You are on page 1of 11

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMRCIO DE CAMPOS, CNPJ n 28.974.004/0001-90, neste ato representado (a) por seu Presidente Senhor (a) RONALDO NASCIMENTO; E SINDICATO DO COMRCIO VAREJISTA DE CAMPOS, CNPJ n 28.894.715/0001-54, neste ato representado (a) por seu Presidente, Sr (a) IRONIS ESCFURA DE OLVEIRA; Celebram a presente CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condies de trabalho previstas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA VIGNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigncia da presente Conveno Coletivas de Trabalho no perodo de 1 de novembro de 2012 a 31 de outubro de 2013 e data-base da categoria em 1 de novembro. CLUSULA SEGUNDA ABRANGNCIA A presente Conveno Coletiva de Trabalho abranger a ( s ) categoria (s) EMPREGADOS NO COMRCIO NO MUNICPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES /RJ , com abrangncia territorial em Campos dos GoytacazesRJ. Salrios, Reajustes e Pagamento Outras normas referentes a salrios, reajustes, pagamentos e critrios para clculo. CLUSULA TERCEIRA CONCESSO DE REAJUSTE PISO PARA NOVOS COMERCIRIOS O PISO SALARIAL DA CATEGORIA DOS COMERCIRIOS ser de R$ 750,00 ( setecentos e cinqenta reais ), para os empregados admitidos a partir de 01/11/2012. Pargrafo nico Havendo lei que contemple a categoria dos comercirios com valor superior ao piso ora estabelecido . O novo valor decretado ser devido aos comercirios aps 05 ( cinco ) meses de carncia. No havendo nenhuma obrigatoriedade em pagamento de diferenas caso o decreto

determine retroatividade do mesmo, ficando desde j quitadas as parcelas anteriores carncia. Este pargrafo s ter validade se no houver nenhuma deciso judicial suspendendo o efeito do piso. REAJUSTE SALARIAL Ser concedido aos comercirios dos municpios abrangidos pelos sindicatos acordantes, 7.0 ( sete por cento ), a ttulo de reajuste salarial aplicados sobre a remunerao devida em outubro de 2012. Pargrafo Primeiro Sero pagos ainda a ttulo de abono que no se incorpora ao salrio no ms de novembro 5% ( cinco por cento ) e no ms de dezembro 5% ( cinco por cento ) aos empregados, independentemente da forma de remunerao ( fixo ou comisso ). Pargrafo Segundo - Podero ser compensadas as antecipaes dadas no perodo de vigncia da Conveno 2011/2012, desde que as mesmas sejam pagas com ttulo de antecipao salarial. Pargrafo Terceiro - As diferenas salariais encontradas em funo da presente Conveno sero pagas at 20/12/2012. CLUSULA QUARTA : QUEBRA DE CAIXA Aos empregados que exeram a FUNO DE CAIXA, tero assegurado 10% ( DEZ POR CENTO ) do salrio pago mensalmente a ttulo de QUEBRA DE CAIXA. COBRADORES Aos empregados COBRADORES externos, ser garantido gratificao de 4% ( QUATRO POR CENTO ) sobre o salrio recebido a ttulo de ajuda de custo, pago mensalmente. COMISSIONADOS Aos empregados que recebem somente comisso expressa em carteira, ficam assegurados 4% ( QUATRO POR CENTO ) sobre o salrio recebido a ttulo de ajuda de custo, pago mensalmente. INSALUBRIDADE Fica garantido o pagamento de 20% ( VINTE POR CENTO ) sobre o salrio mnimo, a ttulo de insalubridade aos COMERCIRIOS que entre em Cmaras Frias em Supermercados, Aougues e Afins, independente do fornecimento de E P I ( Equipamento de Proteo Individual ) , o qual obrigatrio nos termos da Legislao em vigor.

