You are on page 1of 148

Poesias Escolhidas da Marquesa de Alorna

SONETOS Retratar a tristeza em vo procura Quem na vida um s pesar no sente, Porque sempre vestgios de contente Ho-de aparcer por baixo da pintura. Porm eu, infeliz, que a desventura O mnimo prazer me no consente, Em dizendo o que sinto, a mim somente Parece que compete esta figura. Sinto o brbaro efeito das mudanas, Dos pesares o mais cruel pesar, Sinto do que perdi tristes lembranas; Condenam-me a chorar e a no chorar, Sinto a perda total das esperanas, E sinto-me morrer sem acabar.

Feito na cerca de Chelas Deitei-me sobre a fresca relva um dia, E dando a um sono leve alguns instantes Cos prazeres sonhei, que l distantes Debuxava a estragada fantasia. Saturno vagaroso me trazia Um diadema de lcidos diamantes, Enramado de mirtos odorantes, O qual Cpria na fonte me cingia. A Fortuna risonha se mostrava, Mas no disco da roda vacilando, Voltando-a, me levou quanto eu sonhava. J Dlio para os mares ia olhando, E Breas, que raivoso murmurava, Me acordou, como dantes, suspirando.

Petio melancolia para que se acabem certos dias de festa Tu, Deusa tutelar da solido, Amvel sombra, melancolia, Aproxima-te, rouba-me a alegria Que turba a suavidade ao corao. No prives o meu peito, Ninfa, no, Da tua triste e doce companhia, Que suspira por ti um e outro dia Quem de amar-te s faz consolao. E no .pode a que vive suspirante Viver entre o tumulto muito espao, Sem que faa o seu mal mais penetrante. Atende, Ninfa, o rogo que te fao: No demores mais tempo o doce instante, Os dias tristes, que eu to triste passo.

Bem como se perturba a clara fonte Na agitao contnua da corrente, A minha alma sossego no consente, Por mais que nos meus ais nsias desconte. De cuidado em cuidado, monte em monte Me leva este pesar que o peito sente; Sempre diviso aflita, descontente, Os princpios da luz pelo horizonte. De que vem este mal? Um mal to claro Vem de um vago sentir que na alma pesa... Amor! sers comigo sempre avaro? Amor em mim filho da tristeza! Eu sinto o corao ao desamparo...! Pune, Deus, pelas leis da natureza!

Dizendo-me uma pessoa que eu nunca havia de ser feliz Esperanas de um vo contentamento, Por meu mal tantos anos conservadas, tempo de perder-vos, j que ousadas Abusastes de um longo sofrimento. Fugi; c ficar meu pensamento Meditando nas horas malogradas, E das tristes, presentes e passadas, Farei para as futuras argumento. J no me iludir um doce engano, Que trocarei ligeiras fantasias Em pesadas razes do desengano. E tu, sacra Virtude, que anuncias, A quem te logra, o gosto soberano, Vem dominar o resto dos meus dias.

Recebendo Pirio muita honra na companhia de El-Rei, em Salvaterra Pirio, tu que logras a ventura De ver benigna a face do Sobrano, Compadece-te l do acerbo dano Que nos cerca, apesar da f mais pura. No turbes dos prazeres a doura, Mas tira saudvel desengano De ver fugir um ano e outro ano, Enquanto nos persegue a sorte escura. V com quanta incoerncia os bens reparte A Fortuna, que injusta oprime o todo, Bem que respeite em ti a melhor parte; Aceita o seu favor de qualquer modo, Mas no te fies dela de tal arte Que te esquea que o bem terreno lodo.

Esperanas de um bem to contingente, Com que fim me andais sempre atormentando? Se intil que eu viva suspirando, Porque me no deixais viver contente? Ora fingis distante, ora presente O motivo do mal que estou chorando; Fingi-me, se podeis, ao menos quando Hei-de viver feliz, sendo indifrente. Se tanto vos aflige o meu sossego Que o perturbais por modo to tirano, Matai-me, que a morrer eu no me nego. Mas se viva, o destino desumano Me quere, fugi; que eu triste j me entrego Ao descarnado e duro desengano.

Em dia dos meus anos Dia cruel, no qual ao bem resiste A memria de uns anos desgraados, Ou brilha vencedor de injustos fados, Ou no tomes a vir como hoje, triste. Porm que digo? Cus! Em que consiste O emprego de meus votos inflamados, Se dos terrenos bens to desejados, Alm da morte, nem um s persiste? Dure pois muito embora esta violncia, Que o peito martiriza sem piedade, Que eu assaz me contento da inocncia. E para a verdadeira utilidade, Receberei, entregue pacincia, Saudveis lies na adversidade.

Eu cantarei um dia da tristeza Por uns termos to temos e saudosos, Que deixem aos alegres invejosos De chorarem o mal que lhes no pesa. Abrandarei das penhas a dureza, Exalando suspiros to queixosos, Que jamais os rochedos cavernosos Os repitam da mesma natureza. Serras, penhascos, troncos, arvoredos, Ave, fonte, montanha, flor, corrente, Comigo ho-de chorar de amor enredos. Mas ah! que adoro uma alma que no sente! Guarda, Amor, os teus prfidos segredos, Que eu derramo os meus ais inutilmente.

Como, importuno Amor, inda procuras Misturar-te entre as minhas agonias? Vai, cruel, para onde os alegrias No seio da Fortuna esto seguras; Onde em taas douradas, formosuras, Esgotando o prazer, passam seus dias; Onde acariciado tu serias Por quem nem sabe o nome s desventuras. Ao som de harmoniosos instrumentos, No peito, que de prolas ornado, Criars mil suaves sentimentos; Mas em mim, que sou vtima do fado?!... Cercada dos mais speros tormentos, Achas uma alma s e um s cuidado.

10

Bem pode sobre o cndido Oriente Soltar Febo os cabelos douradores, Que quem vive como eu, v sempre as flores Tintas da negra cor do mal que sente. Para mim no h prado florescente, Tudo murcham meus ais, meus dissabores, Nem me tornam cantigas dos Pastores Jamais serena a pensativa frente. Se triste vou s danas, triste venho; E quando a noite estende hmido manto, A segurar o sono em vo me empenho. No toco a flauta, versos j no canto; Cercada de pesar, mais bem no tenho Que um triste desafogo em terno pranto.

11

Vai a fresca manh alvorecendo, vo os bosques as aves acordando, vai-se o Sol mansamente levantando e o mundo vista dele renascendo. Veio a noite os objectos desfazendo e nas sombras foi todos sepultando; eu, desperta, o meu fado lamentando. fui coa ausncia da luz esmorecendo. Neste espao, em que dorme a Natureza. porque vigio assim to cruelmente? Porque me abafa peso da tristeza? Ah, que as mgoas que sofre o descontente, as mais delas so faltas de firmeza. Torna a alentar-te, Sol resplandecente!

12

A El-Rei, estando eu muito doente, em Chelas Um moribundo esforo, um fraco alento, Indcio duma quase extinta vida, Envia uma infeliz, triste, abatida, Desde o leito da morte ao Rgio Assento. Modera, Soberano, o meu tormento! Solta o Pai, por quem choro dividida! Esta voz, j sem fora proferida, Faa em teu peito brando movimento! Quatro lustros, passados na amargura, Compreende somente a minha idade; Entro no quinto, e mais na sepultura. Ah! consente, Monarca, por piedade, Que a mo paterna beije com ternura; Mate o gosto quem morre de saudade!

13

Em uma doena quele espao que a alma compreende Os meus passos dirijo temerosa; Abre-se a Eternidade, que, horrorosa, Por multides de sculos se estende. Mas neste ponto em que tropos desprende O fio de uma vida to penosa, A me, a cara me, triste, saudosa, O pai, a terna irm, tudo me prende! Ideias do descanso roubadoras, Deixai-me junto aos cndidos altares Pr fim tranquilo s minhas tristes horas! Rompa o esprito em paz liberto os ares, E completem as Parcas agressoras Runas que fizeram meus pesares.

14

A FILINTO Sobre a gloga dos Pomareiros Morra a memria da famosa Alcina, Esquea-se o poder do mago Ismeno, Que ao melfluo som do verso ameno, Surgem bosques, comove-se a campina. Apenas de Filinto a voz divina Fere, alegre, o selvtico terreno, Calam-se as Musas, 't se cala Alfeno, Que o grande Vate todo o Pindo ensina. Brilha suspenso o Dlfico luzeiro; Doce aroma, que os ares embalsema, Gira em torno do sbio Pomareiro; E Alcipe absorta, bem que o assunto tema, Faz ressoar no monte sobranceiro De rouco Cisne a voz talvez extrema.

15

A Jesus Cristo Se a dar-vos morte, Deus! um s pecado Bastou que Ado tivesse cometido, Eu, que em tantos, Senhor, hei delinquido, Quantas mortes vos tenho renovado! Ado, de um s delito horrorizado, O deixou no seu pranto submergido; Porm meu corao endurecido No duvidou mil vezes ser culpado. Eu fui, Senhor, eu fui quem descontente Da morte que vos deram sem piedade, O peito vos rasguei mais cruelmente. Se no lavam a minha iniquidade As lgrimas que choro amargamente, Ai de mim, na espantosa eternidade!

16

Se me aparto de ti, Deus de bondade, Que ausncia to cruel! Como possvel Que me leve a um abismo to terrvel O pendor infeliz da humanidade! Conforta-me, Senhor, que esta saudade Me despedaa o corao sensvel; Se a teus olhos na cruz sou desprezvel, No olhes para a minha iniquidade! suave esperana me entregaste, E o preo de teu sangue precioso Me afiana que no me abandonaste. Se, justo, castigar-me te foroso, Lembra-te que te amei, e me criaste Para habitar contigo o Cu lustroso!

17

De trs FLIS O Zfiro em silncio lisonjeia Destes vales os lamos frondosos, Doce frescura espalham amorosos Os regatos brincando pela areia. LLIA1 Que pouco um peito aflito se recreia Pelos templos de Flora deleitosos! Que objecto vm com gosto olhos chorosos, Se a torrente das lgrimas medeia?... MRCIA2 No vejo ser que o peito no soobre, Nem tu, Mudana, escutas meus clamores, Por mais que os sons variados neles dobre. Entre teu leve manto furta-cores A ventura diviso, que se encobre, Deixando-me tragar dos dissabores.

1 2

Llia: Eu (Nota da Autora). Mrcia: Minha irm D. Maria de Almeida, que foi depois Condessa da Ribeira (Nota da Autora).

18

De trs FLIS Escassamente o sol j se mostrava Entre a sombra que as luzes lhe encobria; Dos pssaros o canto que se ouvia A ternura e saudades inspirava. MRCIA J o mocho nocturno se escutava, Que o retorno das trevas prevenia; O terror que no peito meu descia Triste pranto dos olhos me arrancava. LLIA Larguei a voz ento aos surdos ventos, Que nas cavernas speras, com brados, Convocavam os sustos macilentos; Aos soltos ais, nos montes espalhados, No respondem os seres sonolentos, Que no h quem responda aos desgraados.

19

Enquanto Plrio tocava flauta Do teimoso desgosto a mo nefanda, Que o corao me estava comprimindo, Com susto se desvia, e vai fugindo Ao Bratro, aps Mgera execranda. Nascei, versos, ao som da flauta branda, Recreai as Deidades l do Pindo, V-se o canto sublime, v-se abrindo, Que Dlio, o mesmo sacro Dlio o manda. A Camena altas msicas descante, Coa ctara aspergida de ambrosia, Em honra de Pirio hinos levante. Paz, filha de Apolo e de Harmonia, Descansa no meu peito um doce instante, Roubemo-lo ao domnio da agonia!

20

Msica De um vu de nuvens finas, guarnecido De oiro puro, se touca a tarde fria; Do Cu foge ligeiro o frouxo dia, A sombra envolve o vale desabrido. J sem pejo, por Dlio ter fugido, Solto a voz em demanda da alegria; Quieto o vento nada respondia, Entre as folhas e flores recolhido. Cantei, cantei, at cansar do peito, E conheci ento como a cantiga Produz contra o pesar mgico efeito. Assim zombo de ti, sorte inimiga! Todo o triste que a penas vive afeito No chore, pois cantando que as mitiga.

21

A Robertson, subindo em um balo, e descendo no pra-quedas Deu nome s guas caro, morrendo. caro novo, os ares invadindo, Placidamente aos astros vai subindo, E de l sem soobro vem descendo. Tanto excede na glria este vencendo, E obstculos sem conto desmentindo, Esse, que a presuno pagou caindo, E no fatal despenho perecendo! Mancebos presumidos destas eras, No fique para vs o exemplo mudo! Despejai a cabea de quimeras! Cincia, aplicao, mtodo, estudo Pem os homens acima das esferas: Pouco importa emprender, saber tudo.

22

Quando assentaram praa o Marqus de Fronteira, e seu irmo D. Carlos Mascarenhas, netos da Autora Junto s aras de Numes fabulosos Os mancebos de Atenas se juntavam, E pela Ptria e F ali juravam Dar a vida em combates sanguinosos. Fiis aos juramentos, animosos, As mais tremendas lides arrostavam, E ou de louros eternos se croavam, Ou seguiam os Manes tenebrosos. Juraste. V perante quem juraste! V com que aces os teus te precederam, E o que impe a carreira que abraaste! Os teus e os meus, que o Reino defenderam, Querem de ti que proves quanto baste, Que desta raa s heris nasceram.

23

Por ocasio de partirem dois moos para a guerra Para mim nasce o Sol sem claridade; Envolve-me em tal susto o meu cuidado, Que nele o pensamento concentrado Me encobre quanto menos que saudade. Embora a Ptria, a honra, a heroicidade Exija o que poupou meu triste Fado, No vacilo: duas vtimas ao Estado Oferta, voluntria, a lealdade. Mas que dor, que tormentos e agonia Mas arranca do peito cum suspiro, Que desculpe a materna simpatia! Neste aperto aflitivo, se respiro, No vivo j; pois morro cada dia, De morrer acabando, quando expiro.

24

A minha Me Natureza! quais leis dificultosas Ao brando corao meu impuseste! A quais devo seguir, com quais quiseste Subjugar as paixes imperiosas? Quando escuto da Me vozes queixosas, Que me pedem a filha que me deste, Arranco-a do meu peito a que a prendeste, Sem ver deste as feridas sanguinosas. Mas apenas cedi, mais alto bradas, E do materno amor golpe violento As entranhas me deixa laceradas. Se a no largo, qual o meu tormento! Se lha dou, quantas horas desgraadas! Brbara lei, difcil vencimento!

25

A um filho da Autora que morreu poucos instantes depois de nascer Enfim, passaram estas tristes horas Que o destino cruel tinha prescrito, E das minhas entranhas ao Cocito Te levam, filho, as Parcas agressoras! L do seio da Morte, onde hoje moras, No venhas lacerar-me o peito aflito; Da consternada me escuta o grito, E fica em paz nas trevas dormidoras. Mas ai de mim! querido desgraado! Se ao menos no meu terno pensamento Tu podes existir, cresa o cuidado! A fora do materno sentimento Te far renascer, filho adorado, Bem que eu morra de angstia e de tormento.

26

s minhas filhas, longe delas, em Inglaterra e doente No tem havido mal que eu no suporte; O Fado contra mim tudo provoca. Desfalecido o peito, a voz j rouca, Em vo invoco um ser que me conforte. Adeus, queridas filhas! Chega a morte; Ouo a trombeta que um arcanjo emboca, Na eternidade o tempo se me troca, E pela tumba fria a Ptria, a Corte. Encham de honra e piedade este intervalo, Certas de um fim que a todos se avizinha; Que j no vivo, escutem sem abalo. O maior dom dos Cus na mo j tinha; Porm faltam-me os dias de logr-lo: O mundo para os mais, a cova minha.

27

Achando-se a Autora doente, em perigo de vida Este ser, que me deu a Natureza, Vai desorganizando a enfermidade; Sinto apagar da vida a claridade, Doma as corpreas foras a fraqueza. Vai crescendo em minha alma a fortaleza, Quanto cresce do mal a intensidade; As portas ureas me abre a Eternidade, E l cessam cuidados e tristeza. Vou amar quem somente sempre amvel, Em oxigneas luzes abrasar-me, Nunca errar, nem temer gente implacvel. Vou nos jardins celestes recrear-me, E no seio de um Deus justo, adorvel, A tudo o que me falta associar-me.

28

No dia 24 de Julho de 1834, estando muito doente Adeus, Sol, de outro Sol imagem bela! Para mim vo teus raios apagar-se; Vai minha alma ansiosa colocar-se Onde no h receios, nem cautela. Em doce paz, sem susto de perd-la, H-de enfim ao Supremo Bem ligar-se; E da maior delcia ir fartar-se, Transmigrando feliz de estrela a estrela. No tardes, hora! Evita que este dia Funeste, recordando antigas penas, Costume inveterado de agonia. No me apresentes mais glrias terrenas, Sem que as possa gozar; tirania, Pois de Tntalo sede me condenas.

