You are on page 1of 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes

Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Durval Muniz de Albuquerque

Cortez Editora

Introduo

Durante um grande perodo da Histria, no havia este conceito de Nordeste que conhecemos hoje, isto s comeou a ser construdo apenas partir do sculo XX, mas especificam,ente em meados da dcada de 10, na fase de construo deste nordeste os tericos procuraram no fazer um trabalho de Geografia Fsica ou da Histria Econmica do Nordeste, quiseram fazer uma Histria da Transformao Social que estava passando o Nordeste.

Durval modificou o modo como se faz a histria de uma regio, ele no queria

1 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

fazer uma histria onde tivesse um marco inicial e nem Histria Fsica ou Econmica. Durval quis fazer um trabalho de desconstruo que se tinha do nordeste. Durval quis fazer uma produo historiogrfica, como diz no texto na Inveno do Nordeste que Durval estava preocupado em romper com a lgica identificadora e encontrar a diferena l onde ela se aloja, decifrando suas prprias condies de possibilidade, decodificando suas regras enunciativas.

Outras caractersticas de Durval que procurou fazer uma Histria do Nordeste onde ele no fazia acusao a ningum e nem procurar um culpado pela situao de misria que o nordeste estava passando, Durval queria mostrar um nordestino diferente e no aquele coitadinho como todos imaginavam. Durval quis mostrar um nordeste moderno, e um nordeste moderno, e um nordeste que tambm anda junto com o progresso.

Neste processo de desmistificao do Nordeste encontraremos outras pessoas que brigam por esse novo modo de ver o nordeste entre elas Rachel de Queiroz, que ela fala que a mdia tem o olho torto quando se trata de mostrar o nordeste, pois eles s querem misria.

Compreendo que quando Rachel de Queiroz faz est critica ela no quer negar a misria em que o nordeste vive, mas ela quis fazer uma desmistificao do nordeste e que no nordeste no existe s misria e fome, mas tambm que o nordeste produz uma cultura brasileira, sendo produzido culturas como literatura, cinema, msica, pintura, teatro e produo econmica.

A partir deste momento como a surgir um discurso regionalista, comeando a surgir o nordeste que conhecemos hoje, que a partir de ento queria contar a sua verdade. A partir de ento o nordeste se preocupou com o poder poltica, para que no houvesse esta imposio dos Estados do Sul sobre o nordeste.

Neste perodo surgiu a problematizao da Inveno do Nordeste. E a partir de ento h uma preocupao que a regio necessariamente tenha uma unidade, porque o Estado pode ou no querer ou no colaborar com esta unidade. E que no h uma demarcao poltica e nem demarcaes nas lutas sociais.

2 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Comeamos a partir de ento um conflito entre os conceitos de que nao e de regio e sobre a cultura nacional, regional e internacional. Para Durval a identidade nacional ou regional uma construo mental. Tambm interessante ver que este Regionalismo uma ideologia feita pela classe dominante. Tambm podemos verificar que o papel do Historiador no fazer est ruptura entre a histria regional e a nacional, e o papel do historiador a unidade. A histria regional passa a ser uma questo poltica, que procura fazer um projeto do nordeste sobre a tradio acadmica, um problema muito grave essa separao dos historiadores entre a histria nacional e histria regional.

Desenvolvimento

No ato da inveno do nordeste a primeira preocupao dos historiadores foi de desvincular o territrio nordestino, do antigo norte, Durval fala que a partir de ento da reelaborao das imagens construdas no antigo norte.

Podemos perceber que a partir do sculo XIX e incio do sculo XX, comeamos a verificar uma modificao de perceber e representar o regionalismo do pas. Percebemos tambm passa por uma dependncia econmica e uma dependncia poltica, e mais atraso tecnolgico em relao a outros centros do Brasil. A partir da dcada de 20 o nacionalismo comea a fazer uma apresentao das particularidades regionais.

A imprensa teve uma importncia enorme para este sentido nacionalista, a imprensa comeou a mostrar nos jornais os costumes nacionais e de certo ponto

3 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

menosprezando os costumes regionais. Tambm neste momento comea a se inventar certos costumes que seria de So Paulo ou do Nordeste.

A partir da dcada de 20 que pode se verificar novos discursos regionalistas e novas prticas regionalistas tambm que o nordeste foi institudo. Foi tambm neste perodo em que comeou a perceber esta questo da vida material e social que poder ser verificado um excesso de trabalho de imigrantes no sul e a falta deles no norte.

Paulo de Moraes de Barros, em texto para o Estado de So Paulo mostra a inferioridade racial dos nordestinos, e fala da culpa dos nordestinos pela violncia no Estado de So Paulo e como este povo (nordestino) seria a base para a construo de uma nao. Este mesmo jornal tenta depois fazer um contraponto a Paulo Moraes tentando construir as Impresses do Nordeste e quis mostrar as Impresses de So Paulo onde mostrava a superioridade de So Paulo e que teriam sido formados pela populao europia.

Toda vez quando se trata do regionalismo paulista com o regionalismo de superioridade isso ocorreu por conta que So Paulo ter sido ascendido pelos europeus e de cor branca. Os paulistas vinham em grande avano urbano em So Paulo, e achava o nordeste um lugar atrasado, chamado o nordeste um grande espao medieval. O descobrimento sobre o nordeste era to grande que causou um espanto em Oswald de Andrade em relao a modernizao de cidades do nordeste e o discurso regionalista nordestina, mostra uma regio rural, com suas dificuldades.

Este olhar sulista pode ser vistos nos artigos de Mrio de Andrade, o principal e o turista aprendiz que ocorrem em uma viagem em 1927, que ele (Mrio de Andrade) aos Estados do Norte e Nordeste ele tentou mostrar uma intelectualidade provinciana, o homem provinciano e o homem primitivo.

No incio no procurou se discutir se este discurso era verdadeiro ou falso, mas entender a produo desse conceito sobre o nordeste.

O nascimento no discurso regionalista, se no sculo XIX no imprio, quando surgiu a idia de ptria, e houve uma reao contra este regionalismo, porque esta questo local poderia nascer um sentimento separatista.

4 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Mas com o desenvolvimento industrial na dcada de vinte, este regionalismo seria extrapolar as fronteiras dos Estados, isto impediu, a necessidade desta separao.

A partir da dcada de vinte surge um novo regionalismo, onde comea a construo de um novo regionalismo, e a procura dos saberes e de conhecer um novo objeto do conhecimento, e a partir dos anos vinte, procurava uma formao discursiva nacional-popular. Esta a formao discursiva nacional-popular procurava construir uma identidade nacional para o Brasil e para os brasileiros.

A partir de ento eles queriam desmistificar as regies, queriam, por exemplo, que o nordeste fosse definido como o cangao, o messianismo, o coronelismo, a partir de ento queriam fazer uma reelaborao sobre o discurso regionalista. A partir de ento est discusso sobre o regionalismo deixa de ser uma questo individual para ser uma questo social. A partir de ento comeou a surgir conceito sobre este regionalismo. Para Sampaio Ferraz considera que o apego natural terra natal no colide com a formao da nacionalidade, mas se constitui num pr-requisito indispensvel, j para Graa Aranha, o regionalismo se constitui apenas em meio de expresso, mas n/;ao um fim para a arte, que devia aspirar ao universal, j para Mrio de Andrade, o Brasil era esse encontro em que no se podia esquecer a cor local e variada, razo da dificuldade do artista sentir o Brasil, ver e dizer o pas sem passar pelo dado regional, j para o crtico de arte Joo Ribeiro achava que o pintor nacional devia fixar os diferentes tipos e as paisagens regionais, que iam produzindo o espao nacional. At por que o regionalismo era inclusive um tema permanente na produo artstica naturalista, anterior ao modernismo.

O regionalismo j tinha suas manifestaes na dcada de 50 e 60 do sculo XIX e se preocupava com a questo ambiental e geogrfica.

Para Antnio Cndido considera o regionalismo como uma das primeiras vias de auto definio da consuncia local. Para os intelectuais o progresso atrapalharia o sentido regional, a literatura regionalista procurava analisar a diversidade. O marco desta questo naturalista foi Os Sertes de Euclides da Cunha em 1906. Os Sertes j mostra esta pensando no problema da nossa identidade nacional, e mostra o duelo paulista e sertanejo. E Euclides mostra pela primeira vez o heri sertanejo nordestino como meio nacional.

5 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Tambm a partir de Euclides ele se ope ao litoral e ao serto, Euclides mostra que o serto no sofre influncia estrangeira, e faz com que o serto tenha uma caracterstica prpria, chegando a ser visto como uma figura extica. Isto fez com que os intelectuais se voltassem contra os intelectuais litorneo que eram influenciados pelas culturas estrangeiras.

