You are on page 1of 152

Contabilidade Pblica: conceito, objeto e campo de aplicao. Atribuies econmicas do Estado: funes alocativa, distributiva e estabilizadora.

Sistemas Contbeis: oramentrio, financeiro, patrimonial e compensao. Regimes contbeis: regime de caixa, regime de competncia e regime misto. Noes gerais sobre Plano de Contas: caractersticas fundamentais e funo das contas. Noes gerais de Escriturao Contbil: lanamentos de abertura do exerccio financeiro, lanamentos rotineiros durante o exerccio financeiro e lanamentos de encerramento do exerccio financeiro. Demonstrativos: balancetes, balano oramentrio, balano financeiro, balano patrimonial, demonstrao das variaes patrimoniais, Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e Relatrio da Gesto Fiscal conceitos e apurao do resultado oramentrio, financeiro e patrimonial. Nova Viso da Contabilidade Pblica: Interpretao dos Princpios de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Pblico (Apndice II da Resoluo CFC n 750/1993, aprovado pela Resoluo CFC n 1.111/2007, alterada pela Resoluo CFC n 1.367/2011);

Noes gerais das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicada ao Setor Pblico (NBCT 16.1 a NBCT 16.11, aprovadas por Resolues do Conselho Federal de Contabilidade). Noes gerais de anlise das demonstraes pblicas: Balano Oramentrio, Balano Financeiro, Balano Patrimonial. Demonstrao das Variaes Patrimoniais.

CINCIA SOCIAL Cincia Contbil


Contabilidade Pblica/ Governamental

Contabilidade Empresarial

Contabilidade Tributria

Contabilidade de Custos

CONTABILIDADE PBLICA
Ramo da cincia contbil

Com intuito de:

ESTUDA

ORIENTA

CONTROLA

REGISTRA

ATOS

FATOS

da Administrao Pblica

A CONTABILIDADE PBLICA dever evidenciar os FATOS ADMINISTRATIVOS ligados administrao oramentria, financeira e patrimonial. L.4.320/64 Art. 89. A contabilidade evidenciar os fatos ligados administrao oramentria, financeira patrimonial e industrial. Como tambm os ATOS ADMINISTRATIVOS. Estes, constitudos por bens, valores, obrigaes e situaes que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio, sero registrados nas contas de compensao. L.4.320/64 Art. 105 5 Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio.

A CONTABILIDADE PBLICA necessariamente registra e controla os ATOS e FATOS ADMINISTRATIVOS (tambm conhecidos como ATOS e FATOS CONTBEIS), diferentemente da CONTABILIDADE EMPRESARIAL, que controla necessariamente apenas os FATOS ADMINISTRATIVOS. A CONTABILIDADE EMPRESARIAL poder efetuar controle dos ATOS que considerar relevantes.

CONTABILIDADE PBLICA ATOS ADM. DEVE


CONTROLAR

FATOS ADM.

CONTABILIDADE EMPRESARIAL PODE


CONTROLAR

ATOS ADM.

DEVE

CONTROLAR

FATOS ADM.

CONTABILIDADE PBLICA
Ramo da cincia contbil
Processo gerador de informaes
Normas contbeis direcionadas ao controle patrimonial de entidades do Setor Pblico

Princpios Fundamentais de Contabilidade - PFC

Aplica no:

O MCASP repete o mesmo conceito de CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PBLICO do CFC: A Contabilidade aplicada ao setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionadas ao controle patrimonial das entidades do setor pblico.

1 Prova: FCC - 2010 - TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeo Governamental O ramo da cincia contbil que aplica as teorias e tcnicas de registro dos atos e fatos administrativos com a apurao de resultados e a demonstrao de estados patrimoniais de entidades da administrao direta e indireta, sob os princpios e normas do direito financeiro e princpios fundamentais a que pertence, denominado de contabilidade
a) bancria. b) comercial. c) gerencial.

d) governamental.
e) industrial.

2- TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo A contabilidade pblica pode ser conceituada como:
a) Ramo da contabilidade que est voltado para registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimnio da Unio, dos Estados e do Municpios e suas respectivas autarquias e fundaes.

b) Ramo da contabilidade geral que estuda todas as empresas pblicas. c) Metodologia especial concebida para captar, registrar, reunir e interpretar os fenmenos que afetam as situaes patrimoniais de qualquer ente pblico.
d) Ramo da contabilidade geral que estuda o patrimnio de todos os rgos e entidades que integram a administrao pblica.

e) Nenhuma das afirmativas anteriores.

3- CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TCNICO DE INTELIGNCIA - REA DE CONTABILIDADE


Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade pblica, julgue o item a seguir. A contabilidade pblica o ramo da cincia contbil em que se aplicam, no processo gerador de informaes, as normas contbeis direcionadas ao planejamento governamental. Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
A CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PBLICO constitui ramo da Cincia Contbil e deve observar os PRINCPIOS DE CONTABILIDADE, que representam a essncia das doutrinas e teorias relativas a essa Cincia, conforme o entendimento predominante nos universos cientfico e profissional do pas. Os princpios tem como objetivo tornar as informaes contbeis divulgadas uniformes, confiveis e teis para o pblico nelas interessado.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
Os Princpios Fundamentais de Contabilidade foram fixados pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, por meio da Resoluo n 750/93 que so de observncia obrigatria no exerccio da profisso contbil, constituindo condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. A Resoluo CFC n 1.282/2010 fez algumas alteraes na resoluo 750/93 passando a chamar os Princpios Fundamentais de Contabilidade de Princpios de Contabilidade. A Resoluo CFC n 1.111/2007 (Apndice II da Resoluo CFC n 750/93) informa a adequada interpretao a ser alcanada para os PRINCPIOS DE CONTABILIDADE sob a perspectiva do setor pblico.

INTERPRETAO DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE SOB A PERSPECTIVA DO SETOR PBLICO APNDICE II DA RESOLUO CFC N. 750/93 SOBRE OS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE INTRODUO AO APNDICE O ponto de partida para qualquer rea do conhecimento humano deve ser sempre os princpios que a sustentam. Esses princpios espelham a ideologia de determinado sistema, seus postulados bsicos e seus fins. Vale dizer, os princpios so eleitos como fundamentos e qualificaes essenciais da ordem que institui. Os princpios possuem o condo de declarar e consolidar os altos valores da vida humana e, por isso, so considerados pedras angulares e vigas-mestras do sistema.

Adicionalmente, as novas demandas sociais esto a exigir um novo padro de informaes geradas pela Contabilidade Pblica, e que seus demonstrativos item essencial das prestaes de contas dos gestores pblicos devem ser elaborados de modo a facilitar, por parte dos seus usurios e por toda a sociedade, a adequada interpretao dos fenmenos patrimoniais do setor pblico, o acompanhamento do processo oramentrio, a anlise dos resultados econmicos e o fluxo financeiro.

