You are on page 1of 5

Estratgias de Evangelizao

Aqui voc encontrar dicas e tcnicas que podero ser aplicadas a sua igreja para incrementar ainda mais a ao evangelistica da sua comunidade. Cada semana uma nova dica!

Desafios do Contexto Urbano


A cidade, com suas estruturas sociais, econmicas e polticas, o palco onde a evangelizao urbana acontece, sendo esta urdida e executada pelos mltiplos ministrios organizados nasdenominaes presentes em cada metrpole. Assim, a mensagem de CRISTO levada aoshomens desafiando-os, no presente, a uma tomada de deciso quanto ao seu destino eterno. Nesse contexto a cidade tornouse uma atual e desafiadora fronteira missionria urbana demandando para sua conquista espiritual e conseqente colheita de vidas uma emergente eplena compreenso, pela igreja, de suas realidades sociais e espirituais. ESTRATGIAS DE EVANGELIZAO URBANA A) Equipes de Orao; B) Testemunho Pessoal; C) Pequenos Grupos; D) Equipe de Visitao: Para Lares, Escolas, Hospitais, Presdios; E) Distribuio de Literaturas Personalizadas; F) Utilizao de Recursos de Mdia: TV, Rdio, Imprensa, Internet, Celular;
(Texto adaptado. Fonte: http://pt.scribd.com/robespierr/d/13970129-MISSOES-URBANASUma-estrategia-para-a-cidade-Pb-Robespierre-Machado)

Contextualizao da Evangelizao de Casa em Casa


Como j vimos, o ambiente urbano se tornou hostil e produtor de isolamento. Na grande maioria dos centros urbanos, teramos grandes dificuldades de ir de casa em casa e sermos recebidos para pregar o evangelho. A realidade moderna mostra casas com porteiros eletrnicos, condomnios fechados, e guaritas nos prdios de apartamento, como barreiras protetoras e ao mesmo tempo isolantes. A estratgia de contextualizar o de casa em casa, requer criatividade e orao, a sua implementao por algumas igrejas, tem se mostrado com preciosos resultados. Veja dois exemplos de idias que podem ser ampliadas: (a) Condomnio Aberto: Uma companhia de fantoche da igreja que oferece ao condomnio dos apartamentos perto da igreja, onde preferencialmente resida um membro, uma tarde de educao para crianas. No h custos para os moradores, e os assuntos tratados pelos fantoches so: Obedincia aos pais, Estudos seculares, Regras de higiene e Cuidados no lar. Ao final se oferece s crianas pipoca com

guaran e os participantes se identificam e conversam com as crianas e com seus pais ou mes. Via de regra os moradores perguntam: De onde vocs so? Bem, agora se pode falar de Jesus, afinal foram eles que pediram para ouvir.[1] (b) Pinte os Muros: Perto da semana do natal uma igreja resolveu pintar os muros das casas da rua onde est o templo como presente da igreja, tendo os jovens como pintores. Inicialmente, uma equipe com adultos visitou as casas identificando quais dos moradores gostariam de aderir ao programa, e assim pesquisavam a cor da tinta desejada, etc. A interao igreja-moradores abriu as portas para a evangelizao de forma fcil e receptiva.

(Texto adaptado. Fonte: Primeira Igreja Presbiteriana de Casa Caiada Olinda / www.comunidadeamiga.com.br/index.php?option...3...)

Se sua igreja possui um bom nmero de jovens...


