You are on page 1of 67

Agonistas e Antagonistas Adrenrgicos

Profa .Vania Maria Moreira 2010

1- Sistema simptico; 2- Acetilcolina; 3- Noradrenalina; 4- Receptores adrenrgicos 7- Sistema parassimptico; 8- Acetilcolina; 9- Acetilcolina; 10 Receptores muscarnicos 11-Sistema somtico; 12- Acetilcolina; 13 Receptores nicotnicos

REVISO
1. TRANSMISSO ADRENRGICA:

1.1 Neurotransmisso adrenrgicos:

nos

neurnios

Transmisso refere-se passagem de impulsos


por uma sinapse ou juno neuroefetora Processo consta de 5 fases: sntese, armazenamento, liberao, ligao da noradrenalina ao receptor e remoo da neurotransmisso da fenda sinptica.

Sntese das catecolaminas

Armazenamento e liberao

Ligao ao receptor na sinapse

Receptores adrenrgicos

Remoo na sinapse

Degradao

AES PRINCIPAIS
1- Ao excitatria perifrica sobre certos tipos de
msculos liso como os vasos sanguneos que irrigam a pele, os rins e as mucosas; glndulas salivares e sudorparas ; 2- Ao inibitria perifrica sobre outros tipos de msculos lisos como os da parede intestinal, da rvore brnquica e dos vasos sanguneos que suprem a musculatura esqueltica; 3- Ao excitatria cardaca responsvel pelo aumento da frequencia cardaca e da fora de contrao;

AES PRINCIPAIS
4- Aes metablicas, como aumento da taxa de glicogenlse no fgado e msculo e liberao de cidos graxos livres; 5- Aes endcrinas, como modulao de secreo de insulina, renina e hormnios hipofisrios; 6- Aes sobre o SNC, como respiratria e, no caso de alguns medicamentos, aumento do estado de vgilia e da atividade psicomotora e reduo de apetite; 7- Aes pr-sinpticas, que resultam da inibio ou facilitao da liberao de neurotransmissores.

Ao das catecolaminas em R
Contrao

Musc. Liso vascular, geniturinrio e intestinal Fgado e corao

secreo de insulina

Fosfolipase C, D e A2 Ativa canais de Ca+

Glicogenlise, Gliconeognese contratilidade

lIhotas pancreticas Plaquetas Terminaes nervosas Musc. liso vascular

1
Adenilciclase K*, PLC e PLA Canais de Ca++ secreo de insulina lib. de NE Agregao plaquetria Contrao

Ao das catecolaminas em -R
Corao contratilidade e veloc. de conduo secreo de renina

1
Clulas justaglomerulares

Adenilciclase

Msculo liso Fgado

Relaxamento Glicogenlise Gliconeognese

Tecido adiposo

Liplise

REVISO
1.2 RECEPTORES ADRENRGICOS:
1.2.1 RECEPTORES ALFA 1 (1): a)LOCALIZAO: Esto presentes na membrana pssinptica de orgos e ligados a protena Gq, associada a Fosfolipase C, que gera IP3,, levando a liberao de Ca++ e contrao de msculo liso.

REVISO
b) EFEITOS ADRENRGICOS:

Vasoconstrio
da resistncia vascular perifrica

Aumento da presso arterial


Midrase

Estmulo da contrao do esfncter superior da bexiga

REVISO
1.2.2 RECEPTORES ALFA - 2 (2)
a) LOCALIZAO: Terminaes nervosas pr-sinpticas e outras clulas como clula do pncreas. Ligados a protena GI que inibe a adenilciclase, levando a queda dos nveis de AMPC intracelular.

REVISO
b) EFEITOS ADRENRGICOS:
Inibio da liberao de noradrenalina Inibio da liberao de insulina

REVISO
1.2.3 RECEPTORES BETA 1 e 2 (1 e 2):
a)LOCALIZAO: Presentes em rgos e tecidos de inervao adrenrgica com predominncia de um ou outro tipo de receptor. Tecidos como a vasculatura dos msculos esquelticos contm tanto receptores 1 como 2 , mas predomina 2.

