You are on page 1of 30

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO

Casa Henrique Barbosa da Paz Portela


www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br

REGIME JURDICO NICO

MORENO PE. 1993

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br

LEI N 023/93 EMENTA: Dispe sobre o REGIME JURDICO NICO dos Servidores Pblicos do Municpio do Moreno, estabelece diretrizes gerais para a sua implantao e d outras providncias.

O PREFEITO DO MUNICPIO DO MORENO, no uso de suas atribuies legais, FAZ SABER QUE A CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES aprovou e EU sanciono a seguinte Lei: TTULO I DISPOSIES GERAIS

CAPTULO I - DO REGIME JURDICO

Art. 1 - O REGIME JURDICO NICO dos servidores pblicos do municpio do Moreno o estatutrio. Institudo por esta Lei. Art. 2 - Para os efeitos desta Lei, servidores so funcionrios legalmente investidos em cargos pblicos, de provimento efetivo ou em comisso, exceto os contratados por prazo determinado, nas formas do artigo 37 IX, da Constituio Federal. Art. 3 - Cargo Pblico o criado por Lei, com denominao prpria, em nmero certo e pagos pelos cofres do Municpio, cometendo-se ao seu titular um conjunto de direitos, deveres, atribuies e responsabilidades. Art. 4 - Os cargos de provimento efetivo da Administrao Pblica Municipal sero organizados em carreira. Art. 5 - As carreiras sero organizadas em classes e sries de classes, observadas a escolaridade e a qualificao profissional exigidas, bem como a natureza e complexidade das atribuies a serem exercidas por seus ocupantes na forma prevista na legislao especfica. Art. 6 - proibido o exerccio gratuito de cargos pblicos, salvo nos casos previstos em Lei.

C A P T U LO II DO PROVIMENTO SEO I DISPOSIES GERAIS

Art. 7 - So requisitos bsicos para ingressar no servio pblico: I a nacionalidade brasileira; II o gozo dos direitos poltico; III a quitao com as obrigaes militares e eleitorais;
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
IV a idade mnima de 18 (dezoito) anos. 1 - As atribuies do cargo podem justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em Lei. 2 - As pessoas portadoras de deficincia assegurado direito se inscrever em concurso pblico para provimento de cargos cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras e para os quais sero reservadas at 3% (trs por cento) das vagas oferecidas no concurso. Art. 8 - o provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato da autoridade competente de cada Poder, atendendo s condies administrativas e financeiras do Municpio. Art. 9 - A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse e respectivo exerccio. Art. 10 So formas de provimento em cargo pblico; I - nomeao; II promoo; III readaptao; IV reverso; V - reintegrao. SEO II - DA NOMEAO Art. 11 A nomeao far-se-: I - em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de carreira; II em comisso, para cargos de confiana, de livre exonerao. Art. 12 - A nomeao para cargo isolado ou de carreira depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas de ttulos, obedecidos a ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico Os demais requisito para o ingresso, e o desenvolvimento do funcionrio na carreira mediante promoo sero estabelecidos pela Lei que fixar diretrizes do sistema de carreira na Administrao Pblica Municipal e seus regulamentos.

SEO III DO CONCURSO PBLICO Art. 13 A primeira investidura em cargo de provimento efetivo ser feita mediante concurso pblico de provas escritas, podendo ser utilizadas, tambm, provas prticas ou prtico-orais. 1 - Nos concursos para provimento de cargo de nvel universitrio tambm pode ser utilizada a prova de ttulos. 2 - A admisso de profissionais de ensino far-se-, exclusivamente, por concurso de provas de ttulos. Artigo 14 O concurso pblico ter validade de at dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. 1 - O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, que ser publicado no edifcio sede da Prefeitura e divulgado nos meios de comunicao locais e/ou jornais de grande circulao no Municpio. 2 - No se abrir novo concurso para o mesmo cargo, enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior, com prazo de validade ainda no expirado. Artigo 15 O edital do concurso estabelecer os requisitos a serem satisfeitos pelos candidatos.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
SEO IV DA POSSE E DO EXERCCIO Artigo 16 Posse a aceitao expressa das atribuies, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem servir, formalizado com a assinatura do termo pela autoridade competente pelo empossado. 1 - A posse ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento, prorrogvel, por mais 30 (trinta) dias, a requerimento do interessado. 2 - Em se tratando de funcionrio em licena ou afastado por qualquer outro motivo legal, o prazo ser contado do trmino do impedimento. 3 - S haver posse nos casos de provimento por nomeao. Artigo 17 A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial. Pargrafo nico S poder ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente para o exerccio do cargo. Artigo 18 So estveis, aps 2 (dois) anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico. Artigo 19 O funcionrio estvel s perceber o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. SEO V DA READAPTAO Artigo 20 Readaptao a investidura do funcionrio em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. 1 - Se julgado incapaz para o servio pblico, o funcionrio ser aposentado. 2 - A readaptao ser efetivada em cargo de carreira de atribuies afins, respeitada a habilitao exigida. 3 - Em qualquer hiptese, a readaptao no poder acarretar aumento ou reduo da remunerao do funcionrio. SEO VI DA REVERSO Artigo 21 Reverso o retorno atividade de funcionrio aposentado por invalidez quando, por junta mdica oficial forem declarados insubsistente os motivos determinantes de aposentadorias. Artigo 22 A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Pargrafo nico Encontrando-se provido este cargo, o funcionrio exercer suas atribuies como excedente at a ocorrncia da vaga. SEO VII DO ESTGIO PROBATRIO Artigo 23 Ao entrar em exerccio, o funcionrio nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual sua aptido e capacidade sero objetos de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores:
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
I assiduidade; II disciplina; III capacidade de iniciativa; IV produtividade; VI responsabilidade. Artigo 24 O chefe imediato do funcionrio em estgio probatrio informar a seu respeito, 4 (quatro) meses antes do trmino do perodo ao rgo de pessoal, com relao ao preenchimento dos requisitos mencionados no artigo anterior. 1 - De posse da informao, o rgo de pessoal emitir parecer concluindo a favor ou contra a confirmao do funcionrio em estgio. 2 - Se o parecer for contrrio permanncia do funcionrio, dar-se-lhe- conhecimento deste, para efeito de apresentao de defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias. 3 - O rgo de pessoal encaminhar o parecer e a defesa autoridade competente, que decidir sobre a exonerao ou a manuteno do funcionrio. SEO VIII DA REINTEGRAO Artigo 25 Reintegrao a investidura do funcionrio no cargo anteriormente ocupado ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso administrativa ou judicialmente, com ressarcimento de todas as vantagens e prejuzos. Artigo 26 Transitada em julgado a sentena que determinar a reintegrao, o rgo incumbido da defesa do municpio em Juzo comunicar, imediatamente, ao Prefeito, a fim de ser expedido o ttulo de reintegrao, no prazo mximo de 30 (trinta) dias. Artigo 27 O funcionrio reintegrado ser submetido a exame mdico e aposentado, quando incapaz. SEO IX DA DISPONIBILIDADE Artigo 28 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o funcionrio estvel ficar em disponibilidade. Artigo 29 O retorno atividade de funcionrio em disponibilidade far-se- mediante o exerccio obrigatrio no prazo mximo de 12 (doze) meses em cargos de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Artigo 30 O exerccio de funcionrio que se encontrar em disponibilidade depender da prvia comprovao de sua capacidade fsica e mental por junta mdica oficial. 1 - Se julgado apto, o funcionrio assumir o exerccio do cargo no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicao do ato do seu retorno ao servio pblico. 2 - Verificada a incapacidade definitiva, o funcionrio em disponibilidade ser aposentado. SEO X DA PROMOO Artigo 31 Promoo o ato pelo qual o funcionrio tem acesso, em carter efetivo, a cargo de classe imediatamente superior aquele a que pertence na sua carreira, por merecimento ou antiguidade. 1 - O merecimento apurar-se- pela concorrncia dos seguintes requisitos:
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
I eficincia; II dedicao ao servio; III assiduidade; IV ttulos e certificados de concluso ou freqncia de cursos, seminrios, simpsios, relacionados com a Administrao Municipal; V trabalhos e obras publicados. 2 - Havendo fuso de classes, a antiguidade abranger o efetivo exerccio da classe anterior. 3 - Quando ocorrer empate na classificao por antiguidade na classe, ter preferncia, sucessivamente: I o de maior tempo de servio municipal; II o de maior tempo de servio pblico; III o de maior prole; IV o mais idoso. 4 - Na apurao do requisito do item III do pargrafo anterior, no sero considerados os filhos maiores e os que exercerem qualquer atividade remunerada. 5 - Quando marido e mulher forem funcionrios municipais, os pontos relativos aos filhos sero computados unicamente para um deles. Artigo 32 As promoes sero realizadas, de doze em doze meses, havendo vaga. Pargrafo nico Ao funcionrio afastado para tratar de interesse particular, somente se abonaro as vantagens decorrentes da promoo a partir da data da reassuno. Artigo 33 Ser declarada sem efeito a promoo indevida e, no caso, promovido quem de direito. CAPTULO III DA VACNCIA Artigo 34 A vacncia de cargo decorrer de: I exonerao; II demisso; III promoo; IV aposentadoria; V posse em outro cago inacumulvel; VI falecimento. Artigo 35 A exonerao do cargo efetivo dar-se- a pedido do funcionrio ou de ofcio. 1 - A exonerao de ofcio dar-se-: I quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; II quando, tendo tomado posse, no entrar no exerccio. 2 - A exonerao de cargo em comisso dar-se-: I a Juzo da autoridade competente;
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
II a pedido do prprio funcionrio; III pela posse em outro cargo de acumulao proibida.

