You are on page 1of 14

SOBRE AS FUNES SOCIAIS DA ESCOLA

CARDOSO, Maria Anglica UNICAMP cardosoangelica@terra.com.br LARA, ngela Mara de Barros - UEM angelabarroslara@yahoo.com.br rea Temtica: Histria da Educao Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo O tema desta comunicao as funes sociais da escola resultante de uma pesquisa de cunho bibliogrfico desenvolvida na disciplina Cincia, Histria e Educao. Tem por objetivo identificar as funes sociais da escola sob a perspectiva de cinco autores. Com esse intuito, analisamos o artigo de Pierre Bourdieu (1999) A Escola Conservadora: as desigualdades frente escola e cultura no qual o autor explicita os mecanismos objetivos que determinam a funo social da escola sob a tica da conservao das desigualdades e da reproduo das classes sociais; a obra de Prez Gmez (1998) As Funes Sociais da Escola: da reproduo reconstruo crtica do conhecimento e da experincia que v, na escola, um espao no qual a funo reprodutivista pode ser quebrada pela priorizao da funo educativa; Dermeval Saviani em Educao: do senso comum conscincia filosfica (1980) e Escola e Democracia (1983) destaca que a funo social da escola promover o homem, elaborando, a partir da, um mtodo que permitiria escola exercer tal funo. Antonio Gramsci (1979) em Os Intelectuais e a Organizao da Cultura prope a escola unitria e desinteressada. Com A Produo da Escola Pblica Contempornea Gilberto Luiz Alves (2001) demonstra como as funes reprodutivista e pedaggica foram secundarizadas, cedendo espao a novas funes. Embora os caminhos metodolgicos seguidos por estes pensadores sejam, em alguns casos, divergentes, suas anlises convergem, sob uma dimenso: a escola deve resgatar o conhecimento historicamente acumulado e assumir a funo de possibilitar, aos trabalhadores, o acesso a esse conhecimento. Palavras-chave: Funo Social da Escola. Reproduo e Conservao Transformao. Promoo do Homem. Escola nica e Desinteressada. Social.

1314

Introduo

Esse estudo tem por objetivo identificar as funes sociais da escola sob as lentes de cinco historiadores: Pierre Bourdieu (1999), Prez Gmez (1998), Dermeval Saviani (1980, 1983), Antnio Gramsci (1979, 1989) e Gilberto Luiz Alves (2001). Este trabalho o resultado de uma pesquisa bibliogrfica realizada na disciplina Cincia, Histria e Educao1 que buscou responder seguinte questo: quais as funes sociais que permearam o desenvolvimento da escola pblica? Entender essas funes implicou nessa pesquisa bibliogrfica com o objetivo de explicitar as funes sociais da escola sob a lente de diferentes autores. O socilogo francs, Pierre Bourdieu, explicita, em seu artigo, os mecanismos objetivos que determinam a funo social da escola: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais. Prez Gmez tambm afirma que a escola conservadora e reprodutora, contudo acredita que ela pode ser, alm disso, um espao de transformao. Dermeval Saviani (1980, 1983) atribui escola a funo de promover o homem e, nessa perspectiva, prope melhorias profundas na formao docente e no ensino discente. Para tanto desenvolveu um mtodo de ensino para as escolas brasileiras no qual a apropriao do conhecimento historicamente acumulado o pice. Antnio Gramsci (1979, 1989) prope uma escola unitria e desinteressada, uma escola que no aja de forma imediatista, mas desinteressadamente, conduzindo o aluno ao hbito de estudar, analisar, raciocinar e abstrair. Preconizando uma nova didtica, Gilberto Luiz Alves (2001) demonstra como as funes reprodutivista e pedaggica foram secundarizadas na escola cedendo espao s novas funes geradas pelo desenvolvimento tecnolgico.