So Princpios de Contabilidade:

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
REVOGADO

R U D N C I A

E G I S T R O pelo VALOR ORIGINAL

N T I D A D E

O N T I N U I D A D E

P O R T U N I D A D E

O M P E T N C I A

T U A L I Z A O MONET.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
So Princpios de Contabilidade:

1) PRUDNCIA; 2) REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; 3) ENTIDADE; 4) CONTINUIDADE; 5) OPORTUNIDADE;

6) COMPETNCIA e 7) ATUALIZAO MONETRIA. (REVOGADO)

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA PRUDNCIA
O enunciado do Princpio da Prudncia: Art. 10- O Princpio da PRUDNCIA determina a adoo do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o patrimnio lquido. O Princpio da Prudncia pressupe o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam superestimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA PRUDNCIA
Perspectivas do Setor Pblico: As estimativas de valores que afetam o patrimnio devem refletir a aplicao de procedimentos de mensurao que prefiram montantes, menores para ativos, entre alternativas igualmente vlidas, e valores maiores para passivos. A prudncia deve ser observada quando, existindo um ativo ou um passivo j escriturado por determinados valores, segundo os Princpios do Valor Original e da Atualizao Monetria, surgirem possibilidades de novas mensuraes.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA PRUDNCIA

Perspectivas do Setor Pblico:

A aplicao do Princpio da Prudncia no deve levar a excessos ou a situaes classificveis como manipulao do resultado, ocultao de passivos, super ou subavaliao de ativos.
Pelo contrrio, em consonncia com os Princpios Constitucionais da Administrao Pblica, deve constituir garantia de inexistncia de valores fictcios, de interesses de grupos ou pessoas, especialmente gestores, ordenadores e controladores.

Quando existirem duas alternativas vlidas, devo escolher:

MENOR MAIOR

PARA O

ATIVO

PARA O

PASSIVO

4- (FGV Fiscal de Rendas MS 2006) De acordo com a Resoluo CFC 750/93, assinale a alternativa correta. (A) O princpio da continuidade estabelece que a empresa no poder ser liquidada. (B) O princpio da prudncia estabelece que, havendo dvida entre dois valores igualmente vlidos, dever ser considerado o maior valor para o Ativo. (C) O princpio da prudncia estabelece que, havendo dvida entre dois valores igualmente vlidos, dever ser considerado o maior valor para o Passivo. (D) O princpio da oportunidade estabelece que o contador dever escolher a prtica contbil que melhor atenda aos interesses da empresa.

(E) O princpio da objetividade estabelece que o contador s poder reconhecer os atos e fatos que afetam o patrimnio da empresa se esses forem comprovados mediante nota fiscal ou contrato lavrado em cartrio.

5- CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Campo Verde - MT Contador

O Princpio Contbil que determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido, o Princpio da:
a) Prudncia. b) Competncia.

c) Atualizao monetria.
d) Oportunidade. e) Entidade.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional.

As seguintes bases de mensurao devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas: I Custo histrico. II Variao do custo histrico. a) Custo corrente. b) Valor realizvel. c) Valor presente. d) Valor justo. e) Atualizao monetria.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O enunciado do Princpio da Prudncia: Art. 7 Os componentes do patrimnio devem ser registrados pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do Pas, que sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da Entidade.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O enunciado do Princpio da Prudncia: Art. 7 Pargrafo nico. Do Princpio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta: I - a avaliao dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposio destes; II - uma vez integrados no patrimnio, o bem, o direito ou a obrigao no podero ter alterados seus valores intrnsecos, admitindo-se, to-somente, sua decomposio em elementos e/ou sua agregao, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais; III - o valor original ser mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimnio, inclusive quando da sada deste;

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
O enunciado do Princpio da Prudncia: Art. 7 Pargrafo nico. Do Princpio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta:

IV - os Princpios da ATUALIZAO MONETRIA e do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL so compatveis entre si e complementares, dado que o primeiro apenas atualiza e mantm atualizado o valor de entrada;
V - o uso da moeda do Pas na traduo do valor dos componentes patrimoniais constitui imperativo de homogeneizao quantitativa dos mesmos.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

Perspectivas do Setor Pblico:

Nos registros dos atos e fatos contbeis ser considerado o valor original dos componentes patrimoniais.
Valor Original, que ao longo do tempo no se confunde com o custo histrico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensurao com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada a exemplo de custo histrico, custo histrico corrigido e custo corrente; ou valores de sada a exemplo de valor de liquidao, valor de realizao, valor presente do fluxo de benefcio do ativo e valor justo.

6- CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judicirio Contabilidade

Com relao ao disposto nos princpios fundamentais de contabilidade sob a perspectiva do setor pblico, julgue os itens que se seguem.
O custo histrico dos componentes patrimoniais deve ser considerado nos registros dos atos e fatos contbeis.
Nos registros dos atos e fatos contbeis ser considerado o valor original dos componentes patrimoniais. Valor Original, que ao longo do tempo no se confunde com o custo histrico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensurao com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada a exemplo de custo histrico, custo histrico corrigido e custo corrente; ou valores de sada a exemplo de valor de liquidao, valor de realizao, valor presente do fluxo de benefcio do ativo e valor RESOLUO CFC N. 1.111/07

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA ENTIDADE
O enunciado do Princpio da Entidade: Art. 4- O Princpio da ENTIDADE reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqncia, nesta acepo, o Patrimnio no se confunde com aqueles dos seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA ENTIDADE
O enunciado do Princpio da Entidade: ART. 4 - Pargrafo nico: O PATRIMNIO pertence ENTIDADE, mas a recproca no verdadeira. ...pois de acordo com o Cdigo Civil, o titular do patrimnio necessariamente uma pessoa fsica ou jurdica. A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econmicocontbil. ... pois , na consolidao das demonstraes , por exemplo, no temos uma nova entidade, mas uma unidade de natureza econmico-contbil.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA ENTIDADE
Perspectivas do Setor Pblico: O Princpio da Entidade se afirma, para o ente pblico, pela autonomia e responsabilizao do patrimnio a ele pertencente. A autonomia patrimonial tem origem na destinao social do patrimnio e a responsabilizao pela obrigatoriedade da prestao de contas pelos agentes pblicos.

O patrimnio de uma entidade no se confunde com o dos seus scios. O patrimnio pertence entidade, mas a recproca no verdadeira. A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova entidade, mas em uma unidade de natureza econmico contbil.

7-(ESAF - AFRFB 2009 adaptada) O Conselho Federal de Contabilidade, considerando que a evoluo ocorrida na rea da Cincia Contbil reclamava a atualizao substantiva e adjetiva de seus princpios, editou, em 29 de dezembro de 1993, a Resoluo 750, dispondo sobre eles. Sobre o assunto, abaixo esto escritas cinco frases. Assinale a opo que indica uma afirmativa falsa. a) A observncia dos Princpios de Contabilidade obrigatria no exerccio da profisso e constitui condio de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). b) Os Princpios de Contabilidade, por representarem a essncia das doutrinas e teorias relativas Cincia da Contabilidade, a ela dizem respeito no seu sentido mais amplo de cincia social, cujo objeto o patrimnio das Entidades. c) O Princpio da entidade reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a desnecessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes. d) O patrimnio pertence entidade, mas a recproca no verdadeira. A soma ou agregao contbil de patrimnios autnomos no resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econmico-contbil. e) So Princpios de Contabilidade: o da entidade; o da continuidade; o da oportunidade; o do registro pelo valor original; o da competncia e o da prudncia.

8- CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judicirio Contabilidade Com relao ao disposto nos princpios fundamentais de contabilidade sob a perspectiva do setor pblico, julgue os itens que se seguem. A autonomia patrimonial tem origem na destinao social do patrimnio e na responsabilizao pela obrigatoriedade da prestao de contas pelos agentes pblicos

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA CONTINUIDADE
O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apresentao dos componentes do patrimnio levam em conta esta circunstncia. Presume-se que a vida da entidade contnua e que ela dever desempenhar suas atividades por um perodo indeterminado. Pode ocorrer, porm vrias situaes em que ela no continuar a desenvolver suas atividades (previso contratual, falncia, liquidao). Tanto o ativo, quanto o passivo sofrem efeitos em funo da descontinuidade

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA CONTINUIDADE
O enunciado do Princpio da Continuidade: Art. 5- A CONTINUIDADE, ou no, da ENTIDADE, bem como a sua vida definida ou provvel, devem ser consideradas quando da classificao e da avaliao das mutaes patrimoniais, quantitativas e qualitativas. 1 A CONTINUIDADE influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor de vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsvel. 2 A observncia do Princpio da CONTINUIDADE indispensvel correta aplicao do Princpio da COMPETNCIA, por efeito de se relacionar diretamente quantificao dos componentes patrimoniais e formao do resultado, e de se constituir dado importante para aferir a capacidade futura de gerao de resultado.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA CONTINUIDADE
Perspectivas do Setor Pblico:

No mbito da entidade pblica, a continuidade est vinculada ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio, ou seja, a continuidade da entidade se d enquanto perdurar sua finalidade.

Presume-se que a vida de uma entidade contnua e indeterminada.

O ativo e o passivo sofrem efeitos em funo da descontinuidade

9- (FGV Auditor Fiscal Angra dos Reis RJ 2010) A afirmao de que as demonstraes contbeis so normalmente preparadas partindo da ideia de que a entidade se manter em operao no futuro previsvel est vinculado com qual conceito da contabilidade? (A) Postulado da Entidade. (B) Conveno da Consistncia. (C) Pressuposto da Continuidade.

(D) Caracterstica Qualitativa da Essncia sobre a Forma.


(E) Caracterstica Qualitativa da Comparabilidade.

10- FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Tcnico em Contabilidade Sob a perspectiva do setor pblico, o Princpio da Continuidade est vinculado: a) necessidade de continuidade da prestao de servios sociedade. b) execuo do PPA e dos programas de governo. c) ao cumprimento da destinao social do seu patrimnio, enquanto perdurar sua finalidade. d) aos princpios de Administrao Pblica e continuidade das aes de Estado. e) eficincia e eficcia das aes governamentais.

11-(FGV Auditor da Receita Estadual Amap 2010)

O princpio contbil que influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsvel :
(A) o princpio da prudncia. (B) o princpio da continuidade. (C) o princpio da oportunidade. (D) o princpio da atualizao monetria. (E) o princpio da competncia.

12- FUNCAB - 2011 - Prefeitura de Vrzea Grande - MT - Auditor de Controle Interno A respeito da aplicao do Princpio Contbil da Continuidade correto afirmar que: a) a continuidade ou no da entidade, assim como a sua vida definida ou provvel, devem ser consideradas quando da avaliao das mutaes patrimoniais quantitativamente, entretanto no influenciam na classificao e nos demais aspectos qualitativos. b) a continuidade ou no da entidade, assim como a sua vida definida ou provvel, influenciam o valor econmico dos ativos, entretanto no influenciam os valores dos passivos. c) a observncia do Princpio da Continuidade indispensvel correta aplicao do Princpio da Competncia, pois se relaciona diretamente formao do resultado, entretanto no afeta a quantificao dos componentes patrimoniais. d) a observncia do Princpio da Continuidade indispensvel por ser importante para aferir a capacidade futura de gerao de resultado e a formao do resultado, entretanto no influencia os demais aspectos das contas patrimoniais. e) o Princpio da Continuidade sob a perspectiva do setor pblico est vinculado ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio.

13- NCE-UFRJ - 2010 - UFRJ Contador

De acordo com o Manual de contabilidade aplicada ao setor pblico: procedimentos contbeis patrimoniais, os conceitos (I) o Princpio da ______ se afirma, para o ente pblico, pela autonomia e responsabilizao do patrimnio a ele pertencente e (II) o Princpio da ______ est vinculado ao estrito cumprimento da destinao social do patrimnio da entidade referem-se, respectivamente a:
a) entidade e continuidade;

b) continuidade e entidade;
c) oportunidade e continuidade; d) entidade e oportunidade; e) materialidade e oportunidade.

14- ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Cincias Contbeis

A respeito dos princpios fundamentais de contabilidade e a sua aplicao no setor pblico, correto afirmar: a) a aplicao do princpio contbil do registro pelo valor original no se verifica possvel em razo de no existir determinao legal para a contabilizao da depreciao. b) o princpio contbil da oportunidade tem aplicao restrita no setor pblico em razo de ser uma das finalidades do Estado a de prestar servios sociedade de forma geral e impessoal. c) a aplicao de qualquer princpio fundamental da contabilidade se torna invivel no setor pblico em razo da existncia de determinaes legais a respeito da contabilidade que inviabilizam tal aplicao. d) o princpio contbil da entidade no se aplica ao setor pblico em razo da dificuldade de se determinar a personalidade jurdica de muitas entidades contbeis. e) o princpio contbil da continuidade no setor pblico se vincula ao cumprimento da destinao social do seu patrimnio, ou seja, a continuidade da entidade se d enquanto perdurar a sua finalidade.

15- CESPE - 2009 - FHS-SE - Analista Administrativo Contabilidade A respeito da contabilidade pblica e da administrao oramentria e financeira, julgue os itens a seguir. O princpio da continuidade, sob a tica do setor pblico, est associado ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio. Em outros termos, a continuidade do ente ou entidade resulta da prpria existncia e persistncia de uma finalidade.

16- CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Contabilidade Especficos Com referncia aos princpios fundamentais de contabilidade sob a perspectiva do setor pblico, julgue os itens a seguir. No mbito da entidade pblica, a continuidade da entidade se d enquanto perdurar sua finalidade, vinculada ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio.

17- CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA - REA DE CINCIAS CONTBEIS No que se refere aos princpios fundamentais de contabilidade e de acordo com as Resolues n.os 750 e 774 do Conselho Federal de Contabilidade, julgue os itens a seguir. A observncia do princpio da continuidade indispensvel correta aplicao do princpio da competncia, por se relacionar diretamente quantificao dos componentes patrimoniais e formao do resultado, e por constituir dado importante para aferir a capacidade futura de gerao de resultado.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA OPORTUNIDADE
O Princpio da Oportunidade refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas.

