You are on page 1of 8

7

Vigilncia da qualidade da gua para consumo humano na cidade de Olinda, 2010

Monitoring of water quality for human consumption in the city of Olinda, 2010 Romero Correia Freire 1 Ana Cludia Rodrigues de Oliveira Paegle 2 Resumo
Objetivo: descrever o sistema de abastecimento de gua, a estrutura e operacionalizao da vigilncia da qualidade da gua, bem como aes e metas de controle de qualidade da gua realizadas em Olinda, Pernambuco. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, baseada em dados do Sistema de Informao de Vigilncia da Qualidade da gua para Consumo Humano SISAGUA e relatrios anuais da Vigilncia Ambiental de Olinda. Resultado e concluso: O municpio de Olinda dividido em zonas de abastecimento, que em geral, recebem gua em mdia a cada 3 dias. Tem sido reconhecido que a partir dessa intermitncia ocorrem infiltraes/contaminaes na rede abastecimento de gua. A fim de coletar e sistematizar dados sobre o cadastro das diversas formas de abastecimento, o monitoramento da qualidade da gua. As metas de vigilncia da gua de Olinda pactuadas em 2010 com o Ministrio da Sade foram parcialmente atingidas. Foi identificado, atravs desta pesquisa, que em toda gua de abastecimento do municpio utilizado cloro ou seus derivados para a desinfeco nos sistemas, mas nem toda a populao se beneficia desse servio.

Descritores: qualidade de gua, vigilncia sanitria, Sistema nico de Sade Keywords: water quality, health surveillance, Unified Health System.

Abstract
Objective: To describe the system of water supply, the structure and operation of the monitoring of water quality as well as actions and targets for water quality control carried out in Olinda, Pernambuco. Methodology: This is a descriptive and quantitative data, based on Information System for the Surveillance of Water Quality for Human Consumption - SISAGUA and annual reports of the Environmental Monitoring of Olinda. Results and conclusions: The city of Olinda is divided into supply zones, which generally receive water on average every three days. It has been recognized that flashes occur from this leakage / contamination in the water supply network. In order to collect and systematize data on the register of the various forms of supply, water quality monitoring. The goals of monitoring water Olinda in 2010 agreed with the Ministry of Health were partially achieved. It was identified through this research, which throughout the city water supply is chlorine or its derivatives used for disinfection systems, but not the entire population benefits from this service.

_____________________
1

Discente do Curso de Especializao em Gesto em Sade da Universidade de Pernambuco (UPE) / Universidade Aberta do Brasil (UAB)
2

Mestre em Odontologia com rea de Concentrao em Sade Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco/Universidade de Pernambuco (FOP-UPE)

Para correspondncia: Romero Correia Freire email: romeroc.freire@ig.com.br Data da Submisso: 12/02/2012 Data do Aceite: 12/03/2012

www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

Introduo
As desigualdades sociais existentes entre as regies do Brasil so resultantes de uma m distribuio de renda na populao, e trazem como uma de suas conseqncias, difceis condies de moradia, sem acesso a saneamento bsico e consequentemente a falta de acesso gua potvel 1. O constante desenvolvimento dos grandes centros urbanos, bem como de seus parques industriais, requerem proporcionalmente s suas necessidades evolutivas, uma maior demanda de consumo de gua, quer seja para uso domstico, industrial, agrcola ou de lazer. Desta forma, estes centros tornam-se cada vez mais atrelados e necessitados de fornecimento regular das guas disponveis e acumuladas em nossos mananciais, o que vem causando reflexos no ambiente assim como srios riscos sade 1,2. A gua tratada e distribuda populao deve passar por rgidos controles e monitoramentos, desde sua captao nos mananciais de superfcie ou subterrneos, at a distribuio efetiva aos usurios e consumidores, devendo estar dentro dos padres de potabilidade exigidos por legislao. Para ser considerada potvel, deve atender s caractersticas de qualidade que estejam de acordo com os valores permissveis e parmetros laboratoriais qumicos, fsicos, organolpticos e microbiolgicos, estabelecidos por legislao especfica, garantindo a qualidade para consumo humano e prevenindo assim, potencial ocorrncia de doenas de veiculao hdrica.
3,4

