You are on page 1of 3

RADIOGRAFIA MDICA

ARMAZENAMENTO DE FILME (*) Armazenar adequadamente os filmes essencial para conservar uma alta qualidade das imagens por um longo tempo. No caso da mamografia, a garantia de qualidade geralmente envolve os 11 testes de controle de qualidade que devem ser executados por tcnicos de radiologia. H, no entanto, outros fatores importantes para se obter imagens de alta qualidade e longa durao. Um fator geralmente subestimado a armazenagem de filmes no processados e processados. Uma vez que a armazenagem incorreta pode comprometer seriamente a qualidade e a estabilidade de uma imagem, essencial enfatizar a importncia da armazenagem e manipulao cuidadosas. A seguir esto algumas dicas teis para a armazenagem de filmes processados e virgens: Uma vez que a armazenagem incorreta pode comprometer seriamente a qualidade e a estabilidade de uma imagem, essencial enfatizar a importncia da armazenagem e manipulao cuidadosas. Armazenagem de filme no processado/no exposto (Virgem) A maior parte dos filmes de raios x mdico fornecida em uma embalagem cartolina. selada Caixas prova fechadas de umidade filme inserida so em uma caixa de de afetadas pelo calor;

caixas abertas so afetadas pelo calor e pela umidade.

Mantenha todas as caixas de filme longe de fontes de calor; armazene-as em um local frio e seco, com temperaturas entre 10 e 21C. Mantenha caixas de filme abertas em ambientes com umidade relativa entre 30 e 50 por cento. Instrumentos simples chamados psicrmetros ou higrmetros podem ser usados para medir a umidade relativa. Esses instrumentos podem ser geralmente encontrados em lojas de instrumentos de preciso.

Evite armazenar as caixas de filme prximo a gases qumicos, o que pode velar o filme. A radiao do equipamento de raios x ou materiais radiativos tambm podem danificar os filmes.

As caixas de folhas de filme devem ser armazenadas apoiadas em um dos lados (como os livros em uma biblioteca). Isso facilita a rotatividade do estoque. Use sempre os filmes mais antigos em primeiro lugar. A data de validade do filme est geralmente impressa nas partes frontal e lateral da caixa, de modo que de fique filme visvel NO quando ser as caixas so armazenadas apoiadas em um dos lados.

Caixas

devem

empilhadas

horizontalmente,

pois podem produzir artefatos nos filmes que ficarem na parte de baixo ao serem pressionados por as outras caixas de filme.

Para a armazenagem de filme processado e virgem. Armazenagem de Filme Processado A armazenagem e a manipulao adequadas do filme processado essencial fundamental para ser a estabilidade da imagem ao radiogrfica. com filme de extremamente cuidadoso lidar

mamografia de emulso nica - o mesmo cuidado que voc aplicaria as suas fotografias de famlia mais preciosas.

O filme deve ser completamente lavado durante o processamento a fim de remover resduos de fixador, que podem causar manchas e desbotamento. necessrio realizar testes quanto reteno de fixador no mnimo a cada trs meses. Para obter mais informaes, consulte o Quality Control Manual (Manual de Controle de Qualidade) do American College of Radiology (ACR) publicado em 1994, ou entre em contato com o seu gerente de conta local da Kodak.

Mantenha o filme limpo, evitando a ocorrncia de impresses digitais, sujeira, poeira ou o contato com qualquer material fotogrfico, o que pode conter qumicos ou esporos de fungo.

Uma

vez

que

todos

os

filmes

contm

gelatina

como

um

dos

principais ingredientes de sua emulso, importante manter uma temperatura constante a cerca de 21C, e de 40 a 60 por cento de umidade relativa.

A exposio de radiografias a uma umidade abaixo de 30 por cento e/ou a altas temperaturas pode levar a rachaduras na emulso, um artefato que se mostra como uma srie de linhas paralelas em uma rea com D-max no filme. Esse artefato pode ser evitado ao armazenar o filme a temperaturas e umidade constantes, ao evitar a superexposio do filme "luz quente" e ao usar apenas lmpadas recomendadas de luz quente.

(*)

Orientaes

fornecidas

pela

KODAK,

disponvel

no

site

da

empresa.

You might also like