Essa cultura sertaneja foi misturada a cultura folclrica, isto foi importante para a cultura brasileira. Isso ganhou a simpatia de alguns intelectuais como Euclides e Monteiro Lobato. Lobato comeou a demonstrar com os livros, O Ureps, que criticava a falta de polticas de modernizao no interior do pas. Para Lobato, o verdadeiro Brasil. O que queria mostra, era o Brasil interior, no era o Brasil artificial, macaqueado do estrangeiro. Era o Brasil do campo, no o das grandes cidades. Porque durante muito tempo o regionalismo estava voltado para os tipos regionais isso ocorreu principalmente antes do modernismo. O conflito entre o regionalismo literrio naturalista e o modernismo s fez com que o processo de recorte regional do nordeste fosse acelerado, e fez com que houvesse um conflito entre a diferena de modernizao, entre o norte e o sul que tinha comeado a ocorrer desde o final do sculo XIX.

Para Oliveira Vianna, duas dcadas mais tarde, tambm considera o Sudeste, notadamente So Paulo, como o centro de polarizao dos elementos arianos da nacionalidade, local de uma aristocracia moral e psicologicamente superior. Tambm para Vianna, o destino do norte era ficar cada vez mais subordinado a influncia dominadora dos grandes campos de atrao do sul e sudeste e j na rea setentrional do pas ficariam apenas os degenerados raciais. Vianna tambm estava preocupada com esta poltica regionalista, que chegou a sofrer presso vinda do exterior para continuar esta unidade nacional.

Para Nina Rodrigues o clima e a civilizao do sul eram responsveis por impedir ao norte uma forma de progresso, outra coisa que contribuiu para que o norte no avanasse era a presena do mestio e o seu clima. O norte estaria pelo clima e pela raa.

A partir de 1877 este processo de discusso comeou a servir como uma forma do norte receber recursos financeiros, e tambm serviu para a derrota do norte diante do sul. Freyre atribuiu dois fatores para esta derrota. Primeiro atribuiu a seca e ao fim abrupto e sem indenizao da escravido o declnio da produo nordestina; o segundo Freyre, a subordinao nortista foi acentuada ainda mais pelo xodo de inteligncias; homens de elite que a seca de 1877 transferiu para o sul.

6 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

A partir de 1919 comeou a surgir o conceito sobre o nordeste, feito pelos sulistas que o nordeste era apenas a seca, o cangao e o messianismo. A partir da dcada de vinte surge o fanatismo religioso, com a presena de Padre Ccero. Isso s foi ratificar esta viso pr-concebida do sul ao norte.

Entre essas teorias concebidas do nordeste que em relao ao cangao, torna o serto e o nordeste um lugar bastante violento que impede os investimentos que o nordeste e tambm impedir a construo de um nordeste.

A imprensa do sul continua a argumenta que o nordeste um lugar atrasado e que muito violento.

Com a perda do poder poltico comeou no norte a surgir este sentimento de saudade que foi causado pela perda de suas referncias espaciais ou temporais. A partir de ento deixou de ser discutido este conflito entre norte e sul e foi trocada pela saudade e na tradio.

No final da dcada de 10 comeou a surgir o termo nordeste, apesar de alguns jornais sulistas insistirem a chamar tudo de norte e continuarem com os mesmos conceitos sobre o nordeste, na dcada de 20 que comeou a avanar este processo de separao entre o norte e o nordeste.

A partir da dcada de 20 comeou um discurso de separao da rea amaznica e a rea ocidental do norte. Ambas as regies pudessem avanar agora essa institucionalizao do nordeste teve um grande obstculo que foi o reconhecimento do sul.

Que a parti da IFOCS, no governo de Epitcio Pessoa, que o nordeste comeou a ser visto e lido como o nordeste e em 1920 comea as denncias sobre os privilgios do sul, principalmente do caf e adquire tons separatistas. A partir de ento surgiu um bloco do norte que foi criado para combater este discriminao e fazer as reivindicaes para o seu estado.

7 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

A partir de ento os filhos dos intelectuais regionais tiveram que ir para os grandes centros como o Recife. As Faculdades de Direito do Recife e o Seminrio de Olinda eram os lugares para formao superior onde se encontravam e se discutiam as questes regionais e uma viso de mundo em comum.

Gilberto Freyre comeou a fazer uma pesquisa sobre uma possvel limitao do nordeste. S a partir de 1925 que comeou a dar uma tentativa de recorte espacial do nordeste e foi a partir do Livro do Nordeste que surgiu o recorte espacial um contedo cultural e artstico e o resgate de suas tradies, a sua memria, a sua histria. A radicalizao do regionalismo nordestino pode ser constatada pela participao de elementos de classe mdia e at lideres operrios no Movimento Autonomista de Pernambuco. A partir de ento comearam a surgir popularizao do Nordeste.

A partir de ento comeou a surgir maneiras para o desenvolvimento do nordeste, com o surgimento do DNOCS e o IAA e tambm o combate a seca, o combate violento ao messianismo e ao cangao, os conchavos polticos das elites polticas para a manuteno dos privilgios.

A legitimao do nordeste s comeou a ser feito em 1926 no Congresso Regionalista. Para Gilberto Freyre a influncia holandesa contribuiu para essa diferenciao do nordeste, tanto no ponto de vista cultural, comercial e como centro-financeiro e comeou a surgir que a conscincia regional sobressasse ao nacional. Gilberto Freyre em 1925 comea a construir um novo conceito sobre o nordeste e coloca a seca como um dos marco das consequncias morais e sociais. A partir de ento o nordeste foi procura das verdadeiras razes regionais e no campo da cultura, inventar novas tradicionais, isto , ocasionando para que o nordeste no perdesse a memria individual e nem coletiva, e essa nfase a tradio contribusse para a construo deste nordeste. Esta inveno das tradies ajudou para a formao da identidade regional. O nordeste tradicional e um produto na modernidade que s possvel pensar neste momento.

J na obra de Lus da Cmara Cascudo faz um destaque na idealizao do elemento popular, e Cmara Cascudo procura trabalhar com o elemento folclrico. E este folclore trabalha o inconsciente regional recalcado era um reconhecimento da cultura popular que resultou na mentalidade regional.

O folclore facilitou a interao do povo do nordeste que contribuiu para

8 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

identidade regional e ajudou para a inveno de tradies.

Neste momento surgiram vrios intelectuais que ajudaram para a construo do nordeste, Gilberto Freyre, Jos Lins do Rego, Ascenso Ferreira, Luiz Gonzaga, Z Dantas, Humberto Teixeira, Ariano Suassuna, Ccero Dias, Lula Cardoso Ayres, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz e Jos Amrico de Almeida.

A partir de ento os intelectuais procuram trabalhar este nordeste, a partir da a histria passa por uma transformao, esse discurso tradicionalista toma a histria como um lugar da produo de memria.

Neste momento o nordeste procura olhar para si, para diminuir essas diferenas entre o regional e o nacional.

Jos Lins do Rego tenta mostrar um nordeste tradicionalista e uma regio formada por imagens depressivas e decadentes. J Gilberto Freyre procura fazer uma busca as suas origens.

Este movimento regionalista faz um resgate ao passado, como se fosse um resgate a uma identidade ameaada ou perdida.

Ascenso Ferreira procura trabalhar de modo diferente procura a trilha, o caminho do modernismo em Pernambuco. Ascenso via que a regio nordeste era uma sociedade brasileira, ameaada de ser destruda pela civilizao estrangeira. J pra Jos Lins do Rego sua maior preocupao era a descoberta de sua identidade. Rachel de Queiroz se preocupa com a dicotomia entre o tempo e o espao, at as msicas de Luiz Gonzaga que era tida como moderna discutia est questo entre a seca e o inverno. O nordeste sempre est voltado ao passado.

Ariano Suassuna tambm volta ao passado para a construo do nordeste como um espao tradicional. Ariano procura um nordeste sertanejo, Ariano constri como o reino dos mitos, do domnio do atemporal, do sagrado, da indiferenciao entre natureza e

9 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

sociedade, Ariano chega a inventar o seu nordeste, este nordeste esta ligado ao passado medieval da Pennsula Ibrica.

Em 1924 surgiu o Movimento Regionalista e Tradicionalista de Recife, tiveram incio voltado as questes polticas locais e regionais.

O regionalismo freyriano tambm tinha uma discusso nacional-popular. O regionalismo antes da dcada de vinte tinha uma discusso sociolgica. O regionalismo definido por Jos Lins do Rego busca uma unidade sem fragmentao, enquanto o Regionalismo Tradicionalista se preocupava com a pesquisa, Jos Lins do Rego iria em busca mais direta com o pblico.