Blitz - Uma forma criativa de abordagem evangelstica a carros em semforos. Alguns jovens abordariam os motoristas com literaturas (jornal da igreja, convites de eventos futuros, folhetos bblicos, etc...) e outros com banners, faixas expondo a proposta da campanha ou divulgao. Essa estratgia ideal para promover a igreja local no bairro e na cidade. Batalho da alegria - Nessa estratgia so utilizados palhaos, brincadeiras, pinturas, pulseiras das cores. Esta ferramenta tem como objetivo alcanar crianas com a palavra de Deus de forma divertida, criativa e didtica. Devem ser utilizados em parques, escolas, hospitais, festas, igrejas, empresas e at mesmo pelas ruas. Stomp - uma combinao artes, como percusso, dana e comdia visual, produzindo sons extraordinrios. Tem como finalidade aglomerar um grande nmero de pessoas. Entre uma apresentao e outra, testemunhos sero dados por cada integrante. Torcida de Cristo - Esta ferramenta utilizada em jogos esportivos. Um grupo de jovens surge no estdio ou ginsio, de preferncia um grupo grande que seja percebido pelos demais, devidamente uniformizado com a camisa do time ou times que esto jogando e munido de faixas, banners, bandeiras com a campanha proposta, exemplos: A vida no droga: ,Tempo de paz (campanhas da Jubepar), Jesus 10, folhetos evangelstico. Esta uma boa estratgia para ser utilizada em jogos da seleo brasileira, pois jogo de uma s torcida. Este projeto ideal ser realizado por vrias igrejas para que o nmero de jovens seja considervel e chame a ateno da mdia, que levaria a um nmero imenso de pessoas a serem alcanadas com a mensagem. A campanha Tempo de paz a ideal para este projeto, visto que a violncia tem sido cada vez mais presente nas partidas de futebol.

gua da Vida - Esta uma ferramenta apropriada para parques, onde pessoas que esto caminhando so abordadas no percurso e recebem um copo de gua bem gelado, um folheto que apresenta Jesus como a gua da Vida e a afirmao do jovem da equipe gua da Vida que Jesus a gua da vida. Temos ouvido excelentes testemunhos de grupos missionrios que utilizam essa mtodo no Nordeste em perodo de romarias etc. As pessoas param agradecidas e ouvem o que desejamos falar. Trilhas ecolgicas - Uma estratgia bem fascinante, simples e de resultados prticos a realizao de caminhadas ecolgicas, trilhas com motos e bike. O grupo de jovens da igreja convida amigos no crentes para realizar as trilhas. Chegando ao local realiza-se um pequeno momento de adorao e, testemunhos do que Deus tem para realizar na vida dos jovens no crentes do grupo. No final do passeio realizado um momento de orao, compartilhando pedidos e agradecimento considerando o no crente para que participe deste momento algo que normalmente acontece de forma natural. SPD - Este projeto uma ferramenta utilizada de forma individual. O jovem treinado para dar seu testemunho pessoal em cinco minutos utilizando uma camisa com seguinte frase: SOU PROVA DISTO. Quando as pessoas no ambiente de trabalho, estudo, etc... questionarem a frase, o jovem dar seu testemunho pessoal afirmando que prova do amor de Deus. Este projeto evangelstico foi desenvolvido e criado pelo ministrio jovem da Primeira Igreja Batista de Curitiba. (Texto adaptado. Fonte original:http://www.ebdonline.com.br/cursos/evangelismojovens.rtf.)

Para Igrejas que trabalham com Grupos Familiares, Clulas, GCD, Discipulado, etc... ORAO DE ALCANCE Esse um mtodo de intercesso evangelstica. Incentive os membros do grupo a orar pela converso de trs cinco pessoas. Cada membro do grupo escreve, na FICHA DE ORAO DE ALCANCE, os nomes de trs pessoas que deseja ganhar para Cristo. Essas fichas sero alvos de orao de todo o grupo. Em suas casas, cada membro do grupo ora pelos alvos da sua prpria ficha. Na reunio do grupo, podese orar pelas fichas de Orao de Alcance dos outros. Os grupos so frutferos quando se importam com a salvao daqueles que ainda esto sem Cristo! Somente Deus pode converter o corao de um incrdulo! Portanto, sem orao no h grupo frutfero. O objectivo da Orao de Alcance preparar, em intercesso, o corao das pessoas para receber a pregao do evangelho. Sempre ouvimos testemunhos de pessoas que dizem que depois de um tempo de orao, as pessoas ficavam mais acessiveis e interessadas em ouvir o evangelho quando eram abordadas pessoalmente. Mais voc ainda pode associar a intercesso a outra estratgia! EVENTO PONTE Seus Grupos podero, depois de um ms (pelo menos) de efetiva Orao de