A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao.
Este princpio exige o registro de todas as variaes sofridas pelo patrimnio no momento em que elas acontecem. A integridade diz respeito necessidade de as variaes serem reconhecidas na sua totalidade. A tempestividade determina que as variaes sejam registradas no momento em que ocorreram.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA OPORTUNIDADE

O enunciado do Princpio da Oportunidade: Art. 6 O Princpio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes, determinando que este seja feito de imediato e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA OPORTUNIDADE
O enunciado do Princpio da Oportunidade: Art. 6 Pargrafo nico. Como resultado da observncia do Princpio da OPORTUNIDADE: I - desde que tecnicamente estimvel, o registro das variaes patrimoniais deve ser feito mesmo na hiptese de somente existir razovel certeza de sua ocorrncia; II - o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos fsicos e monetrios; III - o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variaes ocorridas no patrimnio da ENTIDADE, em um perodo de tempo determinado, base necessria para gerar informaes teis ao processo decisrio da gesto.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA OPORTUNIDADE
Perspectivas do Setor Pblico: O Princpio da Oportunidade base indispensvel integridade e fidedignidade dos registros contbeis dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimnio da entidade pblica, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Pblico. A integridade e a fidedignidade dizem respeito necessidade de as variaes serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrncia, visando ao completo atendimento da essncia sobre a forma.

Apresentar informaes ntegras e tempestivas Integridade - as variaes devem ser reconhecidas na sua totalidade Tempestividade - as variaes devem ser registradas no momento em que acontecem.

18- (FCC Auditor Fiscal Tributrio ISS-SP-2007)

A tempestividade e a integridade do registro do patrimnio e suas variaes, independentemente das causas que as originaram, constitui o fulcro do princpio contbil da
a) Oportunidade b) Competncia c) Entidade d) Prudncia e) continuidade

19- FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judicirio Contabilidade O Princpio de Contabilidade que refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas, em que a falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a tempestividade e a confiabilidade da informao, o que base indispensvel integridade e fidedignidade dos registros contbeis dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar o patrimnio da entidade pblica, onde integridade e a fidedignidade dizem respeito necessidade de as variaes serem reconhecidas na sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais para sua ocorrncia, visando ao completo atendimento da essncia sobre a forma, e neste caso a contabilidade no pode se restringir ao registro dos fatos decorrentes da execuo oramentria, devendo registrar tempestivamente todos os fatos que promovam alterao no patrimnio. Com base na Resoluo CFC no 1.111/07, na Resoluo CFC no 1.282/10 e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico da STN do Ministrio da Fazenda, 3a edio vlida para 2011, o texto acima refere-se ao Princpio de Contabilidade da a) Entidade. b) Oportunidade. c) Continuidade. d) Atualizao Monetria. e) Competncia.

20- FUNCAB - 2012 - MPE-RO - Analista Contabilidade Indique a alternativa que apresenta o adequado exerccio profissional, de acordo com os princpios contbeis e observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Pblico, prezando pela integridade e fidedignidade das informaes contbeis a) As variaes patrimoniais decorrentes da execuo do oramento devem ser registradas por ocasio da execuo do oramento, enquanto as variaes independentes do oramento devem manter relao com os fatos modificativos do patrimnio. b) Os registros das variaes patrimoniais do setor pblico so reconhecidos em sua totalidade, de forma semelhante aos das empresas, ou seja, subsidiados, necessariamente, pela respectiva documentao formal, inclusive os fatos resultantes de determinaes legais. c) necessrio que as variaes patrimoniais sejam reconhecida em sua totalidade, independentemente do cumprimento das formalidades legais, no podendo restringirse ao registro dos fatos decorrentes da execuo oramentria e devendo registrar , tempestivamente, todos os fatos que promovam alterao no patrimnio. d) As formalidades legais no geram lanamentos na contabilidade governamental, a qual deve ater-se aos registros do patrimnio e de suas variaes. e) As variaes patrimoniais decorrentes da execuo oramentria devem ser reconhecidas em sua totalidade de tal maneira que se cumpram as formal idades legais, e as variaes patrimoniais extraoramentrias devem ser fidedignas ao movimento financeiro correspondente.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA COMPETNCIA
O Princpio da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Assim, as despesas sero consideradas no exerccio a que pertencerem, tenham ou no sido pagas; e as receitas sero consideradas no exerccio em que forem realizadas, tenham ou no sido recebidas.
Em outras palavras, para o princpio da competncia, o que determina a incluso da despesa e da receita na apurao do resultado do exerccio a ocorrncia do respectivo fato gerador.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA COMPETNCIA
O fato gerador da receita, em geral, a venda de bens ou a prestao de servios. A receita cujo fato gerador j ocorreu denominada receita realizada (gerada). O fato gerador da despesa o acontecimento que d origem respectiva despesa. Em geral, o fato gerador da despesa o consumo de bens e a utilizao de servios. A despesa cujo fato gerador j tenha ocorrido denominada despesa incorrida (gerada).

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA COMPETNCIA
O enunciado do Princpio da Competncia: Art. 9 As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. 1 O Princpio da COMPETNCIA determina quando as alteraes no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuio no patrimnio lquido, estabelecendo diretrizes para classificao das mutaes patrimoniais, resultantes da observncia do Princpio da OPORTUNIDADE. 2 O reconhecimento simultneo das receitas e das despesas, quando correlatas, conseqncia natural do respeito ao perodo em que ocorrer sua gerao.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA COMPETNCIA
O enunciado do Princpio da Competncia: 3 As receitas consideram-se realizadas: I - nas transaes com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetiv-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes entidade, quer pela fruio de servios por esta prestados; II - quando da extino, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior; III - pela gerao natural de novos ativos independentemente da interveno de terceiros; IV - no recebimento efetivo de doaes e subvenes.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA COMPETNCIA
O enunciado do Princpio da Competncia: 4 Consideram-se incorridas as despesas: I - quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferncia de sua propriedade para terceiro; II - pela diminuio ou extino do valor econmico de um ativo; III - pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA COMPETNCIA
Perspectivas do Setor Pblico: O Princpio da Competncia aquele que reconhece as transaes e os eventos na ocorrncia dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Pblico. Os atos e os fatos que afetam o patrimnio pblico devem ser contabilizados por competncia, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas Demonstraes Contbeis do exerccio financeiro com o qual se relacionam, complementarmente ao registro oramentrio das receitas e das despesas pblicas.

21-NCE-UFRJ - 2010 - UFRJ - Tcnico de Contabilidade A Resoluo CFC n. 1.111/2007 aprovou o Apndice II da Resoluo CFC n. 750/1993. O Apndice II trata da interpretao dos Princpios Fundamentais de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Pblico. Sobre esses princpios, correto afirmar que: a) a soma ou a agregao contbil de patrimnios autnomos resulta em nova entidade, ou seja, uma unidade de natureza econmico-contbil; b) a continuidade est vinculada principalmente ao cumprimento da destinao econmica e social do seu patrimnio, ou seja, a continuidade da entidade se d enquanto perdurar sua finalidade; c) nos registros dos atos e fatos contbeis ser considerado o valor original dos componentes patrimoniais, o qual se refere ao custo histrico; d) os atos e os fatos que afetam o patrimnio pblico devem ser contabilizados por competncia, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas demonstraes contbeis do exerccio financeiro com o qual se relacionam; e) o princpio da prudncia deve ser considerado exclusivamente na definio dos valores relativos s variaes patrimoniais, em que devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau varivel.

