You are on page 1of 41

www.jurisway.org.

br

Direito Penal e Processo Penal

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009


01 - Ana e Bruna desentenderam-se em uma festividade na cidade onde moram e Ana, sem inteno de matar, mas apenas de lesionar, atingiu levemente, com uma faca, o brao esquerdo de Bruna, a qual, ao ser conduzida ao hospital para tratar o ferimento, foi vtima de acidente de automvel, vindo a falecer exclusivamente em razo de traumatismo craniano. Acerca dessa situao hipottica, correto afirmar, luz do CP, que Ana A) deve responder pelo delito de homicdio consumado. B) deve responder pelo delito de homicdio na modalidade tentada. C) no deve responder por delito algum, uma vez que no deu causa morte de Bruna. D) deve responder apenas pelo delito de leso corporal.

02 - Acerca dos crimes contra a honra, assinale a opo correta. A) Caracterizado o crime contra a honra de servidor pblico, em razo do exerccio de suas funes, a ao penal ser pblica incondicionada. B) O CP prev, para os crimes de calnia, de difamao e de injria, o instituto da exceo da verdade, que consiste na possibilidade de o acusado comprovar a veracidade de suas alegaes, para a excluso do elemento objetivo do tipo. C) No constituem injria ou difamao punvel a ofensa no excessiva praticada em juzo, na discusso da causa, pela parte ou por seu advogado e a opinio da crtica literria sem inteno de injuriar ou difamar. D) Em regra, a persecuo criminal nos crimes contra a honra processa-se mediante ao pblica condicionada representao da pessoa ofendida.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

03 - Acerca dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) Quem falsifica determinado documento exclusivamente para o fim de praticar um nico estelionato no responder pelos dois delitos, mas apenas pelo crime contra o patrimnio. B) O crime de apropriao indbita de contribuio previdenciria delito material, exigindo-se, para a consumao, o fim especfico de apropriar-se da coisa para si (animus rem sibi habendi). C) O crime de latrocnio s se consuma quando o agente, aps matar a vtima, realiza a subtrao dos bens visados no incio da ao criminosa. D) O crime de extorso consumado quando o agente, mediante violncia ou grave ameaa, obtm, efetivamente, vantagem econmica indevida, constrangendo a vtima a fazer alguma coisa ou a tolerar que ela seja feita.

04 - Com relao finalidade das sanes penais, assinale a opo correta. A) O ordenamento jurdico brasileiro no reconheceu somente a funo de retribuio da pena, sendo certo que a denominada teoria mista ou unificadora da pena a mais adequada ao regime adotado pelo CP. B) As medidas de segurana tm finalidade essencialmente retributiva. C) Segundo entendimento doutrinrio balizador das normas aplicveis espcie, as teorias tidas por absolutas advogam a tese da aplicao das penas para a preveno de futuros delitos. D) As teorias tidas por relativas advogam a tese da retribuio do crime, justificada por seu intrnseco valor axiolgico, que possui, em si, seu prprio fundamento.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

05 - Em relao s causas de excluso de ilicitude, assinale a opo incorreta. A) Um bombeiro em servio no pode alegar estado de necessidade para eximir-se de seu ofcio, visto que tem o dever legal de enfrentar o perigo. B) Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. C) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigirse. D) Considera-se causa supralegal de excluso de ilicitude a inexigibilidade de conduta diversa.

06 - Constitui conduta criminosa A) emitir cheque pr-datado, sabendo-o sem proviso de fundos. B) destruir culposamente a vidraa de prdio pertencente ao departamento de polcia civil. C) deixar o pai de prover, sem justa causa, a instruo primria do filho em idade escolar. D) cometer adultrio.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

07 - Acerca dos institutos da desistncia voluntria, do arrependimento eficaz e do arrependimento posterior, assinale a opo correta. A) Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. B) A natureza jurdica do arrependimento posterior a de causa geradora de atipicidade absoluta da conduta, que provoca a adequao tpica indireta, de forma que o autor no responde pela tentativa, mas pelos atos at ento praticados. C) O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza responder pelo crime consumado com causa de reduo de pena de um a dois teros. D) A desistncia voluntria e o arrependimento eficaz, espcies de tentativa abandonada ou qualificada, passam por trs fases: o incio da execuo, a no consumao e a interferncia da vontade do prprio agente.

08 - Jaime foi denunciado pela prtica de crime poltico perante a 12. Vara Criminal Federal do DF. Acolhida a pretenso acusatria e condenado o ru, a deciso condenatria foi publicada no Dirio da Justia. Nessa situao hipottica, considerando-se que no h fundamento para a interposio de habeas corpus e que no h ambiguidade, omisso, contradio ou obscuridade na sentena condenatria, contra esta cabe A) recurso de apelao ao Tribunal Regional Federal da Primeira Regio. B) pedido de reviso criminal ao prprio juzo sentenciante. C) recurso ordinrio constitucional diretamente ao STF. D) recurso ordinrio constitucional diretamente ao STJ.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

09 - Em relao ao inqurito policial, assinale a opo incorreta. A) Nas hipteses de ao penal pblica, condicionada ou incondicionada, a autoridade policial dever instaurar, de ofcio, o inqurito, sem que seja necessria a provocao ou a representao. B) A autoridade policial no poder mandar arquivar autos de inqurito, uma vez que tal arquivamento de competncia da autoridade judicial. C) Caso as informaes obtidas por outros meios sejam suficientes para sustentar a inicial acusatria, o inqurito policial torna-se dispensvel. D) O MP no poder requerer a devoluo do inqurito autoridade policial, seno para que sejam realizadas novas diligncias, dado que imprescindveis ao oferecimento da denncia.

10 - Acerca do significado dos princpios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opo correta. A) Segundo o princpio da ofensividade, no direito penal somente se consideram tpicas as condutas que tenham certa relevncia social, pois as consideradas socialmente adequadas no podem constituir delitos e, por isso, no se revestem de tipicidade. B) O princpio da interveno mnima, que estabelece a atuao do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. C) Segundo o princpio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as aes mais graves praticadas contra os bens jurdicos mais importantes, ocupandose somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurdica. D) De acordo com o princpio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica dos condenados por sentena transitada em julgado.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

11 - Acerca de excees, assinale a opo correta. A) A exceo de incompetncia do juzo, que no pode ser oposta verbalmente, deve ser apresentada, no prazo de defesa, pela parte interessada. B) A parte interessada pode opor suspeio s autoridades policiais nos atos do inqurito, devendo faz-lo na primeira oportunidade em que tiver vista dos autos. C) Podem ser opostas excees de suspeio, incompetncia de juzo, litispendncia, ilegitimidade de parte e coisa julgada e, caso a parte oponha mais de uma, dever faz-lo em uma s petio ou articulado. D) Tratando-se da exceo de incompetncia do juzo, uma vez aceita a declinatria, o feito deve ser remetido ao juzo competente, onde dever ser declarada a nulidade absoluta dos atos anteriores, no se admitindo a ratificao.