A Escola Conservadora

Para Bourdieu (1999, p. 41) o sistema escolar um dos fatores mais eficazes de conservao social, pois fornece a aparncia de legitimidade s desigualdades sociais, e sanciona a herana cultural e o dom social tratado como dom natural. Conforme Bourdieu
Disciplina ministrada no segundo semestre de 2007, pelos professores ngela Mara de Barros Lara e Mrio Luiz Neves de Azevedo, no Programa de Ps Graduao em Educao/Doutorado, pela Universidade Estadual de Maring UEM, da qual participei como aluna especial.
1

1315

(1999, p. 41/42), a herana cultural a primeira responsvel pela diferena inicial da criana na escola, uma vez que cada famlia transmite a seus filhos certo capital cultural e certo ethos sistema de valores que contribui para definir, entre outras coisas, as atitudes face ao capital cultural e instituio escolar. Assim, quanto mais elevada for a categoria scioprofissional e, conseqentemente, o nvel cultural dos pais e dos avs, mais se elevam as probabilidades de xito escolar da criana. No s a compreenso e o manejo da lngua que garantem maior rentabilidade escolar aos filhos das classes superiores, afirma Bourdieu. Eles herdam, alm dos saberes, gostos e bom gosto prticas e conhecimentos culturais (teatro, museu, pintura, msica, jazz, cinema) to mais ricos e extensos quanto mais elevada for sua origem social. E a escola, pelas desigualdades de seleo e pela ao homogeneizante, s faz reduzir minimamente essas diferenas, contribuindo para a reproduo da estrutura das relaes de classe ao reproduzir a desigual distribuio, entre as classes, do capital cultural (BOURDIEU, 1975, p. 198). Ao atribuir aos indivduos esperanas de vida escolar estritamente dimensionadas pela sua posio social, a escola opera uma seleo que sanciona e consagra as desigualdades reais. Com isso, contribui para perpetuar as desigualdades, ao mesmo tempo em que as legitima. A herana cultural, dada pela posio social, influencia tanto a taxa de xito escolar e a continuidade do ensino quanto a escolha do destino. No entanto, alerta Bourdieu (1999), essa situao no se deve ao dom natural ou a um destino determinado, mas s desigualdades sociais que geram as desigualdades culturais. Se a combinao do capital cultural e do ethos, legados pelo meio familiar, constituem o princpio de eliminao diferencial das crianas de diferentes classes sociais, a atitude da famlia a respeito da escola que determina o prosseguimento ou no dos estudos. As vantagens e desvantagens sociais so, progressivamente, convertidas em vantagens e desvantagens escolares. Ao tratar todos os educandos como iguais em direitos e deveres, a escola sanciona as desigualdades iniciais frente cultura e consegue to mais facilmente convencer os deserdados que eles devem seu destino escolar e social sua ausncia de dons e de mritos (BOURDIEU, 1975, p.218). Para Bourdieu (1999, p. 53), a igualdade formal que pauta a prtica pedaggica mascara a indiferena frente s desigualdades reais e dirige-se to somente aos educandos que detm uma boa herana cultural, de acordo com as exigncias culturais da escola.

1316

Isso ocorre porque a cultura escolar to prxima da cultura da elite que as crianas das classes populares no podem adquirir, seno com muito esforo, o que herdado, pelos filhos das classes cultivadas. Assim, a funo da escola organizar o culto de uma cultura s pode ser proposta a todos, mas, de fato, est reservada aos membros das classes s quais pertence a cultura cultuada. Nesse contexto, a escola assume por funo objetiva conservar os valores que fundamentam a ordem social dominante. A essa prtica cultural se oporia

[...] uma pedagogia racional e universal, que, partindo do zero e no considerando como dado o que apenas alguns herdaram, se obrigaria a tudo a favor de todos e se organizaria metodicamente em referncia ao fim explcito de dar a todos os meios de adquirir aquilo que no dado, sob a aparncia de dom natural, seno s crianas das classes privilegiadas (BOURDIEU, 1999, p. 53).