H quase trs dcadas atribudo ao setor sade a responsabilidade por editar normas e o padro de potabilidade da gua para consumo humano, bem como zelar pelo seu efetivo cumprimento, atravs do acompanhamento frequente e a identificao criteriosa dos riscos eminentes sade humana. Portanto a vigilncia intensa e eficaz possibilita um diagnstico precoce e preventivo, no intuito de permitir com antecipao, as mais variadas formas de interveno junto aos problemas, ao longo de todo processo de captao, tratamento e distribuio de gua tratada. Partindo deste pressuposto, observa-se que esta vigilncia assume um papel relevante, enquanto prtica de promoo da sade pblica. 5 No Brasil, estes parmetros esto regulamentados pela Portaria do Ministrio da Sade n 518 de 2004, que estabelece os procedimentos e

responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano3. A vigilncia em sade ambiental relacionada qualidade da gua para consumo humano consiste no conjunto de aes adotadas continuamente pelas autoridades de sade pblica, a fim de garantir que a gua consumida pela populao atenda aos padres e as normas estabelecidas na legislao vigente, bem como avaliar os riscos que a mesma representa sade humana. 3 A Organizao Mundial de Sade (OMS) recomenda na ltima edio do Guia para Qualidade da gua de Consumo Humano (WHO, 2004) a utilizao da metodologia de Avaliao de Risco, que consiste na caracterizao e estimativa, quantitativa ou qualitativa, de potenciais efeitos adversos sade devido exposio de indivduos e populaes a fatores de risco (fsicos, qumicos e agentes microbianos, ou situaes)5. O Programa de Vigilncia da Qualidade da gua de Consumo Humano - O VIGIAGUA, desde sua origem no Brasil pelo Ministrio da Sade, vem construindo diversas atividades baseadas em aes estratgicas, visando garantir o desenvolvimento das aes de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, pelos Estados e Municpios. Uma das estratgias adotadas no fortalecimento destas aes de vigilncia foi a pactuao de aes mnimas a serem realizadas por municpios com populao acima de 100 mil habitantes. Dentre estas atividades, esto: a elaborao e disseminao de manuais tcnicos; as assessorias tcnicas; o desenvolvimento e apoio na capacitao de recursos humanos e a elaborao de instrumentos de acompanhamento das aes executadas10. Uma importante ao da vigilncia sanitria foi estruturao do VIGIAGUA que organiza aes de preveno e controle de doenas, atravs da definio de reas de risco e no direcionamento para o financiamento de aes de saneamento bsico. Dessa forma, foi institudo um pacto entre os nveis Federal, Estadual e Municipal para o recebimento de recursos financeiros e a sua utilizao no desenvolvimento destas aes mnimas de vigilncia. Cabe destacar que a pactuao relacionada ao VIGIAGUA faz parte de um grupo bastante extenso denominado de Programao Pactuada Integrada de Vigilncia em Sade (PPI - VS), que envolve diversas aes e www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

9
metas a serem cumpridas em outras reas da Vigilncia em Sade. Observou-se que no mbito federal, o Ministrio da Sade, por intermdio da Coordenao Geral de Vigilncia Ambiental, tem a atribuio de promover e acompanhar a vigilncia da qualidade da gua, em articulao com as secretarias de sade dos Estados e com os responsveis pelo controle de qualidade da gua. Alm disso, estabelece referncias laboratoriais nacionais e regionais, para dar suporte s aes de maior complexidade vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, entre outras obrigaes. Portanto, a Portaria 518/04 determina que quando detectado, tecnicamente, que as aes do municpio so insuficientes, a autoridade estadual passa a ter o dever de executar as aes de vigilncia, de forma complementar e em carter excepcional, assim como, quando constatada, insuficincia da ao estadual a autoridade federal tambm se responsabilizar, de forma complementar, em carter excepcional, Baseado nestes pressupostos, este estudo tem como objetivo descrever o sistema de abastecimento de gua, a estrutura e operacionalizao da vigilncia da qualidade da gua, bem como o cumprimento aes e metas de controle de qualidade da gua realizadas em Olinda, Pernambuco.

