You are on page 1of 4

As gimnospermas (do grego Gymnos: nu; e sperma: semente) so plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio

ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequias e os ciprestes. As gimnospermas possuem razes, caule e folhas. Possuem tambm ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estrbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequias, os estrbilos so bem desenvolvidos e conhecidos como cones o que lhes confere a classificao no grupo das conferas. Florestas de conferas de regies temperadas so ricas em rvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, destaca-se a Mata de Araucrias do Sul do pas. H produo de sementes: elas se originam nos estrbilos femininos. No entanto, as gimnospermas no produzem frutos, ou seja, suas sementes so nuas. Trata-se do primeiro grupo de plantas a conquistar definitivamente o meio terrestre. Sua reproduo no depende de gua, devida a estratgia de polinizao, e devido a isso, so encontradas em vrias regies do globo. As gimnospermas (do grego Gymnos: nu; e sperma: semente) so plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequias e os ciprestes. As gimnospermas possuem razes, caule e folhas. Possuem tambm ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estrbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequias, os estrbilos so bem desenvolvidos e conhecidos como cones o que lhes confere a classificao no grupo das conferas. Florestas de conferas de regies temperadas so ricas em rvores do grupo das gimnospermas. No Brasil, destaca-se a Mata de Araucrias do Sul do pas. H produo de sementes: elas se originam nos estrbilos femininos. No entanto, as gimnospermas no produzem frutos, ou seja, suas sementes so nuas. Trata-se do primeiro grupo de plantas a conquistar definitivamente o meio terrestre. Sua reproduo no depende de gua, devida a estratgia de polinizao, e devido a isso, so encontradas em vrias regies do globo.

Gimnospermas
o o o o o o o

So traquefitas; So as primeiras plantas sifongamas, ou seja, produzem gro-de-plen; So as primeiras Fanergamas, ou seja, tm estruturas reprodutoras visveis; So as primeiras plantas espermatfitas, isto , dotadas de sementes; No apresentam flores verdadeiras ou frutas; Fase esporoftica muito superior fase gametoftica; O grupo das Gimnospermas composto de quatro filos: Cycadophyta

(Cycas, Encephalartos), Ginkgophyta (o nico representante vivo o Ginko biloba), Conipherophyta (pinheiros, araucrias)e Gnetophyta (Gnetum).
Reproduo das gimnospermas Ciclo haplodiplobionte na Conferas
Como exemplo no ciclo reprodutivo das Gimnospermas usaremos o pinheiro-do-paran. Nessa planta os sexos so separados: a que possui estrbilos masculinos no possuem estrobilos femininos e vice-versa. Em outras gimnospermas, os dois tipos de estrbilos podem ocorrer numa mesma planta. Existem dois tipos de estrbilos, um grande e outro pequeno e, como consequncia, h dois tipos de esporngios e de esporos. Nos estrbiolos maiores, considerados femininos, cada esporngio, chamado de vulo, produz por meiose um megsporo (ou macrsporo). O megsporo fica retido no esporngio, no liberado, como ocorre com os esporos das pteridfitas. Desenvolvendo-se no interior do vulo o megsporo origina um gametfito feminino. Nesse gametfito surge arquegnios e, no interior de cada um deles, diferencia-se uma oosfera (que o gameta feminino). Nos estrbilos menores, considerados masculinos, cada esporngio tambm chamado desaco polnico produz por meiose, numerosos micrsporos. Desenvolvendo-se no interior do saco polnico, cada micrsporo origina um gametfito masculino, tambm chamado de gro de plen (ou gametfito masculino jovem). A ruptura dos sacos polnicos libera inmeros gros de plen, leves, dotados de duas expanses laterais, aladas. Carregados pelo vento, podem atingir os vulos que se encontram nos estrbilos femininos. O processo de transporte de gro de plen constitui a polinizao, que, nesse caso, ocorre pelo vento. Cada gro de plen, aderido a uma abertura existente no vulo, inicia um processo de crescimento que culmina com a formao de um tubo polnico, correspondente a um gro de plen adulto (gametfito masculino adulto). No interior do tubo polnico existe dois ncleos gamticos haplides. Apenas um dos ncleos gamticos fecunda a oosfera, gerando o zigoto (o outro ncleo gamtico degenera). Dividindo-se repetidamente por mitose, o zigoto acaba originando um embrio, que mergulha no tecido materno correspondente ao gametfito feminino. Aps a ocorrncia da fecundao e da formao do embrio, o vulo converte-se em semente, que uma estrutura com trs componentes: uma casa (tambm chamada de integumento), um embrio e um tecido materno haplide, que passa a ser denominado de endosperma (ou endosperma primrio), por acumular substncias de reserva que sero utilizadas pelo embrio durante a sua germinao.

Angiospermas
Atualmente so conhecidas cerca de 350 mil espcies de plantas desse total, mais de 250 mil so angiospermas. A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa bolsa, e sperma, semente. Essas plantas representam o grupo mais variado em nmero de espcies entre os componentes do reino Plantae.

Caractersticas principais de uma angiospermas


As angiospermas arborescentes possuem trs componentes principais: razes, tronco e folhas.

o o

As razes so os rgos fixadores da rvore ao solo e absorvem gua e sais minerais, indispensvel para a sobrevivncia da planta. O tronco, constitudo de inmeros galhos, o rgo areo responsvel pela formao das folhas, efetuando tambm a ligao delas com as razes.

o o

E as folhas so os rgos onde ocorrer a fotossntese, ou seja, o processo em que se produzem os compostos orgnicos essenciais para a manuteno da vida da planta. Cada flor, que aparece periodicamente nos galhos, um sistema de reproduo e formado pela reunio de folhas modificadas presas aoreceptculo floral, que possui formato de um disco achatado. Por sua vez o receptculo floral fica no topo do pednculo floral. De fora para dentro, so quatro os tipos de folhas modificadas constituintes da flor: spalas, ptalas, estames e carpelos.

