You are on page 1of 5

DESIGUALDADE SOCIAL NAS SOCIEDADES MODERNAS Domingos Jeremias

importante salientar que o tema de carcter Sociolgico, mas a Filosofia, Antropologia e todas as disciplinas de carcter social so e foram sempre convidadas a reflectir em torno do mesmo. Desigualdade a falta de igualdade. Em todas as comunidades, onde existam seres humanos, h sempre a desigualdade social! Este fenmeno beneficia a minoria em detrimento da maioria, os beneficiados, ganhando conscincia dela, alguns usam-na de forma abusiva. Este fenmeno manifesta-se no campo econmico, jurdico, poltico, etc. A desigualdade social a diviso por classes; esta diviso sempre existiu. Na antiguidade, por exemplo, encontramos a seguinte diviso: os senhores e os escravos; na Idade Mdia, a nobreza e clero, e vm depois por baixo, os populares: agricultores e servos da gleba; na poca moderna, proprietrios e assalariados. O dicionrio de sociologia (1978) define a desigualdade social como a diferenciao existente entre os membros da colectividade, sobretudo, no campo econmico e jurdico, ou seja, num conjunto de indivduos e seus grupos de referncia. Vrios so os socilogos e filsofos que se interessam pelo tema: Roger Girod, Anthony Giddens, Max Weber, etc. De acordo com Roger Girod (1984), uma desigualdade social consiste na repartio no uniforme da populao de um pas ou de uma regio, em relao a todos os tipos de vantagens e desvantagens. J Anthony Giddens (1993) define desigualdade social como um conjunto de desigualdades estruturadas entre diferentes grupos de indivduos. Do meu ponto de vista, desigualdade social uma diferenciao condicionada ao acesso a recursos sociais, por exemplo, o facto de se deter maior riqueza; maior ou menor prestgio social; diferentes capacidades de exerccios do poder poltico, capacidades de liderana, etc. A desigualdade social no uma simples diferena que podemos encontrar entre os indivduos que compem uma sociedade. Por exemplo, a cor da pele, cor dos olhos, estatura, deficincia

fsica, sexo, gostos individuais, etc. Portanto, a desigualdade social resulta de um grau desigual de acesso aos bens de servios ou de oportunidades Nas sociedades clssicas, gregas e latina, a escravatura, assinala uma forma de desigualdade em que alguns indivduos, servi, so possudos por outros, domini, como sua propriedade. Este tipo de desigualdade deve-se ao facto de um homem pensar que superior ao outro e envolve, por sua vez, ou o racismo ou a descriminao cultural e econmica. Hoje, h uma tendncia para ressurgir um tipo de explorao aproximada, de forma inteligente; por exemplo, nos pases em via de desenvolvimento, como na Africa Austral, os accionistas, dotados do poder econmico, fixam os mega projectos de minerao e outros; o povo presta servios pesados em troca de qualquer pagamento, mas, no consegue cobrir as despesas da famlia. claro que temos que ser consciente, em algum momento, os mega projectos introduzem novos dinamismos econmicos nas regies onde se localizam, e incentivam o desenvolvimento local reduzindo a pobreza e elevando a qualidade de vida da maioria das populaes directamente afectadas. Por isso, no o vencimento baixo que est sempre em causa! O que estaria sempre em causa, alis, seria a atitude divisionista da superioridade de homem sobre homens que nos quisessem impingir. Este cenrio manifestar-se-ia, como dantes, nas casas dos proprietrios, nas fbricas privadas, nos grandes centros comerciais, etc. de louvar o papel das instituies que gradualmente erradicaram a escravatura, tendo esta desaparecido por completo (ou quase!).

A cultura identidade de um povo. No mundo em geral, cada indivduo se identifica por uma certa cultura. Por exemplo, a cultura Macua, Maconde, Egpcia, etc. ou seja, a cultura, conjunto de normas ou crenas morais caractersticas de uma sociedade. Desigualdade na cultura manifesta-se pelo simples facto de alguns membros da mesma assumirem a sua identidade e outros no, isso relaciona-se digamos, com negar os seus progenitores. A classe define-se como um conjunto de pessoas que partilham recursos comuns e cultivam um estilo de vida decorrente desse estatuto econmico. A nica diferena que existe na classe a riqueza e a ocupao profissional. Segundo Marx (1975), uma classe um grupo de pessoas com uma posio comum face aos meios de produo pelo qual ganham o seu sustento; a relao entre as classes uma relao de explorao. Nas sociedades feudais, a explorao assumia a

forma de uma transferncia de produo do campesinato para a aristocracia. Os servos eram obrigados a ceder uma determinada parcela da sua produo aos seus senhores aristocratas.