Metodologia
Esta uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, realizada no municpio de Olinda, situado na regio metropolitana de Recife, Pernambuco. Est situado a 080148 de latitude e 345142 de longitude, fazendo limite ao norte com o municpio de Paulista, ao Sul, a oeste com a capital Recife e a leste com o Oceano Atlntico. Olinda o terceiro maior municpio do Estado, com populao acima de 300 mil habitantes. A cidade foi declarada Patrimnio Histrico e Cultural da Humanidade pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO), em 1982. Possui uma rea urbanizada de 36,73 km, correspondente a 98% do municpio e 6,82 km de rea rural, o que

Figura 1. Mapa de Olinda e distribuio de seus Distritos Sanitrios

www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

10
faz dela uma cidade eminentemente urbana. Seus bairros encontram-se distribudos em 10 Regies Poltico Administrativas (RPA) e 2 Distritos Sanitrios (ver Mapa). Os dados desta pesquisa foram coletados pelo prprio pesquisador no perodo de abril a junho de 2011, a partir do banco de dados do Sistema de Informao de Vigilncia da Qualidade da gua para Consumo Humano SISAGUA. Foram consultados tambm os relatrios anuais enviados ao Ministrio da Sade pela Secretaria Municipal de Sade, que contemplam a descrio das aes realizadas (Quadro 1).
Relatrio Ementa (objeto do relatrio) Trata informaes importantes, referentes as diferentes formas de Abastecimento de gua, visando anlise e avaliao sobre a Qualidade da gua destinada ao Consumo Humano com objetivo de possibilitar melhor Planejamento das Aes de Vigilncia no mbito do SUS, conforme estabelecido na Portaria MS n 518/04. Trata das aes realizadas pela Secretaria de Sade no mbito da vigilncia ambiental.

SISAGUA OLINDA

RELATRIO ATIVIDADES GERAIS DA CEVAO


Fonte: Formulado pelo autor

Quadro 1. Relatrios anuais da Secretaria de Sade de Olinda sobre vigilncia ambiental e vigilncia em qualidade da gua

Resultados e Discusso
O Sistema de Abastecimento de gua de Olinda
De acordo com informaes do relatrio de atividades gerais do CEVAO e o SISAGUA, o abastecimento pblico de gua de Olinda de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Pernambuco (COMPESA), que promove e monitora em sua rea de competncia, assim como a vigilncia da gua fornecida por esta concessionria e outros servios autnomos so de responsabilidade da gesto municipal. A COMPESA abastece a cidade atravs da captao de gua de vrios mananciais. A captao, tratamento e distribuio desta gua gerenciado pela Estao de Tratamento de gua (ETA) de Botafogo12. O sistema de distribuio funciona com a sistemtica de manobras para que toda a populao seja atendida.