Freyre faz acusaes que os modernistas no fazer pesquisas histricas, sociolgicas e antropolgicas e sobre a caracterizao histrico-social do pas.

O pensamento freyriano era radicalmente favorvel a nacionalidade na tradio. Jos Lins fazia os seus trabalhos a favor da Inveno do Nordeste. Para Freyre o modernismo s existia para manter as convenincias dos ricos e esnobes que queriam construir outros dolos, formulas e preconceitos. Jos Lins e Gilberto Freyre tentam afirmar a autenticidade e a autonomia do movimento regionalista e tradicionalista, em relao ao modernismo paulista. Apesar de Jos Lins sempre se negou que o seu romance teria sofrido qualquer influncia das obras de Gilberto Freyre e o seu pensamento.

Freyre s via uma maneira para ver o nordeste como uma regio criadora s quando recuperasse o seu regionalismo verdadeiro e tambm uma reao imperialista, uma resistncia a viso de superioridade cultural que este carrega.

Para Freyre os modernistas pretendiam transformar o Brasil numa rea subeuropia de cultura e ocidentalizar seus costumes. Freyre que dizer que o seu regionalismo moderno.

Para o modernismo o nordeste deveria se tornar um pas europeu como estava

10 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

se tornando So Paulo.

Houve uma grande discusso de quem foi a paternidade sobre o regionalismo tanto Joaquim Inojosa como Gilberto Freyre queriam a paternidade.

Freyre tenta provar que antes da dcada de 20 chamava ateno dessa nova renovao das artes nacionais. J Freyre procurou mostrar que Inojosa nunca se preocupou com o movimento regionalista e tradicionalista.

Joaquim Inojosa trouxe o movimento modernista para Pernambuco e ele representava a revista Klaxon em Pernambuco. Os movimentos modernistas pediam a interveno moralizadora do Governo Federal no Estado.

Inojosa ao escrever Brasil-Brasileiro queria mostrar o Brasil contemporneo e no queria se deter ao passado. Inojosa tentou retirar o pioneiro a freyrianos e atribuir a Mrio Sette a fundao da viso regionalista e tradicionalista da literatura nordestina. A principal diferena entre o regionalismo e os tradicionalistas a negao do fato de que a seleo de uma dada tradio obedece a um ponto de vista poltico, teve outras disputas entre os modernistas e regionalista pela hegenomia cultural, tanto no mbito nacional quanto no nvel regional.

A Sociologia esta preocupara com as questes sociais e culturais e estava tambm preocupado com a definio de uma identidade para o brasileiro e ainda, procurou uma definio para regies e seus tipos regionais.

Freyre tenta mostrar que a miscigenao racial ajudou a formao da miscigenao cultural, para melhor compreenso da nossa identidade como nao e a contribuio regional na formao da nacionalidade.

Freyre quis mostrar que vista regional deveria se preocupar com os estudos da Sociologia e da Histria, porque a partir da estudaremos a questo do habitat. Ele (Freyre) procurava fazer uma sociologia gentica que trabalha a questo da tradio, como o ponto de

11 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

partida para a interpretao da nossa sociedade.

Freyre teve seus discursos a partir da hierarquia da raa e do meio, e a superioridade das naes e das regies brancas sobre as mestias. Freyre quer mostrar a revalorizao do mestio, e esta mestiagem ajudou a nacionalidade brasileira. Freyre tambm mostra que os portugueses se adaptavam rapidamente aos elementos mestios. Freyre tambm mostra a variao de classes que mudavam de acordo com as regies. Mostrava estas questes de conflitos de raa ou conflito regional de culturas, como tambm na questo social e cultural que geravam a rivalidade entre as regies. Agora tanto o desenvolvimento industrial, tambm as questes biolgicas acentuaram estas desigualdades.

Freyre tambm tenta novos conceitos sobre as condies ecolgicas do Brasil e especificamente no nordeste. Para Freyre o enunciado naturalista atrapalhava o desenvolvimento civilizatrio dos trpicos.

Havia um conflito entre Prado e Freyre, para Prado, a tropicalidade nos condenava ao fracasso como nao, mas Freyre dizia que ela nos singularizava como civilizao, nos dava carter prprio.

Freyre continuava a trabalhar que a mestiagem e a tropicalidade era o ponto principal para uma identidade nacional e que esse processo de homogeneizao cultural e tnica.

Para Freyre tambm a questo patriarcal, porque a partir da poderia manter a relao de poder entre pessoas e no de classe, grupos ou instituies sociais. Para Freyre a modernizao ou o progresso considerado os agentes perturbadores do equilbrio social. Freyre fala que a famlia patriarcal percorreu toda histria do pas, e teve sua importncia para a organizao social e cultural, mas tambm Freyre ratifica a importncia dos negros e foi responsvel pela formao da personalidade brasileira nica. Para Freyre foi o fim da sociedade que deu incio ao processo de desequilbrio entre as regies do pas. A decadncia desta sociedade teria aumentado diferenciao regional, alm das condies fsicas tambm as diferenas culturais, sociais e as atividades econmicas.

Para Freyre, a harmonizao das regies contribuiu para preservao dos seus

12 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

espaos diferenciados e da dominao que neles exerce.

Freyre comea a elaborar uma inveno do nordeste, agora numa viso sociolgica, Freyre tentou fazer um discurso onde tentava sensibilizar os brasileiros para a questo sociologicamente. E queria que a Federao s mandasse os investimentos pra alguns Estados. Para Freyre esta degradao fsica do nordeste era um dos indcios da prpria decadncia daquela sociedade tradicional, era a busca do equilbrio social. Freyre props uma estratgia poltica: a defesa da conciliao, a condenao da disciplina burguesa e dos conflitos sociais que esta sociabilidade acarreta.

A instituio sociolgica e histrica do nordeste no foi constituda apenas pelos intelectuais, mas o discurso feito pelo sul. O nordeste uma inveno dos intelectuais do sul, e a origem da nacionalidade buscada atravs da histria de cada regio. A partir da dcada de vinte surgiram mitos que foi criados pelos intelectuais.

Freyre s concordava que o senhor do engenho era um dos poucos exemplos que ele confirmava como um elemento de nacionalidade.

Havia um conflito entre Freyre e os intelectuais sulistas, porque para Oliveira Viana a aristocracia podia ser vista em So Paulo. Para Ricardo o tipo brasileiro nasceu exatamente da democratizao biolgica surgida na famlia patriarcal e crist paulista. A diferena entre Ricardo e Freyre, que Ricardo utiliza a famlia patriarcal com o esprito burgus, j Freyre fala de uma sociedade antiburguesa.

Para Roger Bastide tem o Brasil como uma ciso dual ente So Paulo e o nordeste. Para ele o nordeste um lugar socialmente atrasado, e que S a unio do nordeste para que ocorresse uma modernizao capitalista.

Para Menotti Del Pichia o paulista era um aventureiro, autnomo, rebelde, um librrimo, com uma fuio perfeita de dominador de terra, j a viso que ele tinha do sertanejo nordestino era um sujeito duro, nmade e mal fixo a terra e sem a capacidade orgnica para estabelecer uma civilizao mais duradoura. Freyre contestava Menotti e atribua a Pernambuco o mesmo gosto pela iniciativa, pela descoberta, pela inovao e pela autocolonizao.

13 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Srgio Buarque de Holanda discorda de Freyre em relao ao carter civilizador da atividade aucareira, para Srgio era um aventureiro e tinha uma viso que So Paulo era um lugar moderno e urbano industrial, omitindo-se sua cultura tradicional e a realidade do campo. J com o nordeste se verifica o inverso. Para ele as cidades nordestinas estavam parada no perodo colonial.

Para alguns intelectuais sulistas o nordestino no tinha a nsia de se modernizar, tanto parta Mrio como Oswald era um ltimo reduto da cultura brasileira.

Em 1920 Amadeu denuncia a emergncia de um novo surto de prticas e discurso regionalista, e ele atribuiu esta fragilidade do regionalismo em So Paulo ao fato de sua populao ser quase toda composta de forasteiros. Para ele o nico regionalismo que ultrapassa as fronteiras estaduais, que conseguiu unir intelectuais e polticos de vrios Estados e atraiu outros grupos regionais como os da Bahia e do norte de Minas e do Nordeste.

A partir da dcada de vinte e trinta a literatura regionalista, transforma-se em Literatura Nacional. A crtica tenta legitimar e eleger a regio, como em nacional. Para ele o regionalismo no existe e um discurso literrio elaborado sociologicamente por Gilberto Freyre. O nordeste definido como uma provncia literria, construindo o nordeste a sua prpria verdade. Os intelectuais nordestinos citam o romance de trinta, como uma literatura que atendia as exigncias do ambiente fsico e social.