CONTRIBUIO DOS EMPREGADOS AO SINDICATO REPRESENTATIVO DA CONTRIBUIO DOS EMPREGADOS Conforme deliberao na Assemblia da categoria com a participao de scios e no scios, Assemblia convocada por Edital com ordem do dia especfica sobre diretrizes da Conveno Coletiva 2012/2013 e Contribuies para o Sindicato Representativo, com a rigorosa observao da orientao n 03 do CONALIS (Coordenadoria Nacional de Promoo da Liberdade Sindical ) Ministrio Pblico do Trabalho Procuradoria Geral do Trabalho. Os patres descontaro de seus empregados o percentual de 4% ( quatro por cento ) sobre a folha de pagamento do ms de novembro devidamente corrigida com as clusulas financeiras da presente conveno, e recolhero ao Sindicato dos Empregados no dia 20 de dezembro de 2012. E descontaro o percentual de 5% ( cinco por cento ) do ms de dezembro de 2012 nas mesmas condies previstas em novembro mais com recolhimento ao Sindicato dos Empregados no dia 07 de janeiro de 2013. O no cumprimento da presente clusula sujeitar a multa de 10% e juros de 2% ao ms. Pargrafo Primeiro : Conforme deliberao da categoria os recursos arrecadados sero utilizados no ambulatrio mdico odontolgico do Sindicato e no Parque Esportivo, ambos de atendimento aos comercirios e outras atividades que a diretoria decidir, pelo engrandecimento da classe. Pargrafo Segundo : Fica assegurado o direito de oposio previsto na citada orientao e o mesmo ser exercido no prazo de 10 ( DEZ ) dias, de segunda a sexta feira de 08 s 17 horas, pessoalmente na Secretaria do Sindicato. Pargrafo Terceiro Os valores atribudos a presente Clusula so de nica e exclusiva responsabilidade do Sindicato dos Empregados no Comrcio de Campos, conforme deliberado em sua Assemblia, no tendo as empresas, nem o Sindicato Patronal nenhuma responsabilidade, muito menos solidariedade. ASSISTENCIAL PATRONAL Ser pago ao Sindicato do Comrcio Varejista de Campos, pelas empresas no dia 20/12/2012 o percentual de 4% ( quatro por cento ) sobre a folha de novembro de 2012 ( atualizada ) e no dia 07/01/2013 o percentual de 5% ( cinco por cento ) sobre a folha de dezembro de 2012, para manuteno, ampliao e assistncia tcnica, jurdica e implementao de cursos para qualificao e aprimoramento dos Comerciantes da base territorial do Sindicato.

As empresas integrantes da categoria econmica ( Comrcio Varejista ) pagaro as contribuies devidas ao Sindicato, cuja denominao Contribuio Assistencial Patronal, estabelecidas em consonncia com os artigos 578 da CLT fruto do disposto no artigo 513, alnea e da Consolidao das Leis do Trabalho, ainda que no sejam associados do Sindicato do Comrcio Varejista de Campos. O no cumprimento da clusula acima por parte do empregador acarretar a multa de 10% ( dez por cento ) e juros de 2% ao ms do valor devido e a obrigao de ter de responder pelos valores no recolhidos bem como as devidas correes na forma da lei. As Guias para o recolhimento dos valores estabelecidos nesta Conveno sero retiradas nos Sindicatos. As guias sero impressas em trs vias que leva o visto dos dois presidentes e no podero ser recebidas separadamente, sendo passado o recibo pelos representantes dos Sindicatos nos dois boletos. Os representantes estaro de planto no Sindicato dos Comercirios em sala cedida pelo mesmo de 09:00 s 18:00 horas no perodo de recebimento previstos nesta Conveno. Na impresso das guias dever constar de forma visvel e em cor vermelha que no poder ser recolhido separadamente. O sindicato que por ventura venha a receber separadamente seja no balco ou crdito em conta, dever dividir em partes iguais com o outro Sindicato no prazo de 48 horas, sob pena de pagar em dobro como forma de penalidade. As empresas que pagarem em forma de crdito em conta dos sindicatos, o sindicato que receber dever informar ao outro no prazo de 72 horas, sob pena de tambm ter que pagar ao outro em dobro. Contrato de Trabalho Admisso, demisso, Modalidades Normas para Admisso/ Contratao. CONTRATO DE TRABALHO ADMISSO, DEMISSO, MODALIDADES NORMAS PARA ADMISSO/CONTRATAO CLUSULA QUINTA MODALIDADE DE CONTRATAO MAIOR REMUNERAO Os clculos de frias, 13 ( DCIMO TERCEIRO) salrio e resciso de contrato de trabalho ( INCLUSIVE PRMIOS ), sero calculados pela maior remunerao dos ltimos 06( SEIS ) meses.

