You are on page 1of 8

A QUE OBRA EU ME PROPUS?

Elio E. Mller

Estabeleci como propsito para minha obra, literria designada como sendo a Coleo Memrias da Figueira, de contar casos e causos da histria da Colnia Alem de Trs Forquilhas, que vem desde seus primrdios em 1826 e vai at o final do chamado Tempo do Pastor Voges.

ITATI RS, 2012-12-23

INTERAGIR COM LEITORES E PESQUISADORES.


Nesta fase da redao final do texto do livro E A VIDA CONTINUA, o 7 volume da Coleo Memrias da Figueira, coloquei a possibilidade de INTERAGIR mais intensivamente com os leitores. Constato que mais proveitoso escutar os leitores e pesquisadores j antes da publicao do livro, ao invs de somente ouvir avaliaes, crticas ou opinies sobre um livro j publicado. Este o motivo que me levou a brindar os leitores com trechos da obra, com textos ainda em formato de rascunho, sem as correes minuciosas e referncias ao p da pgina. Assim procedo por acreditar de que deste modo os leitores podero participar j nesta fase de consolidao de tpicos a serem abordados, permitindo ao leitor, de colocar dvidas ou indicar pontos obscuros e que no seu entender ainda carecem de uma maior clareza. Felizmente existem, hoje, meios concedidos atravs da Internet, que facilitam este interagir de autor com leitores, no meu caso atravs do SCRIBD e pelo FACEBOOK ou at por meio de troca de emails. A Coleo Memrias da Figueira trata de uma pesquisa da microistria dos antepassados de minha esposa e do povo do vale do rio Trs Forquilhas, qual fui inserido pelo exerccio do cargo pastoral e pelo casamento. Verifiquei que contato j comearam a acontecer desde o momento em que publiquei textos no SCRIBD e os divulguei tambm pelo FACEBOOK, pelo LINKEDIN e no TWITER, permitindo que eventuais interessados faam uma apreciao de trechos j disponveis h diversos anos, porm guardados em meus arquivos, para uma redao mais criteriosa e uma elaborao final, visando a publicao da obra.

A QUE OBRA EU ME PROPUS?


No propsito de auxiliar os leitores que tiverem interesse para interagir comigo, na elaborao final do livro E A VIDA CONTINUA considero necessrio explicar melhor A Que Obra Eu Me Propus? e, que serve de ttulo para este folhetim em formato de literatura de cordel. Espero com este procedimento evitar o recebimento de crticas que no servem para um aproveitamento efetivo na elaborao da obra, pois j cumpri os propsitos estabelecidos, nos seis volumes anteriores e, que no podero mais ser alterados. O stimo volume servir apenas para o fechamento da Coleo Memrias da Figueira. A obra que eu me propus nestes sete volumes da coleo de escrever a histria da Colnia Alem de Trs Forquilhas, idealizada no final de 1826 e oficializada em 1827. Conforme as minhas pesquisas, iniciadas h mais de 40 anos, a rea geogrfica da Colnia Alem de Trs Forquilhas era muito pequena, pois, vinha desde a terceira forquilha do rio e ia at o chamado Passo do Cemitrio; no princpio da Boa Unio.

A Colnia Alem de Trs Forquilhas, em sua origem, talvez no tivesse muito mais de cinco quilmetros de extenso. Dentro da qual foram demarcados lotes que foram destinados aos imigrantes alemes.