TTULO II DAS PRERROGATIVAS, DOS DIREITOS E DAS VANTAGENS CAPTULO I DAS PRERROGATIVAS SEO I DO TEMPO DE SERVIO

Artigo 36 A apurao do tempo de servio ser feita em dias. 1 - O nmero de dias ser convertido em anos, considerando-se ano o perodo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. 2 - Feita a converso de que trata o pargrafo anterior, os dias restantes, at 182 (cento e oitenta e dois), no sero computados, arredondando-se para um ano, quando excederem a esse nmero, com vistas, exclusivamente, aposentadoria, disponibilidade e adicionais. Artigo 37 Ser considerado de efetivo exerccio o afastamento em virtude de: I frias; II casamento, at oito dias; III luto, at oito dias, por falecimento de parentes consangneos ou afins at o segundo grau; IV luto at dois dias, pelo falecimento de tio, cunhado, e padrasto; V exerccio de outro cargo municipal de provimento em comisso ou funo gratificada, inclusive em entidade da administrao indireta do municpio; VI convocao para o servio militar; VII jri e outros servios obrigatrios; VIII licena por haver sido acidentado em servio ou acometido de doena profissional; IX licena prmio; X licena a funcionria gestante; XI doena devidamente comprovada, at 12 (doze) dias por ano, e no mais que duas por ms; XII misso ou estudos noutros pontos do territrio nacional ou no estrangeiro, autorizados pelo Prefeito por prazo determinado; XIII provas de competies esportivas, quando o afastamento for autorizado pelo Prefeito, por prazo determinado; XIV exerccio de funo ou cargo do governo ou administrao, por nomeao do Presidente da Repblica ou do Governador do Estado;

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
XV afastamento por processo disciplinar, se o funcionrio for declarado inocente, ou se a punio se limitar pena de repreenso; XVI priso, se ocorrer soltura, afinal, por haver sido reconhecida a ilegalidade da medida, a improcedncia da imputao e conseqente absolvio; Artigo 38 vedada a acumulao de tempo concernente ou simultaneamente prestado em dois ou mais cargos ou funes da Unio, Estados, Territrios e Municpios e suas entidades de administrao indireta. Pargrafo nico No ser computado, para nenhum efeito, tempo de servio gratuito. SEO II DA SUBSTITUIO Artigo 40 A substituio ser automtica ou depender de ato da administrao. 1 - A substituio ser gratuita, salvo se exceder a 30 (trinta) dias, quando ser remunerada e por todo o perodo. 2 - No caso de substituio remunerada, o substituto perceber o vencimento do cargo em que se der a substituio, salvo se optar pela remunerao do seu cargo. 3 - Em caso excepcional, atendida a convenincia da Administrao, o titular do cargo de direo ou chefia poder ser nomeado ou designado, cumulativamente, como substituto para outro cargo da mesma natureza, at que se verifique a nomeao ou designao do titular. Nesse caso, somente perceber o vencimento correspondente a um cargo. CAPTULO II DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO Artigo 41 Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico com valor fixado em lei, nunca inferior a um salrio mnimo, reajustado periodicamente de modo a preservar-lhe o disposto no item XIII do artigo 37 da Constituio Federal. Artigo 42 Remunerao o vencimento de cargo, acrescido das vantagens pecunirias, permanentes ou temporrias, estabelecidas em Lei. 1 - O vencimento dos cargos pblicos irredutvel. 2 - assegurada a isonomia de vencimento para cargos de atribuies iguais ou assemelhados do mesmo Poder ou entre funcionrios dos Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. Artigo 43 Nenhum funcionrio poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior soma dos valores percebidos, em espcie, a qualquer ttulo, pelo Prefeito. Artigo 44 O funcionrio no ter direito: I a remunerao dos dias que faltar ao servio; II a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas, iguais ou superiores a 60 (sessenta) minutos. Artigo 45 Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao. Pargrafo nico Independentemente do parcelamento previsto neste artigo, o recebimento de quantias indevidas poder implicar processo disciplinar para apurao das responsabilidades e aplicaes das penalidades cabveis.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 47 O funcionrio em dbito com o Errio que for demitido, exonerado ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade extinta ter o prazo de 60 (sessenta dias) para quitar a sua dvida. Pargrafo nico A no quitao do dbito no prazo previsto implicar na sua inscrio em dvida ativa. Artigo 48 A remunerao do funcionrio no ser objeto de arresto, seqestro, ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultantes de deciso judicial. CAPTULO III DOS BENEFCIOS SEO NICA DA APOSENTADORIA Artigo 49 O servidor pblico ser aposentado: I por invalidez permanente com proventos integrais, quando decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, II compulsoriamente, aos 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III voluntariamente: a) aos 35 (trinta e cinco) anos de servio, se homem, e aos 30 (trinta) anos, se mulher, com proventos integrais; b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e aos 25 (vinte e cinco), se professora, com proventos integrais; c) aos 30 (trinta) anos de servio, se homem, e aos 25 (vinte e cinco), se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta), se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 - As excees ao disposto no item III alnea a e c no caso de exerccio de atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas sero as estabelecidas em Lei complementar federal. 2 - O tempo de servio pblico federal, estadual ou municipal ser computado integralmente para efeitos de aposentadoria e disponibilidade. 3 - Os proventos da aposentadoria nunca inferior ao salrio mnimo sero revistos, na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao do servidor em atividade e sero estendidos ao inativo os benefcios ou vantagens posteriormente concedidos ao servidor em atividade, mesmo quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou da funo em que tiver sido dada a aposentadoria, na forma da Lei. 4 - O benefcio da penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, observando-se o disposto no pargrafo anterior. 5 - Para efeito de aposentadoria assegurada a contagem recproca do tempo de servio nas atividades pblicas, privadas, rurais ou urbanas, nos termos do pargrafo 2 do artigo 202 da Constituio da Repblica. 6 - O servidor pblico que retornar atividade aps a cessao dos motivos que causaram a sua aposentadoria por invalidez ter direito, para todos os fins, salvo para o de promoo, contagem do tempo relativo ao perodo de afastamento. 7 - Para efeito de benefcios previdencirios, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. 8 - O recebimento indevido de benefcio havido por fraude, dolo ou m f implicar na devoluo aos cofres pblicos do total auferido, devidamente atualizado, sem prejuzo da ao penal cabvel.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
CAPTULO IV DAS VANTAGENS SEO I DISPOSIES GERAIS