Max Weber considera que a sociedade se caracteriza por conflitos pelo poder e pelos recursos. da opinio de que, no centro de todos os conflitos sociais, se encontram as relaes entre as classes. Do meu ponto de vista, o que ronda em torno da desigualdade social em frica, em particular na Africa Austral, manifesta-se com muita incidncia nos partidos polticos; h casos em que um partido no poder, engloba todos os seus militantes como Elite governativa (o termo elite significa uma classe elevada dentro da sociedade, uma classe dotada de privilgios e prestgio). Outros indivduos militantes noutros partidos, oposio, sentem a necessidade de aderir o partido no poder para se beneficiar dos mesmos direitos de cidadania, alguns so obrigados a aderir, razo pela qual, muitos conflitos e manifestaes ocorrem por toda regio. Em Moambique, na capital do pas, Maputo, a desigualdade social notvel, por exemplo; os bairros da Coop, Sommerschield; so bairros nobres de grande prestgio, onde residem pessoas de renome, as do cenrio poltico, grandes accionistas nacionais e estrangeiros e outras pessoas de enorme poder econmico. So bairros onde as pessoas de classe muito baixa vo procura de emprego; os idosos em busca de esmola; a cem metros de Sommerschield, encontramos Polana-Canio, Maxaquene, Mafalala, Urbanizao. Bairros com problemas de ordenamentos, vias de acesso, corte constantes de energia, gua, maior concentrao de lixo, etc. Paira, pois, a desigualdade social dentro da nossa cidade. O caso mais alarmante o facto de que, em plena avenida Kenneth Kaunda, encontramos os supermercados de luxo, onde afluem os moradores dos bairros nobres; na mesma avenida, temos os residentes dos bairros perifricos a praticarem o negcio informal, oferecendo os mesmos produtos que os supermercados vendem. Isto d-se para que os nobres tomem conscincia de que uma das formas de ajudar os perifricos comprar os seus produtos.

NOS TEMPOS ACTUAIS

O impacto da desigualdade social tende a agravar-se visivelmente: no tipo de consumo de bens materiais; nas prticas de lazer; nas marcas do vesturio; nos restaurantes frequentados por uns e por outros; no tipo de carros modestos ou de luxo; nos locais de frias; nas prticas do desporto, por exemplo, o Golfe (jogo que se pratica com um taco, impelindo uma pequena bola, para a fazer entrar numa srie de 9 ou 18 buracos ao longo de um campo relvado; prtica normalmente seguida de grandes e luxuosas almoaradas.

Segundo Thorstein Verblen, a principal desigualdade nas sociedades modernas reside na existncia de uma classe de lazer ligada ao poder e herdeira de luxo; com est classe, surge de novo a excluso social. Em todo o mundo, onde as taxas de analfabetismo tendem a baixar, a cincia desenvolve-se de forma activa, a informao abrange a todos e o desejo de todos a igualdade. Assim, a igualdade fora a diminuio das desigualdades econmicas, jurdicas, polticas, sociais entre os povos, com a tendncia de alargar os direitos de cidadania e bem-estar entre as sociedades.

Em Moambique, com o aumento das instituies de ensino superior (universidades e institutos) o nmero de formados aumenta; a informatizao abrange grandes massas estudantis. Chego a uma concluso: num futuro prximo, a igualdade chegar e ser bem-vinda!

Do meu ponto de vista, o grande problema da desigualdade social nas sociedades modernas a excluso social. Esta excluso ganha nova relevncia com a degradao das condies de vida da populao, o crescente nmero de desempregados, os formados sem trabalho ou mal pagos, o aparecimento de levas de bandidos e malfeitores, inexistncia de apoios pblicos aos grupos em riscos. Todos estes factores fazem com que os pobres se sintam excludos na sociedade. As consequncias so drsticas, por exemplo, o surgimento do fenmeno da prostituio, trfico de drogas, crianas que morrem desnecessariamente, crianas na rua, crianas sem direito escola, sem cuidados mdicos, sem direito de cidadania; mais, a emigrao dos jovens activos.

Outro problema tnico e racial; este mais actuante. Em muitos casos, so construdas as rivalidades tnicas, isso provoca os constantes conflitos entres os povos; hoje, ainda existem regies com estas rivalidades tnicas. Sobre as rivalidades raciais, triunfa o papel desempenhado pelas Naes Unidas e da Liga dos Direitos Humanos que lutam unnimes na abolio desde fenmeno. Em todos os pases de regime democrtico, h um espectro sobre as nossas cabeas. Nas vsperas das eleies, a excluso social no existe; as populaes excludas, os pobres, so acarinhadas pelos candidatos ao poder. O que est detrs de tudo isso? Porqu que vocs s reconhecem a igualdade quando querem alcanar o poleiro? Porqu tantas promessas falsas? Quem sa enganado, frustrado, desiludido, somos ns, os pobres e desfavorecidos votantes e isto durante mais cinco (5) anos at que nos enganem outra vez! Lembra-te, que somos ns os excludos os pobres, os que mais aderimos s propaganda eleitoral; que levamos ao poleiro o candidato; que aflumos s urnas e que vos reconhecemos o direito. preciso que vocs nos considerem, tambm cidados votantes nos perodos intereleitorais.

BIBLIOGRAFIA Marx K. Introduo ao marxismo, Edies Avante, Lisboa, 1975. Dicionrio de Sociologia, Editora Paulus, Local Turim, Itlia, 1978. Giddens A. Sociologia, Editora Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2008. Girod R. La Sociologia Fundamental y Aberta de Jean Piaget, 1984.

You might also like