12 - Acerca do procedimento relativo aos crimes de menor potencial ofensivo, previsto na Lei n. 9.099/1995, assinale a opo correta. A) Na audincia preliminar, o ofendido ter a oportunidade de exercer o direito de representao verbal nas aes penais pblicas condicionadas e, caso no o faa, ocorrer a decadncia do direito. B) Tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo o caso de arquivamento, o MP poder propor a aplicao imediata de pena de multa, a qual, se for a nica aplicvel, poder ser reduzida, pelo juiz, at a metade. C) A reparao dos danos sofridos pela vtima no objetivo do processo perante o juizado especial criminal, devendo ser objeto de ao de indenizao por eventuais danos materiais e morais sofridos, perante a vara cvel ou o juizado especial cvel competente. D) No sendo encontrado o acusado, para ser citado pessoalmente, e havendo certido do oficial de justia afirmando que o ru se encontra em local incerto e no sabido, o juiz do juizado especial criminal dever proceder citao por edital, ouvido previamente o MP.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

13 - A respeito do questionrio utilizado no tribunal do jri, assinale a opo correta. A) Se a resposta a qualquer dos quesitos estiver em contradio com outra ou outras j apresentadas, o juiz-presidente dever, de imediato, declarar a nulidade da sesso de julgamento, designando outra para o primeiro dia desimpedido. B) Se, pela resposta apresentada a um dos quesitos, o juizpresidente verificar que ficam prejudicados os seguintes, assim o declarar, dando por finda a votao. C) O juiz-presidente no deve formular quesitos sobre causas de diminuio de pena alegadas pela defesa, visto tratar-se de matria atinente fixao da pena, que incumbe ao juizpresidente, e no, aos jurados. D) Havendo mais de um crime ou mais de um acusado, os quesitos devem ser formulados em srie nica, dividida em captulos conforme o crime ou o acusado.

14 - Acerca da substituio da pena privativa de liberdade, assinale a opo incorreta. A) A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. B) A pena de multa descumprida no pode ser convertida em priso. C) As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as penas privativas de liberdade, podendo ser aplicadas em casos de crimes cometidos com grave ameaa, desde que no tenha havido violncia contra a pessoa. D) Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

15 - Com relao s disposies do ECA acerca da colocao da criana e do adolescente em famlia substituta, assinale a opo correta. A) Somente a adoo constitui forma de colocao da criana em famlia substituta. B) O guardio no pode incluir a criana que esteja sob sua guarda como beneficiria de seu sistema previdencirio visto que a guarda no confere criana condio de dependente do guardio. C) A colocao da criana em famlia substituta, na modalidade de adoo, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudvel de sua famlia natural. D) A guarda destina-se a regularizar a posse de fato e, uma vez deferida pelo juiz, no pode ser posteriormente revogada.

16 - Acerca da medida socioeducativa de internao, prevista no ECA, assinale a opo correta. A) No processo para apurao de ato infracional de adolescente, no se exige defesa tcnica por advogado. B) A medida socioeducativa de internao no comporta prazo determinado, devendo sua manuteno ser reavaliada, mediante deciso fundamentada, no mximo a cada 6 meses. C) Comprovada a autoria e materialidade de ato infracional considerado hediondo, tal como o trfico de entorpecentes, ao adolescente infrator deve, necessariamente, ser aplicada medida socioeducativa de internao. D) O adolescente que atinge os 18 anos de idade deve ser compulsoriamente liberado da medida socioeducativa de internao em razo do alcance da maioridade penal.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

17 - A Lei de tortura tem tipos penais descritos que visam proteger o seguinte objeto jurdico: A) o estado, devido aos abusos dos direitos constitucionais, principalmente os previstos no artigo 5 da Constituio da Repblica. B) a administrao pblica, considerando que tal lei revogou os crimes de abuso de autoridade. C) a vida, sendo inclusive, julgados pelo Tribunal do Jri. D) os direitos integridade fsica, psicolgica e de cidadania da pessoa, inclusive a prpria dignidade.

18 - Pode-se afirmar sobre o crime impossvel que trata-se de uma tentativa de conduta criminosa que no punida, por que: A) embora o agente tenha tido o dolo de pratic-la, os elementos objetivos do tipo, como o objeto material e o meio utilizado para a prtica da conduta, tornariam a consumao do delito impossvel de ocorrer, por serem absolutamente imprprios. B) porque o agente no agiu com vontade de realizar o crime, tal qual ocorre no erro de tipo. C) no se pode afirmar que no seja punvel o crime impossvel, porque se houver como prever a consumao do delito, a pena ser aplicada com incidncia de causa de diminuio de pena. D) O iter criminis interrompido devido desistncia voluntria do agente.

19 - Sobre a reparao do dano e sua natureza jurdica CORRETO a seguinte correlao: A) no sursis da pena circunstncia atenuante da pena. B) no peculato culposo causa extintiva da punibilidade. C) no arrependimento posterior causa de iseno de pena. D) no crime de homicdio simples causa de diminuio de pena

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

20 - H REINCIDNCIA nas seguintes hipteses, EXCETO: A) Condenado definitivamente pela prtica de crime, vem a cometer novo crime. B) Condenado definitivamente pela prtica de contraveno penal, vem a praticar crime. C) Condenado definitivamente pela prtica de contraveno penal, vem a praticar nova contraveno penal. D) Condenado definitivamente pela prtica de crime, vem a cometer contraveno penal.

21 - Jos, funcionrio pblico municipal, com o auxlio de Joo, estranho Administrao Pblica, procederam venda de microcomputador que se via na posse de Jos em razo de seu cargo. Joo sabia ser Jos servidor pblico. Na hiptese, Joo responder perante a Justia Criminal por que crime? A) Furto. B) Apropriao Indbita. C) Estelionato. D) Peculato.

22 - O furto de energia eltrica, por meio de extenso clandestina (art. 155, par. 3 do CP), crime: A) Permanente. B) Continuado. C) Habitual. D) Formal.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

10

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

23 - Joo, Manuel, Tarcsio e Bruno tm, respectivamente, 20, 19, 17 e 16 anos de idade e fundaram um grupo para difundir, pela internet, a idia do suicdio coletivo entre jovens de 16 a 21 anos de idade. Na ltima ao combinada, que foi precedida de vrias outras da mesma espcie, 10 pessoas inscreveram-se, mas, sob a orientao dos citados rapazes, apenas uma efetivamente praticou suicdio em um parque desta Capital. Apurada a morte, verificou-se que a vtima tinha apenas 15 anos de idade e que se fizera passar por um adolescente de 19 anos nas mensagens trocadas com o grupo, via internet. Considerando-se a morte desse jovem, CORRETO afirmar que Joo e Manuel devem responder pelo(s) crime(s) de: A) Formao de quadrilha e homicdio doloso majorado em concurso formal de crimes. B) Formao de quadrilha e homicdio doloso qualificado em concurso material de crimes. C) Formao de quadrilha e participao em suicdio majorada em concurso formal de crimes. D) Formao de quadrilha em concurso material com o delito de participao em suicdio.