As spalas so as mais externa, geralmente de cor verde, e exercem a funo de proteo do boto floral. O conjunto de spalas chamado de clice. As ptalas vm a seguir. So brancas ou coloridas e formam a corola, com funo de atrair os chamados agentes polinizadores. Os estames ficam dispostos mais internamente no receptculo. Cada estame possui aspecto de um palito, com uma haste, o filete, sustentando uma poro dilatada, a antera. O conjunto de estames forma o androceu, considerado o componente masculino da flor. Na antera so produzidos os gros de plen. O carpelo ocupa o centro do receptculo floral. longo notando-se no seu pice uma ligeira dilatao, o estigma, continuando com um curto estilete, vindo a seguir o ovrio. No interior do ovrio, existem os vulos. O carpelo solitrio componente do gineceu, a parte feminina da flor. As flores podem ser classificadas de diversas formas, duas delas so descritas a baixo: Quanto ao seu sexo: o Monclinas ou Hermafroditas: possuem os dois sexos, androceu e gineceu. Ex.: cravo, laranjeira.

o o

Dclina ou Unissexuada: possui apenas androceu ou gineceu. Ex.: abbora, mamo. Estreis: no possuem androceu ou gineceu, ou se apresentam, mas no so frteis. Ex. margarida.

Ciclo de Vida briofitas


Reproduo Sexuada: As brifitas dependem da gua para a reproduo sexuada. Nesta situao, os gametas masculinos (anterozoides) se deslocam, com auxlio de seus flagelos, at os gametas femininos da planta (oosfera). Ao fecundar, o zigoto sofre mitoses e forma um embrio. O embrio se desenvolve por meio de novas mitoses e d origem ao esporfito. Em sua cpsula, desenvolvemse esporos, a partir de meioses sofridas pelas clulas-mes. Estes so liberados aps certo perodo, e o esporfito morre.

Estaquia A estaquia baseada no enraizamento de um pedao de ramo (estaca) (Figura ), geralmente de 15 a 40 cm de comprimento e de 0,5 a 2 cm de dimetro, cortado da parte madura da planta, isto , no muito nova, ou verde. H plantas que enrazam melhor de estacas mais novas. Em fruticultura, as estacas lenhosas tm maior uso, embora para algumas espcies seja usada a estaca herbcea. Podem ser usadas para propagao ou para obteno de porta-enxertos.O ramo para estaca cortado da planta; so retiradas suas folhas e espinhos, com a tesoura de poda. Sua parte basal cortada em bisel (inclinado) junto a uma gema, e seu pice cortado reto. A seguir, so enterradas em solo bem preparado (canteiro, viveiro ou recipiente), deixando apenas 1/3 de seu tamanho para fora do solo (Figura ). Das gemas, sairo as brotaes da parte area. O sistema radicular sair da parte cortada. Mergulhia A mergulhia consiste no enraizamento de uma parte da planta a ser propagada, na prpria planta e depois o destacamento da mesma para obteno da muda. H muitas variaes,

dependendo do tipo de ramo, da poro do ramo enterrada no solo ou do seu comprimento, obtendo-se, assim, uma ou mais mudas. A base do processo o enterrio de uma poro de um ramo, curvado da planta que se quer propagar, para que enraze e, depois do enraizamento, destaca-se de uma vez ou gradativamente a muda, plantando-a em um recipiente. O ramo que vai ser enterrado deve ser desfolhado ou anelado e, depois, preso ao solo por uma estaca de madeira, bambu ou pedao de arame grosso. A jabuticabeira, o abieiro, camu-camu e outras frutferas podem ser propagados por mergulhia. Alporquia A alporquia um mtodo usado para propagar plantas difceis de enxertar. uma variao da mergulhia. Neste mtodo, escolhe-se, em uma planta adulta, alguns ramos de 1 a 3 cm de dimetro, faz-se neles um anelamento (retirada da casca) de 3 a 5 cm e, depois, cobrese a parte anelada com esfagno ou uma mistura de esterco e serragem mida, cobrindo com saco plstico, bem amarrado, forando assim o enraizamento no local cortado. Podese fazer um anel tambm abaixo do local que vai enraizar, para forar a brotao das gemas. Vai-se cortando mais, conforme o enraizamento, at se destacar o ramo bem enraizado, tendo-se ento a muda. Esta necessita de um estufim, ou cmara de nebulizao com alta umidade para ser colocada, aps a sua retirada da planta para um perodo de adaptao e pegamento. Varias frutferas tm sido assim propagadas (Figura ), embora seja um mtodo caro e de pouco rendimento. Enxertia A enxertia a unio dos tecidos de duas plantas, geralmente da mesma espcie, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (copa) e o porta-enxerto (cavalo). A copa, cavaleiro ou enxerto a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto o sistema radicular, o qual tem como funes bsicas o suporte da planta, fornecimento de gua e nutrientes e a adaptao s condies de solo, clima e doenasA enxertia pode ser feita por vrios mtodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia, a garfagem com suas variaes, conforme a planta, pois cada espcie se adapta a um tipo. Cultura de tecidos feita em laboratrio apropriado e utiliza tecido do vegetal, o qual cultivado em meios de cultura artificiais, in vitro, ou pela micropropagao ou microenxertia, utilizada para algumas frutferas. H informaes para a viabilidade de uso da tcnica citada para vrias fruteiras, embora comercialmente seja utilizada para poucas.

You might also like