O romance de trinta teve o seu surgimento atravs de uma sociedade modernizadora, o grande problema da questo nacional e a miscigenao brasileira, o grande problema da questo nacional e a diversidade das condies sociais para fazer e concluir a composio da nao. O grande sucesso dos romancistas da dcada de trinta est localizado no eixo Rio-So Paulo, o centro econmico e poltico do pas. O romance de trinta estava preocupado com a construo de elaborar personagens. O romance de trinta tem como tema central a decadncia da sociedade patriarcal e sua substituio pela sociedade urgano-industrial. Eles procuram uma aproximao com o povo e a expresso de origem popular e denunciar as condies sociais em que viviam. A partir da comeou a tentativa de uma profissionalizao no campo literrio. A partir de ento o romance passa a ser feito para o pblico e no para uma classe.

14 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

O romance de trinta ver de forma sociolgica das vrias realidades do nordeste, tenta destituir o nordeste da tradio e da saudade. Eles contestam, o nordeste da cana-de-acar, da sociedade patriarcal e escravista que se desenvolvera na zona da mata e nas cidades do litoral, questionando alguns autores como Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira, eles inventam o nordeste tradicional e construdo a partir de lembranas, experincias, imagens e enunciados fatos que consideram essenciais e caractersticos desta regio, de um tipo regional. O romance de trinta tenta construir personagens tpicos de cada regio. Mas mesmo assim eles se remetem as questes j estabelecidas, que se remetem a uma sociedade social e cultural dominante.

J Roberto Viana apresenta a literatura popular, com a tradio dos cantadores repentista. J Slvio Romero, Joaquim Nabuco procura trabalhar com uma sociedade rural e patriarcal vinculado quela produo popular.

O cordel uma estrutura narrativa que ajudou na produo artstica e cultural nordestina, o cordel era uma produo popular que tinha uma forma de expresso diferente das eruditas, como a literatura, o teatro, o cinema, etc. Ela (cordel) reproduz uma realidade popular. O cordel fornece inclusive a viso tradicionalista que impregnara parte da produo sobre est regio. A estrutura narrativa do cordel promove a descontinuidade histrica que perturba o cotidiano.

Houve uma mudana em relao a regionalismo novo se antes tinha um olhar do campo para as cidades, agora passa a ter da cidade para o campo, agora este fenmeno urbano e metropolitano no nordeste praticamente ignorado por sua produo artstica e literria. Ainda no nordeste procura mostra a superioridade na vida do campo em relao a cidade.

Quando Ascenso Ferreira ou Manuel Bandeira procura a trabalhar as cidades, mostra a cidade antiga o velho Recife, que ficou atrs do arruado moderno, do rio batendo no cais, das casas fechadas.

Ascenso Ferreira tinha uma nova viso sobre o nordeste, inspirada nos cantadores populares, Ascenso Ferreira tinha uma regio sem problemas sociais e sem luta pelo poder. O nordeste para qual o serto era outro lado do mundo, de onde chegavam fugitivos das secas e homens briguentos, corridos por terem cometido crime de morte e as famlias que eram donas de tudo e de todos.

15 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

O nordeste tradicional pode ser tambm o do serto, um serto que o nordeste, espao mstico j presente na produo cultural popular, no cordel e em romancistas do sculo XIX, como Franklin Tvora e Jos de Alencar, sistematizado definitivamente por Euclides da Cunha e agenciado para representar uma regio. Vem sendo visualizados no nordeste um agrupamento de imagens rural ou urbana, ou do litoral ou do serto, e uma diversidade do trabalho de integrao entre poetas escritores.

A partir de ento o regime tradicionalista procura resgatar o linguajar nordestino uma fala nordestina Gilberto Freyre j tinha falado em um portugus brasileiro, com um linguajar ruralizado. J para Jos Lins do Rego, a linguagem seria uma forma de manifestao do regional, como o lugar da autenticidade. E sob a influncia direta de Gilberto Freyre e de Jos Lins do Rego que o fillogo Mrio Marroquim vai partir da idia de nordeste para estudar a sua dialetao regional. E tambm estudar o dialeto do nordeste significa voltar ao passado, estudar a memria de uma sociedade na qual daquelas expresses dialetais tinham se gostado e, pela primeira vez tocado os ouvidos do autor, j Marroquim caracteriza o falar nordestino. A medida que se vai abordando a lngua do nordeste, Marroquim faz emergir formas particular, as vezes restritas a uma nica cidade. Marroquim trabalha negando a existncia desta lngua nordestina.

O romance de trinta colocou temas regionais como a decadncia da sociedade aucareira, o beatismo contraposto ao cangao, o coronelismo com seu complemento o jaguno e a seca com a epopia da retirada.

A partir deste momento a imagem do nordeste passa a ser vista como a regio da seca e do deserto. A seca foi o fenmeno para as transformaes radicais na vida da pessoa. A partir da o romance de trinta ratificou est questo em torno da imagem da seca do nordeste.

Para Rachel de Queiroz e Jos Amrico, o serto aparece como o repositrio do verdadeiro carter nacional, reduto de uma sociabilidade comunitria familiar e orgnica, onde os valores e os modos de vida contrastam com a civilizao capitalista moderna, com a tica burguesa assentada no individualismo, no conflito e na mercantilizao de todas as relaes. Jos Lins abordou a sociedade aucareira, j Rachel de Queiroz e Jos Amrico abordaram o serto como o ltimo reduto desta sociabilidade aps a decadncia da sociedade canavieira. E no discurso literrio valorizou uma sociedade totalmente hierarquizada.

16 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Outra que ser bastante discutida sobre os movimentos messinicos e cangao que foi entendida como um resultado da seca como um grande problema para a instalao de uma sociedade moderna.

] Para a literatura nacionalista nordestina fala de um antigo equilbrio no uso da violncia entre senhores e pobres, valorizando-o em detrimento da nova violncia na mo do Estado e dos novos patres que dele se utilizam para impor seu mando, inclusive sobre os antigos poderosos. J na sociedade burguesa, o crime do pobre, se ainda fascina e aterroriza, perde o seu carter espetacular e singular, torna-se um ato banal, repetitivo, cotidiano, levando os pobres a no mais sentirem orgulho e admirao por seus criminosos, tornados comuns e atirados para o oprbrio das pginas policiais dos jornais.

Para os tradicionalistas o herosmo popular era um mundo onde predominava a honra, a valentia e sem qualquer interferncia do Estado. O cangaceiro era algum que aspirava ao poder e a glria.

Jos Lins via uma crueldade e a violncia de Lampio j era sinais da degenerao social da Regio, Antnio Silvino j tinha outra viso sobre o cangaceiro, no perseguia a pobreza, vingava os pobres contra as atitudes discricionrias dos mais poderosos e do governo, restabelecia o direito do pobre quando desrespeitado, defendia o cdigo de justia popular no imposto, como as leis, e sim consenso entre todos, tinha sentimento de famlia, j que fora por ela que ingressava no cangao. O cangaceiro e o coronel tradicionais eram justos e paternais, embora violentos e terrveis quando tinham seus direitos e sua honra ameaados e sua confiana trada. Para alguns setores os cangaceiros eram uma oposio ao litoral era uma disputa entre o espao civilizado e o espao primitivo. O cangao destitudo de qualquer contedo social. Os cangaceiros escondem os motivos porque foi procurando a minar a solidariedade popular e denunciar o apoio dos coronis tradicionais a tal prtica.

O cangao foi um movimento importante para a formao do conceito do nordeste, porque a partir dele surgiu o nordeste com valentia como sinnimo de macheza. J os romances tradicionalistas procuram trabalhar um lado sociolgico para o surgimento do cangao. Os romances tradicionalistas trabalham com o conceito que o cangaceiro tomado como smbolo da luta contra um processo de modernizao que ameaava descaracterizar a regio, ou seja, ameaava pr fim ordem tradicional da qual faziam parte.

17 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Tambm neste momento surgiu outra figura bastante citada tanto pelos sulistas como os literrios nordestino que so os beatos e profetas que vagavam pelo serto, prometendo castigo aos pecadores, a quem desrespeitava os cdigos tradicionais, aos que viam na sociedade burguesa o indicio do fim dos tempos. E a partir deste momento o movimento literrio transformar os movimentos messinicos num tema regional e a fazer uma ligao imagem do nordeste e isso ocorreu em vrias partes do nordeste.

O misticismo fazia parte de uma sociedade muito tradicional e muito influenciada pela a religio e principalmente pelo catolicismo popular portugus e influenciado pelo sebastianismo e pelo milenarismo e tambm o fetichismo negro e indgena, possua uma lgica contrria ao materialismo e a racionalidade crescente da sociabilidade moderna que se instalava, notadamente nos centros urbanos. Os movimentos messinicos instauram territrios sagrados, fixam fronteiras entre o sagrado e o profano.