REVISO
Outros tecidos podem apresentar apenas um tipo de receptor, sendo praticamente desprovidos de quantidades significativas de outros tipos de receptores adrenrgicos, como o corao que contm predominantemente receptores 1

REVISO
1 e 2 esto associados a protena Gs que ativa adenilciclase e aumenta o AMPC intracelular.

b) EFEITOS ADRENRGICOS: Receptores 1:


Taquicardia

Aumento da liplise
Aumento da contratilidade do miocrdio

REVISO
Receptores 2:
Vasodilatao Pequena diminuio da resistncia perifrica Broncodilatao Aumento heptica da glicogenlise muscular e

Aumento da liberao de glucagon Relaxamento da musculatura uterina

REVISO
1.2.3 POTNCIA

Os receptores alfa (1 e 2) mostram fraca resposta ao agonista sinttico como o isoproterenol, mas respondem s catecolaminas de ocorrncia natural como adrenalina e noradrenalina. A ordem de potncia :
Adrenalina > Isoprenalina Noradrenalina >

REVISO
Receptores exibem um perfil de respostas diferente daqueles dos receptores . Tm menor sensibilidade adrenalina e noradrenalina. A ordem de potncia :
Isoproterenol Noradrenalina > Adrenalina >

REVISO
1.2.4 DESSENSIBILIZAO RECEPTORES: DE

A dessensibilizao ocorre quando h exposio prolongada s catecolaminas que tem efeito de reduzir a responsividade dos receptores adrenrgicos.

REVISO
Mecanismos sugeridos:

Sequestro dos receptores, de tal modo que se tornam no disponveis para interao do ligante.

REVISO
Mecanismos sugeridos:
Regulao para baixo (downregulation), ou seja desaparecimento do receptor ou por degradao ou por diminuio da sntese.

REVISO
Mecanismos sugeridos: Incapacidade de acoplamento com a protena G em razo de o receptor ter sido fosforilado do lado citoplasmtico ou pela protena quinase ou pela quinase receptor B - adrenrgico B-ARK (B - adrenergic recptor kinase).

AGONISTAS ADRENRGICOS
2 - AGONISTAS ADRENRGICOS:
2.1 DEFINIO: 2.2 CLASSIFICAO: 2.2.1 AGONISTAS DE AO DIRETA:

Atuam diretamente em receptores alfa e beta, produzindo efeitos semelhantes aos decorrentes da estimulao dos nervos simpticos ou da liberao da adrenalina da medula adrenal.

AGONISTAS ADRENRGICOS
a) AGONISTAS SELETIVOS:
Alfa1: Fenilefrina

Metoxamina
Alfa2: Xilazina, Clonidina e dexmedetomidina Beta1: Dobutamina e Ritodrina

Beta2: Metaproterenol, Terbutalina, Salbutamol, Clembuterol e Albuterol.

AGONISTAS ADRENRGICOS
a) AGONISTAS SELETIVOS:

Beta1: Dobutamina
Ritodrina Beta2: Metaprotereno Terbutalina Salbutamol

Clembuterol
Albuterol

AGONISTAS ADRENRGICOS
b) AGONISTAS NO SELETIVOS: Alfa e Beta:

Noradrenalina
Adrenalina

Isoproterenol
Dopamina

AGONISTAS ADRENRGICOS
2.2.2 AGONISTAS INDIRETA: DE AO

So captados pelo neurnio pr-sinptico e provocam a liberao de noradrenalina dos pools ou das vesculas do neurnio adrenrgico e que tambm podem apresentar secundariamente, aes em receptores adrenrgicos ou inibir a recaptao de Noradrenalina . Anfetamina , Tiramina, Efedrina e

Metaraminol

AGONISTAS ADRENRGICOS
3.1 ADRENALINA: a) AES: 1 - SISTEMA CARDIOVASCULAR: Ao 1: Adrenalina aumenta a fora de contrao do miocrdio (inotropismo positivo) e aumenta a frequncia cardaca (cronotropismo positivo). O dbito cardaco aumenta e esses efeitos so acompanhados de maior demanda de oxignio do miocrdio.

AGONISTAS ADRENRGICOS
Ao 1: Adrenalina contrai as arterolas da pele, das membranas mucosas e das vsceras.
Ao 2: Adrenalina dilata os vasos os vasos que suprem o fgado e a musculatura esqueltica. O efeito global destas aes aumento da presso arterial.