Artigo 50 Alm do vencimento e da remunerao, podero ser pagas no funcionrio as seguintes vantagens: I ajuda de custos; II dirias; III gratificaes; IV abono familiar. Pargrafo nico As gratificaes somente se incorporaro ao vencimento ou provento nos casos indicados em Lei. SEO II DA AJUDA DE CUSTO Artigo 51 A ajuda de custo destina-se compensao das despesas de instalao do funcionrio que, no interesse do servio, passa a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. Artigo 52 A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do funcionrio, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 (trs) meses do respectivo vencimento. Artigo 53 O funcionrio ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede. Pargrafo nico No haver obrigao de restituir a ajuda de custo, nos casos de exonerao de ofcio ou de retorno por motivo de doena comprovada. SEO III DAS DIRIAS Artigo 54 O funcionrio que, a servio, se afastar do municpio em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional, far jus a passagens e dirias para cobrir as despesas de pousada, alimentao e locomoo. 1 - A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede. 2 - Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o funcionrio no far jus a dirias. Artigo 55 O funcionrio que receber dirias e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restitu-las, integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias. Pargrafo nico Na hiptese de o funcionrio retornar sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, dever restituir as dirias recebidas em excesso, em igual prazo. Artigo 56 A concesso de ajuda de custo no impede a concesso de dirias e vice-versa.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
SEO IV DAS GRATIFICAES E ADICIONAIS Artigo 57 Alm dos vencimentos e vantagens previstos nesta Lei, sero deferidas aos funcionrios as seguintes gratificaes: I gratificao de funo; II gratificao natalina; III gratificao pela elaborao ou execuo de trabalho tcnico ou cientfico; IV gratificao pela prestao de servios extraordinrios; V gratificao pela representao de cargos comissionados; VI gratificao a ttulo de representao, quando em servio ou estudo fora do Municpio, por autorizao do Prefeito; VII gratificao por participao em convnio GPC VIII gratificao especial GE, a critrio do chefe do Poder competente. SUBSEO I DA GRATIFICAO DE FUNO Artigo 58 A gratificao de funo a que corresponde chefia e a outras funes que o Poder Executivo determinar em funo da responsabilidade do servio e da dedicao ou empenho do servidor, no podendo ser atribuda ocupao de cargo em comisso. Pargrafo nico Os percentuais da funo gratificada sero estabelecidos em Lei. Artigo 59 A gratificao pela execuo de trabalho tcnico ou cientfico de utilidade para o servio pblico municipal ser arbitrada pelo Prefeito, atravs de portaria. Artigo 60 Ter direito gratificao por servio extraordinrio o servidor que for convocado para a prestao de trabalhos fora do horrio normal de expediente a que estiver sujeito. 1 - A gratificao ser paga por hora de trabalho, prorrogado ou antecipado, nos termos do art. XVI, da Constituio Federal. 2 - Em se tratando de servio noturno, assim entendido e prestado no perodo compreendido entre 20 e 6 horas, o valor da hora ser acrescido de 25% (vinte e cinco por cento). Artigo 61 Ser punido com suspenso o funcionrio que se recusar, sem justo motivo, essa prestao. De igual modo ser punido o funcionrio que atestar ou informar, falsamente, a prestao de servio extraordinrio, obrigando-se a devolver a quantia percebida. Artigo 62 No poder o funcionrio prestar servio extraordinrio gratuito, ficando limitado o perodo correspondente a 1/3 (um tero) do perodo normal de seu trabalho, salvo imperiosa necessidade do servio e com o assentimento do servidor, quando ento perceber a gratificao correspondente. Artigo 63 A gratificao por representao de cargos comissionados corresponder a 100% (cem por cento) do valor da sua remunerao. Artigo 64 A autorizao para servios ou estudos fora do Municpio s poder ser dada pelo Prefeito, que arbitrar a gratificao, se no estiver prevista em Lei ou regulamento.

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 65 O exerccio de funo gratificada ou de cargo em comisso s assegurar direitos ao servidor durante o perodo em que estiver exercendo o cargo ou funo; afastando-se do cargo em comisso ou da funo gratificada, perder a vantagem acima referida. Artigo 66 A gratificao por participao em convnio GPC ser concedida por autorizao do Prefeito ao servidor que esteja em exerccio h mais de um ano. Artigo 67 A gratificao especial GE, ser concedida ao servidor nas seguintes hipteses: I pela participao em atividades no inerentes s atribuies de seu cargo; II pela ministrao de cursos de treinamento e reciclagem. SUBSEO II DA GRATIFICAO NATALINA Artigo 68 A gratificao natalina ser paga, anualmente, a todo funcionrio municipal, independentemente da remunerao a que fizer jus. 1 - A gratificao de natal corresponder a 1/12 (um doze avos) por ms de efetivo exerccio da remunerao devida em dezembro do ano correspondente. 2 - A frao igual ou superior a 15 (quinze) dias de exerccio ser tomada como ms integral para efeito do pargrafo anterior. 3 - A gratificao de natal ser calculada somente sobre o vencimento do servidor, nela no incluindo as vantagens. 4 - A gratificao de natal ser estendida aos cargos comissionados, aos inativos e pensionistas, com base nos proventos que perceberem na data do pagamento daquela, bem como aos prestadores de servios por tempo determinado. 5 - A gratificao de natal poder ser paga em duas parcelas: a primeira at o dia 30 ( trinta ) de junho e a segunda at o dia 20 ( vinte ) de dezembro de cada ano. 6 - O pagamento de cada parcela se far tomando por base a remunerao do ms em que ocorrer o pagamento. 7 - A segunda parcela ser calculada com base na remunerao em vigor no ms de dezembro, abatida a importncia da primeira parcela pelo valor pago. Artigo 69 Caso o funcionrio deixe o servio pblico municipal, a gratificao de natal ser-lhe- paga, proporcionalmente, ao nmero de meses de exerccio no ano, com base na remunerao do ms em que ocorrer a exonerao ou demisso. Artigo 70 Por qinqnios de efetivo exerccio, no servio pblico municipal, ser concedido ao funcionrio um adicional correspondente a 5% (cinco por cento) do vencimento e seu cargo efetivo at o limite de 7 (sete) qinqnios. Pargrafo nico O adicional devido a partir do dia imediatamente quele em que o funcionrio completar o tempo de servio exigido.