22-CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo Julgue os seguintes itens, que versam sobre a contabilidade aplicada ao setor pblico. A contabilidade aplicada ao setor pblico, assim como qualquer outro ramo da cincia contbil, obedece aos princpios fundamentais de contabilidade. Dessa forma, aplica-se, em sua integralidade, o princpio da competncia, tanto para o reconhecimento da receita quanto para a despesa.

23- (ESAF AFRE MG 2005 - adaptada)

Assinale a opo que contm afirmativa correta sobre Princpios de Contabilidade. a) Quando se apresentaremopes igualmente aceitveis,o princpio da competncia impe a escolha da hiptese de que resulte menor patrimnio lquido.
b) Diante de alternativas igualmente vlidas, o princpio da competncia impe a adoo do menor valor para o ativo e do maior valor para o passivo. c) As receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que ocorrerem, segundo afirma o princpio da prudncia. d) O princpio da entidade reconhece o patrimnio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial diferenciando o patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes.

24- (ESAF Fiscal de Rendas ISS - RJ 2010) Assinale abaixo a nica opo que contm uma afirmativa verdadeira. a) Pelo princpio da continuidade, a entidade dever existir durante o prazo estipulado no contrato social e ter seu Patrimnio contabilizado a Custo Histrico. b) Para obedecer ao princpio contbil da prudncia, quando houver duas ou mais hipteses de realizao possvel de um item, deve ser utilizada aquela que representar um maior ativo ou um menor passivo. c) Segundo o princpio da competncia, as receitas e as despesas devem ser includas na apurao do resultado do perodo em que, efetivamente, ocorrerem os recebimentos ou pagamentos respectivos. d) O princpio da oportunidade determina que os registros contbeis sejam feitos com tempestividade, no momento em que o fato ocorra, e com integralidade, pelo seu valor completo. e) Existe um princpio contbil chamado Princpio da Atualizao Monetria que reconhece que a atualizao monetria busca atualizar o valor de mercado e no o valor original; por isso, no se trata de uma correo, mas apenas de uma atualizao dos valores.

PRINCPIOS DE CONTABILIDADE
PRINCPIO DA ATUALIZAO MONETRIA - Revogado
Os efeitos da alterao do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contbeis mediante o ajustamento da expresso formal dos valores dos componentes patrimoniais.
Este Princpio foi revogado pela Resoluo CFC n 1.282/2010. Apesar de no possuir mais a envergadura de um Princpio de Contabilidade , a Atualizao Monetria continua sendo uma tcnica prevista no novo texto da Resoluo CFC n 750/93, todavia, agora, inserida no contexto do Princpio do Registro pelo Valor Original

Fornecer

aos

Usurios

Informaes sobre:
Resultados Alcanados; Aspectos de natureza:

Do Patrimnio da Entidade e suas mutaes Em Apoio Processo de tomada de deciso Adequada prestao de contas Necessrio suporte p/ a instrumentalizao do controle social

O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social.

25- CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TCNICO DE INTELIGNCIA - REA DE CONTABILIDADE Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade pblica, julgue o item a seguir. objetivo da contabilidade pblica fornecer aos usurios informaes a respeito dos resultados alcanados e dos aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso.

26- CESPE - 2010 - DPU Contador De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, assinale a opo correta acerca do conceito, objeto, objetivo e campo de aplicao da contabilidade pblica. a) Independentemente do escopo, todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade do setor pblico. b) A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que adota no processo gerador de informaes, as normas fiscais direcionadas ao controle da receita e da despesa das entidades do setor pblico. c) As pessoas fsicas no se equiparam, para efeito contbil, a entidades do setor pblico, ainda que recebam subveno, benefcio, ou incentivo (fiscal ou creditcio) de rgo pblico. d) O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o planejamento feito pela administrao pblica para atender, durante determinado perodo, aos planos e programas de trabalho por ela desenvolvidos. e) Um dos objetivos da contabilidade aplicada ao setor pblico o de fornecer o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social.

27- FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judicirio Contabilidade Segundo a norma brasileira de contabilidade no 16.1 e conforme Resoluo CFC no 1.128/08, alterada pela Res. CFC no 1.268/09, a citao "o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade (Res. CFC no 1.282/10) e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico", a fim de "fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social", cujo objeto "o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados por aquelas entidades, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios ou explorao econmica por entidades do setor e suas obrigaes", caracteriza a nova Contabilidade a) Avanada. b) Gerencial. c) Governamental. d) Integral. e) Societria.

Art. 83 A Contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.

28- FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior de Anlise Contbil A contabilidade aplicada s entidades governamentais segue regras e normas especficas deste ramo das Cincias Contbeis para a gerao de informaes para seus usurios. Sobre esse assunto, correto afirmar que a) a escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas simples, podendo, opcionalmente, ser complementada pelo uso das partidas dobradas. b) as disposies contidas na Lei no 4.320/64 sobre a forma de funcionamento da contabilidade aplicam-se a rgos da administrao direta, autarquias, empresas pblicas e empresas de economia mista. c) os regimes contbeis da receita e despesa, segundo a Lei no 4.320/64, so, respectivamente, competncia e caixa, uma vez que se consideram como pertencentes ao exerccio financeiro as receitas nele lanadas e as despesas nele legalmente pagas. d) a contabilidade evidenciar perante a Fazenda Pblica a situao de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. e) os direitos e obrigaes oriundos de ajustes ou contratos em que a administrao pblica for parte sero controlados extracontabilmente.

Art. 84 Ressalvada a competncia do Tribunal de Contas ou rgo equivalente, a tomada de contas dos agentes responsveis por bens ou dinheiros pblicos ser realizada ou superintendida pelos servios de Contabilidade.

Art. 85 Os Servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem: Acompanhamento da Execuo Oramentria; Conhecimento da composio Patrimonial; Determinao dos custos dos servios industriais; Levantamento dos balanos Gerais; Anlise e interpretao dos resultados econmicos e Financeiros.

29- (ESAF AFC/CGU - 2006) Segundo o que dispe o art. 85 da Lei 4.320/64, os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem, exceto, a) O conhecimento da composio do patrimnio. b) Acompanhar a execuo oramentria. c) Anlise e interpretao dos resultados econmicos. d) Determinar os custos dos servios industriais.

e) Evidenciar a arrecadao tributria lquida.

30- FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo - Controle Externo Oramento e Finanas O ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades da administrao direta, ou indireta, a fim de fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social, cujo objeto o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados por aquelas entidades, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor e suas obrigaes, caracteriza, hodiernamente, a contabilidade a) societria. b) de custos. c) avanada. d) rural. e) pblica.