No propsito destes sete volumes, de fazer uma abordagem mais especfica dos moradores luso brasileiros e de origem aoriana que j se encontravam nesta regio, fora da rea geogrfica mencionada, quando da instalao da Colnia Alem. A minha pesquisa centrou-se nos imigrantes alemes e seus descendentes e aqueles que de alguma forma vieram a participar diretamente do cotidiano dos colonizadores. A base principal do meu material de trabalho foram os livros do Registro Eclesistico mantido pelo pastor Carlos Leopoldo Voges, aliado com entrevistas com idosos da localidade e que passei a denominar de fontes da tradio oral. Considero que cometem uma injustia contra os seis volumes j publicados, aqueles que declaram e espalham por a que a minha obra de um total descaso para com a presena e as atividades de luso brasileiros e imigrantes de origem aoriana, que j viviam nas imediaes da rea geogrfica da Colnia Alem de Trs Forquilhas. No me ative a uma pesquisa mais aprofundada a respeito de tais personagens fazendeiros, sesmeiros e populao j considerada nativa quando os alemes aqui chegaram. Cheguei a tocar na presena dos ndios brasileiros, donos originais dessas terras, mas tambm no aprofundei a pesquisa a respeito da realidade mais ampla por eles vivenciada, no apenas no vale, porm, em todo o Litoral Norte do RS. Focalizei a ateno ao vnculo que existiu entre ndios e imigrantes alemes, entretanto de modo bastante superficial e rpido. Nos seis volumes j publicados os leitores recebem a oportunidade de conhecer a saga do imigrante alemo que veio para formar a pequena Colnia de Trs Forquilhas. Mas procuro tambm mostrar como estes imigrantes e seus descendentes foram rompendo as fronteiras geogrficas por simples questo de sobrevivncia, em busca de espao em vales e reas adjacentes e depois subindo a Serra, em busca de um lugar para viver, construir, cultivar e criar progresso para os seus e para o local em que passaram a viver. Sou de opinio que as divisas originais desta pequena rea geogrfica da Colnia Alem de Trs Forquilhas foram desaparecendo, pois os filhos, netos e bisnetos dos imigrantes alemes foram se inserindo na realidade mais ampla, desejosos de participar em tudo. Nesta obra fica tambm dito que no caso da Colnia Alem de Trs Forquilhas tratou-se de uma colonizao formada quase que exclusivamente por protestantes, algo que no era comum na poca. Basta ver So Leopoldo e

tantas outras Colnias Alems onde os protestantes ficaram misturados em meio aos compatriotas de f catlica. Este fato particular ocorrido na Colnia Alem Protestante de Trs Forquilhas merece ser examinada mais detidamente, para ver o quanto essa gente de credo diferente sofreu no que tange discriminao de minorias, mais ainda em um pas onde a religio oficial era a catlica. Fiquei surpreso ao ver como o guia espiritual destes imigrantes teve clarividncia e sabedoria para buscar uma vida o mais harmoniosa possvel com a maioria catlica existente no entorno, formada de luso brasileiros e aorianos, que, literalmente, os cercavam. Em meu trabalho literrio iniciado em 1970 passei a ser favorecido pelas mudanas benficas ocorridas em nossa sociedade brasileira. Hoje se fala com insistncia e clareza que as minorias desfavorecidas no podem e no devem ser discriminadas e pisoteadas. Bastaria citar os afrodescendentes ou os ndios brasileiros. Eu incluo os protestantes da Colnia de Trs Forquilhas dentro desta mesma categoria de minorias que foram fortemente discriminadas e sofreram toda a espcie de dificuldades e de obstculos, que lhes dificultava a insero dentro da sociedade brasileira. Nos primrdios da colonizao os imigrantes alemes protestantes no podiam nem ter um templo com sinal evidente externo, na construo destinada para a prtica de sua f. Como autodefesa os imigrantes formaram uma espcie de gueto religioso, semelhante ao que afrodescendentes fizeram em seus quilombos e os ndios fizeram em seus toldos, estes, porm, impostos a eles e demarcados, pelas autoridades. E A VIDA CONTINUA quer ser uma palavra de f e de esperana por novos tempos, de tempos que se renovam e de pessoas que se abrem para a grande aventura do convvio fraterno, onde impera o respeito mtuo e um trabalho conjunto em prol do bem estar e de vida digna para todos.

O que eu entendo por critica.