No entanto, a ao da escola no se dirige no sentido de dar a todos os meios de adquirir aquilo que no lhes dado. Ela o lugar de transmisso do saber que recebe e trata os alunos como iguais, a despeito da disparidade cultural. Com isso sanciona as desigualdades que s ela poderia reduzir. Considerando que o domnio da cultura erudita requer o conhecimento do cdigo segundo o qual ela est codificada e que o domnio do cdigo s pode ser adquirido mediante uma aprendizagem metdica e organizada caberia instituio escolar desenvolver em todos os membros da sociedade, sem distino, a aptido para prticas culturais que a sociedade considera como as mais nobres (BOURDIEU, 1999, p. 62). Bourdieu analisa a funo reprodutivista da escola que, embora aja no sentido de conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais, poderia ser tambm um espao de socializao caso lutasse por um trabalho no qual oferecesse aos filhos das classes populares condies de adquirir o capital cultural que no herdaram. Porm, o autor francs considera ingenuidade supor que do funcionamento da escola, tal como est organizada, possam surgir as contradies capazes de determinar uma transformao profunda e de impedir a instituio encarregada da conservao e da transmisso da cultura legtima de exercer suas funes de conservao social (BOURDIEU,1999, p. 58).

1317

3 Conservao e Reproduo ou Transformao?

Conforme Prez Gmez (1998, p. 13), o ser humano, desde suas origens, elabora mecanismos para sua sobrevivncia que so transmitidos s novas geraes. Este processo de aquisio por parte das novas geraes das conquistas sociais processo de socializao costuma denominar-se genericamente como processo de educao. Nesse sentido, a educao assume a funo de socializao e, em especial, de humanizao do homem. Nas sociedades atuais a preparao das novas geraes est sob a responsabilidade de instncias especficas como a escola, cuja funo preparar as novas geraes para sua participao no mundo do trabalho e na vida pblica (PREZ GMEZ, 1998, p. 13), ou seja, promover sua socializao. A escola, concebida como instituio socializadora das novas geraes, cumpre uma funo puramente conservadora: garantir a reproduo social e cultural como requisito para a sobrevivncia da sociedade (PREZ GMEZ, 1998, p. 14). No entanto, alerta o autor, a tendncia conservadora lgica para a reproduo social choca-se com outra tendncia, tambm lgica, que busca transformar os caracteres sociais, especialmente aqueles desfavorveis para alguns grupos, caracterizando uma contradio externa. Nesse contexto, o processo de socializao que a escola cumpre assume dois objetivos: preparar os alunos para o futuro ingresso no mercado de trabalho e formar o cidado para sua interveno na vida pblica, emergindo da as contradies internas que consagram a escola como reprodutora da arbitrariedade cultural. Explica-se. Com o intuito de formar o cidado capaz de intervir na vida pblica a escola deve provocar o desenvolvimento de conhecimentos, idias, atitudes e pautas que permitam sua incorporao na vida poltica e social, esferas que requerem participao ativa e responsvel de todos os cidados considerados por direito como iguais (PREZ GMEZ, 1998, p. 20). Contraditoriamente essa mesma sociedade, na esfera econmica, induz submisso, disciplina e aceitao das diferenas sociais. Nessa esfera a contradio agrava-se: a escola deve formar os alunos para sua futura incorporao em que mercado de trabalho? Do trabalho assalariado que requer submisso e disciplina? Ou do trabalho autnomo que, ao contrrio, requer atividade e criatividade? Frente a uma funo to complexa e contraditria a escola apresenta

1318

[...] uma ideologia to flexiva, frouxa e ecltica [...] cujos valores so o individualismo, a competitividade, a falta de solidariedade, a igualdade formal de oportunidades e a desigualdade natural de resultados em funo de capacidades e esforos individuais. Assume-se a idia de que a escola igual para todos e de que, portanto, cada um chega onde suas capacidades e seu trabalho pessoal lhes permitem (PREZ GMEZ, 1998, p. 16).