O municpio de Olinda dividido em zonas de abastecimento, que em geral, recebem gua em mdia a cada 3 dias12. Tem sido reconhecido que, a partir dessa intermitncia e consequente despressurizao da rede distribuidora, que ocorrem infiltraes na rede de abastecimento de gua, provenientes na maioria das vezes do sistema coletor de esgotos, que fica muito prximo da rede de gua tratada6. A intermitncia no fornecimento de gua, faz com que uma frao da populao busque solues alternativas para o abastecimento, como a perfurao de poos rasos na prpria residncia, enquanto os mais carentes utilizam guas de barreiros ou cacimbas escavados no terreno natural14 .A grande preocupao que esses poos, escavados, na maioria das vezes sem critrio tcnico, acabam por comprometer a qualidade da gua consumida pela populao. Em alguns casos, a distncia dos mesmos para as fossas absorventes no chega a 5 metros13. As cacimbas, por estarem localizadas em reas de livre acesso, sem nenhuma proteo sanitria, esto sujeitas a todo tipo de contaminao. Como o lenol dgua na regio bastante raso, h possibilidade de haver contato entre os dejetos e o manancial utilizado e, alm disso, na grande maioria dos casos no realizada a desinfeco domiciliar na gua de consumo. Um ponto muito importante a extenso informal das redes de distribuio de gua tratada, ou seja, o desvio de gua por parte dos moradores que conectam tubulaes nos ramais principais a fim de captar gua clandestinamente para suas residncias e pontos comerciais um fato que contribui para a intermitncia da gua. A ausncia de saneamento e a precariedade na manuteno das tubulaes da rede de distribuio de gua outro fator que influenciam na qualidade da gua. Nesse contexto, compete ao VIGIAGUA fiscalizar as denuncias trazidas pela populao sobre a na rede de distribuio de gua, bem como sobre questes ligadas a extenso dessas redes e aos problemas de Problemas saneamento, para isso necessrio uma parceria com a COMPESA, com distritos sanitrios e com as vigilncias sanitria e epidemiolgica.

Sistema de monitoramento da qualidade da gua de consumo humano de Olinda


A Secretaria Estadual de Sade (SES) desenvolve aes especficas para enfrentamento e monitoramento do meio ambiente. Pela importncia www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

