You are on page 1of 10

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA

A)SERVIO

1-Nome (anunciante): RESTAURANTE GOSTO CEARENSE 2- Categoria: Alimentos e Bebidas (exclusivamente regional) 3. Local: Fortaleza/ Cear ( so trs filiais localizadas em importantes bairros da cidade; Praia de Iracema, Varjota e Praia do Futuro) 4-Qual a imagem do servio no mercado: O servio transmite caractersticas que conduzem o consumidor ao conceito de um restaurante regional com ambiente aconchegante e decorao temtica que remete ao serto cearense. 5-Quais as principais caractersticas diferenciadoras em relao concorrncia: Comida regional dos mais variados tipos, ambiente com msica regional e decorao temtica, site diferenciado com uma rdio com programao exclusiva.

6-Quais os principais pontos positivos deste servio: Por tratar-se do ramo alimentcio um servio de uso indispensvel para qualquer ser humano, boa localizao em uma regio turstica bastante visitada da cidade(BeiraMar, Varjota e Praia do Futuro), nome de fcil memorizao, certificao sanitria constantemente atualizada, espao amplo e aconchegante com decorao temtica, identificao com o pblico-alvo, marca conceituada. 11-Quais os principais pontos negativos deste servio: Variados concorrentes no mercado, por tratar-se de um cardpio regional o pblico consumidor limitado, o som ambiente regional pode no agradar todos os pblicos e por tratar-se de alimentos h riscos relacionados a possveis intoxicaes e alergias, produto perecvel e que requer um atendimento de altssimo padro para a manuteno da clientela. 12-Outras influncias ambientais, culturais, religiosas, geogrficas, etc.: As influncias ambientais e geogrficas ligadas ao uso do servio esto a forte ligao nordestina e por conseguinte cearense com suas tradies regionais o que inclui tambm a culinria. A grande variedade de peixes e frutos do mar d ao servio uma gama de possibilidades em relao a variedades de pratos, bem como outros alimentos que s existem ou que so originrios de nosso estado, exemplos: caju, tapioca, carne do sol, camaro, etc.

A)

MERCADO

1-Qual o tamanho do mercado (volume por pratos servidos anualmente e R$): 62 mil unidades por ano e faturamento de 5,4 milhes de reais, correspondendo a 12,7% do mercado (dados de 2011). 2-Quais os principais mercados (reas/regies/estados, etc.): O mercado ainda restrito a cidade de Fortaleza e possui atualmente apenas trs filiais. 3-Qual a participao das filiais do servio neste mercado: A participao de cada restaurante no mercado de respectivamente filial Praia de Iracema, 38,7%; filial Varjota, 36, 1% e filial Praia do Futuro, 25,2%. 4-Qual a evoluo deste mercado (nmeros de pratos servidos*): A evoluo do mercado do restaurante Gosto Cearense a seguinte; ano 200430.000 unidades comercializadas, 2005-37.000, 2006-44.000, 2007-49.000, 200852.000, 2009-57.000, 2010-59.000 e 2011-62.000 (*valores arredondados). 5-Qual a sazonalidade: Este mercado no apresenta sazonalidade significativa, afinal um servio de uso constante e de certa forma necessrio,visto que as reas onde se localizam os restaurantes so bastante visitadas por turistas e cearenses, porm nota-se um aumento significativo no movimento durante o fim de semana, as comemoraes de fim de ano e perodos de frias.

B) CONSUMIDOR

1-Defina quem consome/usa o servio, por sexo, classe social, faixa etria, escolaridade, estado civil e ocupao profissional: Homens (53%) e mulheres (43%) das classes A, B e C principalmente, com idades entre 7 e 80 anos, e das mais diversas instrues, estado civil e ocupaes profissionais.

2-Defina hbitos e atitudes dos consumidores em relao ao servio, tais como periodicidade de consumo, quantidade consumidas, preferncias, etc.: O consumidor de comida regional costuma planejar a ida ao restaurante em casa q uando sente a necessidade ou desejo de ter refeies em um outro ambiente; ele prefere fazer suas refeies em ambiente agradvel, requintado, com alto padro de atendimento e higiene e aconchegante.Quando trata-se de um profissional que trabalha nas imediaes e necessita fazer suas refeies ele vai para o lugar mais prximo, ou com preo mais acessvel. Geralmente procuram o restaurante com melhor qualidade sem a preocupao com os valores dos pratos e vo ao mesmo com frequncia, especialmente nos fins de semana e feriados. O consumo em geral moderado sendo uma poro por cada pessoa.