Alcance, programar um evento especial para convidar as pessoas mencionadas na Ficha de Orao de Alcance. A esse evento especial chamamos de EVENTOPONTE, pois servir de ponte entre o grupo e as pessoas que pretende-se ganhar para Cristo. O Evento-Ponte pode ser feito de diversas maneiras. As inovaes so bemvindas! Use a criatividade para planejar um evento que realmente atraia os convidados. O ambiente do Evento-Ponte deve ser espontneo e deve-se evitar tudo aquilo que possa constranger os convidados. Poder tambm atravs do Evento-Ponte, divulgar as reunies semanais do grupo ou outras programaes da igreja. Se sua igreja h o hbito de se fazer apelo, recomendamos que se faa somente nos Eventos-Ponte que proporcionam ambiente para isto. fundamental manter o contacto com os convidados nas semanas seguintes ao Evento-Ponte. (Textos adaptados. Fonte original: http://www.blog.missaocrista.pt)

Aqui vai uma dica importante: O primeiro contato muito decisivo para a evangelizao; muitas pessoas no enxergam a importncia do momento da abordagem, mas exatamente ali que se decide (a pessoa abordada) se haver evangelizao e que tipo de fruto resultar. Uma abordagem mal feita ou sem empatia, poder resuluar facilmente num bloqueio, aonde a pessoa no desejar ouvir o que voc tem a dizer! (Texto adaptado. Fonte original: http://www.evangelizabrasil.com)

Evangelizar no difcil, s vezes o que falta um pouco de criatividade!


Aqui vo algumas sugestes: Evangelismo de Testemunho: Conheo muitos novos convetidos que possuem medo de evangelizar por ainda no saberem o que dizer. Testemunhar o que Deus fez e est fazendo nas nossas vidas algo muito impactante. Seu testemunho um fato real, e contra fatos no h argumentos! Comece pelos seus familiares e amigos mais prximos. Evangelismo por Mobilizao: Chamamos de Mobilizao o esforo continuo (semanal) de sempre trazer consigo um conhecido, um amigo ou parente para vir assistir os cultos. Um igreja bem visitada ter mais chances de crescimento, porque sempre haver pessoas sedentas pelo evangelho! Evangelismo por cursos profissionalizantes ou ao social: Esse um mtodo profundamente estratgico para igrejas que possuem profissionais liberais de vrios setores. A Igreja poder estimula-los a doarem um dia do ms para que possam usar de suas qualificaes para ajudar a comunidade na qual a igreja est enserida. importante que recebam um treinamento bsico de evangelizao pessoal. Evangelizao por recuperao de txico dependentes: A igreja deve serivir de ponte para ajudar aqueles que possuem necessidades especficas, como o

caso de pessoas com vcios, sejam eles de alcool, drogas, etc. Ao se envolver com essas pessoas, a igreja tambm se envolve com seus familiares na assistncia espiritual e teraputica. Quando o dependente recuperado, a igreja cai na graa da famlia, dos amigos e da comunidade. importante ter sempre em mos os telefones das casas especializadas nesses tratamentos. Evangelizao da vizinhana: Existem pessoas que so totalmente bloqueadas para irem numa igreja, mas quase ningum rejeita um convite para ir a uma programao na casa de um amigo ou visinho. Abra uma Casa-Luz e traga muitas vidas para Jesus oportunizando sua casa como local de salvao. Jantar de Empresrios: Tem sido uma estratgia importante no alcance de homens de negcios. Voc poder convidar pessoas especializadas para dar uma palestra na igreja e convidar os comerciantes e profissionais locais. Evangelismo pela Informtica e Internet: Compartilhar o amor de Jesus na internet, colocando dizeres evangelsticos em suas redes sociais, enviando e-mails com mensagens evangelsticas. Por sinal, esse tem sido um mtodo espontneo que muita gente j vem utilizando, e que se bem estruturado pode trazer muitos frutos. A igreja pode por exemplo, captar os e-mails de todos os seus visitantes de cada domingo e envi-los emanaalmente uma Newsletter da igreja. Evangelismo por Cds de mensagem: A Igreja poder confeccionar Cd's de cultos especficos com mensagens evangelsticas, reproduzir e distribuir ou vender a prpria igreja para que eles presenteiem seus amigos e familiares. Isso muitas vezes gera a curiosidade dessas pessoas de conhecerem a igreja pessoalmente porque comearam a admir-la a distncia.

You might also like