SUBSEO IV DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU PENOSIDADE Artigo 71 Os funcionrios que trabalham com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas ou risco de vida fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
1 - O funcionrio que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade dever optar por um deles, no sendo acumulveis estas vantagens. 2 - O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa sua concesso. Artigo 72 Haver permanente controle da atividade do funcionrio em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos. Artigo 73 Na concesso dos adicionais de penosidade, insalubridade e periculosidade sero observadas as situaes especficas na legislao municipal. Pargrafo nico Os locais de trabalho e os funcionrios que operam com Raios X ou substncias radioativas devem ser mantidos sob o controle permanente, de modo que as doses de radiao onizantes no ultrapassem o nvel mximo previsto em legislao prpria. SUBSEO V DO ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO Artigo 74 O servio extraordinrio ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) em relao hora normal de trabalho. Artigo 75 Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitando o limite mximo de 02 (duas) horas dirias, podendo ser prorrogado por igual perodo, se o interesse pblico exigir, conforme estiver disposto em regulamento. Pargrafo nico O servio extraordinrio previsto neste artigo ser precedido de autorizao da chefia imediata que o justificar. SUBSEO VI DO ADICIONAL NOTURNO Artigo 76 O servio noturno ajustado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter o valor/hora de mais 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como 52 (cinqenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Pargrafo nico Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo de que trata este artigo incidir sobre o valor da hora normal de trabalho acrescido do respectivo percentual de extraordinrio. SUBSEO VII DO ABONO FAMLIA Artigo 77 Ser concedido abono famlia aos funcionrios ativos ou inativos: I pela esposa que no exera atividade remunerada ou nas mesmas condies pela companheira do funcionrio solteiro, vivo ou separado judicialmente; II por filho invlido ou mentalmente incapaz, sem renda prpria; III por filho menor de vinte e um anos; IV por filha solteira que no exera funo; V por filha estudante menor de vinte e cinco anos que freqentar curso secundrio ou superior e no exera atividade remunerada; VI pelo ascendente sem rendimento prprio que viva s expensas do funcionrio.

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
1 - Compreende-se, neste artigo, o filho de qualquer condio, o enteado, o adotivo e o menor que, mediante autorizao judicial, estiver sob a guarda e o sustento do funcionrio. 2 - Para efeito deste artigo, considera-se renda prpria ou atividade remunerada o recebimento de importncia igual ou superior ao valor de referncia vigente no Municpio. 3 - Quando o pai e a me forem funcionrios municipais ativos, o abono famlia ser concedido a ambos. 4 - Ao pai e me equiparam-se o padastro, a madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes. Artigo 78 Ocorrendo o falecimento do funcionrio, o abono famlia continuar a ser pago a seus beneficirios, por intermdio da pessoa em cuja guarda se encontrarem, enquanto fizerem jus concesso. 1 - Com o falecimento do funcionrio e a falta do responsvel pelo recebimento do abono famlia, ser assegurado aos beneficirios o direito sua percepo, enquanto assim fizeram jus. 2 - Passar a ser efetuado ao cnjuge sobrevivente o pagamento do abono famlia correspondente ao beneficirio que vivia sob a guarda e sustento do funcionrio falecido, desde que aquele consiga autorizao judicial para mant-lo e ser responsvel. 3 - Caso o funcionrio no haja requerido o abono famlia relativo a seus dependentes, o requerimento poder ser feito, aps a sua morte, pela pessoa em cujo guarda e sustento se encontrem, operando seus efeitos a partir da data do pedido. Artigo 79 O valor do abono famlia ser o mesmo deferido na legislao previdenciria federal que rege a matria, devendo ser pago mensalmente e a partir da data em que for protocolado o requerimento. Pargrafo nico O responsvel pelo recebimento do abono famlia dever apresentar, no ms de julho de cada ano, declarao de vida e residncia dos dependentes, sob pena de ter suspenso o pagamento da vantagem. Artigo 80 Nenhum desconto incidir sobre o abono famlia, nem este servir de base a qualquer contribuio ainda que para fins de previdncia social. Artigo 81 Todo aquele que, por ao ou omisso, der causa a pagamento indevido de abono famlia, ficar obrigado restituio, sem prejuzo das demais cominaes legais. CAPTULO V DAS LICENAS SEO I DISPOSIES GERAIS Artigo 82 Conceder-se- ao funcionrio licena: I para tratamento de sade, a todo e qualquer funcionrio;