De acordo com a NBC T 16.1 (Res. CFC 1.128/08):

O Objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o Patrimnio Pblico

PATRIMNIO PBLICO = BENS + DIREITOS + OBRIGAES da Adm. Pb. De acordo com a NBC T 16.2 (Res. CFC 1.129/08):

Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes

31 - Prova: FUNIVERSA - 2009 - ADASA - Regulador de Servios Pblicos


A Contabilidade Pblica, aplicando normas de escriturao contbil, registra a previso das receitas, a fixao das despesas e as alteraes introduzidas no oramento. Qual o objeto da Contabilidade Pblica? a) O patrimnio. b) As receitas. c) As despesas. d) Os juros.

e) Os investimentos.

ESTRUTURA DO PATRIMNIO PBLICO:

Bens + Direitos

Obrigaes

Ativo - Passivo

ESTRUTURA DO PATRIMNIO PBLICO: De acordo com a NBC T 16.2 (Res. CFC 1.129/08):

O patrimnio pblico estruturado em trs grupos:


(a) Ativos so recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefcios econmicos futuros ou potencial de servios; (b) Passivos so obrigaes presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade sadas de recursos capazes de gerar benefcios econmicos ou potencial de servios; (c) Patrimnio Lquido o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos seus passivos.

32- CESPE - 2010 - ABIN - AGENTE TCNICO DE INTELIGNCIA - REA DE CONTABILIDADE

Julgue o item que se segue, relativo aos componentes do patrimnio no setor pblico.
O patrimnio pblico estruturado em trs grupos: ativos, passivos e patrimnio lquido.

Segundo parte da doutrina (Minoritria) a Contabilidade Pblica possui MLTIPLOS objetos de estudo

1. 2. 3.

PATRIMNIO PBLICO ORAMENTO PBLICO (LOA) ATOS ADMINISTRATIVOS

De acordo com a NBC T 16.5 (Res. 1.132/08): O Patrimnio das entidades do setor pblico, o oramento, a execuo oramentria e financeira e os atos administrativos que provoquem efeitos de carter econmico e financeiro no patrimnio da entidade devem ser mensurados ou avaliados monetariamente e registrados pela contabilidade.

33- CESPE Analista de Controle Externo/TCU/1998 O campo de atuao da Contabilidade Pblica: no visa, diferentemente da contabilidade empresarial, ao controle do patrimnio pblico, mas sim ao controle dos recursos oramentrios disponveis.

A Contabilidade Pblica visa, entre outros, ao controle do patrimnio.

PATRIMNIO = BENS + DIREITOS + OBRIGAES

Os Bens Pblicos classificam-se em: 1. Bens de uso comum do povo ou de Domnio Pblico 2. Bens de uso especial ou do patrimnio administrado 3. Bens dominicais ou do patrimnio disponvel

NOTA: Segundo o Cdigo Civil Art. 99 So bens pblicos: I. Os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praas; II. Os de uso especial, tais como edifcios e terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias; III. Os dominicais, que constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

34- FGV - 2010 - DETRAN-RN - Assessor Tcnico Contabilidade


Segundo Kohama (2008), o Patrimnio Pblico por analogia compreende o conjunto de bens, direitos e obrigaes avaliveis em moeda corrente, das entidades que compem a Administrao Pblica. Os bens que constituem o patrimnio pblico, como objeto de direito pessoal ou real, so denominados: a) Bens de uso comum do povo. b) Bens de uso especial. c) Bens flutuantes.

d) Bens dominicais.
e) Bens mistos.

1. BENS DE USO COMUM DO POVO


So os bens de uso indiscriminado, uso generalizado pela populao. So inalienveis (IMPENHORVEIS E IMPRESCRITVEIS). Podem ser classificados em: NATURAIS e ARTIFICIAIS. Exemplos: Ruas, praas, Avenidas, Praias, rios, mares, etc.

2. BENS DE USO ESPECIAL


So os destinados execuo dos servios pblicos. (Sociedade tem acesso restrito).

So inalienveis quando empregados nos servios pblicos, nos demais casos, so alienveis, na forma em que a lei estabelecer.
Exemplos: Edifcios, terrenos, mveis e materiais indispensveis ao servio pblico

3. BENS DOMINICAIS
So os que integram o domnio pblico com caractersticas diferentes, pois podem ser utilizados em qualquer fim, ou mesmo, alienados se a administrao pblica julgar conveniente. (Sociedade tem acesso restrito) So bens que esto em poder do Estado e no esto destinados a um fim pblico. (imveis desocupados).

Exemplos: so terras sem destinao pblica especfica, terras devolutas, prdios desativados, bens mveis inservveis etc.

IMPORTANTE!!!
Entendimento Doutrinrio Na rea pblica, devem ser contabilizados os bens que atendam s caractersticas de USO RESTRITO, ESPECFICO e NO GENERALIZADO (BENS DE USO ESPECIAL E BENS DE USO DOMINICAIS) Logo, os bens de USO COMUM, que so de uso geral e indiscriminado da populao NO SO CONTABILIZADOS.

ATENO

Bens de USO ESPECIAL e DOMINICAIS SO CONTABILIZADOS (doutrina)

35- ESAF/AFC STN 2000


No integram o patrimnio das entidades pblicas: a) os bens de uso comum, generalizado e indiscriminado, tais como praas, estradas, ruas etc.

b) os bens recebidos por doao.


c) os bens intangveis. d) os bens oriundos de produo prpria. e) os bens em construo.

36- CEPERJ CONTADOR CMARA MUNICIPAL DE VASSOURAS/RJ - 2006 Os bens que a administrao pblica pode alienar so os classificados como: A) bens de uso comum

B) bens dominicais C) bens de uso especial


D) bens de uso direto

37 - Prova: CESGRANRIO - 2008 - CAPES - Contador Considere as seguintes caractersticas dos bens pblicos: NO SO CONTABILIZADOS COMO ATIVO, EMBORA AS OBRIGAES DECORRENTES SEJAM INCLUDAS NO PASSIVO. NO SO INVENTARIADOS OU AVALIADOS. NO PODEM SER ALIENADOS. SO IMPENHORVEIS E IMPRECRITVEIS. O USO PODE SER ONEROSO OU GRATUITO. ESTO EXCLUDOS DO PATRIMNIO DA INSTITUIO.
Os bens pblicos que possuem estas caractersticas so denominados bens de a) domnio. b) natureza cientfica. c) uso especial. d) uso comum do povo. e) uso patrimonial.

38- CESGRANRIO/CONTADOR/DETRAN AC 2009 Uma das caractersticas dos bens de uso comum que eles A) esto includos no patrimnio da instituio.

B) so inventariados e avaliados. C) so contabilizados.


D) so impenhorveis e imprescritveis. E) podem ser alienados na forma que a lei estabelecer.

39- Cespe PMRB Cargo 12 Com relao ao patrimnio dos entes pblicos, sua composio e avaliao, julgue os prximos itens. Os bens pblicos de uso comum, indiscriminados, integram o patrimnio do rgo ou entidade a que esto afetas sua manuteno e conservao.

Segundo a doutrina, os bens de uso comum no so contabilizados..

IMPORTANTE!!!
NBC T 16.10 (Res. CFC 1.137/08) Os bens de USO COMUM que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ATIVO NO CIRCULANTE da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional.