11
que representam para a sade da populao, as condies da gua, do solo e do ar de Pernambuco so acompanhadas de forma constante. Os programas so ligados secretaria-executiva de Vigilncia em Sade e so desenvolvidos em parceria com os municpios e o Ministrio da Sade. A preocupao com a disponibilidade da gua de consumo humano em quantidade e qualidade, deve estar sempre presente na definio das Polticas de Sade. A Vigilncia da Qualidade da gua de Consumo Humano constituise num importante rea de ao de sade. O Projeto VIGISUS (1998), ao destacar a mesma como uma Subrea Programtica da Vigilncia Ambiental, com definio de aporte financeiro e estrutura institucional, contribuiu de forma essencial para preencher uma lacuna que h tempos esteve aberta espera de definies e decises para sua implementao. A gua utilizada para consumo humano um importante fator para a sade da populao. Em 1999, Pernambuco passou a fazer parte do Progua, do Ministrio da Sade (MS), que passou a se chamar VIGIAGUA em 2005. O programa monitora, mensalmente, a qualidade da gua de pontos prdefinidos em municpios de todo o Estado. O VIGIAGUA parte integrante do Subsistema Nacional de Vigilncia em Sade Ambiental (SINVSA) e foi regulamentado por meio da Instruo Normativa n. 1/2005 da Secretaria de Vigilncia em Sade/SVS. O Programa VIGIAGUA coordenado, no mbito federal, pelo Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade (MS/SVS), por meio da Coordenao Geral de Vigilncia em Sade Ambiental (CGVAM). Tem como objetivos garantir populao o acesso gua com qualidade compatvel com o padro de potabilidade estabelecido na legislao vigente, para a promoo da sade e o desenvolvimento de aes de vigilncia em sade ambiental relacionada qualidade da gua para consumo humano, visando garantir populao o acesso gua em conformidade com o padro de potabilidade estabelecido na Portaria MS n. 518 de 2.004, para a promoo da sade. O Sistema de Informao da Vigilncia da Qualidade da gua para Consumo Humano SISAGUA, constitui-se num importante instrumento para as aes de Vigilncia da Qualidade da gua para Consumo Humano, fornecendo informaes sobre os SAAs e as Solues Alternativas de Abastecimento de gua, indispensveis para a definio de estratgias de aes preventivas e corretivas dos mesmos. Para a execuo das medidas propostas prev-se aes integradas com outros setores e instituies, tais como Secretaria de Estado para Assuntos de Meio ambiente, Comits de Bacias Hidrogrficas. A vigilncia da qualidade da gua que est sob a responsabilidade municipal, sendo exercida pelo Centro de Vigilncia Ambiental de Olinda (CEVAO), da Secretaria de Sade de Olinda. A CEVAO foi criada em junho de 2007 e faz parte da vigilncia sanitria de Olinda. Em Olinda , com o processo de descentralizao e integrao das aes de sade e com a estruturao do VIGIAGUA, deu-se um importante passo na melhoria da qualidade de vida da populao. Em relao qualidade da gua, o CEVAO se responsabiliza por todas e quaisquer formas de abastecimento de gua coletivas ou individuais na rea urbana e rural, de gesto pblica ou privada, incluindo as instalaes intradomiciliares11. Tambm esto includos nesse universo os grandes sistemas de abastecimento pblico operados pelas concessionrias estaduais (pblicas ou privatizadas) e pelos servios municipais autnomos, como os poos comunitrios ou que atendam a um nico domiclio, os carros-pipa, assim como outras formas de abastecimento. A fiscalizao se d comparando resultado das amostras de gua fornecido pela COMPESA com o resultado das amostras coletadas pelos agentes do VIGIAGUA, nesse contexto priorizado a utilizao do mesmo ponto de coleta. Tambm se respeita o sistema de setorizao que utilizado pela COMPESA que divide o municpio de Olinda em 7 (sete) reas alm da Cidade Tabajara que configura-se como uma rea independente.12 Para que todo este processo funcione de forma eficaz e permanente, a Portaria 518 do MS2 prev uma srie de aes a serem implantadas pelas autoridades responsveis, onde a autoridade municipal de sade tem a responsabilidade de desenvolver as seguintes aes: a) Monitoramento da qualidade da gua: envolve atividades como, elaborar um plano prprio de amostragem, receber e analisar, mensalmente, os relatrios encaminhados pelos responsveis pelo controle da qualidade da gua (empresas de abastecimento). b) Identificao, cadastramento e inspeo peridica de todas e quaisquer formas de abastecimento de gua coletivas ou individuais na zona urbana e rural, incluindo os poos que atendam a um nico domiclio. c) Informaes para a populao sobre a www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

12
qualidade da gua e os riscos sade associados ao seu consumo, mantendo registros atualizados sobre as caractersticas da gua distribuda, sistematizados de forma compreensvel populao e disponibilizados para pronto acesso e consulta pblica. d) Atuao junto aos responsveis pelo fornecimento de gua (empresas que operam sistemas de abastecimento ou solues alternativas) exigindo a correo de situaes irregulares (no conformidades). e) Estruturao de canais para o recebimento de queixas referentes s caractersticas da gua e estabelecimento de procedimentos para as providncias necessrias. O quadro 2 demonstra algumas atividades realizadas periodicamente para o controle da qualidade da gua pelo CEVAO11 .
Atividades de Rotina do CEVAO quanto ao controle da qualidade da gua Coletas de amostras e envio para laboratrio para realizao de anlises fsico-qumicas e microbiolgicas Coletas realizadas em sistemas de abastecimento pblicos, em pontos de solues alternativas de abastecimento (poos, chafariz etc) Educao ambiental e sanitria junto populao Encaminhamento de demandas de reclamaes de qualidade da gua COMPESA e demais rgos ligados ao
Fonte: Diretoria de Planejamento em Sade de Olinda