Relaes de Trabalho Condies de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Normas Disciplinares RELAES DE TRABALHO CONDIES DE TRABALHO , NORMAS DE PESSOAL E ESTABILIDADES NORMAS DISCIPLINARES CLUSULA SEXTA NORMAS DISCIPLINARES COLOCAO DE ASSENTO obrigatria a colocao de assentos para os empregados que habitualmente trabalhem em p, que sero utilizados nas pausas que o servio permitir ( Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 ) e artigo 199 da CLT ). CONDIO DE COMISSIONADO Todo empregado que recebe comisso dever ter em sua carteira de trabalho, a condio de comissionado e os percentuais que recebem. PROIBIO DE DESCONTO Fica vetado as empresas descontarem de seus vendedores s comisses por eles recebidas, caso o comprador no honre com suas obrigaes de pagamento. REPOUSO REMUNERADO concedido aos empregados comissionados repouso semanal, feriados remunerados, folga e atestado mdico em caso de enfermidade, pela mdia dos dias trabalhados. CHEQUES RECEBIDOS de inteira responsabilidade da empresa os cheques recebidos, quando houver autorizao para tal. CONFERNCIA DE CAIXA As conferncias dos valores de caixa sero realizadas com a presena de seus operadores, caso contrrio o empregados ficar isento de responsabilidades. UNIFORMES As empresas que obrigarem o uso de uniformes pelos empregados, ficaro obrigadas a custear no mnino de 03 ( TRES ) jogos completos.

ESTUDANTES As empregados estudantes, sero abonadas as horas de falta nos dias de provas comprovadas. REUNIES As reunies quando realizadas pela empresa, fora do expediente , ( EXCETO CURSO DE APERFEIOAMENTO ), sero computadas com o horas extras. REMUNERAO DOS COMISSIONADOS As remuneraes de comissionados no podero ser inferior ao estabelecido no presente acordo como Piso. TRANSPORTE E ALIMENTAO assegurado ao comercirio em servio externo ( FORA DO PERMETRO URBANO ), despesas com transportes e alimentao. LANCHE Em caso de horas extras que no podero exceder a prevista em lei, ter o empregado direito a lanche pago pela empresa. DIA DOS COMERCIRIOS No haver expediente no comrcio na terceira segunda feira do ms de outubro de 2013, com a presena de empregados, por se tratar do DIA DOS COMERCIRIOS , em razo do fechamento nesta data as partes estabelecem no presente acordo condies para o funcionamento do comrcio em dias de feriados, ficando autorizado inclusive a abertura no dia 20/11/2013, de acordo com as condies previstas em Conveno. JORNADA DE TRABALHO DURAO, CONTROLE, FALTAS OUTRAS DISPOSIES CLUSULA STIMA CONDIES PARA TRABALHO EM FERIADOS E DOMINGOS 1- Condio para o trabalho nos feriados: a- A carga horria dos comercirios que trabalhem em feriados ser de 06:00 horas e intervalo de 15 ( quinze ) minutos para lanche dentro do perodo; b- As horas trabalhadas nesses dias sero consideradas como extras e remuneradas em 100% ( cem por cento ) em relao ao valor da hora dos dias normais;

