You are on page 1of 6

05/12/12

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

Guia do hardware

GDH Press

Frum GdH

Publique seu texto

RSS

Home

Equipe

Efetuar Login

Buscar...

ndice - Tutoriais

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70


C riado 22/ago/2006 s 19h42 por C arlos E. Morim oto

ERROR
The requested URL could not be retrieved

18

Introduo
PRXIMO: REMOVENDO OS PARAFUSOS DA PARTE DE TRASEIRA DO NOTEBOOK

O seguinte erro foi encontrado ao tentar recuperar a URL: http://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads? Acesso Negado.

Introduo
Um dos principais problemas com relao aos notebooks continua sendo a manuteno. Antigamente, existia o mito de que, apesar de mais caros, os notebooks eram construdos com componentes de melhor qualidade e que, por isso, raramente davam problemas. Isso pode ter sido verdade no passado, mas, hoje em dia, com modelos cada vez mais baratos e fabricantes trabalhando com margens cada vez mais estreitas, os notebooks apresentam tantos problemas de hardware quanto os desktops, ou talvez at mais. C amos ento no alto custo da manuteno. Uma simples limpeza pode custar mais de 350 reais numa autorizada. Uma troca de tela custa quase metade do valor de um equipamento novo e assim por diante. Muita gente acaba vendendo notebooks com telas apagadas ou problemas de travamento a preo de banana, quando o problema na verdade simples de remover. De certa forma, o hardware de um notebook muito similar ao de um desktop. O notebook tem barramento AGP, usa memria DDR e possui at slots PC I (na forma do encaixe mini-PC I, usado normalmente para a placa wireless e do slot PC -C ard). A grande diferena que no notebook quase tudo miniaturizado, o que leva ao uso de componentes mais compactos e que consomem menos energia. Ao contrrio dos desktops, as telas LC D dos notebooks no utilizam o conversor analgicodigital. Elas so digitais por natureza, o que economiza componentes e reduz o consumo. Os pentes de memria tambm so miniaturizados. Antigamente, os pentes de memria para notebook eram muito caros, com alguns fabricantes cobrando preos extorsivos pelos upgrades, mas atualmente os preos esto muito mais prximos dos pentes tradicionais.

Access control configuration prevents your

Notcias

Guias

O que h de novo?

Notcias
03/12 Lei Dieckmann sancionada pela Dilma Plan 9 portado para o Raspberry Pi 29/11 Windows com atualizaes anuais? o que dizem as fontes prximas desenvolvedora Falha pode permitir acesso no autorizado a impressoras da Samsung e Dell 28/11 Windows Phone 7.8 chega apenas em 2013 Ubuntu no Nexus 7: grandes avanos do pinguim Gmail agora permite enviar arquivos via Google Drive, com at 10 GB 27/11 C mera full HD para o Raspberry Pi dever custar $25; ele tambm ganhar port do Minecraft Publicado segundo beta do GNOME 3.8 Surface com Windows RT ter suporte at abril de 2017 23/11 Avanos incrementais no C hrome OS: suporte a dois monitores Mozilla abandona desenvolvimento do Firefox de 64-bit para Windows GNOME Shell oferecer extenses para lembrar o modo clssico

Na maioria dos notebooks, fcil substituir o HD ou instalar mais um pente de memria. Em alguns modelos, o compartimento do cooler tambm est bem acessvel o que facilita a limpeza (aquele problema clssico, do notebook comear a travar ou desligar depois de um ano de uso, quase sempre causado justamente pelo acmulo de sujeira). Este tutorial o primeiro de uma srie sobre manuteno de notebooks, onde vou abordar a desmontagem de diversos modelos, substituio de peas, upgrades e resoluo de problemas diversos. Para comear, vamos a um tutorial de desmontagem do Toshiba A70, um modelo que geralmente precisa de bastante manuteno.

21/11 Falha da Microsoft permite ativar Windows 8 Pro com chave legtima, sem pagar Experimente um preview do Firefox OS com um simulador 20/11 Lanado Firefox para aparelhos Android com processadores ARMv6 19/11 Wordpress passa a aceitar tambm Bitcoin Fujifilm desenvolve mdia ptica com capacidade de 1 TB 15/11 Skype 4.1 para Linux tambm tem integrao com contatos do Messenger XBMC 12 beta traz diversas novidades, incluindo suporte ao Raspberry Pi

Notcias do ms de Dezembro de 2012


Artigos Tutoriais Livros Dicas Anlises

Livros
www.hardware.com.br/tutoriais/manutencao-notebooks-parte1-desmontando-toshiba-a70/ 1/6

05/12/12

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

Compre o seu
... ou leia os captulos disponveis online.