II gestante, ao adotante e paternidade; III por acidente em servio; IV por motivo de doena em pessoa da famlia; V para o servio militar; VI para atividade poltica; VII para tratar de interesses particulares; VIII - para desempenho de mandato classista;
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
IX e como prmio na forma da Lei. 1 - A licena prevista no inciso IV ser precedida de atestado ou exame mdico e comprovao do parentesco. 2 - O funcionrio no poder permanecer em licena da mesma espcie por perodo superior (vinte e quatro meses), salvo nos casos dos incisos II e V. 3 - vedado o exerccio de atividade remunerada, durante o perodo da licena prevista nos incisos I e II deste artigo. Artigo 83 A licena concedida dentro de 60 (sessenta) dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao. SEO II DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE Artigo 84 Ser concedido ao funcionrio licena para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, sem prejuzo da remunerao a que fizer jus. Artigo 85 Para licena at 30 (trinta) dias, a inspeo ser feita por mdico indicado pelo rgo de pessoal e, se for por prazo superior, atravs de junta mdica oficial. 1 - A licena poder ter incio no primeiro dia do 9 (nono) ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto. 3 - No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta) dias do evento, a funcionria ser submetida a exame mdico e, se julgada apta, reassumir o exerccio. 4 - No caso de aborto, atestado por mdico oficial, a funcionria ter direito a 30 (trinta) dias de repouso sem prejuzo da sua remunerao. Artigo 90 Pelo nascimento de filho, o funcionrio ter direito licena-paternidade de 05(cinco) dias consecutivos. Artigo 91 Para amamentar o prprio filho, at a idade de 06 (seis) meses, a funcionria ter direito, durante a jornada de trabalho, a 1 (uma) hora, que poder ser parcelada em 2 (dois) perodos de 30 minutos. SEO IV DA LICENA POR ACIDENTE DE SERVIO Artigo 92 Ser licenciado, com remunerao integral, o funcionrio acidentado em servio. Artigo 93 Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo funcionrio e que se relacione mediante ou imediatamente com as atribuies do cargo exercido. Artigo 94 O funcionrio acidentado em servio que necessite de tratamento especializado poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos. Pargrafo nico O tratamento recomendado por junta mdica oficial constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos adequados em instituies pblicas. Artigo 95 A prova do acidente ser feita no prazo de 10 (dez) dias, prorrogvel quando as circunstncias exigirem.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
SEO V A LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA Artigo 96 Poder ser concedida a licena ao funcionrio, por motivo de doena do cnjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente e descendente mediante comprovao mdica. 1 - A licena somente ser deferida se a assistncia direta do funcionrio for indispensvel e no puder ser prestada, simultaneamente, com o exerccio do cargo, o que dever ser apurado atravs de acompanhamento por assistente social. 2 - A licena ser concedida, sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo, at 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, mediante parecer de junta mdica e, excedendo este prazo sem remunerao. 3 - A licena prevista neste artigo s ser concedida se no houver prejuzo para o servio pblico. SEO VI DA LICENA PARA SERVIO MILITAR Artigo 97 Ao funcionrio convocado para o servio militar ser concedida licena vista de documento oficial. Pargrafo nico Ao funcionrio desincorporado ser concedido o prazo no excedente a 7 (sete) dias para reassumir o exerccio sem perda do vencimento. SEO VII DA LICENA PARA ATIVIDADE POLTICA Artigo 98 O funcionrio ter direito a licena, sem remunerao, durante o perodo que medir entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura na Justia Eleitoral. 1 - A partir do registro da candidatura e at o 10 (dcimo) dia seguinte ao da eleio, o funcionrio far jus licena como se em efetivo exerccio estivesse, sem prejuzo de sua remunerao, mediante comunicao, por escrito do afastamento. 2 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica aos ocupantes de cargo em comisso. Artigo 99 O funcionrio estvel ter direito a 2 (dois) anos de licena sem vencimentos, desde que requeira para tratar de assuntos particulares, sem remunerao. 1 - A licena poder ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do funcionrio. 2 - No se conceder nova licena antes de decorridos 2 (dois) anos do trmino da anterior. Artigo 100 Ao funcionrio ocupante de cargo em comisso no se conceder a licena de que trata o artigo anterior. SEO VIII DA LICENA PARA O DESEMPENHO DE MANDATO CLASSISTA Artigo 101 assegurado ao funcionrio o direito licena para o desempenho de mandato em confederao, federao, associao de mbito nacional ou sindicato representativo da categoria ou entidade fiscalizadora da profisso, sem remunerao. 1 - A licena ter durao igual do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleio por uma nica vez.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
2 - O funcionrio ocupante de cargo em comisso ou funo gratificada dever desincompatibilizar-se do cargo ou funo, quando empossar-se no mandato de que trata este artigo. SEO X DA LICENA-PRMIO Artigo 102 Aps cada qinqnio ininterrupto de exerccio, o funcionrio efetivo far jus a 03 (trs) meses de licena-prmio com a remunerao de cargo efetivo. Pargrafo nico facultado ao funcionrio fracionar a licena de que trata este artigo em at 3 (trs) parcelas. Artigo 103 No se conceder licena-prmio ao funcionrio que, no perodo aquisitivo: I sofrer penalidade disciplinar de suspenso; II afastar-se do cargo em virtude de: a) licena para tratar de interesses particulares; b) condenao pena privativa de liberao por sentena definitiva, salvo no caso de crime culposo; c) desempenho de mandato classista. Pargrafo nico As faltas injustificadas ao servio retardaro a concesso da licena prevista neste artigo, na proporo de 01 (um) ms para cada falta. Artigo 104 O nmero de funcionrios em gozo simultneo e licena-prmio no poder ser superior a 1/3 (um tero) da lotao da respectiva unidade administrativa do rgo ou entidade. Artigo 105 A requerimento do servidor, a licena-prmio poder ser convertida em dinheiro, se houver disponibilidade oramentria autorizada pela Cmara Municipal. CAPTULO V DAS FRIAS Artigo 106 O funcionrio gozar, obrigatoriamente, 30 (trinta) dias consecutivos de frias por ano, concedidas de acordo com escala organizada pela chefia imediata. 1 - A escala de frias poder ser alterada por autoridade superior, ouvido o chefe imediato do funcionrio. 2 - As frias sero reduzidas a 20 (vinte) dias, quando o funcionrio contar, no perodo aquisitivo, com mais de 09 (nove) faltas, no justificadas, ao trabalho. 3 - Durante as frias, o funcionrio ter direito, alm dos vencimentos, a todas as vantagens que percebia no momento em que passou a fru-las. 4 - Ser permitida a converso de 1/3 (um tero) das frias em dinheiro, mediante requerimento do funcionrio, peticionado 15 (quinze) dias antes do seu incio, vedada qualquer outra hiptese de converso em dinheiro. Artigo 107 proibida a acumulao de frias, salvo por imperiosa necessidade do servio e pelo mximo de 2 (dois) perodos, atestada a necessidade pelo Chefe imediato do funcionrio. Artigo 108 Perder o direito s frias o funcionrio que, no perodo aquisitivo, houver gozado das licenas a que se referem os incisos VII e VIII, do art. 82. Artigo 109 No clculo do abono pecunirio ser considerado o valor adicional de frias, previsto no art. 106.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 110 O funcionrio que opera direta e permanentemente com raios X ou substncias radioativas gozar, obrigatoriamente, 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida, em qualquer hiptese, a acumulao. Pargrafo nico O funcionrio referido neste artigo no far jus ao abono pecunirio de que trata o artigo anterior. Artigo 111 Independentemente de solicitao, ser pago ao funcionrio, por ocasio das frias, um adicional de 1/3 (um tero) da remunerao correspondente ao perodo de frias. Pargrafo nico No caso de funcionrio exercer funo de gratificao ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada sobre o valor total da remunerao. Artigo 112 O funcionrio em regime de acumulao lcita perceber o adicional calculado sobre a remunerao dos cargos, cujo perodo aquisitivo lhe garante o gozo das frias. Pargrafo nico O adicional de frias ser devido em funo de cada cargo exercido pelo servidor. CAPTULO VI DAS CONCESSES Artigo 113 Sem qualquer prejuzo, e desde que comprovado, poder o funcionrio ausentar-se do servio: I por 1 (um) dia, para doao de sangue; II por 2 (dois) dias, para se alistar como eleitor; III por 8 (oito) dias consecutivos em razo de: a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob a guarda ou tutela e irmos. Artigo 114 Poder ser concedido horrio especial ao funcionrio estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Pargrafo nico Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrio na repartio, respeitada a durao semanal do trabalho. Artigo 115 O funcionrio poder ser cedido mediante requisio para ter exerccio em outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, nas seguintes hipteses: I para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana; II em casos previstos em leis especficas; III mediante acordo entre o Prefeito e o rgo requisitante. Pargrafo nico Na hiptese do inciso I e III deste artigo, o nus da remunerao ser do rgo ou entidade requisitante. Artigo 116 O funcionrio estvel poder ausentar-se do Municpio, para estudo ou curso de especializao, desde que autorizado pelo Prefeito Municipal. Pargrafo nico A ausncia de que trata este artigo no exceder de 4 (quatro) anos e findo o perodo, somente decorrido outro, ser permitido nova ausncia, ou licena para tratar de interesse particular.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
CAPTULO VII DO EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO Artigo 117 Ao funcionrio municipal investido em mandato eletivo, aplica-se s disposies previstas na Constituio da Repblica e do Estado de Pernambuco. Pargrafo nico O funcionrio investido em mandato eletivo municipal inamovvel de ofcio pelo tempo de durao de seu mandato.