24 - Assinale qual das alternativas se enquadra na definio doutrinria de autoria mediata: A) agente inimputvel por fora de doena mental pratica furto, dividindo o produto com aquele que, sendo imputvel, lhe induzira subtrao, bem como lhe fornecera chave falsa para penetrar na casa da vtima. B) proprietrio de automvel, vale-se de semi-imputvel para provocar incndio em seu carro e, aps, cobrar o seguro correspondente. C) agente maior de 18 anos pratica furto e divide seu produto com outro maior que lhe fornecera, previamente, chave falsa para penetrar na casa da vtima. D) proprietrio de automvel, vale-se de imputvel para provocar incndio em seu carro e, aps, cobrar o seguro correspondente.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

11

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

25 - Haver crime continuado comum nas seguintes hipteses, EXCETO: A) Crimes dolosos da mesma espcie, vinculados por condies objetivas, praticados com violncia ou grave ameaa contra vtimas diferentes. B) Crimes dolosos da mesma espcie, vinculados por condies objetivas, praticados com violncia ou grave ameaa contra a mesma vtima. C) Crimes dolosos da mesma espcie, vinculados por condies objetivas, praticados sem violncia ou grave ameaa contra vtimas diferentes. D) Crimes dolosos da mesma espcie, vinculados por condies objetivas, praticados sem violncia ou grave ameaa contra a mesma vtima.

26 - Roberta empregada domstica de Carla, a qual tranca todas as portas dos armrios ao sair de casa. Numa dessas ocasies, Roberta abre os armrios e foge com as jias da patroa. O Ministrio Pblico processa a empregada por furto qualificado pelo abuso de confiana. Como defensor de Roberta, alegar-se-ia que: A) A qualificadora no se caracterizou, pois a relao empregatcia existente entre ambas exime o aumento de pena. B) O furto qualificado independentemente de qualquer circunstncia, ante o fato de a empregada residir na casa da patroa. C) O abuso de confiana no se caracterizou, eis que a patroa no confiava na empregada, posto que trancava todos os armrios. D) No obstante a natureza do trabalho domstico, o qual pressupe a confiana da patroa em relao empregada, h necessidade da configurao de algum meio enganoso apto a iludir a patroa.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

12

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

27 - Marque a alternativa INCORRETA: A) A mulher casada s poder exercer o direito de oferecer queixa-crime, se devidamente autorizada pelo seu marido. B) O juiz absolver sumariamente o acusado quando verificar na resposta, a inexistncia manifesta de causa de excluso de ilicitude. C) Antes de transitar em julgado, as coisas que interessam ao processo, em regra, no so restitudas ao seu possuidor. D) No impede a propositura de ao civil o despacho de arquivamento do inqurito.

28 - Marque a alternativa CORRETA: A) A priso preventiva pode ser decretada nas infraes penais de menor potencial ofensivo. B) No sendo conhecido o lugar da infrao o critrio estabelecido pelo CPP, para fixar a competncia a preveno. C) A questo prejudicial obrigatria impe a suspenso da ao penal at que no juzo cvel seja a controvrsia dirimida. D) Durante a investigao criminal pode-se opor suspeio a atuao da autoridade policial.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

13

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

29 - Tendo em vista as proposies abaixo: I) O Juiz por deciso fundamentada, de ofcio, poder realizar o interrogatrio de ru preso por sistema de vdeo conferncia. II) Em qualquer modalidade de interrogatrio obrigatria a presena do defensor a fim de assegurar ao acusado o direito a ampla defesa. III) A primeira parte do interrogatrio do acusado versar sobre dados relativos a sua pessoa. IV) Ao exercer o direito ao silncio o acusado pratica a chamada autodefesa. A) Todas as alternativas esto corretas. B) Somente a primeira e quarta so corretas. C) Somente a segunda e quarta so corretas. D) Todas as alternativas esto erradas.

30 - Marque a alternativa INCORRETA: A) O sequestro poder ser decretado no curso da investigao criminal. B) Havendo necessidade de proceder a priso em flagrante de determinado autor de crime, a autoridade policial poder realizar a busca e apreenso no interior de uma residncia independente de mandado judicial. C) A hipoteca legal pode decretada na fase pr-processual. D) O pedido de restituio de coisas apreendidas pode ser encaminhado a autoridade policial estando ainda em curso a investigao criminal. 31 - Em deciso fundamentada o MM. Juiz de Direito da 45 Vara Criminal, da capital, indeferiu pedido de assistncia nos autos da ao penal. A defesa poder impugnar tal deciso com: A) Recurso em sentido. B) Apelao. C) Mandado de segurana. D) Correio parcial.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

14

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

32 - Marque a alternativa INCORRETA: A) Em qualquer hiptese a priso preventiva no ser decretada a vista da confirmao de uma das causas de excluso de ilicitude prevista nos autos. B) A priso temporria prevista na Lei 7.960/89, decretada somente na fase inquisitria. C) No ser concedida liberdade provisria mediante pagamento fiana quando presentes os motivos que autorizam a decretao da priso preventiva. D) A decretao da priso preventiva obrigatria para o crimes apenados com recluso por tempo, no mximo, igual ou superior a 10 (dez) anos.

33 - Contra a sentena de pronncia caber: A) Apelao. B) Recurso em sentido estrito. C) Protesto por novo jri. D) Embargos infringentes.

34 - Em regra, contra as decises do juzo da execuo penal cabvel: A) Agravo em execuo. B) Apelao. C) Recurso em sentido estrito. D) Embargos infringentes.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

15

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

35 - Marque a alternativa INCORRETA: A) Enquanto no ocorre a prescrio da pretenso punitiva, havendo novas provas cabvel o desarquivamento do inqurito policial. B) O assistente da acusao o ofendido ou o seu representante legal. C) Nas aes penais de iniciativa privada, quando da interposio de recurso indispensvel o pagamento de custas. D) Arquivado o inqurito por falta de provas a vtima pode propor ao penal privada subsidiria da pblica. 36 - A Lei n 8.038/90, que dispe sobre a ao penal de competncia originria dos Tribunais, assinala prazo para a defesa oferecer alegaes finais escritas em: A) 03 dias. B) 05 dias. C) 10 dias. D) 15 dias.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

16

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

37 - Antnio, ru primrio, sofreu condenao j transitada em julgado pela prtica do crime previsto no art. 273 do CP, consistente na falsificao de produto destinado a fins teraputicos, praticado em janeiro de 2009. Em face dessa situao hipottica e com base na legislao e na jurisprudncia aplicveis ao caso, assinale a opo correta. A) Antnio cometeu crime hediondo e, portanto, no poder progredir de regime. B) Antnio no cometeu crime hediondo e poder progredir de regime de pena privativa de liberdade aps o cumprimento de um sexto da pena, caso ostente bom comportamento carcerrio comprovado pelo diretor do estabelecimento prisional, mediante deciso fundamentada precedida de manifestao do MP e do defensor. C) Antnio cometeu crime hediondo, mas poder progredir de regime de pena privativa de liberdade aps o cumprimento de um sexto da pena, caso ostente bom comportamento carcerrio comprovado pelo diretor do estabelecimento prisional. D) Antnio cometeu crime hediondo, de forma que s poder progredir de regime de pena privativa de liberdade aps o cumprimento de dois quintos da pena, caso atendidos os demais requisitos legais.