C ada notebook possui um procedimento de desmontagem ligeiramente diferente, mas os passos bsicos podem ser resumidos ao seguinte: 1. Remova a bateria e abra os compartimentos do HD e memria e/ou placa wireless. 2. Remova o HD, drive de C D/DVD e a placa wireless, sem se esquecer de desconectar os cabos da antena, que integrada tela. Tome muito cuidado com os conectores, cabos, flats, etc. pois eles so fceis de quebrar e muito difceis de substituir. 3. Remova todos os parafusos da parte inferior da carcaa. Quase sempre existem alguns escondidos no compartimento da bateria, HD, memria ou placa wireless. Em alguns casos, o drive ou HD preso por um parafuso embaixo do teclado. 4. Todo notebook possui um protetor removvel entre a tela e o teclado, algumas vezes bem duro de desencaixar. Depois de remov-lo, voc pode retirar o teclado, o que vai lhe dar acesso placa me e outros parafusos. 5. Remova a tela com cuidado, depois de desconectar todos os cabos e remover os parafusos que a prendem carcaa. 6. Desconecte o flat do touchpad e das caixas de som e remova a parte superior da carcaa, tomando cuidado para no deixar dentes no plstico. 7. Remova o restante dos parafusos e outras placas visveis e retire a placa me. Em alguns casos o cooler e o processador esto bem acessveis e podem ser removidos logo no incio da desmontagem, mas em outros voc s tem acesso a eles depois de remover a placa me. Vamos ento desmontagem do A70, nossa "vtima" de hoje. Ele usa um processador Pentium 4 de 3.06 GHz, por isso bem pesado e utiliza dois exaustores:

O primeiro passo virar o note e remover os protetores do compartimento da placa wireless, do HD e a bateria. O protetor do HD inclui um encaixe plstico alm dos dois parafusos, por isso um pouco duro de remover:

www.hardware.com.br/tutoriais/manutencao-notebooks-parte1-desmontando-toshiba-a70/

2/6

05/12/12

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

O prximo passo remover o HD. Ele preso pelos mesmos dois parafusos que prendem o protetor. s puxar com cuidado:

A placa wireless instalada no um slot mini-PC I, presa por duas presilhas, similares s do pente de memria. Tome cuidado ao desconectar os fios da antena, pois os conectores so bastante frgeis. Aproveite para remover o pente de memria, caso instalado. Este notebook vem com 256 MB soldados placa-me, por isso possui um nico soquete vago para upgrade de memria. Muitos modelos possuem dois.

Remova em seguida o drive de DVD, que preso pelo parafuso ao lado da etiqueta de identificao. Em quase todos os notebooks temos algo similar, com o drive preso por um nico parafuso, na parte inferior e por isso fcil de remover:

www.hardware.com.br/tutoriais/manutencao-notebooks-parte1-desmontando-toshiba-a70/

3/6

05/12/12

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

C om exceo dos drives "slim", usados em alguns notebooks ultra-compactos, os drives para notebooks so padronizados, permitindo que voc substitua um drive com problemas, ou instale um gravador de DVDs muito facilmente. Aqui temos o drive do Toshiba A70, junto com o drive do HP NX6110. Veja que o conector e espessura dos dois so idnticos, a nica coisa que muda a presilha de metal que prende o drive carcaa, presa a ele por dois parafusos. Basta trocar as presilhas e um drive pode ser usado no outro note sem problema algum. A nica observao que alguns notebooks antigos, com leitores de C D, no se do muito bem com gravadores de C D e DVD, pois estes consomem mais energia.

NDICE

PRXIMO: REMOVENDO OS PARAFUSOS DA PARTE DE TRASEIRA DO NOTEBOOK

Introduo Removendo os parafusos da parte de traseira do notebook Removendo a placa me


RELA CIONA DOS

Manuteno Hardware e Notebook

Veja tambm: Notebooks: Instalando uma placa wireless mini-pci Dica - 11 de abril de 2006 Montagem e manuteno de micros e configurao do setup Guia - 2 de maio de 2011 Hardware para iniciantes, parte 5 Tutorial - 15 de julho de 2010 Hardware para iniciantes, parte 4 Tutorial - 15 de julho de 2010 Hardware para iniciantes, parte 3 Tutorial - 15 de julho de 2010 Por Carlos E. Morimoto. Revisado 24/fev/2011 s 16h13 18 comentrios

Comentrios
Entrar e fazer comentrio

1 2

problemas com a tela do notebook


C riado 16/abr/2012 s 17h15 por Alaelson 7 ol, gostei muito desse tutoria, aproveitando o assunto e gostaria de pedir uma ajuda, estou com um notebook, e o problema dele a tela, ele no aparee a imagem ao ligar ele, na tela aparee varias litras coloridas (nem a setinha do mouse aparee) j desmontei ele todo, e minha duvida entre o cabo flat e o controlador principal. se for o controlador principal tem como substitui-lo? pois o mesmo se encontra fixo atras da LC D? desde j agradeo a todos.

www.hardware.com.br/tutoriais/manutencao-notebooks-parte1-desmontando-toshiba-a70/

4/6

05/12/12

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70

Meu notebook no liga mais!