A palavra crtica vem do termo grego kritikos e significa a capacidade de fazer julgamentos. J no sentido filosfico, existe o que chamamos de senso crtico e que se prende ao desenvolvimento de uma conscincia reflexiva baseada no eu (a autocrtica) e ao mundo (a crtica). Ter um senso crtico significa ter a capacidade de questionar e de analisar de modo racional e inteligente. Atravs do senso crtico, as pessoas aprendem a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto, seja pela autocrtica ou seja na crtica direcionada aos outros. No meu caso, na condio de autor de obras literrias, a crtica simplesmente um ato que serve para que eu consiga ouvir um parecer atravs desse ato denominado de crtica. Uma tal critica pode apontar tanto para pontos positivos bem como negativos e possui a funo de comentar o contedo. No existe essa tal chamada crtica construtiva, pois toda a crtica deve ser positiva, mesmo quando s aponta erros, pois, caso contrrio deixa de ser crtica e j desliza para outro termo. Quem critica aponta e se possvel avalia erros e acertos e ponto final. O que as pessoas chamam de crticas construtivas so aquelas que tm como inteno ajudar e apontar pontos que poderiam ser melhorados ou aperfeioados pelo autor ou de dizer que considera que o contedo est suficientemente elaborado e confivel.

Quando no existe a inteno de avaliar ou de ajudar a melhorar, porm simplesmente passam a denegrir o outro, isso j um ato de falar mal, e pronto.

Quando no existe a inteno de avaliar ou de ajudar a melhorar, Isso nem poderia ser chamado de crtica, pois, j passa para o terreno, que pode ser qualificado como agresso muito mais pessoa, ao autor, do que ao contedo da obra produzida. Ao apontar as falhas e erros de algum eu devo apontar pontos de reflexo, alternativas para consertar o que est errado. s vezes, acontece que eu percebo um erro, mas, no consigo visualizar possveis melhorias. Neste caso o mais indicado no criticar, porm, oferecer-se para procurar solues juntamente com a pessoa que errou. O que importa agir empaticamente, conforme recomendava o nosso professor de poimnica ou de cura dalma, durante o Curso Teolgico, ou seja, aprender a nos colocar no lugar do outro. Em geral as pessoas veem a crtica como algo negativo. A crtica no negativa, porm o erro negativo. A crtica sincera, com inteno verdadeira de ajudar, no momento certo e, colocada de maneira assertiva benfica, at necessria, pois sem ela no haver indicaes que possibilitem correes ou aperfeioamento daquilo que ainda no ficou na altura do que poderia ou deveria ser. Por isto vejo aqueles que me criticam como pessoas que desejam me ajudar. Quando me proponho a interagir com leitores ou pesquisadores que tiverem acesso s minhas publicaes de textos esparsos do prximo volume E A VIDA CONTINUA, me disponho a contar com crticas, sugestes e comentrios, como uma oportunidade de melhorar algo que no ficou claro, no ficou bem ou que est errado e no est to bom quanto poderia estar. Uma pessoa que seja possuidora de um senso crtico aguado, no aceita a imposio de qualquer tradio, dogma ou comportamento sem antes questionar. Precisamos primeiro admitir de que existe uma ideologia dominante que vem a ser o conjunto de crenas, valores e opinies, veiculada na poltica, religio, meios de comunicao ou outros grupos, que procura manipular as pessoas para que no questionem; para que aceitem o que lhes for imposto sem ponderar ou investigar a verdade. J a conscincia do papel social de cada indivduo promove a necessidade de pensar sobre as verdades impostas pela sociedade dominante. Um autor, nem que seja apenas nas entrelinhas da sua obra, se prope a mostrar essas tais verdades impostas sobre o povo e se possvel desmascara a imposio e mesmo opresso. A capacidade de refletir sobre os assuntos e de saber criticar sempre est relacionada com a educao recebida por cada indivduo. Por isto, em geral, so poucos os que realmente sabem e tem condies de criticar. Mesmo que sejam poucos, que venham as crticas, atravs deste interagir entre autor e leitores, ao qual me proponho. Agradeo ao retorno que j comeou e surge para mim a possibilidade de aproveitar eses comentrios, avaliaes, indicaes de erros e falhas apresentados no livro E A VIDA CONTINUA..

Produo: Elio Eugenio Mller eliomuller@uol.com.br

You might also like