You are on page 1of 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO C SAGRADA FAMLIA TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

FAMLIA HUMANA, FAMLIA DE DEUS


1 Leitura: Experimentar Deus em famlia Quem teme ao Senhor honra seus pais. Leitura do Livro do Eclesistico* (Eclo 3,3-7.14-17a (gr. 2-6.12-14))
3 Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da me. 4 Quem honra o seu pai, alcana o perdo dos pecados; evita comet-los e ser ouvido na orao quotidiana. 5 Quem respeita a sua me como algum que ajunta tesouros. 6 Quem honra o seu pai, ter alegria com seus prprios filhos; e, no dia em que orar, ser atendido. 7 Quem respeita o seu pai, ter vida longa, e quem obedece ao pai o consolo da sua me. [...] 14 Meu filho, ampara o teu pai na velhice e no lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15 Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; no o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida, a caridade feita a teu pai no ser esquecida, 16 mas servir para reparar os teus pecados 17a e, na justia, ser para tua edificao. (* PALAVRA DO SENHOR I LECIONRIO DOMINICAL A-B-C, Paulus 1994, Pg. 716)

Evangelho: A maturidade de Jesus

Salmos responsorial: Sl 128.1-2.3.4-5a.c (R/.1) R. 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!
1 Bem-aventurado 2 Do

46 ... O acharam no templo, assentado no meio dos doutores... Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 2, 41-52) [Naqueles dias, com Jesus ainda menino,] 41 ... anualmente iam seus pais a Jerusalm, para a Festa da Pscoa. 42 Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalm, segundo o costume da festa. 43 Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalm, sem que seus pais o soubessem. 44 Pensando, porm, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, ento, passaram a procur-lo entre os parentes e os conhecidos; 45 e, no o tendo encontrado, voltaram a Jerusalm sua procura. 46 Trs dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligncia e das suas respostas. 48 Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua me lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos tua procura. 49 Ele lhes respondeu: Por que me procurveis? No sabeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? 50 No compreenderam, porm, as palavras que lhes dissera. 51 E desceu com eles para Nazar; e era-lhes submisso. Sua me, porm, guardava todas estas coisas no corao. 52 E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graa, diante de Deus e dos homens.
Orao do dia Dom. aps o Natal (Livro de Orao Comum LOC, pg. 113)

aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! trabalho de tuas mos comers, feliz sers, e tudo te ir bem. R.

3 Tua

esposa, no interior de tua casa, ser como a videira frutfera; teus filhos, como rebentos da oliveira, roda da tua mesa. R.
4 Eis 5O

como ser abenoado o homem que teme ao SENHOR! SENHOR te abenoe desde Sio... durante os dias de tua vida, R.

2 Leitura: Se somos bons, nossas comunidades e famlias sero timas A vida da famlia no Senhor Leitura da Carta de Paulo aos Colossenses (Cl 3, 12-21) [Irmos:] 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericrdia, de bondade, de humildade, de mansido, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso algum tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim tambm perdoai vs; 14 acima de tudo isto, porm, esteja o amor, que o vnculo da perfeio. 15 Seja a paz de Cristo o rbitro em vosso corao, qual, tambm, fostes chamados em um s corpo; e sede agradecidos. 16 Habite, ricamente, em vs a palavra de Cristo; instru-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cnticos espirituais, com gratido, em vosso corao. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ao, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai. 18 Esposas, sede submissas ao prprio marido, como convm no Senhor. 19 Maridos, amai vossa esposa e no a trateis com amargura. 20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois faz-lo grato diante do Senhor. 21 Pais, no irriteis os vossos filhos, para que no fiquem desanimados. Aclamao ao Evangelho (Cl 3,15a.16b)
15a

Onipotente Deus, que derramaste sobre ns a nova luz do teu Verbo feito carne; concede que essa mesma luz, acesa em nossos coraes, brilhe em nossas vidas; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo, na unidade do Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 105): Cristo, que por sua Encarnao uniu todas as coisas nos cus e na terra, nos d a plenitude de sua alegria e Paz; e a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm.

Seja a paz de Cristo o rbitro em vosso corao... e... 16a Habite, ricamente, em vs a palavra...

You might also like