Esse processo consagra a escola como reprodutora da arbitrariedade cultural num meio que estimula a competitividade, em detrimento da solidariedade, desde os primeiros momentos da aprendizagem escolar. Confirmando os dizeres de Bourdieu, Prez Gmez (1998, p. 16) conclui que a escola socializa preparando o cidado para aceitar como natural a arbitrariedade cultural. Porm, o processo de reproduo nem linear, nem automtico, nem isento de contradies e resistncias; o processo de socializao acontece tambm em conseqncia das prticas sociais. A escola um cenrio de conflitos. Para Prez Gmez (1998, p. 19) na escola, como em qualquer outra instituio social, existem espaos de relativa autonomia que podem ser usados para desequilibrar a tendncia reprodutora, uma vez que o processo de socializao envolve um complexo movimento de negociao em que as reaes e resistncias de professores/as e alunos/as podem chegar a provocar a recusa e ineficincia das tendncias reprodutoras da escola. A contradio externa tendncia conservadora x tendncia renovadora acontece de forma especfica na escola. As correntes renovadoras impulsionam a resistncia e a transformao. A funo educativa da escola, ou seja, a utilizao do conhecimento social e historicamente construdo, da experincia e da reflexo como ferramentas de anlise para compreender a sociedade e a ideologia dominante, quebra ou pode quebrar o processo reprodutivista. O grande desafio da escola fazer com que sua funo educativa assuma um carter compensatrio, isto , atenda s diferenas de origem, oportunizando o acesso cultura, provocando e facilitando a reconstruo dos conhecimentos, das disposies e das pautas de conduta que a criana assimila em sua vida paralela e anterior escola. A escola, afirma o autor, no pode anular a desigualdade socioeconmica, mas pode atenuar seus efeitos. Para tanto, deve oferecer o conhecimento como ferramenta de anlise e, mais que transmitir informao, deve orientar

1319

[...] para provocar a organizao racional da informao fragmentaria recebida e a reconstruo das pr-concepes acrticas formadas pela presso reprodutora do contexto social. [...] preciso transformar a vida da aula e da escola, de modo que se possam vivenciar prticas sociais e intercmbios acadmicos que induzam solidariedade, colaborao, experimentao compartilhada, assim como a outro tipo de relaes com o conhecimento e a cultura que estimulem a busca, a comparao, a crtica, a iniciao e a criao (PREZ GMEZ, 1998, p. 26).

Assim como Bourdieu, Prez Gmez afirma que a escola exerce uma funo de reproduo cultural e de conservao social. Porm, ele acredita na existncia de um espao de autonomia no qual a resistncia pode gerar transformaes. Alm da funo de conservao e de reproduo a escola pode, atravs de sua funo educativa, estimular a participao ativa e crtica dos alunos, primeiramente nas atividades desenvolvidas na sala de aula e, posteriormente no cenrio social propriamente dito.

A Escola como Promotora do Homem

Para Saviani (1980, p. 51) a funo das instituies educacionais seria de ordenar e sistematizar as relaes homem-meio para criar as condies timas de desenvolvimento das novas geraes [...]. Portanto, o sentido da educao, a sua finalidade, o prprio homem, quer dizer, a sua promoo. Conforme Saviani (1980, p. 52) promover o homem significa torn-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situao a fim de poder intervir nela transformando-a no sentido da ampliao da liberdade, comunicao e colaborao entre os homens. Isso implica, afirma o autor, definir para a educao sistematizada objetivos claros e precisos, quais sejam: educar para a sobrevivncia, para a liberdade, para a comunicao e para a transformao. Nesse sentido, Saviani (1980, p. 172) defende a luta pela difuso de oportunidades e pela extenso da escolaridade do ponto de vista qualitativo. Para tanto, as escolas deveriam assumir a funo que lhes cabe de dotar a populao dos instrumentos bsicos de participao na sociedade. Saviani (1983, p. 35-36) alerta que, sendo a escola um instrumento de reproduo das relaes na sociedade capitalista, necessariamente reproduz a dominao e a explorao, porm, preciso superar essa funo colocando nas mos dos educadores uma arma de luta capaz de permitir-lhes o exerccio de um poder real, ainda que limitado. Nesse caso, cabe aos cursos de formao garantir aos educadores slida fundamentao terica e ampla reflexo filosfica; aos professores, cabe munir-se de aprofundados conhecimentos que lhes permitam

