You are on page 1of 27

A igreja no deve parar para o ouvir o mundo, mas o mundo, deve parar para ouvir a igreja.

Autor desconhecido

A palavra ensaio vem do latim exagio. O


que o ensaio de fato: Ensaio no dicionrio est definido como:

Prova Tentativa Encenao Teste Experimento Experincia

Reunio de orao Reunio para resolver os problemas do ministrio Tempo para estudar instrumento ou tcnica vocal Tempo para ouvir as msicas

Tempo integral X Servio Voluntrio


A soluo
Planejar

Organizar

Estruturar

Planejamento de Ensaio
- Planeje com antecedncia cada detalhe do ensaio:
Tenha tempo separado para orao, comunho e ministrao. Defina o repertrio com antecedncia, Trabalhe em separado: instrumental e vocal No final do ensaio faa a juno das duas partes; Se possvel, faa TODOS os arranjos antes do ensaio tenha em mos as cifras, partituras e letras, isto faz com que ganhemos um tempo precioso. Procure obter equilbrio entre os instrumentos, arranjos vocais, volume, ritmos, propostas musicais, etc. Nunca deixe de ter musicas novas para ensaiar, isto motiva o grupo. Ideal para cada ensaio: 2 musicas inditas, 2 musicas novas j ensaiadas e 1 msica antiga para recordar. Utilize o tempo que antecede o evento (1h antes), para passar as msicas mais conhecidas. Agir com ordem e decncia no ensaio. No esquecer que estamos na casa de Deus.

Exemplo de Planejamento de Ensaio


Ms de Maio Grupo X Data do Ensaio 07/05 Objetivos do Ensaio - Casamento/ Maio; - Ampliar o repertrio. Msicas Escolhidas Novas: - Cada dia - C, A, F - Metade mim - B J Ensaidas: - Glria Shalom - Bm - Majestosa Eucaristia G Para recordar: - O cu se abre - B Resultados Observao

Vocal c/ dificuldade - A dico do na msica Metade de vocal ainda no mim. Outras Msicas est ntida. OK - Falta do Instrumental guitarrista. Repassar Cada dia no - Falta do vocal prx. ensaio. No Feminino. atingiu o objetivo. Outras msicas - OK

Organizando assim os ensaios, no final do ano, o lder poder fazer um balano da evoluo do grupo, tendo como descobrir o que se pode melhorar para o prximo ano, que estilos musicais o grupo teve maior dificuldades, ou outras observaes que possam contribuir para o enriquecimento espiritual e musical do grupo.

Sugesto de diviso do tempo de ensaio

03 horas - Divididos em 2 tempos

Diferena entre ensaiar e passar msica:


ENSAIO Tem objetivos definidos Sabe-se o que ensaiar, o que se deve corrigir, etc.; PASSAR MSICAS No tem objetivos definidos Escolhese aleatoriamente as msicas, ou tocase as msicas preferidas; musical aos Vira rotina; Resulta em cansao musical, enfado e irritao; Estagnao do repertrio; Apenas refora ou recorda o que j foi aprendido antes; No cria nada de diferente, apenas corrige o que algum esqueceu. Pode provocar individualismo no grupo.Sempre ensaiamos as mesmas msicas, ento s fao a minha parte.

Traz novos desafios; Promove crescimento integrantes do grupo; Inovao no repertrio; Incentiva a criatividade musical, resultando em novos arranjos.

Cria e corrige convenes, dinmicas, andamentos e ritmos diferentes. Promove entrosamento do grupo, tanto no mbito instrumental quanto vocal. Este arranjo criamos juntos!

REPERTRIO DOS ENSAIOS:


Quem escolhe as msicas?
- Tempo/Capacidade tcnica do grupo No impor gosto pessoal

Critrio para a escolha de novas msicas


- Contedo/mensagem/embasamento bblico

Organizao para o pr-ensaio


- Preparao/distribuio

Material (CDs, letras, cifras)

Estudando mp3/udio de msica:


Qual o segredo?
Ouvir, ouvir e ouvir...!!!
- Perceba a dinmica da msica (identifique a estrutura da msica, instrumentos, introduo, solos, vozes, pontos crticos, etc.). - Faa anotaes sobre a msica. - D preferncia s partes mais difceis - Procure ser fiel aos arranjos - Se possvel grave sua performance (avalie-se!)

Ensaio para missas Ensaio para casamentos Ensaio para retiros Ensaio para shows evangelizadores Ensaio para gravao de CD, DVD, etc. Ensaios especiais (equipe de dana, teatro, etc.).

O tempo de ensaio pouco


Soluo
Fazer o que for possvel para ganhar tempo

O que importante?
Estudar as msicas em casa; Afinar os instrumentos antes do incio do ensaio; Pr-aquecer suas vozes Estar de posse do repertrio Passar um instrumento por vez Realizar os ajustes necessrios no som Passagem das msicas (repetidas vezes...) importante que os ensaios sejam gravados Levar gravaes para o ensaio Metrnomo musical;
No relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de esprito. Servi ao Senhor (Rm 12,11).

ALTURA DOS INSTRUMENTOS X ALTURA DA VOZ

Soluo Buscar o sentido do coletivo


Ter um bom equipamento de som A harmonia do instrumental deve dar apoio ao vocal O volume do instrumental no pode superar o volume das vozes (apoio) A voz do animador deve estar em evidncia nos retornos. Extrado do livro: "Ministrando a msica - Luiz Carvalho
"Vivei em boa harmonia uns com os outros. No vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeioai-vos com as coisas modestas. No sejais sbios aos vossos prprios olhos" (Romanos 12,16)

As msicas para aprender so difceis demais


Soluo Simplifique o que for possvel Rearranje as msicas Se for o caso mude quem far a voz principal Mude o tom original Simplifique a harmonia Simplifique o ritmo Ou em ltimo caso, troque de msica

O ensaio no produtivo
O que pontuar:
Faltou planejamento e organizao? Faltou dedicao individual? Soluo Objetivo X organizao No h produtividade quando no h organizao.