As narrativas do cangao como nas narrativas em torno do messianismo, das secas ou de decadncia da sociedade tradicional, o coronel uma presena constante. Tambm neste momento surge o coronelismo da acomodao do poder privado com o fortalecimento progressivo do poder pblico. Por causa deste domnio rural do pas, o coronelismo surge uma nova imagem do nordeste, isto tambm foi influenciado porque o nordeste a regio das oligarquias. O nordeste conseguiu ser o instrumento de conservao, surgiram tambm mecanismos tradicionais de poder e dominao, que impediu qualquer sentido de modernidade. Estes temas regionais institudos pelo romance de trinta sedimentaram uma visibilidade e uma dizibilidade regional de forte poder de impregnao.

A vrias diferenas entre Jos Lins do Rego e Gilberto Freyre, Jos Lins procura no fazer uma pesquisa sociolgica. Lins procura trabalhar a partir das histrias que lhe foram contadas nas salas de engenhos e seus livros so de recordaes da sua vida de infncia. E tambm faz uma descrio de um processo de destruio e, ao mesmo tempo, um esforo de reconstruo de seu espao interior e exterior com estes pedaos de passado. Lins restabeleceu a continuidade e a unidade de seu mundo era estancar o prprio dilaceramento pessoal, reencontrar consigo mesmo. Seus livros so rendas feitas de meados do passado e linhas de sonho de continuidades. Seus livros trabalhavam a sociedade aucareira nordestina, e foram construdas a partir de memrias de infncia e que se misturava com os tormentos psicolgicos, causados pela ausncia da me e a culpa diante do desabrochar do sexo. Jos Lins trabalha a psicologia dos personagens sempre por meio da ao. Ele tenta revelar uma psique nordestina e atravs dos homens do engenha uma personalidade nordestina. Jos Lins problematiza o interior de seus personagens nas suas narrativas nunca ocorrem dilogos e s tem uma nica voz. Ele apresenta uma sociedade de sistema fechado e que no admitem renovaes. As atitudes de seus personagens parecem, as vezes, determinadas pelo meio quando so vistas como transmitidas pelo sangue. Lins v nas mscaras sociais burguesas

18 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

artificialmente que deveria se transporta para se descobrir a essncia do homem na sua relao com este meio particular, este meio regional. Jos Lins assim como Gilberto Freyre trabalha com a teoria de miscigenao.

Jos Lins constri um nordeste onde os coronis amados e respeitados por sua gente, um nordeste visto a partir do engenho o seu nordeste, que a terra feliz do brejo, para onde fogem os infelizes do serto. Jos Lins oscila entre a compreenso social e humana. Jos Lins se sentia quase um expulso de sua gerao por no acreditar em utopias de transformao da sociedade que projetavam um futuro diferente para a humanidade e Jos Lins tambm trabalha o surgimento como um lugar dos desenraizamento. Atribuiu o despreparo das novas geraes para a decadncia da sociedade aucareira. Ele culpa o sexo comoi um dos problemas para essa decadncia. s prticas homossexuais tambm simbolizam a decadncia de uma sociedade cujo ncleo era a famlia e nela o patriarca, o homem viril. O homossexualismo fala da prpria perda da virili8dade de uma classe social e de uma sociedade, fala da sua feminizao. Para Jos Lins um corpo sacudido pelas paixes de homem feito uma alma mais velha que o corpo de um menino perdido, menino de engenho.

Amrico j vai chegando, fazendo criticas a decadncia da sociedade aucareira. Ele queria conciliar o tradicional com o moderno, para ele o nordeste devia de modernizar sem perder o seu carter. Amrico tinha uma teoria sobre a sociedade que se aproxima com a que Gilberto Freyre falava, as mensagens de Amrico so mais moralizantes do que sociais. Amrico procura mudanas mais destinadas aos latifndios do que na sociedade como um todo. Amrico apresenta o nordeste como uma regio a ser unificada a partir do modelo do serto e modificada por uma ao modernizadora, e os personagens populares em sua obra no tm voz.

Agora tambm a pontos que diferencia Amrico Freyre. Amrico constri o nordeste, como um espao cultural tradicional, um espao no apenas de memria, mas um espao atravessado pela histria, um serto dominado pela mquina. Amrico sonhava com uma civilizao para o nordeste, onde a civilizao capaz de transformao do povo do nordeste, ele queria uma civilizao que o transformasse numa paisagem til, em que as belezas naturais fossem aliadas as belezas artificiais, um nordeste da tcnica e da ordem.

Rachel de Queiroz era simpatizante do Partido Comunista na dcada de trinta e trabalhava nas questes sociais e a revoluo como temas literrios. Ela buscava uma mudana social e que trouxesse ao homem a sua verdade. Rachel trabalha com a imagem do homem nordestino e o mito sertanejo, sua valentia e uma nova sociedade que resgatasse a pureza e uma viso paternalista mais voltada para o cristianismo, mas os personagens de

19 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Rachel debatem mais contra o social do que pela mudana social de uma idealizao da sociedade sertaneja, na qual vai encontrar somente na seca o grande obstculo para atingir a sua perfeio.

Rachel mostra um nordeste aonde a sociedade que ainda oferecia possibilidade ao homem de viver em seu ritmo natural, embora sua misria e injustias sociais fossem enormes e advindas do cruzamento entre as condies climticas adversas, com as novas relaes sociais capitalistas. Rachel ainda que uma nova construo do nordeste com um espao de tradio, um espao de saudade do mundo do serto dos seus antepassados e o nordeste como espao da Revoluo Social.

A partir daqui vamos falar um pouco a instituio do nordeste que o espao de tradio, da saudade e no se faz apenas pelo discurso sociolgico ou literrio. Freyre se preocupa em fixar normas para a produo de uma pintura regionalista e tradicionalista que mostra a verdadeira paisagem do nordeste. Freyre quer uma pintura sobre a civilizao do acar. Ccero Dias faz uma pintura onde retrata a sociedade da casa grande, dos sobrados e dos engenhos, ele mostrou imagens regionais, como cajueiros, a mangueira e o coqueiro, as igrejas, as mulheres prenhas, os moleques, os padres dizendo missa, as lapinhas, os fandangos, os catimbos, os papagaios de papel, os corrupios, o bumba-meu-boi. J Lula Cardoso Ayres na sua pintura ele procura fazer uma ligao entre o homem e a natureza, Lula tambm procura trabalhar o folclore da regio. Na pintura de Ccero Dias e Lula Cardoso Ayres, eles trabalham um nordeste tradicional, patriarcal e um espao harmnico e tambm com a saudade.

A msica do nordeste tambm trabalha com a saudade, do passado. Tambm neste perodo as rdios procuram trabalhar a integrao nacional. A rdio tenta mostrar e revelar esta diversidade cultural, com a criao da msica popular brasileira, ela era diferente da cano erudita, na dcada de 40, surge Lus Gonzaga, como o criador da msica nordestina, notadamente do baio. S em 1943 assumiu ser um representante da msica regional, ele tenta mostrar sua infncia aos seus temas regionais. A msica de Gonzaga procura falar do migrante nordestino radicado no sul do pas. Gonzaga mostra nas msicas sua ligao com a igreja no nordeste. A musica de Gonzaga vai ser a representada a identidade regional, o baio ser a msica do nordeste, o migrante nordestino se ver na msica de Gonzaga. Ele teve uma posio de ligao entre o povo do nordeste e do Estado. E a seca surge no discurso de Gonzaga como o nico grande problema do espao nordestino. Gonzaga trabalha o tema da saudade, saudade da terra, do lugar, dos amores, da famlia, dos animais de estimao, do roado. O serto de Gonzaga um espao que, embora, informado das transformaes histricas e sociais ocorridas no pas, recusa estas mudanas. Gonzaga foi considerado um artista onde instituiu um nordeste como um espao de saudade.

20 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

O nordeste passa a ter uma repercusso nacional quando surgiu Ariano Suassuna com o Auto da Compadecida, na dcada de 50, Ariano foi o iniciador do teatro nacional e popular no pas. Ele faz a aliana ente a aristocracia rural e o povo. Ariano politicamente um regionalista, tradicionalista nordestino. Na obra de Ariano reforar toda uma visibilidade do nordeste. O nordeste passa a ser um lugar sagrado, mstico, que lembra a sociedade de corte e cavalaria. O nordeste de Ariano tem sua histria ainda governada pelos insondveis desgnios de Deus.

O teatro de Ariano feito de vida simples e influenciado das imagens bblicas e presentes no catolicismo popular. Ele trabalha com a civilizao do couro e no a civilizao do acar, que gestor a nossa identidade nacional, a nossa personalidade. Ariano procura constituir uma viso totalizadora, capaz de perscrutar o essencial desta sociedade sertaneja, no fazendo a corte racionalista ente o real e o mstico. Ele constri um novo sertanejo.

