You are on page 1of 3

Lombo recheado com linguia e ameixa e assado na cerveja preta

Ontem fomos convidados para uma confraternizao de final de ano da nossa turma. Para facilitar a vida de todos os pratos foram divididos e cada um ficou responsvel por um prato. Minha encomenda era um lombo com farofa. Durante o final de semana fiquei pensando a melhor maneira de fazer um lombo mais molhadinho e com bastante gosto, uma vez que a carne de lombo por ser mais magra mais dura e mais difcil de entrar tempero. Como muitos sabem eu amo comida que leva um doce, e acho que combina muito com essas festas de final de ano. Para ficar com um gosto bem acentuado pensei na linguia, que daria um toque no tempero. Confesso que foi uma combinao perfeita e o tempo que ficou marinando juntamente com o tempo para assar fizeram a diferena. Quem foi sabe o sucesso que foi. Para vocs que no estavam presentes podem confiar que a receita uma excelente pedida de Natal ou Reveillon. Sabe que uma das melhores coisas que voc vai fazendo aos poucos. Um dia tempera, o outro pica os ingredientes do recheio, o outro assa. Pode assar um dia antes ou dois. Podem fazer o que quiserem. Esse tamanho de lombo serve umas 20 pessoas com acompanhamento. Lombo recheado com linguia e ameixa e assado na cerveja preta Ingredientes para temperar:

3kg de lombo aberto como manta Suco de 1 limo

300ml de suco de abacaxi natural concentrado 200ml de vinho tinto 6 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) cheia de alho picado 3 colheres (sopa) de sal Pimento gosto 1 ramo com mix de ervas frescas amarrados em um barbante: tomilho, organo, hortel, salvia, alecrim, manjerico, salsinha e cebolinha

Ingredientes para rechear:


950gr de linguia toscana (1 saco da Sadia) 1 lata de ameixa em calda (850gr), sem caroo e picada 3 tomates maduros picados tipo vinagrete 2 cebolas roxas picadas tipo vinagrete 1 colher (sopa) de salsinha picada 1 colher (sopa) de mostarda em p 2 colheres (sopa) de pimenta caiena em p 2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja seca 2 garrafas long neck de cerveja preta

Modo de preparo:

Temperar o lombo com todos os ingredients listados, amarrar dentro de um saco plstico e deixar marinar na geladeira por 24 horas. Misturar todos os ingredientes secos do recheio, No colocar a cerveja nem a calda da ameixa. Abrir o lombo e espalhar o recheio em toda a extenso. Enrolar o lombo como rocambole a amarrar. Colocar numa assadeira com o caldo da marinada (exceto as ervas), e despejar 1 garrafa de cerveja preta e a calda da ameixa por cima. Cobrir a assadeira com papel alumnio e levar para assar em fogo alto at levanter fervura. Abaixar o fogo e deixar assar em temperature baixa por aproximadamente 4 horas ou at assar por completo. Assim que estiver assado, retirar o papel amumnio do lombo e deixar dar uma corada.Retirar o lombo do forno e reservar.

Pegar a assadeira com o restante do caldo que sobrou, colocar a mesma no fogo e adicionar a outra cerveja. Deixar ferver para evaporar o lcool e coar. Reservar o caldo. Para montar o melhor dispor o lombo numa travessa grande e fati-lo. Adiconar o molho por cima do lombo para umedec-lo e servir com uma farofa de preferncia.

You might also like