29

Em resposta a Jnio Tempera noutro som essa urea lira; No cr Alcipe que te causa espanto. O seu plectro, banhado h muito em pranto, Destoa, geme, queixa-se, delira. Ela assusta-se quando algum a admira; Com a luz da Razo destri o encanto, Pois do Fado o rigor tem sido tanto, Que, se canta, conhece que suspira. O fogo com que Dlio resplandece S dado a quem tem contentamento; Cercado de pesares, esmorece. A Ventura quem d ao verso alento; Sem ela o gnio pasma, desfalece, Cala-se a Musa, encurta o pensamento.

30

memria de EI-Rei D. Joo IV, em 1810, no tempo da invaso dos Franceses Sombra Rgia! se a minha lira nada Quebra da morte o empedernido muro, L te leva meu canto incenso puro, Qual arde na minha alma, que no muda Em vo porm maldade ardis estuda. Atrs desse pendo, nobre e seguro, Que os quarenta guiou, a vs procuro, Pois no h c no mundo quem me acuda. Basta-me a mim, que adoro o Nome vosso, Que o vosso Neto e gente assinalada Os loiros murche ao gaio e seu colosso. Com mo afeita ao fuso, no espada, A Ptria sirvo como sei e posso. Feliz se aos mortos o que fao agrada!

31

Lusitnia querida! Se no choro Vendo assim lacerado o teu terreno, No de ingrata filha o d pequeno; Rebeldes julgo os ais, se te deploro. Admiro de teus danos o decoro. Bebeu Scrates firme o seu veneno; E em qualquer parte do perigo o aceno Encontra e cresce o teu valor, que adoro. Mais que a vitria vale um sofrer belo; E assaz te vingas de opresses fatais, Se arrasada te vs, sem perceb-lo. Povos! a independncia que abraais Aplaude, alegre, o estrago, e grita ao v-lo: Runa sim, mas servido jamais!

32

CANES Ao Despotismo Pensamentos, nascei, que Apolo o manda! Atrevidos nascei, em liberdade! Quando a mo execranda Do Poder ou da fera atrocidade, Vos queira comprimir o voo altivo, Soltos voai, impvidos rompendo O vu em que a mentira Quere simuladamente ir-se envolvendo! Contra a luz da justia, tremulando, Assustados os vcios se arremessam, A mscara rasgando; Com vacilante p, coxos, tropeam Ante o gesto brilhante da verdade, E vo bater coas formas espantosas Nos escolhos medonhos Que as Frias acarretam, cavilosas. Levantai-vos, clamores, do meu peito! No peses, mo, coa fora das cadeias! E vergonhoso efeito Do Despotismo, limitar ideias; Os sustos pusilnimes nasceram No seio deste monstro assaz fecundo; Dele, ai de ns! derivam Os males que hoje inundam todo o mundo. Como te pintar meu verso triste? Despotismo cruel, tua face vejo!... Com Jove te mediste, Altivo levantando a voz sem pejo, Antropfago cru, lavado em sangue, Monstro sem lei, que as leis todas despreza, E arrasta sem vergonha O cdigo da sbia Natureza. Tu, enrgicas almas abatendo, Em lugar da virtude generosa, Nelas foste acendendo Aduladora chama melindrosa. Do vil receio os coraes dominas; Decorado dos trajes da Prudncia, E espritos arrastras Ante as aras profanas da indecncia.

33

O Fanatismo segue-te choroso, Cinge a corda, o cilcio no despreza; Mas punhal sanguinoso Esconde para a vtima indefesa; Levanta os olhos para o Cu que arge Com brandos sons, com vozes simuladas; As entranhas lacera, E a fraude guia s mentes subjugadas. Solta, Jove, os teus raios sobre o impio! Cibele antiga, traga este tirano! Surge, severo brio! Virtude! surge, e vence o nosso dano! Se uma vtima falta ao Despotismo, Llia3 se ofrece aos fados tenebrosos; Farte em mim seus furores, E os mais homens, enfim, sejam ditosos.

Llia, Lise e Laura, so nomes poticos que a Autora adoptou para si antes de se chamar Alcipe, nome que lhe foi posto por Francisco Manuel do Nascimento, segundo ela mesma diz em uma nota (Nota da 1 edio).

34

Escutai-me, altos muros pavorosos, Regies de silncio e de amargura! Canes de mgoa pura Gemente solte a lira ao desamparo. Volve a elstica luz aos Cus formosos, Se Febo a manda ao vale; Mas em vo quere a sorte que eu me cale, Forando o mesmo Febo a ser avaro. No peito aflito surge novo canto; Nasce em ns a harmonia da tristeza; Exprime com clareza Um triste a dor que sente, as mgoas suas; A lira move mais lavada em pranto, Que de louro virente Pela Musa enramada, alegremente Cantando Amor e as lindas Graas nuas. Que momento haver que me no desse Assunto a canto lgubre e sentido? Que gesto embravecido De Fortuna sem tino se olharia Que contra mim bramindo no volvesse As mos estragadoras? Que no faa colheita em curtas horas Dos mais tnues indcios de alegria? Vi daqui a inocente Liberdade, Qual uma pomba cndida e mimosa, Vir pousar-se, gostosa, Sobre os mesmos grilhes que arrasto aflita; Mas quando o peito (asilo de amizade) Coas asas branda afaga, Repara que Fortuna tudo estraga, E volta aos leves ares onde habita. Com vagos pensamentos e suspiros Que um doce, ignoto fogo em mim criava, O lindo Amor chamava, A quem nunca pensei fosse importuna A reclusa inocncia dos retiros; Mas o rapaz medroso, Sem d do triste peito lastimoso, Nunca me ouviu, com medo da Fortuna. Vibrava o ar ligeiro, terno acento, Tecido na inflamada fantasia; Somente o ar gemia, E aos reflexos que Dlio cintilava,

35

S trabalhava o simples pensamento. Assim meus cruis danos Menos rspidos fiz, menos tiranos E disto o mundo estulto murmurava!... J tudo me fugiu, j no escuto Mais que o surdo rumor que a mgoa excita.

36

Acordai, ternas aves, com meu canto! Esposa de Tito, suspende o pranto! Se ao filho querido No peito enternecido Crias de pranto amargo inda um tributo, O rosto mal enxuto Volve a mim, pois que fao hoje a saudade Primeira saudao da claridade. Lana os olhos celestes Nestes campos agrestes, Suprema Divindade, e reconhece O asilo em que a minha alma desfalece. Se males no vulgares So, Titnia celeste, os meus pesares, Olha de l do Cu, Esquecers teu dano pelo meu. Por mais que espalhes rosas matutinas, Por mais frescas boninas Que madrugada o lindo prado ofrea, No h bem com que os males meus esquea. Em vo, submissa, a dura sorte imploro; Insensvel ao choro, Aos ais que hoje derramo, O Destino, que eu chamo, Indignado responde aos meus clamores, E cruelmente aos lbios meus aplica A taa adonde encerra os seus furores. Em vo queixoso explica Meu peito em seus suspiros Os danos meus s grutas, aos retiros: tis, se ouve, num tronco transformado, Insensvel se mostra ao meu cuidado; Anaxarte, que a rocha inda mais dura, No se comove minha desventura; O Tejo, que algum dia, se eu cantava, Erguido sobre as ondas me escutava, Hoje nem se enternece, E ao som dos meus gemidos adormece. Bem pode alguma Ninfa, comovida De ver to triste vida, Contar a minha histria com ternura No bosque ou na espessura: Os pastores, to duros como as penhas, Ao som da branda avena, Comentam cum sorriso a minha pena, Mostram mais que de feras ter entranhas.

37

Pois que intil meu canto ao vento entrego, Cantiga, te dissipe o fero vento. Oh! permitisse o Cu, por meu sossego, Roubar-me a causa at do pensamento!

38

Aos Pssaros Sensveis Passarinhos, at quando Nesses brandos gorjeios que formais Haveis de copiar meus tristes ais? Hei-de viver convosco suspirando? Convosco falam Estes gemidos, Que, enternecidos, Grutas, penhascos, montes, tudo abalam. Quanta inveja vos tenho, ternas aves, Que explicais, nesse canto delicado, Talvez o mesmo que eu num triste brado, E fazeis vossas mgoas mais suaves! Oh! se algum dia Eu, suspirando, Tornasse brando O motivo do mal que me agonia!... Nos salgueiros, nas frescas bordas de gua, No tosco seio de algum tronco informe, Asilo a vosso gosto achais conforme, E eu choro em desamparo a minha mgoa. Do fado injusto Choro o delrio, E o meu martrio Grava Amor em meu peito com bem custo. Bem que, aves, fsseis ninfas engraadas, E que o fogo amoroso ou terna histria De vs mesmas conserve s memria, Nos gestos infelices transformadas, Cortais libertas, Gemendo, os ares, E os meus pesares Eu choro entre prises, que, Fado, apertas! Se a filha de Cornis sofre a pena De ver perdido o gesto encantador, Por clamorosos ais a mgoa, a dor Faz ouvir a que Palas a condena. Ao universo, Voando, a explica, Enquanto indica Somente o que eu padeo um rude verso. Eu vejo suspender-se a natureza Aos ais que l no centro do retiro

39

Exala Filomela; um s suspiro Da voz no lhe interrompe a fortaleza. Nem por ventura Ressoa a gruta; Atento a escuta O bosque todo envolto em noite escura. O quieto silncio, a obscuridade, Que geram mil saudosos pensamentos, Parece que das aves aos tormentos Por estmulo servem, de piedade. Queixo-me em vo, Pois meus gemidos Ficam perdidos Nesta insensvel, negra solido. Basta, triste Cano, que a noite escura J manda recolher aos caros ninhos Os suspirantes, ternos passarinhos, E em vo lhes conto a minha desventura. Quando nascer A madrugada, Eu, magoada, Tornarei o silncio a interromper.

40

s Aguas
Turbate son londe Del saggio Hyppocrene. E Apolle diviene Ministro dAmor. Metast. Asil. dAmore

Claras guas, de que ouo o murmurio, Calado bosque, ermo, que sombrio Abrigas em teu centro o escuro medo; O mais terno segredo Vem Alcipe fiar-vos no seu canto. Doei-vos, selvas tristes, Das mgoas que me ouvistes, Desde que a voz queixosa aos Cus levanto. No so as minhas mgoas, no, vulgares: Inventou para mim novos pesares, No seu furor, a sorte mais adversa. guas! quanto diversa Junto das vossas margens stive um dia Um dia s contente, Que o fado cruelmente Alonga a dor e encurta uma alegria! Ali na fresca areia destas praias, Repousando-me sombra de altas faias, Via passar a plcida corrente; Versos alegremente Ditava Amor ao brando som da lira; Os Gnios namorados Me contavam cuidados, Que escutam de Citera a quem suspira. Nas verduras meus olhos alongando, Passava o tempo leda; um gesto brando Enleava meus ternos pensamentos; Jamais os sonolentos Filhos do rebo, males desumanos, O seu negro vapor Espalharam ao redor DQ asilo em que passei meus tenros anos. Quantas vezes a Musa me guiava Ao lugar em que terno suspirava Petrarca saudoso, que em Vaucluso Suave fez o uso Da ctara cadente, repetindo Aquela branda histria

41

Que lhe ps na memria, Com as farpas de Amor, um gesto lindo! Aonde os pensamentos me levavam! Parcia-me que as Musas enlaavam Com fios de oiro as ramas do loureiro; Depois, que o Deus flecheiro, Verdes mirtos colhendo, os ia unindo formosa capela De que a Musa mais bela Croou Petrarca Laura repetindo. Sonhos vos que forjava a fantasia!... Prazeres que benigno Amor fingia!... As Drades me ouviram mil canes, Que aos ternos coraes Excitaram mil gratos sentimentos. Hoje, nos troncos duros, Dos meus fados escuros Escrevo os to diversos movimentos! A minha antiga Musa se desvia, S me inspira a cruel melancolia; Outro Apolo no tenho que o meu dano. s vezes de ano a ano Uma triste cantiga solitria No centro do retiro, Seguida de um suspiro, Arranca de meu peito a sorte vria. Naides, que do fundo desta fonte Ouvis o mal que Amor manda que eu conte, Se acaso minhas lgrimas saudosas Distinguirdes, piedosas, Ah! condoei-vos, sim, do dano meu! Se o mal que eu choro tanto Paga outro terno pranto, Dai-me a sorte feliz do claro Alfeu! Cano, vai, que a levar-te no me atrevo; Segue longe do meu outro destino; Enquanto nos pesares que imagino A minha acerba dor eu, triste, cevo.

42

IDLIO Quando, pela molstia de peito que ento sofria, me desenganaram de que no tinha remdio enquanto estivesse em Chelas, e havia inteira impossibilidade para mudar de stio Cordeiros meus, que em tempo mais ditoso Fazeis a delcia dos meus dias, Escutai os gemidos lastimosos Com que Llia, nas bordas do sepulcro, Vos envia um adeus, com que saudade! Passou ligeiro o tempo em que, contentes, No mais alto do monte, consagrado Aos cnticos das Musas, felizmente Vos nutreis de um pasto que regava A fresca Aurora coa poro mais pura Do pranto que dedica ao filho amado. Gostveis um licor sacro e sublime, Que a alma inflama dos cndidos Pastores, E os obriga a cantar suavemente Seus amores nas flautas sonorosas. Que pacficos gostos eu lograva, ( milagres de Dlio!) quando apenas Da minha pobre avena, mansamente Os inocentes colos estendendo, Sentir pareceis vs esse meu canto, Pareceis aplaudir os meus acentos, Em que a Amor perdoava as travessuras Com que afligia os mseros pastores! Outras vezes, que a Amor chamei tirano, Que s cantei as graas da inocncia, Com que pressa, Cordeiros, me cercveis, E coa paz que meus versos inspiravam Entre os braos do sono vos perdeis! memria suave, onde me levas!... Tais como as densas nuvens que no Inverno As estrelas aos olhos vo roubando, A distncia me faz ver esse tempo, Ditoso, mas perdido, ir j cedendo Ao tirano poder do esquecimento. Neste vale cruel, onde a desgraa Ordena que termine os tristes dias, Escuto s os ventos rugidores, Arrancando da terra os verdes freixos,

43

Que abrigavam coas frondosas ramas Comigo a terna Mrcia, a cara Tirce. O rebanho de Agrrio pelos montes Somente deixa ouvir tristes balidos, Disperso, quase extinto! Com que pena Meus olhos tal objecto consideram!... No espao imenso dos passados seclos, Com passos apressados se sepulta O tempo, que no cessa. A horrenda morte Com que aspecto a meus olhos (tristes olhos!) Os descarnados ossos apresenta! Levanta com furor a enorme fouce, (Que susto!... Cus, valei-me!...) que pendente Vejo sobre a cabea... Mostra, irada, O voraz apetite com que esperava Fazer presa em meus dias brevemente! Cordeiros, minha doce companhia, Com quem j reparti os meus prazeres, Quando da morte o lvido semblante Vos mostrar com horror minha figura, E no puder a mo, trmula e fria, Sustentar por mais tempo o meu cajado, (Que jamais vos serviu para castigo, Que fonte vos guiava, que ao redil Vos levou tantas vezes ao descanso) Ah! no deixeis que algum Pastor profano minha Tirce o roube; a minha lira Nele deixo pendente de um grilho Que o maligno Cupido, na cabana Da mesma Tirce amada, subtilmente Me trocou pela minha liberdade. Nos versos meus, que eu confiei dos troncos, Deixo a fnebre histria dos meus males. No consintais que o musgo, o tempo, a sorte A memria sepultem do que eu sinto, Antes que os claros olhos do meu Nume Derramem, quando os lerem, terno pranto, E que memria da constante Llia Pague Amor os extremos que lhe deve. Ah! possa a mo de Tirce inda algum dia Ao querido Pastor, ao Pai amado, Com os dons que lhe restam, de uma filha Compensar os suspiros que hoje exala! Oh! feliz sorte a vossa, triste a minha, Cordeiros inocentes, que aos desastres

44

Insensveis viveis, que da saudade No provais a violncia, o golpe amargo! No sofreis o poder fero e tirano Deste duro farpo, que rasga o peito, Monstro que a alma devora sem piedade. Ficai sempre felices, sempre alegres, Que eu, sem ver os objectos que adorava, Acabo... Cus!... meus dias... na amargura!...