A partir de trinta, marca tambm a descoberta de outro nordeste, neste momento no esta mais preocupado com a memria, mas com o fazer histria. Neste momento o nordeste passa por uma revoluo e na ruptura e uma nova construo de identidade cultural e poltica a partir de ento passou a denunciar a misria de suas camadas populares, as injustias sociais. No discurso poltico, na esquerda Marxista, a democracia burguesa ser denunciada como uma farsa porque s acreditam na democracia entre iguais, e o pensamento Marxista a excelncia de uma multiplicidade de olhares no social. O Marxismo ser introduzido no Brasil pela produo discursiva de militantes ligados ao movimento operrio, e, posteriormente, por intelectuais ligados ao partido comunista, no discurso dos militantes de esquerda, como no saber acadmico gestado posteriormente, os enunciados e conceitos Marxistas surgem atravessados por enunciados e conceitos vindos do pensamento positivo e evolucionista. J para Prado tentar dar a contribuio do pensamento Marxista para a interpretao do Brasil, que a formao discursiva nacional-popular colocar como uma necessidade intelectual e que j havia proporcionado o surgimento de outras obras clssicas, importante perceber que o pensamento Marxista surge como o novo paradigma para as nossas cincias sociais, quando na Europa j se anuncia a crise de todos os paradigmas advindos do sculo dezenove. O discurso nacional-popular a reelaborao a prpria noo de cultura-popular, introduzindo a necessidade de que est para expressar os interesses do povo, fosse dotada de uma viso revolucionria em relao a condio deste povo e a sociedade nacional como um todo. Este Marxismo nacionalista e populista pretendia estudar o povo e a nao invertendo apenas o foco de olhar burgus. A histria seria um processo de racionalizao crescente e tambm a necessidade de amarrar a histria a esquemas concentruais que a transformam num jogo de cartas marcadas. A esttica Marxista possui uma concepo realista da arte, a partir de ento a arte se torna um discurso tico, mais do que esttico; torna-se parte de uma pedagogia poltica para a formao de subjetividades revolucionrias. Para Lucaks, a arte faria parte daquilo que chamamos o estilo de vida de uma

21 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

poca, isto , uma concepo de mundo e a ao sobre ele. A arte deveria ter objetivao plena de um espao realista e inquestionvel, Mrio de Andrade questionou a partir da dcada de 40, a necessidade do engajamento social da arte, e relembrando a dcada de 30 ele condena a transformao, o terror da seca embelezada. Os romance de Graciliano Ramos e Jorge Amado, da dcada de 30, a poesia de Joo Cabral de Melo Neto, a pintura de carter social, da dcada de quarenta e o cinema novo, do final dos anos cinqenta e o incio dos anos sessenta, tomaro o nordeste como o exemplo privilegiado da misria, da fome, do atraso, do subdesenvolvimento, da alienao do pas.

A partir de ento o nordeste passa a ter visibilidade e tambm so compostas de produtos da imaginao a que se atribuem as realidades, e tambm neste momento surgem a criao de razes e temas como preconceitos so trabalhados pelo autor, pelo pintor, pelo msico ou pelo cineasta. Para Graciliano Ramos no se consegue pintar o nordeste no vero que os ramos no estejam pretos e as cacimbas vazias, para Graciliano no existe o nordeste sem a seca e o nordeste sem coronis, cangaceiros, jagunos ou santos. Ele tambm dar estratgias que orientam os discursos e as obras de arte so politicamente diferenciadas e at antagnicas, elas lidera com as mesmas.

Tambm mostra que o mito no contra a histria, uma manuteno da histria do passado vivo. A narrativa mitolgica, as informaes histricas geralmente so utilizadas para dar verossimilhana ao que se narra no discurso da esquerda, os mitos do nordeste tambm vo ser tomados a partir da dicotomia: civilizao versus barbrie, j para Graciliano Ramos identifica a sociedade burguesa em declnio em relao a sociedade anterior, e estas duas sociedades injustias e misrias a serem superadas por uma sociedade futura. Este nordeste brbaro, primitivo, deveria ser domado ou pela disciplina burguesa olu pela disciplina revolucionria.

O pensamento dos intelectuais Marxistas abordar fenmenos como o cangao, o messianismo e o coronelismo so determinantes sociais para explicar economia pregada por Graciliano Ramos s a partir da dcada de 50 o discurso dos intelectuais legados a esquerda ganha a dimenso, devido ao momento em que3 o Brasil passava e o surgimento das Ligas Camponesas e dentro das tticas e alianas definidas pelo Partido Comunista, o nordeste eleito como rea prioritria, no sentido de se fazerem mudanas estruturais, por que para comunistas do sul o nordestino tinha tradio de rebeldia, mostrava-se preocupado com a liberdade e a justia uma vanguarda revolucionria e o nordeste era um, barril de plvora. O movimento de cultura popular mostra o vaqueiro, o coronel, o jaguno e mostra esses personagens como smbolos de foras sociais. A esquerda queria mostrar4 o sul fornecendo o desenvolvimento tcnico, econmico e poltico e o nordeste as tradicionais culturas entre elas a resistncia popular. O nordeste passou a ser um lugar mitolgico e a histria parece suspensa, dormindo, precisando ser despertada.

22 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

O nordeste passa a ser o lugar onde se encontram uma tica guerreira e uma tica salvacionista a partir de ento os coronis, o cangaceiro e o santo passam a ser uma figura mitolgica, o Marxismo passa a ser bem clara nas obras de Jorge Amado e ele apresenta como o caminho da salvao, em relao ao Ito messinico, esta esquerda tende a denunciar a religiosidade, a crena no sobrenatural como responsvel, em parte, pela misria e pela subservincia desta populao. O messianismo implicava em uma passividade que devia ser superada pela dessacralizao do mundo, no incio da dcada de 40 anunciado com estardalhao o fim do cangao. O cangao se torna um mito, no momento em que deixa de fazer histria, essas obras do cangao porque o nordeste apresentado como um lugar de valentia e morte estpida e gratuita. A viso estereotpica do cangaceiro, sem a analise histrica e social do fenmeno.

Nos filmes de Carlos Coimbra, Osvaldo de Oliveira, Jos Carlos Burle e Wilson Silva mostra que a imagem do cangao despolitizada. Nestes filmes tinham semelhana ao velho oeste americano. A esquerda comea a analisar o cangao a partir dos anos 40 quando j est acabado, a mistificao do cangao se faz a partir das condies histrica e social, a derrota do cangao foi dada pela imprensa como uma vitria da nao.

Nas dcadas de 50 e 60 apresentam uma releitura acadmica, literria e artstica do cangao a partir de Jorge Amado, e mostra que o cangaceiro era um heri dos meninos para Pedro Bala que queria reinar sobre a cidade, como lampio reinava sobre o serto. O cangaceirismo era mais um indicio da crise da sociedade patriarcal.

A reconstruo do texto tradicional sobre o nordeste ocorrer na dcada de 30 Atravs de autores como Graciliano Ramos e Jorge Amado. A partir da dcada de 30, a discusso como fica superada a burguesia e como a discusso a construo de territrios da revoluo e da revolta, a literatura a partir do sculo XIV discutia apenas o poltico e o estudo da sociedade, no qual se discutia a vida cultural no qual eles pegavam elementos da filosofia e das cincias humanas. A dcada de 30, foi um momento de bastante conflito poltico entre a Ao integralista, o Partido Comunista, a Aliana Nacional Libertadora, a Igreja e o Estado, foi o momento do surgimento do realismo e a funo social e que questionava o romance burgus. Neste momento mostra o nordeste como vtima preferencial do desenvolvimento da sociedade capitalista no pas e que mostra a partir de ento uma verdade social.

No jogo de poder entre as foras regionais Millet desclassificou o romance nordestino, no ponto de vista esttico e tambm ele fala que o romance nordestino s

23 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

mostrava um Brasil arcaico que ficava preso ao seu regionalismo, j Roberto Simes denuncia a estratgia do romance nordestino de construir o nordeste como uma regio subjugada, numa viso parcial e mutilada da realidade.

Na relao da literatura e o poder mostra o nordeste como elo mais fraco do capitalismo no Brasil e tambm mostra o sul, o Rio de Janeiro e So Paulo, expunha as maravilhas do capitalismo e o nordeste era o primo pobre que estava sempre presente para agulhar a conscincia de quem vivia extasiado com sua prpria riqueza e poder, tambm se constri um nordeste avesso nostalgia da escravido e constri uma nova forma de manter a escravido presente. Ele quis desfazer o nordeste artesanal e uma construo industrial que antes era visto como dramtico e feio.

