You are on page 1of 20

Ministrio Pblico do Estado de Mato Grosso do Sul Procuradoria-Ger al de Justia IV Concurso Pblico de Provas para Ingresso na Carreira do Quadro

dos Servios Auxiliares

INSTRUES 01. Leia atentamente as instrues. No manuseie este caderno de provas at receber autorizao. 02. Para fazer esta prova, voc usar: a) este caderno de questes; b) um carto-resposta; c) caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, escrita normal. 03. Ao receber autorizao, verifique se no caderno constam todas as questes e se h falhas ou imperfeies grficas que lhe causem dvida. 04. Ao receber o carto-resposta, verifique se h marcaes indevidas no campo destinado s suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. 05. As questes objetivas contm cinco (5) alternativas, identificadas pelas letras A, B, C, D e E. Transcreva para o carto-resposta a alternativa correta. H somente uma alternativa correta para cada questo. Exemplo : Se a alternativa correta de uma determinada questo for B, o candidato dever preencher totalmente a bolha correspondente, com caneta esferogrfica azul ou preta, conforme modelo abaixo:

Cargo de Nvel Mdio

Assistente Administrativo

C D E

06. No faa rasuras no carto-resposta. 07. Procure responder a todas as questes. 08. Durante a prova, no se admite que o candidato comuniquese com outros candidatos, efetue emprstimos, use meios ilcitos ou pratique atos contra as normas ou a disciplina. A fraude, a indisciplina e o desrespeito aos Fiscais encarregados dos trabalhos so faltas que eliminam o candidato. 09. Ao terminar entregue o carto-resposta ao fiscal.

"O que me preocupa no o grito dos maus. o silncio dos bons." (Martin Luther King)

DATA: 23 de setembro de 2007 HORRIO: 8h

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


REALIZAO:

Lngua Portuguesa

Leia o texto, a seguir, para responder s questes de 01 a 09. Palavra da semana: Administrar / Administradores Os administradores e os ministros talvez fiquem surpresos, mas as duas palavras vieram do latim minus, menor. Bem antigamente, o ministro era um simples criado. Aquele que executava as tarefas menores na casa de seu senhor. Foi por esse motivo que os padres e pregadores ganharam o nome de ministros: eles so humildes servos de Deus. Administrar, no sentido de dirigir, e no mais de obedecer, s ganhou esse significado no sculo XX. O administrador moderno aprende muitas teorias, mas a base de sua funo est na Histria: para tomar grandes decises, preciso antes conhecer os pequenos detalhes.
(GEHRINGER, Max. poca maio/06)

01 - Avaliando o texto, assinale a alternativa INCORRETA. A) B) C) D) A palavra ministro apresenta mais de uma conotao. O vocbulo administrar evoluiu de obedecer para dirigir. Um bom administrador deve preocupar-se com a generalizao. Ganharam uma palavra que, de acordo com sua formao, apresenta radical, vogal temtica e desinncia nmero-pessoal. E) As palavras administrar / administrador passam a ter nova significao a partir de 1900. 02 - Levando em conta a Morfologia e a Sintaxe do texto, correto afirmar que A) a palavra administradores um substantivo primitivo cujo radical ministr-. B) o verbo obedecer, segundo a regncia verbal, no admite preposio. Ento, por exemplo, a frase Eu obedeo a professora. est correta. C) o 1 perodo do texto contm trs oraes. D) o conjuno mas adversativa e aparece no perodo composto. E) o ltimo perodo simples, com oraes coordenadas. 03 - Segundo a concordncia verbal e/ou nominal, A) se as palavras administradores / ministros (1 frase) forem colocadas no singular, o verbo tambm ficar no singular. B) a 2 frase, no plural, leva a expresso um simples criado para o plural. O vocbulo um passa a ser dois. C) ao se pluralizar a orao O administrador moderno aprende muitas teorias..., o adjetivo moderno permanece invarivel. D) na construo muitas teorias, a palavra sublinhada funciona como adjetivo e pode ser substituda por bastantes. Como advrbio, invarivel. Exemplo: bastante inquietos. E) na norma culta, aceitvel a construo: eles so humildes servo de Deus. 04 - Analisando o texto, pode-se dizer que, morfologicamente, A) o vocbulo s (5 frase) um advrbio. Apresenta diferente morfologia na frase: Ele est s. B) em o nome (4 frase), o termo grifado um pronome. C) o 1 verbo, no pretrito-mais-que-perfeito, flexionar-se-: ficavam. D) a conjuno mas pode ser substituda por porm / portanto. E) ministro sempre ser considerado verbo, mesmo em outros contextos. Exemplo: Eu ministro aulas.

Assistente Administrativo

Considerando a estrutura e a formao das palavras do texto, analise os itens abaixo para responder s questes 05 e 06. I Administradores II Antigamente III Executava IV Administrar 05 - Est correta a afirmao da alternativa A) B) C) D) E) O item I contm derivao parassinttica. Todos os itens apresentam prefixo. Os itens I e II possuem derivao sufixal. O item III contm desinncia nominal. Est ausente, no item I, a desinncia de nmero.