45

ODES s Parcas Voai, votos sinceros, votos puros, Suspiros da minha alma, meus gemidos, Cercai esses sepulcros horrorosos, Movei as tristes cinzas! Ossos mirrados, descarnados membros, Sombras da morte, lvidos semblantes, Manes errantes sobre tristes bordas, Escutai meu lamento! Aonde estais, Supremas Divindades, Inexorveis filhas do Destino?... Sobre altares de rosas consertados No fao sacrifcios. Eu no invoco os Numes saudveis Que presidem ao claro nascimento Do mortal que depois cercam desgostos: Invoco as feias Parcas. Sobre os tmulos tristes, que a memria S conservam da morte, escolho as aras, E, misturados co vapor dos mortos, Voam meus ais sentidos. Pela me conduzida, desces, Deusa, Com passos firmes, inflexvel Cloto, E no fundo da triste natureza Soa voz poderosa. Treme o mortal, que nesse rosto plido Fixa os olhos, de lgrimas banhados, E apenas acostuma a fraca vista A teu medonho aspecto. J Lquesis ansiosa volta o fuso; Acumulando dias sobre dias, Com mpeto os sepulta tristemente No acerbo esquecimento. Treme a terra; as palpitantes almas, Das bordas do sepulcro espavoridas, Quase, de entre os suspiros, que se arrancam J dos humanos laos.

46

As trs irms, as voadoras Horas, Contemporneas do antigo Tempo, Incansveis nos ares se suspendem, De susto estremecendo. Parecem os momentos preciosos, A leve ocasio medrosa voa, E j da luz aos raios vo fugindo O sono e a noite densa. Num escolho quebre as ondas o mar negro, Rasgue os ares o raio fuzilante, Rebente em tempestade a nuveescura, Que o Sbio no vacila. Entre montes de fumo e negro lume, Nos ares vibra o gesto descorado De tropos... e o plido desmaio Cobre o mortal semblante. Sopre o vento com fria desmedida, Breas arranque os troncos na espessura, Em granizos e raios se desfaa A nuvem tempestuosa. Turbe-se o ar, vacile o pavimento, Ao fundo corra a nau, os bens se percam, Que na fatal boceta inda nos resta O raio de esperana. Mas se tu desces, Deusa, de teus golpes Quem poder fugir? Qual gruta escura, Qual segredo da terra nos esconde Dessa fatal tesoura? Entre o prazer, nas mesas delicadas, De mirtos florecentes adornados, Cuidamos de esconder com a alegria Da vida o tnue fio. Cercados dos Amores, mil falanges A tua fria opomos, defendendo-o; Resguardam-no mil bens acautelados, Cus! que inutilmente!... Nos Cprios bosques, nos suaves leitos, No seio do prazer, somente um sopro O levanta, e tu, logo apercebida, O fero golpe vibras.

47

Ali colhes da moribunda boca O derradeiro, o ltimo suspiro; Ali te fartas, sim, de sangue humano, J meio congelado. E logo, sacudindo as asas, largas Sobre o terreno o msero despojo, Plido, frio, pasto em poucas horas Da corrupo faminta. Tu, suprema Deidade, tu me escuta! A ti voam meus votos; no te peo Que respeites meus dias; stou cansada De lutar co desgosto. Porm escolhe o instante em que eu respire Tranquilamente, unida coa virtude. Cloto! deixa que a paz sustente um pouco Esse fero instrumento! E tu, Lquesis, tu, Deusa inumana, Que imerges na amargura o fio triste De meus anos; consente que o que resta Doure a tranquilidade! Se aplacar-vos consigo, Deusas, voto Equivocar meu ltimo gemido Com um sorriso brando, a voz extrema Ser bendizendo as Parcas.

48

delcia da amizade4 Que me importa que os loiros da vitria Cinjam a testa ao vencedor altivo, No tempo em que aos aplausos se misturam Os gritos dos vencidos? Que em doirada carroa ostentem glria Os validos do Fado, dando preo Aos perecveis dons que ora concede Ora nega a Fortuna? Que invejamos, Almemo? Qual bem pode Medir-se coas delcias da amizade? Luzir como os momentos que domina A s filosofia? Nestes humildes tetos que habitamos Mora Virtude e Paz; seu rosto amvel No nos mostra o desdm com que se afasta Dos soberbos palcios. As suaves Camenas, que s tecem De loiros imortais dignas capelas, Coas pindricas folhas nos adornam As frontes e as cabanas. Nas guas puras a sede apago; Vejo a cpia dos nossos sentimentos; Correm sem violncia, claras correm No sequioso prado. Tudo me alegra, toda a natureza pasto dos meus doces pensamentos; Contigo, Young, Horcio, Mrcia e Tirce 5, Habito o Elsio campo. seres imortais! no eterno templo Do divino prazer mais bem se encontra? Ou quis benigno o Cu que a terra visse Parte do bem supremo? Vulgo insensato, que seu preo ignoras, 6 Leva os Olhos profanos a outra parte; Ah! no venhas turvar, no, os prazeres Dos filhos da amizade!
4 5

Feita nas horas do silncio, em Chelas. (Nota da Autora). A irm da Autora e D. Teresa de Melo Breyner, Condessa do Vimieiro (Nota da 1 edio). 6 Odi profanum vulgus, et arceo. Horcio, L. 3, Od. 1 (Nota da 1 edio).

49

Poder do gnio e da razo Esprito, que rompes leve os ares, E ou j no seio amvel de Polmnia, Ou sobre vrios mundos, Pindos novos, Discorres sem limite; V em torno de ti minhas cadeias, Em pedaos desfeitas; os estorvos, Objectos de teu riso e teu desprezo; Bate ligeiro as asas! Quem pode constranger a ideia humana? Quem da firme razo quebra o ditame, Opondo-lhe distncias, ferros, muros? Quem nos divide, Agrrio?7 Aqui, onde a matria me circula E o curto espao quase me sufoca 8, Fechando os olhos, triste, ao negro objecto Que os grilhes me apresentam, A mente me rodeia a luz de Apolo, E em cantigas as Musas desenvolvem Os segredos que Palas traz recentes Do crebro de Jove. Pouco importa que os sculos passados Um Scrates absorto aos Cus presentem; Que Plato, meditando a Divindade, Respire o ar de Atenas; Que do frio Danbio as praias honre Do sbio Alceste9 o bero venturoso, Que ou j na sociedade, ou no retiro Profunde a natureza; Que Almeno10 l nos ermos solitrio Derrame nos seus nmeros suaves O esprito de Horcio, imagens lindas Que as Musas lhe debuxam. Tece a pura razo urea cadeia, E num tempo, num stio une gostosa A Scrates, Plato, Alceste, Almeno,
7 8

Agrrio, meu pai, que estava ento preso no Forte da Junqueira (Nota da Autora). Aludo minha cela no Convento de Chelas (Nota da Autora). 9 O Doutor Incio Tamagnini (Nota da Autora). 10 Frei Jos do Corao de Jesus (Nota da Autora).

50

E Alcipe, que os estuda.

51

A Filinto e a Albano, a respeito dos seus versos Que escuto! a voz de Febo?! em coro as Musas?!... De Filinto e de Albano os doces versos, Essas cpias da bela natureza, Que ao Pindo me transportam?!... Albano, em cuja voz as Musas falam, Em cujos beios canta Filomela... Filinto, que em seu voo Pndaro alcana, Quando as palmas o adornam... Cantai, cantai, Vates, que renovam Os antigos milagres estas selvas, E debaixo das folhas destes freixos As Drades vos ouvem! Quanto pode a harmonia de tal canto! Parece que sensveis estes troncos Fremem de gosto, e, as folhas revolvendo, O fresco orvalho entornam. Que suave impresso provam as flores! As corolas abrindo, cheiro exalam To doce, que nos ares perfumados Se respira a sade. A paz desce serena, e se repousa Na ramagem das rvores frondosas; No sopra o vento, nem gemido triste Rola sentida solta. Deusas que inspirais to claros Vates, Pasmai, que outro prodgio se descobre! Vede o aspecto feroz do meu desgosto Menos medonho um dia! Nos ignotos segredos de meu peito, Onde sopra tristeza seu veneno, Descer vede, guiado das cantigas, O suavssimo alvio. Gabe-se embora Orfeu, que as portas abre Do Averno pavoroso, que suspende Do Co trifauce os ladros vigilantes, Que as Frias adormece; V coa lira sonora aps a morte, E da mo sanguinosa arranque a presa;

52

Ao esfaimado ladro da vida humana Roube Eurdice cara; Duas vezes passe a Estgie sem receio; Vena o barqueiro avaro, que no deixa De retorno esperana ao viajante Que j sulcou tais ondas; Sim, clamores eternos se suspendam; As guas parem; o aflito sequioso Beber possa a torrente que lhe foge. No invejes, Filinto, No receies, Albano, que na Trcia Haja cantor que s tal glria obtenha. Se abrandais de meus danos a dureza J fica Orfeu vencido. Ah! vede do alto assento para baixo Em menos preo aces que o mundo atroam: O filho de Critis11 julgar pequenas As proezas de Aquiles; vista deste monstro, j por terra, Ensanguentado Alcides mostrar triste Do Nemeu o despojo formidvel, Pacfico o Erimanto.

11

Critis, me de Homero (Nota da 1 edio).

53

Ao tmulo de minha Filha12 Feliz quem pode com ligeiros passos Calcar da morte a larva sonolenta, Entregando escura Eternidade As horas da tristeza! Sombras da Noite) lgubres ciprestes, Que o sol, medroso, da sua luz no toca, Vs guardai um tesouro, que rodeiam Mil gemidos maternos! Tuas cinzas, filha, com que eu cubro De morte e horror as horas mais ditosas, Co sopro dos meus ais revolvo sempre, Cobrem-me a frente aflita!

12

Maria Regina, que morreu de mui tenra idade, em Viena de ustria (Nota da Autora).

54

A MEU FILHO (Imitada da ode 2 do livro III de Horcio:) Angustam, amici, pauperiem pati, etc.
Ano de 1813

Convm que aprenda nas mavrcias lides O mancebo a sofrer dura pobreza; Que coa lana enristada rompa os Francos, Pasme os Bretes vaidosos, Que no seio do risco os dias passe, Que na rasa campanha passe as noites; Que ao fero aspecto seu tremam de susto As esposas e as noivas. Ai de ns! (suspirando, aflitas digam) No queira o Cu encontrem os consortes Lio tal, que entre mortes ira impele A devorar quem topa. Pela ptria morrer nobre, belo! Intil fugir; persegue a morte O tmido que vil as costas volta; No d quartel aos fracos. Eia, filho! A virtude no aceita Repulsas que lhe envia a torpe inveja; No dependem do arbtrio vo da plebe Honras que intacta alcana. Pelos ares vedados abre estrada Aos Heris imortais, aos Cus os leva; Longe do trreo lodo e vulgo insano, Rpido voo toma. Prmio certo tambm alcana aquele Que, os mistrios divinos respeitando, No corao os guarda, e a vida inteira A Deus e ao bem consagra. No quisera viver com! quem profana Religioso rito; aventurar-me No mesmo lenho, sobre as ondas bravas, Com infiis, com mpios. O desprezo das leis os Cus irrita.

55

Quem sabe se inocentes e culpados Confundiria o Cu, quando o castigo Infalvel descesse? Bem que tardia e coxa seja a pena, Que parea dormir ou descuidar-se, Atinge enfim quem erra; no escapa O mpio ao que merece.

56

MORTE DE MEU IRMO O MARQUS DE ALORNA, D. PEDRO DE ALMEIDA (Imitada da ode 21 do livro I de Horcio:) Quis Desiderio sit pudor, etc.
Ano de 1813

Que limite porei dor, ao luto Com que to caro objecto chorar devo? Ordena o canto, lgubre Melpmene, Filha do Deus dos Versos! Tu, que teu Pai dotou de voz canora, Unida lira harmnica, suspira! Perptuo sono oprime o herico Alorna, Triunfa dele a morte! Splica branda no revoca o Fado, Quando uma vez, co a vara inexorvel De Mercrio, ao rebanho tenebroso Agrega qualquer alma. Honra, justia, irms incorruptveis Da boa f, da ntida verdade, Onde achareis algum igual de Alorna?... A terra no tem tanto. Muitas lgrimas esta morte custa! Nenhumas to amargas como as minhas. Em vo devota os Deuses importuno; Nem tm crdito as preces. Os Deuses por um tempo nos emprestam Sobre a terra o que digno s do Olimpo; Nas eternas moradas se recolhe, Desampara os humanos. Se nas selvas, com ctara suave, Eu, qual trcico Orfeu, cantar soubera, Nem assim voltaria o sangue, a vida sombra v que foge. Destino fero!... Mas a pacincia Aligeira os pesares, os desastres Que no pode vencer fora nem arte, Que a razo no corrige.

57

A Filinto Ano de 1813


Non ver que sia la morte Il peggior do tute i mali. METASTSIO

Fui, como tu, Filinto, arremessada, Pelas mprobas mos da Sorte adversa, Contra os escolhos que num mar de angstias Acumula a desgraa. Cercou, longe de mim, a meiga Dafne13 As portas da existncia; a luz serena De seus olhos celestes apagou-se; Pereceram as Graas. Estranha terra cobre o Luso Turno 14, Que esperdiaram deslembrados Numes, E a Ptria, que em vaneios despedaa Santos, fidos Penates. A morte sem cessar, coa fouce acerba, Exornou-me sem d; fiquei qual tronco Que os ventos furiosos desfolharam, Que tisnaram coriscos. Foram-me inteis dlficos tesouros, Que na infncia comigo repartiste; Escasso lume apenas me arde na alma, Que este incenso te envia. So, Filinto, relquias do teu estro Que me aquecem da lira as dceis cordas; So tuas odes mgicas que acordam A sonolenta Musa. s tu quem me arrebatas, quem me levas A encarar nas Olmpicas mondas Co Pai da herica tuba e excelsos Vates, Que emulas ou desbancas. Contigo vejo erguer do vtreo trono O agastado Neptuno, e me envergonho
13 14

Minha irm (Nota da Autora). Meu irmo (Nota da Autora).

58

Que inertes no estaleiro os lenhos durmam, Sem atentar na glria. Que Dabul ou Cochim, que tanto sangue Aos Almeidas custou, farte a cobia Do fofo avaro, auri-sedento bruto Que alheia fama apaga. Mas surge, Noite! Plcida refresca, 15 Com teu sombrio e sossegado aspecto, A clida tristeza que me lavra O ansiado peito! Ao Vate ilustre que em teu seio acolhes Legou Anacreonte a rsea solfa, Com que Acidlia mesma carinhosa Acalenta Cupido. Versos acesos no amoroso fogo, Versos que ateiam frvido herosmo, Versos que pem a lira a par da tuba, fama o recomendam. Ditosos Coridon, Elpino, Olindo! J sobre vs no pode nada a morte! Triunfantes ireis, calcando as eras, Sobre as asas do Vate. Mas Alcipe, a quem ps nas mos o plectro!... Duas vezes morte submetida, Cessar de viver... pouco... nada... Mas se esquece a Filinto!...

15

Aluso a uma ode belssima de Filinto (Nota da 1 edio).

59

Insnia em a noite de 8 de Outubro de 1824 Infeliz noite, s te no pareces, Na agitao, coa morte taciturna! Morrer nada; mais o que padeo Nesta noite funesta. Que multido de mgoas me repete, Aterrada, a penosa fantasia! Como com gneos traos me debuxa O quadro de meus males!... Esposo, filhos, pais, irmos que amava, Que nunca mais verei, com que dureza Mos mostra a corrupo devoradora No sepulcro fechados!... Do parentesco os vnculos suaves, Os laos deleitosos da amizade, Em pedaos desfeitos, ou trocados Pela fria indifrena! O bando dos prazeres carinhosos, Por acervos pesares suplantado, Expulsa-o de meus lares a Tristeza, Assusta-o minha Sorte. Aplacai-vos, Frias, Saudades! J no cabeis no peito... Ou crescei tanto Que se apague este sopro que alimenta A minha infeliz vida! Dos passados instantes mil imagens Vem funestar de novo o pensamento; E a dor, que o tempo noutros aniquila, Em mim se perptua. Se ao menos mais ditosa a Ptria visse! Se as luzes, se as virtudes a adornassem! Grata o suspiro extremo em paz soltara, Os Cus o acolheriam. Ptria! nome sagrado! Com que fria Me persegue um cruel pressentimento!... Quo inteis lies lhe deu a Sorte Terremotos, revoltas!... Sorveu a terra as torres, os palcios, Sumiu a morte as gentes a milhares:

60

Desta lio to spera os preceitos Anulou o descuido. Das ideias erradas o fermento Produziu nova srie de infortnios: Fomos Francos, Hibrnios, s no fomos Sensatos Portugueses. Ah! se no renascer coa Ptria a glria, Se a Cincia e a Justia inda dormitam, Se a Moral no desperta, a Indstria acorda, Ao Nada caminhamos!