foram transformados em Agentes de Vigilncia Ambiental (AVA) e hoje so denominados Agentes de Controle de Endemias (ACE), e suas aes cobrem 100% dos domiclios da cidade. Nas atividades dos ACE esto includas desde orientaes populao at o monitoramento de riscos ambientais e interveno sobre o ambiente, quando necessrio e possvel, a institucionalizao da vigilncia ambiental se deu no ano 2000 com o projeto VIGISUS, o representou um avano para internalizao das questes ambientais no setor sade. As atividades de vigilncia da qualidade da gua por sua vez j existiam, mas com esse novo cenrio deixa de ser atribuio da vigilncia sanitria e enquadra-se na vigilncia ambiental em sade17. Dentre as aes de vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, importante destacar que elas no se encerram nos exames fsico-qumicos e microbiolgicos da gua. Antes, torna-se necessrio compor um sistema auxiliar de informaes de tal maneira que se possam caracterizar as diversas formas de abastecimento e de consumo de gua em uma comunidade, com o objetivo de mapear grupos, fatores e situaes de risco10.

Aes de qualidade da gua realizadas em Olinda


A vigilncia da qualidade da gua em Olinda pactua anualmente a Secretria de Sade Estadual e Ministrio da Sade aes e metas com o objetivo de melhoria permanente da qualidade da gua. As metas pactuadas levam em considerao o desempenho dos anos anteriores. Neste estudo encontram-se descritos os resultados alcanados pelo setor no ano 2010 (Quadro 3).
Acompanhamento dos Indicadores Prioritrios Indicador Alimentar dados de cadastro no SISAGUA Alimentar dados de controle de qualidade da gua no SISAGUA Meta Cadastrar e atualizar 100% dos dados no SISAGUA Alcanado Jan/Dez 2010 100% dos dados cadastrados

Quadro 2. Atividades estruturadas de rotina do CEVAO para controle da qualidade da gua.

A estrutura do CEVAO inclui um laboratrio de anlise de gua; um departamento de saneamento e do meio ambiente. A equipe tcnica especializada formada por uma biloga, atual gerente da unidade, um tcnico em saneamento ambiental, 07 agentes de controle de endemias, dos quais 5 so agentes sanitrios, um veterinrio e uma engenheira qumica11. No Centro de Vigilncia ambiental de Olinda alm do VIGIAGUA tambm so desenvolvidos outros programas que se diferem em relao a sua operacionalizao. importante ressaltar que tambm existem pontos em comum nos diferentes programas, j que todos eles tm por objetivo aes preventivas na promoo da sade humana, e alimentao de um banco de dados nacional conforme suas reas de atuao. O perodo de 2005 a 2008 foi marcado pela consolidao de uma nova viso de vigilncia ambiental em Olinda. Os antigos agentes da dengue

Cadastrar 363 anlises dados/atualizar microbiolgicas dados de 480 anlises (microbiolgicas) Cadastrar dados/atualizar 516 anlises de cloro e turbidez

www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

13
dados de 636 anlises (cloro e turbidez) Cadastrar reas com populaes expostas ou potencialmente expostas a solos quimicamente contaminados Cadastrar no mnimo 01 rea. 02 reas cadastradas

Fonte: Diretoria de Planejamento em Sade de Olinda

Quadro 3.Cumprimento das metas de melhoria da qualidade da gua pactuadas entre Ministrio da Sade e Secretaria Municipal de Olinda, 2010.