06 - Qual alternativa apresenta a afirmao correta? A) B) C) D) E) Nem todos os itens contm radical. O item III apresenta a desinncia modo-temporal. Somente o item I contm sufixo adverbial. No 4 item, aparece a desinncia de gerndio. Os itens III e IV no apontam a vogal temtica dos verbos.

07 - Analisando o texto, conclui-se que A) B) C) D) E) no h presena de substantivos prprios. se a expresso sculo XX for alterada para sculo III, ler-se- o numeral: terceiro. em pequenos detalhes, o segundo termo um adjetivo. na ltima frase, segundo a Morfologia, o vocbulo para uma interjeio. na 1 frase, os sujeitos so simples e composto, respectivamente.

08 - Na ltima frase do texto, infere-se que A) B) C) D) E) no aparecem oraes reduzidas. est ausente a coordenao. o perodo no misto. na 2 orao, o sujeito indeterminado. o perodo composto, contendo uma orao que exerce a funo de sujeito.

09 - A orao ... para tomar grandes decises... indica A) B) C) D) E) conseqncia. comparao. finalidade. concluso. explicao.

Assistente Administrativo

10 - Considerando a crase, assinale a alternativa que faz a anlise correta. A) Na frase Estamos dispostos a colaborar., a ausncia do acento grave indica erro gramatical. B) Est correta a frase No direi nada Vossa Senhoria. C) O processo da crase no deve ocorrer na frase O navio partir as dez horas. D) O perodo A reunio foi portas fechadas. apresenta desvio quanto ao fenmeno da crase. E) O emprego dos acentos graves, nas frases No entregue isso ningum / No fui quela farmcia., obedece norma culta. 11 - S numa srie abaixo esto todas as palavras acentuadas corretamente. Assinale-a. A) B) C) D) E) Espcime nterim vivo. Rapido urub lbum. Pde revolver reveem. Banha displicncia hfen. Dialogo elegncia raz.

12 - Assinale a nica frase em que todas as palavras esto grafadas corretamente. A) B) C) D) E) esta uma das nossas maiores reinvidicaes. Ns passiamos por toda aquela belssima regio. A pessoa obsecada nada enxerga. Sbito um rebulio; apareceu um camundongo. O psiclogo estirpou a angstia da mente enandecida.

Interprete este texto de Carlos Queiroz Telles para responder s questes de 13 a 25. Ritual Este corpo Que agora me veste Ainda casca E casulo De um outro bicho Que cresce. Esta capa Que me acompanha Desde os tempos De criana Desce intil Aos meus ps. 13 - As estrofes 1 e 2 tratam A) B) C) D) E) somente das transformaes psicolgicas do eu. do fim rpido e total de uma transformao. especificamente, da convivncia entre o adulto e o velho. de elementos totalmente estticos. das transformaes fsicas do eu. Sou a ponte Que me liga. Sou o gesto Que me une. Sol e Lua, Noite e dia. Sou, o fui E o serei. Este tempo Que me guarda Para um outro Amanhecer lembrana E promessa, Recordao e Esperana, Morte e vida Enoveladas Na meada Das mudanas.
In: Sementes do Sol.

Assistente Administrativo

14 - O restante do poema tem relao com a palavra A) B) C) D) E) no-transio. aprisionamento. satisfao. identidade. marasmo.

15 - Segundo o texto, na 2 estrofe, A) B) C) D) E) a capa muito importante para o eu. a roupa da qual o eu se despe representa o papel de criana. essa roupa ainda ter muita utilidade futuramente. a roupa intil porque s servir na velhice. no est implcita a idia de definio do eu.

16 - Aos animais por exemplo: borboleta, bicho-da-seda, aranha sair do casulo significa: A) B) C) D) E) renovao. estagnao. morte. retrocesso. fuga.

17 - De acordo com o texto, A) as palavras meada / enoveladas no servem para caracterizar o processo vivido pelo eu. B) enoveladas significa muita confuso. C) nos versos sou a ponte / que me liga, o pronome me complementa o verbo ligar, como se a ponte ligasse duas faces do mesmo eu. D) as duas faces so somente a do adolescente e a do adulto. E) ritual no condiz com a palavra transformao. 18 - No texto, o autor faz um jogo com as palavras. representa sentidos opostos. A) B) C) D) E) Lembrana / promessa. Recordao / esperana. Morte / vida. Sol / Lua. Adulto / velhice. Assinale a alternativa cujo par NO

19 - De acordo com a leitura, A) B) C) D) as oposies, presentes no poema, sugerem a convergncia e marasmo dos sentimentos. ritual de iniciao (2 estrofe) tem relao com a palavra desnudamento. o poema Ritual introduz o eu na terceira idade. os verbos dos versos Sou, o fui / E o serei indicam uma seqncia linear e cronolgica, respectivamente. E) as palavras lembrana / promessa indicam que o poema Ritual descreve mudanas fceis e nada conflitantes.