CAPTULO VIII DA ASSISTNCIA SADE Artigo 118 A assistncia sade do funcionrio ativo ou inativo e da sua famlia compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica prestada pelo Sistema nico de Sade ou diretamente pelo rgo ou entidade ao qual estiver vinculado o funcionrio ou ainda, mediante convnio, na forma estabelecida em ato prprio. CAPTULO IX DO DIREITO DE PETIO Artigo 119 assegurado ao funcionrio requerer aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou de interesses legtimos. Artigo 120 O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo e encaminhar por intermdio daquela a que estiver imediatamente subordinado o requerente. Artigo 121 Caber recurso: I do indeferimento do pedido de reconsiderao; II das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. 1 - O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior a que tiver expedido o ato ou proferido a deciso, e sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades. 2 - O recurso ser encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver, imediatamente, subordinado o requerente. Artigo 122 O prazo para interposio do pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 (trinta) dias, a contar da publicao ou da cincia pelo interessado da deciso recorrida. Artigo 123 O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo a juzo da autoridade competente. Pargrafo nico Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou de recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Artigo 124 O direito de requerer prescreve: I em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso e de cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; II em 60 (sessenta) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em Lei. Pargrafo nico O prazo de decadncia ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia, pelo interessado, quando o ato no for publicado. Artigo 125 O pedido de reconsiderao e o de recurso, quando cabveis, interrompem a decadncia e a prescrio, quando for o caso.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Pargrafo nico Interrompida a decadncia ou a prescrio, o prazo recomear a correr pelo restante, no dia em que cessar a interrupo. Artigo 126 A decadncia e a prescrio so de ordem pblica, no podendo ser relevados pela Administrao. Artigo 127 Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao funcionrio ou a advogado por ele constitudo, salvo em matria de pouca monta, quando ser admitido qualquer procurador igualmente habilitado. Artigo 128 A administrao dever rever seus atos a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade devidamente comprovada. Artigo 129 So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo por motivo de fora maior, devidamente comprovados.

TTULO IV DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO I DOS DEVERES

Artigo 130 So deveres dos funcionrios: I exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II observar as normas legais e regulamentares; III cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; IV atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas aquelas privativas do interesse da Administrao; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situao de interesse pessoal; c) s requisies que digam respeito a Fazenda Pblica em geral. V levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VI zelar pela economia do material e pela conservao do patrimnio pblico; VII guardar sigilo sobre assuntos da repartio; VIII manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; IX ser assduo e pontual ao servio; X tratar com urbanidade as pessoas em geral; XI representar contra a ilegalidade ou abuso de poder. Pargrafo nico A representao de que trata o inciso XI ser encaminhada pela via hierrquica e, obrigatoriamente, apreciada pela autoridade superior aquela contra a qual for formulada, assegurando-se ao representado o direito de defesa.

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
SEO I DAS PROIBIES Artigo 131 Ao funcionrio proibido: I ausentar-se do servio durante o expediente sem prvia autorizao do chefe imediato; II retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III recusar f a documentos pblicos; IV opor resistncia injustificada ao andamento de documentos e processos ou execuo de servios; V promover manifestao pessoal de qualquer tipo no recinto da repartio; VI referir-se de modo depreciativo ou desrespeitoso s autoridades pblicas ou aos atos do Poder Pblico, mediante manifestao escrita ou oral, podendo, porm, criticar ato do Poder Pblico, do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio em trabalho assinado; VII cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja da sua responsabilidade ou do seu subordinado; VII compelir ou aliciar outro funcionrio no sentido de filiao associao profissional, sindical ou a partido poltico; IX manter sob a sua chefia imediata cnjuge, companheiro ou parente, at o segundo grau civil; X valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; XI participar de gerncia ou de administrao de empresa privada, de sociedade civil ou exercer comrcio e, nessa qualidade, transacionar com o Municpio, exceto se a transao for precedida de licitao; XII atuar como procurador ou intermedirio junto a repartio pblica, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at segundo grau e de cnjuge ou companheiro; XIII receber gratificao, comisso, presente ou vantagens de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIV praticar usuras sob qualquer de suas formas; XV proceder de forma desidiosa; XVI utilizar pessoa ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; XVII cometer a outro funcionrio atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes transitrias de emergncia; XVIII exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho. SEO I I DA ACUMULAO Artigo 132 Ressalvados os casos previstos na Constituio da Repblica, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. 1 - A proibio de acumular estende-se a cargos, empregos e funes em autarquias, fundaes e empresas pblicas, Sociedades de Economia Mista da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territrios e dos Municpios.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 133 O funcionrio no poder exceder mais de um cargo em comisso, nem ser remunerado pela participao em rgo de deliberao coletiva. Artigo 134 O funcionrio vinculado ao regime desta Lei que acumular licitamente 2 (dois) cargos de carreira, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos. 1 - O afastamento previsto neste artigo ocorrer apenas em relao a um dos cargos, se houver compatibilidade de horrios. 2 - O funcionrio que se afastar de um dos cargos que ocupa poder optar pela remunerao deste ou pela do cargo em comisso. SEO I I I DAS RESPONSABILIDADES Artigo 135 O funcionrio responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Artigo 136 A responsabilidade civil decorre de ato omissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio pblico municipal ou a terceiros. 1 - A indenizao de prejuzos dolosamente causados ao errio pblico somente ser liquidada na forma prevista em lei e demais legislaes pertinentes matria. 2 - A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. Artigo 137 A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputados ao funcionrio, nessa qualidade. Artigo 138 A responsabilidade administrativa resulta de ato omissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Artigo 139 As sanses civis, penais e administrativas podero acumular-se, sendo independentes entre si. Artigo 140 A responsabilidade civil ou administrativa do funcionrio ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou a sua autoria. SEO IV DAS PENALIDADES Artigo 141 So penalidades disciplinares: I advertncia; II suspenso; III demisso; IV extino de aposentadoria ou disponibilidade; V destituio de cargos em comisso. Artigo 142 Na aplicao das penalidades sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida e dos danos que dela provierem para o servio
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
pblico, tendo em vista as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. Artigo 144 A suspenso ser aplicada e, no caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que tipifiquem a penalidade de demisso, no podendo exceder de 90 (noventa) dias. Pargrafo nico Ser punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o funcionrio que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade, uma vez cumprida a determinao. Artigo 145 As penalidades de advertncia e suspenso tero seus registros cancelados aps 3 (trs) e 5 (cinco) anos, respectivamente, de efetivo exerccio, se o funcionrio no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. 1 - O cancelamento da penalidade no surtir efeitos retroativos. 2 - Caso o funcionrio se negue a dar cincia no documento, que representa a advertncia ou suspenso, a sua recusa dever constar de um termo, com a assinatura de 2 (duas) testemunhas. Artigo 146 A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I crime contra a Administrao Pblica;