3-Descreva influncias ambientais e culturais a que o consumidor esteja exposto: As influncias se devem ao fator ambiental do clima tropical o que sugere um cardpio rico em podutos tpicos dessa regio climtica e ao fator cultural ligao com as razes regionais ou curiosidade em conhecer uma nova cultura e gastronomia no caso dos turistas. 5-Quem decide o consumo do servio, e normalmente como ela feita: Por tratar-se de um servio de consumo pessoal o prprio consumidor que decide a compra, porm quando esta feita em um grupo familiar geralmente a deciso cabe aos responsveis pelo pagamento do mesmo, devido ao custo moderado o produto adquirido com o pagamento vista, s quando vendido itens com valores mais elevados ou quando o consumidor prefere que temos o pagamento a prazo ou no carto.

C) DISTRIBUIO

1-Quais os canais utilizados na compra dos produtos do servio, quantos so, e qual a porcentagem de participao do canal: A porcentagem de participao de cada canal est distribuda da seguinte forma; Grandes distribuidores alimentcios(51%) Supermercados/hipermercados varejistas (23%),mercearias/mercadinhos(15%), feiras livres (11%) 2-O que pode ser feito no sentido de que esta distribuio possa ser melhorada (novos pontos de vendas, outros canais, mais espao nos canais atuais, etc.) existem restries legais, ticas ou polticas para que esta distribuio seja melhorada: Aquisio de novos veculos para as transportadoras parceiras do restaurante, seleo das melhores estratgias logsticas de acordo com a relao custo-benefcio, mais espaos para armazenamento de mercadorias. As restries esto relacionadas apenas a questes de infra-estrutura ligadas s pssimas condies de algumas rodovias e a perecibilidade do produto que deve ser consumido em um prazo pr-determinado.

D) PREOS

1-Quais os preos do servio e sua relao com a concorrncia (baixos, normais, altos, muito altos, etc.): Os preos do servio variam de acordo com o tipo de refeio que comercializado, sendo que o preo de alimentos contendo ingredientes de acesso mais

difcil como no caso da lagosta, alguns tipos de peixes e mariscos so mais caros do que pratos mais comuns como a tapioca ou a farofa de carne de sol. 2-Existem restries legais para se estabelecer o preo (SUNAB, etc.)? No, porm se o consumidor sentir-se lesado em relao a um valor abusivo e bem fora do padro visto por ele poder fazer uma reclamao ao PROCON.

3- Se no existem restries, comente a poltica de preos para este produto, critrios utilizados, etc.: Os critrios de definio do preo do servio esto ligados aos seguintes valores: ingredientes do cardpio, mo de obra direta usada na produo e atendimento ao consumidor (garons, chefs, caixas, recepcionistas, etc.), impostos sobre mercadorias (ICMS, PIS/COFINS, IPI) e frete sobre compras. 4-Qual a relao do consumidor em relao ao preo deste servio: Em geral, os consumidores da classe A vem o servio como de baixo preo, os das classes B e C consideram o preo razovel e acessvel.

E) RAZES DE COMPRA DO SERVIO

1-As razes de compra so racionais ou emocionais? So em sua maioria ligados s questes da necessidade de alimentao e entretenimento e portanto racional e emocional simultaneamente.

2-Porque o consumidor adquire o servio? O pblico-alvo adquire o servio pelas seguintes razes em ordem de importncia: vontade de consumir um cardpio da gastronomia regional, necessidade de saciar a fome, conhecer um pouco da cultura e culinria cearense e sair da rotina ao fazer refeies em um local aconchegante e fora de seu lar. 3-Quais os benefcios que o consumidor espera deste servio: Espera ter um excelente atendimento com espao para estacionamento, disfrutar de pratos saborosos e que representem fielmente a culinria cearense, sentir-se confortvel em um ambiente refinado, ouvir boa msica ambiente e estar com pessoas agradveis.

F) CONCORRNCIA

1-Defina os principais concorrentes diretos: Os trs principais so: Restaurante A ; Restaurante B ; Restaurante C

4-Pontos positivos e negativos dos servios concorrentes: -Restaurante A; Pontos positivos: servio com forte investimento em comunicao,marca divulgada em grandes veiculos de comunicao como revista Veja e Globo Rural, ambiente temtico similar ao Gosto Cearense, nome de fcil memorizao, atendimento agradvel para o consumidor, rdio regional tambm inserida no site. Pontos negativos: localizao pouco privilegiada por situar-se longe do polo turstico de Fortaleza, o mesmo fica em Eusbio, mas pretende em breve abrir uma filial no bairro da Aldeota; site com contedo carregado e poludo, limitada opes de escolha em relao a tipos de pratos se comparado aos demais concorrentes. -Restaurante B

- Pontos positivos: localizao privilegiada, site bem elaborado e com design atraente e organizado, atendimento de alto nvel, cardpio variado e com opes que mesclam a cozinha regional com a de outros pases. - Pontos negativos: restaurante novo e ainda pouco conhecido no mercado, decorao descaracterizada, visto que no lembra o regionalismo local, ambiente pequeno se comparado aos demais, pouca inovao na comunicao, pois no oferece interatividade com outras redes sociais. -Restaurante C -pontos positivos: site moderno, atraente e bastante interativo; marca de fcil memorizao e j conceiturada devido ao longo tempo no mercado shows temticos em um espao prprio, boas relaes com o consumidor. -pontos negativos: espao sem decorao totalmente temtica, estacionamento restrito, baixo investimento em comunicao.