Assistente Administrativo

20 - A partcula o, presente na 6 estrofe, um A) B) C) D) E) substantivo. artigo definido. pronome demonstrativo. pronome possessivo. pronome pessoal.

21 - Analisando o texto, conclui-se que A) B) C) D) E) as palavras casca / casulo retomam o substantivo corpo. as palavras intil / enoveladas so consideradas substantivo e adjetivo. o 1 verso das estrofes 3, 4 e 6 indica sujeito explcito, isto , elptico. o verbo cresce (1 estrofe) transitivo indireto. a palavra amanhecer (ltima estrofe) funciona como verbo, estando na forma nominal: infinitivo.

22 - No 2 verso da 1 estrofe, a partcula que um(a) ________________ e pode ser substituda por _____________________. A) B) C) D) E) conjuno / no qual. pronome relativo / a qual. conjuno / do qual. pronome / os quais. pronome relativo / o qual.

23 - De um modo geral, a palavra ritual s NO tem relao com a palavra A) B) C) D) E) cerimonial. culto. informalidade. iniciao. solenidade.

24 - Considere a Sintaxe e a Morfologia. correto afirmar que A) as palavras lembrana / promessa (ltima estrofe), sintaticamente, funcionam como predicativo do sujeito. B) as palavras este / outro (1 estrofe) so pronomes possessivo e indefinido, respectivamente. C) a expresso desde os tempos de criana (2 estrofe) um adjunto adverbial de lugar. D) na ltima estrofe, este tempo o objeto direto de toda a construo frasal. E) nos versos sou o gesto / que me une, o verbo une no tem complemento, intransitivo. 25 - De acordo com as normas gramaticais, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) A palavra intil (2 estrofe) acentuada por ser proparoxtona. Acentua-se a palavra ps apenas pela regra das oxtonas. Todo o texto est no tempo presente. Na construo agora me veste e que me liga, a prclise est correta. Advrbio e pronome relativo atraem o pronome me. E) A palavra intil, sintaticamente, no se refere ao sujeito.

Assistente Administrativo

26 - Leia a seguinte propaganda e assinale a alternativa que faz a anlise INCORRETA. Me olha. Me olha outra vez. (Seda Shampoo) A) O emprego do pronome me est de acordo com a linguagem popular, mas h erro quanto colocao, segundo a lngua culta. B) A flexo verbal est em 2 pessoa: tu. C) O correto somente a flexo do verbo com a pessoa voc, j que a propaganda dirige-se a um interlocutor. D) H dois perodos, nesse texto, mas ambos so simples com orao absoluta. E) Esse texto estar de acordo com a norma padro se for escrito assim: Olhe-me. Olhe-me outra vez. 27 - Interprete os seguintes provrbios, considerando, entre eles, o sentido oposto e relacione a coluna I com a II. Coluna I (1) Bobeou, a gente pimba. (2) Escreveu no leu, o pau comeu. (3) Dinheiro no tudo, mas 100%. (4) No faa hoje o que pode deixar para amanh. (5) Espelho meu, existe algum mais belo que eu? Coluna II ( ( ( ( ( ) Quem espera, sempre alcana. ) Mulher de amigo meu pra mim homem. ) dando que se recebe. ) Beleza no pe mesa. ) Pedra que rola no cria limo.

A seqncia correta, de cima para baixo, est na alternativa A) B) C) D) E) 1 2 5 2 3 2 1 4 1 5 4 5 3 3 1 5 4 2 5 2 3. 3. 1. 4. 4.

28 - Assinale a alternativa em que a frase est pontuada corretamente. A) B) C) D) Bem te dizia eu que no iriam, a bons resultados as tuas paixes. Eram frustradas, insatisfeitas; alm disso, seus conhecimentos eram duvidosos. Eu, posto que creia, no bem, no sou daqueles que negam, o mal. A muito custo, atenderam: isto , confessaram, que no podiam atender por causa do jogo, com a Argentina. E) Eu tinha, o juzo fraco, e em vo tentava emendar-me: provocava risos caretas.

Assistente Administrativo

29 - Leia a tira, com ateno, assinalando a alternativa correta.

(Quino. Mafalda aprende a ler. So Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 4)

A) B) C) D)

Mafalda prope que a imprensa seja livre para expressar idias. No 4 quadrinho, Mafalda expressa seu desprazer por sopa. Mafalda mostra que o regime poltico de seu pas autoritrio. Nesse contexto, aparece a indignao de Mafalda, representada apenas pelo recurso auditivo: o grito. E) A pontuao, presente nas falas, est correta, segundo a norma culta. 30 - Assinale a alternativa em que o item de cada par (na seqncia) NO apresenta falha quanto regncia verbal. 1) 2) I. No lhe agradaram, Jos? II. No a agradaram, Jos? I. Eu lhe adoro. II. Eu o adoro. 3) 4) I. Jlia uma pessoa a quem gosto. II. Jlia uma pessoa de quem gosto. I. Eu paguei ao feirante. II. Eu paguei o feirante.