O CARTER DE CADA UM REVELADO NOS ENSAIOS


Atrasos (msico que no consegue cumprir os horrios) Em outras palavras: eu sou desorganizado (a). Brigas por volume - Sempre reclama que o instrumento no est aparecendo) Em outras palavras: eu preciso aparecer!!! Solo (...Essa msica no vai ter solo no, hein?) Em outras palavras: eu preciso me mostrar!!! Relapso - (Diz simplesmente que no teve tempo de estudar sua parte) Em outras palavras: eu sou relaxado (a), displicente.
"Vivei em boa harmonia uns com os outros. No vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeioai-vos com as coisas modestas. No sejais sbios aos vossos prprios olhos" (Romanos 12,16)

Dicas Tcnicas para uso do Microfone


Efeito Proximidade Tcnica utilizada involuntariamente pelos cantores para se afastar ou se aproximar do microfone de acordo com a nota que est emitindo. Aproximao Quando se deseja emitir notas mais graves e encorpadas.

Afastamento Quando se deseja emitir notas mais agudas e estridentes.


A respeito do microfone tipo headset (estilo Madonna, Chitozinho e Xoror, etc.) - S indicado para vocalistas que possuem grande domnio de sua voz, uma vez que no tero como usar o efeito proximidade.

CONSIDERAES SOBRE MICROFONE


Resposta de freqncia Mostra como funciona a captao em relao s diversas notas emitidas. O ouvido humano consegue identificar os sons presentes nas freqncias de 20HZ at 20 KHZ. Desta forma, o microfone que possuir a resposta de freqncia mais prxima disso, conseguir melhor reproduo do som emitido. A maioria dos microfones do mercado possui freqncia de at 15KHZ. Os da marca AKG, por exemplo, proporciona um som mais brilhante, devido sua proximidade aos 20KHZ.

Cada microfone possui uma timbragem diferente, portanto teste vrios microfones; Comprar o mais caro no significa que lhe trar o melhor resultado; Busque aquele com maior resposta de freqncia (20Hz e 20KHz); Cuidados na escolha de microfones condensadores, pois mostram facilmente os erros dos vocalistas; Para som mais pesado, use microfones dinmicos, para sons mais limpos, use os do tipo condensadores, pois traro um resultado melhor; As melhores marcas do mercado so: Sennheiser, Behringer, Shure e AKG;

Orientaes Gerais
Use o pedestal sempre que quiser ser expressar, bater palmas levantar os braos; Cuidado com choques! Cante com calados de sola de borracha; O microfone a nica coisa que te separa da assemblia, ento no o use como escudo, e sim, como aliado. Imagine-o como uma poderosa arma; No assopre ou bata no microfone ao testar, no o aperte como se fosse dar um soco em algum, pois a fora vai tencionar seu brao, se ombro, etc.; Abafar o microfone no evita microfonia...; Procure no segurar muito prximo do globo do microfone.

Posicionamento
Mantenha sempre uma distncia regulamentar de 3 a 4 dedos do microfone;

Caso cante com mais volume de voz, use-o um pouco afastado e sempre apondo para a boca;
Quando o volume pouco aproxime o microfone, mas no o encoste; Cante diretamente no microfone, pois a maioria deles so unidirecionais e nesse caso captam melhor a voz quando se canta diretamente nele;

No direcione seu microfone em direo ao retorno, para que ele no apite.

Exemplos

Para mdios e graves

Para agudos

Para mdios Para agudos Correta para graves

O QUE EU FAO COM AS MOS?


Em primeiro lugar, tire as mos do bolso (a primeira coisa a fazer dar uma boa respirada abdominal, colocar as mos no pedestal e s desgrud-las assim que voc comear a se sentir confiante. J num segundo movimento do processo de desencalhe das mos, tire uma delas do pedestal e comece a expressar a letra do que estiver cantando com ela, coisa do tipo: renova-me, Senhor Jesus.... Canta a palavra e aponta para o seu corao, por exemplo. Inegavelmente, so smbolos j manjados, mas ajudam a criar uma situao de espao em cima do palco. Num terceiro momento, solte as duas mos e deixe-as flutuar pelo ar, etc. Esses movimentos devem ser naturais, quando no so naturais tornam-se horrveis. Outra dica pegar o microfone com uma das mos e depois com a outra, alternando de tempo em tempo. Assim, poder se direcionar ao pblico com uma variao de movimentos maior. Se o microfone fica numa mo s, voc tende a ficar apenas em um lado do palco. Faa isso, usando uma das mos para descrever a letra da msica, como se fosse uma espcie de mmica, ou tambm, realizando abertura dos braos e acenos, etc. Nunca deixe os braos cados ao longo do corpo. Com essa postura desanimada, quase morta, vai ser muito difcil convencer as pessoas da vitalidade e da verdade daquilo que voc est cantando.
Fonte: Revista curso prtico de canto N 2, pg. 27

Equalizao
Deix-lo prximo ao seu timbre de voz falada; Falar no microfone e fora dele. Regule os instrumentos a partir do melhor volume e equalizao do seu microfone. Dicas de teste: experincia, teste de som, som de Jesus, Ave Maria..., palavras com P e B, i, i, iah, iah, etc.

A MATEMTICA DO MINISTRIO DE MSICA

50% Orao + 50% Tcnica = 100% Uno


A orao leva o msico ao (tcnica), a tcnica leva o msico uno.

Desenvolvido por: Adilson Carvalho

You might also like