5-Comente os servios concorrentes indiretos, e sua influncia sobre o mercado e sobre o produto:

Os servios indiretos esto relacionados a alguns restaurantes prximos que embora no sejam exclusivamente regionais oferecem alguns pratos tpicos com preos mais baixos.

H) PESQUISAS

1- Que tipo de pesquisas so/foram realizadas para este servio: Pesquisa anual de necessidades regionais, aperfeioamento do servio, acompanhamento da concorrncia e sobre o mercado de restaurantes em Fortaleza. 2. D os principais resultados, mas somente se as informaes solicitadas j no tenham sido fornecidas em outros captulos. Melhoria na qualidade do servio, criao de novos pratos o que fez aumentar nosso cardpio, melhor conhecimento do perfil do pblico-alvo e da concorrncia visando uma comunicao cada vez mais solidificada.

I)

OBJETIVOS DE MERCADO (MARKETING)

1. Defina os objetivos de mercado para este produto (as vendas devem aumentar em X%, devemos aumentar a nossa participao, devemos colaborar para que o mercado total aumente em X%, etc.) . -aumentar a participao do mercado em 5% a cada ano at 2014; -crescer em 12% a venda de alimentos em at 2013; -atingir em 40 % os pblicos das classes B e C da regio abrangente; -smpliar em 90% os canais de venda especficos como hteis, pousadas. internet, televiso at 2014.

J) OBJETIVOS DE COMUNICAO

1. Defina os objetivos de comunicao para este produto (X pessoas devem passar a conhecer o nosso produto /X pessoas devem conhecer o benefcio tal de

nosso produto / X % do mercado deve ser levado a uma atitude favorvel de compra o nosso produto / devemos elevar o status de nosso produto, etc.) -81% dos consumidores dos pontos de venda em hotis, resorts, pousadas, internet, televiso e empresas devero conhecer nossos produtos atravs das aes promocionais especficas; -60% dos telespectadores de nossas campanhas publicitrias devero perceber os benefcios de nosso produto; -iremos aprimorar a nossa imagem perante a concorrncia elevando o nmero de inseres nas mais diversas mdias em 15%.

K) OBJETIVO DE CAMPANHA

-Transmitir valores cearenses tpicos como a boa hospitalidade, clima tropical, variedade e riqueza de nossa culinria e cultura. -Mostrar a preocupao da marca com o excelente atendimento ao consumidor com a produo de pratos saborosos e a credibilidade do restaurante; - ressaltar a indicao do mesmo atravs de personalidades locais.

L) CONTEDO BSICO DA COMUNICAO

1. Quais os pontos positivos do produto que devem ser ressaltados, como benefcios secundrios: Decorao temtica, msica ambiente regional, amplo estacionamento e localizao. 2- Quais os pontos negativos que devem ser evitados: Distncia de alguns pontos da cidade, a possibilidade de falta de algum prato do cardpio e cobrana de taxa de servio.

M)ESTRATGIA DE COMUNICAO: Focar no uso principalmente das estratgias de informao e testemunhal. N) TTICAS -contratao de personalidades importantes do meio artstico cearense para a participao na campanha; -trabalhar com uma agncia de publicidade local filiada a uma maior de destaque nacional; -levantamento amplo de informaes; -investimento macio na veiculao em mdias sociais.

O) MDIA

1-Quais so os meios recomendados: Televiso, revistas voltadas para o pblico-alvo, outdoors, folders, encartes, rdio e internet.

2-Qual a verba da veiculao Ser de R$ 400.000.

3. Qual a verba da produo de mdia Ser de R$ 150.000.

4-Quais os perodos para veiculao: 01/11/2012 a 31/04/2013

5-Quais as praas que devem ter mdia: Emissoras e rdios locais, revistas regionais e alguns outdoors espalhados nos principais pontos de Fortaleza.

P)

PROMOO E MERCHANDISING

1-Quais as peas que devem ser desenvolvidas, respectivas quantidades e tamanhos: Sero produzidos 30 displays de 1,5 metros de altura por 1 metro de comprimento para distribuio nos pontos de divulgao e 1.000 amostras grtis de um brinde regional no caso um chaveiro estilizado tambm para serem distribudos entre os clientes nos locais de comercializao do servio. 2-Qual a verba destinada para estas duas atividades: Ser de 40.000 reais.

You might also like