1320

tomar a educao como fundamento e compreender a realidade humana. preciso, tambm, garantir aos trabalhadores um ensino da melhor qualidade possvel nas condies histricas atuais. Trata-se de promover o homem, ou seja, de dar classe trabalhadora as condies necessrias ao entendimento da sociedade. Tem que haver, ento, um empenho para que a escola funcione bem, para que haja mtodos de ensino eficazes. Nesse sentido, Saviani (1983, p.72-73) elabora o Mtodo da Prtica Social que estimular

[...] a atividade e a iniciativa dos alunos sem abrir mo, porm, da iniciativa do professor; favorecer o dilogo dos alunos entre si e com o professor, mas sem deixar de valorizar o dilogo com a cultura acumulada historicamente; levar em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicolgico, mas sem perder de vista a sistematizao lgica dos conhecimentos, sua ordenao e gradao para efeitos do processo de transmisso-assimilao dos contedos cognitivos.

Considerando que a escola determinada socialmente, que a sociedade est fundada na produo capitalista, dividida em classes com interesses antagnicos e que, portanto, a escola sofre a determinao do conflito de interesses que caracteriza a sociedade, Saviani afirma que a escola marcada pela tendncia conservao. Mas a superao dessa funo puramente conservadora possvel pela retomada vigorosa da luta contra a seletividade, a discriminao e o rebaixamento do ensino para as camadas populares garantindo aos trabalhadores o acesso ao conhecimento historicamente acumulado pelos homens.

A Escola Unitria e Desinteressada


Conforme Gramsci (1979, p. 9) a escola o instrumento para elaborar os intelectuais de diversos nveis (GRAMSCI, 1979, p. 9). A partir dessa considerao, o autor italiano criticou o

dualismo da escola clssica e profissionalizante uma vez que tal diviso prejudicava enormemente a classe trabalhadora, pois no lhe oferecia acesso s capacidades de desenvolver o trabalho intelectual. Para acabar com essa dualidade, Gramsci props a criao de um tipo nico de escola preparatria que conduzisse o jovem at os umbrais da escolha profissional, formando-o entrementes como pessoa capaz de pensar, de estudar, de dirigir ou de controlar quem dirige (GRAMSCI, 1979, p. 136). Alm do que o desenvolvimento da base industrial gerava a necessidade de um novo tipo de intelectual urbano e de uma nova linha a ser seguida pela escola, qual seja:

1321

Escola nica inicial de cultura geral, humanista, formativa, que equilibre equanimemente o desenvolvimento da capacidade de trabalhar manualmente (tecnicamente, industrialmente) e o desenvolvimento das capacidades de trabalho intelectual. Deste tipo de escola nica, atravs de repetidas experincias de orientao profissional, passar-se- a uma das escolas especializadas ou ao trabalho produtivo (GRAMSCI, 1979, p. 118).

Pela proposta de Gramsci (1979, p. 121), a escola unitria deveria assumir a funo de inserir os jovens na atividade social, depois de t-los levado a um certo grau de maturidade e capacidade, criao intelectual e prtica e a certa autonomia na orientao e na iniciativa. Para a implantao da escola unitria haveria a necessidade de reorganizar os contedos, o mtodo e a disposio dos graus da carreira escolar. A idade escolar dependeria das condies econmicas gerais, j que estas poderiam obrigar os jovens a certa colaborao produtiva imediata. O corpo docente deveria ser aumentado. escola unitria caberia criar as condies para minimizar as diferenas culturais entre os alunos provenientes das camadas intelectualizadas e das camadas populares. Nesse sentido, em sua primeira fase tenderia a disciplinar e a nivelar, obtendo certa conformidade. A fase seguinte seria concebida de forma a criar os valores fundamentais do humanismo, a autodisciplina intelectual e a autonomia moral necessrias a uma posterior especializao, seja ela de carter cientfico [...], seja de carter imediatamente prtico-produtivo (GRAMSCI, 1979, p. 124). Esse novo tipo de escola provocaria o nivelamento cultural dos alunos na primeira fase e na segunda, contribuiria para desenvolver o elemento da responsabilidade autnoma. Seria uma escola criadora. Ela indica uma aprendizagem que ocorreria graas ao esforo espontneo e autnomo do discente tendo o professor como um guia amigvel. Nessa escola o ensino ocorreria de forma desinteressada, ou seja, habituaria o aluno a estudar de determinada maneira, a analisar um corpo histrico, a raciocinar, a abstrair esquematicamente, a fim de ver em cada fato ou dado o que h nele de geral e de particular, o conceito e o indivduo (GRAMSCI, 1979, p. 134).