A) B) C) D) E)

I, II, I, II. II, II, I, I. II, II, II, II. I, II, II, I. I, I, II, II.

Noes de Direito
31 - De acordo com a Constituio Federal CORRETO afirmar que: A) Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa mesmo em virtude de lei. B) livre a locomoo no territrio nacional em qualquer tempo, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair sem os seus bens. C) plena a liberdade de associao para fins lcitos, inclusive a de carter paramilitar. D) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. E) livre a manifestao do pensamento, permitindo-se o anonimato.

Assistente Administrativo

32 - Em conformidade com a Constituio Federal CORRETO afirmar que: A) A sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus". B) reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados a competncia para o julgamento dos crimes culposos contra a vida. C) A lei no excluir da apreciao do Poder Legislativo leso ou ameaa a direito. D) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, pelo tempo de uso ocorrido. E) No haver juzo ou tribunal de exceo. 33 - De acordo com a Constituio Federal constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito e pena de recluso: A) B) C) D) E) A prtica da tortura. O terrorismo. A prtica do racismo. Os definidos como crimes hediondos. O trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins.

34 - De acordo com a Constituio Federal a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico, constitui A) B) C) D) E) crime crime crime crime crime inafianvel e imprescritvel. imprescritvel e insuscetvel de anistia. inafianvel, imprescritvel e insuscetvel de anistia. inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso. inafianvel e insuscetvel de graa.

35 - Nos termos da Constituio Federal CORRETO afirmar que para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico conceder-se-: A) B) C) D) E) Mandado de Segurana. Habeas-data. Mandado de injuno. Habeas-corpus. Embargos infringentes.

36 - De acordo com a Constituio Federal CORRETO afirmar que: A) O Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem suficincia de recursos. B) O Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso no tempo fixado na sentena. C) A todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. D) As normas definidoras dos direitos e garantias sociais tm aplicao imediata. E) Qualquer cidado parte legtima para propor ao civil pblica que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.

Assistente Administrativo

37 - De acordo com a Constituio Federal CORRETO afirmar que sero equivalentes s emendas constitucionais: A) As leis delegadas. B) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem referendados pelo Supremo Tribunal Federal. C) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos difusos e coletivos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em nico turno, por dois teros dos votos dos respectivos membros. D) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. E) Os tratados e convenes internacionais sobre direito ambiental que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois teros dos votos dos respectivos membros. 38 - De acordo com o que preconiza a Constituio Federal no que concerne aos Direitos Sociais, CORRETO afirmar que: A) Assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e pr-escolas. B) Redutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. C) Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos interruptos de revezamento, salvo negociao coletiva. D) Gozo de frias anuais remuneradas pelo menos com um tero do salrio normal. E) Participao nos lucros, ou resultados, vinculada a remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei. 39 - Conforme estabelece a Constituio Federal quanto aos Direitos Sociais, em relao a categoria dos trabalhadores domsticos, CORRETO afirmar que assegurado aos mesmos: A) Proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. B) Reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho. C) Reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. D) Igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. E) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. 40 - De acordo com a Constituio Federal assegurada a eleio de um representante dos empregados com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores, nas empresas de: A) B) C) D) E) Mais Mais Mais Mais Mais de de de de de trezentos empregados. duzentos empregados. duzentos e cinqenta empregados. cem empregados. cento e cinqenta empregados.

Assistente Administrativo

10

41 - Conforme preconiza a Constituio Federal no que se refere a Administrao Pblica, assinale a opo CORRETA. I - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social;

II - A lei poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. III - Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder o salrio do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. IV - A lei dispor sobre os requisitos e as restries ao ocupante de cargo ou emprego da administrao direta e indireta que possibilite o acesso a informaes privilegiadas A) B) C) D) E) As afirmaes I e IV so verdadeiras. As afirmaes II e IV so verdadeiras. As afirmaes I e II so verdadeiras. As afirmaes I, III e IV so verdadeiras. Todas as afirmaes so verdadeiras.

42 - De acordo com a Constituio Federal assinale a opo que preenche, respectivamente, de forma CORRETA as lacunas abaixo: A promoo por merecimento pressupe __________ de exerccio na respectiva entrncia e integrar o juiz a _________________________da lista de antigidade desta, salvo se no houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago. A) B) C) D) E) Trs anos; primeira tera parte. Cinco anos; primeira quarta parte. Cinco anos; primeira tera parte. Dois anos; primeira quinta parte. Dois anos; primeira tera parte.

43 - De acordo com a Constituio Federal CORRETO afirmar que: Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendolhe: I - processar e julgar, originariamente: A) O "habeas-corpus", o mandado de segurana, o "habeas-data" e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso. B) A ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados. C) Julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. D) Declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. E) O crime poltico.