38 - Em relao classificao das infraes penais, assinale a opo correta. A) Crime unissubsistente o que se consuma com a simples criao do perigo para o bem jurdico protegido, sem produzir dano efetivo. B) No crime comissivo por omisso, o agente responde pelo resultado, e no, pela simples omisso, uma vez que esta o meio pelo qual o agente produz o resultado. C) Crimes hediondos so os previstos como tal na lei especfica, e crimes assemelhados a hediondos so todos aqueles delitos que, embora no estejam previstos como tal na lei, causem repulsa social, por sua gravidade e crueldade. D) Crime prprio sinnimo de crime de mo prpria.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

17

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

39 - De acordo com o art. 14, inciso II, do CP, diz-se tentado o crime quando, iniciada a execuo, este no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Em relao ao instituto da tentativa (conatus) no ordenamento jurdico brasileiro, assinale a opo correta. A) O crime de homicdio no admite tentativa branca. B) Considera-se perfeita ou acabada a tentativa quando o agente atinge a vtima, vindo a lesion-la. C) A tentativa determina a reduo da pena, obrigatoriamente, em dois teros. D) As contravenes penais no admitem punio por tentativa.

40 - Com relao ao dolo e culpa, assinale a opo correta. A) Caracteriza-se a culpa prpria quando o agente, por erro de tipo inescusvel, supe estar diante de uma causa de justificao que lhe permite praticar, licitamente, o fato tpico. B) Considere que determinado agente, com inteno homicida, dispare tiros de pistola contra um desafeto e, acreditando ter atingido seu objetivo, jogue o suposto cadver em um lago. Nessa situao hipottica, caso se constate posteriormente que a vtima estava viva ao ser atirada no lago, tendo a morte ocorrido por afogamento, fica caracterizado o dolo geral do agente, devendo este responder por homicdio consumado. C) A conduta culposa poder ser punida ainda que sem previso expressa na lei. D) Caracteriza-se a culpa consciente caso o agente preveja e aceite o resultado de delito, embora imagine que sua habilidade possa impedir a ocorrncia do evento lesivo previsto.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

18

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

41 - Em cada uma das opes a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a respeito de penas. Assinale a opo em que a assertiva est de acordo com o que dispe o CP. A) Paulo foi definitivamente condenado pena privativa de liberdade em regime fechado. Nessa situao, Paulo dever, necessariamente, ser submetido ao exame criminolgico para a obteno da progresso de regime. B) Tlio, funcionrio pblico, praticou crime de peculato doloso, vindo a ser definitivamente condenado pena privativa de liberdade. Nessa situao, a progresso do regime de cumprimento de sua pena ficar condicionada reparao do dano que causou ou devoluo do produto do crime, com os acrscimos legais. C) Jlio foi definitivamente condenado pena privativa de liberdade em regime fechado e passou a trabalhar no presdio. Nessa situao, embora o trabalho de Jlio seja remunerado, ele no ter direito aos benefcios da previdncia social. D) Roberto, durante o trmite de processo por crime de roubo, ficou preso provisoriamente em razo de priso preventiva decretada pelo juiz para a garantia da ordem pblica. Nessa situao, caso o juiz imponha a Roberto, na sentena definitiva, medida de segurana, e no pena privativa de liberdade, o tempo de priso provisria no ser computado na medida de segurana.

42 - A respeito do crime de omisso de socorro, assinale a opo correta. A) A omisso de socorro classifica-se como crime omissivo prprio e instantneo. B) A criana abandonada pelos pais no pode ser sujeito passivo de ato de omisso de socorro praticado por terceiros. C) O crime de omisso de socorro admitido na forma tentada. D) impossvel ocorrer participao, em sentido estrito, em crime de omisso de socorro.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

19

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

43 - Assinale a opo correta acerca dos crimes contra a administrao pblica. A) Somente o funcionrio pblico pode ser sujeito ativo de crime de prevaricao. B) O crime de concusso considerado crime material. C) No crime de peculato culposo, a reparao do dano anterior sentena irrecorrvel causa de reduo de pena. D) O crime de corrupo ativa considerado crime prprio.

44 - A respeito dos meios de prova e das citaes e intimaes no mbito do direito processual penal, assinale a opo correta. A) O exame de corpo de delito e outras percias devem ser feitos, necessariamente, por dois peritos oficiais ou, na impossibilidade de estes o fazerem, por duas pessoas idneas assim consideradas pelo juiz. B) Tratando-se de processo penal, absoluta a nulidade por falta de intimao da expedio de precatria para inquirio de testemunha. C) O procedimento de acareao, objeto de severas crticas por violar o princpio da dignidade da pessoa humana, foi extinto pela recente reforma do CPP. D) O oficial de justia, ao verificar que o ru se oculta para no ser citado, deve certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida no CPC.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

20

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

45 - Acerca das normas aplicveis ao processo e ao julgamento dos crimes de calnia e injria, previstas no CPP, assinale a opo correta. A) O juiz, antes de receber a queixa, oferece s partes oportunidade para se reconciliarem, fazendo-as comparecer em juzo para serem ouvidas, separadamente, na presena, obrigatria, dos seus advogados, lavrando-se o termo respectivo. B) No caso de reconciliao, depois de assinado pelo querelante termo de desistncia da queixa, esta ser suspensa pelo prazo de dois anos, e o juiz fixar as condies a serem respeitadas pelo querelado para que se opere a extino da punibilidade aps o decurso do referido prazo. C) pblica incondicionada a ao penal por crime contra a honra de funcionrio pblico em razo do exerccio de suas funes. D) Caso seja oferecida a exceo da verdade ou da notoriedade do fato imputado, poder o querelante contestar a exceo, podendo ser inquiridas as testemunhas arroladas na queixa.

46 - Assinale a opo correta com relao aos recursos criminais. A) Considere que Jaime tenha sido denunciado pelo delito de descaminho, tendo o julgador rejeitado a denncia, com base no princpio da insignificncia, e determinado a extino da punibilidade do denunciado. Nessa situao hipottica, poder o MP apresentar recurso de apelao contra a deciso judicial. B) Constitui nulidade a falta de intimao do denunciado para oferecer contrarrazes ao recurso interposto contra a rejeio da denncia, no a suprindo a nomeao de defensor dativo. C) Considere que Elias pratique crime contra bens da Unio e seu advogado impetre habeas corpus em seu favor, com deciso final favorvel ao paciente. Considere, ainda, que, ao apreciar o recurso de ofcio contra essa deciso, o tribunal de justia reconhea a incompetncia do juzo estadual de primeiro grau, anule o decisum e determine a remessa dos autos ao juzo federal competente. Nessa situao hipottica, o tribunal s poder reconhecer a nulidade se tal alegao for feita, pelo MP, na pea recursal, sob pena de a deciso do rgo recursal representar reformatio in pejus. D) O protesto por novo jri cabvel contra decises do tribunal do jri que acarretem ao ru condenao pena privativa de liberdade, com recluso superior a vinte anos.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

21

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

47 - Assinale a opo correta a respeito da exceo de suspeio. A) Caso seja arguida a suspeio de membro do MP, a deciso caber ao prprio juiz criminal que conduz o processo principal. B) Julgada procedente a exceo de suspeio do juiz pelo tribunal competente, o processo dever ser remetido ao seu substituto, com aproveitamento dos atos j praticados no processo principal. C) Sempre que houver arguio de suspeio de jurado no procedimento do tribunal do jri, dever o juiz determinar a suspenso do processo principal at que se decida o incidente. D) As partes no podero arguir de suspeio os serventurios ou funcionrios da justia e os peritos no oficiais, pois tais servidores exercem atividade meramente administrativa.