Jorge Amado procura caracterizar o povo brasileiro, descobrir sua verdade interna, sua essncia, retratar a verdade de sua viso e de sua fala, seus personagens se tornam emblemticos das condies sociais, dos valores e das aspiraes de toda uma classe. Jorge Amado, ao contrrio de Jos Lins do Rego, imprime ao regional uma dimenso universal, ao submeter as matrias de expresso locais ao esquema da interpretao internacional do Marxismo. O romance proletariado procurava valorizar a rebeldia popular, assimilando-se como precondio para o despertar da conscincia revolucionria. O romance amadianos, inicialmente, pouco tm a oferecer em matria de experimentao formal. Limitam-se a podar o regionalismo literrio naturalista das descries empolada e os dilogos artificiais nele predominantes. Sua grande mudana literria se d quando abandona o realismo socialista e abraa uma literatura que explora o cmico e o fantstico, seu discurso simples, popular visa romper com a postura retrica da cultura dominante no pas, com a verborragia dos poderosos que serviria para mascarar seu poder e enganar o povo, e a postura monolgica centralizada pela voz do narrador, em que os diferentes olhares da sociedade, convergem numa mesma direo.

Jorge Amado reconhece que suas obras mostram o nordeste, particularmente na Bahia, e muito parecida com as obras de Dorival Caymmi e do pintor Caryb ele mostra que tanto Caymmi como Amado expressaram uma viso romntica do passado da Bahia, da sociedade aucareira do Recncavo, da cidade colonial dos sobrados e casares, do fausto das casas-grandes, da escravido idlica e patriarcal, das lembranas das donzelas do tempo do imperador. Quando Jorge Amado inicia a publicao de4 sua obra nos anos trinta, mesmo com a idia de nordeste j cristalizada, no incorporava ainda a Bahia. Tanto Amado, como Caymmi sero responsveis pela instituio deste outro nordeste, pela incluso da Bahia.

A partir da dcada de 40 surge na crtica literria onde mostra que o esprito

24 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

baiano era diferente do nordeste, Amado afirma este esprito nordestino, Caymmi fala que uma obra gmea. A partir do livro Bahia de todos os santos, mostra um guia sentimental parecido com o da cidade do Recife, feito por Gilberto Freyre, Jorge Amado procura uma definio da cultura baiana e de seu povo e procura produzir o retrato do nordeste. Amado cultivaria o passado, e projetaria o futuro e mostra tambm um misticismo, e mostra uma Bahia que pertence ao nordeste e que sua principal legao entre o portugus e o negro. A imagem produzida por Amado muito parecida com Freyre uma sociedade de carter patriarcal e de carter popular. A partir da dcada de 50 passar a falar da dificuldade da racionalidade ocidental de explicar todas as coisas, falar de sua viso preconceituosa em relao aos saberes populares. Amado vai chamar ateno para a utilizao que o saber dominante faz deste saber popular, retirando a sua capacidade critica, tornando-o candidato das estratgias de dominao burguesa, tomando sua estandardizao folclorismos de consumo. Amado, assim como Freyre, apenas invertem o sinal do discurso naturalista a respeito da raa, da mestiagem e do negro. A cultura negra e, para ele, o trao diferenciador da civilizao e da personalidade brasileira, notadamente do nordeste. A sexualidade negra instintiva, beirando a anormalidade. O carnaval seria a maior expresso, voluptuoso, social, dionisaca e tanto para Tales de Azevedo como para Artur Ramos, tinham sua sexualidade, ainda como selvagem, no domada pelos cdigos morais da burguesia. Nos livros de Amado ele faz cor e qualidades morais, tica e sociais, muitas vezes com o sinal invertido: o negro era bom e pobre, oposto, que era ruim e rico e para Amado o racismo estava aliado a luta contra a misria, pelo socialismo, e tambm mostrar que o negro e capaz de assimilao de um projeto racionalizante como o do marxismo. O negro e o mestio so vistos com a anttese do materialismo burgus, do materialismo vulgar do apego ao dinheiro e propriedade. No livro Teresa Batista, comea o clima de tenso entre o discurso racionalista do autor e o contedo irracionalista da cultura popular e ao povo, Amado tambm trabalha com a relao cultura popular e ao povo, com postura paternalista, ele tambm comenta o homem vindo da sociedade patriarcal em declnio e que se identifica com o povo por seu sentimento antiburgus, tanto Jos Lins como Jorge Amado tenta explicar a decadncia da fazenda tradicional do cacau pela incapacidade das novas geraes de lidar com os trabalhadores da mesma forma paternalista que o faziam seus pais e avs. Jorge Amado no seu livro terras do Sem Fim narra a trajetria pica dos coronis que, no princpio do sculo, haviam conquistado co sangue e bala as posses das terras do sul baiano.

A critica a sociabilidade burguesa, aos seus valores, presena constante na obra amadiana, o homossexualismo parece ser atributo da classe burguesa o homem, representante da classe revolucionria da classe mscula. A psique da massa afro-brasileira era a nica capaz de fornecer o caminho da libertao em relao a represso da moral burguesa. A obra de Amado construda por um saber popular, as primeiras obras de Amado, escritas na dcada de 30, participam da intensa discusso que se trata no momento entre uma tica da malandragem e uma tica do trabalho. Tanto Amado como Caymmi faz um trabalho da viso popular, com a questo natural. O nordeste que Amado constri se caracteriza pela incluso da Bahia e da cultura popular e afro-brasileira, em sua visibilidade e dizibilidade. O nordeste de Amado um espao perpassado pelos problemas e questes universais do homem.

25 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

Graciliano o faz por uma inverso da visibilidade e dizibilidade inventadas por ele para a regio. O trabalho literrio pretende colocar em suspeio a fala dominante. Graciliano mostra o campons nordestino como um ser silenciado, sem linguagem, quase apenas grunhindo como animal. A obra de Graciliano visa tomar a prpria forma de linguagem um meio de expressar a penria, a misria nordestina. Em Graciliano, a prpria obra regio significa uma fronteira do silenciamento. A palavra do nordestino parece at um pedido de desculpas. Graciliano constri uma textura da linguagem uma imagem da regio: minguada, nervosa, spera e seca. Graciliano quer fazer da linguagem de seus romances e de seu discurso uma forma de fugir das armadilhas do discurso dominante. Graciliano continua preso a imagem tradicional de que o homem sbio se encontra na cidade ou no litoral. A obra de Graciliano tambm da angstia trazida pela desterritorializao sofrida por todos da sociedade patriarcal nordestina. Diante de tanta runa, Graciliano se refugia no futuro porque o passado no pode ser mais resgatado. A memria do mundo infantil, do espao das relaes patriarcais, governa as aes dos homens crescidos, traumatizado pela decadncia do seu mundo. Toda vez que a memria do passado e utilizado e escolhido os episdios e sempre e incentivado a angstia e a perda realidade, Graciliano contra a forma conservadora do uso da memria pelo dominador, Graciliano constri sua dominao o seu discurso da origem da raa a servio da perpetuao de certa raa no poder, ele (Graciliano) vai em busca da verdade. Graciliano trabalhava o homem de classe mdia, mas tradicionalista mais que no pertence ao novo mundo burgus. Graciliano constri um espao regional marcado pelas descontinuidades histrica e tambm construdo um espao regional e simulado por meio de suas personagens, marcados pelo ambiente social e fsico, pela linguagem, pela forma e pelo contedo do dizer e do olhar, ele tem uma viso da capacidade de transformao do mundo pelo homem e muito pouco romntica e precisa fazer uma modificao um embaralhamento moral e tico no livro So Bernardo, Graciliano j mostra esta viso de um homem moderno: a capacidade de representao pblica dos indivduos, as relaes entre mascaras sociais e no entre essncias psicolgicas que denota a falsidade das relaes burguesas. A sociedade nordestina era uma sociedade chata, por ser uma relao tradicional e paternalista, no seu livro So Bernardo que a sociedade regio nordeste, ele tenta fazer uma leitura tica da sociedade e traa o perfil da tica burguesa em que o enriquecimento e o lucro justificam todas as aes. Graciliano faz uma definio do homem burgus, como o homem que desperdia a vida sem saber porqu que no tem idias, um explorador feroz, egosta e cruel. Ele mostra que nessa sociedade o homem pobre nunca vai passar uma transformao vai continuar sem mudanas e sem perspectiva de melhorias.

Graciliano criticava o romance regionalista exatamente pelo pouco cuidado com a questo da linguagem, ele constri um nordeste de vidas infelizes, homens que pensavam pouco, desejavam pouco e obedeciam muito. Para Graciliano, o nordeste de homens que pensavam pouco, desejavam pouco e obedeciam muito.