61

feliz reconciliao de Portugal e Brasil


Quia multis et magnis tempestatibus vos cognovi fortes fidosque mihi... SALSTIO

Nunca a lisonja mascarada pde, Por mais que me acenasse coa fortuna, Extrair-me da mente uma s rima Em cortesana gala. Hoje sobre a minha alma funde o Estro; Qual guia vigorosa me arrebata Ao magnfico alcar que alumia A presena de Febo. Enfio a senda que trilharam Vates, E em majestoso assento avisto aqueles Que hoje na terra, em p, calados jazem, No sepulcral silncio. Um se levanta, e grita: Alcipe!... Alcipe!... Toma o lade, a Ptria afoita aplaude! Canta como cantei, alteia as vozes, Tanto o assunto demanda. A aurola que a egrgia frente lhe orna Mais brilhante parece, mais reala O Vate, que, atrevido, Apolo encara, E altivo assim lhe fala: Vales tu, Deus lustroso, o nosso Nume, Que com mo paternal do trono emborca Sobre os Povos torrentes de sossego, H tanto foragido?... Repartiste do Cu o azul domnio Co teu Faetonte? Acaso em ureo lao, Ao teu corao preso, lhe impediste Precipitada queda? Os teus raios acaso, competindo, Na mida ateno, coa Providncia, Depositam nas mos do filho um slio? Domam feroz discrdia? Espavorida aos antros se retira Essa filha do Caos; brama, espuma, Enquanto vem guiando horas ditosas 62

Afortunados dias; Dias de paz, cercados dos sorrisos, Com que as Graas decoram a Abundncia Em que, sem deslustrar-se a dignidade, Se afortunam Imprios. Do mar, vedado Indstria, se abre a porta; Da Fluminense praia varre ambages Astuta a Sapincia e a dextra augusta Do melhor dos Monarcas. Quem do futuro o vu levantar pode? Quantos bens tem o cofre do Destino Ainda aferrolhados, mas previstos Pelo Pai, pelo Filho! Ingratos coraes, sufocai sustos! A grandeza, a extenso reside em almas! Prestai meios de glria a quem vos rege, Vencei as Sirtes de frica! Mora no seio de espelunca ignota, Insondvel aos mopes humanos, Uma Deusa, que paga hericos feitos Com prmio imarcessvel. Seu cortejo so sculos e sculos, Heras, que em seus domnios reverdecem; Ornam seus aposentos ureos cofres, Cheios de grandes nomes. So palmeiras gignticas que assombram O prtico da entrada. Lusitanos!... Com fadigas honrosas apressai-vos A colher os seus ramos! Gama, Cabral, zombando de borrascas, (Como vs podeis ir) foram colh-los: Vencei Nmidas, renovai Palmiras, Ganhai a Eternidade!

63

s Musas adormecidas Musas, quer h tempos, mgoas prolongadas Calaram sem piedade! Ouvi meus brados! Surdi das Helicneas grutas, vinde Acolher-me de novo! Qual navegante que a borrasca arroja Por incgnitos mares, e a quem foge A terra que procuras baixos, penhas, quanto aflito encontra; Tal fui horas amargas consumindo. Caliginosos ares me cercaram, Naufraguei sem amparo em stios hrridos, Toquei do Plo os gelos. Nevou sobre o meu plectro o frio Arcturo, Perdi do Estro as luzes, perdi vozes, Febo apagou-se. Musas! deste abismo Resgatai vossa aluna!... Mas qual fantasma ingente ao norte avisto? Alcantilada serra os Cus invade! Favnios brandos, aportai-me praias Salvai comigo a lira! Cessai, ventos cruis! Mostrai-me a terra! Benfazejas Deidades da Harmonia, Serenai estes ares revoltosos, Prestai-me imagens doces! Coluna argntea de guas cristalinas Impetuosa desce de alto serro; Quebra no encontro de um rochedo, e forma Espaosa cortina. A superfcie crespa vai partindo Seus cristais pelas vrias penedias, E do vapor aqutico que espalha Enche o largo ambiente. Ali do Sol os raios refractados Ornam de ris as roupas circundantes, E de cores prismticas tingindo O nevoeiro, alegram. De arbustos lindos croam-se os rochedos; dextra, ao longe, rochas estaladas,

64

De musgo, fetos, ervas e de flores Pomposas se revestem. Por entre arbustos e rvores copadas, O rio que dimana da cascata Vai perder-se no mar; beira de gua Chama a Vate ao descanso. Natureza, imensa Natureza! Como aqui te apresentas deleitvel! A mente, que te abrange e te contempla, Exttica se enleva!... Quase que a terra cinge o rctico Plo, E muito alm dos Trpicos se alonga; guas imensas, gelos gigantescos O Antrctico defendem. Que multides de espcies e de seres humana indagao prestam auxlio! Como o engenho coas artes, coa cincia Descortina o Universo! Lira ociosa, rompe os teus concentos! Canta a Navegao do mar, dos ares, A Qumica, a Botnica, mil artes Que doiram a existncia! Acima da matria te remonta, Sobe Causa de tudo, acende na alma Grato Vesvio de um amor sem termo, E o Criador adora!

65

EPSTOLAS A Almeno, em resposta a um idlio Nunca pde esse Deus que o verso inspira Afinar, sbio Almeno, alguma lira Que me deixe impresso qual tu me deixas, Quando escuto da tua as brandas queixas. Quando louvas meu Pai, e as qualidades, As prendas que nos enchem de saudades, Eu sinto de imitar-te um tal desejo, Que as torrentes do posso ptrio Tejo Se me trocam nas guas de Hipocrene. Talvez que o loiro Dlio assim ordene Para tecer-te em branda lira de ouro Uma croa mais bela que a do louro. Porm que digo? Febo no me ensina; Mais alto influxo sobre mim domina: Choro contigo, e doce ento meu canto; Minhas Camenas so teus ais, teu pranto. Ah! se eu me aproveitara do que inspiram, Que elevados conceitos se me ouviram! Mas a turba de afectos que a alma cerca Faz que a voz de explicar-se a fora perca, No tem o rude plectro voz sonora; Mas a falsa mentira aduladora No manchar meus beios: eu adoro O rosto da verdade; eu me namoro Da singeleza; assim, dela atrada, Detesto as expresses de alma fingida. Os vulgares louvores mentirosos, Que mancham tantos versos sonorosos, No te sabe escrever a minha pena. No te diz que, em suave cantilena, As Pastoras, teus versos entoando, Esto ecos saudosos consolando, Esto movendo os troncos, os rochedos; Que os passarinhos ficam mudos, quedos; Que esse Deus que preside ao nosso rio, Por ouvi-las, lhe aplaca o murmrio. S te direi, Almeno, que no dia Que me escreveste em branda poesia, Se abrandou de meus males a dureza. Deixei este lugar, onde a tristeza Tem comigo funesto domicilio, E fui ao campo ler o teu idlio.

66

Sentei-me ao p de um tronco, que sobre ele16 Tinha enredado o filho de Smele A planta que protege; doce abrigo Achei; Mrcia tambm, que era comigo. Era j noite; em silncio estava O quieto jardim, e s brincava Co'as ondas de uma fonte prateada De Cntia a imagem trmula e quebrada. Para ler os teus versos, sbio Almeno, Me bastava o luar, puro e sereno. Contente os li; sensvel, meditando Nos teus votos, fui tema, derramando Lgrimas doces no papel que lia, Que a amizade em meu peito as produzia. A Mrcia, que abraava com ternura, Mil vezes disse: Mrcia, que ventura ver restablecida a ilustre glria Do nosso amado Pai! Esta memria Paga os nossos desgostos, se possvel Fazer-se a nossa dor menos sensvel. Eis aqui meus sinceros sentimentos, Sem adornos subtis, sem fingimentos. Mais no posso dizer-te inutilmente. V, procuro explicar o que a alma sente. Por mais versos que faa, por melhores, No cabem nos meus versos teus louvores; E a lira, costumada nos pesares A atroar com gemidos estes ares, Num tom aflito a lamentar saudades, Degredos, sem-razes, adversidades, Se deixa por um pouco o seu lamento, Nunca pode, ao ferir o novo acento, Derramar uma voz to docemente, Que tua corresponda dignamente; Tomar o tom celeste, o tom divino Que aprendeste das Musas (imagino) Quando as Ninfas felizes que escutaram Suas doces cantigas, as julgaram, De um sentimento unnime e sincero, Vencedoras das filhas de Piem.

16

Esta epstola tem o merecimento (talvez nico) de ser uma sincera relao do que passei com o idlio de Almeno; tudo quanto digo teve lugar na cerca, onde li o papel vista de Mrcia, debaixo de uma parreira, ao luar (Nota da Autora).

67

A Tirce Fugiste de meus olhos, doce amiga! No stio acerbo, onde o silncio mora, Onde a saudade e a dor se no mitiga, Desconsolada Llia pena e chora. Sem paz e sem conforto desfaleo. O prestgio das sombras que abraamos Na dura lei de ausncia reconheo, Lei que assaz, cara Tirce, no choramos. Llia, Llia fiel, que amor receia, Que aps outra mais firme divindade, Julga, pela delcia que a recreia, Pequeno o corao para a amizade; Como pode perder-te?.., qual constncia Pode fazer que sofra com acerto A incerteza, a mudez de uma distncia, E o prprio corao, que est deserto?... Os mesmos sentimentos que ele cria Seguem-te, amiga; eu sofro em solido: E maneira que Tirce se desvia, O alvio desampara o corao. A dor que hoje me rasga o peito aflito quem fere tambm a fraca lira; E os frouxos sons, que terna te repito, So menos sons do que ais de quem suspira. Mas tu no ouves, que talvez perdidos, Como os raios da luz nas cavidades, No reflectem meus ais, enfraquecidos De bater peste val de saudades. Escutam-me estas penhas animadas, Que as expresses do brando sentimento, Como sonhos de enferma reputadas, Insultam, por dobrar o meu tormento. Aqui a seva mo do Fanatismo Serve as leis execrandas do meu fado; Aqui geme o legitimo herosmo, De uma falsa razo atormentado. A amizade no um fogo puro Que duas almas acordes alumia;

68

So precaues prudentes do futuro, Envoltas em presente tirania. Amor, Tirce, no qual o tu sentes, Doce clamor da sbia natureza; um rapaz que flechas traz pendentes Filho da liberdade e da vileza. Logo apagam a tocha, se a acenderam, Divisando mil sustos pavorosos As mesmas almas nobres que deveram Ornar de Idlia os fastos numerosos. Eu no sei que vapor envenenado Neste stio de horror tambm respiro. Ou deliro... julgando haver pensado? Ou penso... quando julgo que deliro? Tanto pode essa lei irrevogvel Da fera me das Parcas agressoras! Traz dos males a srie inevitvel, Com que alonga, inda mal, as nossas horas. Dos males me entretenho e me consolo, Revolvendo as imagens que me cercam; Nos versos que animar devera Apolo Lano a dor; da faz que a graa percam. No os leias, Tirce, se magoam Teu corao, delcia dos mortais; Tomem ao vale agreste adonde soam H trs lustros completos os meus ais.17

17

Quinze anos e mais de meio de desastres anunciam uma idade avultada. Eu acabo de completar vinte e quatro anos, de que s oito tive o gosto de viver no seio da minha famlia. Parece que nesta idade se tem mais alguns direitos compaixo das almas sensveis; e como dos bens da vida este o nico de que tenho esperanas, julguei necessria esta nota (Nota da Autora).

69

CONVERSAO ENTRE TRS Versos de Filinto Disse Vnus a Juno: Basta de iras, J basta, Palas, de cruis contendas; As que ambas possus so grandes prendas: Tu ds poderes, tu cincia inspiras. Sem que invejeis a minha formosura, Tratemos todas uma paz segura; Demos as mos, faamos crua guerra Contra Alcipe, que s trs nos rouba o culto; Metamos foras a vingar o insulto; Perea o altar que lhe ergue toda a terra! vo, diz Juno a Vnus, teu enfado: Essa mortal (a Jove o ouvi) j goza Culto grande por sbia e por formosa; Quem sabe o que inda lhe reserva o Fado? Resposta de Alcipe Ah! Filinto, que versos magoados Agora vo nascer, bem tristemente, De uma lira cercada de cuidados, Que inda o Cu por piedade me consente! Em meu peito, onde a simples natureza Erige o doce templo da ternura, Lana todos os danos da tristeza, Qual fria enorme, a seva desventura. Giram meus ais em torno a um triste leito. Plida vejo a Me... Cus, que vista! Amor geme encostado no meu peito; E inda Vnus cobia esta conquista? Assaz vingada est... Oia o rudo De meus ferros pesados, meus clamores: Olhe o gesto do Fado desabrido; H de chorar, e o bando dos Amores. De outra Aracne que tece frgil teia, Pelas noites de Inverno, a um fraco lume, Pode a Deusa que os orbes senhoreia, Ou a sbia Minerva, ter cime?!... V, Filinto, se as moves a piedade,

70

Pois se pomos dourados eu tivera Nem Vnus s nutrira alta vaidade, Nem Prgamo soberba se abatera. Adeus, Filinto, adeus ,que j me chama Em socorro da Me o meu cuidado. Que palidez!... Que susto em mim derrama!... Quem sabe o mais que me reserva o Fado?...

71

A Alceste Alceste, sbio Alceste, revolvendo Rotos papeis, das Musas inspirados, De entregar-te quaisquer estou tremendo, No sejam de outros olhos criticados. Eu falo em liberdade; uma alma nova Como a minha, no sofre o vil disfarce. Que sei eu se o que digo se reprova? Que sei se deve a Musa limitar-se? Bem como o bom Despraux, no me equivoco; O nome prprio dou fraude, ao vcio; A meu favor Verdade, Astreia invoco, Deidades que do pouco benefcio. Como do Olimpo os Deuses so fingidos, Sem que ofenda a moral, que firme adoro, Finjo Dianas, Martes e Cupidos, Falo com eles, finjo que os imploro. No sofre a nossa terra esta linhagem, Pas onde se queimam feiticeiras, Descobre o mal numa inocente imagem, Como o demnio em casa das primeiras. H cimes aqui at de Apolo; Basta que uma mulher com ele fale, Para ter liberdade qualquer tolo De mandar seja presa at que estale.

72

A uma Freira em Chelas Quando em silncio adormecem Todos os seres mortais, Ligeiros tua cela Voam saudosos meus ais. Dize, leste os versos de ontem, Onde insculpiu a ternura, Comovida ao contemplar-te, Indcios de mgoa pura? Agora que tudo dorme, Agora que s se escuta De noite o surdo rumor, Reflexo de alguma gruta; Quando toda a natureza, Envolvida em sombra densa, D liberdade aos suspiros Que nascem de mgoa intensa; Corre o vago pensamento, E no pequeno recinto De uma cela, a te encontro, Para explicar-te o que sinto. Eu te vejo, Cus! que vista! Aprisionando entre flores Os coraes delicados De mil cativos amores. Das perfeitas mos te nasce Ora murta, ora alecrim, Ora imitando teu rosto Cndido e lindo jasmim. Que ideias ternas te inspiram, Quando o gosto da leitura Diminue brandamente O cargo da desventura!... Nos discretos caracteres, Vo teus olhos magoados Ora lendo o seu conforto, Ora o decreto dos Fados. J te lanas brandamente No seio da pacincia;

73

j te recreia admirar O aspecto da Providncia. Eu te sigo, suspirando, E teo ento sobre a lira Estas cantigas saudosas, Que o contemplar-te me inspira. Se meus versos te consolam, Sempre a branda simpatia Conduzir no silncio A Musa que teme o dia.

74

A FILINTO A respeito de uma Ode que lhe mandaram fazer, e fez, ao Marqus de Pombal Quando ser, Filinto, que este canto, Que me inspira benigno o Deus do dia, No equivoque a mgoa com meu pranto, Seja notado s pela alegria? Eu no sei, porque a sorte denegrida Os futuros envolve em noite espessa. Vai-me a tristeza dando cabo vida, Quere a sorte teimosa que eu padea. Mente o velho Saturno, se promete Nas estaes diversas dar-me gostos; A Jano variar-se no compete, Se volta para mim os quatro rostos. A esperana falaz quando esvoaa, As verdes roupas ostentando, airosa, Icrias penas tem, cai por desgraa, E perece na queda desditosa. Nem o canto das liras alternadas Que ama Dlio, to pouco o som cadente De alegre coro de aves namoradas, Amansam esta mgoa permanente. Das Camenas em vo orno os altares, Em vo me banho na Castlia pura; Nos olhos se me pintam os pesares, Nos beios geme a voz da desventura. Investigando a minha triste histria, Tu mesmo, Santo Febo, tu te espantas, Recomendando s Musas a memria Quando lustroso cais ou te levantas. No te esquea, Filinto, o acerbo caso... Lateja-me no peito um fogo intenso, Se esperdias as jias do Parnaso, Dando ao tirano o teu sublime incenso. Bem sei que as Musas, quando vo contigo Em cativeiro, aflitas, algemadas, por salvar-te s de extremo prigo Que sofrem ver-se assim to degradadas.