48 - Acerca das prises cautelares, assinale a opo correta. A) Considere que Amanda, na inteno de obter vantagem econmica, tenha sequestrado Bruna, levando-a para o cativeiro. Nesse caso, a priso em flagrante de Amanda s poder ocorrer at vinte e quatro horas aps a constrio da liberdade de Bruna, devendo a autoridade policial, caso descubra o paradeiro da vtima aps tal prazo, solicitar ao juiz competente o mandado de priso contra a sequestradora. B) So pressupostos da priso preventiva: garantia da ordem pblica ou da ordem econmica; convenincia da instruo criminal; garantia de aplicao da lei penal; prova da existncia do crime; indcio suficiente de autoria. C) Em regra, a priso temporria deve ter durao mxima de cinco dias. Tratando-se, no entanto, de procedimento destinado apurao da prtica de delito hediondo, tal prazo poder estender-se para trinta dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. D) A apresentao espontnea do acusado autoridade policial, ao juiz criminal ou ao MP impede a priso preventiva, devendo o acusado responder ao processo em liberdade.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

22

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

49 - Com base no que dispe a Lei de Execues Penais, assinale a opo correta. A) Considere que James tenha sido definitivamente condenado pela prtica de crime de estupro e que, posteriormente, no curso da execuo de tal pena, ele tenha sido condenado pela prtica de crime de corrupo passiva. Nessa situao, como James j estava cumprindo a pena do crime de estupro, no poder haver soma das penas para determinao do regime. B) O ingresso do condenado no regime aberto em decorrncia da progresso do regime semiaberto fixado como inicial pela sentena condenatria constitui resultado do cumprimento de parte da pena imposta e automtico, no pressupondo a aceitao do programa do regime aberto e de eventuais condies impostas pelo juiz. C) A execuo da pena privativa de liberdade ficar sujeita forma regressiva, com a transferncia para regimes mais rigorosos, quando o condenado, por exemplo, praticar fato definido como crime doloso ou falta grave. D) A sada temporria destina-se aos condenados que cumpram pena em regime fechado ou semiaberto e poder ser autorizada para visita famlia, frequncia a curso profissionalizante ou de instruo do ensino mdio ou superior.

50 - Paulo Ricardo, funcionrio pblico federal, foi ofendido, em razo do exerccio de suas funes, por Ana Maria. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta no que concerne legitimidade para a propositura da respectiva ao penal. A) A ao penal ser pblica incondicionada, considerando-se que a ofensa foi praticada propter officium e que h manifesto interesse pblico na persecuo criminal. B) A ao penal ser privada, do tipo personalssima. C) Ser concorrente a legitimidade de Paulo Ricardo, mediante queixa, e do MP, condicionada representao do ofendido. D) Somente o MP ter legitimidade para a propositura da ao penal, mas, para tanto, ser necessria a representao do ofendido ou a requisio do chefe imediato de Paulo Ricardo.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

23

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

51 - Considerando o ECA, assinale a opo correta. A) Na interpretao do ECA, devem ser considerados os fins sociais a que o estatuto se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, bem como a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento. B) O adolescente civilmente identificado no pode ser submetido identificao compulsria pelos rgos policiais, de proteo e judiciais, nem mesmo para efeito de confrontao, havendo dvida fundada. C) Entre as medidas socioeducativas que podem ser aplicadas ao adolescente, esto a prestao de servios comunidade e a substituio de internao em estabelecimento educacional por multa. D) A medida aplicada por fora de remisso no pode ser revista judicialmente, sob pena de ofensa coisa julgada.

52 - No que se refere ao direito convivncia familiar e comunitria, assinale a opo correta com base no ECA. A) Toda criana ou adolescente tem direito educao no seio da sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a participao efetiva da me biolgica no convvio dirio com o educando, em ambiente livre da presena de pessoas discriminadas. B) Os filhos, havidos, ou no, da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. C) O ptrio poder no poder ser exercido, simultaneamente, pelo pai e pela me. Em caso de discordncia quanto a quem caber titulariz-lo, a ambos ser facultado o direito de recorrer autoridade judiciria competente para a soluo da divergncia. D) Na ausncia dos pais, o ptrio poder poder ser delegado, nessa ordem: ao irmo mais velho, desde que j tenha alcanado a maioridade, ao tio paterno ou ao av paterno. Na ausncia de qualquer um desses, o ptrio poder poder, excepcionalmente, ser delegado av materna.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

24

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

53 - Se algum subtrai dinheiro de outra pessoa e depois devolve porque se arrependeu, mas ainda no houve incio formal do processo penal com a denncia a ser oferecida pelo Ministrio Pblico, CORRETO afirmar que: A) no houve crime a ser punido. B) o agente responde apenas pela tentativa. C) ocorrer a extino da punibilidade. D) o agente responder normalmente pelo delito, no entanto com direito a uma causa de diminuio em sua pena.

54 - Marque a nica alternativa CORRETA: Uma mulher, louca para ter filhos, mas infrtil, vai at uma maternidade e retira de l um recm nascido qualquer, levando-o para a sua casa e tratando-o com o maior carinho por muitos anos. A conduta descrita corresponde ao crime de: A) seqestro qualificado. B) subtrao de incapaz. C) furto de coisa comum. D) seqestro simples.

55 - Marque a nica alternativa CORRETA: O que significa a afirmao de que as penas restritivas de direitos so autnomas e substitutivas ? A) que somente podem ser aplicadas por um nico juiz de direito. B) que so penas principais, no admitindo o princpio da anterioridade da lei penal. C) que no esto descritas como sano penal cominada s condutas tpicas, mas somente podem substituir as penas privativas de liberdade anteriormente aplicadas pelo juiz, desde que obedecidos determinados requisitos legais. D) que no podem ser aplicadas em caso de crimes hediondos e seus assemelhados, em virtude de proibio legal expressa e de acordo com atual jurisprudncia do STF.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

25

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

56 - Joo, aos 19 anos de idade, bateu at quebrar 4 dentes da frente de seu vizinho, em junho de 2005. Foi denunciado, sendo a denncia recebida em maio de 2007. No ltimo dia 01 de junho deste ano, ele foi condenado pena mnima prevista em lei para este crime, ou seja, a 02 anos de recluso, com direito suspenso condicional da pena. A respeito da prescrio, neste caso, CORRETO afirmar que: A) ocorreu a prescrio da pretenso punitiva, considerando que o prazo prescricional ser de 02 anos. B) no ocorreu a prescrio, porque o recebimento da denncia e a sentena interromperam o prazo prescricional. C) no ocorreu a prescrio, porque pena de 02 anos somente prescreve em 04 anos. D) ocorreu a prescrio porque os fatos aconteceram em junho de 2005, portanto j passados mais de 04 anos.