As Atuais Funes da Escola Pblica

Ao analisar a escola pblica, Alves (2001, p. 146) afirma que o processo de produo material dessa instituio o elemento revelador de sua natureza e das funes sociais que vem assumindo historicamente. At ento a funo da escola era simplesmente suplementar

1322

e preparatria educao que se fazia predominantemente no lar e na vida da comunidade. [...] A necessidade, pois, de a escola tomar, em grande parte, a si, as funes da famlia e do meio social, corresponde a uma verdadeira premncia dos nossos tempos (TEIXEIRA, 1968, apud ALVES, 2001, p. 150). O desenvolvimento industrial, que levou mulheres e crianas ao trabalho fabril, em seu processo de desenvolvimento e incorporao dos avanos tecnolgicos fez das crianas as primeiras vtimas do processo de expulso da fora de trabalho das indstrias. Esse contexto transformaria as crianas de fbrica em crianas de rua? Alves mostra que no, pois ao produzir o desemprego infantil o desenvolvimento tecnolgico determinara o surgimento de uma nova necessidade social, ou seja, o surgimento de novas instituies para absorver as novas funes vinculadas ao atendimento das necessidades sociais recm-produzidas. Assim a ex-criana de fbrica se transformaria, pois, em criana de escola. Para Alves (2001, p. 151) no h como negar que a nova escola fora criada para atender tambm a essa demanda. Ela se refuncionalizou colocando-se como alternativa para preencher o tempo do pequeno trabalhador, ento desempregado. nesse momento que ela se universaliza, ou seja, a partir do momento que deixa de ser freqentada apenas pelos filhos da burguesia, chegando tambm classe trabalhadora. Nesse processo de difuso a escola passa a caracterizar-se por uma nova forma de ensino marcada pela unidade de contedos, tentando superar a escola dualista. O resultado foi um progressivo aviltamento do conhecimento sistemtico transmitido atravs do currculo (ALVES, 2001, p. 169). Conclui-se, partindo da anlise feita por Alves (2001), que, uma vez universal, a escola viu enfraquecida e secundarizada a sua funo propriamente pedaggica: a disseminao da cultura e a formao do cidado. Para Alves (2001, p. 153-155), a manufatura deu incio destruio da unidade entre teoria e prtica por fora da diviso do trabalho. Essa diviso foi levada ao extremo com o advento da fbrica moderna e aguada pela automatizao. Em conseqncia, ficou determinada a objetivao e a simplificao do trabalho. A expropriao ocorreu sob a forma de especializao profissional transformando o trabalhador to somente em capacidade de trabalho. No havendo mais a necessidade de desenvolver no trabalhador habilidades especiais e complexas para o mercado de trabalho, a escola teve descaracterizada uma de suas funes no processo de socializao que era preparar o aluno para o mercado de trabalho. Com a descaracterizao da funo profissionalizante a escola de educao geral tornou-se nica, mas permaneceu como um ramo sobrevivente da escola dualista,

