You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS

ADUBAO VERDE

O QUE ADUBAO VERDE?


Uma prtica agrcola utilizada h mais de 2.000 anos por gregos, romanos e chineses tem se tornado cada vez mais importante na atualidade. Segundo (PORTAL DO AGRONEGCIO) Adubao verde um processo natural, que visa proteo superficial do solo e a melhoria das caractersticas qumicas. Consiste na utilizao de determinadas espcies de plantas em sistema de rotao, sucesso ou consrcio com a cultura de interesse econmico.

Adubos verdes so plantas utilizadas para melhoria das condies fsicas, qumicas e biolgicas do solo. (Embrapa)

ESCOLHA DA PLANTA
Segundo ALVARENGA (2003). preciso estar atento as condies climticas, pois interferem muito no rendimento das espcies. poca de planto, existem adubos verdes de vero (Mucunas, crotalrias, feijo de porco, guandu, etc.) e de inverno (aveia preta, ervilhaca, nabo forrageiro). Condio do ambiente (Em apenas 3 meses, a raz do guandu alcana trs metros de profundidade). A espcie escolhida no deve ser da mesma famlia das espcies econmicas que o produtor normalmente cultiva. Isso evita a disseminao de pragas e doenas cujos agentes podem sobreviver no solo. Relao com a cultura, no caso de consorciao.

EXEMPLOS

Crotalria

EXEMPLOS

Estilosantes

EXEMPLOS

MANEJO
Plantio, exclusivo ou intercalar;

Capina manual, caso necessite;


Poda na poca do florescimento (Antes de completar o ciclo); Incorporao (Melhoria da qualidade qumica);

Sobre a superfcie (Cobertura e proteo do solo).

PRODUO DE MS

BENEFCIOS
01 - Aumento da capacidade de armazenamento de gua no solo; 02 - Controle de nematides fitoparasitas; 03 - Descompactao, estruturao e aerao do solo; 04 - Diminuio de amplitude da variao trmica diuturna do solo; 05 - Fornecimento de nitrognio fixado direto da atmosfera; 06 - Intensificao da atividade biolgica do solo; 07 - Melhoria do aproveitamento e eficincia dos adubos e corretivos; 08 - Produo de fitomassa para formao da cobertura morta; 09 - Proteo de mudas - plantas contra o vento e radiao solar; 10 - Proteo do solo contra os agentes da eroso e radiao solar; 11 - Rpida cobertura do solo e grande produo de massa verde em curto espao de tempo; 12 - Reciclagem de nutrientes lixiviados em profundidade; 13 - Recuperao de solos de baixa fertilidade; 14 - Reduo da infestao de ervas daninhas, incidncia de pragas e patgenos nas culturas; 15 - Suprimento de matria orgnica ao solo.

RESULTADOS
1 - Aumento da receita: Devido ao ganho de produtividade e melhoria da qualidade do produto.

2 - Preservao do Solo: Pelo combate eroso e melhoria dos atributos fsicos, qumicos e biolgicos do solo.
3 - Reduo do custo de produo: Com a economia no consumo de adubo nitrogenado, no controle de ervas daninhas e de nematides

REFERNCIAS

http://www.e-campo.com.br/Conteudo/Artigos/visArtigos.aspx?ch_top=299
http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/adubacao-verde-989564.html

http://www.cnpab.embrapa.br/pesquisas/folders/folder_adubacao_verde.pdf http://www.planetaorganico.com/trabmilho1.htm

http://www.unemat.br/proec/compostagem/docs/folder_adubacao_verde.pdf
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/outros/adubacao_verde.pdf

http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2011/aumento-daprodutividade-e-protecao-ambiental-com-uso-da-adubacao-verde

You might also like