26 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

A partir dos anos 30 surge uma inverso do nordeste, comeou a problematizar a regio e tambm ocorreu a partir desde momento uma politizao da arte. Nos anos 30 e 45 a pintura faz oposio ao internacionalismo durante a Arte moderna, durante o Estado novo eles procuram trabalhar o nacional. Mrio de Andrade pediu o engajamento poltico e social da pintura e tambm fez uma analise que formas coletivas e socializantes pareciam decretar a morte do individualismo em arte. Aps a democratizao a arte passou a trabalhar um discurso nacional desenvolvimentista e tambm a partir desde momento os pintores comunistas estavam liberados a pintar sua arte abstrata e individualista e mostrado a alienao burguesa. E a partir desde momento o nordeste passa a ter uma temtica privilegiada e com as questes sociais do pas.

Di Cavalcanti mostra um mundo caboclo, cafuzo, nordestino, ele defendia como um perfeito carioca atribua ao carnaval a formao de sua sensibilidade, de sua forma de ver ritmado, colorido, sensual. Apesar de uma postura engajada, considerar o lirismo e a sensualidade componentes bsicos da alma nacional, Di Cavalcanti no mostra uma imagem triste do nordeste ele mostra o Brasil um lugar mestio mais em harmonia. Bandeira mostra o Brasil suburbano, j o Partido Comunista defende uma arte engajada, Di Cavalcanti, no mostra a sua arte para o Brasil moderno metropolitano e moderno. A pintura de Di Cavalcanti se aproxima tambm da obra de Carybe, voltada para retratar a vida popular da Bahia como uma vida alegre, folclrica, artesanal, festiva, colorida. A partir dos anos 30 e 40, Portinari tenta mostrar o Brasil e suas regies, isso agradava a poltica getulista. Portinari tenta fazer a unio entre o tradicional e o moderno. Portinari procura integrar o homem a sociedade na sua obra, Portinari, mostra uma harmonia entre homem brasileiro (Branco, Negro e ndio).

Joo Cabral de Melo Neto procura no esconder a verdade e ele tenta refazer a relao estreita entre palavras e coisas, tambm a sua poesia critica a dominao na produo literria regionalista entre pobreza material e cultural. Joo Cabral e contra o discurso de Gilberto Freyre, com o nordeste de tradio que este constituiu, nas suas pinturas, Joo Cabral no mostra o nordeste da seca, Cabral contra as imagens negativas, ele tenta inverter este discurso da seca. Ele mostra um serto na alegria de viver e no de tristeza de viver.

Joo Cabral de famlia tradicional, e o seu trabalho mostra a alienao do trabalhador rural, o mito do sertanejo contrapondo ao homem do litoral, a partir desde momento a usina passa a ser o smbolo do capitalismo a partir desde momento o tempo comea a ser trabalhado pelo homem para Cabral a memria tem uma dimenso especial do que temporal. Cabral tenta construir uma homogeneizao da regio, eles procuravam uma nova linguagem regional.

27 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

A partir de 30 comeou a construo do cinema nacional, a partir da dcada de 40 com a industrializao surge o cinema no Rio de janeiro e na dcada seguinte, chegando em seguida em So Paulo. A partir de ento comeou a desenvolver o cinema nacional o primeiro gnero foi a chanchada dos anos 30 onde o principal tema era carnal. O cinema nacional era um copia do cinema americano, Oswald de Andrade fez um comentrio sobre a nossa incapacidade de copiarmos bem em 1952, realiza-se o I congresso nacional do cinema brasileiro para discutir o cinema nacional, uma das primeiras preocupaes e precariedade da produo e de um espao cinema togrfico para o pas. Agora a viso que a chanchada tinha do nordestino era do pau-de-arara, do coronel e do cangao, e a aproximao do nordestino com o matuto e do caipira, os primeiros filmes falando sobre o nordeste s a partir dos anos 50 com o canto do mar, de Alberto Cavalcanti (1953), o cangaceiro de Lima Barreto no filme o canto do amar fez uma mostragem pelas narrativas jornalsticas e pelo discurso da seca. J o cangaceiro foi uma consolidao da imagem construda pelos grandes centros.

A partir dos anos 50 surge o cinema novo com o seu representante o Nelson Pereira dosa Santos. O Cinema novo teve incio, na Paraba, na Bahia e no Rio de Janeiro, e procura trabalhar a realidade social do pas, e o cinema novo mostra o modernismo chegou ao cinema brasileiro, mas o cinema novo ter um desenvolvimento oposto ao modernismo. Nos filmes cinco vezes favela e Bahia de todos os santos expem as contradies da estratgia poltica das esquerdas brasileiras da qual faziam parte estes cineastas. O cinema novo surge no momento em que o desenvolvimento juscelinista, baseado na industrializao, era o caminho para libertao nacional. O cinema desta poca tenta mostrar a realidade do tempo e do espao. Os temas do romance nordestino e teria construo de um pas desenvolvido, de um pas civilizado e burgus, no existia o nordeste de cangaceiros e fanticos.

O grande desafio do cinema novo aconteceu aps o golpe de 64, Glauber Rocha criou a Embrafilme e conquistou uma parcela do mercado nacional, Glauber Rocha acusado de uma boa convivncia com o regime. O cinema novo pretendia ser a expresso de nosso subdesenvolvimento e de nossa misria e este cinema queria romper com o cinema americano e europeu, e queria levar o Brasil. Para o cinema novo o nordeste considerado a regio folclrica e uma cultura popular rica e tambm busca uma linguagem nacional para o cinema. J Glauber Rocha no quer utilizar a narrativa de cordel e de seus temas e mitos.

A partir dos anos 60 o cinema passa a falar da realidade urbana. Para eles o nordeste no tinha musicalidade, de sons e linguagem era um lugar de tristeza, para eles os nordestinos eram das razes primitivas de nossa nacionalidade.

No primeiro momento Glauber Rocha procurava construir uma visibilidade para o

28 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

nordeste, Glauber tambm discute o problema da alienao presente na cultura popular, Glauber reafirma que o mundo de Antnio Conselheiro O serto vai virar mar e o mar vai virar serto a partir de ento se fala na teologia da revoluo, da transformao da humanidade, a partir de ento o povo do serto liberta-se dos seus mitos. A temporalidade nos filmes de Glauber Rocha bem caracterstico das singularidades do discurso cinematogrfico nos filmes de Glauber ele trabalhava com o milico e o histrico, e utiliza os mitos regionais, Glauber faz uma crtica em nome de uma viso da histria, Glauber procura reduzir a histria em seus elementos essenciais e seus personagens tendem a ser simblicos. Glauber Rocha queria desvendar os mitos populares, porque com os mitos libertados revelaria a falsidade da histria do Brasil. Glauber mostra que com o mito vive a possibilidade de se fazer a histria. Nos filmes de Glauber mostra a recriao da verdade da sociedade na textura de linguagem, no uso da cmera e do som.

H uma grande contradio nos filmes de Glauber e que se referem a imagem do povo, este grande mito do povo, e nos filmes de Glauber mostra a crena generalizada da esquerda do pas. Glauber Rocha sai em defesa da identidade da cultura tradicional e dos vnculos comunitrios e a transformao desta identidade. Ele ver que impossvel formar o povo como nao e mostra que os heris revolucionrios continuam a vida mesmo depois de sua morte. Glauber mostra o nordeste como um lugar da violncia do sangue e da morte. A resistncia e a revolta so vistas por Glauber como avesso e que no fazem de sua prpria trama o cinema construdo por Glauber de ruptura com as convenes narrativas da indstria do cinema. No filme deus e o diabo na terra do sol, Glauber trabalha o uso de imagens, textos e personagens simblicos, smbolo totalizador e didtico. Glauber valoriza a palavra cinema. Glauber ao falar do realismo mgico quer falar do realismo nacional. Glauber no consegue romper com a imagem nacional.

CONCLUSO

29 / 30

A Inveno do Nordeste e Outras Artes


Escrito por Bruno Aquino Qui, 12 de Janeiro de 2012 19:12

O nordeste uma inveno recente da histria brasileira, a idia de nordeste est comeando a ser construdo tanto nas questes, quanto nas culturais, Durval fala que o nordeste o filho da modernidade de Rachel de Queiroz fala que a mdia contribuiu para o preconceito em relao ao nordeste e ao nordestino. O nordeste inventado no discurso sociolgico de Gilberto Freyre, e retomado pelo romance de Jos Lins do Rego. A regio nordeste se construiu como um dos principais momentos de recusa da modernidade do pas, no qual o avano da sociedade de consumo. O que se chama hoje de cultura nordestina um complexo cultural, historicamente datvel.

30 / 30

You might also like