OBS.:

Contabiliza-se os bens de USO COMUM que o Governo teve gastos para obter. (BENS DE USO COMUM ARTIFICIAIS)
ATENO

Bens de USO COMUM (artificiais), USO ESPECIAL e DOMINICAIS SO CONTABILIZADOS (NBCT)

40- Analisando as demonstraes contbeis de determinado Municpio, verificouse a ocorrncia das seguintes despesas no exerccio financeiro:

Aquisio de mobilirio para um posto ambulatorial no valor de $ 90.000 Obras para a construo de um parque de lazer no valor de $ 260.000 Obras para a construo de anexo no prdio da Prefeitura no valor de $ 180.000
Concluise, pelas informaes obtidas, que o valor total dos bens de uso especial do Municpio aumentou, naquele exerccio, em: A) $90.000 B) $260.000 C) $270.000 D) $440.000 E) $350.000

41- CESPE - CONTROLADOR DE RECURSOS PBLICOS/TCE/ES/2004


A Contabilidade Pblica no Brasil: Evidencia para a Fazenda Pblica a situao de todos que efetuam despesas, arrecadam receitas ou guardam bens pblicos de uso restrito, especfico e no-generalizado.

42- CESPE - 2010 - MS Contador


A respeito dos aspectos relacionados contabilidade pblica, julgue os itens subsequentes.

Se um cidado transformar um terreno de sua propriedade em um parque recreativo e do-lo ao poder pblico com a finalidade de fazer dele um bem de uso comum do povo de sua cidade, ento o terreno passa a fazer parte do patrimnio sob controle da contabilidade pblica.

Administrao Direta Pblico Administrao Indireta Direito Pblico


Autarquias, Fundaes e Agncias

Contabilidade Pblica

Dependentes

rgo ou Entidade

Direito Privado
Empresas Pblicas e Sociedade de Economia Mista

No-dependentes

Privado

Contabilidade empresarial

Administrao Direta

U,E,DF e M
Administrao Indireta

Autarquias Fundaes Pblicas Empresas Pblicas Sociedade de Economia Mista

Apenas as DEPENDENTES contempladas no oramento FISCAL e da SEGURIDADE SOCIAL

Art. 165, 5 CF/88

A LOA compreender: I. O ORAMENTO FISCAL referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico; II. O ORAMENTO DE INVESTIMENTO das empresas que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

III.O ORAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL, abrangendo todas as entidades e orgos a ela vinculados da administrao direta ou indireta, como os fundos e fundaes instituidos e mantidos pelo poder pblico.

FISCAL Lei 4.320/64 LOA SEGURIDADE SOCIAL INVESTIMENTO

Lei 6.404/76

Portanto, todas as empresas e entidades pblicas que esto contempladas no oramento de INVESTIMENTO no esto no campo de aplicao da Contab. Pblica

EMPRESA ESTATAL DEPENDENTE Conceito novo criado pela LRF/00


Art. 2, III Empresa Estatal Dependente: Empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com PESSOAL ou de CUSTEIO EM GERAL ou de CAPITAL, excludos no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria.

Logo:

EMPRESA ESTATAL DEPENDENTE


- Empresa CONTROLADA mais de 50% das aes com direito a voto pertencem ao ente poltico.

- Receba $ p/

Dps. de PESSOAL ou Dps. de CUSTEIO ou Dps. de CAPITAL, exceto aqueles recursos financeiros recebidos p/ de PARTICIPAO ACIONRIA.

Campo de aplicao segundo CFC NBC T 16.1 (Res. 1.128/08)


O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico no tocante aos aspectos da prestao de contas. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico, considerando-se o seguinte escopo: a) INTEGRALMENTE, as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; b) PARCIALMENTE, as demais entidades do setor pblico para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. ENTIDADE DO SETOR PBLICO rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico.

43- EXERCCIO DE FIXAO (CAMPO DE APLICAO) Faz parte do Campo de Aplicao da Contabilidade Pblica? 1. INSS 2. FUNDAO ROBERTO MARINHO 3. BNDES 4. CRC 5. UFRJ 6. RADIOBRS 7. CMARAS MUNICIPAIS 8. ANP 9. MINISTRIO DA FAZENDA 10.FIOCRUZ 11.TRIBUNAL DE CONTAS 12.PETROBRS 13.ONG 14.EMBRAPA 15.BANCO DO BRASIL 16.MINISTRIO PBLICO

43- EXERCCIO DE FIXAO (CAMPO DE APLICAO) Faz parte do Campo de Aplicao da Contabilidade Pblica? 1. INSS SIM AUTARQUIA 2. FUNDAO ROBERTO MARINHO NO FUNDAO PRIVADA 3. BNDES NO EMPRESA PBLICA INDEPENDENTE 4. CRC SIM - AUTARQUIA 5. UFRJ SIM - AUTARQUIA 6. RADIOBRS SIM EMPRESA PBLICA DEPENDENTE 7. CMARAS MUNICIPAIS SIM ADM. DIRETA 8. ANP SIM AUTARQUIA ESPECIAL 9. MINISTRIO DA FAZENDA SIM ADM. PB. 10.FIOCRUZ SIM FUNDAO PBLICA 11.TRIBUNAL DE CONTAS SIM ADM. DIRETA 12.PETROBRS NO EMPRESA PBLICA INDEPENDENTE 13.ONG NO POIS NO FAZ PARTE DA ADM. PB. 14.EMBRAPA SIM EMPRESA PB. DEPENDENTE 15.BANCO DO BRASIL NO SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA INDEPEND. 16.MINISTRIO PBLICO SIM ADM DIRETA

44- FJG TCM/RJ Tcnico de Controle Externo 2010 As afirmativas que seguem concernem Contabilidade Pblica no Brasil: I. Consiste no ramo da contabilidade que estuda, orienta, controla e demonstra a organizao e a execuo da fazenda pblica, o patrimnio pblico e suas variaes. II. As variaes patrimoniais qualitativas so decorrentes de transaes no setor pblico que aumentam ou diminuem o patrimnio lquido. III. Segundo as especializaes, classifica-se em contabilidade municipal, estadual e federal. IV. atpica administrao das sociedades de economia mista. Analisando-se as afirmativas, verifica-se que est correto apenas o contedo de: (A) I (B) I, II e IV (C) I e IV (D) II (E) II, III e IV

45- (ESAF/AFC STN 2005) O campo de aplicao da Contabilidade Pblica vem se expandindo nos ltimos anos, sobretudo por determinao da legislao federal. Assinale a opo que indica os entes includos no seu campo de aplicao, em razo da Lei Complementar n 101/2000 - LRF: a) Autarquias federais. b) Empresas estatais dependentes.
c) Fundaes pblicas pertencentes aos Municpios. d) Empresas controladas pelas instituies financeira pblicas. e) Empresas pblicas financeiras.

46- FCC - 2011 - TRT - 24 REGIO (MS) - Analista Judicirio - rea Administrativa
Considerando o campo de aplicao da contabilidade aplicada Administrao Pblica, correto afirmar que aquela NO se aplica a) s autarquias. b) s empresas estatais dependentes. c) s fundaes pblicas de direito pblico. d) s empresas estatais no dependentes.

e) ao poder legislativo.