c- As empresas ficam obrigadas a custear lanche no valor de R$ 8,00 ( OITO REAIS ) em espcie por empregado; d- Os vendedores ou balconistas que tem como remunerao comisso auferidas sobre as vendas, tero o percentual acrescido em 100% ( cem por cento ) nesses dias e as horas extras calculadas pela mdia dos dias trabalhados no ms; e- Nenhum empregado poder ser punido ( advertncia ou suspenso ) por no concordar com o trabalho neste dia. 2- Condies para o trabalho nos Domingos : a- O comercirio que vier a trabalhar em um domingo, dever ter sua folga na mesma semana e no poder trabalhar no domingo seguinte, assim sucessivamente; b- A carga horria dos comercirios que trabalhem no domingo, ser de 06:00 horas e intervalo de 15 ( quinze ) minutos para lanche dentro do perodo, sem pagamento de horas extras; c- Em casos especiais os Sindicatos podero analisar horas extras a partir da 6 ( sexta ) hora, para tanto ter que ser HOMOLOGADO pelos SINDICATOS , com antecedncia de 96 horas. Nesses casos o adicional de horas extras ser de 100% ( cem por cento ). Pargrafo Primeiro: As regras acima valem para todos os feriados exceto 1 de janeiro ( Dia de Confraternizao Universal ); Sexta Feira da Paixo ( Feriado Religioso ); 1 de Maio ( Feriado Mundial do Trabalhador ) e 25 de Dezembro ( Natal ), quando o comrcio no poder funcionar. Todos os demais feriados podero ser trabalhados. Pargrafo Segundo : Para o trabalho nos Feriados e Domingos os comerciantes devero homologar o quadro de horrio nos dois sindicatos com 04 ( quatro ) dias teis de antecedncia, devendo para tanto apresentar: 1- O quadro de horrio com cpia; 2- As guias quitadas dos ltimos 05 ( cinco ) anos das Contribuies : Sindical, Confederativa e Assistencial de ambos os Sindicatos. Pargrafo Terceiro : A empresa que funcionar nos Feriados e ou Domingos sem a devida homologao dos dois Sindicatos, estar sujeita a multa de 30% do piso salarial do empregado , que ser recolhida na conta bancria do Sindicato dos Empregados , para que este reverta tais valores em favor dos empregados que trabalharam no referido dia.

Pargrafo Quarto : As homologaes previstas acima podero ser feitas de uma s vez de acordo com o calendrio de trabalho do perodo da presente Conveno. CONTRA CUEQUES Os empregados no ato do pagamento de seus salrios recebero os comprovantes da quantia paga ( contracheques ). HORRIO DE FUNCIONAMENTO O horrio de abertura e fechamento do comrcio fica conforme o que determina a lei federal, estadual e municipal, inclusive aos domingos e feriados, ou seja, de 08:00 s 21:00 horas, ficando acordado entre os Sindicatos que qualquer horrio diferenciado dever ter a homologao dos Sindicatos. BANCO DE HORAS Ficam estabelecidas as condies para funcionamento do Banco de Horas, devendo ser obedecido os seguintes critrios: I) II) III) IV) V) Uma hora e meia de4 folga para cada hora acumulada; O prazo para concesso das folgas ser de no mximo 60 ( sessenta ) dias em relao ao dia da 1 ( primeira ) hora trabalhada; Em caso de 40 ( quarenta ) horas acumuladas, ser concedida imediatamente; O limite de horas por dia ser o mesmo permitido em casos de horas extras; A homologao do banco de horas ser feita em formulrio prprio adquirido nos sindicatos, assim como as empresas tero que comprovar a quitao com as obrigaes legais; Nos casos de demisso se houver horas acumuladas, as mesmas sero pagas no ato da resciso como horas extras, corrigidas em 50% ( cinqenta por cento ); No final de cada ms, o empregado receber demonstrativo de seu controle de ponto, a fim de comprovar seu saldo de horas.