AGONISTAS ADRENRGICOS
2 - APARELHO RESPIRATRIO:

Ao 2: Adrenalina causa potente broncodilatao por ao direta na musculatura lisa brnquica e, assim ela alivia todos os tipos de broncoconstrio alrgica ou induzida pela histamina. Em indivduo com crise asmtica aguda, alivia a dispnia (respirao difcil) e aumenta o volume corrente (volume de ar inspirado e expirado).

AGONISTAS ADRENRGICOS
3 - HIPERGLICEMIA:
Ao 2: Adrenalina causa efeito hiperglicmico em razo, da glicogenlise aumentada que provoca no fgado, do aumento de glucagon e da diminuio da liberao de insulina (2).

AGONISTAS ADRENRGICOS
4 - LIPLISE:
Ao 1: Adrenalina inicia a liplise atravs de sua atividade no tecido adiposo, os quais quando estimulados, ativam adenilciclase e aumenta AMPc, que passa a estimular uma lipase hormnio-sensvel que vai hidrolisar triacilgliceris, dando origem a cidos graxos livres e glicerol.

AGONISTAS ADRENRGICOS
5 - GLOBO OCULAR: Ao e : Midrase e diminui a Presso intra-ocular. b) USOS TERAPUTICOS: 1- Broncoespasmo 2 - Glaucoma 3 - Choque anafiltico

4 - Com anestsicos locais


5 - Hemosttico local

AGONISTAS ADRENRGICOS
c) EFEITOS ADVERSOS:
Ansiedade, pnico, tenso, cefalia, tremores, hemorragia, arritmias cardacas e edema pulmonar.

AGONISTAS ADRENRGICOS
c) FARMACOCINTICA:
Administrada por via venosa, por via subcutnea, pela cnula endotraqueal, por inalao ou topicamente pelo globo ocular. Incio de ao e durao de efeito rpido. Metabolizada em tecidos neuronais e extraneuronais. Eliminada em forma de metablitos pela urina.

AGONISTAS ADRENRGICOS
3.2 NORADRENALINA:
a) AES: 1 - VASOCONSTRIO:

Ao 1: A noradrenalina causa aumento da resistncia perifrica em virtude da intensa vasoconstrio da maioria dos leitos vasculares, incluindo o rim. Aumento da presso arterial.

AGONISTAS ADRENRGICOS
2 - EFEITO DO PR-TRATAMENTO COM ATROPINA: Se atropina for administrada antes da noradrenalina, esta ltima manifesta sua estimulao cardaca na forma de taquicardia.

AGONISTAS ADRENRGICOS
b) USOS TERAPUTICOS:
1 TRATAMENTO DO CHOQUE: porque aumenta a resistncia vascular perifrica e aumenta a presso sangunea. Mas atualmente a droga que vem sendo bastante usada a dopamina porque ela no reduz o fluxo sanguneo renal. 2 - CORRIGIR A HIPOTENSO INDUZIDA PELA ANESTESIA ESPINHAL.

AGONISTAS ADRENRGICOS
3.3 DOPAMINA:

a) AES:
1- CARDIOVASCULARES: A dopamina exerce efeito estimulatrio sobre os receptores 1 do corao exercendo efeito tanto inotrpico como cronotrpico. Com doses muito altas, ativa receptores dos vasos, causando vasoconstrio.

AGONISTAS ADRENRGICOS
2 - RENAIS E VISCERAIS: A dopamina dilata arterolas renais e esplnicas por estimulao de receptores dopaminrgicos (D1 e D2 presentes nos leitos vasculares perifricos mesentrico e renal). Assim a droga de escolha para o tratamento do choque.

AGONISTAS ADRENRGICOS
b) USOS TERAPUTICOS:
1 - TRATAMENTO DO CHOQUE c) EFEITOS ADVERSOS: Dose excessivamente alta de dopamina causa vasoconstrio e hipertenso arterial.

AGONISTAS ADRENRGICOS
3.4 FENILEFRINA:
a) AES 1: A Fenilefrina causa vasoconstrio e aumenta a presso sangunea.

b) USOS TERAPUTICOS:
Em anestesia com o halotano, pois no produz efeito estimulatrio sobre o tecido cardaco. Em oftalmologia como agente midritico.

Antagonistas adrenrgicos

Antagonistas adrenrgicos

Produzem seus efeitos antagonizando as aes do SNA simptico.