75

Porm tu, que s por elas escolhido Para em verso divino honrar verdades, Receia que o futuro espavorido Te acuse de infiel s divindades. A fortuna usurpada que hoje toma Direitos que inocncia o Cu concede: A fraude, a crua fraude afoita doma Almas a quem justia a razo pede. Assim, qual nova Eumnide, a impostura, Cruelmente de um fero aoite armada, Desta terra infeliz toda a ventura Fez voar, contra os Cus arremessada. A meus olhos se mostra escassamente Se com eles segui-la ao menos quero; Bem como volejava em torno mente Um vago e lindo sonho ao cego Homero. Os prazeres em bando, fugitivos, Temem que os siga a mgoa pontiaguda, Pois da virtude a graa, os atractivos, Em lutuosa dor a fora muda. Contudo a Jove, que almas s conhece, Que enche o vasto Universo e nos domina, Apela Alcipe, e nunca desfalece; A Jove unicamente a fronte inclina. No so novas as sortes desastradas. Verei cair sem pasmo o mundo inteiro; H longo tempo as terras assoladas Maldioam a espada do guerreiro; H longo tempo o fanatismo astuto Assassnios recprocos prepara; E sem d traga o corao corrupto A verdade que o Cu lhe confiara. Lanando os olhos pelo vasto mundo, Coberto de catstrofes e danos, Das prprias penas perco o honor profundo, E reparto meus ais entre os humanos. Se um Scrates, que a morte despedaa, Vejo acabar, sem que a virtude valha, Ao ler que esgota a venenosa taa, O mortal gelo sobre mim se espalha.

76

Tremo de raiva quando um vil tirano Rasga a veia em que pulsa o sangue nobre De um Sneca infeliz, ou de um Lucano, Que injusta e prematura morte encobre. Ento chagas abertas no meu peito Se exacerbam cos casos atrasados. Quantas vezes de Astreia o so direito Arge a meu favor inquos fados? Mas se um Vate sublime, revolvendo Da escura antiguidade os casos vrios, Em Scrates Anitos convertendo, Chama a Sejanos, Slons, Belisrios; Que fruto tira o justo quando grita? A cadeia dos erros dilatada, Fabricada por homens, necessita Ser por foras de um Deus despedaada.

77

A Natrcia Natrcia, j te no lembra Uma amiga solitria Que vegeta nestas selvas, Ou luta coa sorte vria? Sabes como passo os dias, Sem te ouvir ou sem te ver? Se as Parcas me no acabam, E que tm mais que fazer. Nessa terra dos Latinos Andam talvez ocupadas, Cortando as vidas felizes, E alongando as desgraadas. Se eu duro, faz-me durar Talvez a doce esperana De que Natrcia me guarda Um momento na lembrana. D-me provas disto, Amiga, Lendo no meu corao. Conforta-o de quando em quando, O Cu te achar razo. L neste o que te no digo, Pois, firme por natureza, Sei lanar, quando convm, Duros grilhes tristeza. s vezes sinto-a gemer, Encarcerada no peito; Mas, impondo-lhe silncio, Segue o rgido preceito. Inda no cultivo a terra,18 No sei porqu, na verdade; Nem cumpri o voto puro19 Que fiz santa amizade. J diversas estaes Para gentes mais felizes Deram tempo ao que plantaram De lanar longas razes. Eu, Natrcia, inutilmente Os dias contando vou; Murchou-se a minha ventura, Tudo para mim murchou.
18 19

Porque me faltava a posse das terras que tinha aforado Coroa (Nota da Autora). Tinha feito a promessa de plantar um freixo em honra de Natrcia (Nota da Autora).

78

Ando s vezes nestes campos Buscando flores bravias; Com isso engano desejos, E encurto penosos dias. Ando fingindo que vivo Com aces, com movimento; Mas falso, que s vivem Os que tm contentamento. Este meu doce viveiro, Penhores de eterno amor, Tenho medo que no medre, Faltou-lhe o cultivador. Esta gerao moderna Que em torno de mim gorjeia, Com sons como os passarinhos Os meus ouvidos recreia. Porm, Natrcia, que so Sons, contra penas to graves? No tm vigor de abrand-las, Bem que paream suaves. Um parte daqui, correndo Atrs de uma borboleta, Outro de uma cana forma Uma espingarda, uma seta. Entretanto eu, cogitando Em mil casos desastrados, Tenho tempo de lutar Comigo e com meus cuidados. No quero turbar os gostos Da pacfica inocncia, Nem com gemidos inteis Fatigar-te a pacincia.

79

Em resposta a Natrcia Deixa-te disso, amiga, no me pregues. Amor para mim uma quimera; Em meu peito deserto no prospera Mais que a lei da razo, que tu no segues. Bem percebo essas mximas sublimes Que ostenta a gente fraca, e que despreza Quem tem fora, quem doma a natureza, E quem no quere passar de erros a crimes. Faze embora elogios inconstncia, Ama vinte, se queres, no me importa; En para criticar estou j morta... No conheces a minha tolerncia? Sou de composio muito esquisita: No creio nos amores desta terra, E declaro aos amantes maior guerra, Quando de amor minha alma necessita. Quem vs tu que merea ser amado? Qual do culto de Amor digno hierofante No ter, coas fraquezas de inconstante, Os augustos mistrios profanado? Amor em mim no qual o tu sentes, Um clamor, um tumulto dos sentidos; Eu tenho esses escravos submetidos A leis mais elevadas, mais decentes. Sinto amor como a terra toda sente, As foras que a mantm, foras diversas; Amor me faz fugir de almas perversas, Por amor busco (em vo) uma inocente. De opinies cobardes governados, Os homens ho-de rir destas doutrinas, Ho-de rir os peraltas e as meninas. Queres que adore um desses malcriados?

80

Em resposta ao Conde da Ega, Aires de Saldanha


A1meirim, 1800

Enganas-te; no posso tanto, tanto Quanto esperas de mim, quanto me pedes; Mais vida, mais vigor tm estas plantas, Os arbustos que crescem nestes prados. Vegeto as mais das horas; se me acorda Deste triste letargo algum assunto, Ou vem rompendo nuvens de cuidados Em que envolta me traz a sorte austera, Ou, qual trovo que vibra a mo de Jove, De mil sustos me assombra o fraco peito. Da vida a brevidade nos probe Entablar esperanas dilatadas; A Parca surda ao nosso humilde rogo, E j de um sopro seu envenenado Me apagou de uma vez todo o Universo. Eis aqui como, aflita e sepultada Nos abismos do puro sentimento, Me separo da classe dos viventes. Mas ento, radiante, a razo surge, E, ao claro de seus raios luminosos, Vou distinguindo os erros da tristeza, E aprendo filosficos preceitos, Que, mansa, a pacincia me decora. Fortificada assim, os olhos lano Sobre o painel da Criao, to vasto. Nos meus ermos coa mente os Cus abranjo, Da Natureza estudo os trs domnios, E enquanto desenvolve a Primavera A fora vegetal, que os campos veste, Fao dormir a dor, caio as saudades. Flora, por deleitar-se, um dia claro Desceu do Olimpo terra, e destramente Classificou as plantas variadas; E, em prmio da razo indagadora, Revelou a Lineu grandes mistrios. Flora mesma tambm me vai guiando, E sem squito, mais que alguns perfumes, Os ventos brincadores e o sossego, Me comunica as leis simples, sublimes, Com que a famlia rege e desenvolve Das lindas liliceas que hoje apontam. Cedo viro do Tlaspe argnteo as flores Distinguir nas crucferas as raas;

81

Viro os goivos perfumar os ventos; De flreas borboletas brevemente Se h-de a terra cobrir, h-de enfeitar-se. Vs tu na Corte um tronco mui frondoso, Cujos ramos ou tribos nos recordam Da antiga lei as bnos to famosas? Eu tambm, c no campo, tambm vejo O Gernio cheiroso, que sem fausto Cento e tantas espcies me apresenta. Nunca um s indivduo desta prole Teve cargos nem postos que agitassem As pacficas leis das outras plantas. Que modelos no tem a Natureza, Que, brilhando no objecto inanimado, Envergonham a espcie inteligente! Repara na Umbelfera vistosa: Dos pednculos desta saem raios, Destes raios os filhos todos pendem; O mesmo suco a todos vivifica, Todos a um tempo os raios do Sol gostam, Vivem juntos, e todos juntos morrem. Ai de ns! quo diversa nossa sorte! Que divises, que lutas, e que estragos Semeiam as paixes entre os humanos! Se no seio das ondas empoladas, Nos mares da poltica, entre escolhos, Passas teus dias, praza a Deus que possas Aportar felizmente nestas praias! Sincera gratido aqui te espera, E um lugar consagrado a engenhos claros. Nem prticos marmreos, nem colunas Que cinzelasse em Paros mo perita, Hs-de achar neste stio: altos pinheiros Formam de espessa rama o nosso teto, E gramnea alcatifa nos ofrece, Para pensar, lugar acomodado. Uma fonte serena ali murmura, E, mil vezes afoita, a fantasia Cuida ouvir revolver-se dentro de gua A Niade gentil que lhe preside. Se agita o vento as canas buliosas,20 Se da serra um rochedo assusta a vista, Mitolgicos sonhos me recordam Ora aquela que a dor petrificara,
20

Aluso a Val de Nabais, sito no longe da Serra de Almeirim. (Nota da 1 edio).

82

Ora a Ninfa medrosa e fugitiva Que o pudor converteu em verde junco. Com palavras e ideias todo o globo Corre depressa aquele que conversa. Quando se esconde o Sol, e a noite ostenta De entre sombras milhes de astros luzentes, Para entreter as filhas com proveito, Vou revolver ento montes de idades. Vinte sculos voam, quando apenas Vem surgindo das trevas rutilante O Pai dos Crentes, cujos passos guia Deus mesmo para a terra onde o establece. Ento de l do Egipto o Rei primeiro Vem pr da glria grega os alicerces: Vem Ccrops depois fundar Atenas. Atenas!... este nome as cenas abre De herosmo, valor, artes e engenho. Itlia, que hoje assusta mo terrvel De um Guerreiro rebelde e temerrio 21, Dormia ento de fbulas coberta, Nem raiava o crepsculo dos dias Que ilustrou Cipio, Fabrcio e Csar. Com os mapas na mo, aventurando A memria, lhes digo: Aqui foi Tria. Se a coaliso moderna acaso fosse A fatal coaliso da argiva gente, Talvez como os de Prgamo, infelizes, Os muros de Paris j vacilassem... Mas suprimo as palavras neste assunto, E um grilho ponho at no pensamento. Distrai-me a vista ali no mar vizinho Lesbos, ptria de Alceu, de Ema e Safo; Vm as mgicas artes lanar fora O tdio das lies, do estudo austero; Ora a voz, ora a mo industriosa.

21

Buonaparte. (Nota da 1 edio).

83

A Godefredo22 Como sopra do Oeste rijo o vento! Que sussurro medonho as folhas fazem Entre a floresta que reveste o monte!... Como retrata o rio a nuvem negra Que vem descendo, prenhe de borrascas!... Porm... verdeja o cho... e o Sol brilhante Por uma fresta de entre a nuvem rompe... J no desfolha as flores, fero, o vento, Nem na floresta o rijo tronco estala. Eis, Godefredo, a imagem que me antoja O furor com que assaltas as doutrinas Que mente humana mil tesouros trazem, As doutrinas que o denso vu levantam Da Natureza, e o belo quadro mostram Dos portentos que a mo divina ostenta. Hs-de aplacar-te: o Sol vir raiando; Quais flores brotaro tuas ideias; Quebrar teu engenho essa barreira Que vence quem medita, e aos distrados Empece entrar no templo da Verdade. Dizes bem, se contemplas necessrio Saber guiar primeiro o raciocnio, Para observar depois os remos vrios Que nos presenta a vasta Natureza. Mas se entendes que andar investigando A aparncia dos Seres, que fenmenos Da recproca aco deles resultam, t fugir da verdade, muito erras; Os olhos tapas, sopras sobre as luzes Que esclarecem o templo majestoso No qual o Criador se manifesta. Cercado da mudez dos Seres, julgas Que s tm dimenses, cor e figura; E nestas propriedades no descobres Cousa que te interesse o entendimento. Mas quando esta aparncia importa menos, E meditando, o sbio vai mais longe; Mil prodgios ento lhe patenteiam Os imensos fenmenos que o cercam. Pe-no em contacto um ramo coa riqueza Do reino vegetal; um vaso de gua, Uma pedra, um cristal, a mesma terra
22

O Conde de Sabugal, D. Manuel Mascarenhas (Nota da 1 edio).

84

Sobre que move os ps, vastos tesouros Nos minerais domnios lhe revelam. Nunca estou s; as aves, os insectos, Os animais domsticos, os bravos, Eu mesma, bem que a mim enigma seja, De ignorar-me a mim mesma envergonhada, Um curioso ardor deve excitar-me A buscar, a indagar qual sou, e os outros. Sujeita a precises inumerveis, Dos entes, que me cercam, dependente, Obriga-me a razo a analis-los. Que fenmenos gera esta anlise! Que socorro e delcia ento procede Das descobertas que fazemos novas! No fui eu quem, no tempo em que apontava Sobre teu rosto uma ligeira felpa, Quem verteu na tua alma o amor das letras?, Quem tuas ideias juvenis, sensatas, Aos templos de Minerva dirigia? Separou-te de mim um triste fado; Outro influxo, outras foras te lanaram, Por furaco horrvel, nesse golfo Onde tudo foi, morte, glria e horrores. Se boiavas acima destas ondas, Noutro abismo, ferinas, te arrojaram: Entre homens, ao prazer dados e ao sono, Que como intil peso a alma avaliam. Tem esta espcie uma paixo danada Que do louco Empirismo os enamora; E contanto que falem, que dissertem, Que uma lanterna mgica nos mostrem Coa borla de Doutor, se ostentam sbios. Criou-te a Natureza para o seres: Toma, torna a seguir-me; no receies Que naturais cincias te desgarrem. Vers como nas asas da Esperana Me vo levando aos lares da Verdade, A encontrar-me com Deus, coa pura origem Das virtudes que ao homem divinizam. Tanto o estudo esta ideia magnifica!... Quanto mais dcil corao nos forma, Tanto mais nos confirma necessria A lei que ao limitado ser dirige; Sem a qual fora a vida uma contenda, A morte um tenebroso cadafalso.