57 - Os crimes descritos na Lei de Drogas se tratam de normas penais em branco. Por que? A) devido validade da norma penal no espao, de acordo com o princpio da universalidade. B) porque depende do entendimento do julgador considerar a substncia como entorpecente ou que cause dependncia fsica ou psquica. C) devido validade da norma penal no tempo, pelo princpio da irretroatividade da lei penal. D) porque o conceito de drogas depende de uma outra instruo normativa legal, externa aos tipos descritos na nova Lei de Drogas.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

26

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

58 - Marque a nica alternativa CORRETA: No meio de uma briga em uma boate, Joo bateu, propositadamente, seu copo de usque no rosto de Z, vindo a cortarlhe o rosto por 14 cm, alm de perfurar seu olho, diminuindo-lhe a viso. O Ministrio Pblico ofereceu denncia contra Joo por crime de leso grave devido a debilidade permanente da viso. Atuando como advogado do assistente do Ministrio Pblico, qual deveria ser a correta capitulao deste delito? A) tentativa de homicdio doloso, pois um copo de vidro um objeto reconhecidamente letal. B) a capitulao est correta, pois existem dois olhos, logo seu cliente no perdeu a viso, tendo-a apenas debilitada. C) leso corporal de natureza gravssima, considerando a deformidade permanente acarretada por um corte de 14 cm no rosto de seu cliente. D) leso de natureza grave, mas caracterizada pelo afastamento das ocupaes habituais por mais de 30 dias, pois qualquer pessoa que tem um corte deste tamanho no rosto fica sem poder tomar sol por mais de 30 dias.

59 - INCORRETO afirmar que: A) uma conduta tentada implicar no fato do agente ter a pena diminuda quando o juiz for aplicar a pena ao caso concreto. B) qualquer crime punido tanto na forma dolosa quanto culposa. C) o crime consumado aquele no qual se renem na conduta do agente todos os elementos de sua definio legal. D) tentativa branca aquela em que o objeto jurdico protegido sofre apenas perigo, no havendo resultado material.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

27

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

60 - O agente NO ser punido por tentativa de homicdio doloso quando: A) embora o agente no soubesse, efetua disparos contra pessoa que morrera minutos antes de infarto agudo do miocrdio. B) ocorrer o arrependimento posterior. C) querendo matar a vtima, utiliza meio relativamente eficaz para a consumao do crime. D) a conduta do agente demonstrar que houve "animus necandi", devido desistncia de continuar no exerccio da conduta devido situaes extrnsecas sua vontade.

61 - Quando o agente age impelido por erro sobre elemento do tipo, CORRETO afirmar que: A) responde somente por aquela conduta que ele fez. B) a conduta ser criminosa, respondendo o agente sempre por crime culposo, independentemente da existncia da previso legal de tal conduta. C) o dolo ser retirado do tipo penal, pois no houve inteno em acarretar aquele resultado tpico. D) fica excluda a conscincia da ilicitude de seu ato.

62 - Uma pessoa que se torna inconveniente durante a realizao de uma festa particular para a qual havia sido devidamente convidada, e instada a deixar o local pelos proprietrios do salo de festa e cicerones da prpria festa, mas recusase a faz-lo, comete: A) Crime comissivo por omisso. B) No comete crime algum, pois foi devidamente autorizado a entrar na festa. C) Violao de domiclio na sua forma tentada. D) Crime de violao de domiclio, em sua modalidade omissiva, no admitindo, portanto, tentativa.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

28

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

63 - Joo foi denunciado perante a 100 Vara Criminal por crime de roubo qualificado pelo resultado morte, tendo o juiz recebido a mencionada denncia em seus exatos termos. Alm de se manifestar acerca do recebimento da denncia, quais outros atos o juiz dever determinar neste mesmo momento processual? A) citao do acusado para apresentar defesa preliminar escrita no prazo de at 10 dias. B) citao do acusado para interrogatrio. C) citao da defensoria pblica, comunicando a priso em flagrante ou a situao de liberdade do acusado. D) citao da defensoria pblica para apresentao de defesa preliminar.

64 - Tratando-se da fase da execuo penal, quando ser possvel ao juiz da sentena emitir guia de execuo provisria? A) assim que transitar em julgado a sentena condenatria. B) assim que transitar em julgado a sentena para o Ministrio Pblico e para o assistente do Ministrio Pblico. C) assim que expedir sentena condenatria. D) assim que publicar a sentena condenatria.

65 - Joo, respondendo por crime de ameaa, no concordou em fazer qualquer espcie de composio civil com a vtima e nem proposta de transao elaborada pelo Ministrio Pblico, sendo devidamente denunciado, processado e condenado a uma pena de 03 meses de deteno, substitudo por pena de multa no valor de R$900,00. Inconformado com esta deciso, Joo foi intimado pessoalmente da sentena nesta data. Qual o prazo que ele ter para apresentar recurso? A) 05 dias, mas contados em dobro acaso seja defendido pela Defensoria Pblica. B) 05 dias, contados da data da intimao. C) 10 dias, contados da data da sua intimao. D) 10 dias, contados a partir da cincia do Ministrio Pblico.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

29

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

66 - Em sentena condenatria ainda recorrvel, o juiz de direito relatou os atos do processo, analisou as teses das partes e as provas contidas nos autos e chegou a concluso de condenar o acusado. Da, passou a aplicar-lhe a pena, utilizando-se do sistema trifsico, logrando em fixar a pena final em 05 anos e 04 meses de recluso a ser cumpridos em regime semi-aberto, tendo fixado tambm a pena de multa. Aps, permitiu que o acusado recorresse em liberdade e tambm arbitrou o valor de R$13.000,00, condenando o acusado em indenizao pelos danos materiais sofridos pela vtima. Em razo do acima alegado, CORRETO afirmar que: A) o juiz somente poderia ter fixado valor de indenizao a ser pago pelo acusado vtima, se tal pedido constou expressamente da denncia, tendo o acusado tido a oportunidade de se defender dos valores apresentados. B) sendo a sentena condenatria, o juiz deveria ter determinado a priso do acusado, pois trata-se de acusado perigoso, colocando em perigo a ordem pblica. C) se a pena foi aplicada em patamar de 05 anos e 04 meses, o regime inicial de cumprimento desta pena deveria ter sido o fechado, pois o STF impede regime inicial semi-aberto. D) o sistema trifsico de aplicao de pena, no mais aplicado na sistemtica penal brasileira desde a reforma de 1984.

67 - Durante os debates que ocorrem nas sesses de julgamento do Tribunal do Jri possvel que o Promotor de Justia, o advogado assistente e o defensor faam intervenes durante a fala de seu ex adverso. A respeito dos apartes correto afirmar: A) no existe nenhuma previso legal acerca dos apartes, que fazem parte dos costumes forenses, dependendo de acordo entre as partes com a aceitao e controle do Juiz Presidente. B) para o defensor poder apartear, depender de autorizao expressa do Ministrio Pblico, que no Tribunal do Jri exerce a funo primordial de fiscal da lei. C) no permitido ao advogado assistente do Ministrio Pblico fazer apartes na fala do defensor. D) cabe ao Juiz Presidente do Tribunal do Jri regulamentar os apartes, podendo conceder at 3 minutos para cada interveno.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

30

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

68 - Huguinho, Zezinho e Luisinho cometeram, em concurso de pessoas, um crime de furto, praticado durante a noite. Em tal empreitada, coube a Zezinho e Luisinho entrar em um estabelecimento comercial pelo telhado, ir retirando os objetos e repassando para Huguinho que as colocava no porta-malas de uma Braslia. Os trs foram surpreendidos pela PMMG, que os prendeu em flagrante delito. O Ministrio Pblico, ao oferecer denncia, far apenas uma nica pea contra os trs acusados de uma s vez. O critrio relativo competncia processual penal narrado acima : A) ratione personae. B) conexo. C) continncia. D) ratione loci.