II abandono de cargo; III ausncia habitual ao servio; IV improbidade administrativa; V incontinncia pblica e conduta escandalosa; VI insubordinao grave em servio; VII ofensa fsica, em servio, a funcionrio ou a terceiros, salvo em legtima defesa de si ou de outrem; VIII aplicao irregular de direitos pblicos; IX revelao de sigilo apropriado em razo do cargo; X leso aos cofres pblicos, dilapidao do patrimnio municipal a qualquer ttulo, peculato e outros crimes contra a administrao pblica; XI corrupo; XII acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; XIII transgresso do art. 131 incisos X a XVIII; Artigo 147 Verificada em processo disciplinar acumulao proibida e provada a boa-f, o funcionrio optar por um dos cargos. Pargrafo nico Provada a m-f, perder tambm o cargo que exercia h mais tempo e restituir o que tiver percebido indevidamente. Artigo 148 Ser cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, quando na atividade, falta punvel com a demisso. Artigo 149 A exonerao de cargo em comisso de no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de suspenso e de demisso.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 150 A demisso ou a destituio de cargo em comisso, nos casos dos incisos IV, VIII e X do art. 146 implica a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao Errio sem prejuzo da ao penal cabvel. Art. 151 A demisso ou a destituio de cargo em comisso por infringncia do art. 131, incisos X e XII, incompatibiliza o ex-funcionrio para nova investidura em cargo pblico pelo prazo mnimo de 5 (cinco) anos. Pargrafo nico No poder retornar ao servio pblico municipal o funcionrio que for demitido ou destitudo do cargo por infrigncia do art. 146, inciso I,V,VIII, X e XI. Art. 152 Configura abandono de cargo a ausncia intencional do funcionrio no servio por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. Artigo 153 Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpoladamente, durante o perodo de 12 (doze) meses. Artigo 154 O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sanso disciplinar. Art. 155 As penalidades disciplinares sero aplicadas: I pelo Prefeito, quando se tratar de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de funcionrio vinculado ao respectivo poder, rgo ou entidade; II pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso I quando se tratar de suspenso superior a 30 (trinta) dias; III pelo chefe da repartio e outra autoridade, na forma dos respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertncia ou de suspenso de at 30 (trinta) dias; IV pela autoridade que houver feito a nomeao, quando se tratar de destituio de cargo em comisso de no ocupante de cargo efetivo. Artigo 156 A ao disciplinar ser decadente: I em 5 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso; II em 2 (dois) anos, quanto suspenso; III em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia. 1 - Os prazos de decadncia ou prescrio comearo a decorrer da data em que se tornou conhecido. 2 - os prazos de decadncia ou prescrio, previstos na lei penal, aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. 3 - A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompem a prescrio ou a decadncia at a deciso proferida por autoridade competente. 4 - Interrompido o curso da prescrio ou da decadncia, esse recomear a correr pelo prazo restante, a partir do dia em que cessar a interrupo.

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
CAPTULO II DO PROCESSO ADMINISTRATIVO SEO I DAS DISPOSIES GERAIS Artigo 157 A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata mediante sindicncia ou processo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Artigo 158 As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Pargrafo nico Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada, por falta de objeto. Artigo 159 Da sindicncia poder resultar: I arquivamento do processo; II aplicao de penalidade de advertncia de at 30 (trinta) dias; III instaurao de processo disciplinar administrativo. Artigo 160 Sempre que o ilcito praticado pelo funcionrio ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias ou de demisso, extino de aposentadoria ou disponibilidade, ou ainda destituio, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar. SEO II DO AFASTAMENTO PREVENTIVO Artigo 161 Como medida cautelar e a fim de que o funcionrio no venha a influir na operao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder ordenar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo.

SEO III DO PROCESSO DISCIPLINAR SUBSEO I DISPOSIES GERAIS Artigo 162 O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar as responsabilidades do funcionrio por infrao praticada no exerccio de suas atribuies ou que tenha relao mediata com as atribuies do cargo em que se encontre investido. Artigo 163 O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de 03 (trs) funcionrios estveis designados pela autoridade competente, que indicar, entre eles, o seu presidente. 1 - A Comisso ter como secretrio um funcionrio designado pelo seu presidente, podendo a designao recair em um de seus membros. 2 - No poder participar da comisso de sindicncia ou de inqurito cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneos ou afins, em linha direta ou colateral, at o terceiro grau. Artigo 164 A Comisso de inqurito exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da Administrao.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 165 O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I instaurao, com a publicao do ato que constituir a Comisso; II inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III julgamento. Artigo 166 O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder 60 (sessenta) dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. 1 - Sempre que necessrio, a comisso dedicar tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, at a entrega do relatrio final. $ 2 - As reunies da comisso sero registradas em atas, que devero detalhar as deliberaes adotadas.

SUB-SEO II DO INQURITO Artigo 167 O inqurito administrativo ser contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos em Direito. Artigo 168 Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar, como pea informativa da instruo. Pargrafo nico Na hiptese do relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente de imediata instruo do processo disciplinar. Artigo 169 Na fase do inqurito, a Comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Artigo 170 assegurado ao funcionrio o direito de acompanhar o processo, pessoalmente ou por intermdio de advogado, arrolar e inquirir testemunhas, produzir provas e contra-provas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. 1 - O presidente da comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2 - Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao dos fatos independerem de prova tcnica. Artigo 171 As testemunhas sero intimadas a depor mediante ordem expedida pelo presidente da comisso, devendo a segunda via, com o ciente do endereado, ser anexa aos autos. 1 - O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo ilcito testemunha traze-lo por escrito, salvo aquelas autorizadas por Lei. 2 - As testemunhas sero inquiridas separadamente. 3 - Na hiptese de depoimentos contraditrios, proceder-se- acareao entre os depoentes. Artigo 173 Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nesta Lei. 1 - No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e, sempre que divergirem em suas declaraes sobre os fatos ou circunstncias, ser promovidas acareao entre eles ou entre eles e as testemunhas.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
2 - O procurador do acusado, poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas, sendo-lhe vetado interferir nas perguntas e respostas, porm facultando a direito reinquiri-las por intermdio do presidente da comisso. Artigo 174 Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos um mdico psiquiatra. Pargrafo nico O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Artigo 175 Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indicao do funcionrio, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. 1 - O indiciado ser intimado por ordem expressa expedida pelo presidente da comisso, para apresentar defesa escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-se vista dos autos ao seu procurador ou ao prprio indiciado. 2 - Havendo 2 (dois) ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 (vinte) dias. 3 - O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro para diligncias reputadas indispensveis, requeridas pelo indiciado ou seu procurador. 4 - No caso de recusa do indiciado em por o ciente na cpia da intimao, o prazo para defesa contar-se da data declarada em termo prprio pelo funcionrio encarregado da diligncia. Artigo 176 O indiciado que mudar de residncia ficar obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado. Artigo 177 Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser intimado por edital, publicado no Dirio Oficial do Estado, alm de ser afixado no quadro de avisos da repartio do indiciado para que possa apresentar a sua defesa. Pargrafo nico Na hiptese deste artigo, o prazo para defesa ser de 15 (quinze) dias, a partir da publicao do Edital. Artigo 178 Considerar-se- revel o indiciado que, regularmente intimado, no apresentar defesa no prazo legal. Artigo 179 Apreciada a defesa, a Comisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir o teor das peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1 - O relatrio ser sempre conclusivo e fundamentado quanto inocncia ou responsabilidade do funcionrio, do contrrio, ser passvel de nulidade. 2 - Reconhecida a responsabilidade do funcionrio, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamento transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes. Artigo 180 O processo disciplinar, com o relatrio da Comisso, ser remetido autoridade que determinou a sua instaurao para julgamento. SEO III DO JULGAMENTO Artigo 181 No prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso. 1 - Se a penalidade a ser aplicada exceder a alada da autoridade instauradora do processo, este ser encaminhado ao Ministrio Pblico, independentemente da punio administrativa.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
2 - Havendo mais de um indiciado e diversidade de sanses, o julgamento caber autoridade competente para a imposio das respectivas penas. Artigo 182 O julgamento se basear no relatrio da Comisso, salvo quando contrrio s provas dos autos. Artigo 183 Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo e ordenar a constituio de outra comisso para instaurao de novo processo. 1 - O julgamento fora do prazo legal no implica nulidade do processo. 2 - A autoridade julgadora que der causa prescrio ou sindicncia, ser responsabilizada na forma desta Lei. Artigo 184 Extinta a punibilidade pela decadncia ou prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do funcionrio. Artigo 185 O funcionrio que responde a processo disciplinar, s poder ser exonerado a pedido ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo e o cumprimento da penalidade por acaso aplicada. Pargrafo nico Ocorrida a exonerao de que trata a presente lei, o ato ser convertido em demisso, se for o caso. Artigo 186 Sero assegurados transportes e dirias aos membros da comisso e ao secretrio, quando obrigados a se deslocarem da sede dos trabalhos para a realizao de misso essencial buscando esclarecimento dos fatos. SUBSEO IV DA REVISO DO PROCESSO Artigo 187 O processo disciplinar poder ser revisto a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias susceptveis de justificarem a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. 1 - Em caso de falecimento ou ausncia comprovada do funcionrio, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. 2 - No caso de incapacidade mental do funcionrio, a reviso ser requerida pelo respectivo curador. Artigo 188 No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Artigo 189 A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos ainda no apreciados no processo originrio. Artigo 190 O requerimento da reviso do processo administrativo ser dirigido autoridade competente que, se autoriz-la, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade de onde se originou o processo disciplinar. Pargrafo nico Recebida a petio, o dirigente do rgo ou entidade providenciar a constituio da Comisso, na forma prevista da presente Lei. Artigo 191 A reviso correr em apenso ao processo originrio. Artigo 192 A comisso revisora ter at 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos, prorrogveis, por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. Artigo 193 O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade.