85

Mas depois de estudar a Natureza, De sentir quanto de alma as faculdades Aspiram ao saber, nos convencemos Que, maneira das plantas, neste mundo Plantados, cultivados os humanos, Crescemos, como as outras plantas crescem; Mas s da morte alm, na Eternidade, A nossa florescncia se completa. Despojados do opaco vu do corpo, Sem prises de sentidos ilusrios, Rodeados de anglicas essncias, Ante o Ser infinito o amor nos leva, E amor com Deus enlaa as almas belas. Tens da imortalidade penhor certo, Se das trreas virtudes no discrepas. Vamos pois reparar nas maravilhas, Com que nos brinda o sbio Autor dos Entes. O que sem reflexo e srio estudo Pelo mundo transita, peregrino, Como um rio, correndo e murmurando, Vai-se perder no mar, donde no volta. No vs pois, Godefredo, desta sorte; Nas abstraces da tua Ontologia, Em quimricos sonhos no te envolvas: Ser por essncia Deus; as mais essncias, Em seu seio escondidas, so segredo Que aos homens at gora no revela. Contentem-te somente propriedades; Se fora de observar, descobres uma, Hs-de ombrear cos Newtons, cos Descartes. Contemplemos dos corpos a aparncia, Sem mais cortejo que a razo por guia; Nesses Remos estranhos viajemos. A aparncia dos seres dos trs Remos de cincia um tronco de que brotam Ramos diversos, cada qual trazendo Por fruto outra cincia; uma descreve Os seres que tm vida e que povoam As campinas, cidades e desertos; Os que habitam o mar, cortam os ares, E quanto vive e sente sobre a Terra. Cortejada dos Zfiros e Flora Aparece a Botnica; sem ela Das plantas os mistrios se ignoraram; E o vegetal poder, que adorna os campos,

86

Fora quimera ou sonho inexcrutvel. Se largando a montona cidade, Pelos serros de Sintra passeando, Os sonhos mitolgicos trocasses Em meditao sria, a mo te dera A s Geologia; observarias A geral contextura deste globo; A posio dos vaies, das montanhas, A formao das terras, dos rochedos, Te iria engrandecendo os pensamentos: Novo ardor curioso em ti criaram Dos minerais as faces regulares, O arranjo das molculas, que as massas Com to grande artefacto constituem. A Cristalografia te encantara; Deras mais preo aos vasos de alabastro, s colunas de mrmore, aos diamantes Com que orna o nveo colo augusta Ninfa. Se laborar com mrmores e jaspes, Com diamantes, safiras, esmeraldas; Examinar metais, betumes, terras, Da Mineralogia abrir segredos, Faz ganhar de pedreiro o insulso nome, Erradamente o vulgo o denomina. Estes Pedreiros so de outro calibre, Ante a face dos Cus melhor trabalham; No tomaram lies de Inigo Jones: O Criador seus templos lhe edifica. Quero desafogar, quero provar-te Que os que tudo isto ignoram, so os mpios, So os rebeldes, so os mentecaptos, Que, sem mais protector que o seu canhenho, Porque argumentam, cuidam que convencem. A metdica lgica da Escola No excede a que d a Natureza: Nesta est o prottipo das artes; E alm da meta onde a razo pra, Nada mais nos ensina a Metafsica. Que especulaes vs, no nosso tempo, Fizeram desvairar o engenho humano! Das abstraces nasceram as revoltas, Nasceu da Metafsica a impiedade. Quando novos Titanos sobre a terra Coa toga filosfica se ornaram, E, empunhando sistemas transcendentes, Empregaram aretes, petardos, E quanta artelharia forja a imprensa,

87

Para escalar os Cus; o que fizeram? Nutrir loucos, fazer chorar os Sbios; Espalhar sobre o mundo mil flagelos, Com que h seis lustros geme a humanidade. Que verdade nasceu que nos console? Em Frana, no vulco onde moraram, Ningum l j seus livros. O dinheiro, Avareza, que arroja em nossas praias, Pelas mos dos livreiros, essa escria Que os libertinos farta, e os envenena. A avidez de saber, que nos devora, Com especulaes puras se contenta Na Fsica e na Qumica. Na ptica, Que teatro to belo a luz presenta! Pela viso e a luz os Cus galgamos, Em relao nos pomos coas Estrelas. Que deleitosas sensaes na terra Esta viso e luz nos participa! Um fenmeno s sirva de exemplo: Se, enlutados os ares, densa nuvem Coas aquosas molculas da chuva, Quere iminente refrescar os campos E nelas vasa o Sol feixes de raios, A reflexo e a refraco das luzes Criam dois arcos belos, cujas bases Vo, de cores ornados, repousar-se Nos dois termos opostos do horizonte, No so de ris as roupas matizadas, Nem a estrada por onde os Numes descem; So um meteoro lindo; outros meteoros, De igual beleza, a experincia explica. Factos que revelam mil segredos, Que embaam a ignorncia e acha prestgios. Se os de bom senso na coorte imbecil Vo alistar-se, frouxos, e eco fazem Aos delrios dos nscios, brevemente, Os elementos confundidos todos, O mundo lanaro no antigo caos. No quero, nesta epstola j longa, C um tratado de Fsica enfadar-te; Nem com tnues vislumbres de cincia Inculcar-me instruda do que apenas Entrevejo e em distncia me recreia. As portas de safira o Cu nos abre, De l nos manda um Gnio luminoso,

88

Que traz nas mos um facho que dissipa As trevas em que a incria nos trazia. Tu s pois o primeiro a quem compete O ser o introdutor desta embaixada. Mas se este Gnio nosso conterrneo, Se tambm c nasceu, se irmo nosso, Tu, cavalheiro, gnio egrgio, herico, Avalia da Ptria este ornamento. Quando as serpes da inveja o atacarem, Veste a cota de malha, pe-te em campo Coa espada que buiu valor e brio, E defende da Ptria este luzeiro. Toma o broquel, coa face de Medusa Faze que volte atrs cobarde a inveja. Como o filho de Glauco, a Lsia salva, Intrpido, e no Pgaso montado, Fere a superstio, mata a Quimera. Destroados os erros, triunfante A verdade, a razo purificada, Do pensamento o voo remontando, Do corao as asas sem estorvo Levam a alma, por entre xtases puros, Arrebatada, unida, ao Ser dos Seres, A descansar na lcida morada.

89

CANTIGAS Razo, por piedade, esconde O que eu dentro de alma sinto; Se amor se mostra em meus lbios Faze crer que sempre minto. No quero que hoje a verdade Se oponha s leis da razo; Triunfe a modstia austera, Gema embora o corao. No acenda um s suspiro Chama que devo apagar; Siga-se dor o silncio: Vencer saber calar. Quantos males evitara Esse incauto Prometeu, Se na frula escondido Ficasse o fogo do Cu!...

90

Porque se ama, ou se no gosta, Inda est mal definido; O acaso, o fado, a estrela Forjam armas a Cupido. Se com desdns recompensa Zelina meu vivo ardor, No tenho de que queixar-me No depende dela amor. Por ela morro; e no pago De Alcina os ais com os meus. Ningum a razo me indague, Procure o enigma nos Cus.

91

Dvida Logo que Armnio aparece Ergo os olhos com temor, Quero falar-lhe, no posso. Ser isto acaso amor?... Quando fala, no percebo Que haja um som de voz melhor, Mais graa, mais elegncia. Ser isto acaso amor?... Se entre aquelas que eu estimo Fala alguma a seu favor, Desconfio, tenho raiva. Ser isto acaso amor?... Se ele se vai, no encontro Em nada chiste ou sabor; Nem cu nem terra me agrada. Ser isto acaso amor?... Se ostenta coas outras belas Ar polido e sedutor, Forcejo por lhe ter dio. Ser isto acaso amor?...

92

Cantiga Anacrentica Dentre as canas buliosas Leve Zfiro respira, Movem-se as folhas lustrosas, Amor palpita e suspira. Nestes doces movimentos Vo-se as sombras desfazendo, Vo-se espreguiando os Ventos, Lcifer esmorecendo. Vai-se a manh levantando, Acordam com ela as cores, Vo com ela despertando Pardas rochas, lindas flores. Ante os raios refulgentes Cessa o tmido segredo, Abrilhantam-se as correntes, Nascem coros no arvoredo. Sai do seio do descanso Vigorada a fantasia; As ideias so mais claras Na hora em que nasce o dia. Depois de um sono quieto Tudo acorda com vigor: Porque razo quando dorme No desperta assim o Amor?

93

Cimes Cruel Amor, tu que sabes Rasgar com flechas meu peito, Tira a venda dos tens olhos, Pe-na sobre os meus com jeito. Deixa-me ver a figura De Armnio continuamente, Mas cega-me logo, apenas Armnio for delinquente. Quando pintado em seu rosto Triunfa o doce prazer, Quando me aperta em seus braos, Brando Amor, deixa-me ver. Mas se vista de outro objecto Acaso o deleite esfria, De que me serve ter olhos?... Apaga-me a luz do dia! No de maiores luzes Que a minha alma necessita; No quero saber por qu Quando v Slvia se agita. De que serve o ver pintada No seu rosto a inquietao, Se chega o Correio ou parte? Aperta-me a venda ento! Sem esta cautela, Amor, Nulos os prazeres so; Creio pouco nos sentidos Se me foge o corao.

94

Acordai, sons esquecidos! Estro mudo, replicai-me! Vinde, nmeros perdidos! Harmonia, consolai-me! Da morte as asas escuras Vm de sonhos carregadas; Formam tristes conjecturas As ideias assustadas. Ai de mim! a melodia Evita uma alma agitada; O terror da fantasia Faz-me a voz desentoada. Eu mesma no sei que temo! Um desconhecido efeito Me anuncia, quando gemo, Que encerro a morte no peito. O Tejo me viu com vida, Sem ela o Danbio e o Reno. Fere, Morte desabrida! O teu triunfo pequeno. Mas tu, objecto que adoro, Incapaz de esquecimento, As minhas cinzas recolhe Em um simples monumento. Em prmio do amor mais puro, Este epitfio convm Gravar sobre o mrmore duro: Terna esposa, filha e me.

95

Pressentimento Contigo, lira suave, Dissipo negros cuidados, Contigo encanto a fastio, Contigo zombo dos fados. Dom celeste, amvel fogo, Que Dlio acende na mente, Troca-me estas longas horas Num s instante contente. Nasam das cadentes cordas Sons que copiem meus ais; Faa Amor compadecido Que os paguem outros iguais. Mas que escuto? Cu medonho! Com feio agouro me bradas... E a mo incerta na lira As cordas deixa quebradas.

96

Contraposio Nesta estao deleitosa, Em que os chuveiros baixando Chamam a verdura aos prados, Vo as flores acordando; Quando os botes se desdobram, Saudando o dia nascente, E que a terra amolecida O poder dos raios sente; Nesta estao que eu choro, E a pompa da Natureza Cubro de um vu denegrido: Tal poder tem a tristeza! Flores, sol, botes mimosos, Vs perdeis a graa, a cor, Se a estao que vos renova No apaga a minha dor.

97

Sonho Perdoa, Amor, se no quero Aceitar novo grilho; Quando quebraste o primeiro, Quebraste-me o corao. Olha, Amor, tem d de mim! Repara nos tens estragos, E desvia por piedade Teus sedutores afagos! Tu de dia no me assustas; Os meus sentidos atentos Opem aos teus artifcios Mil pesares, mil tormentos. Mas, cruel, porque me assaltas, De mil sonhos rodeado? Porque acometes no sono Meu corao descuidado?... Eu, quando acaso adormeo, Adormeo de cansada, E o crepsculo do dia Me acorda sobressaltada. Argo ento a minha alma, Repreendo a natureza De ter cedido ao descanso Tempo que devo tristeza. Que te importa um ser to triste?... Cobre de jasmins e rosas Outras amantes felizes! Deixa gemer as saudosas!

98

Sozinha no bosque Com meus pensamentos, Calei as saudades, Fiz trgua a tormentos. Olhei para a lua, Que as sombras rasgava, Nas trmulas guas Seus raios soltava. Naquela torrente Que vai despedida Encontro assustada A imagem da vida. Do peito, em que as dores J iam cessar, Revoa a tristeza, E torno a penar.

99

s saudades do meu Jardim Saudades! porque sois lindas? Porque prosperais aqui? Porque neste stio triste Flora meiga vos sorri? Desse tempo em que falavam As flores, se recordou, E a Saudade enternecida Deste modo replicou: Se aqui com pompa floreso, E porque o meu alimento So pesares, mgoas, dores, E nutre-me o sentimento. Se uma aura feliz soprasse, E Alcipe se consolara, Eu perdera a cor, morrera, E toda me desfolhara.

100

A um pirilampo Encantador pirilampo, Adorno da noite em Maio, Vem luzir neste meu canto, D-me desses teus um raio! Tu das estaes incertas Nada temes, nada provas; D-te vida a Primavera E o bafo das flores novas. No morres, mas adormeces Enquanto os ventos irados Aoitam as altas faias, Dessecam os verdes prados. Ah! se, como tu, pudesse Dormir, quando as tempestades Dos desastres alvoroam No meu peito mil saudades!... No queria viver mais Que o tempo que tu existes. De que servem tantos dias, Quando so todos to tristes?

101

A um Mocho Triste pssaro, que tens?... Esse tom dos teus gemidos No tom que desconheam Os coraes afligidos. Tu calas-te enquanto Febo Dispensa com fausto o dia, E s confias das sombras A tua melancolia. Tambm eu, como tu, gemo, E fujo da claridade, Que importa pouco aos humanos A minha cruel saudade. Mas quando a severa Hcate As sombras negras evoca, Todo o silncio do dia Em suspiros se me troca. Solto ento o freio ao pranto, Ao desafogo abandono Essas horas que os ditosos Entregam a doce sono. Nem eu nem tu procuramos A piedade dos humanos. Uma compaixo estril Entra na lista dos danos.

102

Ao clima de Inglaterra Brbaro clima, Que escolhe a sorte Para que a morte Reine sem d! A terra perde A vida, a cor, Perde o vigor, E gela s. Saraiva espessa Torpor espalha, Tudo amortalha A neve s. Expulsa a fome Do brando ninho O passarinho, E acha-se s. Se salta a um ramo, Frio novelo, Que forma o gelo, Encontra s. Se ao ninho torna, O gelo o fecha, E em vo se queixa O pardal s. Sem gro, sem ninho, De frio morre; Se a algum recorre, Ningum tem d.

103

Saudade A uma flor chamam Saudade, Que primor da natureza; Mas a que nasce em meu peito E produo da tristeza. Enquanto a saraiva, os Notos Destes gelados pases23 Aoutam as plantas, cresce, Lana profundas razes; Mas se um dia, transplantada, Outro terreno buscar, Alvio ter meu peito, E a Saudade h-de murchar.

23

Inglaterra, onde a Autora ento se achava (Nota da 1 edio).

104

Como est sereno o Cu! Como sobe mansamente A lua resplandecente, E esclarece este jardim! Os ventos adormeceram; Das frescas guas do rio Interrompe o murmrio De longe o som de um clarim. Acordam minhas ideias, Que abrangem a Natureza, E esta nocturna beleza Vem meu estro incendiar. Mas se lira lano a mo, Apagadas esperanas Me apontam cruis lembranas, E choro em vez de cantar.

105

Sonho Sonhos meus, suaves sonhos, Sois melhores que a verdade; Quando sonho sou ditosa, Sem o ser na realidade. Amor, tu vens nos meus sonhos Acalmar-me o corao: Mas, cruel! quanto prometes No passa de uma iluso! Sonhei, tirano, esta noite, Sonhei que tu me chamavas, E que sobre a relva branda Tu mesmo me acalentavas. Disseste-me: Dorme, Alcipe, Depe todos teus cuidados; Amor sobre ti vigia, Mal podes temer os fados. Dormi: neste dobre sono Me achei num palcio de ouro; Entregaram-me uma chave Para que abrisse um tesouro. Chave mgica, sublime, Que me vais tu descobrir? Se menos do que desejo, Ser melhor no abrir... Abre, Alcipe qual trovo Brada o Deus que me vigia. Acordei sobressaltada, E abriu-se, mas foi o dia.

106

Cantiga patritica, na guerra peninsular Que intentas, Tirano? Vencer Portugueses? Almas generosas No temem reveses! No campo da glria, Vencendo ou vencidos, Quais rochas constantes Nos vs destemidos. Se frreas cadeias Nos prendem os braos, Nossas almas livres Desprezam teus laos. A terra ensopada No sangue mais puro, Ao Cu justiceiro Te acusa, perjuro! Se tardam seus raios, Se lenta a vingana, J vem no horizonte A nuvem que os lana.

107

CANTIGA (Em 16 de Setembro de 1836) Apenas desponta a Aurora Despertam meus pensamentos: Ressalta o mundo das trevas, E anula pressentimentos. A meus olhos do recreio Um monte, um vale, uma penha; A cascata que entre rochas Com rudo se despenha; Relva que o cho alcatifa, Troncos que aos Cus se levantam, Aves que, os ares cortando, Com seus gorjeios me encantam. Ah! se o resto dos humanos Pudesse esconder paixes, Inda houveram subsistncia As suaves sensaes. Mas quais ventos furiosos Que precedem tempestade, Em partidos se dividem Os membros da sociedade. Da razo cessa o luzeiro, Desfigura-se a beleza, O terror seu lugar toma, Enluta-se a Natureza. Criador deste Universo! Gela no peito a ternura. Ou me acolhe nos teus lares, Ou dissipa a desventura.

108

CANTIGA Quem diz que amor um crime Calunia a natureza, Faz da causa organizante Criminosa a singeleza. Que vejo, Cus! que no seja De uma atraco resultado? Atraco e amor o mesmo; Logo, amor no pecado. Se respiro, a atmosfera, Cum fludo combinado, quem me sustenta a vida Dentro do peito agitado. Se vejo mares, se fontes, Rio, cristalino lago, Dois gazes se unem, formando guas com que a sede apago. Uma lei de afinidade Se acha nos corpos terrenos; cidos, metais, alclis, Tudo se une mais ou menos. De que sou feita? De terra; Nela me hei-de converter: Se amor arder em meu peito da essncia do meu ser. Sem que te ofenda, Razo, Quero defender Amor; Se contigo no concorda No virtude, furor.

109

SEXTINAS QUANDO ME PENHORARAM INJUSTAMENTE TODOS OS MEUS BENS Fortuna Fortuna, que me persegues! Pequeno triunfo teus: Eu desejo s vontades, Tu disputas-me vintns. Basta-me o que me deixares, Quando tudo me levares. Basta-me esta alma que tenho, Constante como os penedos; Bastam-me as guas das fontes, E a sombra dos arvoredos; Ponho-me ao fresco no Estio, E aquento-me, andando ao frio. Basta-me o Sol, que no podes Apagar, e noite a Lua. Se me tirares a casa, Irei dormir para a rua. Sopa, no me d cuidado, Tem muitas plantas o prado. Se o teu rigor se estendesse A tirar-me o meu tinteiro, Escreveria nos troncos, Com um prego, este letreiro: Vim ao mundo sem camisa, Ningum morrendo a precisa.