Assistente Administrativo

11

44 - De acordo com a Constituio Federal CORRETO afirmar que compete ao Superior Tribunal de Justia, processar e julgar, originariamente: A) Os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando denegatria a deciso. B) As causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas. C) As aes contra o Conselho Nacional de Justia e contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico. D) A execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais. E) Os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio, ou entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da Unio. 45 - Conforme estabelece a Constituio Federal CORRETO afirmar que: Compete aos Tribunais Regionais Federais, processar e julgar, originariamente: A) as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho. B) as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Municpio ou pessoa domiciliada ou residente no Pas. C) os juzes federais da rea de sua jurisdio, includos os da Justia Militar e da Justia do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade, e os membros do Ministrio Pblico da Unio, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral. D) os crimes previstos em tratado ou conveno internacional, quando, iniciada a execuo no Pas, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente. E) as causas fundadas em tratado ou contrato da Unio com Estado estrangeiro ou organismo internacional. 46 - Em relao aos princpios do Direito Administrativo, assinale a alternativa incorreta. A) O princpio da legalidade princpio basilar do regime jurdico-administrativo e consagra a idia de que a Administrao Pblica s pode ser exercida na conformidade da lei. B) O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado no est expressamente enunciado na Constituio Federal, porm, permite que a Administrao Pblica, nos termos da lei, constitua terceiros em obrigaes mediante atos unilaterais. C) Em razo do princpio da indisponibilidade do interesse e dos bens pblicos so vedados ao administrador quaisquer atos que impliquem em renncia de direitos da Administrao. D) A publicao dos atos administrativos uma faculdade conferida ao administrador pblico, pois o direito informao sobre os assuntos pblicos deve ser exercido, pelo particular, por intermdio do Poder Judicirio. E) Pelo princpio da eficincia, espera-se do agente pblico o melhor desempenho possvel de suas atribuies funcionais, de forma a obter os melhores resultados, possibilitando a satisfao adequada s necessidades da sociedade. 47 - O princpio que instrumentaliza a Administrao para a reviso de seus prprios atos, denomina-se A) B) C) D) E) Razoablidade. Autotutela. Impessoalidade. Proporcionalidade. Eficincia

Assistente Administrativo

12

48 - Quanto organizao administrativa, correto afirmar que: A) As empresas pblicas possuem personalidade jurdica de direito pblico. B) As autarquias no gozam dos privilgios processuais outorgados Fazenda Pblica. C) Dentre as pessoas jurdicas que compem a Administrao Pblica, somente as sociedades de economia mista podem explorar atividades econmicas. D) As sociedades de economia mista no esto sujeitas Lei das sociedades por Aes. E) As autarquias gozam da imunidade tributria recproca, que veda a instituio de impostos sobre o seu patrimnio, a renda e os servios, desde que vinculados a suas finalidades essenciais ou s que dela decorram. 49 - So caractersticas das autarquias: A) Capacidade de auto-administrao, personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio. B) Personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio prprio e capacidade de autoadministrao. C) Personalidade jurdica de direito privado, criao por lei especfica e atribuies estatais especficas. D) Especializao dos fins, no sujeio a controle administrativo e patrimnio prprio. E) Desempenho de servio pblico centralizado, sem capacidade de auto-controle e criao por lei especfica. 50 - O requisito do ato administrativo que representa a situao de direito e de fato que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo : A) B) C) D) E) Motivo Competncia Forma Objeto Finalidade

51 - Os atos editados em situaes nas quais uma determinada pretenso do particular coincide com a manifestao de vontade da Administrao, ainda que o interesse da Administrao naquela situao seja apenas indireto, podem ser classificados como: A) B) C) D) E) Atos Atos Atos Atos Atos normativos enunciativos ordinrios negociais punitivos

52 - Com relao extino dos atos administrativos, correto afirmar que: A) A competncia para revogar ato administrativo ser do Poder Judicirio ou da prpria Administrao. B) A Administrao Pblica somente poder revogar um ato administrativo mediante a provocao do particular interessado. C) A revogao tem por fundamento o poder discricionrio e consiste na invalidao do ato, pela prpria Administrao Pblica, por motivos de convenincia e oportunidade. D) A revogao do ato, decorrente da ofensa a lei ou princpios administrativos, opera efeitos retroativos. E) No momento da revogao, a Administrao Pblica no precisa respeitar o direito adquirido, amparado somente em face da Lei.