VI)

VII)

HOMOLOGAES As homologaes de trmino de Contrato de Trabalho de empregados com mais de um ano devero ser feitas preferencialmente no Sindicato dos Empregados no Comrcio de Campos, conforme Instruo Normativa do Trabalho. Pargrafo nico : Podendo haver rescises agendadas na sede do Sindicato Patronal, de segunda a sexta feira, quando o Sindicato dos Empregados fornecer homologador.

COMISSO DE CONCILIAO PRVIA Fica convencionado que dentro de 90 dias a contar da assinatura do acordo, os Sindicatos acordantes daro incio a instalao da COMISSO DE CONCILIAO PRVIA , prevista na legislao em vigor. DISPOSIES GERAIS Descumprimento do Instrumento Coletivo SADE E SEGURANA DO TRABALHADOR CONDIES DE AMBIENTE DE TRABALHO CLUSULA OITAVA HORRIO DE TRABALHO Considerando a dificuldade de conduo a partir das 23:00 horas e o risco para os empregados. Pargrafo nico : Fica estabelecido que os empregados que passarem desse horrio trabalhando por determinao dos patres ou necessidade de servio, a empresa fornecer transporte para os mesmos, ou pagar os valores necessrios para que os comercirios cheguem at as suas residncias. Ressalvando-se aqui aqueles casos em que houver necessidade do empregado trabalhar durante toda a noite, a ento os patres estaro isentos.

DISPOSIES GERAIS DESCUMPRIMENTO DO INSTRUMENTO COLETIVO CLUSULA NONA MULTA POR DESCUMPRIMENTO DA CONVENO A infrao a quaisquer das clusulas deste instrumento, sujeitar a empresa infratora a multa por descumprimento das obrigaes de fazer no valor equivalente a 25% ( vinte e cinco por cento ) do salrio base em favor da parte prejudicada.

Outras disposies

OUTRAS DISPOSIES CLUSULA DCIMA MENSALIDADE ASSOCIATIVA Ficam as empresas obrigadas a descontar de seus empregados associados ao Sindicato dos Empregados no Comrcio de Campos, na folha de vencimento nos termos do artigo 545 da CLT, a mensalidade associativa do sindicato, cujo valor estipulado na forma estatutria, e recolhero a tesouraria do Sindicato dos Empregados no Comrcio de Campos at o 5 ( quinto ) dia do ms subseqente, em guias prprias fornecidas pelo Sindicato. Pargrafo nico : Aps o vencimento tero acrscimo de 10% ( DEZ POR CENTO ) UNICIDADE SINDICAL As empresas e os empregados abrangidos pelo presente instrumento, cujos Sindicatos assinam, observando o princpio constitucional da unicidade sindical, reconhecem reciprocamente os respectivos sindicatos, uns aos outros, como nicos e legtimos representantes das respectivas categorias. Pargrafo nico As partes , empregadores e empregados, ao fazerem uso das clusulas da presente conveno, parcialmente ou em sua totalidade, no podero alegar sob nenhuma hiptese que no so representadas pelos sindicatos acordantes, inclusive no que se refere as obrigaes de contriburem. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA HORRIO DE TRABALHO Considerando as datas de confraternizao entre os povos, fica estabelecido que o comrcio no poder ultrapassar com seus funcionrios no dia 24 de dezembro de 2012 o horrio de 20:00 horas do seu funcionamento.

Campos dos Goytacazes, 30 de novembro de 2012.

RONALDO NASCIMENTO PRESIDENTE SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMRCIO DE CAMPOS

IRONIS ESCFURA DE OLIVEIRA PRESIDENTE SINDICATO DO COMRCIO VAREJISTA DE CAMPOS

You might also like