You are on page 1of 4

Respostas ICM

1. Cite as principais caractersticas apresentadas pelas seguintes classes de materiais, dando dois exemplos para cada uma delas: Metais So bons condutores de calor e de eletricidade, e tambm so utilizados para aplicaes estruturais por serem muito resistentes. Ex: alumnio e estanho. Cermicos So geralmente isolantes de calor e eletricidade, com relao s propriedades mecnicas as cermicas so duras, porm frgeis. uma combinao de elementos metlicos e nometlicos (O, N, C, P, S). Ex: xidos, nitretos e carbonetos. Polmeros Esses materiais apresentam baixa densidade e podem ser extremamente flexveis, tambm so constitudos de molculas muito grandes conhecidas como macromolculas. So geralmente compostos orgnicos baseados em carbono, hidrognio e outros elementos no-metlicos Ex: termoplsticos, termorrgidos e elastmeros. Compsitos Os compsitos so constitudos de mais de um tipo de material insolveis entre si. So desenhados para apresentarem a combinao das melhores caractersticas de cada material constituinte. Ex: Fibra de vidro, fibra de carbono e fibra de titnio. Semicondutores So slidos cristalinos de condutividade eltrica intermediria entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente eltrica. Ex: Si, Ge, GaAs, InSb, GaN, CdTe. Biomateriais (Mat. Biocompatveis) So empregados em componentes para implantes de partes em seres humanos e animais. Os biomateriais no devem produzir substncias txicas e devem ser compatveis com o tecido humano (isto , no deve causar rejeio). Ex: Metais, cermicos, compsitos e polmeros podem ser usados como biomateriais.

Qual o tipo de ligao qumica usualmente presente nos seguintes materiais? Metais: Ligao Metlica Cermicos: Ligao Inica Polmeros: Ligao Covalente Compsitos: Ligao Covalente Semicondutores: Ligao Covalente

2. Cite de forma resumida as principais diferenas entre ligao inica, covalente e metlica. Ligao Metlica * Envolve compartilhamento de eltrons; * No direcional;

* Metais possuem de um a trs eltrons de valncia; * Os eltrons de valncia passam a ser eltrons livres, que apresentam a mesma probabilidade de se associar a um grande nmero de tomos vizinhos e formam uma nuvem eletrnica; * o tipo de ligao que ocorre entre os tomos de metais. Os tomos dos elementos metlicos apresentam forte tendncia a doarem seus eltrons de ltima camada.

Ligao Inica * Envolve a transferncia de eltrons de um tomo para outro; * A ligao no-direcional; * A ligao inica resulta da atrao eletrosttica entre dois ons de cargas opostas; * Como o prprio nome j diz, a ligao inica ocorre com a formao de ons. A atrao entre os tomos que formam o composto de origem eletrosttica. Sempre um dos tomos perde eltrons, enquanto o outro recebe. * O tomo mais eletronegativo arranca os eltrons do de menor eletronegatividade. Ocorre entre metais e no metais e entre metais e hidrognio. Ligao Covalente * Compartilhamento dos eltrons de valncia de dois tomos adjacentes; * A ligao resultante altamente direcional; * o tipo de ligao que ocorre quando os dois tomos precisam adicionar eltrons em suas ltimas camadas. Somente o compartilhamento que pode assegurar que estes tomos atinjam a quantidade de eltrons necessria em suas ltimas camadas. * Cada um dos tomos envolvidos entra com um eltron para a formao de um par compartilhado, que a partir da formao passar a pertencer a ambos os tomos. Ocorre entre no metais e no metais, no metais e hidrognio e entre hidrognio e hidrognio.

3. Qual o tipo de ligao voc esperaria que se formasse para os seguintes compostos: Bronze (liga de Cu e Sn), GaSb, Al2O3 e Polietileno. Bronze: Ligao metlica GaSb: Ligao metlica Al2O3: Ligao inica Polietileno: Ligao covalente

4. D a sua opinio sobre a seguinte afirmao: Quanto maior a diferena nas eletronegatividades mais covalente a ligao. O grau do tipo de ligao depende da eletronegatividade dos tomos constituintes. Logo, quanto maior a diferena nas eletronegatividades mais inica a ligao e quanto menor a diferena nas eletronegatividades mais covalente a ligao. Conclui-se ento, que a afirmao no enunciado falsa.