Assistente Administrativo

13

53 - A respeito da concesso de servios, assinale a alternativa incorreta: A) A licitao para a outorga de concesso ser realizada, em regra, nas modalidades concorrncia ou tomada de preos. B) A concesso de servio pblico a delegao da prestao de um servio pblico a pessoa jurdica ou consrcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. C) Toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, conforme estabelecido em Lei e no respectivo contrato. D) A concesso poder se extinguir por encampao, caducidade, resciso e anulao. E) No exerccio da fiscalizao, o poder concedente ter acesso aos dados relativos administrao, contabilidade, recursos tcnicos, econmicos e financeiros da concessionria. 54 - A retomada do servio pelo poder concedente durante o prazo da concesso, por motivo de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e prvio pagamento de indenizao, denomina-se: A) B) C) D) E) Caducidade Anulao Resciso Encampao Reverso

55 - Em relao ao controle da administrao pblica, assinale a alternativa correta: A) O controle da administrao tarefa exclusiva do Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas. B) As comisses parlamentares no podem realizar o controle dos atos do Poder Executivo. C) So espcies de controle o administrativo, o legislativo e o judicial. D) Cabe apenas administrao pblica controlar seus atos, por meio da auditoria interna. E) Somente o Poder Judicirio tem competncia legal para realizar o controle da administrao pblica. 56 - Os Tribunais de Contas: A) B) C) D) Integram o Poder Judicirio, pois possuem funo jurisdicional formal. So rgos auxiliares dos Legislativos e colaboradores dos Executivos. Integram o Poder Executivo, pois realizam atos de controle. Possuem competncia para julgar as contas do Presidente da Repblica e dos Governadores dos Estados. E) No integram nem o Poder Legislativo, nem o Judicirio, nem o Executivo, posto que se trata de rgo do Ministrio Pblico. 57 - No que diz respeito ao servidor pblico civil do Estado de Mato Grosso do Sul, possvel afirmar que A) Reverso a reinvestidura do funcionrio estvel no cargo anteriormente ocupado, com ressarcimento de todos os direitos e vantagens. B) Reintegrao o retorno atividade de servidor aposentado por tempo de servio, desde que no tenha completado setenta anos de idade; C) Em nenhuma hiptese o servidor aposentado poder retornar atividade. D) Reintegrao a reinvestidura do funcionrio estvel no cargo anteriormente ocupado, sem ressarcimento dos direitos e vantagens. E) Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado.

Assistente Administrativo

14

58 - Tratando-se dos servidores pblicos estaduais civis, e observando as disposies da Lei n 1.102/90, assinale a alternativa correta: A) Servidor ou funcionrio pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico ou emprego pblico somente da administrao pblica direta. B) Na escolha para exerccio de funo de confiana, ser observada a correlao de atribuies do cargo efetivo do funcionrio e da funo a ser exercida. C) Todos os cargos pblicos so de provimento efetivo e esto organizados e providos em carreira. D) Posse o efetivo desempenho das atribuies do cargo. E) O prazo estabelecido para o incio do exerccio do cargo improrrogvel. 59 - De acordo com a Lei n 1.102/90, o cnjuge varo poder gozar de licena paternidade pelo prazo de: A) B) C) D) E) 120 (cento e vinte) dias, contados da data do nascimento do filho 10 (dez) dias, contados da data do nascimento do filho. 05 (cinco) dias, contados da data do nascimento do filho. 08 (oito) dias, contados da data do nascimento do filho. 03 (trs) dias, contados da data do nascimento do filho.

60 - proibido ao servidor pblico estadual, exceto: A) Promover manifestaes de apreo ou desapreo dentro da repartio, ou tornar-se solidrio com ela. B) Pleitear, como procurador ou intermedirio, junto reparties pblicas, salvo quando se tratar de interesse de parente at o segundo grau civil. C) Ter domiclio eleitoral fora do Estado de Mato Grosso do Sul. D) Participar de diretoria, gerncia, administrao, conselho tcnico ou administrativo, de empresas industriais, comerciais ou ainda, de sociedade civil prestadora de servios. E) Prestar declaraes em processo administrativo disciplinar quando regularmente intimado. 61 - Considerando a hiptese de dispensa de licitao por emergncia, assinale a alternativa incorreta: A) A dispensa deve ser necessariamente justificada e comunicada, dentro de trs dias, autoridade superior e publicada na imprensa oficial, como condio para eficcia do ato. B) A contratao dever objetivar eliminao do risco de prejuzo, no podendo a execuo do contrato ultrapassar cento e oitenta dias. C) Pode ser utilizada, desde que demonstrado que aquela situao de emergncia no foi causada por desdia administrativa. D) A execuo do contrato poder ultrapassar cento e oitenta dias, bastando, para tanto, que o ato seja justificado. E) Pode-se dizer que a contratao por emergncia assemelha-se a uma espcie de atividade acautelatria do interesse pblico.