1323

privilegiando os filhos das classes dirigentes. Quando a escola burguesa chegou aos trabalhadores, o estudo dos clssicos desapareceu das salas de aula sendo introduzidos os manuais didticos. Essa substituio determinou tanto a simplificao do trabalho do professor quanto o generalizado aviltamento do contedo de ensino. Tal aviltamento gerou a perda da possibilidade de formar o cidado, uma vez que tal formao pauta a compreenso de si mesmo, de seus direitos, de seus deveres e de seu fazer pela compreenso da sociedade. Ficou secundarizada a funo educativa da escola. Frente a esse quadro, Alves (2001, p. 186) questiona: por que, apesar do anacronismo de sua organizao didtica e do aviltamento de seu contedo, a escola pblica se expandiu de forma to avassaladora ao longo do sculo XX? Para responder, o autor analisa o campo da produo material da escola revelando que na fase imperialista ou monopolista do capitalismo perodo em que as constantes inovaes tecnolgicas passaram a produzir enormes quantidades de excedentes e, em contrapartida, grandes contingentes de desempregados se estabelece o domnio do capital financeiro cuja peculiaridade o carter parasitrio assumido pelo capitalismo. Para assegurar a existncia parasitria de uma parcela significativa desses contingentes e manter o equilbrio social, o Estado criou oportunidades de trabalho cuja viabilizao decorre do investimento em atividades improdutivas. No interior dessa tendncia de desenvolvimento de atividades improdutivas, tambm, desenvolveu-se a escola pblica, tornando-se um dispositivo vital para assegurar o equilbrio da sociedade capitalista. Ao assumir mais essa funo reaproveitamento, em atividades improdutivas, dos trabalhadores expulsos das atividades produtivas por fora do desenvolvimento tecnolgico sua expanso tornou-se uma necessidade. Frisando que a escola no deixou de exercer sua funo propriamente pedaggica, Alves (2001, p. 205) aponta novas funes produzidas pela expanso escolar: a expanso da indstria de construo, de papel, de mveis, editorial, de materiais didticos, etc. Alm dessa funo econmica, da funo pedaggica e da funo, ora fundamental, de alocar os trabalhadores excludos, o capital criou condies materiais para acrescentar escola funes complementares, quais sejam: a) controle dos nveis de desemprego, pela extenso do tempo de escolarizao que prolonga a permanncia do jovem na escola; b) liberao da mulher para o mercado de trabalho, criando creches e escolas para seus filhos; c) servio de refeitrio para sua clientela assegurar alimentao aos escolares tornou-se objetivo vital da escola pblica contempornea; d) oferta de servios gratuitos como assistncia mdico-odontolgica,

1324

distribuio de uniformes e de material didtico; e) local de lazer e convivncia social para crianas e jovens. Frente s novas funes da escola e secundarizao da funo pedaggica, Alves (2001, p. 242-254) preconiza uma nova didtica. Nessa perspectiva prope,

fundamentalmente, a incorporao de conhecimento culturalmente significativo que circula pelos diversos canais da sociedade e que ainda no penetra no espao escolar. Prope ainda a ruptura com a reduo que entende o trabalho docente apenas como transmisso de conhecimento; uma maior autonomia do educando; a superao do manual do didtico; a incorporao de tecnologias mais avanadas; a transformao da relao educativa; a atuao coletiva e combinada de especialista e educadores que ponham a educao no centro de suas preocupaes; o repensar do espao fsico, da gesto escolar e da formao docente. Quanto funo de reproduo da ideologia dominante, Alves (2001, p. 210) afirma que, tanto quanto a funo pedaggica, ela foi subalternizada, sendo, atualmente, uma funo complementar.

Concluso

Uma escola nica, aberta a todos e que oferece oportunidades de acesso cultura a todos, evidencia tipos desiguais de acesso e de sucesso na escola e indica sua dependncia da estrutura de classes decorrente da estratificao social. Esse acesso e sucesso diferencial refletem-se na escola atravs de indicadores das taxas de repetncia, de evaso imediata e de evaso mediata, aps um ou dois anos de freqncia. Para Bourdieu, mesmo havendo uma alta capacidade de acesso e de reteno no sistema escolar, as desigualdades de sucesso permanecem na escola por causa da disparidade na herana cultural e por causa da reproduo das relaes capitalistas que ocorrem durante os anos e que registram as desigualdades. A generalizao e a unificao do sistema escolar no se enquadram nas representaes de campo cientfico de Bourdieu, pois, para ele, quanto maior a herana cultural, maior a probabilidade de sucesso escolar; quanto menor, maior a incidncia de fracasso escolar. Prez Gmez, embora afirme que a instituio escolar exerce a funo de reproduo e conservao sociais, identifica, na escola, um espao de autonomia no qual a funo reprodutivista pode ser quebrada. A valorizao da funo educativa pode estimular a resistncia que geraria as transformaes sociais.

