdominal baixo ou plvico.

You might also like