5. Por que em geral os metais apresentam alta condutividade trmica e eltrica? Os metais na forma natural tm muitos eltrons livres, eltrons que se desprendem dos seus tomos e formam nuvens eletrnicas. Esses eltrons livres que so os principais responsveis pela alta condutividade trmica e eltrica dos metais. Corrente eltrica so vrios eltrons ou ons, em outros casos se movendo, formando um fluxo do maior potencial eltrico para o menor ento, quanto maior a liberdade que os eltrons tm para se moverem, melhor condutores ser o material. A condutividade trmica elevada dos metais causada pelo mesmo fenmeno das nuvens de eltrons. Condutividade trmica em materiais slidos causada quando uma molcula ou tomo de grande energia bate no seu vizinho, transferindo parte de sua energia para a vizinha. Temperatura a energia mdia dos tomos de um material. Como os eltrons tm uma liberdade de movimento muito maior que os tomos de um slido, pertencentes a uma estrutura rgida, so mais fceis pra eles baterem nos vizinhos, transportando a energia mais rapidamente. Conseqentemente apresentando essa alta condutividade trmica. 6. D uma explicao sobre o porqu que geralmente materiais covalentes so menos densos que materiais metlicos e inicos. Densidade a razo entre sua massa (M) e seu volume (V). Nas famlias, a densidade aumenta de cima para baixo, pois, nesse sentido, a massa cresce mais que o volume. Nos perodos, a densidade aumenta das extremidades para o centro, pois, quanto menor o volume, maior a densidade, j que a variao de massa nos perodos muito pequena. As ligaes inicas so sempre entre um metal e um ametal. As ligaes covalentes geralmente ocorrem entre ametais, tendo por assim dizer, menos densidade. As ligaes metlicas ocorrem sempre entre metais. A ligao covalente ocorre entre no metais e no metais, no metais e hidrognio e entre hidrognio e hidrognio, que so compostos ou molculas orgnicas cujas substncias qumicas que contm na sua estrutura so Carbono e Hidrognio, e muitas vezes com oxignio, nitrognio, enxofre, fsforo, boro, halognios e outros, substncias essas cuja densidade menor quer as encontradas nas outras substncias dos outros tipos de ligaes. 8. Considerando a seguinte afirmao correta quantos mais prximos os tomos maior a fora de atrao entre eles, explique ento porque estes no se chocam. A distncia entre dois tomos determinada pelo balano das foras atrativas e repulsivas. Quanto mais prximos os tomos maior a fora atrativa entre eles, mas maior ainda so as foras repulsivas devido sobreposio das camadas mais internas. Quando a soma das foras atrativas e repulsivas zero, os tomos esto na chamada distncia de equilbrio. A inclinao da curva no ponto de equilbrio d a fora necessria para separar os tomos sem promover a quebra da ligao, logo os tomos no se chocam.

11. Como a energia e fora de ligaes esto relacionadas?

Matematicamente, energia (E) e fora de ligaes (F) esto relacionadas por: E= F.dr. As foras de ligao so responsveis pela unio de tomos, ditam muitas propriedades fsicas dos materiais. Quanto energia, ela sendo fornecida a um material, a vibrao trmica faz com que os tomos oscilem, conclui-se ento que elas so responsveis pela unio dos tomos e pela oscilao nos estados do tomo por isso, elas se relacionam, pois uma exerce influncia sobre a outra. 16.Explique a diferena entre materiais cristalinos de materiais no-cristalinos em termos de arranjo atmico. Slidos cristalinos so substncias que pode ser considerada cristalina quando os tomos ou molculas que a constitui esto dispostos segundo uma rede tridimensional bem definida e que repetida por milhes de vezes. (Ordem de longo alcance) J os slidos amorfos ou no-cristalinos em geral, no apresentam regularidade na distribuio dos tomos.

You might also like