C riado 29/mar/2012 s 06h39 por CleideJp Bom dia! Tenho um mininote PC Victor MP-XV631 Windows XP, e como ele s ficava reiniciando o tempo todo, me falaram que poderia ser por causa de sujeira acumulada, ento atravs do seu tutorial resolvi abri-lo para realizar a tal limpeza. Desmontei a parte superior, tirando teclado e monitor, tomando os cuidados para desconectar os cabos corretamente, levantei parcialmente o restante (placa me com HD e C D/DVD-room), e ao perceber que no havia sujeira, voltei a encaix-lo e mont-lo novamente. Aps realizar esse procedimento, nao consegui mais lig-lo, ele ascende a luz verde de estar ligado, mas no acessa o HD e nem d sinal do monitor. Por favor, poderia me ajudar? No sei mais o que fazer. :(

desmontar notebook positivo modelo premium ns;4a0032r2c


C riado 21/mar/2012 s 14h54 por ilson cruz soares boa tarde, caros colegas venho tentando desmontar um notebook positivo, ta faltando retirar algum parafuso que fica escondido entre as teclas creio eu,o trem e complicado s falta este para eu desmontar e trocar as dobradias. se posvel gostaria de colocar fotos dele aqui para facilitar aqueles que puderem ajudar,tendo melhor viso do problema. porem no sei se pode fazer isso aqui no forum, miunha primeira vez aqui. fico na espera desdeja obrigado...

flood
C riado 5/mar/2012 s 00h54 por CarlosCCBS este material enviado faz parte do livro Hardware - O Guia Definitivo, de C arlos E. Morimoto.

wireless
C riado 13/jan/2012 s 21h56 por vladmir mattos (annimo) comprei um not emachines intalei o hoteador ficou tudo serto, so que verifiquei que a placa wireless dele no funciona bem eu afasto o notbook 5metros ele perde totalmente o sinal o que fasso. alguem pode me responder: obrigado
Expandir rplicas

Placa Wireless

por Peter (annimo)

Bom tuto
C riado 19/jan/2012 s 13h19 por TigerRobocop Um timo e bem explicado tutorial para quem est comeando a trabalhar com notebooks. Parabns.

trocar unidae cd dvd


C riado 14/out/2011 s 21h47 por fernando (annimo) tenho notebook sti 1528 da semp toshiba i eu queria algunha ajuda de como desamontar a parte traseira e retirar todos os parafusos para que eu consigar retirar a unidade de cd dvd para mim trocar e colocar outra nova ...boa noite e ate mais

Notebook philco
C riado 7/out/2011 s 12h44 por marciosenaitst@r7.com (annimo) prezado, gostaria de saber como fao para trocar o drive de cd/dvd do notebook philco. e depois se precisa instalar atraves de algum programa. se possivel pode me passar um tutorial por email ou ate mesmo postar aqui grato pela compreenso...
Expandir rplicas

Notebook Philco

por ruttieri vitor (annimo)

Positivo sim + 1041


C riado 28/jul/2011 s 17h25 por Nociveboy ol, meu note esta com um problema, comeou com algumas manchas na tela, depois funcionava em algumas posies, e em outras simplesmente a tela fica toda preta, j me disseram que pode ser o flat, gostaria de saber se muito dificil desmonta-lo e eu mesmo trocar esta pea, tendo em vista que tenho experiencia em desktops e consigo a pea. e-mail rafael.cavalheri@hotmail.com

S file
C riado 28/jun/2011 s 21h17 por System Brito (annimo) Pow Brother valeu mesmo Show Ai o seu tutor 1 2

Destaques
Guia do Hardware agora Hardware.com.br Hardware II, o Guia Definitivo Siga-nos: RSS | Twitter | Facebook

Gostou do texto?
Veja nossos livros impressos:

www.hardware.com.br/tutoriais/manutencao-notebooks-parte1-desmontando-toshiba-a70/

5/6

05/12/12

Manuteno de notebooks, parte 1: desmontando um Toshiba A70


Smartphones | Linux | Hardware Redes | Servidores Linux ... ou encontre o que procura usando a busca:
Buscar

1999-2012 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.

Home

Frum GdH

RSS

Equipe

Topo

www.hardware.com.br/tutoriais/manutencao-notebooks-parte1-desmontando-toshiba-a70/

6/6

You might also like