You are on page 1of 8

A MORTE DE D. SEBASTIO E A SUCESSO AO TRONO D. Sebastio, neto de D. Joo III, subiu ao trono com apenas 14 anos, em 1568.

Rodeado de um grupo de nobres, jovens e impulsivos, planeou fazer conquistas no Norte de frica, aproveitando as lutas que a se davam entre os Muulmanos. Em 1578, partiu para Marrocos chefiando uma expedio militar de 17 000 homens. Esta expedio teve resultados desastrosos: os portugueses so vencidos na Batalha de Alccer Quibir e D. Sebastio morre juntamente com 7 000 soldados. Os restantes so feitos prisioneiros.
Mito do Sebastianismo

OS PRETENDENTES AO TRONO A D. Sebastio sucede o seu tio-av, o Cardeal D. Henrique, que por sua vez morre em 1580, sem sucessores. Surgem ento como pretendentes ao trono: Filipe II, rei de Espanha; D. Antnio, prior do Crato; D. Catarina de Bragana.
Batalha de Alccer Quibir Clica para veres quem eram estes pretendentes.

Tal como em 1383-85, os portugueses dividem-se: o povo, para no perder a independncia, apoia D. Antnio, prior do Crato; a nobreza, o clero e a burguesia apoiam Filipe II, rei de Espanha, esperando assim obter privilgios e riqueza. Filipe II invade Portugal e D. Antnio organiza a resistncia aos invasores mas derrotado em Alcntara, em 25 de Agosto de 1580.

DE ALCCER-QUIBIR S CORTES DE TOMAR


Quando D. Joo III morreu j todos os seus filhos tinham falecido. O trono foi herdado pelo neto, D. Sebastio, apenas com 3 anos. A sua av, rainha D. Catarina e o cardeal D. Henrique, asseguraram a regncia at o rei-menino ter 14 anos.

D. Sebastio, 1571. Pintura atribuda a Cristvo de Morais. Museu Nacional de Arte Antiga

Aos 24 anos, com uma forte convico religiosa, D. Sebastio quis retomar a guerra em frica. O rei formou um exrcito e partiu numa guerra contra o Islamismo. Aps vrios erros estratgicos, cometidos antes e durante o confronto, o exrcito portugus foi esmagado. O prprio rei morreu na batalha de Alccer-Quibir.

Ao abandonar a costa, alm de fatigar o exrcito, o rei impossibilitou a retirada e perdeu o apoio dos canhes das naus portuguesas. Os comandantes militares mais experientes chegaram a pensar na priso de D. Sebastio, to desacertado era o seu comando. Imagem: reamilitar

Dos 17.000 homens que partiram para Alccer-Quibir, metade morreu e os restantes foram aprisionados.

Este acontecimento teve consequncias terrveis para o nosso pas. Alm de agravar a difcil situao econmica, a independncia de Portugal ficou em perigo, pois o rei morreu sem deixar filhos. Subiu ao trono o seu tio-av, cardeal D. Henrique, nico elemento do clero a ser rei de Portugal.

D. Henrique I Data e autor desconhecidos

Sendo um religioso, o cardeal-rei tambm no tinha descendentes e morreu aps dois anos, em 1580. No seu curto reinado, D. Henrique no conseguiu uma soluo para garantir a independncia nacional, o que desagradou bastante s classes populares. Que o cardeal-rei dom Henrique Fique no Inferno muitos anos Por ter deixado em testamento Portugal, aos castelhanos
Quadra popular

Foi na casa do Captulo, em 1581, que se realizaram as cortes de Tomar. Filipe I (II de Espanha) foi reconhecido como rei de Portugal, com o apoio dos grupos sociais mais poderosos. Aqui se iniciou a 3 dinastia, a Filipina, que governou o pas durante 60 anos. Aqui nasceu um imenso Imprio, ainda hoje a Amrica do sul s fala duas lnguas: Portugus e Espanhol.

Interior da Casa do Captulo Incompleta (sculo XVI).

O Imprio durante a Unio Ibrica (1581- 1640).

A UNIOIBRICA
Nas cortes de Tomar, Filipe I assumiu alguns compromissos com os portugueses. Manteramos a nossa lngua e moeda, no seriam nomeados espanhis para cargos de governao ou dadas terras portuguesas a nobres de Espanha. O rei cumpriu o prometido e graas ao comrcio da Amrica, principalmente acar e prata, a situao econmica melhorou em Portugal.

Retrato de Filipe II, cerca de 1564 Sofonisba Anguissola Museu do Prado - Madrid

Na nossa terra, o aqueduto dos Peges (1593-1617) foi a grande obra realizada pela dinastia Filipina. Iniciado por Filipe I, foi concludo por seu filho. Orgulhoso, Filipe II mandou assinalar o acontecimento, colocando uma lpide no aqueduto. Diz assim
O longo e extenso aqueduto () cortando os montes, transpondo fundos vales () aqui conduziram os dois Filipes. O que no fizeram os braos de tantos reis.

Fizeram eles o que no tinham feito todos os reis de Portugal, levar a gua at ao convento de Cristo.

O aqueduto atravessando o vale dos Peges. Ao centro e ao fundo, o convento de Cristo.

Neste perodo, a Espanha envolveu-se em guerra com diversos pases europeus, enfrentando srios ataques ao seu domnio no oceano Atlntico e ao monoplio do comrcio da Amrica. A situao piorou nos reinados de Filipe II e III. Os territrios portugueses eram atacados, principalmente o Brasil. Foram lanados novos impostos, para manter a guerra.

Os jovens portugueses iam para a guerra, em nome dos interesses de Espanha. Face crescente insatisfao, Filipe III nomeou governadores espanhis para o nosso territrio.

A RESTAURAO DA INDEPENDNCIA
O descontentamento sentiu-se primeiro na cidade de vora, em 1637, com a revolta do Manuelinho. At que, aps 60 anos de governo espanhol, uma outra revolta devolveu a independncia a Portugal. No dia 1 de Dezembro de 1640, em Lisboa, 40 nobres dirigiram a revolta vitoriosa e aclamaram D. Joo IV como rei de Portugal. Tinha incio a quarta e ltima dinastia, a de Bragana.

Aclamao de D. Joo IV como rei de Portugal. Veloso Salgado. Museu Militar de Lisboa

Os espanhis no desistiram e a Guerra da Restaurao durou 28 anos. Os soldados portugueses, sempre em menor nmero, venceram todas as batalhas desta guerra e Portugal manteve-se independente.

Quadros da Histria de Portugal, 1917. Ilustrao de Roque Gameiro. Travada em 1665, perto de Borba, esta foi a ltima batalha importante entre portugueses e espanhis, durante a guerra da Restaurao.

Meio tosto, prata, 1640.

Restaurao da Independncia. Moeda comemorativa, 1990.

You might also like