Antagonistas adrenrgicos
1.CLASSIFICAO

1. 2. ANTAGONISTAS - ADRENRGICOS 1.2.1 ANTAGONISTAS 1 ADRENRGICOS Prazosin: tem grande afinidade pelos

receptores alfa 1, cerca de 1000 vezes maior do pelos que aquela pelos alfa 2.

Antagonistas adrenrgicos
1.2.2 ANTAGONISTAS 2 ADRENRGICOS

Ioimbina: apresenta atividade antagonista competitivo seletivo pelos receptores alfa 2,

Antagonistas adrenrgicos
1.3 FARMACOCINTICA DOS ANTAGOSNISTA -ADRENRGICOS

Administrao: via oral e IV Absoro: 20-30% pelo TGI Metabolizao: no fgado Excreo: rapidamente pelo rim

Antagonistas adrenrgicos
1.4 MECANISMO DE AO DOS ANTAGOSNISTA -ADRENRGICOS

Atuam especificamente em receptores alfa; ou atuam em ambos receptores (alfa1 e alfa2).

Antagonistas adrenrgicos
1.4 MECANISMO DE AO ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS DOS

Fenoxibenzamina: liga-se a receptores Alfa de modo covalente Fentolamina: antagonista reversvel de receptores alfa, produz bloqueio competitivo Telazolina: composto correlato. Porm menos potente

Antagonistas adrenrgicos
Alcalides do ergot: resultam em aes agonista e antagonista dos receptores alfa adrenrgicos Prazosin: antagonista seletivo para receptores alfa 1 Ioimbina: antagonista seletivo para receptores alfa 2

Antagonistas adrenrgicos
1.5 EFEITOS FARMACOLGICOS ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS DOS

Alfa1: vasodilatao, queda da PA, menor resistncia perifrica; Alfa 2: aumentam o fluxo simptico, contrao da musculatura lisa vascular perfrica, aumento da presso (?)

Antagonistas adrenrgicos
1.6 USOS TERAPUTICOS DOS ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS

Insuficincia cardaca congestiva Hiperplasia prosttica benigna Hipertenso sistmica

Antagonistas adrenrgicos
1.7 EFEITOS COLATERAIS DOS ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS

Diminuio do tnus simptico Hipotenso Taquicardia Inibio da ejaculao Congesto nasal

Antagonistas adrenrgicos
2. ANTAGONISTAS - ADRENRGICOS Propanolol: frmaco de escolha para tratamento de cardiomiopatia hipertrfica em gatos
Metropolol, Atenolol, Esmolol: seletivos para receptores 1

Antagonistas adrenrgicos
Nadolol: antagonista no-seletivo e no atravessa a barreira hematoceflica, devido sua baixa lipossolubilidade Timolol: antagonista no-seletivo

Antagonistas adrenrgicos
2.1 FARMACOCINTICA ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS DOS

Administrao: via oral e IV Absoro: so bem absorvidos pelo TGI, devido a alta solubilidade. Liga-se extensamente as protenas plasmticas Metabolizao: no fgado Excreo: rapidamente pelo rim

Antagonistas adrenrgicos
2.2 MECANISMO DE AO ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS DOS

Propanolol: antagonista 1 e 2, apresenta ao estabilizante de membrana Metropolol, atenolol, esmolol: antagonista relativamente seletivo para 1

Antagonistas adrenrgicos
Nadolol: bloqueador no-seletivo para receptor , no exerce efeitos centrais como o propanolol
Timolol: bloqueador no-seletivo

Antagonistas adrenrgicos
2.2 EFEITOS FARMACOLGICOS DOS ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS

Diminui a PA Diminui a liberao de renina e do fluxo sanguneo Efeito inotrpico e cronotrpico negativo Diminui dbito cardaco

Antagonistas adrenrgicos
2.2 EFEITOS TERAPUTICOS ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS DOS

Diminuir conduo atrioventricular Controle de arritmias atrial e ventricular Intoxicao digitlica Glaucoma Ansiedade

Antagonistas adrenrgicos
2.2 EFEITOS COLATERAIS ANTAGONISTAS -ADRENRGICOS DOS

Bradicardia Insuficincia cardaca congestiva Fadiga Distrbio do sono Depresso

You might also like