69 - O momento processual correto para a defesa requerer a produo de provas periciais quando se tratar de crime punido com pena mxima de 03 anos, como ocorre no homicdio culposo, ser: A) na defesa preliminar, apresentada por escrito logo aps a citao do acusado. B) a qualquer tempo, mesmo na fase inquisitorial. C) to logo o acusado seja interrogado, no trduo da defesa prvia. D) a defesa somente poder requerer prova pericial no caso do Ministrio Pblico se omitir.

70 - Em regra, o inqurito policial se inicia, EXCETO: A) com priso em flagrante do suspeito. B) com a lavratura do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrncia). C) atravs de portaria do Delegado de Polcia. D) por requisio do Ministrio Pblico.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

31

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

71 - Um advogado foi hoje ao TJMG para verificar o resultado dos embargos infringentes que havia oposto contra deciso no unnime, mas contrria a seu cliente. Verificou que teve apenas um voto favorvel tese que defendeu, sendo que os demais votos negavam, no mrito, seu pedido para a diminuio da pena aplicada. Antes que transite em julgado esta deciso, quais as providncias que podem ser tomadas pelo defensor, em no havendo concordncia com a deciso do TJMG? A) aviar pedido de reconsiderao, nos termos do Regimento Interno do TJMG, no prazo de 02 dias contados da publicao do acrdo. B) protocolizar Recurso Extraordinrio diretamente perante o STF, pois matria relativa a aplicao de pena de competncia do STF. C) protocolizar Recurso Especial, necessariamente sem opor embargos declaratrios, pois a questo j foi discutida em sede de embargos infringentes. D) opor embargos declaratrios para prequestionar a deciso, e interpor Recurso Especial e/ou Extraordinrio aps o julgamento dos embargos declaratrios.

72- Observando-se o tema sobre ao penal, CORRETO afirmar que: A) possvel que o ofendido contrate um advogado para dar incio a uma ao penal de iniciativa pblica. B) a ao penal privada somente cabvel em crimes contra os costumes e contra a honra. C) a ao penal pblica incondicionada, no depende da condio de procedibilidade referente ao Inqurito Policial. D) no procedimento previsto na Lei 9.099/95- Juizados Especiais Criminais, somente possvel a existncia de aes penais de iniciativa privada, considerando a previso legal que d possibilidade da composio civil entre o autor do fato e a vtima.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

32

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

73- Assinale a opo correta acerca da doutrina e das escolas penais. A) Cesare Lombroso, fundador da Escola Positivista Biolgica, defendia a ideia da existncia de um criminoso nato, cujas anomalias constituiriam um tipo antropolgico especfico. B) Um dos fatores que contriburam para o surgimento da Escola Positiva foi a eficcia das concepes clssicas relativamente diminuio da criminalidade. C) De acordo com o jusnaturalismo, de Grcio, o Estado resulta de um grande e livre acordo entre os homens, que cedem parte de seus direitos em prol da ordem e segurana comuns. D) A Escola Positiva ops-se necessidade de defender mais enfaticamente o corpo social contra a ao do delinquente, priorizando os interesses individuais em relao aos sociais. 74- Amaro, durante uma calorosa discusso no trnsito, desferiu, com inteno homicida, dois tiros de revlver em Bernardo. Mesmo dispondo de mais munio e podendo prosseguir, Amaro arrependeu-se, desistiu de continuar a ao criminosa e prestou imediato socorro a Bernardo, levando-o ao hospital mais prximo. A atitude de Amaro foi fundamental para a preservao da vida do Bernardo, que, contudo, teve sua integridade fsica comprometida, ficando incapacitado para suas ocupaes habituais, por sessenta dias, em decorrncia das leses provocadas pelos disparos. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) A atitude de Amaro caracteriza arrependimento posterior, tornando-o isento de pena. B) Amaro deve responder apenas pelo delito de leso corporal de natureza grave. C) Amaro deve responder pelo delito de tentativa de homicdio. D) A atitude de Amaro caracteriza desistncia voluntria, ficando excluda a ilicitude de sua conduta.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

33

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

75- Em relao aos institutos da graa, do indulto e da anistia, assinale a opo correta. A) Com a outorga da graa, benefcio individual concedido mediante a provocao da parte interessada, eliminam-se os efeitos penais principais e secundrios da condenao. B) Aps a concesso do indulto, benefcio de carter coletivo outorgado espontaneamente pela autoridade competente, eliminam-se apenas os efeitos extrapenais da condenao. C) Compete, privativamente, ao presidente da Repblica conceder graa e indulto; j a anistia atribuio do Congresso Nacional, com a sano do presidente da Repblica. D) A anistia foi instituda por lei penal de efeito retroativo, que retira as consequncias da ao criminosa j praticada, eliminando os efeitos penais e extrapenais da condenao. 76- Considere que Jlio, usurio de droga, tenha oferecido pela primeira vez, durante uma festa, a seu amigo Roberto, sem intuito de lucro, pequena quantidade de maconha para consumirem juntos. Nessa situao hipottica, Jlio A) praticou conduta tpica, entretanto, como a lei em vigor despenalizou a conduta, ele deve ser apenas submetido a admoestao verbal. B) praticou trfico ilcito de entorpecentes e, de acordo com a legislao em vigor, a pena abstratamente cominada ser a mesma do traficante regular de drogas. C) dever ser submetido pena privativa de liberdade, diversa e mais branda que a prevista abstratamente para o traficante de drogas. D) praticou conduta atpica, dada a descriminalizao do uso de substncia entorpecente.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

34

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

77- Joo, dependente qumico, com inteno de subtrair valores em dinheiro para aquisio de substncias entorpecentes, entrou em um nibus estadual e, munido de uma arma de brinquedo, anunciou assalto, ordenando que todos os presentes colocassem, em uma sacola que deixara no cho, os valores em espcie que possussem, ameaando mat-los caso se recusassem a faz-lo. Todos obedeceram sua ordem e ele conseguiu subtrair, ao todo, R$ 500,00. Joo saiu do nibus e, aps uma perseguio policial que durou cerca de meia hora, foi preso. Considerando essa situao hipottica e o concurso formal de crimes, assinale a opo correta. A) A priso em flagrante foi ilegal, dado que a perseguio policial tornou impossvel a consumao do crime. B) Como o valor subtrado ultrapassou minimamente o valor do salrio mnimo em vigor, ser possvel aplicar o princpio da insignificncia, ou da bagatela, para afastar a tipicidade da conduta de Joo, o qual dever, consequentemente, ser imediatamente posto em liberdade. C) Para o clculo da prescrio dos crimes praticados por Joo, indiferente o acrscimo que se realize em face do concurso formal de crimes, haja vista que, em tais situaes, a extino da punibilidade incide sobre a pena de cada um dos crimes, isoladamente. D) Joo praticou crime de roubo qualificado pelo emprego de arma, visto que, embora a arma empregada tenha sido de brinquedo, foi apta a amedrontar as vtimas, tendo o agente conseguido consumar o crime. 78- Assinale a opo correta quanto fixao da pena. A) Concorrendo circunstncias atenuantes e agravantes, deve sempre prevalecer a circunstncia atenuante, em respeito ao princpio in dubio pro reo. B) Na segunda etapa da dosimetria da pena, o juiz no pode reduzir a pena em razo de circunstncia relevante, anterior ou posterior ao crime,visto que tal possibilidade no est prevista expressamente em lei. C) Ser reincidente o ru que possuir condenao por crime anterior, ainda que esta no tenha transitado em julgado. D) O CP adotou o sistema trifsico de fixao da pena, segundo o qual o juiz fixa a pena-base, considera, em seguida, as circunstncias agravantes e atenuantes e, por ltimo, as causas de aumento e de diminuio da pena.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