Assistente Administrativo

15

62 - Em relao ao processo licitatrio, assinale a alternativa correta: A) Nos casos em que couber o convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. B) permitida a criao de outras modalidades de licitaes ou a combinao das modalidades previstas pela Lei n 8.666/93. C) Na modalidade Convite, o interessado no convidado poder manifestar o interesse em participar do certame com antecedncia de at 48 (quarenta e oito) horas da apresentao das propostas. D) A Concorrncia a modalidade de licitao entre interessados previamente cadastrados ou que atendam todas as exigncias para o cadastramento at o terceiro dia anterior data designada para a abertura dos envelopes. E) Na contratao por dispensa de licitao, a justificativa do preo e da escolha do fornecedor facultativa. 63 - Sobre a modalidade Concorrncia, assina a alternativa correta. A) A fase de julgamento das propostas antecede a fase de habilitao. B) a modalidade de licitao cabvel, qualquer que seja o valor do seu objeto, tanto nas compras ou na alienao de imveis. C) nica modalidade cabvel para a alienao de bens imveis adquiridos pela Administrao Pblica em dao em pagamento. D) O critrio de julgamento adotado ser exclusivamente do tipo menor preo. E) um procedimento simplificado, utilizado para contrataes de pequeno valor e por isso dispensa a publicao do instrumento convocatrio. 64 - So peculiaridades do contrato administrativo, exceto: A) Manuteno do equilbrio econmico e financeiro. B) Possibilidade de aplicao de sanes de natureza administrativa pela Administrao Pblica. C) Oponibilidade, pelo contratado, da exceo de contrato no cumprido. D) Possibilidade de sua alterao ou resciso por ato unilateral da Administrao Pblica. E) Natureza intuitu personae. 65 - Sobre os contratos administrativos, assinale a alternativa correta: A) Cabe ao contratante a escolha da modalidade de garantia contratual. B) Desde que devidamente justificado, a Administrao Pblica poder firmar contrato com prazo indeterminado. C) O instrumento de contrato facultativo nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao. D) As clusulas econmico-financeiras e monetrias dos contratos administrativos no podero ser alteradas sem prvia concordncia do contratado. E) A contratante responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais e comerciais resultantes da execuo do contrato 66 - Assinale a alternativa correta. A) O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio no atinge a Administrao Pblica, sendo aplicvel somente ao licitante. B) A anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade, em nenhuma hiptese, gera obrigao de indenizar C) A revogao do procedimento licitatrio no gera o direito de contraditrio e ampla defesa ao licitante. D) A revogao do procedimento licitatrio decorre do descumprimento das disposies legais e no gera o direito indenizao.
Assistente Administrativo 16

E) A nulidade do procedimento licitatrio induz do contrato, porm no exonera a Administrao do dever de indenizar o contrato pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa 67 - Considerando as disposies da Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000, sobre despesa pblica, assinale a alternativa incorreta: A) Considera-se aumento de despesa a prorrogao daquela criada por prazo determinado. B) Os incentivos demisso voluntria no sero considerados para fins de clculo do limite de despesas com pessoal. C) A despesa total com pessoal ser apurada somando-se a realizada no ms em referncia com as dos onze imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competncia. D) A Unio poder atingir o percentual de 60% (sessenta por cento) de sua receita corrente lquida com despesas de pessoal. E) Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios 68 - Assinale a alternativa incorreta: A) nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo. B) vedada a operao de crdito entre ente da Federao, diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. C) Dvida pblica consolidada ou fundada pode ser conceituada como compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. D) vedado ao titular de Poder ou rgo nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. E) A Administrao Pblica manter sistema de custos que permita a avaliao e o acompanhamento da gesto oramentria, financeira e patrimonial. Responda as questes 69 e 70 de acordo com as disposies da Lei n 1.519, de 08 de julho de 1994. 69 - Assinale a alternativa correta: A) A transferncia para cargo diverso da respectiva carreira depender de habilitao em concurso pblico, para este fim convocado, e atendidos todos os requisitos e exigncias para o novo provimento. B) A remoo no depender da existncia de vaga no rgo para o qual o servidor for removido. C) A remoo poder ocorrer no perodo em que o servidor estiver em estgio probatrio. D) A transferncia ato que depende exclusivamente da vontade da autoridade competente. E) Poder ser efetuada a transferncia de servidor no estvel.

Assistente Administrativo

17

70 - Sobre a promoo vertical correto afirmar que: A) Para concorrer promoo vertical, a nica exigncia de que o servidor esteja, mnimo, h 1.825 (mil e oitocentos e vinte e cinco) dias na classe. B) A promoo vertical, por se tratar de um direito do servidor, ocorrer independentemente da existncia de vaga disponvel para provimento na classe. C) A promoo vertical ocorrer, obrigatoriamente, a cada seis meses, nas mesmas datas fixadas para a promoo horizontal. D) O servidor promovido para outra categoria funcional ficar submetido a estgio probatrio de 06 (seis) meses, para avaliao da aptido para exercer as atividades inerentes nova funo, e permanecer no cargo anterior at a aprovao no estgio. E) A promoo vertical depender da divulgao do quantitativo de vagas disponveis para esta modalidade de provimento, 90 (noventa) dias antes da data prevista para a sua ocorrncia.