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Pargrafo nico O prazo para julgamento ser de at 30 (trinta) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias. Artigo 194 Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, reestabelecendo-se todos os direitos aos funcionrios, exceto em relao destituio de cargo em comisso. Pargrafo nico Da reviso do processo no poder resultar agravante da penalidade. SUBSEO V DA ASSISTNCIA JUDICIRIA Artigo 195 O municpio poder prestar assistncia judiciria aos necessitados em colaborao com o Estado, nas formas do artigo 5, inciso LXXIV, da Constituio da Repblica. TTULO V DISPOSIES FINAIS CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Artigo 196 Consideram-se dependentes do funcionrio, alm do cnjuge e filhos, qualquer pessoa que viva s suas expensas e conste do seu assentamento individual. Artigo 197 Os instrumentos de procurao utilizados para recebimentos de direitos ou vantagens de funcionrios municipais tero validade por 12 (doze) meses, devendo ser renovados aps findo esse prazo. Artigo 198 Para todos os efeitos previstos nesta Lei e em outras leis do Municpio, os exames de sanidade fsica e mental sero, obrigatoriamente, realizados por mdico da Prefeitura ou, na sua falta, por mdico credenciado pelo Municpio. 1 - Em casos especiais, atendendo natureza da enfermidade, a autoridade municipal poder designar junta mdica para proceder ao exame, dela fazendo parte, obrigatoriamente, o mdico do municpio ou mdico credenciado pela autoridade municipal. 2 - Os atestados mdicos concedidos aos funcionrios municipais, quando em tratamento fora do municpio, tero sua validade condicionada ratificao posterior pelo mdico do Municpio. Artigo 199 - Contar-se-o por dias corridos os prazos previstos nesta Lei. Pargrafo nico No se computar no prazo o dia inicial, prorrogando-se para o primeiro dia til, o vencimento que incidir em sbado, domingo ou feriado. Artigo 200 So isentos de taxas, emolumentos ou custas os requerimentos, certides e outros papis que, na esfera administrativa, interessarem ao funcionrio municipal ativo ou inativo, nessa qualidade. Artigo 201 vedado exigir atestado de ideologia como condio de posse ou exerccio em cargo pblico. Artigo 202 A presente Lei aplicar-se- aos funcionrios da Cmara Municipal, cabendo ao Presidente desta s atribuies reservadas ao Prefeito Municipal, quando for o caso. Artigo 203 Podero ser admitidos, para cargos adequados, funcionrios de capacidade fsica reduzida, aplicando-se processos especiais de seleo. Artigo 204 O dia 28 (vinte e oito) de outubro ser consagrado ao funcionrio pblico municipal. Artigo 205 A jornada de trabalho nas reparties municipais ser fixada por decreto do Prefeito Municipal ou definida em leis municipais.
Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

CMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO MORENO


Casa Henrique Barbosa da Paz Portela
www.cmvm.org.br E-MAIL-camara@cmvm.org.br
Artigo 206 O Prefeito Municipal baixar, por decreto ou atos administrativos, os regulamentos necessrios execuo da presente Lei. Artigo 207 Os empregos de natureza permanente existentes em 04.10.88, no mbito do Poder Executivo mantidos os respectivos ocupantes e atuais nveis de remunerao, ficam transformados em Cargos Pblicos com a mesma nomenclatura, sntese de atribuies que lhe so prprias e quantitativos constantes dos quadros que sero publicados em 60 (sessenta) dias. Pargrafo nico As atuais funes de confiana no mbito do Poder Executivo ficam transformados em cargos em comisso, mantidas a nomenclatura, quantitativos e nveis de remunerao. Artigo 208 O Fundo de Garantia por Tempo de Servio FGTS dos servidores optantes contratados da administrao direta, permanecer na conta vinculada em que se encontra, e ser movimentado nos casos e forma indicados no artigo 20 da Lei Federal n 8.036/90, e modificaes posteriores. Artigo 209 Fica estabelecido que os servidores Estatutrios, bem como os ocupantes de Cargos em Comisso, a partir da vigncia desta Lei, contribuiro para o IPSEP ( Instituto de Previdncia dos Servidores do Estado de Pernambuco). Pargrafo nico Todos os servidores de que trata este artigo, quando tiverem sido admitidos por concurso, tero seus empregos transformados em cargos e sero imediatamente efetivados. Artigo 210 Fica vedada no mbito da Administrao Direta do Poder Executivo, a admisso de pessoal, a qualquer ttulo, sob o regime da Legislao do Trabalho, salvo para atendimento a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, na forma do art. 37, inciso IX, da Constituio Federal. Pargrafo nico Aqueles servidores que por imposio legal no puderem ser alcanados pelos artigos 7 e 9 desta lei, sero aproveitados nos seus cargos, funes e atuais nveis de remunerao, amparados por um quadro de extino criado atravs da Lei Municipal reguladora da matria. Ressalvadas as disposies supervenientes em contrrio. Artigo 211 Lei municipal estabelecer critrios para a compatibilidade de seus quadros de pessoal ao disposto nesta Lei. Artigo 212 Esta Lei entrar em vigor na data da sua publicao, retroagindo seus efeitos a 1 de maio do corrente, revogando-se as disposies em contrrio. GABINETE DO PREFEITO DO MUNICPIO DO MORENO, em 21 de maio de 1993.

JORGE SOARES DA SILVA Prefeito

Av. Dr. Sofrnio Portela, 3665 Moreno PE CEP 54800-000 Fax: (81) 3535.1286 Fone: (81)3535.1212 CNPJ. 08.057.606/0001-7

You might also like