You are on page 1of 3

TEMPERAMENTO ANIMAL

O conceito de temperamento animal muito amplo e complexo, em geral assume-se que envolve vrias caractersticas prprias de cada indivduo, dentre elas: docilidade, mansido, medo, curiosidade e reatividade (PARANHOS da COSTA et al., 2002). O temperamento a forma como o animal reage frente a situaes novas, como a dor, estando mais influenciado pelo contato com o homem, manifestando medo e averso (BOISSY e BOUISSOU, 1995). A palavra temperamento vem do latim temperare, que significa equilbrio. Segundo Pasquali (2003), essa noo surgiu com a teoria dos humores de Hipcrates e de Empdocles, que acreditavam que a sade do ser humano dependia de um equilbrio entre todos componentes que a compem. Segundo Hipcrates, o nosso temperamento determinado pelo equilbrio dos nossos quatro fludos corpreos essenciais: os alegres de temperamento seriam aqueles em quem o sangue predomina; os sombrios de temperamento seriam aqueles que tm a blis preta (atrablis); os entusisticos de temperamento seriam aqueles que tm a blis amarela (blis); os calmos seriam aqueles que tm fleuma (linfa) (Pasquali, 2003). Riello (1999) afirma que buscar um conceito geral de temperamento permite, de acordo com o enfoque terico do pesquisador, que o tema seja situado dentre as disposies comportamentais, seja por aspectos biolgicos ou ambientais. Os estudos de Strelau (apud, Riello, 1999) levaram-no a reduzir o temperamento s caractersticas fisiolgicas e s influncias do ambiente.Partindo dessa concepo, o autor cria a Teoria Regulativa do Temperamento, segundo a qual o temperamento considerado como caracterstica relativamente estvel do organismo. Essa caracterstica se revela em traos formais do comportamento como caracterstica energtica e temporal. Assim, segundo ele, o temperamento determinado por mecanismos inatos, estando sujeito s alteraes que a maturao e o ambiente causam. De acordo com a Teoria Regulativa do Temperamento, o temperamento manifesta-se por meios de aspectos formais do comportamento e est sujeito, como todas as outras caractersticas do organismo, influncia de fatores de privao e estimulao, tais como clima, nutrio e densidade populacional (Strelau, apud Riello, 1999). Strelau (apud Riello, 1999) considera que existem duas dimenses bsicas do temperamento, responsveis pela diferenas individuais em energia: a reatividade e a atividade. Segundo essa concepo, a reatividade pode

apresentar-se em posies extremas, isto , o indivduo pode ser muito ou pouco reativo. A reatividade considerada como a dimenso primria do temperamento, que diz respeito a diferenas individuais, maneira como as pessoas reagem frente a estimulaes, podendo-se observar a intensidade ou magnitude da reao, o que possibilita sua mensurao. A reatividade codeterminada pela sensitividade e resistncia s estimulaes (Strelau, apud, Riello, 1999). Chess e Thomas (1989) afirmaram que estmulos semelhantes produzem reaes diversas no indivduo e que estmulos diferentes podem provocar reaes idnticas. Esses autores dizem que as influncias do ambiente so mediadas pelo temperamento em uma reao circular, pois as caractersticas do ambiente tambm influenciam a manifestao temperamental.

REFERNCIA

BOISSY, A.; BOUISSOU, M. F. Assessment of individual differences in behavioural reactions of heifers exposed to vairiaous fear-eliciting situations. Applied Animal Behaviour Science, v. 46, n.1-2, p.17-31, 1995. PARANHOS da COSTA, M.J.R.. Ambincia e qualidade de carne. In: L.A. Josahkian (ed.) Anais do 5 Congresso das Raas Zebunas, ABCZ: Uberaba- MG pp. 170-174, 2002. Pasquali, L. (2003). Os tipos humanos, a teoria da personalidade. Petrpolis: Vozes. Riello, I. C. (1999). Temperamento: perfil de adolescentes com diferentes competncias em natao. (Tese de Doutorado). Campinas: Puccamp. Strelau, J. (1994). Gerard Heymans the pioneer of empirical studies of temperament. Personality Psychology in Europe. 5, 85-104. Strelau, J. (1998). Temperament: A psychological perspective. Hardcover: Plenum Press. Thomas, A. & Chess, S. (1977). Temperament and development. New Yok: Brunner-Mazel.

You might also like