35

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

79- Acerca do instituto da remio, previsto na Lei de Execuo Penal, assinale a opo correta. A) O tempo remido no poder ser computado para a concesso de livramento condicional e indulto. B) O condenado que for punido por falta grave no perder o direito ao tempo remido, que constitui direito adquirido do preso. C) Podero ser beneficiados pela remio em razo do trabalho o preso provisrio e o preso condenado que cumpra a pena em regime fechado, semiaberto ou aberto. D) O preso impossibilitado, por acidente, de prosseguir no trabalho continuar a se beneficiar da remio. 80- Determinada rede de lanchonetes estabelecida nos Estados Unidos da Amrica utiliza navios prprios para fornecer mercadorias aos seus franqueados fora daquele pas. A bordo de um desses navios, em guas pertencentes ao mar territorial brasileiro, paralelas ao estado de Pernambuco, houve um crime contra o patrimnio e, algumas horas aps esse fato, a embarcao atracou no porto de Santos SP, onde, de acordo com o respectivo plano de viagem, seria sua primeira e ltima parada no territrio brasileiro. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta no que se refere competncia para processar e julgar o mencionado delito, de acordo com a CF, o CP e o CPP. A) A competncia para processar e julgar o referido crime ser da justia federal de Pernambuco. B) A competncia para processar e julgar o referido crime ser da justia federal de Santos. C) A justia brasileira no tem competncia para processar e julgar tal crime, pois a lei penal ptria no se aplica aos delitos cometidos a bordo de navios estrangeiros. D) O mencionado crime deve ser processado e julgado pela justia do DF.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

36

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

81- Considerando a legislao em vigor em relao prova criminal, assinale a opo correta. A) A exibio, no plenrio do tribunal do jri, de documento do qual no se tenha dado cincia s partes prova ilegtima e gera nulidade do julgamento, no impedindo, contudo, que essa prova seja utilizada posteriormente. B) O juiz que tomar conhecimento do contedo de prova declarada inadmissvel no pode proferir a sentena, devendo, no caso do tribunal do jri, o juiz presidente dissolver o conselho de sentena. C) De acordo com a CF, so inadmissveis, sob pena de nulidade, as provas ilcitas e as derivadas das ilcitas, assim entendidas as obtidas com violao de norma constitucional ou legal. D) As provas ilcitas que puderem ser obtidas pelos trmites tpicos e de praxe, prprios da investigao ou instruo criminal, podem ser admitidas no processo para beneficiar o ru ou satisfazer a pretenso punitiva do Estado. 82- Impede a propositura da ao civil para a reparao do dano causado pelo fato delituoso A) a sentena penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estrito cumprimento de dever legal. B) a sentena absolutria que decidir que o fato imputado no constitui crime. C) o despacho de arquivamento do inqurito ou das peas de informao. D) a deciso que julgar extinta a punibilidade. 83- Acerca de incidente de insanidade mental do acusado, assinale a opo correta. A) No se admite a instaurao de exame de sanidade mental do acusado aps o trnsito em julgado da sentena penal condenatria, uma vez que a medida no ter mais eficcia. B) O exame de avaliao da sade mental do acusado poder ser ordenado na fase do inqurito, mediante representao da autoridade policial ao juiz competente. C) Caso seja comprovada a insanidade mental do acusado, ao tempo da infrao penal, o processo dever ser imediatamente extinto, decretando-se a extino da punibilidade do ru. D) Para efeito do exame, o acusado acometido de insanidade mental, se estiver preso, dever ser imediatamente libertado, para que a famlia o conduza para a anlise clnica em estabelecimento que entenda adequado.

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

37

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

84- Assinale a opo correta quanto ao procedimento comum previsto no CPP. A) O juiz decidir se realiza o interrogatrio por videoconferncia em razo de pedido do MP, no precisando fundamentar sua deciso. B) Na audincia de instruo e julgamento, dever proceder-se tomada das declaraes do ofendido e do ru, designando-se nova data para a inquirio das testemunhas e dos peritos. C) Conforme a complexidade do caso, aps a audincia de instruo e julgamento, poder o juiz conceder s partes prazo de cinco dias sucessivamente para a apresentao de memoriais. D) Caso a denncia ou a queixa sejam manifestamente ineptas ou falte justa causa para a ao penal, dever o ru ser absolvido sumariamente. 85- A lei processual penal A) no admite aplicao analgica, em obedincia ao princpio da legalidade estrita ou tipicidade expressa. B) admite interpretao extensiva e o suplemento dos princpios gerais de direito, por expressa disposio legal. C) tem aplicao imediata, devendo os atos praticados sob a vigncia de lei anterior revogada ser renovados e praticados sob a gide na nova lei, sob pena de nulidade absoluta. D) no retroagir, salvo para beneficiar o ru, no vigorando, no direito processual penal, o princpio tempus regit actum. 86- No que se refere a citaes e intimaes, assinale a opo correta. A) inadmissvel no processo penal a citao por hora certa. B) Tratando-se de processo penal, a citao inicial deve ser feita pelo correio. C) Tratando-se de processo penal, no se admite a citao de acusado por edital. D) O ru preso deve ser citado pessoalmente

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

38

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009


Respostas:

01 D 02 C 03 A 04 A 05 D 06 C 07 D 08 C 09 A 10 B 11 C 12 B 13 B 14 C 15 C 16 B 17 D 18 A 19 B 20 B 21 D 22 A

23 C 24 A 25 A 26 C 27 Anulada 28 C 29 A 30 C 31 C 32 D 33 B 34 A 35 D 36 D 37 D 38 B 39 D 40 B 41 B 42 A 43 Anulada 44 D

45 D 46 B 47 A 48 C 49 C 50 Anulada 51 A 52 B 53 D 54 B 55 C 56 A 57 D 58 C 59 B 60 A 61 C 62 D 63 A 64 B 65 - C 66 A

67 D 68 C 69 A 70 B 71 D 72 A 73 A 74 B 75 C 76 C 77 C 78 D 79 D 80 B 81 A 82 A 83 B 84 C 85 B 86 D

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

39

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

As questes de 01 a 16 so do Exame Unificado 2009.1 que ocorreu dia 17/05/2009 As questes de 17 a 36 so do Exame de Minas Gerais 2009.1 que ocorreu dia 26/04/2009 As questes 37 e 52 so do Exame Unificado 2009.2 que ocorreu dia 13/09/2009 As questes de 53 a 72 so do Exame de Minas Gerais 2009.2 que ocorreu dia 30/08/2009 As questes 73 e 86 so do Exame Unificado 2009.3 que ocorreu dia 17/01/2010

Coletnea de questes de Direito Penal e Processo Penal 2009

40

You might also like