Legislao Institucional
71 - De acordo com a Lei n 8.625/93, as decises do Ministrio Pblico fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais e ressalvada a competncia constitucional do Poder Judicirio e do Tribunal de Contas, tem: A) B) C) D) E) Eficcia limitada e executoriedade vinculada s decises do Juiz. Eficcia relativa e executoriedade plena no mbito dos interesses difusos. Eficcia plena e executoriedade imediata. Eficcia relativa e executoriedade imediata. Eficcia relativa no mbito dos interesses difusos e executoriedade plena.

72 - Conforme preconiza a Lei n 8.625/93, o rgo orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico : A) B) C) D) E) O Conselho Superior do Ministrio Pblico. O Colgio de Procuradores do Ministrio Pblico. A Procuradoria-Geral do Ministrio Pblico. A Procuradoria-Geral de Justia. A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico.

73 - Em conformidade com a Lei n 8.625/93, O Corregedor-Geral do Ministrio Pblico ser eleito: A) Pelo Conselho Superior de Procuradores, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de quatro anos, permitida uma reconduo. B) Pelos Promotores de Justia em votao secreta dentre os Procuradores de Justia integrantes da lista trplice, para mandato de quatro anos, permitida uma reconduo. C) Pelo Conselho Superior de Procuradores, dentre os Corregedores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. D) Pelo Colgio de Procuradores, dentre os Procuradores de Justia, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. E) Pelo Colgio de Procuradores, dentre os Corregedores de Justia, para mandato de quatro anos, permitida uma reconduo.

Assistente Administrativo

18

74 - Em conformidade com a Lei n 8.625/93, constitui prerrogativa dos membros do Ministrio Pblico nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada exceo de ordem constitucional ser processado e julgado originariamente; A) B) C) D) E) Pelo Pela Pelo Pelo Pela Tribunal de Justia de seu Estado. Administrao Superior do Ministrio Pblico. Conselho Superior do Ministrio Pblico. Colgio de Procuradores do Ministrio Pblico. Procuradoria-Geral do Ministrio Pblico.

75 - Conforme preconiza a Lei n 8.625/93, computar-se-, para efeito de aposentadoria, disponibilidade e adicionais por tempo de servio, o tempo de exerccio da advocacia, at o mximo de: A) B) C) D) E) Dez anos. Quinze anos. Vinte anos. Cinco anos. Trs anos.

76 - De acordo com a Lei Complementar n 72/94, a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial do Ministrio Pblico, quanto legalidade, economicidade, aplicao de dotaes e recursos prprios e renncia de receitas, ser exercida: A) Pelo Poder Executivo, mediante controle interno do Tribunal de Contas e pelo controle externo atravs de seus rgos competentes. B) Pelo Tribunal de Contas, rgo vinculado ao Poder Executivo mediante controle externo e pelo sistema de controle interno atravs de seus rgos competentes. C) Pelo Poder Legislativo, mediante controle interno e pelo sistema de controle externo, atravs de seus rgos competentes. D) Pelo Poder Legislativo, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno, atravs de seus rgos competentes. E) Pelo Poder Executivo, mediante controle externo e pelo sistema de controle interno, atravs de seus rgos competentes. 77 - Em conformidade com a Lei Complementar Estadual n 72/94, a declarao de vacncia do cargo de Procurador-Geral de Justia, compete: A) B) C) D) E) A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico. Ao Colgio de Procuradores de Justia. A Governadoria do Estado. Ao Secretrio de Justia do Estado.

Assistente Administrativo

19

78 - Assinale a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei Complementar Estadual n 72/94, incumbe ao Ministrio Pblico: I - Propor ao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos federal, estaduais ou municipais, em face da Constituio Federal e do Estado; II - promover a representao de inconstitucionalidade para efeito de interveno do Estado nos Municpios; III - promover privativamente a ao penal pblica e privada, na forma da lei; IV - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, na forma da lei: A) B) C) D) E) As As As As As afirmaes afirmaes afirmaes afirmaes afirmaes II e IV so verdadeiras. I e II so verdadeiras. I, II e IV so verdadeiras. II, III e IV so verdadeiras. I, III e IV so verdadeiras.

79 - De acordo com a Lei Complementar n 72/94, rever o arquivamento de inqurito civil, na forma regimental, cabe: A) B) C) D) E) Ao Procurador-Geral do Ministrio Pblico. Ao Conselho Superior do Ministrio Pblico. A Corregedoria-Geral do Ministrio Pblico. Ao Colgio de Procuradores do Ministrio Pblico. Aos membros do Ministrio Pblico.

80 - Em conformidade com a Lei Complementar n 72/94, a garantia da vitaliciedade conferida aos membros do Ministrio Pblico assegurada: A) B) C) D) E) Com a posse no cargo. Aps trs anos de exerccio. Aps cinco anos de exerccio. Aps um ano de exerccio. Aps dois anos de exerccio.

Assistente Administrativo

20

You might also like