110

QUADRAS Que fiz a minha irm Se da sorte a mo ousada De teus braos me arrancou, No pode roubar a imagem Que a saudade em mim gravou. Se eu e tu fssemos duas, Pudera a Parca sem d Separar-nos; mas no somos Eu e tu mais que uma s. Se respiro, inda respiras; Nem tem a Parca poder De confundir-te cos mortos, Enquanto Alcipe viver.

111

CANTATAS Oferenda aos mortos Aquele outeiro sombrio Est de nvoas coberto; Escorre entre canas, perto, Fraco e murmurando, um rio. Naquele negro pinhal, Como tocha funeral, Brilha modesta candeia, Que ao pastor pobre alumeia Com a luz embaciada; Vem por corvos arrastada A Tarde; A luz apenas das estrelas arde!... Que pavor Espalha em todo o campo a minha dor!... Das frestas dos edifcios Vergonhoso mocho voa, E com seus uivos atroa Os Gnios dos malefcios; Saem Fadas peregrinas A danar sobre runas, E vm por entre perigos Gnomos, trasgos, inimigos. Alumeia O pirilampo incerto esta coreia. Que pavor Espalha em todo o campo a minha dor!... Esto todas apagadas As luzes da Outra-Banda;24 Pelas praas ningum anda, Vagam as sombras caladas. Naquele triste convento25 Dobra o sino sonolento; O ar cos sons esmorece. O horizonte empalidece; O vapor autumnal Cobre-o de um vu fatal, Sombrio. Suspira o vento e nasce o calafrio. Que pavor Espalha em todo o campo a minha dor!... Vm aflitos pensamentos, Vm desde Sintra queixosos, Vagar ternos e medrosos Ao redor de monumentos...
24 25

Nome que vulgarmente se d a Almada e seus arredores (Nota da Autora). O Convento da Boa-Morte, no longe do qual morava eu ento (Nota da Autora).

112

A campa de Isa26 alvejando, A escurido vai cortando... Dorme a quieta africana... Dormir a raa humana... No rompe o mundo Letargo tal, um sono to profundo. Da manh, Para os mortos, a graa, a luz v. Que pavor Espalha em todo o campo a minha dor!... Com teu claro moderado, Que objecto me ests mostrando? Que me ests afigurando, Crepsculo descorado?... Sombra majestosa e cara, Que nas mos da Parca avara Enches todo o meu sentido! s tu, Armnio27 querido? Se te retrata a saudade, Apaga as cores a realidade. Entretanto, O teu tmulo lava este meu pranto. Que pavor Espalha em todo o campo a minha dor!... Sobre o teu marmreo altar, Onde oculto me magoas, De pltano cinco croas Venho hoje depositar. Recebe, Armnio, a mais pura; Duas leve-as a ternura, De meu pranto comovida, A Mrcia 28, a Llia querida; Aos dois penhores Dos nossos tristes, doces amores, Condoda,29 Ofreo duas, ofrecera a vida. Que pavor Espalha em todo o campo a minha dor!...

26

Isa, moura sepultada na margem do rio de! Alcntara, cuja campa alveja e se percebe de longe (Nota da Autora). 27 O Conde de Oeynhausen, marido da autora (Nota da 1 ed.). 28 Minha irm, a Condessa da Ribeira, e minha me, a Marquesa de Alorna (Nota da Autora). 29 Os meus dois filhos, M. Carlos, e Maria Regina, falecidos (Nota da Autora).

113

Aniversrio de 3 de Maro30 Ao som da lira A dor exponho, Versos componho Filhos da dor. Gemendo as Musas, Apolo em pranto Meu triste canto Faa escutar. De Orfeu saudoso O plectro invoco, Meu peito rouco Segui-lo quere. Ah! se eu pudesse, Rompendo o Averno, Ao sono eterno Ir-te arrancar!... Ah! se eu pudesse, Qual outra Alceste, Ao stio agreste Ir-te buscar!... Iria afoita, De nimo forte; Coa mesma morte Fora lutar.

30

3 de Maro. Dia em que faleceu o Conde de Oeynhausen, marido da Autora (Nota da 1 ed.).

114

HINO MATINAL Desperta, corao! minha alma, acorda! Ocupa-te em louvar o Ser dos Seres. Chama-te a roxa Aurora para veres As obras que criou o Omnipotente, Para exaltares dele a mo clemente. J por detrs daquele oriental monte, J o esplndido Sol, j vem subindo: Os vales, orvalhados, vo luzindo Coa inundao brilhante que derrama Sobre eles do astro belo a activa chama. Um vapor nebuloso, l distante, Flutua em torno aos montes levantados; Cobre o espao dos lagos sossegados, Sobe depois aos ares; vai crescendo, E em nuvens bastas vai-se convertendo. Meio acordada, a bela Natureza Despe da nvoa o manto, e docemente Sorri para a manh resplandecente, Que, trazida dos ventos, vem baixando, E nos floridos prados descansando. Do seio dos frondosos troncos, rompe Alegre bando de aves sonorosas; Rasgam do ar as plagas espaosas, E da luz o retorno festejando, Vo concertos harmnicos formando. Astro do dia! Origem bem-fazeja Das bnos do Senhor, eu te sado! Qual Serafim celeste, enchendo tudo De favores, em tudo, por seu mando, Os teus etreos raios vens soltando. De ti decorre, fonte interminvel, O princpio das cores, a luz pura, Cuja torrente exala a formosura; O benigno calor de ti dimana, E a fora que enobrece a vida humana. de ti, como em trono manifesto, Que alguns raios do Altssimo disparam; Do globo opaco as foras se reparam, Abrilhanta-se o rio, as flores coram, Orna-se a terra, os seres se vigoram.

115

quele Deus, que s contemplar podem As celestes essncias reverentes, As frescas flores, realando as frentes, Os mais doces perfumes lhe dedicam, E a seu modo tambm o magnificam. Com tnues asas, sussurrando alegres, Mil insectos aqui e ali volteiam; O matutino orvalho saboreiam, Giram brincando, e bem que tudo ignoram, As leis do Criador seguem, adoram. Que doces vm da abbada azulada, De entre as folhas das rvores frondosas, As cantigas das aves deleitosas! A alegria, que os papos lhes dilata, Em concentos suaves de desata. Extasiadas formam seus gorjeios. Montono assobio uma ali solta Com que o eco afinado acorda e volta, Quando estoutra desfecha da garganta As modulaes vrias com que encanta. Quem louvaro, seno quem tudo pode? Tua bondade sentem, bem que entregues Ao sentir s, meu Deus, e que tu negues, As almas brutas, asa que as levante De tua essncia ideia relevante! Tu porm, minha alma, o Senhor louva, Que asas te deu potentes, que te lanam Sobre tudo o que existe, e Deus alcanam Em si mesmo, e amoroso te destina sociedade anglica, divina. Se mal as tuas foras correspondem Co ardor de teus desejos, balbucia Seus louvores, enquanto alta harmonia E dos filhos da Luz vozes sagradas Ressoam nas esferas encantadas. Bendito sejas, pois, que me acordaste Para vir contemplar do novo dia As cenas variadas de alegria; Que me deste vigor que me conforte, Com o sono, que smbolo da morte! Se inda vm os meus olhos tuas obras,

116

Se inda escuto a voz doce da amizade; Se meu corpo inda tem capacidade Para servir minha alma, e que esta absorta Te louva e com teu nome os ares corta; Tua bondade, Eterno, que o permite. Minha existncia, fora, movimentos Cumpram sempre fiis teus mandamentos; E no Livro da Vida resplandea, Junto a meus dias, este que comea. Abenoadas horas fugitivas, Para onde voais? Eternidade? J vem chegando aquela da Verdade; Sem a sentir, minha alma, flutuando, Vossa mansa corrente a vai levando. Quo breves so as horas que vivemos! Quantas se passam, quantas! sem gozarmos, Sem sacrifcios puros consagrarmos A nosso Pai celeste, e despedida Corre sem aces nobres nossa vida! Possa do tempo a rpida carreira Lembrar-me como a morte j me assalta; Mostrar-me o pouco tempo que me falta Para dispor-me a entrar com santidade Nos domnios da vasta Eternidade! Comunique importncia a minhas obras To grande pensamento; encha-me a mente De compuno sublime e permanente; D prudncia s empresas de meus dias, E santifique as minhas alegrias. Da perfeio da minha natureza Meus desejos aumente; e a intensidade Aquea em mim o amor da humanidade: Dome a paixo que mais me desatina, E me impede viver vida divina. Pai dos Anjos e homens, bem conheces O labirinto brbaro e intrincado Onde vago, e onde tudo rodeado De atractivos funestos e perigo... Senhor! no me abandones, vem comigo! No posso um passo dar se no me assistes, Se a tua mo piedosa me no guia; No sei seguir-te, no, qual te seguia,

117

Filho do Eterno, o teu Discplo amado; Ou, Madalena absorta, ir a teu lado. Consolador Esprito Divino! Fonte de sapincia e de verdade! Desce em minha alma, desce, por piedade! Quando enfraqueo, vem reanimar-me! Quando erro, conter-me ou castigar-me! Quando a malcia humana me revolta, E que alheio rancor me tiraniza, A minha alma indignada tranquiliza! Esprito de paz, faze que acerte, E a clera em sossego me converte! Se uma ofensa me fazem, pe-me vista Do puro Amor a imagem sanguinosa, Salvando a raa ingrata e criminosa! Troca-me da vingana os movimentos Em suaves e ternos sentimentos! Se o sopro da soberba, tenebroso, Vier entumecer meu fraco peito, Serena deste vento o louco efeito! Mostra-me o lodo vil, o p, o nada De que a minha existncia foi tirada! Quando as Sereias do deleite venham Com seus cnticos doces desgarrar-me, Esprito Celeste! vem lembrar-me Que os gostos curtos so, se os no achamos, E, em fonte alm da morte, os no buscamos! Distribuidor dos bens! faze que eu seja Nula para os prestgios da vaidade, Imvel a ameaos da maldade! Que me atreva, entre gente depravada, A ser justas constante, moderada! Une-me ao teu querer, sem pejo ou susto De que segui-lo cause o meu destroo! Que posso desejar, que temer posso, Se Anjos me guardam, Cus que me esperam E os meios de alcan-los se me deram? Cheia de confiana e de sossego, Espero quanto houveres resolvido; Pois sabes o infortnio mais subido Trocar em bem, e vai sempre segura Nas tuas mos a dbil criatura.

118

Por entre este deserto rido e seco, Cedo vou terminar minha viagem. Outros tempos viro de que a passagem No se mede por prodos solares, Por meses, dias, horas regulares. Sculos de delcia como instantes Iro correndo, isentos de saudade; Outros viro de igual felicidade, Cheios de Deus e prmios da esperana, Todos fartos de bem-aventurana.

119

ELEGIA Amveis solides, bosques sagrados, Que nas noites tranquilas livremente Prestais um doce abrigo aos desgraados; De meus olhos a lmpida corrente Deixai-me desatar; suspiros, brados, Expliquem sem receio o que a alma sente. Tu, Cntia, cuja luz fraca e serena Parece que de Cria reflectira, No culpes o que indica a minha pena. Se em minha alma inflamada Amor delira, Desculpas deste mal, que um gesto ordena, As dera Endimio, se no dormira. Males to novos, males to tiranos Vo consumindo a minha triste vida, A doce primavera dos meus anos; Que at tenho a memria j perdida Daqueles suavssimos enganos, De que a lembrana me era to querida. Aqueles prados vejo que algum dia, Mesmo apesar da plida tristeza, Doiravam mil indcios de alegria; To agrestes, to cheios de aspereza, Que s inculcam morte; nem j sinto, De alheia, responder minha firmeza... Um no sei qu de falso lhe pressinto Naquela que fez meus contentamentos, Que em chamar-lhe o meu bem no sei se minto. Consequncias fatais de uma saudade! Que me tem a tal ponto reduzido, Que nem sei esperar felicidade! Vou vivendo por modo que duvido Alguns instantes se serei j morta: Tal anda com meus males meu sentido. So isto extravagncias da ventura, Que chegam a obrigar quem, como eu, passa A no saber se est na sepultura.

120

Mas sou to costumada coa desgraa, Que duvido, se acaso o bem tivera, At que o mesmo bem me satisfaa. Porque Fortuna vria to severa, Que, se me vir ao mal habituada, Ento me dar bens que eu no quisera. Falsos bens, falso amor e falsa glria, Tiranos que iludis quanto imagino, Ou vinde, ou me fugi j da memria! Mas se ordena que eu morra o meu destino, Dure depois da morte a tema histria Do que eu sofro por um gesto divino. Se Ninfa, que de amores se perdeu Pelo Moo gentil que a desprezava, Depois da morte a voz se concedeu, Eu suspiro como ela suspirava, Eu choro, e s procuro, justo Cu, Testemunhe meu pranto o que eu chorava. Depois de terminados os meus dias, Neste vale se escutem meus gemidos, Intrpretes das minhas agonias. Os rios de meus olhos submergidos No sejam; respeitai, selvas sombrias, De mim meus ais, meu pranto divididos. Basta j, males meus! Para matar-me, Mais nada se precisa que as lembranas Do quanto vs sabeis atormentar-me. Mas na perda de minhas esperanas, Se da Parca depressa encontro o corte, Na morte contra vs tenho as vinganas, Pois no podeis vencer-me alm da morte.

121

REDONDILHAS QUADRA De que serve, sorte ingrata, Do bem passado a memria, Se a lembrana do perdido Torna em pena toda a glria? GLOSA Mrcia 31, l naquela serra Todo o bem deixei contigo; Somente veio comigo A mgoa que o peito encerra. Meu pranto regando a terra, A ideia l me arrebata quela pura cascata, Junto qual vivi contente; Mas tal lembrana ao presente De que serve, sorte ingrata? Vivendo nesta espessura, Sem ter do alvio esperana, Uma to doce lembrana Faz mais grave a desventura. sorte inimiga e dura! Basta que na triste histria Tenhas completa vitria; A vida e a infelicidade Me rouba, ou, por piedade, Do bem passado a memria. Mas se o bem que ento logrei Foi tanto, Mrcia querida, fcil perder a vida, Esquec-lo no poderei. Quanto cruel bem o sei Ter a perda no sentido; Mas neste caso duvido, Sendo um mal e outro possvel, Se pior ser insensvel, Se a lembrana do perdido. Ser mais triste pouco importa; Se j perdi a esperana De algum bem, sofra a lembrana
31

Minha irm. Alude ao tempo de Sintra, em que estivemos juntas (Nota da Autora).

122

Deste quem o mal suporta. A muitos tristes conforta O gosto de antiga histria; Porm a mim tal memria S me acrescenta o cuidado, Porque j meu triste estado Torna em pena toda a glria.

123

APLOGOS O Pirilampo e o Sapo Lustroso um astro volante Rompeu das humildes relvas: Com seu voo rutilante Alegrava noite as selvas. Mas de vizinho terreno Saiu de uma cova um Sapo, E despediu-lhe um sopapo Que o ensopou em veneno. Ao morrer exclama o triste: Que tens tu de que me acuses? Que crime em meu seio existe?, Respondeu-lhe: Porque luzes?

124

O Pintassilgo e o Rouxinol32 Um Pintassilgo imprudente Desviou-se de seu ninho, E nem um s gro de arpista Encontrou pelo caminho. Pela fome conduzido, Entrou num bosque sombrio Onde retinia ao longe De um Rouxinol o assobio. Ao doce cantor das selvas Voou afoito e lhe disse, Se tinha gro de sobejo Que com ele repartisse. Tenho, (respondeu polido, O msico das florestas) Tenho gro e sei cantigas; Ters dele; escuta estas. Comeou logo a cantar; Cantou, 't que amanheceu, E entretanto o Pintassilgo Foi definhando e morreu.

Este aplogo foi feito em casa de uma senhora que tambm fazia versos, e tinha a vantagem de ser casada com um Ministro de Estado (Nota da Autora).

32

125

O Cuco e o Rouxinol Disse um Cuco, ponderado, A um Rouxinol, certo dia: O meu canto regulado, Tem compasso e melodia. So estas regras do canto Dignas de grande ateno. Ouve, Rouxinol, talvez Que te aproveite a lio. Espaneja-se o cantor, E em duas notas iguais Vomitou do triste papo Cucu, cucu nada mais. A Filomela, sorrindo, Respondeu numa volata, E em torrentes de harmonia Sufocou a voz ingrata, Quando um quadrpede triste, Pelas orelhas famoso, Comea a cantar to alto Que atroa o bosque frondoso. O Rouxinol, coitadinho, Nem mais pde abrir o bico. Eu tambm num caso destes Nem me pico, nem despico.