1325

Para Alves as condies objetivas para a realizao de uma nova didtica j esto postas e s no se realizam porque o capital sempre se moveu pela necessidade de autoreproduzir-se e para viabilizar a sua prpria reproduo, o capital impe, sobretudo, a reproduo das relaes de produo (ALVES, 2001, p. 159). nesse sentido que se utiliza do Estado para manter o anacronismo da escola que, uma vez mantido, garante a atenuao dos focos de tenso social pela absoro de trabalhadores produtivos desempregados. Ao mesmo tempo, o aviltamento dos contedos no permite classe trabalhadora o acesso aos conhecimentos que lhes permitiriam compreender a sociedade capitalista e seu movimento. Saviani reconhece que a escola conservadora e que a educao no se justifica por si mesma, mas tem sua razo de ser nos efeitos que se prolongam para alm dela. Ele a considera como um instrumento eficaz de mediao. O autor alerta para a necessidade de articular o trabalho escolar com o processo de democratizao social no sentido de dar aos trabalhadores as condies necessrias para a aquisio dos conhecimentos que lhes permitiro a compreenso do movimento do capital. Gramsci denuncia a crise da escola tradicional devido industrializao que trouxe sua prpria escola interessada, profissionalizante, tcnica e ideologicamente imediatista (NOSELLA, 2004, p. 166). Em contrapartida, ele prope a escola unitria, na qual se faria o resgate do principio educativo da escola desinteressada integrando-o ao princpio do ensino tcnico-profissional. Nosella (2004, p. 170) afirma que a escola unitria, proposta por Gramsci, fundiria a caracterstica formativo-humanista com a sua dimenso prtico-produtiva. Posto que, para Bourdieu, seria ingenuidade esperar da escola as contradies capazes de gerar transformaes profundas, buscamos ater-nos s propostas dos demais educadores. Nesse sentido, a proposta de escola unitria e desinteressada, presente nos estudos de Gramsci, da escola promotora do homem, de Saviani, da nova didtica preconizada por Alves, e a proposta da escola transformadora de Prez Gmez no se realizam porque, conforme j foi dito, no h interesse do capital em realiz-la. Nessa perspectiva, Alves afirma que a escola burguesa anacrnica, isto , utiliza a mesma organizao didtica da escola instituda no sculo XVII. Para ele, a nova organizao escolar j est em gestao, pois, aes isoladas nesse sentido j so conhecidas. Enquanto ela no se realiza integralmente, fica-se com a escola conservadora das desigualdades e reprodutora das classes sociais, conforme Bourdieu. Cinco pontos de vista diferentes e uma convergncia: o caminho que a escola deve seguir para superar o status quo, qual seja, resgatar o conhecimento historicamente acumulado

1326

e possibilitar o acesso dos trabalhadores a esse conhecimento. Esses so os pontos nos quais a escola deve investir para exercer sua funo propriamente educativa: formar o cidado conhecedor de sua situao, capaz de nela intervir, transformando-a no sentido de ampliar a liberdade, a comunicao e a colaborao entre os homens.

REFERNCIAS

ALVES, G. L. A Produo da Escola Pblica Contempornea. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001. BOURDIEU, P.; PASSERON J. A Reproduo: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1975. BOURDIEU, P. A Escola Conservadora: as desigualdades frente escola e cultura. In NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. Escritos de Educao. 2 ed. Petrpolis: Vozes, 1999. GRAMSCI, A. Os Intelectuais e a Organizao da Cultura. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. NOSELLA, P. A Escola de Gramsci. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2004. PREZ GMEZ, A. I. As Funes Sociais da Escola: da reproduo reconstruo crtica do conhecimento e da experincia. In GIMENO SACRISTN, J.; PREZ GMEZ, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. 4 ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SAVIANI, D. Educao: do senso comum conscincia filosfica. So Paulo: Cortez Autores Associados, 1980. SAVIANI, D. Escola e Democracia. So Paulo: Cortez Autores Associados, 1983.

You might also like