O desempenho do Vigiagua no municpio de Olinda, ainda que o mesmo tenha cumprido boa parte da meta, merece um melhor empenho dos gestores para garantir a populao uma gua isenta de riscos a sade. Assim, sob a tica da avaliao de riscos, a vigilncia da qualidade da gua para consumo humano requer uma viso sistmica, que perceba a dinmica da qualidade da gua, do manancial ao consumo. Para tanto, fundamental que se identifiquem e monitorem fatores potenciais de risco, os quais podem comprometer a potabilidade da gua. Pode ser observado que o cumprimento das aes mnimas de vigilncia da qualidade da gua pactuadas em Olinda, a alimentao de dados no SISGUA esteve um pouco abaixo da metas quanto s anlises microbiolgicas e ultrapassou a metas em relao ao cadastro de reas com populaes expostas ou potencialmente expostas a solos quimicamente contaminados. oportuno enfatizar, finalmente, que a atuao conjunta e sistemtica dos trs nveis de governo constitui premissa bsica para o alcance dos objetivos propostos para a vigilncia da qualidade da gua para consumo humano, visando promoo da sade pblica e a preveno das doenas de transmisso hdrica

atividades de monitoramento e controle da qualidade da gua da cidade. Para tanto, um conjunto de metas so pactuadas anualmente com o Ministrio da Sade. Em 2010 muitas destas metas foram integralmente cumpridas , enquanto outras tiveram cumprimento parcial. A boa qualidade da gua de consumo humano um fator importante para a promoo da sade das populaes. Esforos pblicos e privados em pesquisa, inovao e tecnologia devem ser realizados para que a o consumo universalizado de gua de boa qualidade da populao Olindense. Olinda possui vigilncia da qualidade da gua implantado, alimenta o SISAGUA, no entanto necessita maior regularidade de abastecimento e maior garantia de gua isenta de riscos sade.

Referncias
1. Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolues do CONAMA. 1984/91. 4. Ed. Braslia: 1992. 24. Naval LP, Silva CDF. Avaliao da Influncia do Crrego So Joo no Aporte de Contaminao Fecal no Reservatrio da UHE Lus Eduardo Magalhes. In: XXIX Congresso Interamericano de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2004, San Juan. XXIX Congresso Interamericano de Engenharia Sanitria e Ambiental, 2004. Brasil. Ministrio da Sade. Portaria N 518, de 25 de Maro de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilncia da qualidade da gua para consumo humano e seu padro de potabilidade, e d outras providncias. 2004. Azevedo Netto et al. Tcnica de abastecimento e tratamento de gua, vol. 2: Tratamento de gua. So Paulo: CETESB, 1976. 951p. 1979. World Health Organization. Guidelines for drinking water quality. Geneva: WHO; 2004. Teixeira CF. Promoo e vigilncia da sade no contexto da regionalizao da assistncia sade no SUS. Cad. Sade Pblica 2002; 18, suppl. S153-S162. Camargo A, Santos MR. Universalizao do saneamento: por uma gesto eficiente dos recursos escassos. In: Brasil. Presidncia da Repblica. Secretaria. Especial de Desenvolvimento Urbano SEDU/PR. Programa de Modernizao do Setor Saneamento PMSS. O pensamento do setor saneamento no Brasil: perspectivas futuras. Braslia, dez.2002 Brasil. Ministrio da Sade. Boas Prticas no Abastecimento de gua: Procedimentos para a Minimizao de Riscos Sade. Braslia: Ministrio da Sade: Secretaria de Vigilncia em Sade, 2006. Brasil. Ministrio da Sade. Manual de Procedimentos de Vigilncia em Sade Ambiental Relacionada Qualidade da gua para Consumo.

2.

3.

4.

5. 6.

7.

Concluses
A caracterizao do sistema de abastecimento de gua de Olinda descrito neste estudo identificou situaes de riscos sade, devido a possvel contaminao da gua de consumo humano proveniente do sistema de distribuio pblico, e de alternativas privadas. O setor sade da cidade de Olinda contribui para a melhoria desta situao atravs do Centro de Vigilncia Ambiental (CEVAO) responsvel por
8.

9.

10.

www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

14
Braslia: Ministrio da Sade: Secretaria de Vigilncia em Sade, 2006. 11. Dados de relatrios da prefeitura de Olinda-PE / Secretria de Sade CEVAO.

www.jmphc.com J Manag Prim Health Care 2012; 3(1):7-14.

You might also like