47- (ESAF/AFC STN/2000) A Contabilidade Pblica, uma das subdivises da contabilidade aplicada, diferencia-se das demais em funo das entidades s quais devem ser aplicados seus conceitos, princpios e regimes. Acerca de seu campo de atuao correto afirmar que: a) limita-se s pessoas jurdicas de direito pblico. b) dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas pblicas. c) dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. d) engloba as empresas pblicas que estiverem sujeitas aos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social. e) exclui as autarquias que no estiverem sujeitas aos Oramento Fiscal e da Seguridade Social.

48- CESPE Analista de Controle Externo/TCU/1998) O campo de atuao da Contabilidade Pblica: abrange as entidades privadas que recebem recursos oriundos de contribuies parafiscais. O campo de atuao da Contabilidade Pblica abrange as pessoas jurdicas de direito pblico Unio, Estados, DF, Municpios e suas autarquias assim como algumas de suas entidades vinculadas fundaes e empresas pblicas -, estas quando utilizam recursos conta do Oramento Pblico. Logo, a afirmativa est errada, j que as entidades privadas que recebem recursos oriundos de contribuies parafiscais no esto includas no campo de atuao da Contabilidade Pblica.

49- CESPE Analista de Controle Externo/TCU/1998 O campo de atuao da Contabilidade Pblica: estende-se s pessoas jurdicas de direito pblico, bem como a algumas de suas entidades vinculadas, no apenas de direito pblico.

50- CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TCNICO DE INTELIGNCIA - REA DE CINCIAS CONTBEIS Julgue os itens a seguir, referentes aos conceitos gerais da contabilidade pblica. As empresas pblicas com personalidade jurdica de direito privado podem, sob determinadas circunstncias, estar sujeitas ao campo de aplicao da contabilidade pblica.

51- CESPE Analista de Controle Externo/TCU/1998 O campo de atuao da Contabilidade Pblica: abrange as fundaes e empresas pblicas que utilizam recursos conta do oramento pblico.

52- O campo de atuao da Contabilidade Pblica define-se tanto nos atos e fatos objeto de seu registro quanto nas entidades alcanadas pelas suas regras. Analise a opo em que a entidde no est obrigada, por fora de lei, a seguir as regras da Contabilidade Pblica: a) Autarquias municipais b) Empresas Pblicas dependentes c) Sociedade de Economia mista no dependente

d) Fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico


e) Autarquias Federais que arrecadem recursos prprios

53- (CESPE Contador /TJDF/1997) A Contabilidade Pblica uma das subdivises da contabilidade aplicada a diferentes tipos de atividades e de entidades. O seu campo de atuao o das pessoas jurdicas de direito pblico, como: I- a Unio. II- os estados e o DF. III- os municpios. IV- as empresas estatais. V- as autarquias. Assinale a opo correta: a) apenas o item I est certo. b) apenas os itens I e V esto certos c) apenas os itens II, III e IV esto certos. d) apenas os itens I, II, III e V esto certos. e) apenas os itens II, III, IV e V esto certos.

54- A respeito do campo de aplicao da Contabilidade Pblica correto afirmar que: a) As autarquias pblicas, em razo da sua autonomia administrativa e financeira, podem deixar de aplicar as regras da contabilidade pblica b) As empresas estatais que tiverem recursos consignados no Oramento Fiscal para seu aumento de capital devem seguir as regras aplicadas contabilidade pblica c) Uma empresa pblica cujos recursos para pagamento de pessoal e outros custeios so oriundos do Oramento Geral da Unio est obrigada a seguir as regras de contabilidade pblica d) Desde que autorizado pelo rgo Central de Contabilidade do Sistema de Contabilidade Federal, qualquer ente pertencente administrao indireta poder deixar de aplicar as regras da contabilidade pblica e) Todos os bens e direitos pblicos indistintamente so objeto de registro pela contabilidade pblica.

55- Os tipos de entes a que se aplicam a contabilidade pblica incluem:


a) Empresas Pblicas independentes b) Empresas Pblicas dependentes c) Sociedades de Economia Mista independentes d) Associaes beneficentes que tenham contratos com o poder pblico e) Fundaes privadas de utilidade pblica

56- FCC - 2006 - TRT - 4 REGIO (RS) - Analista Judicirio Contabilidade


A contabilidade pblica obrigatria em a) empresas pblicas. b) sociedades de economia mista. c) autarquias e na Administrao direta. d) fundaes regidas pelo direito privado. e) empresas concessionrias de servios pblicos.

57- Prova: ESAF - 2009 - ANA - Analista Administrativo - Cincias Contbeis Tendo em vista as disposies da legislao brasileira e as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, assinale a opo verdadeira a respeito do campo de aplicao dessa disciplina no setor pblico. a) As entidades cuja maior parte do capital votante pertence ao Estado esto obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pblica. b) Esto obrigados a aplicar as regras de contabilidade pblica os rgos e entidades que integram o oramento fiscal e da seguridade social, includas a as empresas estatais dependentes. c) As regras de contabilidade a que esto submetidos os rgos da administrao indireta autrquica no alcanam aquelas operaes tpicas do setor privado. d) Embora no sejam entidades pblicas na sua essncia, as entidades filantrpicas so alcanadas por regras de contabilidade pblica quando desempenham papel tpico do Estado. e) As regras de contabilidade aplicadas ao setor pblico no se preocupam com a mensurao e evidenciao do patrimnio em razo de o Estado no visar lucro e possuir uma contabilidade oramentria.

58 Prova: CESPE - 2007 - TRE-PA - Analista Judicirio - rea Administrativa Os tipos de entes a que se aplica a contabilidade pblica incluem
a) organizaes da sociedade civil de interesse pblico. b) empresas pblicas dependentes. c) sociedades de economia mista. d) associaes beneficentes que tenham contratos com o poder pblico. e) fundaes privadas de utilidade pblica.

59- (ESAF/AFC STN/2000) A Contabilidade Pblica, uma das subdivises da contabilidade aplicada, diferencia-se das demais em funo das entidades s quais devem ser aplicados seus conceitos, princpios e regimes. Acerca de seu campo de atuao correto afirmar que: a) limita-se s pessoas jurdicas de direito pblico. b) dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas pblicas. c) dentre as entidades vinculadas, exclui as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. d) engloba as empresas pblicas que estiverem sujeitas aos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social. e) exclui as autarquias que no estiverem sujeitas aos Oramento Fiscal e da Seguridade Social.

60 - Prova: ESAF - 2004 - CGU - Analista de Finanas e Controle - Comum a todos - Prova 2
Sobre a Contabilidade Pblica no Brasil, no podemos afirmar que:

a) instrumento de registro e controle da execuo do Oramento aprovado pelo Poder Legislativo.


b) registra a fixao da receita e a previso da despesa. c) no contabiliza praas e arruamentos. d) adota, para apurao de resultados, o regime contbil misto, isto , regime de caixa para receitas e de competncia para despesas. e) adota o sistema de partidas dobradas.

You might also like