126

O Lio e a Raposa Meu Senhor! (disse a Raposa, Falando um dia ao Lio) Eu no sou mexeriqueira, Mas calar-me sem-razo. Sabe que mais? anda um Burro Aqui por toda a cidade A dizer mil insolncias Contra Vossa Majestade. Ele diz que no percebe Como lhe acham talentos, Em que consiste a grandeza Desses seus merecimentos. Diz que o seu valor fora, E que pouca habilidade Quando vence facilmente Ostentar heroicidade. Calou-se um pouco o Lio, E depois, sorrindo, disse: Que importa o que diz um asno? Enfadar-se parvoce.

127

EPIGRAMAS A um Pregador inspido Este pregador famoso Pe-nos em contradio; Vigiai diz a Escritura, E durma diz o sermo.

128

un soi-disant mdecin qui maccusait dtre savante Tu maccuses, Docteur. Le crime est beau! Jai du savoir, ce mal vaut bien un autre; Blmez, criez, je garde mon dfaut, Et fais serment que ce nest pas le vtre.

129

O Vale33 Meu corao fatigado, E mesmo at da esperana, Com splicas importunas O Destino j no cansa. Vale, onde a infncia passava Sem me aperceber da sorte, D-me asilo por uns dias, Para esperar pela morte. Eis essa estreita vereda Que ao recluso Vale traz: Eis o bosque, que me cobre De sombras, silncio e paz. Dois regatos, escondidos Entre beros de verdura, Vo, serpeando, perder-se, Sem nome. nesta espessura. A fonte destes meus dias Tambm assim tem corrido; Esgota-se mansamente, Sem regresso nem rudo. Como a criana que embala Do canto a monotonia, Coo murmrio das guas A minha alma adormecia. De um verde muro cercada, E um limitado horizonte, Ah! como ento me bastava Ver os Cus e ouvir a fonte! Muito vi, senti; na vida Tudo j me sobejava: S do Letes o sossego Nestes ermos invejava. Stios belos, convertei-vos Nesses onde tudo esquece! O esquecimento agora S ventura me parece.

33

Imitada de Lamartine (Nota da 1 edio).

130

Bem te entendo, corao;34 Queres queixas exalar. Se queres dizer que adoras, De que te podes queixar? Mas cala-te; no reveles Da minha alma um tal segredo. Os Deuses podem sab-lo, Mas dos mortais tenho medo. Zfiro brando, se encontras Quem amo nesse retiro, No digas de quem, mas dize Que no s mais que um suspiro. E tu, plcido remanso, Se ao p dele vais correr, Dize s que s pranto, e cala Qual choro te fez crescer.

34

Imitada de Metastsio (Nota da 1 edio).

131

Tantas lgrimas chorei35 Para teu peito abrandar, Que ao teu rigor j te entrego, Estou cansado de chorar. Se o termo da vida esperas, E tardia essa piedade; Que em mim se apaga a ternura, Como em ti aumenta a idade. V a pressa com que o rio Se precipita no mar: Assim os anos que fogem Sabem o amor avisar.

35

Imitada de Metastsio (Nota da 1 edio).

132

Ausncia36 E certo que me deixastes? Foste tu que me fugiste?... Ah! que o som da tua fala Inda em meu ouvido existe!... Como o peregrino em trevas V se a manh se levanta, Porque entre folhas reclusa A cotovia j canta; Busca-te a minha saudade Nas grutas que o vale tem; Chamam-te as minhas cantigas... Ah! torna, torna, meu bem!

36

Imitada de Burger (Nota da 1 edio).

133

Como devo, como posso37 Mitigar esta paixo, Este tumulo em que lida Revoltoso o corao? Como hei-de calar os gritos Que dele saindo vo, Se so desta dor violenta ltima consolao? Grito, sim, -me preciso Dissolv-la nos meus gritos. Desculpe Deus meus excessos, E Mrcia, pois so delitos. Freme qual raiva do Inferno, No peito a dor se revolta; Da mais elevada chama, Que sua origem, se solta. Desta labareda surde Torrente devoradora, Cujo incndio tudo abrasa, E a mim mesmo me devora. Sede, Deus! criaturas! Testemunhas de um tal dano; Se pode testemunh-lo, Sofr-lo algum ser humano! Bem como em masmorra escura Geme um preso maniatado, Que em grilhes de um peso enorme Tem o corpo carregado; Meu esprito assim luta; Apalpa em torno, forceja Por encontrar uma fenda Onde entre a luz que deseja, Um raio refrigerante De esperana que o conforte; Veda a abbada funesta, Que romper s pode a morte. De multiformes ideias Um novo terror o oprime;
37

Imitada de Goethe (Nota da 1 edio).

134

Todo o alvio lhe defeso; Desejo, esperana, crime.

135

Os dois Cisnes38 Moram dois Cisnes no mar Que evitam com susto a praia. Sua alvura faz cegar, Sua luz como o Sol raia. Entre juncos e salgueiros Que, numa penha musgosa Que forma a cela de um monge, Lanam sombra pavorosa, Esta veda a luz do dia, E aumenta a melancolia. S do teto do Castelo, De entre o musgo gotejante Espreitando, os olhos rompem O ambiente verdejante. Ento ao longe apercebem Os dois Cisnes prateados, Seus gestos, e que repousam Com os colos enlaados. Quando as dunas e os outeiros Vai prateando o luar, Sobre o flutuante espelho Vm-se os cisnes navegar. Um deles aflito vira Para trs a vista amarga, Como quem leva saudades Do doce asilo que larga. Quando o Sol nasce, desmaiam Pela manh as estrelas, Toca a sineta do claustro Das penitentes donzelas, Ento cada qual dos cisnes Na fugida se disputa, E com rpida carreira Procura a sombria gruta. Por este modo lidaram Muito tempo nestes lares; E a Fama j lhes chamava Dois amantes singulares. E feliz quem vive amando Em suave companhia; Do seu bem se no separa
38

Imitao do alemo (Nota da 1 edio).

136

Um s instante, um s dia. Nisto um sonoro gemido Retiniu na praia um dia, Motivado duma flecha Que o peito a um deles feria. De sangue purpreo jorro Pelo golpe lhe saiu, E com ele o folgo, a vida Para sempre lhe exauriu. O companheiro fiel, Junto dele vigiando, Nem comida, nem socorro Quis ir de algum aceitando. Do alvssimo cadver Cobriu com junco a ferida, E por trs dias e noites Canta a fatal despedida. Triste Cisne! melhor fora Acabar tambm agora. Muito mais sofre que a morte Q nem perpetuamente chora, Q nem com olhos quebrantados Pranteia os casos passados.

137

Dilogo epigramtico entre um cristo e o P.e Jos Agostinho de Macedo sobre o n. 16 da Besta Esfolada Profanador do Altar! Que asneiras dizes? De loucura assaltou-te um paroxismo? No respondeu Macedo no estou louco, Mas abjurei de todo o Cristianismo Mas o Trono que esteias com mentiras Fica seguro assim? Fica seguro, Enquanto vivo. Importa-me bem pouco Se lhe ponho alicerces no monturo. Hs-de morrer. No tens medo da morte? No te d susto algum suplcio eterno? Tambm no. Os diabos tm juzo, E h boa companhia l no Inferno.

138

Outro epigrama ao mesmo nmero da Besta Esfolada Do Apocalipse a Besta quem escreve. Faam-lhe cruzes, ningum tenha medo. O que lemos aqui nos d certeza De que o Diabo aspire a ser Macedo.

139

Epitre une dame qui voulait se livrer ltude de lhistoire et qui trouve mauvais que je fasse des vers franais, dissant franchement que je ne russirai jamais, a peut bien tre Thmire, cest en vain que ton esprit me blme, Jignore lart des vers, mais Apollon menflamme, Le mcanisme exact dun vers sec et lim Veut une me servile, un coeur inanim. La nature me guide, au gr de son gnie, Jinvoque en bgayant le Dieu de lharmonie; J e mgare en courant, dans le sacr vallon, Mais sans dsesprer de gravir lHlicon. Peut-tre malgr lart ma Muse trop presse Oublie une syllabe en trouvant la pense. Voit-on larrangement de nos flambeaux divers Dans ces points lumineux qui ~parent lUnivers? Comparez les ruisseaux de nos jardins factices Au Rhome qui franchit les monts, les prcipices, la chute., au fracas de ces pompeux torrents, Qui sortent des rochers pour inonder nos champs; Et dis-moi franchement si jamais la censure Doit blmer les carts quon voit dans la nature? Je suis femme; je sais que la lyre en nos mains Rencontre trop souvent des censeurs inhumains. Daprs leur sote loi, hlas! ce qui nous reste Cest daller de Paphos aux temples de Prneste. Cet esprit si vant quon nomme esprit de jeu Est un don fortun qui me flatterait peu. Lamour tu le connais, inconsquent, volage, Est le joujou du fou comme lcueil du sage. J e me garderai bien, prs de ce dieu moqueur, De prter ses tours des faiblesses et mon coeur. Quand un essaim de maux vint fondre sur ma tte Les vers servent alors de magiques baguettes. Conduite par mon got, je me plais dans les bois, Jy chante la Nature et ses augustes bis; Loin des yeux du vulgaire et seule avec Virgile, Je prends de ses leons ce quil dicte Delille Par leffet merveilleux le charme de ce don Je vois la grotte obscure o soupire Didon; Je vois ces malheureux quAmphitrite rejette; Junon vient mes yeux, voquer la tempte, Et mon coeur, perdu dans des transports divers, Adore alors Cypris qui vient calmer les mers.

140

Voil comme on apaise une peine cuisante. Quimporte au genre humain que la lyre menchante? Le Ciel, tes vertus galant ton bonheur, Te cacha ce moyen dadoucir la douleur, Mais il te donne un coeur, un coeur dont lindulgence Doit bien du pdantisme viter larrogance. Bien connatre les bois dun plus heureux destin Quand la raison sgare, on appelle linstinct Laustrit dun sage appelle frnsie Cette fivre desprit qui brle et vivifie. Ne me disputez point le charme de mes jours; Cest mon fleuve doubli, respectez en le cours Je tinvite, Thmire, coute la Nature, Ces fontaines, ces eaux, dont le charmant murmure Mendort sur ce quon dit, ont des charmes puissants. Elles vont tenivrer de lamour des talents. Donne lessort, enfin ton heureuse veine, Viens tu vois tabrever des eaux dHypocrne Ou bit pour samuser, pour devenir meilleur. Ton me doit sentir ce qui fait ton bonheur Ncoute pas ce got, cette gloire quivoque De bien narrer un fait et den marquer lpoque. quoi bon de savoir quun brigand fortun tel an, tel jour fut enfin dtrn? Combien dmes Caron dans sa barque fatale Recueillit en un jour des plaines de Pharsale? La mmoire chez nous nest pas un magasin Que lon doive remplir des seuls coups du destin. Tons ces tableaux pompeux des humaines faiblesses Accablent notre esprit dhumour et de tristesse. Lexemple instruit dit-on il peut mme entraner; Mais laissons l iexemple et sachons le donner.

141

PARFRASE DOS VERSOS DE SANTA TERESA DE JESUS Amor, delcia de alma a Deus unida! Do mesmo Deus suavssimo atractivo, Que o corao liberta e d motivo A saudades cruis, enquanto h vida! Tal dor causa o saber que s morrendo De Deus pode gozar quem a Deus ama, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Quanto custa esta vida dilatada!... Cuido que a rastros levo duros ferros. So crceres meus dias, so desterros, Do bem, que tanto adoro, separada. Vou com nsias de amor desfalecendo; E sem chegar ao fim, padeo tanto, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Ai que vida to dura, to amarga, Sem tomar do meu Deus inteira posse! Se o puro amor em que ardo sempre doce, Cansa, aflige a esperana, quando larga. Acode-me, Senhor! vai desfazendo O pesado grilho que inda me prende, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Coa certeza do bem que a morte alcana Vou sustentando a vida; mas entendo Que o msero mortal s v, morrendo, Cumpridas as promessas da Esperana. Responde a meus clamores, vem correndo, Morte feliz! No tardes, no vaciles, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Vida! que s tu? Suplcio desumano. Observa o vivo amor que me devora: Perdendo-te, a existncia ento melhora, E o tempo que me ds meu tirano. Encobrindo-me o bem que s pretendo, Me agitas, despedaas, de tal modo, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Vida que no acaba, em Deus imersa, Essa somente vida verdadeira. Enquanto no termina esta primeira, No se goza destoutra, to diversa. Porque, vida cruel, me ests detendo,

142

Se a cada instante expiro e tanto sofro, Que me sinto morrer, por ir vivendo? Como retribuirei tanta fineza A Deus, que vive em mim? pouco am-lo; Devo perder a vida por goz-lo. Se no cabe este bem na Natureza, Foge, importuna Vida; vai cedendo s ditas imortais o teu domnio, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Meu Deus! que dura ausncia! que tormento! Que prolongada morte minha vida! Em dvidas, em riscos submergida, De terrores cercado o pensamento, Muito mais do que morte estou sofrendo. Tem d de mim, Senhor! Eu mesma o tenho, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Qual peixe que sai de gua, a quem se nega Ir ao prprio elemento restaurar-se; Que arqueja, sem poder nunca escapar-se, E somente acabando que sossega; Assim, meu Deus, na terra vou sofrendo: Suspiro, chamo, arquejo, e tanto tardas, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Se me ds, generoso, algum alento, No divino manjar que me sustenta, Tambm se dobra a dor e me atormenta O vu com que te encobre o Sacramento. Quero ver-te, Senhor, e no te vendo, Torno a desfalecer; e tanto anelo, Que me sinto morrer, por ir vivendo. Porm quando, Senhor, me reanima A esperana de ver-te e de gozar-te, Vem um susto cruel por outra parte, E que posso perder-te ento me intima. Posso, durando mais, ir-te perdendo?... Que susto! que terror! Meu Deus, piedade! Que me sinto morrer, por ir vivendo. Desta vida arriscada me liberta, Concede-me a existncia desejada; Solta-me, Deus! Da terra desligada, Minha alma coa ventura logo acerta. V que do mundo nada j pretendo, Que sem ti, meu Deus, viver no posso, Que me sinto morrer, por ir vivendo.

143

Se so os meus pecados que demoram Esse ditoso golpe que te peo, Ao ver esses abismos estremeo, E meus olhos a vida e morte choram. Doce Amor da minha alma! vem descendo! Abre-me o Cu, liberta-me da vida, Que me sinto morrer, por ir vivendo!

144

PARFRASE DO SALMO XCVII Cantai, Povos, em metro desusado, Do Senhor a justia, a misericrdia, J que tantas maravilhas Ele obrou por nos salvar! Soltai suavssimas vozes E no cesseis de cantar! Da sua dextra a salvao deriva, Seu santo brao os coraes cativa. Ao mundo declarou nosso resgate; Na presena das gentes assombradas Revelou sua justia, Fez manifesta a verdade; E, de Israel condodo, Recordou sua piedade. Constou quanto era Deus justo e clemente Do norte ao sul, da aurora ao sol cadente. A terra inteira jubilosa cante! Com acordes e doces instrumentos Festejemos este dia! Siga a lira os nossos hinos, Trompas, flautas e saltrios Rompam os Cus cristalinos! Em concerto geral a Natureza Do peito expulse as sombras da tristeza! O Senhor veio terra; vem salvar-nos. Perante a sua face, os seres todos Celebrem sua presena. Revolva-se alegre o mar, E nas ondas brincadoras Vejam-se os peixes saltar. Da terra os mais remotos habitantes Sejam deste festim participantes! Iro correndo e as margens refrescando Os rios; seus cristais mais puros brilhem! Serpeando alegremente, De novo alentando as flores, A seu modo vo tecendo Ao Senhor os seus louvores! Espalhe-se a alegria sobre os montes! Nos vales corram mais serenas fontes! De um tal contentamento a causa clara: O Senhor desce e vem julgar a terra.

145

Cessa a funesta incerteza; Julgar como Deus julga, E sobre o orbe terrqueo A justia se promulga. Povos que vitimava a atrocidade Julgados s sero pela equidade.

146

Imitao livre de uma cantiga inglesa de Mrs. Opie Bem que to longo e temo amor nos ata, Separar-nos dever altivo ordena; Mas se lavra teu peito angstia e pena, Dor mais acerba, mais cruel me mata. mudo o meu pesar o teu discorre; O depsito triste tocar temo... Tu buscas gente, eu solitria gemo; Chorar no sei, porm teu pranto corre. Por mais votos que a tua boca faa, Na minha alma o tormento mais durvel: Rpida vai torrente vadevel, Sombrio e lento um vasto rio passa.

147

****************************************************************** Seleco, transcrio e reviso de Deolinda Rodrigues Cabrera, a partir da edio das Obras Poticas, Lisboa, 1844, 6 vols. Projecto Vercial, 2003 http://www.ipn.pt/literatura ******************************************************************

148

You might also like